aki

cadastre-se aqui
aki
Política
01-04-2016, 22h14

PMDB insistirá na ideia de que Dilma é a crise

Governo ditou agenda ao relacionar impeachment a golpe
21

KENNEDY ALENCAR
SÃO PAULO

O PMDB quer mudar o foco do debate público sobre a eventual saída da presidente Dilma Rousseff do poder. A ideia é deixar em segundo plano a discussão sobre impeachment e golpe e dizer que a permanência de Dilma no poder é a razão da crise e que só a saída dela melhoraria a economia.

Nos últimos dias, o governo teve sucesso ao insistir nos argumentos de que o impeachment sem crime de responsabilidade equivale a golpe. Ou seja, ditou a agenda do debate.

Peemedebistas vão afirmar que o Supremo Tribunal Federal já decidiu as regras do jogo e que dificilmente os ministros da corte entrarão no mérito do julgamento do eventual crime de responsabilidade, tarefa a cargo do Senado. A admissibilidade do pedido de impeachment cabe à Câmara.

Em resposta à insinuação de Dilma de que um governo do PMDB tiraria direitos dos mais pobres, o partido divulgará um documento no prazo de dez dias com propostas para a área social.

Para rebater o pedido de impeachment apresentado pelo ex-governador Cid Gomes contra Temer, auxiliares do vice-presidente deverão enviar à Câmara um parecer do Tribunal de Contas da União no qual os decretos editados por ele não são enquadrados como pedaladas fiscais. O argumento é que estavam de acordo com a meta fiscal do momento. Ou seja, não extrapolaram o teto de gastos.

Apesar de Cid Gomes pedir que a Mesa Diretora da Câmara examine o pedido de impeachment de Temer e não Eduardo Cunha, o Supremo Tribunal Federal já decidiu que esse poder cabe ao presidente da Casa.

*

Terreno minado

A mais recente fase da Lava Jato, a Carbono 14, enfraquece a reação política que a presidente Dilma colocou em ação. Essa fase busca ligações entre o escândalo do mensalão e a corrupção na Petrobras.

Também mostra disposição dos investigadores de remexer num caso já amplamente investigado pela política paulista, o assassinato do prefeito de Santo André em 2002.

Claro que essa fase da Lava Jato cria dificuldades para Dilma e o PT na batalha do impeachment. A presidente adiou de hoje para a semana que vem o anúncio de novos ministros que vão substituir peemedebistas.

Em resumo, Dilma ganhou um fôlego com as manifestações e o apoio de intelectuais e artistas, mas a Lava Jato surpreendeu o governo negativamente.

Assista aos temas do “SBT Brasil”:

Comentários
21
  1. CLEITON MENDES disse:

    Dilma e Lula estão procurando uma saída para sobrevierem, confusos, receosos, arrependidos, com reais medo do que tudo isso resultará. A Sociedade Brasileira já está definida, não adianta manobras de sobrevivência política, baseada em balcões de cargos. O futuro do PT e seus aliados estão sacramentado na cabeça das pessoas: Organização Criminosa que Traiu o Brasil!

    • HENRIQUE disse:

      Lula e Dilma sempre estarão nas mentes do brasileiro como os governantes que mais fizeram pelo povo, agora quem tenta sobreviver dando o golpe é o PSDB porque depois do que fizeram após 08 anos de governo não conseguirão jamais se eleger. Que adianta dar o golpe agora para perder nas urnas em 2018 ? Ainda mais com candidato que desrespeita lei maria da penha, dirige bêbado, foge do bafômetro, faz aeroportos, não é eleito nem em seu estado, quem conhece não vota, citado pelos delatores da lava jato varias vezes, deu um cala boca nos jornalistas mineiros, amigo de perrela, …………..pau de galinheiro é limpo perto dele

      • CLEITON MENDES disse:

        Henrique, não sou daqueles que fica colecionando figurinha de políticos como você. Se os demais partido são corruptos, então que seja extintos e que apodreça na cadeia! Não vou ficar aqui defendendo PSDB ou PMDB que sege, só estou refletindo uma realidade: O PT não é uma partido é uma Organização Criminosa e deve sofrer as consequencias.

        • Onda Vermelha disse:

          O PT é uma ORCRIM? Sei… Entretanto, contudo, todavia os partidos que possuem o maior número de políticos “ficha-suja” segundo ranking do próprio TSE são justamente PSDB, PMDB e DEM. Justamente os patrocinadores do golpe na Dilma. E PT vem somente em OITAVO lugar. Então, meu caro, utilize outro argumento porque esse “deu ruim”. Ok?

  2. walter nobre disse:

    EM QUE PAÍS VIVEMOS KENNEDY, SERÁ QUE ESTÃO ACHANDO, QUE TODOS SÃO CEGOS; A CRISE É FILHA DA DILMA; NEM MESMO O LULA DE FATO, PODERIA IMAGINAR, QUE O CONJUNTO DA OBRA; SERIA TÃO MAL GESTADO…A DILMA É ARROGANTE DEMAIS, PARA ACEITAR; TEM SIDO TARDIA EM SUAS DECISÕES…
    O PAÍS HOJE, ESTA A BEIRA DO CAOS ABSOLUTO, AS INDÚSTRIAS IRÃO PARAR ATÉ JULHO, AGOSTO NO MÁXIMO…NEST5E TEMPO TODO DO SEU SEGUNDO MANDATO, A DILMA SÓ REIVINDICOU AUMENTOS DE IMPOSTOS, E A FAMIGERADA CPMF, COMO “CEREJA DO BOLO”, NADA ACRESCENTOU NA ECONOMIA…
    O BARBOSA, É UM ROBOZINHO IRRITADO NA ECONOMIA; NÃO VÃO AGUENTAR, SERÃO DESTITUÍDOS E PRONTO”; SE POR VENTURA TIVEREM ALGUM AMOR A PÁTRIA SAIRÃO RÁPIDO…

  3. Aguardo ansioso ser deflagrada a fase “Apollo 13″ da Lava Jato. A fase que vai mandar para o espaço o partido-quadrilha e vai acabar com a “seita dos fanáticos”, que vivem no mundo da lua.
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  4. RAYMUNDO AVELINO disse:

    Infelizmente, a invenção do Lula não deu certo. Quando ele em campanha pediu votos para a sua Dilma, sua Criatura dizendo que o seu segundo mandato seri melhor que o primeiro, porque ela havia adquirido experiência, mentiu. Assim também, procedeu Dilma. Mentiu ao afirma a situação econômica do país estava estável. Que não reduziria direitos trabalhistas “nem que a vaca tossisse.Portanto, temos assistido mentiras, mentiras e, mentiras, nem desesperado esforço para se manter no cargo, que fatos mostram que ela não tem a mínima competência para executá-lo. Levou o país à bancarrota e, ainda insiste no discurso que foi eleita democraticamente, sem admitir o Estelionato Eleitoral.
    Sua saída é a melhor opção para todos os brasileiros, independentemente de vocação partidária.

  5. Romanelli disse:

    ou seja, toda vez que DILMA ganha folego vem um pra puxar-lhe o pé tratando logo de lhe aplicar um “mata leão”
    .
    EVIDENTE que a crise é do MODELO, do sistema político, da FALTA de líderes e de representativa da “nossa democratura”
    .
    A mulher foi eleita (e convenhamos, as opções não eram nenhuma brastemp) e desde então, por não ter conquistado maioria, enfrenta todo dia o “pior dos dias”
    .
    Triste ver q em tudo isso as “nossas” Instituições CAPENGAS e amadores, notadamente fechadas em interesses CORPORATIVOS e ineficiência, abraçam causas das mais estapafúrdias como a de FAZER investigação e DENUNCIAS sob medida ..ou chafurdar em ASSUNTOS superados, mais do que repisados
    .
    não não, mais uma vez discordo do PMDB, o problema não é DILMA, mas sim a nossa SOCIEDADE que esta DOENTE e não consegue mais tentar conviver com os que pensam diferente

  6. Aparecido disse:

    Como cidadão Brasileiro que tem por norma ser correto,etico,tenho dito em meus comentarios que o PMDB não é partido confiável há muito tempo.Sempre apoiou quem era “Governo” foi assim com FHC,Lula e Dilma.Sempre usou sua bancada para ter cargos no Governo ,como se o que esta havendo no Pais não tenha nada a ver com isso.É um partido “Covarde” sim .Se Ulisses estivesse vido talvez não fosse assim.Foi “Governo” e ainda está sim no Governo.Sempre deu “quorum” pra Dilma aprovar o que bem entendesse.Os Brasileiros creio que querem é “mudanças”.Aquelas que o Lula qdo eleito disse que iria implementar.No Brasil estamos vendo que o Congresso esta repleto de ladroes,piores que o PCC.Sou a favor da saída da Dilma,ela alem de prepotente,acha que somos idiotas,com suas festinhas no Planalto,com aquela claque de paspalhos.Pra mudar tem que mudar TUDO mesmo,Senão é trocar “6” por “Meia Duzia”

  7. PARA OS CRÍTICOS DA OPERAÇÃO LAVA JATO: A METÁFORA QUE O MINISTRO DA FAZENDA NÃO CITOU! disse:

    O Ministro da Fazenda usou uma metáfora para tentar explicar as “pedadalas fiscais”, imaginando uma ida a um supermercado.
    Vamos mais longe: imaginemos uma “casa toda suja e desarrumada”.
    Como colocar tudo limpo e nos devidos lugares (uma arrumação), sem antes ser feita uma “limpeza, uma faxina geral” e, durante essa limpeza, ir colocando no lixo tudo o que não mais presta para nada e ocupa indevidamente lugar, prejudicando o funcionamento da casa? É claro que só com uma faxina geral é possível ser feita uma “arrumação”!
    Pois é o que está fazendo a operação Lava Jato: iniciou uma faxina geral, uma limpeza de tudo o que não presta na “Casa Brasil”.
    Não pode parar, porque toda a sujeira tem que ser retirada.
    Se a sujeita não for completamente retirada não adianta colocar peças novas que, certamente, seriam contaminadas pela sujeira antiga.
    É PRECISO PASSAR O PAÍS A LIMPO!

  8. Pasquale disse:

    Petrobras paga até R$ 706 mil para funcionário aderir a plano de demissão voluntária
    Meta da empresa é dispensar até 12 mil pessoas, ou 15% do total de funcionários
    01/04/2016 – 13h42

  9. Alberto disse:

    Tudo é golpe,golpe de lá,golpe de cá,golpe de acolá,golpe do golpe.É o tipo,o lamaçal “vencido” reflorescendo para atormentar a orcrim. Os elos vão se encaixando.O resto é choradeira,rsrsrsrs.

  10. Produção industrial cai 11% no primeiro bimestre de 2016 segundo o IBGE.
    Não vai ter golpe? já teve!
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  11. davi disse:

    Políticos e partidos que vivem nas sombras…aguardando o momento oportuno “pra se apropriar do que é dos outros “sempre””…VIVEM DE DAR GOLPES!…(e o brasileiro toda eleição cai nessa) elegendo toda vez os mesmos e esperando que aconteça um milagre na cabeça dos bandidos para que se tornem benevolentes e comecem a gerir para o povo… O povo se esquece…eles só pensam em suas mordomias e suas regalias de “eleito”. PRÓXIMAS ELEIÇÕES 90 % DA POPULAÇÃO TEM QUE VOTAR NULO, OU DEIXAR DE VOTAR!…É A ÚNICA FORMA DELES “SE SENTIR” AMEAÇADOS…ELES NÃO SE AUTO-ELEGEM…ELES PRECISAM DO (POVO/VOTO) PARA SER “REPRESENTANTES DO POVO” (E NÃO O SÃO). PUNIÇÃO E CADEIA AOS CONTRAVENTORES! PENAS EXEMPLARES PARA QUE ESSAS CLASSE “BENDITA” TEMA A JUSTIÇA E O POVO.

  12. COM VERGONHA NA CARA APENAS DUAS LEIS ELIMINARIAM OS LADRÕES DE COFRES PÚBLICOS DA POLÍTICA! disse:

    É PRECISO UMA LEI QUE ESTIPULE QUE O SALÁRIO DE TODOS OS CARGOS PÚBLICOS ELETIVOS TENHAM UM TETO MÁXIMO DE 20 SALÁRIOS MÍNIMOS, COM MÍNIMAS MORDOMIAS, EXCLUSIVAMENTE PARA O EXERCÍCIO EFICIENTE DA FUNÇÃO. OS SALÁRIOS DEVERIAM SER EM ORDEM DECRESCENTE A PARTIR DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA.
    AO MESMO TEMPO UMA PENA DE 30 ANOS DE CADEIA PARA QUEM FOR CONDENADO POR ROUBAR COFRE PÚBLICO!
    COM ESSAS DUAS LEIS NÃO HAVERÁ LADRÃO QUE QUEIRA SE CANDIDATAR A CARGO PÚBLICO, POIS ISSO SÓ INTERESSARÁ A GENTE HONESTA E QUE REALMENTE TENHA VOCAÇÃO PARA SERVIR À CAUSA PÚBLICA!

  13. Stanislaw - DIFERENÇAS CLARAS: REPÚDIO CONTRA TODO CORRUPTO X APOIO A CORRUPTOS! disse:

    A GRANDE DIFERENÇA ENTRE AS MANIFESTAÇÕES PRÓ IMPEACHMENT E E AS CONTRA O IMPEACHMENT É QUE NAS PRIMEIRAS NÃO HOUVE NINGUÉM APOIANDO PARTIDO A, PARTIDO B, PARTIDO C, ETC.
    AO CONTRÁRIO, FORAM RECHAÇADOS OS OPORTUNISTAS QUE QUISERAM TIRAR PROVEITO DAS MANIFESTAÇÕES.
    CLARAMENTE ALI SE REIVINDICAVA, ALÉM DO IMPEACHMENT, CADEIA PARA O LULA E CADEIA TAMBÉM PARA TODO CORRUPTO, INDEPENDENTE DE PARTIDO!
    NAS MANIFESTAÇÕES CONTRA O IMPEACHMENT SÓ ENALTECIAM O PT, MESMO ESTANDO ELE MERGULHADO NO MAR DE LAMA EM QUE ESTÁ.

  14. Desejo a Lula e Dilma o mesmo que desejo à Donald Trump.
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  15. Celio Canuto disse:

    Caro Kennedy, respeito muito os seus comentários e acho importante o seu cuidado em fazer um bom jornalismo, independente e imparcial. Parabéns. Mas hoje lendo essa denúncia no site da UOL, a respeito da Operação Lava a Jato. Matéria impecável do ponto de vista jornalístico. Com provas, documentos, contraditórios, coisas que até então nossa mídia nativa está atropelando, me resta uma única conclusão. A Lava a Jato já serviu ao seu propósito, que é de dar um golpe de estado. Agora a nossa mídia nativa vai se esforçar para que a Lava a Jato tenha o mesmo fim que a Operação Satiagraha e a Castelo de Areia. Ou seja, chegar a lugar nenhum e poupar todos os políticos corruptos, inclusive o “honestíssimo” Eduardo Cunha. A senha, para tranquilidade desses políticos foi dada hoje pela UOL.

  16. PF, MPF, RF, TCU, JUIZ SERGIO MORO, POVO BRASILEIRO, TODOS CONFIAMOS NO STF! disse:

    Lei, justiça…lei ou justiça… só a lei… só a justiça… lei com justiça – eis as questões.
    Pode um cidadão virar ministro, seja lá quem for o cidadão, se há dúvidas de ter cometido crimes… havendo investigações sobre se tal cidadão cometeu crimes “graves”?
    A simples “suspeita”, se não impedir legalmente, não deveria ser impedimento moral – principalmente em se tratando de um cargo de ministro?
    Já não basta haver o “vergonhoso” foro privilegiado?
    Tão vergonhoso que correm para ele como salvaguarda.
    Até criminosos “procurados” em vários países se abrigam sob o manto do cargo eletivo sem filtro para bandido, para ganharem o direito de se abrigarem sob o manto do foro privilegiado – provocando a impressão de ser o STF a salvaguarda máxima para criminosos de altíssima periculosidade!
    O STF é exclusivo na esperança do povo em ver a verdadeira justiça, agindo a favor da cadeia aos criminosos do “projeto criminoso de poder”!

  17. Maria da Consolação disse:

    Como diria um grande professor constitucionalista:”O impeachmente é impensável, geraria uma crise institucional. Não há base jurídica nem política” (Michel Temer em 2015).

    • p/Maria da Conceição. disse:

      Há controvérsias… o importante é que o impeachment é previsto na Constituição, portanto é “LEGAL”!
      O que se discute é se houve “crime legal” dentre os inúmeros crimes indiscutivelmente cometidos contra o país e contra a nação brasileira, hoje com um desgoverno completamente desnorteado e ineficiente.
      Se houvesse um mínimo de espírito público, amor à pátria, respeito pela nação brasileira, a renúncia seria o gesto mais correto da presidente Dilma.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2020-04-09 21:09:14