aki

cadastre-se aqui
aki
Política
25-03-2016, 10h25

PMDB já pensa no “dia seguinte” à eventual queda de Dilma

Lula foi usado como desculpa para PMDB radical apressar rompimento
48

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

O debate sobre adiar a reunião do Diretório Nacional do PMDB de 29 de março para 12 de abril não tem nada a ver com uma articulação do ex-presidente Lula. Foi uma mistura da dubiedade dos senadores peemedebistas e da preocupação do vice-presidente da República, Michel Temer, com o “dia seguinte” a uma eventual queda de Dilma Rousseff do poder.

A tentativa de adiar a reunião da próxima terça partiu dos senadores do PMDB, fazendo jogo duplo em relação a Dilma e Temer. Eles queriam ganhar tempo para deixar que a presidente continuasse a tropeçar nas próprias pernas, como tradicionalmente vem fazendo nos últimos meses. Assim, o abandono do governo se daria no contexto da inevitabilidade dos acontecimentos.

O senador Jader Barbalho (PA) procurou Temer e expôs o seguinte raciocínio: se já sabemos que Dilma dificilmente escapará do impeachment, por que romper no dia 29 e criar um fato que poderá deixar a marca da traição ao quebrar a aliança PT-PMDB antes dos 30 dias de prazo dados pela Convenção Nacional de 12 de março?

A Convenção Nacional havia deliberado prazo de reunião do Diretório Nacional para deliberar sobre rompimento em até 30 dias. Jader disse que seria mais prudente usar todo o tempo concedido.

Outro argumento: até 12 de abril, a comissão da Câmara que analisa o pedido de impeachment da presidente provavelmente já terá votado um parecer a favor da deposição. Diante de recomendação da comissão e na iminência de o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, marcar a votação em plenário, o rompimento em 12 de abril seria visto como uma consequência natural da incapacidade política da presidente de reunir forças no Congresso. O Senado, então, poderia agir com mais conforto para dar o empurrão final.

Temer julgou sensato. Pareceu um caminho mais responsável e menos associado a movimentos de rua que radicalizam cada vez mais palavras e atos. Jader emendou: se você assumir, vai precisar acalmar o país. Por que incendiar ainda mais algo que já sabemos como tende a terminar? Haverá o dia seguinte a administrar.

Convencido de que era uma boa ideia, o vice deixou São Paulo na terça 22/03 e marcou uma reunião à noite no Palácio do Jaburu com dirigentes de seções estaduais. Foi quase linchado pelo PMDB da Câmara quando deu início à discussão sobre postergar a reunião do Diretório Nacional. Os contrários ao adiamento disseram que virariam alvo dos protestos que têm foco no “Fora, Dilma”.

Os defensores da reunião no dia 29 argumentaram que o PP tinha encontro previsto para o mesmo dia. Um recuo peemedebista poderia influenciar os pepistas a também adiar um eventual rompimento. Mais: postergar poderia soar como vitória de Renan e Lula e um gesto de hesitação de Temer.

Na versão difundida por peemedebistas da Câmara, derrotar Lula entrou na história como uma desculpa para justificar o encontro na próxima terça. Seria a primeira derrota de Lula como articulador, versão que ganhou espaço na imprensa.

A primeira derrota de Lula foi ouvir um pedido de Temer para que não fosse anunciado oficialmente a ida do deputado federal Mauro Lopes (MG) para a Secretaria de Aviação Civil, a fim de respeitar a deliberação da Convenção Nacional que proibiu que filiados assumissem cargos até a decisão do Diretório Nacional. Lula falou com Dilma, que resolveu peitar o PMDB e nomear Lopes sem imaginar que a resposta imediata seria antecipar o anúncio do rompimento.

Esse erro político custou a Lula o cancelamento de um encontro com Temer, reunião aguardada até ontem pelo petista. Mauro Lopes está para lá de arrependido e já sinalizou que vai embarcar na turma do rompimento. Dilma vem perdendo terreno no PMDB.

Factualmente, o ex-presidente e virtual ministro da Casa Civil nunca quis adiar a reunião peemedebista. Desejava evitar um rompimento oficial ou, no mínimo, negociar uma declaração de liberação de votos de deputados e senadores, a fim de manter ministros peemedebistas nos seus cargos e usá-los para, no varejo político, tentar obter apoio contra o impeachment até o último suspiro de Dilma.

Aliás, o provável rompimento na próxima terça só alimentará a tentativa do Palácio do Planalto de obter suporte no varejo político. Leia-se: negociando verbas e cargos com cada deputado, cujo valor cresce exponencialmente na atual crise.

Nas ponderações de Jader, havia também um conselho sábio a Temer. Imaginar como reagiriam o PT e Lula após uma eventual queda de Dilma em relação a um novo governo capitaneado por PMDB e PSDB. Logo, deixar pontes com Lula seria recomendável a qualquer presidente que desejasse trazer mais calma ao país e a uma disputa política cada vez mais radicalizada que não vai desaparecer da noite para o dia.

Por ora, venceram os radicais peemedebistas da Câmara. A tendência é a reunião da próxima terça sacramentar o rompimento com Dilma. Talvez seja dado um prazo até 12 de abril para a saída de ministros perto do epílogo da batalha do impeachment na Câmara. A ansiedade de uma parcela dos peemedebistas tem trazido doses de realismo à leitura que Dilma e auxiliares fazem da crise e dos poucos recursos que ainda possuem para uma reação. Mas, como sempre acontece com Dilma, ela tem a tradição de agir tarde demais.

Num desabafo recente sobre a crise, Lula disse: “Ela não poderia ter deixado a situação chegar aonde chegou”.

Comentários
48
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    A tentativa do PMDB é se descolar da imagem fracassada do PT.
    Foi a mesma lógica adotada pela Marta Suplicy… não colou !

    • cidinei alcantara de barros disse:

      E o povo como nessa situação?

    • jose mauricio pereira duarte disse:

      vai encher pelo menos 10vagaoes,sao 22 partidos,mais secretarios,vai esvaziar os cofres da suiça

    • walter nobre disse:

      Ola Cara Maria Aparecida Ramos Tinhorão, esta é a terceira vez que escrevo, e estranhamente não esta sendo publicados; quero afirmar que tens razão, o pmdb é o expert, em se retirar dos governos, em final de carreira; quanto mais,quando estão agonizando…a dilma faz o jogo do lula; agora com mais obediência; não tem saída, esta sozinha…estão tentando gastar 100 BI, para distribuírem migalhas aos mais pobres, pensando numa futura campanha do lula, em 2018…ele já sabe, que esta lavoura esta perdida; só pensa nele…
      O País precisando de seriedade e sinceridade; eles continuam a blefar, até no possível asilo do lula na ítalia; quanto a correspondência da embaixada;afirmarem que um simples funcionário distribuiu as outras, uma carta, sugerindo golpe a presidente, deve ser bem explicada e investigada, tem impressões digitais clara, vale levantar tudo”…

  2. Vandirson disse:

    Cunha… Temer… e talvez Renam, estarão preparados para o calvário… Dilma segurou a onda e eles na hora que forem largados ao léu pela mídia… será que resistirão ao linchamento publico e serem apontados como Judas covardes, que se beneficiaram e assumem a posição de trairás do poder, já chantagearam e abandonaram todos que estiveram no poder, o POVO o tal ELEITOR não gosta de covardes e ser atrelado a figura de um JUDAS POLITICO… canonizam LULA e incineram o PMDB… Para saciar a vaidade tucana e um vice que não vingará lá por muito tempo… o estrago da VAZA A JATO esta feito e só os azes da política sabem que precisa ser revertido e não jogado pra debaixo do tapete, assim como os golpista de Getúlio serão os golpista de hoje varridas da política e as organizações GLOBO com seu golpismo LETRA MORTA.

  3. Enquanto isto em Porto Alegre… A futura ex-Presidente pedala, pedala, pedala sossegadamente. Aproveitando os últimos instantes, antes de ser destituída do cargo.
    Não perde o sono! Dorme bem, tendo a certeza, que a justiça está em curso e será feita.
    O Impeachment é só isto. Justiça!
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  4. alws disse:

    Sinceramente, seguir o conselho de Jader Barbalho, Lula ou um Sarney da vida só levará o Brasil ao fracasso….Enquanto esse tipo de gente estiver no poder a impunidade contra a corrupção vai continuar imperando.

  5. A única chance de Dilma não cair é…
    1ºSe Moisés aparecer de repente e abrir o mar, apontando um caminho para o governo escapar.
    2º Se Jesus Cristo ressurgir em carne e osso e ressuscitar o governo dela, como fez com Lazaro.
    3º Se o coelhinho da pascoa lhe trouxer prestigio.
    4º Tudo tem que ocorrer até Terça-Feira.
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

    • Elsonio disse:

      Realmente, é uma ZIKA acompanhado do XIcungunha, Microcefalia, e muito mais. Onde ja se viu um réu julgar alguem, só achamos no Brasil. Uma pessoa que foi eleita pelo povo viver nessa agonia. Como dizem aqueles que nunca pecaram, que atire a primeira pedra. Michel, Renam, eduardo, e muitos outros meteram as mãos, se fosse so a Dilma era fácil elimina-la, mas são pessoas de todos os partidos, na lista que Sergio Moura apurou e por alguns momentos vimos na internete, não escapou um partido estão todos envolvidos, parece que foi encontrado irregularidade em nomes de 200 pessoas que estão lá fingindo que é a favor do povo, mas na verdade é contra o povo. Nós começamos a ser roubados deste os primeiros dias do descobrimento do Brasil. Foi no governo do PT que conseguiram tirar todas as sujeiras que eles puxavam para baixo do tapete, talves se eles não tivesse mexido deixado como estava, assim eles não seriam tão penalizados como estão sendo. Porque aqui quem fala a verdade são castigados.

      • A Esposa e a filha do Deputado Eduardo Cunha, já entregaram os passaportes em Curitiba. A Justiça não falhará! Os outros envolvidos que tem foro privilegiado, estão sendo investigados com autorização do Supremo Tribunal Federal. O Juiz Sérgio Moro não tem influência ou poder de decisão sobre eles. Até mesmo o ex-Presidente Lula, agora não responde mais para a vara de Curitiba. Está nas mãos do Supremo Tribunal Federal o seu destino. Não há perseguição alguma! São os ritos do processo, que segue uma ordem jurídica legal. A hierarquia das instâncias será respeitada e decidirá em qual foro ficará o processo. Caberá ao pleno do Supremo Tribunal a palavra final.
        Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  6. Santiago disse:

    O Temer nao dura um mes no governo. Alem de ser denunciado por corrupcao ele nao foi eleito democraticamente, nao tera legitimidade de origem. Erra quem acredita que nascera um novo governo de uniao nacional, o pais se encaminha para a implosao do sistema politico

  7. BRASIL: SE FICAR O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO COME! disse:

    Todo brasileiro medianamente esclarecido sabe que esse desgoverno tem que cair, urgentemente, sob pena do país virar de vez um “Titanic” e, pior, atolado num mar de lama fétida!
    Mas, com certeza, é de se preocupar muito com o dia seguinte, vendo tipos como Jader Barbalho, Renan Calheiros, Romero Jucá e outras coisas iguais e até piores, dando conselhos, influindo e, com certeza, futuros contemplados com cargos no novo governo.
    Isso sem levar em consideração que Michel Temer é o vice-presidente da república há dois mandatos e que só se rebelou contra o desgoverno, após o povo explodir!
    Porém uma coisa é certa, como disse, por incrível que pareça, o Tiririca: pior do que está, não tem jeito de ficar!

    • Será? Olhe para a Venezuela e me diga se não pode ficar pior! Durante a visita do Presidente Americano em Cuba, o grupo das “Mulheres de Branco” foi preso enquanto protestavam contra a ditadura dos irmãos Castro. Tem certeza que não pode ficar pior?Aqueles que se auto-intitulam defensores da Demo-cracia brasileira. Apoiam ditadores mundo afora. Querem censura a imprensa. Querem comandar os três Poderes. No meu dicionário o nome disto é “ditadura”. Se o PT continuar no poder é isto o que seremos. Uma “Ditadura” disfarçada. Um pais sem liberdade de expressão. Ditadura nunca mais!
      Nem mesmo se for uma “Ditadura de Esquerda”.
      Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  8. silverio disse:

    Bom dia,
    Sugiro sempre o dialogo, por isso faço um comentário sobre o PMDB.
    Tenho muita estima a essa sigla de grandes políticos e não podemos esquecer um revolucionário na luta pela democracia (Excelentíssimo Ulisses Guimarães), eu poderia ficar horas escrevendo sobre sua vida e só mencionar defesa da democracia, que está ameaçada. Lembro de uma entrevista do Excelentíssimo, que ele disse: “Quando eu morrer não quero velório”, pois é! Ele se foi como um enigma. Eu na minha humilde compreensão digo: ele quer que velemos pela nossa democracia. Desejo a todos que fazem parte dessa sigla no congresso, sucesso na decisão de continuar colaborando ou não com o governo. Minha opinião como cidadão que participou dos comícios das diretas já com o Excelentíssimo Ulisses Guimarães tenho certeza que votaria para ficar com o governo, que defende a democracia, a justiça social e os interesses do nosso Brasil.

  9. Elsonio disse:

    Somos favaraveis quando a justiça é feita, não importando quem seja, desde que todos pagam. Tem corruptos em todos os partidos. Como por exemplo o Eduardo Cunha, Michel Temer, renam Calheiros, estou falando dos que estão no topo. Onde ja se viu um réu condenar alguem, primeiro ele teria que arrumar a casa deles pra depois arrumar a casa dos outros. Mas infelismente no nosso pais e assim. Não vai demorar eles irão colocar os bandido da cadeia para condenar os juizes.

  10. É PRECISO PASSAR O BRASIL A LIMPO! disse:

    OBSERVANDO DE UM LADO DILMA, LULA, JAQUES VAGNER, MERCADANTE, HUMBERTO COSTA, PALOCCI, DIRCEU, GENOÍNO, LINDEBERG FARIA, ZIKA, BRAHMA, PASSIVO, DRÁCULA, LINDINHO ETC ETC ETC;
    DO OUTRO LADO TEMER, RENAN CALHEIROS, JADER BARBALHO, ROMERO JUCÁ, ETC ETC ETC.
    NÃO DÁ PARA NÃO LEMBRAR DE RUI BARBOSA:
    “DE TANTO VER TRIUNFAR AS NULIDADES, DE TANTO VER PROSPERAR A DESONRA, DE TANTO VER CRESCER A INJUSTIÇA, DE TANTO VER AGIGANTAREM-SE OS PODERES NAS MÃOS DOS MAUS, O HOMEM CHEGA A DESANIMAR-SE DA VIRTUDE, A RIR-SE DA HONRA, A TER VERGONHA DE SER HONESTO”.
    RUI BARBOSA.

  11. Alberto disse:

    Navio indo a pique e levando consigo o PT e seu vassalo o PCdoB.Réquiem aetemam.

  12. JUDICIÁRIO NÃO É PODER MODERADOR - LADRÃO DE COFRE PÚBLICO TEM QUE IR PARA A CADEIA! disse:

    O BRASIL SÓ TERÁ JEITO SE TODOS OS LADRÕES INVESTIGADOS E CONDENADOS PELA JUSTIÇA FOREM PARA A CADEIA (APÓS O DEVIDO PROCESSO LEGAL), SEJA LULA, DILMA, AÉCIO, OU QUEM QUER QUE SEJA!
    SÓ DESSA FORMA SERÁ DADO UM BASTA NA CORRUPÇÃO E O REGIME DO PAÍS UMA DEMOCRACIA, ONDE TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI!
    NÃO É FUNÇÃO DO JUDICIÁRIO MEDIR CONSEQUÊNCIAS, TEM QUE CUMPRIR A LEI, POIS NÃO É PODER MODERADOR E SIM EXECUTOR DA LEI. O POVO ESTÁ BEM ESCLARECIDO PARA ENTENDER QUE, ALÉM DE LULA, HÁ POLÍTICOS DE TODOS OS PARTIDOS QUE DEVEM IR PARA A CADEIA.
    SÓ ASSIM O PAÍS SABERÁ QUE A JUSTIÇA ALCANÇA A TODOS, E QUE ROUBAR COFRE PÚBLICO DÁ CADEIA, PARA TODOS, INDEPENDENTE DO PARTIDO POLÍTICO EM QUE ESTEJA O LADRÃO!

  13. Antenor disse:

    O Jader Barbalho quer ficar “batendo” só no rabo da jararaca.
    Cuidado, senão a jararaca escapa e depois vai morder todo mundo. “Jararaca mata-se batendo na cabeça”; já dissera um filósofo de nove dedos.

  14. Sérgio Lima disse:

    O problema todo é a retórica do PT. Antes, um partido que discursava em nome do povo com apoio da igreja Católica, pastorais, movimentos sociais e etc. Aí para chegar ao poder, resolveu passar aquela maquiagem e “fez a barba”. Aí começou a derrocada do ex-PT. Porque tudo que o pt faz hoje, o PSDB e PMDB já faziam antes. Como sustentar um discurso de apelo aos pobres, se ele, Lula só tem amigos ricos, como combater corrupção se eles concorrem com ela? Tudo se desgastou, a história do PT foi jogada na lata do lixo. Foi um erro acreditar que ficariam no poder eternamente. A história nunca muda, mudam os personagens.

    • Carlos Augusto de Souza disse:

      É verdade Sérgio, a luta toda do governo para se manter no poder é exatamente para não perder o que já roubaram, porque se realmente ninguém tem nada a esconder porque essa guerra toda com a operação Lava Jato, se Realmente Dilma fosse Limpa e não tivesse feito nada de errado, deveria apoiar 100% o Juiz Sérgio Moro e o STF para passar o Brasil a limpo de uma vez por toda.
      Dilma não tem mais como manter o seu governo, porque não consegue dar um passo em direção a Luz,
      Nunca se viu por parte deste governo alguma coisa inteligente, mesmo neste momento difícil onde deveria aparecer algo inteligente, o governo continua caminhando para as trevas.

    • Antony disse:

      Pura verdade Sr. Sérgio Lima. Sempre digo Lula criticou sempre os governos anteriores, dizendo que em seu governo seria diferente. No poder fez tudo igual, ou até pior. Resultado está ai no fundo do poço. Só resta o impeachment para começar a limpar o Brasil da corrupção e fazer uma grande nação para nossos filhos e netos.

  15. Alex Cardoso disse:

    A estratégia do PMDB é a mesma de Eduardo Cunha. Usar o impeachment como cortina de fumaça para escapar das investigações. Com a mudança do governo, Temer trocaria o ministro da justiça, diretores da PF, Sergio Moro seria processado, as verbas para MPF e PF seriam reduzidas, e assim, a Lava-Jato seria abafada e esquecida. A paz reinaria, entre os citados do PMDB e PSDB, na Lava-Jato, e o povo, que foi as ruas pedir o fim da corrupção, ficaria com a cara de palhaço.

  16. joão mário disse:

    Penso que o grande erro da presidenta Dilma é ser muito técnica e pouco politica, por esse motivo está tendo serias dificuldades em administrar a crise criada por ela mesma.A única chance, seria a “costura” feita pelo Lula para tentar reverter a situação, que particularmente acho muito difícil com as “pedras” no caminho dele, mas não custa tentar.

  17. v.silva disse:

    Por questão de coerência, o Sr. Temer também deveria desembarcar do governo, renunciando ao cargo de vice- presidente.

  18. RAYMUNDO AVELINO disse:

    Kennedy. Não é que ela tem a tradição de agir tarde demais. Como disse o ex-ministro Joaquim Levy:Dilma tem “um desejo genuíno de acertar as coisas, não da maneira mais efetiva, mas há um desejo genuíno”. Ou seja; é mesmo falta de capacidade perceptiva e, de experiência e capacidade administrativa. Ela nunca administrou sequer uma Micromepresa, como é que poderá administrar um país na dimensão do Brasil? Ela, está mais perdida do que cego no meio de um tiroteio.Aliás, sempre esteve. Só que agora, isso está mais evidente.

  19. Paulo disse:

    O PMDB esta preocupado com o dia seguinte, com a expectativa de poder nas mãos, não veem a hora da Dilma ser caçada. Juntamente com ela deveriam ser caçados o Eduardo Cunha que não se explica o que esta fazendo la pois ja foi citado sobre as verbas inexplicáveis fora do pais. O Renan Calheiros, o Michel Temer que não foi votado mas esta la que nem uma hiena só esperando para se deliciar com os restos. Abaixo o pluripartidarismo pois cria este tipo de situação, vejamos os grandes países basicamente possuem 02 partidos da situação e oposição ( pois você não pode ter oposição no governo afinal oposição a que?). Outra coisa que deveria ocorrer e que todo o politico sitado deveria ser afastado do mantado ate que prove a idoneidade.
    Voto secreto deve ser proibido para políticos pois afinal eles estão la para representar o povo e não os seus anseios.
    As investigações deveriam se estender aos governos estaduais e municipais e todo o politico flagrado no exercício da função deveria ser banido

  20. MEMBROS DO STF NÃO PODEM SER CHAMADOS DE "ACOVARDADOS"! disse:

    A situação no país está chegando a um ponto de inversão de valores que o Poder Judiciário, o único ainda confiável, começa a ser atacado. E, o pior, atacado pelo que de pior há no país: bandido travestido de cidadão respeitável!
    Chamar membros da mais alta corte judicial do país, o STF, de “acovardados” é de uma ousadia sem par, um desrespeito que, mesmo respeitado o direito de manifestação próprio de uma democracia, deveria ser levado em conta com uma ação judicial.
    Uma carta de escusas só tem valor político, mesmo assim para imbecis, ou pelos que não se preocupam com o respeito devido a membros da mais alta corte judicial do país, homens e mulheres incumbidos de dar a última palavra em todas as contendas judiciais, muitas decidindo sobre a vida de cidadãos indo até ao destino do país.
    Ficar alheio à gravidade de tal fato é aceitar e até contribuir para o caos!

  21. Pasquale disse:

    Feristes o Collor,serás ferido na mesma proporção.

  22. José Nilde disse:

    O povo nas ruas pedem saída de Dilma e quem pensa no dia seguinte? Encontro muitas pessoas que acham que as tais pedaladas fiscais é roubo da Dilma, que ela ficou com o dinheiro! Talvez Ali Babá e os quarenta ladrões façam melhor? Muitos não analisam direito e querem apenas mudanças? Se pra pior não interessa, isso fica pra depois! Penso que o popular “traíras” aplica-se bem ao PMDB. Ficam no poder enquanto convém, há uma década, fazem exigências e ocupam cargos, mas o barco tá afundando e o PMDB carregado de corruptos aproveitam a personificação dos problemas do Brasil na Senhora Dilma. Estamos ferrados de vez! Sai alguém com administração ruim e entram no poder uma suposta quadrilha de inocentes que salvarão o País, e de quê mesmo? Penso que eles tem um plano de barrar a lava jato pra não chegar até eles. No final os tolos são quem? Os manifestantes ou o PMDB e aliados?

  23. ANTONIO GUIMARÃES disse:

    UNICA SAÍDA HONROSA PARA O BRASIL SERIA UMA RENUNCIA COLETIVA, DILMA ,TEMER RENAN ,CUNHA DEPUTADOS E SENADORES E CONVOCAR NOVA ELEIÇÃO O RESTO É UTOPIA QUEREM AFASTAR UM E CONTINUAR A FARRA.

  24. Elaine disse:

    Eu, no lugar da Dilma, exigiria a renúncia do Temer, não é possível que um vice-presidente comece a agir dessa forma.
    Isso é GOLPE, minha gente, é afrontar o Estado Democrático de Direito.
    NÃO VAI TER GOLPE! NÃO VAI TER GOLPE! NÃO VAI TER GOLPE!

    • Não precisa “Temer”. Não Vai ter golpe. A Ministra Carmem Lúcia assegurou que a justiça será feita. O Ministro Dias Toffoli também. O Exército. O Senado. Todos dizem que tudo seguirá dentro das leis e da Constituição.
      Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  25. Bruno Pimenta disse:

    A história saberá contar melhor o que estamos fazendo hoje. Como seremos lembrados pelos nossos netos. Será como os netos dos nazistas lembram deles hoje em dia? Seremos lembrados como a geração que corruptos derrubaram uma presidente honesta? Pois até as 21:19 do dia 25.03.2016 não há um ato corrupto ou que justifique o impeachment. E nem votei nela, mas minha mãe me ensinou que para acusar alguém preciso de provas. Um presidente do congresso corrupto que deu inicio ao processo de impeachment, uma comissão em que mais da metada sofre processo de corrupção, um lider de oposição corrupto, outros vários que brandam a saide dela também corruptos, um motivo do impeachment torpe (afinal, se fosse pelo motivo dado, vários governadores deveriam sofrer impeachment, inclusive o de São Paulo). Enfim, somos a geração que corruptos derrubaram uma presidente honesta.

  26. Alexandre disse:

    O PMDB é tao ou mais corrupto que o PT, pois foi ele quem avalizou toda a roubalheira que esta vindo a tona desde 2003 e anteriormente tambem. ou seja, PMDB é o pior de todos os partidos politicos que existe no Brasil. É o Partido Meretriz Do Brasil, pois se vende para quem lhe pagar mais.

  27. Bat Masterson disse:

    Tudo isso é um jogo, um jogo que se joga em mesas cujos cacifes são abastecidos pelo dinheiro público. Um jogo em que há blefes, cartas marcadas, ases na manga, expressões de dissimulação. Não há honra, não há honestidade, não há compromisso, não há sensatez e nem respeito pela população. Estudam cuidadosamente cada passo para que a situação lhes seja conveniente, haja o que houver. São canalhas, todos. Velhacos, infames, gente que não merece confiança. É nisto que deu nossa democracia, um regime contaminado por vagabundos e bandidos.

  28. Se o PMDB pode ter o governo inteiro para ele, por que ficaria só com a metade. Dilma está sendo ingênua se acha que pode conter isso.

  29. Rodrigo Catoquini disse:

    Mesmo o governo atual do PT tenha destruído a economia do país, acho que não é uma boa ideia o pais cair nas mãos dos coronéis do PMDB… Avisto tempos sombrios a frente…

  30. Vandirson disse:

    Tenho algumas duvidas… O mesmo PMDB que saíra do governo é o mesmo que findado o processo retorna… Temer vai renunciar e ratificar o desembarque… As autoridade emedebistas serão exonerada e voltarão ao mesmo posto num governo tucano, porque o que vemos são nomes tucanos no primeiro escalão e possivelmente outros partido abocanharam as vaga ou será que veremos o retorno dos que não foram?

  31. Stanislalw - DIRETO AO ASSUNTO: LADRÃO DE COFRE PÚBLICO É MAIS PERICULOSO QUE HOMICIDA E LATROCIDA! disse:

    Uma coisa é mais do que certa: se qualquer que seja o novo governo, não batalhar junto ao Congresso Nacional, imediatamente, aproveitando o grande apoio popular, para que se crie lei que puna o crime de corrupção com pena pelo menos em dobro ao de homicídio doloso e latrocínio, a corrupção continuará – será o mesmo que trocar “6” por “meia dúzia” – a prova disso é que a Lava jato tem apontado ladrãozada de cofres públicos abrigados em praticamente quase todos os partidos. Só idiota ou mal intencionado para achar que isso é exclusividade do PT, PMDB, PP (embora isso não seja argumento para defesa de ninguém). Dificilmente a ladrãozada empoleirada no Congresso Nacional não apoiaria uma lei dessa, mas o povo tem que pressionar para que uma lei assim seja votada.
    Ladrão de cofre público mata brasileiros às bateladas – pois rouba dinheiro que deveria ser usado no SUS, educação, saneamento básico, alimentação, combate ao tráfico de drogas, segurança pública etc.

  32. Elizabete Oliveira disse:

    Enquanto isso o Cunha permanece mandando e desmandando no país…querem tirar a Dilma enquanto o verdadeiro inimigo debocha de todos.

  33. Ronaldo disse:

    Pois é. Hoje estamos vendo este absurdo de corrupção inclusive no próprio partido PMDB. Já não sabemos mais em quem confiar. Está muito difícil.

  34. Joaquim Senna disse:

    A estratégia do PMDB é a mesma de Eduardo Cunha. Usar o impeachment como meio de distração para escapar das investigações.. isso é fato

  35. José Carlos disse:

    O país atualmente enfrenta uma das piores situações já vistas! vamos ver se agora em 2018 o jogo vai mudar, tenho esperança de dias melhores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-27 21:32:55