aki

cadastre-se aqui
aki
Política
27-11-2013, 15h43

PMDB quer derrubar veto de Dilma contra novas cidades

Bancadas no Senado e na Câmara questionam recusa total da lei
58

A bancada do PMDB no Congresso se mobiliza para tentar derrubar o veto presidencial à lei que pretendia autorizar a criação de 269 novos municípios.

No começo do mês, a presidente Dilma Rousseff vetou a lei por completo. Deputados e senadores do PMDB atacam essa decisão. Dizem que a presidente poderia ter vetado parcialmente, deixando apenas critérios mais rígidos. Segundo eles, é inconstitucional impedir a criação de novas cidades.

O Brasil tem 5.569 municípios. Mais 269 cidades gerariam um gasto fiscal grande numa hora de dificuldade justamente nessa área. União, Estados e municípios têm tido dificuldade para cumprir suas metas fiscais. A estratégia do PMDB é tentar recuperar parte da lei que autorizaria a criação de novas cidades.

Comentários
58
  1. Francisco Marco disse:

    Os políticos estão brincando com esse país. Cuidado, posso começar a achar que eu era feliz antigamente e não sabia.

  2. ANTONIO GERALDO BRAGA disse:

    Sou totalmente favorável ao veto da Presidente Dilma. Ela está com toda razão quando afirma que já temos gastos demais. Certamente o PMDB quer crias novos currais eleitorais, pois depois da criação desses municípios (se acontecer) com certeza nenhum deles deixará de prestigiar o pessoal do PMDB. Que se dano o País! Se tal fato ocorrer, com certeza não mais votarei em candidatos desse partido.

    • Valdir Batista disse:

      É pessoas como vç com a mente tão atrasada que este país está como está,a criação de novos municípios não implica em aumento de eleitores,mesmo porque estes eleitores já existem,tornar um distrito em município é reconhecer que o mesmo tam como se sobreviver com suas próprias pernas,como por exemplo Pindorama distrito de Coruripe em Alagoas,que condições financeira melhor do que milhares de municípios atuais.

    • lourival disse:

      È isso mesmo vamos fazer uma corrente e não votar mais em partidos e candidatos que criam projetos contrario ao desenvolvimento do pais.

    • Maria Cristina Quiñónez disse:

      Concordo plenamente. O PMDB não sabe pensar Brasil. Aliás, só o Povo Brasileiro sabe pensar Brasil; esses partidos ” status quo ante” querem um Brasil que nunca muda. Muda só o político que conta com a ignorância básica do Povo para se perpetuarem no dinheiro e no poder. Isto tem de mudar JÁ.

  3. Jorge Pentiado disse:

    Acho que devia diminuir e não aumentar os municipíos, já tem muita gente mamando na teta do Governo.,

  4. Apesar de detestar o PT., estou com a Dilma nessa. Criar mais prefeitos, vereadores…despesas em demasia…

  5. Ademir disse:

    Que maravilha…. País sério é assim mesmo….
    Vamos criar mais dois mil municipios pra abrigar os asseclas…. cumpanhêrada…
    Mais vereadores, mais assesores…. mais secretarias… mais cabides de empregos….mais médicos… kkkkk, mais miseráveis…
    Viva o braziu,ziu,ziu,ziu…

  6. Gilberto Jesus Ferraz disse:

    A recente história política brasileira demonstra que atualmente o Congresso Nacional é composto por inúmeros deputados federais e senadores que começaram suas carreiras políticas ancorados na criação de centenas de municípios, as famosas bases eleitorais, principalmente os membros do PMDB e PSDB.

  7. Eli Leandro da Silva disse:

    Onde estão as manifestações diante deste absurdo, criar mais municípios, como assim, deveriam é extinguir municípios. Vamos pra rua.

  8. Santos disse:

    Inconstitucional é esse bando de pilantras ficarem criando feudos para se locupletarem enganando as populações de lugarejos que não tem a menor possibilidade de se sustentarem. Porém, como sempre, o Partido das Mutretas Do Brasil, vai acabar levando, pois a política podre e nefasta do toma-lá dá-cá do governo está em pleno vigor. Do jeito que as coisas estão e com essa política que temos, o país só vai afundar cada vez mais…

  9. pedro fonseca disse:

    Chega de políticos ficarem mamando no dinheiro vindo de tributos que não são pouco pago todos nós, estes vagabundos tem que trabalhar na iniciativa privada, ou criar suas próprias empresas, criando novos municípios vão abrir vagas para mais prefeitos, vices, vereadores, secretarias, etc, etc, eles tem que fazerem concursos públicos para provar que se são tão competentes como dizem, tem é que diminuir o números de municípios que existem

  10. Nelson Pereira dos Santos Filho disse:

    Esta aprovação da Presidente Dilma, apenas irá favorecer aos políticos aproveitadores, os quais não tem compromisso social com a nação, e sim com os seus próprios ideias, dentre deles fazer curral eleitoral, e muitos dentro da cúpula do PMDB, são articuladores de primeira a este tipo de situação. Veto neles PRESIDENTE, parabéns!

  11. Mauricio Lessa disse:

    É assim mesmo, vamos criar uma despesa gigantesca pra manter mais gente na mamata, mais gente pra fazer política e todo tipo de roubalheira e desvios. Por mais que se arrecade impostos, os atuais tributos não são suficientes pra conter a sanha por mais liberações de emendas parlamentares. Sem falar, que muitos políticos de brasília estão preocupados com suas respectivas reeleições, visto que estão havendo várias manifestações contra essa classe política tão corrupta como “NUNCA NA HISTÓRIA DO brasil SE VIU ATÉ HOJE”. Ah sim “b”, é porque hoje nosso país e nossa capital não merece o “B”. Enfim, pode não ser legal o veto presidencial, mas por incrível que pareça, é no mínimo moral.

  12. VERGONHA DO PETE disse:

    Tbm sou contra o veto, pelo menos para algumas novas cidades. Para evitar novas despesas, bastaria redistribuir o número de cadeiras de cada estado dividido, considerando o número de novas cidades criadas.
    Só queria ver o barulho que o PT faria, caso estivesse na oposição.
    Pena que não esteja!

  13. JOSÉ JOAQUIM disse:

    A PRESIDENTE DILMA, ESTÁ CORRETA, VETANDO ESTA LEI DA FARRA DE CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICÍPIOS. IMAGIMEN SENHORES SENADORES, E DEPUTADOS.POR ESTE BRASIL A FORA HÁ UM MOVIMENTO CHAMADO SOS MUNICÍPIOS DOS PREFEITOS VAGABUNDOS,E CORRUPTOS, CRIARAM ESTE MOVIMENTO POR MAIS RECURSOS FEDERAIS. PORQUE, SEGUNDO ELES OS RECURSOS NÃO SÃO SUFICIENTES PARA ADMINISTRAR AS SEUS MUNICÍPIOS. E COMO É QUE OS SENHORES QUEREM CRIAR NOVOS MUNICÍPIOS? VEJAM BEM, O SIMPLES E HUMILDE TRABALHADOR NESTE PAIS. GANHAM APENAS R$ 678,00 E VIVEM OU MELHOR SOBREVIVEM. A ÚLTIMA FARRA DE CRIAÇÃO DE MUNICÍPIOS NO BRASIL FOI EM 1996, AQUI NO ESTADO DO RN TEVE UMA CIDADE EM QUE OS FUNCIONÁRIOS RECEBIAM PÃO, E CESTA BÁSICA COMO PAGAMENTO, QUE TRISTEZA!!!

  14. RODRIGO GAMA disse:

    Em um estado perdulário como o nosso onde os gastos sempre extrapolam a receita e não há sequer um controle sobre isso, me causa até espanto a atitude responsável de vetar esta criação.

  15. Jussara Pontes da Cruz disse:

    Também acho um absurdo. Este país é uma bagunça. Políticos não trabalham, ganham salários altíssimos, e aumentam o seu próprio salário, e ainda querem criar cargos para mais safados roubar o país. Deveriam fechar as Cãmaras que hj existem, não fazem nada pela população. Chega!

  16. PAULO JOEL CORREIA disse:

    Concordo com as opiniões aqui publicadas, Principalmente no que diz respeito a mais prefeitos, vereadores, secretarias, e toda uma maquina administrativa. muito mais despesas.Os governos não cuidam nem dos municípios já existentes.

  17. Afonso Teonacio Bezerra disse:

    Um País como a França que é um País pouco maior que a Bahia tem 32 mil municípios, o Brasil, esse continente tem 5.700 Municípios, quem não conhece a realidade do interior do Brasil é contra. O que tem que acabar é com a hipocrisia e não a criação de novos municípios. No interior do Pará a distância entre a cidade e o distrito é 1.000 km, já imaginou as dificuldades?

  18. Leandro disse:

    Sou a favor sim de novas Cidades! Absurdo e esses Petistas ficarem querendo so mamar entre eles!!

  19. Fernando disse:

    Ao invés de criar novos municípios, deveriam reduzir, principalmente aquelas minúsculas cidades que foram emancipadas há anos e não progrediram. Conheço cidades de pouco mais de 1.000 habitantes, que só dão gastos. Esse dinheiro gasto com os políticos poderia ser aplicado em saúde, educação, saneamento básico, etc.

  20. Alexandre Leal disse:

    O veto foi algo muito sensato. Falta ao povo brasileiro, “conscientização” política e patriotismo. Pois, o que a grande maioria dos políticos tem feito Brasil afora, era para, serem banidos da vida “política”, pelo voto dos brasileiros verdadeiramente patriotas.

    • Rafael Steinhoff disse:

      O senhor é PTista? O Pt perdeu o norte há muito. É mais democrático, é liberal politicamente e conservador economicamente. Se vc só faz contas no sentido de crescer receita e não discutir as despesas mostra que os números são muito maiores que a qualidade de vida. O Renan vai por em votação com certeza, mesmo porque ele ama de paixão presidir sessão do Congresso, com as 2 casas juntas. Muito vaidoso. Mas graças a Deus que aí, sem a maioria quiser, derrubam o veto e fecham o ciclo do ato legislativo.

  21. Marcio disse:

    Sou a favor e de diminuir os Municípios, aqui em Minas tem cidade com menos de 1000 abitantes morando, imagina isso, a maioria dos bairros de Belo Horizonte tem mais que isso, e esses Deputados e Senadores querendo que seus correligionários mamem na teta do Governo, quer dizer do nosso.

  22. Delmo Oliveira disse:

    Quem mandou o Papudão entregar ao PMDB=Partido das boquinhas governamentais, parte dos órgãos do governo para levar adiante o projeto de perpetuação do poder central. O PT e sua base alugada estão esticando muito a corda. Vamos aguardar 2014. PT NUNCA MAIS!!!

  23. RAPHAEL DA SILVA SANTOS disse:

    Infelizmente, a criação de novos municípios não é para melhorar a qualidade dos serviços públicos. Está claro que o PMDB só está tentando criar mais uma chantagem contra o governo, pois o partido pode tirar o apoio a esta proposta se por acaso receber algum agrado da presidenta (nem preciso mencionar a que se refere o agrado).

  24. Sandro Alex disse:

    Nós não estamos necessitando de mais municípios, pois só servem para empregar mais políticos. gostaria de saber os deputados e senadores que são favoráveis a criação de mais cidades. com certeza não votarei NELES.

  25. Jucinei disse:

    Como essa “turma” é pródiga em arrumar “soluções” para aumentar despesas e arrumar currais eleitorais. Nenhum destes “iluminados” tem uma proposta digna para diminuir impostos, melhorar saúde e educação, como eles tanto prometem em tempos de campanha eleitoral… A minha proposta é: aumentem a quantidade de municípios e diminuam na mesma quantidade o número de deputados.

  26. Valdir disse:

    Dessa vez concordo com a Dilma, chega de cabidão de empregos de políticos corruptos, eles não querem melhorar é nada, eles querem se garantir com a criação de mais redutos eleitorais onde irão sugar o dinheiro de quem trabalha pagando mais e mais impostos e só ver retorno no bolso dos politicos, ainda mais do PMDB que está onde o Poder está para mamar, seja PT ou PSDB

  27. Terezinha disse:

    Mais cidades para mais políticos mamarem nas costas do povo? Ora, tomem vergonha na cara.

  28. Jose Miguel Vieira Moreira disse:

    Sou totalmente contra a criação de novas cidades mais dinheiro para ralo

  29. Jailton disse:

    Atitude sensata essa de Dilma. Deveriam diminuir e não aumentar o número de cidades.

  30. Jose Maria disse:

    Dilma está certa em vetar essa barbárie. A federação já está em dificuldade com estados e municípios quanto a responsabilidade fiscal, agora mais cidades, pra que? O PMDB é partido irresponsável, sempre o foi. Criar cidades para o bem estar de alguns políticos e seus afilhados políticos e lesar os cofres do tesouro, é movimento abominável.

  31. Celso disse:

    Isso só pode ser brincadeira dos Dinossauros PMdebistas, um partido que a muito tempo não cria nada a favor do povo brasileiro, só pensa em barganha com o governo ´´cambada“, assim como temos municípios em excesso no país temos também muitos partidos, temos que colocar o bloco na rua contra toda esta picaretagem. Vamos lá Passe Livre, Anonymous e Black Bloc.

  32. NILSON disse:

    A Presidente infelizmente tem razão a criação de novas cidades vai gerar maior gasto para união, mais politicos corruptos e instituições publicas mal administrada

  33. NILSON disse:

    A Presidente infelizmente tem razão a criação de novas cidades vai gerar maior gasto para união, mais politicos corruptos e instituições publicas mal administrada

  34. francinebio disse:

    ESSES POLITICOS ESTAÕ DE BRINCANDO COM A CARA DO POVO BARSILEIRO ESTAÕ QUERENDO CRIAR MAIS MUNICIPIOS PARA PODEREM ROUBAR O DINHEIRO PUBLICO ISSO É UMA VERGONHA.

  35. Hildebrando Dias dos Santos disse:

    Conheço Cidades no interior do Estado da Bahia e do Piaui; Estados de minha origem, que não tem estrutura nem mesmo para ser um bairro de periferia de uma Cidade pobre. As pessoas que defendem a criação de novas Cidades, sobretudo no Nordeste, não tem nenhum outro interesse, se não o de criar currais de poder local, onde ele possa, juntamente com seus apaniguados, manipularem, a única verba que recebem, que é o FPM. Sim, pois estes Municípios, não geram nenhum imposto em suas respectivas jurisdições. Com uma agravante: vão dividir o que já é pobre e escasso.

  36. renery disse:

    tanta coisa pra discutir,fica político falando besteira! miséria vamos falar de dar um jeito na saúde, educação e segurança pelo menos, esse Brasil da copa tá uma vergonha.Só tem ladrão fora e dentro da política brasileira, viva os arrastões.

  37. Cris disse:

    Incosntitucional é esse bando de ladrões de terno e gravata desviando nosso dinheiro. Criar mais cidades , para quê? Mais prefeitos, mais vereadores e mais desvios? Que palhaçada! Neste ponto concordo com o veto da Presidente Dilma.

  38. ACHO QUE DEVERIA DIMINUIR O NUMERO DE MUNICIPIOS,NUMEROS DE DEPUTADOS E SENADORES, POIS É MUITO PILANTRA ROUBANDO, O BRASIL COMO É QUE FICA V E R G O N H A AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

  39. Alex da Silva Godinho disse:

    Fala sério, pq vcs PMDBistas não fazem projeto para diminuir os seus GRANDES SALÁRIOS.
    Daqui a pouco não venham reclamar que o povo estará nas ruas novamente.

  40. paulo cezar de azevedo disse:

    Principalmente no Norte do país, há muitas vilas de bom porte, praticamente isoladas da sede do município. Veja por exemplo o caso de Castelo dos Sonhos no Pará,situado a 1.000 km da sede em Altamira. Observe que são 1.000 km, não 10, 100 ou 500.É quase a distância de São Paulo para Porto Alegre.É perfeitamente plausível a criação de municípios seguindo critérios adequados já definidos.
    Se o país tem excesso de municípios, por que então não há nenhum município lutando para ser fundido a outros já existentes?

  41. Archimino disse:

    Até que enfim a Dilma acertou uma. Chega de aumentar gastos com criação de novos Municípios. Para ser considerado um verdadeiro Município o lugarejo deveria ter no minimo: Um Hospital e um Presidio.

    • Archimino disse:

      Continuando; Um hospital para a população, um cemitério para seus mortos, um presídio para abrigar os políticos corruptos e os cidadão do mal e uma escola. Quantos municípios hoje possuem ao menos estes quatro serviços básicos?

  42. Edilson Nascimento disse:

    deveria diminuir, nada de municipios com 2000, 1500 pessoas que só dão prejuizo, infelizmente terei com concordar com dona dilma

  43. Gilvandro Batista Gomes disse:

    Liberdade, vocábulo de difícil conceituação.” Pequenas Empresas, Grandes Negócios ” Porque tolher a liberdade de quem quer criar um Município? Os fundos correspondentes a cada pessoa a cada aluno não vai para o Distrito e sim para o Município que às vezes administra mal a verba do munícipe distrital, ficando este a ver navios. Um exemplo vem de Itabatã no sul da Bahia, que vila é maior que a cidade mãe Mucuri, que dilui grande parte da arrecadação da vila para tentativa sem sucesso da Prefeitura aterrar o mar em dano ambiental,querendo barrar a natureza, deixando a grande população em abandono e exposta aos riscos doenças, e com falta de conforto, e longe das decisões.”Pequenos Municípios Menor Corrupção” .

  44. José Pedro Quirino disse:

    Parabéns, Dilma. País rico é pais sem necessidade de mais municípios.

  45. Hildebrando de Souza Santos disse:

    A grande maioria dos municípios brasileiros não possuem arrecadação que não supre nem as despesas de suas câmaras municipais. Vivem da transferência de receitas (FPM, FPE, etc.. Ou seja, sustentam uma estrutura administrativa que no máxima precisaria de um administrador local. Sugiro que o IPEA elabore um estudo mostrando o nosso federalismo capenga.

  46. Cesar Messa disse:

    O último que sair apague a luz.

  47. Cecílio disse:

    O grande lance, é, para mim se dá pelo o fato primordial de que estes municípios não são emancipados vinculado a uma origem de um processo e projeto social. Pois, o que se sabem, são meras querelas de politiqueiros perdidos (171s). Quando deveriam os mesmos surgir de acordo um projeto claro de construção de sistemas de saúde, educação, desenvolvimento social e urbano, de maneira perene. Tudo isto focado nas necessidades locais, como: cultura, economia,esporte, lazer. Contudo, somos contra a criação de currais eleitorais, falsas promessas,projetos sem perspectivas, para apenas satisfazer a falta de programas partidários.

  48. […] A bancada do PMDB no Congresso se mobiliza para tentar derrubar o veto presidencial à lei que pretendia autorizar a criação de 269 novos municípios no País. A informação é do Blog do Kennedy. […]

  49. Genildo Salles disse:

    Senhores acima, venho expor minha oração em nome do estado do Maranhão.
    Que é um estado miserável por conta de uma oligarquia. mais temos também por outro lado POVOADOS que necessitam de uma independência. por ex: AUZILANDIA. município de ALTO ALEGRE DO PINDARÉ-MA
    no qual sairá como novo município com mais de 15.000 habitantes

  50. Daniel Castilhos disse:

    O PLP 98/2002 exige que a votação seja feita em todo o município ou nos municípios envolvidos e não somente na área que quer a emancipação!! Pergunta: como os emancipacionistas conseguirão convencer a sede do município com maior número de eleitores a votarem a favor da emancipação do distrito?? Será que ninguém se deu conta disso ainda??

  51. ORLANDO MIGUEL DE SOUZA disse:

    SÓ QUEM MORA EM MONTE ALTO,E VENDINHA, MUNICIPIO DE PADRE BERNARDO GO, NA DIVISA COM O DISTRITO FEDERAL, SABE O QUE É NÃO TER UMA ADMINISTRAÇÃO LOCAL, JÁ QUE A SEDE DO MUNICIPIO DISTA 70 KM DESTES POVOADOS, QUE ESTOURAM DIA A DIA EM SUA POPULAÇÃO,ENTRANDO NO PERIGO DE DE SE TRANSFORMAR EM UM GUETO COMO OS MORROS CARIOCAS QUE A BANDIDAGEM TOMA CONTA, MAIS OS RISCOS AMBIENTAIS DEVIDOS AO INCHAÇO POPULACIONAL, NA PERIFERIA DE BRASILIA QUE VÃO ACONTECENDO PAULATINAMENTE E RAPIDAMENTE.É URGENTE EMANCIPAR ESTA LOCALIDADE PARA DISCIPLINAR O QUE É INEXORAVEL DE SE VER,A POPULAÇÃO AUMENTANDO E OS PROBLEMAS SE AVOLUMANDO, SEM PREFEITO PARA TOMAR CONTA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-27 16:42:51