aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
06-01-2014, 8h00

Política econômica demanda correção de rumo

Do contrário, futuro governo terá de fazer ajuste mais duro em 2015
26

O “Recado do Blog” de hoje é sobre a missão árdua da presidente Dilma Rousseff na economia. O baixo desemprego e a renda em alta criam um colchão político-eleitoral favorável à petista, mas ela terá desafios a vencer, como restaurar credibilidade fiscal e manter inflação sob controle.

Comentários
26
  1. Evalto mendes disse:

    a dilma tem dois couçoes eleitorais o primeiro
    é aecolomia o segundo é a oposição que náo tem projeto para o brasil

  2. Norberto da Silva disse:

    DILMA fará de tudo, manipulará todos os índices, continuará a dar prejuízo à PETROBRAS, virá a público dizer que tudo está sob controle, mentirá muito, durante o ano inteiro, e, se for reeleita, então, logo no mês seguinte, o POVO sentirá na própria pele o que está sendo represado em termos de inflação com a volta dos dois dígitos, aumentos da gasolina, aumento dos juros, além dos 20% ao mês, e assim por diante. DILMA VOCÊ É UMA FARSA EM TUDO.

    • Danilo Antônio Oliveira Fonseca disse:

      Meu caro, você está enganado.

    • moacir disse:

      norberto sem magoas mas vc elem de nao saber nada de economia é analfabeto em politica

    • Tursi disse:

      Qual é o prejuízo da Petrobrás? Você sabe que ela valorizou horrores no governo do PT? Com a entrada do pré-sal os lucros da empresa vão dar um salto e isso graças à Dilma. Sinto muito, mas você está sendo manipulado pela imprensa,o que eles querem são aumentos mensais no preço da gasolina. Você está disposto a pagar? Com isso a inflação vai disparar e seu poder de compra vai cair, é isso que você quer? Incrível como as pessoas defendem medidas contra elas próprias.

      • Carlos disse:

        A Petrobrás teve algo em torno de 40 bilhões de reais de prejuízo com a importação de combustível nos últimos dois anos! O governo do PT é o responsável por isso, já que a obriga a vender o combustível por um preço mais barato que o pago para importá-lo. A Petrobrás precisa de capital estrangeiro para financiar o aumento de produção esperado até 2020 e, por causa da irresponsabilidade dessa política petista, ela se tornou a empresa mais endividada do mundo! Essa política está afetando negativamente a produção de etanol no Brasil, várias usinas fecharam!
        Meu caro, acredito que qualquer pessoa que esteja acompanhando a Petrobrás sabe da péssima gestão que o PT faz! Vá além da ideologia e verifique os fatos! Caso a Petrobrás sobreviva e se valorize será apesar do PT e não por causa dele!!!
        Ahhh, em relação à inflação, os elevados gastos do governo são os responsáveis por ela estar tão alta e não o aumento dos combustíveis! Falta competência!!

      • Antonio Barbosa disse:

        Vou lhe dizer qual é o prejuízo da Petrobrás: $ 200.000.000.000,00 BILHÕES de dólares de dívidas e uma desvalorização acionária de 57%. O pré-sal meu caro é um conto de fadas e se produzir alguma coisa será somente após 2020, por isso jogaram os investimentos em educação para esta data, porque simplesmente não vai acontecer. A Dilma é um PosTe manipulada pelo Lula e não SABE nada de nada. É fraca, sem expressão, sem opinião e como todo petistas joga toda culpa na mídia, no PSDB, no FHC, nos nervosinhos. O aumento da gasolina era necessário para equilibrar as contas da Petrobrás, mas havia o fato inflação que pressiona fortemente os índices e então represou-se o aumento em detrimento da empresa para jogar para torcida e tentar ganhar as eleições. E depois Tursi? Como será o amanhã quando não haver mais nenhum meio de segurar os preços? Seremos uma Venezuela? Acorda meu caro, o PT é um câncer para o BRASIL.

        • Tursi disse:

          Ridículo, a dívida da Petrobrás é por causa de INVESTIMENTOS, que retornarão à empresa, e já neste ano entrarão em operação várias plataformas que irão aumentar nossa produção. Logo, logo as ações da empresa irão aumentar quando começarem a entrar o retorno dos investimentos bilionários que ela está fazendo e você ficará com a cara no chão.

      • tunim disse:

        Voce não me engana com esse Nick. Seu nome é Guido Mantega.

      • tunim disse:

        Mas também pode ser Dilma Roussef….OH duvida cruel!

    • Marujo disse:

      Caro Norberto. Há 10 anos vocês vem falando sempre a mesma coisa. Agora vai quebrar, no próximo ano quebra, agora estoura, agora vai. E nada. O Brasil continua sólido, desemprego abaixo de 5%, aumento das vagas nas universidades, nas creches, o estudo de 9 anos que ampliou o acesso ao ensino fundamental, a Petrobras se tornando uma das maiores empresas do mundo, bancos estatais, CEF, BB, BNDES, com lucros impressionantes (eles só geravam prejuízos no passado), grandes obras, nova indústria naval (ela tinha sido erradicada no governo anterior), dívida pública que caiu de 65% para 34% do PIB em apenas 10 anos, etc, etc, etc, etc… ora… por que não te calas???

    • Roberto disse:

      Qual prejuízo cara-pálida? O que voce anda lendo?
      A Petrobrax valia menos de R$ 10 bi quando FHC queria vende-la, agora vale mais de R4 100 bi e está todo o mundo querendo vir pra cá. Lula e Dilma reativaram a indústria Naval e todas as plataformas agora são fabricadas aqui.
      Tá com saudades do FMI??

    • Hildebrando Dias dos Santos disse:

      Qual Político, seria tão ingênuo a ponto de não usar os mecanismos, que favoreçam a manutenção de sua linha Administrativa e Econômica, que viabilize a continuidade às propostas e planos, que acredita ser factíveis de seu Governo? O bom é que a Presidenta Dilma, não se pauta pelo achismo de ninguém.

    • Devido a péssima conduta de corrupção da oposição, o país hoje não tem nem situação nem oposição a favor do povo, eu sei que existe uma oposição irracional sem equilíbrio, que tenta passar para o povo que tudo é facil, também sabemos bem que a coisa não é bem assim. Por conta dessa situação o PT vem cambaleando aos troncos e barrancos, e com certeza ira compra votos a torto e a direito nessas eleições que vem. Se vocês não sabem, até a copa do mundo beneficiara o PT.

  3. Carla Lopes disse:

    Ver um jornalista petista falando nesse suposto “emprego alto” chega ser patético, será que pensam que enganam alguém? será que ele pensa que todo mundo não sabe que só no Bolsa Família tem 40 milhões de desempregados?? ora rapaz, esse é o pleno emprego do PT, já começa com 40 milhões de parados, fora os que não estão no mercado formal, os outros milhões que vivem vendendo bugigangas pelas ruas.

  4. Já temos no Brasil a maior concentração do mundo de helicópteros sobrevoando uma cidade urbana, São Paulo, e isso faz com que tenhamos ultrapassado a poderosa Nova York. E o que dizer de Recife, no Nordeste – região da seca, da fome, da miséria –, ter se tornado a cidade com o maior consumo de whisky Johnny Walker Red Label do mundo? O mesmo Nordeste abriga hoje o empreendimento comercial Riomar do Grupo JCPM, responsável pelo primeiro empreendimento comercial a levar operações diretas de marcas de luxo poderosas como Burberry, Hugo Boss, Prada, Ferragamo, Gucci. E, neste mesmo Nordeste, a onipresente marca de luxo M.A.C tem um dos mais expressivos resultados de vendas na América Latina.

  5. rodrigo suares disse:

    Meu amigo,

    Crise internacional??!!!

    Europa voltou a crescer, EUA voltou a crescer, China, apesar do desaceleramento, cresce à taxa de quase 2 dígitos.

    ESTE ARGUMENTO PETISTA PARA A INEFICIÊNCIA, TAMBÉM NA ECONOMIA, NÃO COLA MAIS!!!!!!!!

    Infelizmente irão ganhar de novo.
    BRASIL: PAÍS DE ANALFABETOS, INCLUSIVE POLÍTICOS!!

  6. Fábio de Oliveira Ribeiro disse:

    DISCORDO.

    Luiz Carlos Bresser-Pereira nos deu uma lição de economia política aos idiotas liberais que criticam Dilma por causa do baixo crescimento brasileiro em 2013:

    “Caso a presidente Dilma houvesse seguido os preceitos liberais ao começar seu governo, os resultados, em termos de crescimento, seriam piores, porque o real estaria ainda mais apreciado do que está (já que o governo Dilma logrou desvalorizá-lo ligeiramente), a taxa de juros estaria muito maior do que a atual (a baixa alcançada inicialmente foi a grande vitória do governo), a política fiscal seria mais contracionista, e não haveria a política industrial por meio da qual o governo Dilma tentou compensar o câmbio ainda altamente valorizado.”

    http://www.bresserpereira.org.br/Articles/2014/51.Desenvolvimentistas-liberais-e-o-baixo-crescimento.pdf

    No Estadão de hoje o Deutsche Bank deixa bem claro quem são os preferidinhos do “mercado” (aquela entidade privada que nunca é eleita pelo povo, mas que sempre quer governar para maximizar seus lucros causando desemprego, dificuldades e sofrimento à população). Aécio Neves está em primeiro lugar, Eduardo Campos em segundo.

    A política econômica de Dilma está correta, mudá-la apenas causará sofrimento ao povo para a alegria geral do “mercado”. Não quero ver o Brasil sendo governado pelo “mercado”, portanto, votarei em Dilma. Simples assim.

  7. Brasilino disse:

    Nossa divida de aproximadamente 4 trilhões de dólares está sendo financiada com o capital externo e evidencia um perigo extremo cujas consequências devem acontecer após as eleições.
    A repetição de toda aquela ‘tempestade financeira atingindo o povo’ é certa……não há como evitar.
    S.O.S. Brazil

  8. Delmo Oliveira disse:

    Só para lembrar. Madame Rousseff(PT/RS) num passado recente disse que era Doutora em Economia, não demorou muito e foi desmentida. Num país razoavelmente sério, teria sido banida da vida pública. Já no Sul Maravilha, tentará a reeleição para sustentar o tal projeto de perpetuação do Poder Central. PT NUNCA MAIS!!!

  9. javan disse:

    È, ela deve voltar ao passado. Para que criar tantos empregos! Ela deve vender os 51% da Petrobras ( o resto FHC , vendeu).Ela deve fazer pedágios como antigamete e esquecer os usuários quando criaram preços abusivos. Acabar com o Proune e mandar os jovens pobres plantar batatas. ELa deve fechar as 300 novas escolas técnicas.Ela deve acabar com o minha casa minha vida , afinal nossos pobres já estavam acostumados às favelas. Deve também acabar com o bolça família e parar de imitar a rainha da Inglaterra que dá bolsas até para imigrantes brasileiros. Deve também proibir o crédito consignável , afinal sempre tivemos a fininveste no passado que vendia dinheiro baratinho. Deve parar de mandar jovens Universitários fazer cursos no exterior. Deve fechar as UPAS e dispensar os médicos cubanos. Deve fechar as super-creches e a mãe que crie sua prole. Deve acabar com cursos profisionalizantes. Deve corrigir os combustíveis pelo dólar e assim agradar os especuladores das bolsas que torcem para isso. ELA VAI ECONOMIZAR BILHÕES…….OS POBRES QUE SE DANEM.

  10. marcio disse:

    o Brasil vem perdendo varias oportunidades de crescimento economico ao longo dos anos de retração da economia mundial, com medidas protecionostas e de controle cambial, tudo em nome da politica economica adotada pelos governantes a decadas, e o empresariado cego que acha que manter as barreiras economicas as importação vão salvar suas empresas, o que ocorre é que temos uma industria covarde e que é reversa a concorrencia , pois o empresario brasileiro prefere fazer o faz de conta com o governo e bancar governo após governo para que façam o que eles querem, uma industria de baixa competitividade internacional, ficam achando que o comercio interno será duradouro, olhem para os EUA , estão se recuperando e quando isto acontecer vocês verão o quanto vai sair caro esse protecionosmo nacional,haja vista que nossa exportação é baseada em comodietes de baixo valor , a China esta cada vez mais se modernizando, olhe só sua expansão espacial, olhe nossa industria de transformação ,que produto que exportamos que nos traz dividendos ?esta é a questão que temos que ter coragem para responder , é simples não temos nada, nada de valor que nossa industria de transformação exporta e que podemos dizer que gera divisas, passa ano após ano e nada de reformas fiscais e trabalhista , e o empresariado o que acha? por que não cobra o governo com viemencia? porque eles querem juros baixos e subdisíados do governo , é isso mesmo via BNDS, só que eles esquecem que esse dinheiro vem do contribuinte e que esse subsidio é maléfico ao país não gera divisa e nem crescimento , mas o tempo de bonança esta acabando e quando a conta chegar coitado de nós ,pois a cobrança vai solapar todos e os mais afetados vai ser a pobre da população ,ai vai ser tarde,

  11. Roberto disse:

    Kennedy, faça o seguinte: Candidate-se a presidente, vença as eleições, faça acordos com o Congresso senão voce será deposto, faça acordo com as elites senão o STF te prende e, depois disso tudo, aplique suas teorias econômicas, ok?
    To cansado de ver ex-Ministro dar palpites e comentaristas econômicos tambem palpitarem porque não tem nenhuma responsabilidade com nada.
    O que o povo brasileiro sabe é que do jeito que está indo está MUITO melhor do que antes e MUITO melhor que os países centrais, todos quebrados e com alto desemprego.
    Caso voce esteja com saudades do FMI tambem pode pedir a volta daquela turminha que se ajoelhava pra receber empréstimos escorchantes e vender a riqueza do país.

  12. Gesiel disse:

    A COPA DEVERÁ INJETAR MUITO DINHEIRO NA ECONOMIA BRASILEIRA, e isso, juntamente com a recuperação da economia global, poderão ser FORTES ALIADOS À PRESIDENTE DILMA. Ja para a oposição, vai ficar cada vez mais DIFICIL, se continuar apostando no “PLANO BOATO”, porque o BOLSA FAMILIA não acabou e MUITO MENOS VEIO A HIPERINFLAÇÃO, que o Tomate iniciou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-07-13 17:01:19