aki

cadastre-se aqui
aki
Entrevistas
24-07-2014, 15h34

Política externa de Aécio prejudicaria indústria, diz Garcia

17

ISABELA HORTA
Brasília

O chefe da Assessoria Especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, diz que a política externa de um eventual governo do senador tucano Aécio Neves (MG) prejudicaria a indústria brasileira. “Se o Aécio quer que nós reconstituamos a Alca (Área de Livre Comércio das Américas), vamos entrar num tipo de competitividade absolutamente absurda. É um livre comércio levado às últimas consequências que não está dando certo em parte alguma”, afirmou Garcia, em entrevista ao SBT. Para o assessor da Dilma, a receita de Aécio para a política externa colocaria a indústria brasileira em risco.

Garcia rebate críticas de Aécio à política externa do governo Dilma Rousseff. O tucano disse, no começo desta semana, que há um “alinhamento ideológico” nos acordos firmados pelo governo. Aécio afirmou que há um “desinteresse” nas negociações com a União Europeia que prejudica o Brasil do ponto de vista comercial.

Quando questionado sobre as pesquisas eleitorais que apontam queda da avaliação do governo, Garcia afirma que há um “fenômeno mundial de mal-estar com a política”. “Quem recebe a conta mais pesada é o governo, porque as atenções ficam concentradas naqueles que têm mais responsabilidade”, diz. Para ele, faltou ao governo petista “construir uma narrativa”. Isso explicaria, na visão de Garcia, a liderança do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, nas pesquisas de intenção de voto. “Ele conseguiu construir narrativa, a despeito da seca.”

O assessor da presidente Dilma para assuntos internacionais comenta o julgamento do opositor venezuelano Leopoldo López, acusado de incitação pública à violência e conspiração em protestos antigoverno. Para Garcia, López faz parte de um setor minoritário que defende a destituição de um presidente legítimo, Nicolás Maduro. “Como é que nós vamos apoiar um grupo que prega a derrubada de governo? Depois vem alguém aqui no Brasil e diz ‘Olha, os black blocs aqui estão exigindo tal e tal coisa e nós vamos sustentar as posições deles’.”

Garcia afirmou que o conflito entre Israel e Hamas é um “genocídio”. Para ele, as Nações Unidas estão “enfraquecidas” porque seus órgãos de decisão têm pouca representatividade. “Como é que se pode pensar que vamos regular o direito internacional, a geopolítica de hoje, com conceitos que são de 1944 e 1945? Não dá.”

Comentários
17
  1. Figyru Nakombi, o xina. disse:

    Kennedy isso é briguinha política. Quando o assunto é economia FHC/Aécim tem credibilidade, pq o plano real foi um sucesso. O resto é fantasia, ilusão e tome inflação… Até rimou.

    • Albert disse:

      Prezado Sr. acho que devemos dar a Cezar o que é de Cezar. O Plano Real foi Concebido e implantando no Governo Itamar Franco. Tendo inicialmente Rubens Ricupero como Ministro responsável. Na verdade o Fernando Henrique Cardoso caiu nesta história de para-quedas. Gozou dos benefícios criados no Governo Itamar. Rubens Ricupero é o da frase “o que é bom a gente fatura o que é ruim a agente esconde”. Teve meritos sim, visto que tomou medida não muito populares mas necessárias, assim como também teve méritos, Lula e tem a Dilma.

      • Marcos disse:

        Albert, o único mérito que o pt tem é quando se fala em assistencialismo e bolsa, é só programa assistencialista e mais nada. Quando o assunto é economia de verdade, FHC é o maioral, o pai e o pt se curva, Lula foi freguês perdeu pro FHC muitos anos por causa disso. Na época, ele não concordava, errava e perdia direto, aliás a “concordância” sempre foi uma falha dele.

        • Henrique disse:

          Cara, FHC é maioral somente diante de empresas de comunicação de que ele é o queridinho, mas para a classe trabalhadora, ele não tem voto porque nunca representou os interesses da população. Eu não sei se você viveu a década de 90, mas acho que não faz idéia de que a equipe do FHC controlou a inflação com arrocho salarial, ou seja, ninguém consome nada porque não ganha nada, não tinha dinheiro e o pior, também não tinha emprego, faça as contas do que é 12% de desemprego num país de 180 milhões de habitantes e ainda pior, não tinha uma educação um pouco melhor porque ele em 8 anos de governo não construiu nenhuma faculdade pública. Qualquer coisa vinda do PSDB e seu legado não tem meu voto, nunca.

          • Marcos disse:

            Henrique, vou lhe ensinar algo. Quando os petistas usam o termo classe trabalhadora, na verdade, eles estão discriminando os próprios trabalhadores, pois que eu saiba todos são. O termo trabalhador não é atributo de gente pobre ou humilde ele atinge desde um executivo a um peão de obra, estes, os trabalhadores, fazem parte de empresas, industrias de diversos setores, até o Kennedy é trabalhor… Os petistas gostam de discriminar pessoas usando o termo trabalhador errôneamente, achando que atingem apenas a classe mais pobre. Então FHC que tb é trabalhador, domina a economia, os empresários e os diversos trabalhadores deste país. Ninguém quer saber de pt ou de gente que se esconde atrás de assistencialismo.

    • cristiano disse:

      Inflação acabou no mundo inteiro. O plano real foi um otimo plano, mas o mais importante do FHC foi a responsabilidade fiscal. Curiosamente, Lula salvou o plano real da derrocada, quando conseguiu ter muito mais responsabilidade fiscal que FHC.

  2. Santos disse:

    Puxa! Ainda bem que o PT está salvando nossa indústria! Ô país de medíocres, não passam de farinha do mesmo saco nossos partidos políticos, todos profissionais de negociatas interessados apenas em seus bolsos. Nestas eleições estão conseguindo se superar nas surubas eleitorais, mas o pior é que ainda tem eleitor que acredita nessas bestas-feras…

  3. Este senhor Marco Aurelio…me deixa com vergonha de meus cabelos branco,como pode ser tão insensato assim ,qual é a diferença entre as vitimas dos Russos,da Venezuela , da Palestina ou de ISRAEL…todos foram assassinados por terroristas como pode ele achar que uns são menos vitimas que outros…a politica externa senhor Marco Aurelio já esta,prejudicada com vossas faltas de sensatez no trato de assuntos serios e como o caso de Israel e Hamas,no caso da Venezuela…o melhor que este senhor poderia fazer para o Brasil seria ele pegar uma varinha de pescar e ir para a beira de uma represa pescar…COMO pode uma pessoa usar DOIS pesos e DUAS medidas em casos tão serios como no caso de Israel e Hamas.

  4. jose arinos teixeira disse:

    Acredito que garcia tem credibilidade zero para falar de industrias. Temos dezenas de exemplos de como um partido-seita é capaz de acabar com as empresas, p. ex. petrobras. Talvez ele possa nos explicar onde foi parar o dinheiro das negociatas do pt? Poderia ele esclarecer o que está acontecendo com as empresas campeões do pt? Quem vai pagar o rombo do BNDS do sr. eike batista? O tesouro nacional, com dinheiro do povo? Que cara de pau!!!!

  5. Alexandre disse:

    Creio que a verdade esteja em uma criação de uma moeda única. O resto das explicações sobre o que acontece no resto do mundo é apenas blá balá blá.
    A transparência do Brasil – Petista pode ser vista pelo próprio Portal da Transparência, que não demonstra os valores sacados do programa. Lógico que é um bug no sistema, porém, pelo tempo que note isso, já deu tempo de acertarem.

  6. Indústria Brasileira (indústria latino americana) tem medo de que?! faz-me rir……

  7. David disse:

    O cara é da assessoria da presidencia, alguém esperaria que ele falasse algo ao contrario?

  8. Nelson Tavares disse:

    Esse Senhor sempre mau informado, hoje o Brasil só esta no Patamar que esta graças ao Plano Real, que completou 20 anos, ou seja, a 20 anos que temos a mesma moeda, e o PT esta conseguindo destruir isso nos seus quase 12 anos, o Sr. Lula teve como virtude não mexer no Plano Real. Sua Bolsa Familia ter como berço a Dna. Ruth Cardoso, esposa falecida do então Presidente Fernando Henrique Cardoso, e mais uma vez o que faz o Sr. Lula, usa essa “bolsa” como moeda de troca de votos, um programa social tem sucesso, principalemente desse tipo, quando voce mede quantos estão deixando de ter esse necessidade, e não quantos mais precisam, isso só indica que o programa gerou uma acomodação de quem depende dele. Dessa foram se tivessemos formação profissional, já que o PT sempre levantou a bandeira do “partido dos trabalhadores”, porque em vez de Bolsa Familia para o individuo ficar em Casa, não se criou a Bolsa-Emprego, gerando emprego pra quem não tem, formação profissional, estagios, independente da idade, toda empresa precisa, se o individuo não tem formação, se candidate a ser estagiario, e as empresas recebendo deduções em seus impostos para acolher essa mão de obra. Se em doze anos não fez nada parecido, não é agora que vai fazer. E esse senhor Garcia, não tem nem bagagem e nem moral pra criticar ninguem.

  9. Itamaraty Em Chamas disse:

    Antes o Aécio destruindo a indústria doque o MAG a salvando. Qualquer um que veja o comportamento da indústria nos últimos 12 anos vai perceber que as coisas desandaram, principalmente porque o governo não acertou nada, não corrigiu nada, e direcionou a política comercial externa a oferecer produtos com menor qualidade e tecnologia para parceiros menores, o tal de multilateralismo do comércio. Só que a tendência é que nossos clientes sejam devorados, sistematicamente, por quem é mais competitivo, enquanto nossa indústria não investiu para se atualizar, porque não precisava, ou porque era caro demais. Agora, temos uma situação, que o PT criou, ou sustentou, e que o MAG apontou corretamente, que é a incapacidade de concorrer em um livre comércio: Um dos possíveis maiores mercados do mundo, os EUA, arrasariam oque resta da indústria em um acordo de livre comércio. Nos tornamos totalmente incapazes de resistir, de competir, de participar. O PT teve o dom de criar isolamento econômico com o aumento das parcerias… E a receita federal dá mostras disso, quando começa a se preocupar em restringir ainda mais as importações, até mesmo dos viajantes que trazem badulaques na bagagem: Exemplo de que os preços e impostos no Brasil seguem totalmente desequilibrados, para isso ser um problema digno de atenção…

    O PT não tem competência para gerir a economia, simples assim. Tem um monte de doutores e filósofos em seus quadros, mas nenhum parece preocupado em resolver os problemas, apenas em viabilizar a redução da desigualdade, que no passo atual, vai significar o empobrecimento generalizado, ao invés do enriquecimento dos mais pobres…(as vezes, o ganho imediato, mas não sustentado, como é o bolsa família, não é a solução de longo prazo…)

  10. douglas disse:

    Vou votar no PT só para ver se essas mentiras que falam dele vai vingar, até agora não colou.

  11. Pereira disse:

    Esse Senhor apareceu? Não sabia?

  12. gilvanea disse:

    esse senhor represente tudo de ruim que esse governo faz ao país, puro atraso e intolerância, o gesto que ele fez e que foi flagra pela tv é o mesmo que no estádio de futebol xingaram a dilma, isso é o que ele representa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-10-21 16:14:52