aki

cadastre-se aqui
aki
Política
25-02-2016, 9h09

Por birra, Dilma pode faltar a encontro do PT

Ausência será erro; reforma da Previdência depende do partido
31

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Se deixar de ir à reunião do Diretório Nacional do PT no sábado, a presidente Dilma Rousseff cometerá mais um erro político. Até ontem à noite, Dilma pretendia faltar ao encontro, apesar de ter mais a perder do que o partido.

Para uma presidente da República que precisa do apoio do seu partido para viabilizar a reforma da Previdência, a pior estratégia é se afastar da legenda. Nos bastidores, a presidente está contrariada com a oposição do PT à reforma da Previdência e medidas econômicas anunciadas recentemente pelo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa.

Acontece que, sem o apoio do PT, não haverá reforma da Previdência. A oposição e partidos aliados vão usar isso como justificativa para barrar a reforma.

Ministros ainda vão tentar convencer a presidente a ir ao encontro do Diretório Nacional e de comemoração de 36 anos do partido, que ocorrerá no Rio. Há esperança de que ela aceite mudar a agenda de uma viagem presidencial ao Chile nesta sexta e sábado. Dilma tem alguns compromissos no sábado que poderiam ser desmarcados. Ela poderia voltar cedo para participar da reunião petista.

Enquanto o país afunda economicamente, a presidente acha que tem o direito de tratar com o fígado as críticas do PT. É um erro. Ela deveria ir ao encontro e debater a proposta com o partido dela. Dilma não tinha voto para estar no Palácio do Planalto. Virou presidente por causa do apoio do ex-presidente Lula e do PT.

A presidente está no poder há 13 anos _oito como ministra no governo Lula e cinco no comando do país. Não aprendeu nada? Continua achando que sabe mais do que todo mundo. Continua tratando mal os auxiliares, “espancando”, como ela diz, propostas que são sugeridas. Continua achando que é a melhor economista do planeta. Entende mais do vírus zika do que os técnicos da Saúde. Continua centralizadora e gastando enorme energia em detalhes.

O cenário externo, de fato, não ajudou Dilma. E a oposição se comporta como se não fosse voltar a governar o Brasil um dia. Mas a gravidade da atual crise econômica reside em erros da presidente. Será que ela não consegue ver o buraco em que enfiou o país e fazer uma autocrítica mínima?

A presidente não gravou participação para o programa do próprio partido nesta semana porque está magoada com a legenda. Parece birra de criança. Faltam humildade e competência à presidente da República. E quem paga o pato é o país.

*

Colhendo o que plantou

O governo fez jogo duplo na votação do projeto que permite que a Petrobras não seja a operadora única do pré-sal. Para efeito público, dizia que era contra. Nos bastidores, admitia a mudança. É o tipo de esperteza que costuma engolir o dono.

Havia bons argumentos para ser contra ou a favor da mudança. O assunto não precisava ter queimado etapas no Senado. Mas o que aconteceu com a Petrobras é parecido com o que ocorreu com a economia.

Há, sim, fatores externos que prejudicaram a empresa, como a queda do preço do petróleo. A corrupção fez muito mal à empresa. Mas a má administração da estatal, que congelou o preço da gasolina, asfixiando a Petrobras e o setor de etanol, foi um erro direto da presidente. Agora, para corrigir esse erro, a Petrobras perdeu peso na extração do pré-sal.

*

Não tem perigo de dar certo

Ao retirar do Brasil o grau de investimento, a Moody’s, confirma um consenso internacional de desconfiança em relação à política econômica do governo Dilma. Também é uma crítica ao trabalho do ministro da Fazenda, Nelson Barbosa.

O rebaixamento da nota de crédito do país veio cinco dias depois de Barbosa anunciar medidas de combate à crise. Desde a queda de Joaquim Levy da Fazenda, o mercado aumenta a expectativa de inflação e de recessão para 2016.

A dupla Dilma-Barbosa não desperta confiança econômica. O governo faz um discurso de ajuste fiscal. No entanto, não entrega o ajuste. Fala em reforma da Previdência, mas não apresenta uma articulação política sólida para viabilizá-la. Faz um discurso que contraria a sua base social, mas não convence os investidores. Só perde assim.

Enquanto o governo não tomar medidas concretas e de curto prazo para reduzir o crescimento da dívida pública, o país vai piorar. A decisão da Moody’s reflete essa percepção.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
31
  1. Romanelli disse:

    Concordo, DILMA não tem NENHUM perfil político, é um desastre, mas ela tb foi atropelada – fora por seus erros e estratégias econômicas – pela duração duma crise que se mostrou MUITO maior do que a capacidade do Estado indutor segurar o rojão da crise mundial (fora ainda a queda das commodities, agora o acidente da CVRD, a crise hídrica, o choque do clima na inflação, a paralisação da Lava jato etc)

    Ela NÃO é o maior mal que infesta o país – estão querendo eleger um culpado – é uma ingenuidade acreditar que com sua saída tudo se resolveria ..não fosse hoje uma Lava Jato, um CUNHA, um Congresso abjeto, ou a possibilidade dum Temer assumir (c/todo aquele carisma), mais ainda, as lambanças da base e da oposição TERRORISTA, e a CRISE não teria chegado aonde chegou
    .
    Ontem, entre ótimo bom e regular o governo, pela CNT, ainda tem 37% de aprovação ..tal qual 2014 ..prova maior que a população NÃO esta engolindo esta tentativa insistente da mídia em se FABRICAR crise todo dia

    • Alex disse:

      Concordo com o que vc disse, mas se afastar do PT é um erro, além de falta de gratidão. Será que ela se esqueceu, que não fosse o PT e os movimentos sociais em 2015, e altura estaria impichada ? É preciso ter sabedoria, e baixar a temperatura, conversar primeiro com os seus, pois do outro lado, não há solidariedade alguma.

  2. caio disse:

    Se nem o partido aguenta mais ela…imagina nós brasileiros e aqueles mais de 1 milhão que perderam seus empregos desde o ano passado…defender essa senhora nos dias de hoje não pode estar bem da cabeça.

    • Tereza Santana disse:

      Kennedy leio seus comentários constantemente e parabenizo-lhe se em algumas ocasiões você mostra a perspicácia como neste trecho: “O cenário externo, de fato, não ajudou Dilma; e a oposição se comporta como se não fosse voltar a governar o Brasil um dia”. Corrijo-lhe pois a oposição (leia-se burguesia e seus capachos)é a principal responsável pelo ‘caos político e econômico’ que temos hoje. Você dá a ideia de desconhecer este detalhe pontuando a “gravidade da atual crise econômica reside em erros da presidente”, como se a responsabilidade de desacertos atuais fosse exclusivamente de Dilma Rousseff. Por favor não esconda a perspicácia ‘pecando’ em coisas como: “Será que ela não consegue ver o buraco em que enfiou o país e fazer uma autocrítica mínima”? Você é muito brilhante para fazer parte do jogo sem futuro: colaborar com a fábrica burguesa da crise, pois a História do Brasil foi construída com os péssimos hábitos que hoje damos notícias até Dilma Rousseff sacudir o lixo do tapete.

  3. João Alberto Afonso disse:

    Na verdade, o que essa cidadã está buscando, é desgrudar do PT ante todas as acusações de corrupção que são imputadas as suas grandes estrelas e condenações em grande volume. Ora, foi eleita por conta do LULA e, agora, quer fazer ouvidos de mercador. Aliás, falando em corrupção, era ela a Presidente do Conselho de Petrobras e autorizou e assinou a compra do lixo chamado Pasadena. Ainda, caso o tal de marqueteiro abrir a boca e o Delcídio for para Curitiba, a coisa vai ficar muito feia para ela, se já não está, vez que o “eu não sabia de nada” não vai colar.

  4. Joaquim disse:

    Quanto mais tempo esta senhora e o seu partido ficarem no poder maior será o custo para a sociedade brasileira pagar, principalmente os mais pobres e vulneráveis. Quem é um pouco mais velho viu isto ocorrer no moribundo governo militar e no incompetente governo Sarney.

  5. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Essa facção é tão ruim que nem se entende entre si.
    Parece leprosário, todos se afastam uns dos outros.
    É o fenômeno da múltipla contaminação … política.

  6. Roose disse:

    O Brasil está passando um momento extremamente delicado e difícil, enquanto isso os políticos birram pra lá, birram pra cá e o povo brasileiro segue sua via – crúcis, tentando sobreviver em meio ao mar de corrupção e incompetência.

  7. A Dilma e o PT, são os piores flagelos do Brasil, realmente o país não tem como melhorar enquanto ela permanecer no governo. O PT e sua eterna teimosia, querem terminar de destruir o país, chega desta corja e seus asseclas. Cada vez mais o Brasil degringola e eles sequer admitem que erraram e que continuam errando, depois de treze anos governando o que sobrou? Inflação galopante, juros nas alturas, desemprego, recessão, crise política, econômica, moral, mais três anos com essa senhora em Brasília e não vai sobrar nada.

  8. Helton disse:

    Vou pegar um trecho do seu texto “O cenário externo, de fato, não ajudou Dilma.”

    O cenário externo nunca agraciou o FHC e o PT sempre bateu nele nas crises.

    O cenário externo, que nunca se repetirá, agraciou Lula e ele disse que foi ele que fez todas as coisas boas, só elas.

    Hoje o PT governa em condições externas melhores que o FHC e não consegue resolver os problemas.

    Não é na fase boa que conhecemos os grandes líderes, mas nas piores e o Lula está mostrando que não é tudo isso que ele sempre falou.

    A Dilma não vai conseguir resolver a crise econômica e ainda vai deixar um legado maldito para os próximos 3 governos, pode anotar…

    Gostaria de ver esse tipo de informação nos seus textos…

  9. Roberto Brunassi - adv. Londrina-Pr. disse:

    Parabéns ao Kennedy. Acho que ele sintetizou de forma simples e clara o jeito de governar da Dilma. Ela ( a Dilma) esqueceu que está à frente de uma nação, e não mais brincando de “casinha”.

  10. Questionador disse:

    A Dilma está certa, pois foi o PT que levou-a para este buraco. O PT fez as besteiras e colocou a presidente em Xeque. No momento que surgiram os boatos de corrupção no PT, ela deveria se desvincular imediatamente do Partido dos Trabalhadores, mostrando que não coaduna com a corrupção.Quanto a votação das medidas, nós ( a população e até mesmo a imprensa ) temos que entender que estes “nobres” Deputados, devem votar no que é bom para o país, ao invés de barganharem cargos em troca de votos. O maior erro da Dilma, foi dar ouvidos a ex-presidente da Petrobras, Graça Foster, que sabia da corrupção interna na Petrobras, mas por motivos obscuros, fez-se de rogada.

    • Daniel disse:

      Caro Questionador, lembre que foi o PT e o Lula que tambem colocaram ela onde está.
      Se não fosse o barba e a estrela vermelha brilhando no holofotes com a foto dela, se não fosse a verba do PT, de origem questionável digasse de passagem, bancando o marketeiro Joao Santana, para escrever os discursos de campanha ela não estaria onde esta hoje.
      Essa jogada partidaria agora é pra tentar desvincular a imagem do Lula dela, para que possa ganhar a eleição de 2018. O Lula diz, ela esta fazendo errado… não escuta meus conselhos…. Tem gente que acredita viu.
      Mas, como disse o Kennedy em um comentário de meses atras, é impossivel fazer tal desassociacao.

  11. Questionador disse:

    Sinceramente, eu ainda não entendi a posição do Kennedy. Há momentos em que ele parece uma pessoa inteligente, mas há momentos que parece ser apenas um “mais um a multidão”. Fica publicando e discutindo temas ridículos que não acrescentam em nada ao nosso país. Se ele realmente que ajudar o nosso país, assim como eu, ele deveria bater de frente com os políticos, mostrar o despreparo deles para com a função, mostrar que eles não merecem o salário que recebem, mostrar que eles nem procuram entender os assuntos para votarem e tantas outras mazelas deste indivíduos.

  12. Otacilio disse:

    Ela já está tentando se desvincular do PT, para não associarem a ela a corrupção que está ai, mas doce ilusão, uma vez que já está “tatuado” a figura dela e de Lula ao PT, ou é pura incompetência mesmo que não consegui liderar nem seu partido

  13. Alberto disse:

    O governo fêz tudo certo e aconteceu a crise por culpa exclusiva da midia,do terror oposicionista,do congresso onde o (des)governo é majoritário(larga vantagem),da Lava Jato que apura os crimes dessa quadrilha que assumiu o poder do país. Caramba!!!!!!!

  14. Ronaldo disse:

    As pessoas e também as instituições normalmente respondem e devem responder por suas escolhas. Afinal a nobre senhora foi escolha pessoal do senhor Lula e empurrada goela abaixo do partido, logo, as consequências podem e devem recair sobre quem patrocinou uma opção que até as pedras das ruas sabiam ser equivocada, afinal, sem traquejo político, sem cargo eletivo e sem sobriedade, fica óbvia a impossibilidade de governar uma nação. Atos tem consequências e como dizia o grande filosofo A. Garotinho do RJ, “Quem pariu a criatura, que a embale”. Basta olhar para a trajetória, origem e comportamento que fica claro que a mandatária não tem nem cacoete de petista e só seu criador acreditou no potencial da criatura sem nunca se dar ao trabalho de justificar perante o partido ou ao país que o havia eleito os motivos de tal opção que esfacelou o partido e poderá inviabilizar o sucesso de futuras candidaturas oriundas do mesmo.

  15. Promessas não cumpridas lavaram ao descredito e ao rebaixamento das notas. As notas são de “CREDITO”. O desgoverno e a falta de rumo, não nos levam a lugar nenhum. O governo está perdido. O PT nos trouxe até aqui.Estamos como o povo judeu na época de Moises. Perdidos no deserto a 13 anos por acreditar na terra prometida prospera para todos. Abandonamos o DEUS do céu para adorar como deus, um político da terra. O castigo não demorou a vir! Aquele que prometia o “céu na terra”, se juntou com aqueles que sempre se venderam a Mamon. Me diga com quem andas, que eu te digo quem tu és! Paulo Maluf, Renan Calheiros, Fernando Collor de Mello, Jader Barbalho, passaram a ser as suas companhias. Casos de corrupção de proporções bíblicas não demoraram a surgir como “nunca antes neste país”. Mensalão, petrolão, venda de MPs, CARF, BNDES. E como não se pode servir a DEUS e ao Diabo ao mesmo tempo…Escolheram o lado errado. E foram estas escolhas que nos trouxeram até aqui.

  16. Que nada! É tudo combinado entre a direção do partido, o marqueteiro, os sindicatos, os movimentos sociais, o ex-presidente Lula e a Presidente Dilma. Querem engar quem? Só estão pensando nas eleições municipais de 2016 e em 2018.
    Que zika! Corrupção mata mais que a mosquita.

  17. Aécio Moura disse:

    AGORA QUANTO PIOR, MELHOR! PRECISAMOS LIMPAR O FUNDO DA CAIXA D’ÁGUA PARA REPOR COM ÁGUA LIMPA, PRA ISSO SERÁ PRECISO DRENAR TODA SUJEIRA! TOMARA QUE EXPLODA TUDO!!!! TÔ COM MUITA RAIVA! DEUS ME PERDOE.

  18. MARCELO SOUZA disse:

    Votei 2 vezes em Dilma. Não dá mais para defender, decepção total. Só não sou a favor de golpe e impíta.

  19. Pasquale disse:

    2 vezes em Dilma,a mente brilhante.
    Mas num é possível…estamos a beira de um colapso mental

  20. Ausência de Dilma disse:

    Dilma quer evitar o encontro sim, mas não é por birra. Ela não quer estar presente para ouvir o que vai se falar, que são críticas à sua gestão, e que provavelmente serão efusivamente aplaudidas. Quer economizar esta vergonha. E o PT, tardiamente percebe que está sendo mortalmente ferido pela incompetência dela. O PT vai sair do poder por causa da absoluta falta de habilidade pessoal e política de Dilma e tão cedo não voltará mais ao comando. Hoje o impeachment é apenas uma questão burocrática, Dilma esta definitivamente acabada, e sabe disso. Então refugia-se em passeios e viagens. Infelizmente ainda existem pessoas insanas o suficiente para defender a permanência dela por motivos filosóficos. Digo que nossa ‘democracia’ é o regime mais caro do planeta, tendo em vista o que nos tem custado. Mas, como dizem os loucos: “é preciso proteger as instituições”.

  21. Colhendo Petroleo disse:

    O que está acontecendo com a Petrobrás, é a mesma coisa que aconteceu no fim dos anos 90 e que foi equivocadamente chamada de privatização. Ou seja, é uma terceirização. Note-se que a ideia está senda gerada pelas mesmas mentes, que são os exploradores neoliberais. O país não está entregando o pré sal para a iniciativa privada, está, digamos assim, procurando quem queira investir dinheiro e trabalho no processo, enquanto o governo fica na capatazia e se beneficia do sacrifício alheio com a cobrança de impostos, taxas e comissões que serão embutidos no preço do barril. Tipicamente português, escravagista, explorador, intermediário. Quem vai pagar? Óbvio. Aquele que sempre paga tudo por aqui, aquele que paga pedágio, telecomunicações, energia elétrica, água, etc. Esperamos que pelo menos venha a ser um terceirizado eficiente e que consiga diminuir os custos com propinas e com cabides de emprego para o funcionalismo público.

  22. Perigo Certo disse:

    Concordo com quem diz que o rebaixamento da nota trará poucos efeitos porque já era esperado. Não creio que alguém em sã consciência ainda pense em investir em nosso país. A cena que mostramos ao mundo é a de um país pródigo, acéfalo, à beira da falência, dominado por uma política onde todos são turrões e que tem uma justiça intrusiva e lerda. Não é apenas Temer que é uma figura decorativa, Dilma também se tornou assim. E enquanto políticos evitam mexer onde é necessário, por questões eleitorais, consumimos gradativamente todo o nosso patrimônio e recursos. Mudarão de ideia, assim que faltar dinheiro para se pagar os salários do funcionalismo e os jetons, antes não. Até os poucos nacionais que tiverem para investir, preferirão fazê-lo off shore. Já vi isso na Argentina, vai acontecer aqui. Aliás, já está acontecendo. O Banco Central é que não consegue ver. Quer saber como se faz? Pergunte ao FHC.

  23. Daniel disse:

    Como pode a birra de um ser humano estar acima do bem de uma nação?
    O Brasil encontrasse em estado de calamidade publica.
    Fora Dilma, Cunha, PTralhas, Renan e quem mais tiver envolvido nas maracutaias.
    Não temos mais tempo para essa lenga lenga de denuncias, prisoes preventivas(depois soltam) e nenhum cacique politico em cana, ou pelo menos cassado.
    STF?
    STE?
    Por favor, nos ajudem ai!

  24. Luiz Mourão disse:

    O pior de tudo não é isso..
    O pior é ver a DIREITA logrando sucesso em DIVIDIR para CONQUISTAR…
    ISSO é o que é mais grave…
    Que melindres, vaidades, arrogâncias, etc, sejam mitigados por TODOS os envolvidos (PT, DILMA, aliados, etc)…
    Isso só leva ao fortalecimento da DIREITA; ainda mais agora que o PIG deve deitar e rolar dizendo que sequer o PT apoia DILMA…
    Mais lenha na fogueira A FAVOR do impedimento dela…
    Que todos reflitam SERENAMENTE sobre os EFEITOS dessa cizânia; não é útil à ESQUERDA brasileira, de forma alguma!
    Não gosta do PT, nem da DILMA, nem do LULA???
    OK, não vote neles, mas, EM RESPOSTA, votar no PSDB, ou em algum partido da DIREITA, é passar atestado de BURRO e de GADO…
    A menos, é claro, que você seja empresário (CAPITAL) ou dono de terra (TERRA); aí faz sentido…
    LULA 2018!!

    • cleber cruz corea disse:

      lula de novo você esta brincando, será que não temos nenhuma escolha melhor ou um partido que deva merecer nosso voto. fica a dica pros partidos pequenos que realmente gostem do povo brasileiro.

  25. josé disse:

    Comemorar pt 36anos de que.o BRASIL numa crise precedente população perdendo seus empregos.
    Centenas de trabalhadores do Comperj no Rio de Janeiro por causa da crise na Petrobras ,indústria naval ,indústria de autos e etc etc etc,perdendo seus empregos .
    Haja paciência , vão ter que criar muito seguro desemprego e bolsa família para essa massa de desempregados.
    com isso a violência urbana crescendo em um nível alarmante e covardemente contra o povo.
    Os mais afortunados e suas famílias terão que viver dentro dos muros dos seus condomínios de luxo cercados de seguranças armados ,nos seus carro blindados, reféns da violência urbana.
    Porque muitos dos desempregados, sem esperança suas famílias passando fome , vão para o lado negro da força,aumentando o nível de violência no Pais.
    Comemorar o que , a crise.

    Acorda povo brasileiro.

  26. josé disse:

    Kennedy ,assisti pela televisão pessoas partidárias, simpatizante ao governo e não partidárias, contrarias ao governo ,em confronto em São Paulo ,tendo que a Polícia a intervir.
    Isso é bizarro vendo se matarem uns aos outro por causa de política.
    Os político estão bem de situação financeira,e não tem pena do povo trabalhador que paga seus impostos em dia ,saúde pública do Pais em falência ,educação para o povo nessas condições precárias ,sem futuro para as crianças e jovens , aqui no Rio de Janeiro fizeram o Museu do Amanhã ,é muito bonito, ótimo para população , mais não basta só isso , teriam que fazer escolas técnicas do amanhã para os jovens ,para não precisarem importar mão de obra especializada , hospitais do amanhã , digno para a população.
    Todos da política deve ter um excelente plano de saúde ,duvido que vão para Hospitais Públicos para uma consulta médica .
    O povo passando dificuldade.
    A violência aumentando.
    Até quando?

    Acorda povo brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-26 04:42:08