aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
19-07-2017, 18h43

Por meta fiscal, Temer autoriza aumento de impostos

Equipe econômica deve anunciar alta de tributos nesta quinta
5

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

O presidente Michel Temer autorizou a equipe econômica a fazer um anúncio de aumento de impostos amanhã. Deverá haver uma alíquota maior para o PIS/Cofins cobrado sobre a gasolina e o diesel.

Há possibilidade de que outros tributos sejam elevados pontualmente, como a Cide. A intenção é fazer tudo por decreto. Sem precisar aprovar no Congresso.

O governo argumentará que a medida é necessária para cumprir a meta fiscal, já deficitária, que prevê um buraco de R$ 139 bilhões. Não cumprir a meta fiscal poderia trazer mais dano econômico do que aumentar impostos. Mas haverá críticas, porque a recessão já está bastante grave e elevar tributos afeta empresas e trabalhadores.

*

Suspense e prescrição

Como o acordo de delação premiada entre a Polícia Federal e Marcos Valério está em análise no Supremo Tribunal Federal, é sinal de que envolve políticos com foro privilegiado. Os rumores dão conta de que haveria revelações sobre o senador Aécio Neves (MG).

Na comparação com o mensalão do PT, sabe-se pouco sobre o mensalão mineiro, caso que envolve o PSDB. É uma delação que, se sair, revelará delitos antigos, de mais de dez ou quinze anos atrás. Pelo interesse da Polícia Federal, haveria novidades.

Mas é importante saber se os fatos já não estão prescritos. Ou seja, se não poderão mais ser investigados e punidos crimes devido à passagem do tempo. Exemplo recente: Emílio Odebrecht fez revelações sobre o governo FHC, mas o ex-presidente não foi investigado por causa da prescrição.

Assista aos temas do “SBT Brasil”:

Comentários
5
  1. Ronaldo disse:

    Quando a governante anterior tentou o mesmo método visando atenuar o brutal déficit que já ocorria em função dos gastos com despesas de cunho social, a gritaria foi geral e o probo congresso nacional deixou claro que com seu aval nada passaria. O golpista de plantão ira aumentar impostos por medida provisória, atropelando o congresso e todos se fazem de mortos, ainda que os gastos sociais tenham sido bastante contidos na atualidade. E viva a “república” do Jaburu, a mais medonha excrescência da história recente do país !

  2. Wellington Alves disse:

    Então a economia não está perfeita como propagandeavam. Não há crise no Brasil, afirmou o presidendeco lá fora.

  3. Jonas disse:

    Quando a corrupção é do PSDB o caso nunca dá em nada. O caso é esquecido, engavetado, arquivado, prescreve ou os réus são inocentados apesar da abundância de provas. Afinal de contas o PSDB serve à oligarquia, e por isso é imune à lei.

  4. Brasil país onde se trabalha 6 meses do ano para pagar impostos, uma vergonha!

  5. Este aumento foi preciso, eu apoio o Temer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-07-10 04:08:24