aki

cadastre-se aqui
aki
Política
25-02-2014, 9h38

Por que Aécio recupera FHC

114

Arriscada e ousada, estratégia de Aécio Neves ao tentar recuperar medidas positivas dos governos FHC busca demonstrar maior responsabilidade econômica do que Dilma Rousseff. Esse é o motivo para o senador mineiro e candidato do PSDB à Presidência ter articulado sessão de hoje no Congresso em homenagem aos 20 anos do Plano Real.

Comentários
114
  1. José Carlos Damaceno disse:

    Esse plano real tem tantos pais que não da para ficar colocando aqui e foi motivo de desavença grande entre FHC e Itamar Franco(Fernando Henrique fez a mair trairagem com ele) na época se não fosse tudo isso ainda tem a verdade verdadeira esse pessoal do PSDB estão vivendo só disso a 20 anos e o povo não é bobo como leles pensam mais não.

    • Carlos A Teixeira disse:

      O PSDB tem mais é que divulgar mesmo, visto que o povo no Brasil tem memória curta (quando tem memória), O Lula se aproveitou disso e passou oito anos tentando fazer com que todos acreditassem que antes do PT tudo era pior, conseguiu enganar um grande número de eleitores e hoje o Brasil está nessa situação péssima e caminhando para a desorganização total. A única coisa que o PT fez foi se apropriar dos programas e iniciativas do PSDB e divulgar, e muito, que foi o responsável por tudo de bom que ocorreu com o Brasil, mas na verdade a única coisa criada pela quadrilha do PT, foi o MENSALÃO DO LULÃO.

      • osmir cunha disse:

        acho que a elite desse pais nunca soube quanto custa um quilo de feijão e se depender do PSDB esse pais tava pior que o Afeganistão…o PSDB é governo a 20 anos em SP e o que eles fizeram de melhor foi o mensalão do Metrozão…e o nosso querido FHC só fez uma coisa que foi inventar a reeleição…que em 500 anos desse pais nunca existiu. PT mais 20 anos pra limpar esse pais dessa elite fracassada e invejosa.

        • martins disse:

          O PT limpar o País. kkkkk só pode ser brincadeira né??
          Quem será que vai ser o encarregado da faxina???
          O Zé Dirceu, o João Paulo, ou o Delúbio????

        • Marcelo disse:

          Você é alienado né, o pt limpar alguma coisa, tá de brincadeira, só se for com pano sujo e quando alguém percebe a sujeira dos preguiçosos do pt o chefe maior deles fala “num vi, num sei, aonde, quem sou eu”, e o povo culto de nosso país que tem como “música” predileta o funk e programa predileto bbb aplaude e dá risada.

        • cristiano disse:

          certo mesmo, é que “o amigo”, com a sua defesa do governo petista, nos demonstra que também deve estar mamando nas tetas, e custa a querer largar, não é mesmo?

        • Fracisco Oliveira disse:

          A única coisa que o PT faz bem feito em matéria de limpeza, é limpar a grana dos impostos que nós, trouxas, pagamos.Sabem como ninguém como desviar dinheiro público, inclusive, tem alguns criminosos presos na papuda, justamente por causa disso. Carregam dinheiro até em malas diplomáticas!!!

        • Fabio disse:

          PT ta limpando os cofres do brasil isso sim, de onde ta vindo o dinheiro arrecadado pelos condenados do mensalão, rapidinho conseguiram milhões, um pais onde a gasolina e uma das mais caras do mundo, e ainda ficam falando nesse pré dal, coisa pra encher os cofres dos estrangeiros e deixar os brasileiros pagando a conta, tenho orgulho no peito de dizer que não votei no Pt

        • Paulo Fernandes disse:

          Meu caro Osmar, pelo seu comentário, vejo que você não passa de um fracassado e invejoso.
          Se você anda satisfeito com s situação do Brasil, parabéns, está confirmada a minha opinião.

        • Fernando Duarte disse:

          O amigo que escreveu que o PSDB está há 20 anos comandando SP e nesse período tudo está pior, parece que já esqueceu que o PT comandou a CIDADE de SP com as calamitosas Erundina e Martinha, e comanda atualmente com Haddad, o rei do IPTU (que apenas repete o aumento escorchante que promoveu Martinha há uma década atrás !). Aliás, como o PT gosta de aumentar IPTU heim !!!!!!

        • Luiz Carlos Leite de Miranda disse:

          Osmir quando leio seus comentários tenho mais certeza de que um livro que foi publicado em 1945 se aplica atualmente e totalmente ao PT ( A Revolução dos Bichos de George Orwell ).

        • Carlos A Teixeira disse:

          A única coisa que o PT sabe limpar é o dinheiro dos cofres públicos. além de roubar ainda vivem nababescamente como se fossem nobres injustiçados que retomaram o poder que lhes havia sido tirado pelo povo tirano, e agora vingam-se mostrando que não merecemos o menor respeito por não concordamos com tanta incomPTencia, arrogância, desonestidade e falta de vergonha na cara dessa camarilha que usurpou o poder à custa do voto dos ignorantes e revoltados fracassado desse partido lixo.

        • Ney S. Monteiro disse:

          Ainda querem roubar mais a Petrobrás?
          Não chega o que já “subtraíram da nossa pátria mãe tão distraída em tenebrosas transações”?

      • Neco Hayashi disse:

        TRENSALÃO, Mensalão e Privataria são todos obras dos tucanos. De uma coisa os tucanos sabem bem: roubar e sair impune. Pois são todos amigos do STF, onde só se prende ladrões de galinha petistas.
        Parabéns povo brasileiro pelas excelentes últimas eleições.

      • Roberto disse:

        O povo não tem memória curta, simplesmente não é tolo. Não é como os coxinhas, que ficam repetindo como miquinhos amestrados essa conversa fiada de estabilização econômica porque se lembra que no segundo mandato do FHC – aquele que comprou com a emenda constitucional da reeleição – a situação degringolou: racionamento de energia devido ao apagão energético; inflação descontrolada (taxa Selica bateu nos 45%), dólar disparado, espiral da dívida pública (saltou para 59% do PIB). Essa quadro econômico devastador foi que levou José Serra (duas vezes) e Geraldo Alckmin a esconder FHC na propaganda eleitoral. É um dos presidente mais impopulares da história republicana.

        • Antonio Pereira Ribeiro disse:

          Ai Roberto perfeito o comentário, sem agressão, com argumentos e fatos notórios
          e incontestáveis. De fato, o Brasil no segundo reinado do rei FHC faliu mesmo.
          Só não aconteceu intervenção do FMI e Banco Mundial porque o governo estava no fim
          e eles resolveram aguardar a chega do LULA para salvar a nação. É isso.

          • Batata disse:

            Acho que voces estão de brincadeira. Afirmar que estes ex-sindicalistas arrumaram a casa é muita falta de visão economica. O Sapo Barbudo manteve a politica economica do FHC e se deu bem. Deitou e rolou depois disso, elegeu a Dilma, uma ilustre desconhecida no meio politico, nem petista ela era, era do PDT gaucho. Vamos tirar essa gorja do governo….

          • André disse:

            O Brasil faliu com o FHC kkkkk faz me rir, ele faliu com o Sarney, o mesmo que hoje é aliado e blindado pelo PT…

          • Vinícius Oliveira disse:

            Salvar a nação ? Quando FHC assumiu a Ministério da Fazenda o país estava afundando na inflação e no excesso de gastos. Graças não só a ele mas a equipe econômica que ele liderou deflagrou a inflação galopante que tinha como principal alvo os mais pobres, pois quem é rico sofre , mas tem dinheiro para sobreviver com a inflação. Além disso no seu mandato foi aprovada a Lei de Responsabilidade Fiscal, de extrema importância. Os governos gastavam muito mais do que arrecadavam, não precisa ser gênio para saber que isso não dá certo. O PT foi radicalmente contra o Plano Real e Contra a LRF.

            Lula colheu o que FHC plantou e mais, pegou um período próspero ao contrário de FHC que pegou um país em frangalhos e em meio as crisas Da Rússia, México, Argentina, Tigres Asiáticos e 11/09.

            O país precisava muito de dinheiro estrangeiro frente a uma troca de moeda recente. Isso não deve ser fácil, não é mesmo ?!

            Lula foi ajudado e muito por um período mais próspero apesar da crise nos EUA e Europa. A demanda da China em relação as commodities ajudaram muito e inundaram o país de dólares, ou seja, Lula ganhou na loteria chinesa. A China hoje tem um crescimento menor e a economia brasileira sente o baque.

            De resto o que Lula criticava como juros altos (controle de inflação), aumento acanhando do salário mínimo foi mantido .. logo mostra que a política econômica de FHC não estava errada.

            Agora nunca antes um governo “democrático” no Brasil teve tanto apoio no Congresso e mesmo assim a educação está péssima, a saúde está péssima infra estrutura está péssima e as reformas necessárias como Tributária, Trabalhista e da Previdência não saem do papel (se é que tem papel).

        • Lindalvo Silva Costa disse:

          Muito bem Roberto. Seu comentário é perfeito. O Brasil quando Lula ganhou as eleições, estava à beira de uma moratória e ele com sua sabedoria, conseguiu não só evitar, mas elevar o País ao patamar de grande Nação. Os filhotes da ditadura e subservientes do poderoso do norte, não se acostumam nunca com a independência de nossa Pátria, que durante o magistral Governo Lula, não permitiu que o FMI viesse dizer o que devíamos comprar, comer e outras coisas. Os fracassados, que acusavam Lula de analfabeto, não se conformam com seus fracassos, mas não fiquem acreditando em desenvoltura de outros candidatos, pois Lula é uma carta na manga da camisa.

      • jurandir barros disse:

        Se o brasileiro tem memoria curta, vai esquecer os anos terriveis dos tucanos, será?
        Eles vivem de relembrar o Plano Real, criado no governo Itamar Franco.
        Esse fhc não é economista, todos sabemos.
        Ele só tomou pra si o trabalho dos outros. Que, por sua vez, esses outros copiaram
        o plano economico do ministro alemão Hjalmar Schacht, que domou a hiperinflação
        que destruia a Alemanha na decada de 20 e comeco da de 30.
        Só sei de uma coisa:
        TUCANO NUNCA MAIS!
        Basta de trensalao.
        Privataria.
        Compra de reeleição.
        Cacciolas.
        Engavetador Geral.
        Plataformas afundando.
        Petrobrax.
        Racionamento de energia.
        Congelamento de salarios e de tabela de IR
        Aumento de imposto.
        Sucateamento do Estado.
        E etccccccc

        • Robson disse:

          Só lembrando, que o fator previdenciário criado no fim do governo FHC, fois duas vezes vetado pelo Lula e a Dilma não quer saber de mexer no roubo contra os aposentados. E quanto a tabela de Imposto de Renda, o PT não atualizou desde o plano Real, está defasa em 66%, ou seja, mais um rouvo contra o trabalhador. Está sendo corrigida e, 4,5% em cada ano, muito abaixo da inflação

    • Silvio disse:

      O povo é tão esperto e informado que existem comentários como este aqui !

    • Fernandof disse:

      Falam tanto em Plano Real e se esquecem de dizer, que em 2002 a inflação com eles estava em 12,5% aa.
      Além de usurparem de Itamar Franco o PR.

      • Tarcisio disse:

        A inflação foi a 12,5% devido ao efeito Lula. Todo mundo que tinha dinheiro aplicado no Brasil ficou com medo do calote depois daquela bobagem de “auditar a dívida externa” do plano de governo do PT e saiu do Brasil, o que levou o Dólar às alturas. Como consequência a inflação subiu. Pass-trough cambial.

        • Guga disse:

          Exatamente, com uma economia tão boa que basta aparecer um candidato de esquerda ela se abala e a inflação na casa dos 12,5 ao mês, o dolar beirando 4,00 reais e o risco-pais a 1500 pontos. Parabéns pela sua sapiência.

          • Tarcisio disse:

            Não foi “só aparecer um candidato de esquerda”. Foi aparecer um candidato, líder das pesquisas, em cujo plano de governo se propunha uma auditoria da dívida, o que se entende por calote. Quem continuaria emprestando àquele que explicitamente diz que não pretende pagar?
            Objetivamente, quando o PT viu que tinha chances reais de eleger o Presidente, prometeu dar continuidade à política econômica do governo FHC, o que ocorreu até a crise do subprime.
            Tanto que a Carta ao Povo Brasileiro, que alguns chamam de Carta ao Mercado, elenca “preservar o superávit primário o quanto for necessário para impedir que a dívida interna aumente e destrua a confiança na capacidade do governo de honrar os seus compromissos” como objetivos do novo governo, desmentindo não uma, mas duas posições claras do PT ao longo dos anos, pois o PT foi também marcadamente contra a LRF.

        • Antonio dert disse:

          Nossa, o Lula fez disparar o dolar? Lula havia liderado outras pesquisas antes e nao fez isso. Sem contar que o dollar ja vinha aumentando desde 1999, junto com a inflaçao. Eh sabido que o fhc gastou bilhoes segurando o valor do dolar ate o termino da eleiçao. O colega esquece que o governo fhc ia mal,das pernas desde 1999

      • José Bezerra Sampaio disse:

        Acho que o grande erro da oposição é se apoiar apenas no que a imprensa radical divulga, mas se esquecem que os planos que prometeram ao povo nunca foi posto em prática como as bolsas escola e bolsa família pois eles mesmos eram contra e até dificultaram a implantação de tais programas. A ideia era muito boa mas precisava de ousadia para por em prática pois a elite tinha medo de conviver com as classes menos favorecidas. Outro erro da oposição é achar que só eles consultam os dados do IBGE e da Fundação Getúlio Vargas, mas é puro engano pois esses dados são acessíveis a todos os cidadão e lá mostra as grandes diferenças entre os dados das duas épocas. É bom que os brasileiros leiam o livro “O Príncipe da Privataria” e reflitam um pouco sobre os dados publicados na imprensa elitista.

    • Jose Nilson Barbosa Ribeiro disse:

      Voce se expressou mal seu JC. acredito que não só o PSDB, mas o povo e principalmente o PT são beneficiados pelo plano real. o que seria desse país sem o plano real? o que seria do povo? e o que seria hoje o Brasil com o PT no comando sem o plano real?(uma verdadeira Venezuela; combinação de inflação alta e incompetência administrativa.

    • gilmar disse:

      REALMENTE O POVO NÃO É BOBO E QUEM REALMENTE GOSTA DO BRASIL NÃO VOTA EM PTISTA, SE VC É TÃO INTELIGENTE PENSE SE O LULLA TIVESSE GANHO A ELEIÇÃO CONTRA O FHC/ ELE TERIA SEGUNDO ELE MESMO REVERTIDO O PLANO REAL E ESTARÍAMOS ONDE HOJE.

      • sergio disse:

        Esperto é vc que viaja em uma possibilidade que não existiu, Lula deu um outro rumo ao pais, pagou a divida externa, a qual FHC contribuiu indo 3 X de joelhos com o Pires na mão no FMI, acabou com as privatizações indecentes que venderam o pais e mesmo assim deixou uma divida enorme, afundando o pais junto com a P36, plataforma da Petrobras que levou algumas vidas com ela, apagão, racionamento de energia, compra de deputados para sua reeleição, onde completou sua obra, junto com Malan e cia, hoje todos banqueiros, com as privatizações no limite da irresponsabilidade, privataria, corrupção..este é o legado do tal FHC.

    • Nelson Roberto G. Silva disse:

      Meu caro José Damaceno,vc. é um cidadão mau informado,toda consepção do Plano Real,
      foi feita por economistas da PUC-RJ,Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
      tendo como mentor o Professor Doutor Edmar Bacha e seus alunos,entre estes economistas alunos do Professor Edmar Bacha estavam,André Lara Rezende,Gustavo Franco,Ermínio Fraga,Pérsio Arida,Helena Landau etc,todos economistas do PSDB.Como todos Planos Econômicos eram concebidos por Economistas Paulistas originários da USP uma das maiores universidades do país , e devido S.Paulo ser a maior economia do país, O Ministro Fernando Henrique teve que convencr Itamar Franco que tinha Fernando Henrique como ídolo,este se convenceu e bancou a implantação,portanto Ciro Gomes e outros tantos que querem pegar carona e colher os louros são meros oportunista.Cabe a vc cidadão mau informado não emitir opinião sobre assunto que desconhece.

      • Fabio Nelli disse:

        O plano real foi bom sim, e o PSDB embora não e o único pai dele, pois foi feito no governo do Itamar (PMDB), tem grande méritos sim nele.

        Mas na época uma quantidade países fizerem esse mesmo plano, bastante similiar, aqui mesmo o governo argentino fez primeiro que o Brasil, um plano que consiste na sua principal alavanca travar o real ao dólar e liberar as impostações.

        Passado 20 anos ele deve ser sim ser
        comemorado como um feito, mas o PSDB como um grande partido não pode viver do passado, tem que apresentar novas propostas de desenvolvimento ao Brasil, para poder substituir o PT que já esta desgastado.

    • marco martins disse:

      Engano seu meu amigo o povo é muito bobo sim. Tá aí o PT comprovando votos uma miséria mensal para esses coitados votarem neles. E da-lhe Inflação, estagnação no crescimento, contabilidade criativa , mensaleiros , prefeito poste em SP e tdo mais.Melhor vicer 50 anos do Plano Real do que dia de PT

    • Arlindo disse:

      Não é só o PSDB não. O Brasil vive da estabilidade construída pela equipe de FHC. E não me venham com essa de inflação de 12% no final do governo não. Essa inflação era do Lula. Á medida em que se aproximava da eleição dele o mercado entrou em pânico, devido às propostas malucas do PT na área econômica. Propostas estas colocadas agora em prática pela Dilma.

    • José Santos de Deus disse:

      Só tenho a dizer, que é um comentário de petista cego.

    • Antonio Celso Alencar disse:

      Vamos resumir para tentar acabar com o Fla-Flu.
      Quem criou e educou uma família nos anos de 1998 a 2001 não vota nesta turma.
      Quem viu o que FHC e seu séquito(os mesmos que querem o poder agora) fizeram com o Brasil, não vota neles.

  2. O senador Aécio tem razão ao comemorar o Plano Real, no últimos vinte anos temos muito pouco a comemorar e o Real é um deles, pois apesar do PT ter sido contra sem o plano o Brasil não estaria hoje em melhor situação.
    Mérito do governo Itamar e principalmente do Fernando Henrique que foi muito bem no primeiro mandato mas deixou a desejar no segundo principalmente na questão cambial e com as taxas de juros absurdas para manter o Real valorizado.
    Na questão das privatizações também avançou muito e fez o que tinha de ser feito.
    A única ressalva fica por conta da reeleição e se mostra danosa ao pais.

    • Imagine, na hipotese da nao releição, o PT vence a eleição (lula)em l988, com a crise dos tigres asiaticos que viraram gatinhos e a Russia, ou seja, a crise se espalhou para omundo, e com ela a crise cambial, vale lembrar, como o Mexico e a Argentina sofreram com a crise e o Brasil nao ficou de fora.
      Entao, Lula presidente (hipotese), l998. O plano Real como tantas outras conquistas outras em andamento seriam jogadas para o alto e começar tudo de novo.

  3. joao disse:

    Fala-se muito do plano real, mas quando foi lançado em muitos paises do mundo a inflaçao era altissima, muitos com inflaçao ainda maiores que a do Brasil.
    Sem nenhum plano real a quase totalidade dos paises hoje tem inflaçao ,muitos ainda menores que a do Brasil.
    Penso que deveriamos reavaliar o que foi o plano real e vermos o que se passou naquela epoca em todo mundo.
    O plano real foi bom ,mas longe de ser a salavaçao da *lavoura* como muitos querem no enfiar goela abaixo.

  4. Luizão disse:

    Tudo passa…impérios tem fim…já se passaram tantos…Bizantino…Romano…Russo…Britânico… Napoleônico…enfim…todo império é fadado a ter um final.
    O PT,como governo,também vai passar,logo será apenas uma lembrança e todo esse poder se esvairá, naturalmente…assim caminha a humanidade. Todos governantes que ,um dia, se imaginaram eternos no poder, viram seu reinado virar pó e desaparecer na idade do tempo.
    Hoje o PT manda, num breve amanhã será apenas recordação de mais uma ideologia, mais um reinado, mais um governo apenas.
    LA NAVE VÁ!

  5. Paulo Cerciari disse:

    O PT surfou na onda das medidas positivas de FHC sem responsábilidade e agora não sabe o que fazer. Ainda acredito no PSDB para voltar o Brasil para o desenvolvimento.

  6. Tiago Oliveira disse:

    Maior responsabilidade econômica? Só para refrescar a memória, eles deixaram uma dívida pública (como % do PIB) na casa dos 60,0% (hoje é cerca de 34%) e uma inflação (IPCA) em 12,5% (em 2013 fechou em 5,9%), só para ficar em alguns números mais básicos…

  7. Paulo Cerciari disse:

    O PT surfou nas ondas do crédito das medidas de FHC, sem responsabilidade e projetos abalou a estabilidade econômica e agora não sabe o que fazer. Ainda acredito no PSDB e faço votos que volte a colocar o Brasil no rumo do desenvolvimento.

  8. João disse:

    O plano Real foi feito por FHC, que foi o 5º ministro da Fazenda n curto governo Itamar Franco. Quando FHC chegou a este cargo ele trouxe a equipe que formulou e executou o Plano Real. O mérito de Itamar foi ter escolhido FHC para a Fazenda.

  9. Marco Valverde disse:

    O PT é o partido da omissão e o PSDB é o partido da mentira. Penitenciárias tem concreto oco, vamos punir os responsáveis, até agora nada; nepotismo e excesso de nomeados, vamos punir os responsáveis, até agora nada; mensalão mineiro, nada, caso alston, nada, Alckmin apoia candidatura de chefe do PCC, nada, máfia do asfalto está ligada a Alckmin, nada, aliás a Demop está fechando contrato em várias prefeituras com o nome de GP, e tantos outros nomes e ainda fazendo asfalto com espessura pouco maior que uma lâmina de papel. É uma vergonha. Vc quer ser roubado na Riviera de São Lourenço, então reeleja o PSDB.

  10. arnoldo disse:

    Finalmente alguém do PSDB tomou coragem e vem de público reconhecer os grandes feitos do presidente FHC.
    Sem suas atitudes o PT, na sua incompetência, jamais estaria na posição que hoje se encontra.
    Deram armas aos bandidos (como se diz na gíria) e agora sofrem das suas consequências

  11. francisco de assis machado disse:

    Esse José Carlos só deve ser da turma do PT. Tenho pena de meus netos. Terão muito trabalho para consertar tudo que o PT fez de errado no governo, e ainda farão, se o povo não tiver juízo e reeleger “DILMA PIT STOP”.

  12. antonio honor de brito filho disse:

    O FHC (só em escrever eu fico arrepiado de medo) pode até ser o Pai do Real, mas não soube criar, educar e nem desenvolver, e é porque tinha tudo na mão, inclusive a grande imprensa e quase acaba com o País. Vendeu tudo e nada fez o povão ficou a deusdará.

    • P.C disse:

      O governo não é para gerir empresas, isto é para a iniciativa privada, nos países que fizeram isso, a economia foi a bancarrota, ex: Cuba,Venezuela, URSS, etc. Implicitamente é o que o governo do P>T tem por objetivo.

  13. Vera disse:

    O FHC foi o pai do plano real sim, quando ele foi ministro do Itamar o FHC criou o plano Real e o Itamar sancionou o plano pois o Itamar era o presidente na época. por tanto sem o FHC não existiria o plano real.

  14. gesiel disse:

    “”NÃO TEM COMO RECUPERAR A IMAGEM DO FHC””. O FHC era um politico INEXPRESSIVO DENTRO DO PSDB, que foi eleito deputado e senador, pegando carona na popularidade do Mario Covas e do Franco Montoro; por isso FOI MANDADO PARA SER MINISTRO NO TUMULTUADO governo do Itamar Franco, que TEVE SIM A HUMILDADE de pedir uma UNIÃO ENTRE TODOS OS BRASILEIROS para que o Brasil NÃO VOLTASSE PARA AS MÃOS DA DITADURA; visto que o CANDIDATO À PRESIDENCIA DA REPUBLICA PELO PSDB era o MARIO COVAS E O PSDB NÃO QUERIA QUEIMAR A IMAGEM DELE. Ocorre que ATENDENDO AO APELO DO presidente ITAMAR FRANCO, varios notaveis do Brasil, dentre eles: POLITICOS,CIENTISTAS POLITICOS, EMPRESARIOS, ECONOMISTAS, JORNALISTAS E ETC; “”CRIARAM A URV””, que mais tarde no final do governo ITAMAR e inicio do governo FHC, mudou o nome para PLANO REAL. O FHC PASSAVA DE POLITICO INEXPRESSIVO, PARA SUPER MINISTRO E PRESIDENTE do BRASIL; como num passe de magica. No entanto, quando o FHC TEVE QUE CAMINHAR SOZINHO, sem o Itamar Franco, ELE “”FOI PESSIMO””, porque o FHC recebeu a presidencia das mãos do Itamar Franco, com o dolar valendo 1 Real e ENTREGOU O GOVERNO AO LULA com o dolar valendo 4 Reais. Sem contar que o FHC VENDEU PRATICAMENTE TODAS AS EMPRESAS BRASILEIRAS A PREÇOS BAIXISSIMOS, e hoje TODAS ELAS SE TORNARAM EMPRESAS GIGANTESCAS E LUCRATIVAS. Uma marca do governo FHC, foi a criação do PROER, um PROGRAMA QUE DEU MUITO DINHEIRO PARA OS BANQUEIROS DO BRASIL. Para “”TENTAR RECUPERAR O FHC””, o Aecio vai ter que FAZER “”UMA COISA QUE NEM O PSDB E NEM O FHC QUISERAM FAZER ATÉ HOJE”””, que é “””EXPLICAR AS PRIVATIZAÇÕES E DEBATER O QUE FOI FEITO NO GOVERNO PEESSEDEBISTA DO FHC”””.

    • Carlos A Teixeira disse:

      Gesiel, quanta bobagem. Para a pelegada você deve ser “o intelectual”, vomita um monte de mentiras e sandices, mas o faz com tanta convicção que deve arrancar lágrimas dos ignorantes que idolatram essa quadrilha ao lerem as mentiras e acusações maldosas contra quem REALmente fez alguma coisa para melhorar a vida dos brasileiros, de lá pra cá é só enganação, compra de apoio com esmolas para o povão e com fortunas para os congressistas, a única meta do PT é manter-se no poder porque lá eles são intocáveis, fazem o que querem e levam uma vida nababesca sem o menor respeito pelo povo, que para eles se não forem miseráveis, são a elite, que tanto atrapalha a realização de seus planos de dominação comunista. Os estados que elegeram candidatos do PT estão totalmente sucateados, milhares de cargos de confiança distribuídos aos militantes e aliados do PT, a dívida pública (que nos temos que pagar), triplica a cada mandato desse partido, enquanto Cuba, Bolívia, Venezuela e republiquetas da Africa estão sendo beneficiadas com nossos suados exagerados impostos, aliás isso o PT sabe cobrar, sem nenhum beneficio para nosso Brasil.
      Gesiel, esse nome é pouco comum, acho que você é aquele funcionário da Caixa, que como os colegas do BB, Correios, Petrobrás e outras tantas estatais apoiam essa quadrilha com medo de uma possível privatização e o risco de perder a estabilidade no emprego público, onde muitos em vez de trabalhar, passam o tempo fazendo campanha para o PT, e alguns acabam ganhando cargos de confiança neste governo corruPTo.

      • gesiel disse:

        Carlos, EU NEM SEI O QUE É PELEGO. Mas talvez o Serra deva saber o que é porque ao que parece os tais pelegos são do PT, e o Serra do PSDB, DISSE NÃO SABER QUEM ERA O SECREATIO DE OBRAS DELE PAULO PRETO, mas acha que sabe tudo do PT. Não sou funcionario da caixa ou tenho qualquer cargo POR INDICAÇÃO. Talvez se você tivesse O HABITO DE LER, você saberia de onde vem o nome Gesiel, comum em Israel, Iraque, Irã, Libano, Siria, Alemanha, Polonia, Russia, Espanha e Portugal. TALVEZ SE VOCÊ ESTUDASSE MAIS, você saberia ATÉ O QUE É “””UM SOCIOLOGO”””, esse nome POMPOSOS que “””INVENTARAM””” e que pessoas de QI elevado como o seu costuma cultuar. Você culto e bem informado como diz que é, SABE DIZER ONDE TEM UMA FACULDADE DE SOCIOLOGIA? Você sabe o que faz um sociologo, ou você também acha COMO MUITO QUE AMAM O FHC, que sociologo É O CARA QUE INVENTOU O DISCO VOADOR? Será que o sociologo FHC é o Einstein brasileiro? Você sabe o que é o CEBRAP e o PROER as duas unicas coisa que se sabe que o FHC INVENTOU?

  15. EDUARDO disse:

    O FHC É MEU IDOLO, ELE ACABOU C/ A INFLAÇÃO, CRIOU A LEI DE RESP FISCAL, ABRIU A TELEFONIA E SE HOUVESSE CONTINUIDADE DO GOVERNO C/ O SERRA EM 2.002 O BRASIL ESTARIA MUITO MELHOR……….O PT TROCOU UMA DIVIDA EXTERNA BARATA PELA INTERNA CARA, ACABOU C/ A PETROBRAS, ELETROBRAS, ETÇ, SEGURA O PREÇO DA ENERGIA ELETRICA, GASOLINA, PASSAGEM DOS ONIBUS, ETÇ P/ CONTER A INFLAÇÃO E ISSO É UM TIRO NO PÉ (NOSSO), AUMENTOU OS MINISTERIOS DE 20 P/ 40…SÓ AUMENTA OS GASTOS E OS IMPOSTOS, É UM GOVERNO A DERIVA…..Ñ TENHO PARTIDO POLITICO, MAS VOTO EM QUALQUER UM MENOS NO PT.

  16. Mario Junior disse:

    O trabalho do governo Fernando Henrique deve ser louvado. Não tenho a menor dúvida. Sob todos os pontos de vista.
    Pena que surgiu o Lula e nada fez senão surfar nos planos de FHC, deixando de dar continuidade administrativa, econômica, política e social. Apenas deixou que as coisas acontecessem e iludiu parte da população com popularidade sem base nenhuma.
    Ainda bem que FHC implantou a lei de responsabilidade fiscal, que persiste até hoje, faço votos que continue, apesar da enorme vontade dos petistas em acabar com esse trunfo de nossa democracia.

  17. getúlio teixeira disse:

    O povo não é bobo ! Ao que parece, não ! Mas, por que então mantém um governo medíocre que não faz o País crescer, que deixa os bancos espoliarem os pobres e quem dele precisa cobrando juros escorchantes de até 150 vezes a inflação em um ano ? Que não toma providência contra o mau empresário que não se compromete a produzir mais com a preços mais baratos (maior produtividade) ! Que não corta os gastos públicos para reduzir a inflação, e porque mantém cabos eleitorais em cargos bem remunerados em todos os níveis de seu governo (prefeitura, governo, federal, e administrações)? Que dá prioridade a estádios de futebol quando há necessidade de hospitais, saúde, saneamento básico, escolas, professores bem treinados e remunerados, etc. ? Que não toma providência contra a impunidade, violência e outros medos lançados contra a população, reduzindo a idade penal ? Que encobre a corrupção dentro de seu próprio partido, cujos detentores sangram os Cofre Públicos, seja de forma legal (cargos, editais de concorrências, etc.) seja de forma tacanha, através de corrupção, roubo, desvio, mentiras, engodo, ou transportando dinheiro em cuecas e outras vestimentas ? Que, em nome de uma minoria, defende projetos contra a moralidade, a ética e os bons costumes do povo brasileiro ? Que impõe aos leigos e ignorantes estarem certos, corretos e intocáveis, quando suas entranhas são sepulcros e coisas ruins ? Que não avança na educação, pois o IBGE apontou que o País aumentou o nível de analfabetos ? Que não tem política de desenvolvimento e independência dos nordestinos (Sertão) e das regiões mais pobres com poços artesianos, irrigação, cooperativismos, de forma a evitar simplesmente dar-lhes dinheiro ? Que não investe nos cinco pilares (fundamentos) do conhecimento, como: cultura, educação, ciência, tecnologia e inovação ? Que estão quebrando o País com uma política social e econômica sem rumo, como dando a entender ser o Brasil uma Venezuela, Cuba, Bolívia ou Argentina ? Que não se relaciona (vende) com Países ricos (EUA, Europa, Inglaterra), preferindo País pobres (África, Ásia) e subdesenvolvidos (China, Argentina, outros), estes, muitas vezes, nem cumprem seus compromissos (não pagam suas dívidas) ? Que falta transparência, verdade, sinceridade com os atos praticados em favor da coisa pública ? Que mantém Sindicatos, Confederações, partido políticos às custas do dinheiro público ? Por que ficamos para trás se Países como México, Chile, Colômbia, África do Sul se desenvolveram ou estão se desenvolvendo tão mais rápido ?

    É hora de acordarmos, pois ainda estamos “deitado eternamente em berço esplêndido”, principalmente com o atual governo, que atua de forma vacilante e errônea.

    Com todo respeito, eu votei no passado no LULA, porque entendo a necessidade de alternância de poder, sendo oito anos suficientes para cada partido político, mas, me penitencio, porque esse governo quer criar um País medíocre, pobre, subordinado, porque eles têm ideias populistas e totalitárias como governos de Cuba, Venezuela, Bolívia, Argentina.

    Que pena ! Eu ainda sonhava com um Brasil mais justo, moderno e atuante, mas nos meus sessenta anos não vejo luz.

    Getúlio

    • Jose dos Santos disse:

      Sr getulio li seu enorme comentário. Algumas coisas procedem, mas na nossa idade achar q diminuir a idade penal é a saida, é um equívoco.
      O próprio FHC nos relembra q no seu governo a inflação era de 20 a 30 por cento/mes. Depois de tantos planos de governo fracassados,quem nos garante que o plano real não sucumbiria nas mãos do psdb?
      Portanto diante do quadro q estamos hj o q nos falta é uma oposição com ideias pra uma mudança de fato.
      O psdb não serve e os outros são fracos. Essa é a realidade.

    • Rita disse:

      CONCORDO PLENAMENTE, VAMOS AGUARDAR O QUE NOS ESPERA….

  18. Elizabete Gomes disse:

    E O MENSALÃO TUCANO, VAMOS CONVERSAR AÉCIO????

  19. Mario Junior disse:

    Deve ser feito um ajuste no comentário de Eduardo. Quem criou 35 ministérios foi um senhor que eleito presidente nunca tomou posse. Teve de fazer muitos conchavos para se eleger e poucos conhecem sua verdadeira história. Esse sim fez um grade mal ao país, sendo que seu vice, que assumiu em seu lugar, teve de arcar com o ônus desses conchavos. Pena que depois se acostumou com eles. Falo de Tancredo Neves. Esse sim queria quebrar o nosso Brasil.
    O PT aproveitou a idéia e está quase conseguindo.
    Quanto às privatizações, não há o que se falar. Apenas está capenga a distribuição de energia. O resto cresceu muito, queiram ou não.
    Agora o PT, esse sim, quer quebrar a todos. Também, infelizmente, votei em Lula em 2002. Mas PT, nunca mais.

    • José Bezerra Sampaio disse:

      Leia o livro “O Príncipe da Privataria” e reflita um pouco, sem fobia, sem paixão, apenas reflita.

      • Charles Bastos disse:

        José, não perca seu tempo pedindo às “Cassandras de FHC” que reconheçam suas mazelas. Elas leram tanto “O Príncipe da Privataria”, quanto “A Privataria Tucana”. Elas também leem os jornais de São Paulo, acessam internet e várias outras fontes de informação. As “Cassandras” sabem muito bem a quem estão defendendo.
        O que você poderia esperar delas? O governo tucano em SP conseguiu banir do noticiário da grande mídia qualquer referência ao PCC, agora chamado de “facção criminosa que age fora e dentro dos presídios” (não é uma denominação bem tucanosa?), além de conseguir que toda e qualquer denuncia de irregularidade, desvio de verbas, fraudes em licitações, desastres em obras do Metro e outras atos contra o patrimônio público sejam sempre classificados como “suposto isto” ou “suposto aquilo”.
        Esta gente gosta muito de fazer referência aos “países sérios e desenvolvidos”, mas não acreditam no que a justiça suiça informa sobre os “parceiros” de negócios dos líderes tucanos. Preferem elas acreditar em reportagens que mais parecem “peças de defesa” do que qualquer outra coisa.
        Se não ligam para os crimes patrimoniais cometidos por sua turma, ao menos deviam cobrar-lhes as mortes ocorridas na linha amarela.
        Imagine só se estas vidas estivessem na conta do PT. Até hoje, 12 anos depois, as “Cassandras” afirmam que o PT foi o responsável pela morte de Celso Daniel, mesmo tendo sido as “autoridades policiais” subordinadas ao governo tucano as responsáveis pelas investigações. Ou não foram?
        O fato é que para elas o PT erra por fazer ou por não fazer: é puro rancor por terem sido destronadas do poder que julgavam seria eterno.

        • Albano M Neto disse:

          O PT nao tem culpa, so que 7 testemunhas morreram sem poderem serem ouvidas. Muito estranho, sabendo contra quem iriam denunciar.

          • Valdir Rodrigues do Nascimento disse:

            Nosso pais esta passando por uma falência na saúde, e a nossa presidenta esta
            financiando um porto em cuba, e os pobres morrendo nas filas dos hospitais no nosso
            pais, não tenho nada contra em ajudar outro pais em dificuldades, mas temos que fazer
            nossa lição de casa.

            Pelo amor de Deus o FHC merece todo o nosso respeito, nosso pais estava completamente falido
            com um monte de empresas falidas, somente para dar emprego para os amiguinhos dos governos
            anterior.
            Se eu estiver errado alguém pode corrigir, o único plano de governo do LULA erra, não vamos pagar a divida externa do Brasil. Divida que ele fala que pagou mas, só pagou um
            empréstimo que foi feito no governo FHC, devido o mundo inteiro estava passando por uma instabilidade.

            Vamos ter mais respeito com o FHC.

  20. GIGI DE TAIPAS ALVES SEP disse:

    PORQUE SEMPRE VEM ALGUEM FALANDO DE MENSALEIROS?
    SERÁ QUE ESSAS PESSOAS QUE TANTO TENTAM DENEGRIR A IMAGEM DO PT,SE LEMBRAM QUE SÓ COM A ENTRADA DO PT NO GOVERNO,FOI QUE REALMENTE LADRÔES DE COLARINHOS BRANCO COMEÇOU À SEREM PRESOS!!!

  21. Rodrigo Bega disse:

    As viúvas do FHC que aqui comentaram esquecem que o mesmo quando deixou o governo em 2002, tinha uma aprovação pífia (o Serra fez questão de escondê-lo na campanha eleitoral, porque ele ao invés de dar, tirava voto). Saiu pela porta dos fundos e não conseguiu eleger seu sucessor. Deixou o país com uma dívida pública de 60% do PIB (pegou com 30%); as reservas cambiais eram de apenas 34 bilhões de dólares, excluindo o que devia para o FMI (15 bilhões) sobravam apenas 19 bilhões. Seu governo foi conhecido como o governo do desemprego (a taxa era de 15%). O país era totalmente dependente dos EUA, onde um terço de nossas exportações eram para eles. Além disso, o FHC queria muito, só que não deu tempo no seu governo, de ter assinado o Acordo de Livre Comércio das Américas (ALCA), o que iria aumentar ainda mais a nossa dependência dos americanos. Sorte que ele não conseguiu eleger o seu sucessor (Serra), porque, com certeza, o ALCA seria assinado e o Brasil chegaria na crise de 2008 AINDA MAIS dependente dos EUA, o que refletiria ainda mais a crise (considerada a maior depois do crash de 1929) aqui no Brasil e, hoje, estaríamos colhendo os frutos da “política econômica” dos tucanos, ou seja, DESEMPREGO, JURO e INFLAÇÃO NAS ALTURAS.

  22. eu disse:

    ñ sei como isso aki ñ está como na Dinamarca, vejo q só tem gente inteligente….

  23. alfredo eduardo dos santos disse:

    É realmente decepcionante ler este monte de acusação como se houvesse algum herói entre eles (FHC e LULA). Ambos foram eleitos para fazerem justamente o que eles dizem que fizeram. Se fizeram, somente cumpriram suas obrigações e não devem se tratados como heróis. Collor entregou o País melhor que recebeu. Itamar entregou melhor que recebeu, FHC melhor que recebeu e Lula melhor que recebeu e assim seria independente de quem estivesse lá. Impressionante discutir um homem ou uma mulher esquecendo-se do congresso, que é realmente onde as coisas acontecem. Acham que são diferentes? então porque ambos estiveram ao lado de Sarney,Barbalho, Maluf etc. São profissionais jogando o jogo.

  24. Max disse:

    se os politicos estão roubando é porque são criminosos e alguém votou neles, pt é tudo ladrão e psdb é tudo ladrão também, pmdb é comparsa, eles não tem criatividade nem pra roubar só pra entrar nas mutretas dos outros… pt vai ficar no governo pra sempre, as amantes do fhc podem esquecer, daqui onde estamos é só pra baixo q podemos ir, nos proximos anos vai acabar sendo compulsorio ter um dedo mindinho cortado…

  25. Mário Rodrigues disse:

    Ora, cada qual expressa a sua opinião, vejamos o Plano Real foi Otimo, mas já está descendo a ladeira, comenta-se que Lula fez MENSALÃO, e o de AZEREDO. Gente vamos ponderá mais no que se escreve, pois muda-se os BURROS (Sabios) mais as CARROCAS são as mesma. Vamos aprender a ter DGNIDADE.

  26. DIRRAN NEY XAVIER disse:

    já esta na hora de mudar esse pais! eo PSB como fica esperem pra ver vai surprender muita gente aguardem.

  27. Waldyr Rodrigues de Morais disse:

    Alem de controlar aquele dragão chamado inflação FHC privatizou algumas estatais que so davam prejuizo para o Brasil Nos so temos celular bom porque ele privatizou a tal de Telebras e outras estatais que era cabide de emprego So quem viveu naquela espiral inflacionaria e que pode dar valor ao que FHC fez Todos os que vierão antes dele tentaram conter o dragão e não conseguirão

  28. cleber disse:

    o que precisamos é de uma reforma política total, a grande verdade é que os nomes que temos para presidência são todos farinha do mesmo saco, quando são governos fazem seus desmandos, quando oposição jogam merda no ventilador.um grande exemplo disso é quando FHC desvinculou o salário dos aposentados do salário mínimo, o PT fez o maior escarcel e queria até quebra o congresso, já o pt no governo, o psdb quis reverter a coisa e voltar a vincular o salário dos aposentados com o salário mínimo, porem o pt como estava no poder trancou a pauta e fez seus desmandos, comprando votos em troca de cargos, ou seja o pt venceu.
    trocando em miúdos eles fazem o que querem,e o povo que se exploda.

  29. Auriel Filho disse:

    Bom o Plano real foi marca do governo Itamar Franco para quem não se lembra e tinha como ministro da fazenda FHC. O plano real em certas bases foi algo que deu certo por que estabilizou os solavancos econômicos que o Brasil passava à todo instante. Independente de brigas e discussões político partidária o mais importante é que o Brasil a partir da solidez da sua moeda e os avanços em alguns setores produtivos passou a ser a menina dos olhos dos países considerados desenvolvidos tanto na era FHC E NA ERA lULA. Independente de aspirações ideológicas e partidárias sempre temos que fazer uma analise mais apurada e emitir opiniões conscientes, assim avançamos no campo das idéias.

    Auriel Filho é Psicologo e escritor
    Autor dos livros: Digiby e Dexter e o Mistério de Mona Lisa

  30. everaldo disse:

    …o plano real não foi criação de nenhum governo, não tem nada de especial nele, nenhuma genialidade, ele foi sim, uma artimanha de nosso sistema financeiro para se salvar.Até hoje pagamos caro por este plano.Só um governo entreguista como o do FHC para aceitá-lo como foi proposto.
    Até hoje não veio a tona o lado oculto deste plano.

    • André disse:

      Qua lado oculto??? Coisa de quem quer criticar mas não sabe nem o que…é como ver alguém na rua de Ferrari e afirmar que é ladrão, tipo “só pode, pra andar em um carro desses” como ver uma mulher bonita com um cara feio e dizer “o cara deve ser rico” … se o Lulla foi capaz de melhorar a vida de alguém porque o FHC não pode ser capaz de baixar e estabilizar a econômia? Só pq vc não gosta dele?

  31. André disse:

    O que mais me impressiona é o fato dos Petistas insistirem que tudo do PT é perfeito ou os comentários acima são feitos por adolescentes…acho que eles não pegaram a transição entre o governo Figueiredo e Sarney…ou era um bando de playboy, filhinho de papai que nunca teve problema na vida e agora se acha de “esquerda”, pq PT não é de esquerda, vende, mas não é.
    Gente, durante o Governo Collor, estávamos beirando a hiper inflação, ninguém conseguia frear, o Collor com aquele plano doido dele, baixou um pouco e foi deposto por muito menos que o Mensalão diga-se de passagem, caixa 2 de campanha, do mesmo tipo que o Lulla assumiu ter em entrevista à Globo em visita a França, tem no Youtube…enfim no Governo Itamar, o FHC ministro da fazenda lançou o Plano Real, contra a vontade do PT e resolveu o problema da hiper inflação, agora em 2002 houve uma crise, sim houve pq saiu uma pesquisa de intenção de voto onde o candidato de esquerda, contra TUDO e TODOS estava liderando, mas esse mesmo candidato “do contra” venceu e para a nossa sorte ele é um MENTIROSO não fez nada do que prometeu, pelo contrário, seguiu a risca a cartilha do FHC e manteve o Plano Real, governou 8 anos sem crise e passou um rojão para a Dillma, a crise em 2008 não atingiu o BR a tempo de manchar o governo Lulla. Vamos parar de fanatismo, o mensalão existiu, demorou 10 anos pra vermos alguém preso e quero ver mais político preso, seja do partido que for, a diferença entre o PT e PSDB é que o PT defende o bandido até o fim pra que o povo acredite na inocência, o PSDB abandona para o povo acreditar que o partido é sério…

  32. MARCOS AFONSO disse:

    Eu respeito a opinião de todos, porém gostaria de acrescentar que o PT agiu como filho do pai que estuprou a avó e logo depois ele vai e estupra a própria mãe.
    É claro se todo mundo que entra no poder ficar corrupto o PT se encarregou de montar uma quadrilha para saquear o País.
    Agora que a Justiça está de olho nos bandidos com estrela no peito eles estão financiando obras no exterior para desviar dinheiro longe dos olhos da Justiça brasileira.

  33. everaldo disse:

    …o PSDB não é um partido é uma quadrilha chefiada pela TEP ( Tradicional Elite Paulista ), escravocrata por essência, não deixava que o Brasil se desenvolvesse para todos.
    O Brasil só teve surtos de desenvolvimento nos curtos períodos em que se viu livre desta quadrilha, governos Getúlio, JK, e hoje PT.
    O Aecim se encosta em FHC, para se sentir acompanhado, pois sabendo que é uma nulidade, segue o mote: ” antes mal acompanhado do que só ” .
    Foram incapazes de dar uma oposição a altura que merece a nossa democracia.São uns coitados.

    • André disse:

      Olha, desculpe, talvez vc tenha comprado uma TV hoje e de brinde veio um computador e a rádio que vc devia ouvir só tocava música, ou ainda seja o Mexicano que ficou a deriva no mar…mas é o PT o partido com político preso (julgado e condenado) por formação de quadrilha…mas vou lhe contar uma novidade, há político do PSDB também sendo julgado e muito provável que seja preso também…

    • André disse:

      Na boa, vc é o Mexicano que estava a deriva? Pq os condenados por corrupção ativa e formação de quadrilha são do PT .. outra coisa, vc fala da elite paulista como se todos os Petistas fossem pobres … a família Suplicy é uma das famílias mais antigas e ricas de SP, o Lulla não sabe o que é ser pobre já faz tempo, Dillma idem, Dirceu tb, Pallocci nunca foi … dorme no barulho deles e quem irá ficar pobre pagando imposto será você.

  34. SAlvador Santos disse:

    Vendo estes comentários, da para, parar e pensar um pouquinho,P T , só tem rico no comando, P S D B idem, PSOL, e D E M, são cria dos mesmos; tudo farinha do mesmo saco.E agora votar em quem?

  35. Alexandre disse:

    Vendo esses comentários percebo que o Brasil é UMA ENORME LATA DE LIXO POLÍTICA, a população tem uns 80% de pessoas alienadas pela necessidade de sobrevivência, pela mídia parcial, pelo pão e circo, pela ausência de educação formal e política, e mais outros motivos, todos em um plano pré-concebido de populismo desenfreado, assistencialismo que não dá futuro às pessoas e política amiga da má gestão; o que se vê na verdade é que falam muita merda sobre PT, PSDB, “P” sei lá o quê; no Brasil o que existe é um partido único com a mesma ideologia locupletatória, corrupta e incompetente, a prova disso é a facilidade com que se troca de partido como se troca de roupa, qualquer suposta dicotomia ideológica é apenas para enganar incautos e alimentar o desejo humano de escolher um lado qualquer mesmo que no fundo esses lados “opostos” sejam ambos pólos negativos de um imã que só atrai poder e corrupção. Discutir sobre qual partido foi melhor ou mais corrupto é como discutir se um rato morto fede mais que um gato morto, só sei que tudo fede muito; o que percebo é que nos últimos 30 anos os partidos se revesam no poder e a população continua analfabeta, sem segurança, morrendo em porta de hospitais, politicamente vegetalizada, manipulada pela mídia, em um País sem infraestrutura e tudo mais; nesses 30 anos só quem se deu bem foi quem deteve o poder, esses estão ricos, saudáveis e bem educados( vejam membros do executivo, legislativo e judiciário, todo mundo rico e com patrimônio estratosférico, como esse povo tem medo de abrir sigilo fiscal e bancário)). Separação de poderes não existe, tudo é comprado: voto de deputado, voto de vereador; as decisões judiciais da suprema corte são tomadas por pessoas que são escolhidas pelo presidente da república,….. Voto em branco à anos, pois não tenho como votar em pessoas que olham pra mim e me acham um idiota manipulado; os políticos praticam uma política antiquada e burra com pernas curtas, logo o gigante pode acordar e isso terá que mudar, vejam a ojeriza a partidos políticos que ocorreu nas manifestações, creio que essa forma maniqueísta de praticar política distanciada da boa gestão devem ainda sobreviver por mais uns 30 anos mas com o lento porém crescente avanço educacional isso deve mudar. AOS QUE TEM DÚVIDA OU NÃO CONSEGUEM ENXERGAR —// 6(PT) = MEIA DÚZIA(PSDB) = MÁ GESTÃO + CORRUPÇÃO + POLITICAGEM VAZIA DE IDEOLOGIAS ///

  36. Oto Maia disse:

    Que bom seria aparecer alguém novo no cenário político brasileiro,o PSDB já está quanto tempo em São Paulo,toda entrevista com o Sr Geraldo Alkimim governador de São Paulo, onde é questionado de problemas antigos ele tem sempre uma nova solução, “vamos fazer” estes senhores estão em São Paulo há tempos porque não fizeram.

    O PT sem comentários, um bando de loucos não pode ver dinheiro, não passa uma só oportunidade de desviar dinheiro dos cofres públicos.

    Nos não aguentamos mas ver essas caras nojentas na televisão.

    Oto Maia

  37. Fabiano disse:

    Aécio ?? venha a MG pra ver ”a maravilhosa administraçao” dele e do Anastasia seu sucessor …estado lindo somente na propaganda caríssima que o PSDB faz , e o PT na minha cidade , Governador Valadares é um caos , conclusão estamos muito ruins de políticos em MG . Aécio quem conhece nao vota nem se for o único que sobrar no planeta , senador de MG que vive no RJ e não apresenta projeto relevante pro país faz tempo , ele pra presidente é uma piada de mal gosto .

  38. Avanildo disse:

    Concordo plenamente com o Rodrigo Bega, o Sr. FHC E O PSDB, governaram o pais por oito anos,em são paulo governam o estado a vinte anos resultado;
    -Risco pais era 2.500,00 pontos (MEDE A CONFIANÇA DOS INVESTIDORES NO PAIS)
    -inflação astronômica
    – Privatizaram quase todas as empresas estatais a preço de bananas, aonde aplicara o dinheiro?
    – Desemprego mais auto da historia do Brasil
    – Divida externa não pagavam nem o juro
    – Viviam com o chapéu na mão pedindo dinheiro para o FMI
    – O pequeno agricultor não tinha direito a credito
    – Os nordestinos estavam abandonados
    – Os filhos dos pobres não tinha direito a faculdade
    – os trabalhadores aposentavam com 30 anos de contribuição para previdência social, o FHC E O PSDB MUDARAM A LEI NA ÉPOCA, AUMENTANDO O TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO PARA 35 ANOS, E O TRABALHADOR AINDA TEM QUE COMPROVAR A IDADE MINIMA DE 55 ANOS. E AINDA CHAMARAM AS PESSOAS QUE SE APOSENTAM CEDO DE VAGABUNDOS.
    – Naquela época a corrupção era muito maior, não aparecia porque ninguém investigava, engavetam, veja o mensalão de minas, São paulo, os 60 pedidos de CPI na assembleia legislativa, não se investigam nada eles tem maioria.
    -NÃO TENHA DUVIDA SE O PSDB VOLTAR A GOVERNAR ESTE PAIS, ELES VOLTA A MEXER NA PREVIDÊNCIA PARA AUMENTAR O TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO PARA EFEITO DA APOSENTADORIA DOS TRABALHADORES.
    Faça uma comparação dos item mencionados acima, sem duvida a situação do pais hoje esta muito melhor.

  39. wagner teixeira de deus disse:

    Era Fernando Henrique Cardoso (PSDB), foi a época da desindustrialização e desempregos astronômico,por fim, mesmo com os cortes de despesas públicas e o aumento da carga tributária, que possibilitaram superávits primários, a dívida externa e a dívida pública continuaram a crescer. A concentração de renda, o aumento da pobreza e a redução dos gastos sociais do governo facilitaram a crise social e política.
    Na prática, o Brasil acabou sendo vitimado pelas menores taxas de crescimento do PIB das últimas décadas, associado a um processo de “desindustrialização”.

  40. wagner teixeira de deus disse:

    COMPARAÇÃO DO GOVERNO PSDB (PARTIDO SEM DÓ DOS BRASILEIROS) COM O PT: No início dos anos 2000, pesquisas apontavam que o desemprego era um grande problema nacional.
    Em 2003, a taxa de desemprego era superior a 12%. Em 2012, foi de 5,5%.
    Em 1998, as classes de renda A, B e C somavam 53% da população brasileira. Hoje, somam 84%.
    O volume de vendas do mercado varejista praticamente dobrou de tamanho entre 2002 e 2012.
    Em 2002, somente 33,9 % dos domicílios possuíam máquina de lavar. Em 2011, este número aumentou para 51%.
    Em 2002, 86,6% dos domicílios possuíam geladeira; em 2011, saltou para 95,8%. E, certamente, milhões de brasileiros trocaram eletrodomésticos velhos por novos.

  41. Jose Maria disse:

    Opa. Opa! Não fora a equipe formada por FHC o Real inexistiria e estaríamos com a inflação altíssima, em torno de 40% AO MÊS, pode crer. Esse foi o maior legado que FHC deu ao Brasil, o que fortaleceu as instituições, o comércio, a indústria, a pecuária e uma melhor distribuição de renda, o que proporcionou os melhores dias de hoje. Ou seja, deu governabilidade aos governos do PT que o substituíram.

  42. Sonia Maria Ribeiro Cedro disse:

    Nossa, custa se render ao óbvio… foi com o PT que o País começou a ser respeitado… O nordestino matutinho é respeitado mundialmente e fez muito bonito… O Sociólogo só mendigava ao FMI, MENDIGAVA… E mais, teve muito mais escândalos e roubalheiras… MAS NINGUÉM FALA! PSDB, VC NEM TÃO CEDO VOLTARÁ AO PODER, PARA NÃO MATAR O POVO…
    VCS PRECISAVAM VER A VAIA QUE LEVOU NOSSO DESGOVERNADOR DO PSBD JUNTO COM AÉCIO NEVES, AO ENTRAREM NO MAIOR BLOCO CARNAVALESCO DE MACEIÓ, DE UMAS DUZENTAS MIL PESSOAS, FEDERAL MESMO … ELE DESTRUIU AL, NOSSO GOVERNADOR. TEMOS HOJE OS PIORES INDICES EM TUDO, EDUCAÇÃO, VIOLENCIA, SAÚDE E ETC…

  43. Antonio Barbosa disse:

    Enquanto no baixo clero as tartarugas mentais se degladiam, no alto clero aonde as coisas acontecem, Renan e Sarney beijam FHC. Lula vai a “Roma” pedir ao “papa” Maluf para apoiar seu afilhado Haddad Hood, aquele mesmo “papa” que Lulinha boa vida sempre desprezou. Ideli Salvati viaja de helicóptero da PM rodoviária que salva vidas para fazer campanha em Santa Catarina. Lula, o apedeuta, não fala sobre o caso Rosemary Noronha. Seu silêncio é uma confissão. Azeredo se despede da política na tentativa de golpear o judiciário e evitar seu julgamento no STF. Denúncias vazias e factoides são apresentados pelos petrelhas todos os dias. Em Brasilia são 12:00 horas. Tudo calmo.

    • A. Lima disse:

      kkkk…muito boa Antonio Barbosa !!

      Não sou politico, não tenho partido politico e não tenho grandes conhecimentos em economia, mas pela experiencia vivida no período dos dois governos, claramente percebi:
      FHC melhorou a estrutura econômica, equalizou a inflação e preparou as bases para o crescimento(ao meu ver e na minha era foi o melhor governo que existiu, até hoje); Lula foi e ainda é, muito popular(interno e externo), manteve algumas bases de FHC e trabalhou muito a redistribuição de renda; Dilma não fez(e não tinha muito o que fazer) pois se esgotou o que foi feito no passado.(aqui o erro do PT).
      Corrupção existiu nos 03 governos e infelizmente existirá nos próximos.
      Sou contra o governo de longo prazo, gera o aumento de corrupção e trabalho visando releição e continuidade no poder, esquecendo do essencial e preparando o futuro.
      Lamentavelmente não temos hoje novos lideres ou um politico de rédeas fortes e com condições de governo nas eleições de 2014(talvez Barbosa), mas penso que é o momento de mudança!!. e Deus salve o Brasil !!

  44. OS anti petistas podem fazer o barulho que quiserem . O fato é que a vida do povão melhorou. Eu faço parte do povão. Não recebo bolsa família, não sou beneficiário do Programa Minha Casa minha vida. Trabalho duro para sobreviver e ao longo do governo petista conquistei muita coisa , conseguindo equilibrar minha vida. Hoje, dou-me o luxo de viajar de férias , todos os anos com a minha família. Viva o PT. Só deixarei de votar nos petistas , se outros partidos de esquerda a exemplo do PSOL , PSTU e PCO tiverem reais chances de vencer as eleições presidenciais, de resto Viva Dilma e viva o PT. O povo derrotará mais uma vez a grande imprensa, os Gilmas , os Marco Aurélio , os Barbosa , os Aécios , as Marinas e os Dudus. Todos morrerão abraçados.

  45. esse stf parece brincadeira, agindo com paixao politica, aplicando as leis só para partido

  46. Brasilino disse:

    PSDB tem uma divida impagável com o povo brasileiro O FATOR PREVIDENCIARIO que tirou parte do salario de aposentadoria de milhões de brasileiros.
    PSDB aprovou leis dando aposentadoria até o fim da vida de 26.000,00(vinte e seis mil reais) por mes a políticos que venham ser reeleitos após 4 anos!!!!!
    A forma de reajuste de nossas poupanças após os ‘planos’……..nunca foi julgado no governo PSDB.
    AGORA O PIOR DE TUDO, TUDO ACIMA VIGORA ATÉ HOJE, TUDO APROVADO PELO PT.
    T A M B É M…!!!!!!!!!!!!!
    S.O.S. Povo Brasileiro

  47. diego benigno disse:

    PSDB – PRIVATISTA, VENDEU A VALE DO RIO DOCE A PREÇO DE BANANA E QUASE ENTREGOU A PETROBRAS, AFUNDOU O BRASIL EM DIVIDAS. ALEM DA CORRUPÇÃO DE ALGUNS GOVERNOS COMO O CASO DO METRO ENTRE OUTROS

    PT – TOMOU MEDIDAS PARA REPARAR O ESTRAGO DO PSDB, FUNCIONOU NOS 8 PRIMEIROS ANOS, ENTRETANTO CONTINUOU O LEGADO DE CORRUPÇÃO DOS TUCANOS

    PSOL,PSTU E ETC – NUNCA SERÃO ATÉ PORQUE NESSE CENÁRIO COM PARTIDÁRIOS COMO O JEAN WILLIANS E CHICO ALENCAR VÃO LANÇAR ESSA NAÇÃO NA LAMA. ESSES CARAS ESTÃO MAIS PREOCUPADOS COM SEUS INTERESSES PESSOAIS.

    A MARINA QUEM SABE? SERIA A MELHOR OPÇÃO NA MINHA VISÃO, MAIS DEPOIS DA PRESEPADA CRIADA PELO GOVERNO E OPOSIÇÃO PARA NEGAR A INSCRIÇÃO DE SEU PARTIDO ALIOU-SE AO GOVERNADOR DO PERNAMBUCO, ESTIVE LÁ ANO PASSADO E A CIDADE SOFRE COM OS MESMOS PROBLEMAS DAS GRANDES CAPITAIS COMO RIO E SÃO PAULO. OU SEJA EDUARDO CAMPOS NÃO ROLA

    CONCLUSÃO ESTAMOS FERRADOS. QUE DEUS ABENÇOE ESTÁ NAÇÃO!

  48. Antonio Moutinho disse:

    Pessoal. Vamos deixar de sectarismo. O FHC fez muita coisa boa, mas algumas ruins. O Lula fez algumas coisas boas, e muitas ruins. A Dilma está fazendo algumas coisa boas e algumas ruins. O que interessa é que cada um ao seu modo, os quatro Presidentes (incluo Itamar tb)melhoraram o Brasil. O Brasil hoje é bem melhor que a vinte anos atrás. Espero que o próximo Presidente faça mais coisas boa do que ruins.

  49. Hélio disse:

    Dos comentários acima pactuo com aqueles (poucos)que entendem que tanto o pt qto o psdb já tiveram sua chance de governar este país: 8 anos de psdb e 12 anos de pt(me corrijam se eu estiver errado)…tiveram erros e acertos mas no balanço geral, fizeram pouco, especialmente o pt, que além de ter pego a casa +- arrumada, ficou + tempo no poder e não aproveitou para resolver os principais problemas do país. Digo que fizeram pouco porque os fatos o comprovam:
    -corrupção: cada dia ++++++…
    -saúde: cada dia —–…
    -segurança: cada dia —-…virou bagunça, seria cômico se não fosse trágico!
    -educação: cada dia —– a única coisa que aumenta cada dia na educação é aluno metendo a mãos na cara dos professores, chute na bunda e, de vez em quando, é tiro mesmo.
    -trabalho e transporte: os gargalos não foram resolvidos; apesar do aumento astronômico da arrecadação de impostos, continuamos sem estradas, ferrovias, portos, aeroportos, mobilidade urbana abaixo da crítica, etc
    -juros e impostos: estão entre os + altos do planeta.
    -combustível: tb um dos + caros do mundo e mesmo assim dizem que a petrobras precisa de socorro financeiro.
    E as reformas? reforma política, código penal, tributária e previdência social. Nada, nada, nada…
    alguns mensaleiros estão presos, mas até quando? desconfio que acabada as eleições, vai todo mundo ser solto e com o bolso cheio de dinheiro.
    Estes 02 partidos ficaram 20 anos no poder e as coisas ainda só melhoram um pouco porque este país ainda tem gente que trabalha, investe e acredita.Por falar em acreditar, talvez seja este o maior problema do país: temos acreditado em gente que tem um discurso bonito mas que na prática só quer encher os bolsos. E pior é acreditar que já temos pouquíssimas possibilidades de achar em quem acreditar a não ser no povo brasileiro que pode, em algum momento, passar a acreditar em si mesmo e dar cartão vm pra esse pessoal! vermelho…umh…acho que continuo sem acreditar.

  50. Anti PT disse:

    Que saudade da época dos militares!!!! Quando governaram o país, a economia crescia como a Chinesa, chegando até 15% ao ano e na média de 12%!!! A população conseguia comprar móveis em 24, 36, 48 vezes sem juros e imóveis com juros muito menores que os praticados hoje. Além de serem competentíssimos em desviar dinheiro público (quadrilha do mensalão, aparelhamento do Estado….) e fazer promessas que sabem que não conseguirão cumprir (transposição do são Francisco, Trem bala, infraestrutura….), o que o PT tem de extraordinário?
    É um partido facista (idolatra um chefe sem dedo e sem escrúpulos, acoberta bandidos, assassinos e ditadores) que não está nem aí para a população!!!! Caia na real!

  51. Marcos Silva disse:

    Vejo muita paixão nesses comentários. Os dois governos tiveram méritos e deméritos. o PSDB deu rumo ao pais e teve coragem para tomar medidas impopulares errou feio em seus pretensos sucessores não defenderem veementemente as conquistas de FHC. O governo Lula teve um grande papel nas politicas sociais, hoje muita gente que não passa fome devido a vários desses programas, porém não tem controle algum e vários que não deveriam receber recebem. E o PT institucionalizou a corrupção no pais. A Dilma, bem a Dilma não fez e não faz nada. Incrível como ela não consegue agradar ninguém. Podem ter certeza que essa mulher não será reeleita.

  52. marcelo jose da silva disse:

    vamos brasil mudar nen pt nem psdb este dois partidos já roubaram muito vamos da a vez a outro, vamos da a vez para oPSB

  53. Mario Junior disse:

    Um detalhe que raras pessoas conhecem e não foi divulgado pela imprensa, que eu me lembre:

    Todo o processo de privatização de empresas estatais começou no governo de José Sarney.

    Naquela época foi contratado a melhor e maior pessoa em análise de investimentos no mundo: Professor Antonio Zorato Sanvicente.

    O governo brasileiro queria iniciar o processo de privatizações, mas não conseguia mensurar o valor das estatais.

    Daí a contratação do Professor Dr. Sanvicente, que deu início com um projeto básico, que foi a USIMINAS.

    Depois vieram as outras estatais.

    Como vimos, FHC deu continuidade administrativa e ampliou o horizonte de crescimento das empresas estruturais que foram privatizadas, que hoje cresceram muito sem proporcionar um cabide de empregos como era no passado.

    O governo do PT paralisou o processo, que viu-se obrigado a continuar, como vimos recentemente na área de aeroportos.

    Em São Paulo as rodovias estaduais foram privatizadas e hoje temos entre as 20 melhores rodovias do país 18 rodovias paulistas.

    A própria Rodovia Presidente Dutra – federal -, está melhor que quando era pública, embora tenha muito a melhorar ainda.

    Agora vamos em frente, pois este é um local que pela primeira vez exponho meus pensamentos.

    O governo do PT deu um grande passo para trás sem a mínima perspectiva de voltar a levar nosso Brasil a competir seriamente nesta maratona globalizada da economia, saúde, transporte, segurança e infra estrutura.

    Vamos votar conscientemente.

    O voto de protesto já foi dado. O recado também.

    Lutemos por um Brasil competitivo em todos os aspectos, principalmente os sociais, porém sem benevolência.

  54. epaminondas disse:

    Nosso país parece democrático, então cada um diz oque gosta de ver. Eu gosto de ver as pessoas trabalhando, e sobrevindo como puderem, outros só pensam em si mesmo se esquece
    que até o gv fhc, brasileiro tinha vergonha de de ser brasileiro sofrendo pressão do FMI
    os mais pobres passando fome. ex: no ano de 1998 o prefeito de nova iguaçu comprava um kl
    de rato por r$5,00 para amenizar a fome dos flagelados da guerra, contra o emprego e progresso do nosso pais, até aparecer um analfabeto BRASILEIRO que fez os verdadeiros BRASILEIROS sorrir e se sentirem um pouco seguro

  55. Orlando Fox disse:

    Enquanto não se fizer uma reforma politica séria neste País, as coisas vão continuar como estão, independente de quem seja eleito. Esse Aécio já foi Presidente da Câmara algum tempo atrás, e o que resultou disso ? Continuou e continua a mesma coisa, sem falar que gravitam em torno do PSDB a pior corja da politica nacional.Temos que elencar temas de interesse nacional, exigir e cobrar que os politicos se debrucem sobre eles,caso contrário,tudo fica como está.

  56. Thomaz disse:

    Infelizmente hj em dia candidato nenhum segue uma ideologia partidária, PT e PSDB e outros não passam de siglas. A grande maioria dos candidatos são eleitos através de brilhantes estratégias de marketing mas depois que estão lá nem sabem a que vieram.
    O eleitor consciente deve votar em um candidato ficha limpa e que tenha um perfil honesto e visionário independente de sua sigla partidária.

  57. Martins disse:

    O PT , sempre usou e abusou da propaganda , enquanto o PSDB sempre ficou calado. Basta pegar o que o Lula falou no passado contra a Bolsa Estudo do FHC, privatização, para saber que o PT/Lula é incoerente.Ele diz uma coisa e faz outra, e joga propaganda na TV, paga com o nosso dinheiro , e o Zé povinho acredita.Muito bem fez o Aécio em mostrar quem realmente foi o FHC, que estabilizou a moeda , privatizou, incentivou a industria, fez as Termas Elétricas, sem as quais estaríamos vivendo um terrível apagão.

  58. Diogo Alves disse:

    Precisamos de uma visão clara sobre politica. tanto PSDB e PT tiveram suas falhas. são quase 20 anos desses dois partidos no governo da republica e praticamente nenhuma reforma. Vamos e venhamos esta faltando alguém que tenha coragem de pensar no país e não em politica, infelizmente nosso candidatos são eleitoreiros e não pensam no país. mudanças sérias são feitas por pessoas sérias e por mais que tentemos justificar esses dois partidos, infelizmente não acrescentaram muita coisa a nação. estabilizar a economia e trazer uma qualidade de vida melhor ao povo é função de qualquer governante, mas não é só isso, precisamos de reforma fiscal, politica séria industrial, abertura de mercado, conter evasão de divisas(diga-se montadoras de veículos), politica de segurança, investimento em saúde e educação( copa do mundo do não educa, protege e nem cura ninguém). portanto nas próximas eleições não pensem em PT ou PSDB, pense em você!!o que eles não fazem…..

  59. GILBERTO disse:

    Sr. Walgner Teixeira, não queira dar uma de “João sem Braço”…vc estah falando de um macaco e esquecendo de incluir o rabo. Analise primeiro a situação em que o País se encontrava quando Prof. Dr. Fernando Henrique Cardoso iniciou seus trabalhos ainda quando ministro. Somente pra aquecer sua memória: -25 anos de descalabro administrativo promovido pela Ditadura Militar, 6 anos de “sacanagem” com diversos Planos econômicos que não deram certos, capitaneado pelo oligarca Sarney, 2,5 anos de “molecagem administrativa”, com o desastroso Plano Collor, capitaneado pelo “Caçador de Marajás” Fernando Color…Diversas empresas estatais, como Vale do Rio Doce, Embraer, Teles, Bancos Estaduais,entre outras,
    que a União tirava o dinheiro que era pra suprir a Saúde e a Educação , para cobrir rombos e fazer investimentos nas ditas cujas. Há de se reconhecer que naquela situação, de inflação que chegou a 106% ao mês, não dava pra dentro de pouco tempo a população se recuperar de tanto desgastes e de repente, estar comprando bens de uso como vc cita que isso so veio acontecer no Governo PT. Claro! não existe milagre!…precisou-se de algum tempo para a população se recuperar. precisou-se de um tempo para a industria começar a produzir bens em quantidade suficientes para atender a demanda da população e a mesma ter acessoa esses bens de consumo. Mas o certo que todo mundo começou a melhor de vida a partir da contenção da infração absurda anterior ao seu Governo. Pense nisso, antes de ficar falando coisas sem embasamento.
    -Apesar de não ter nada contra a quem é filiado a um partido político, aliás ateh defendo que as pessoas participem mais efetivamente da política. Mas eu não tem partido, sou professor de História e Geografia e como tal, prefiro não pertencer a nenhuma legenda, pra poder ficar à vontade pra falar e fazer uma análise mais imparcial.
    (…) pense e fale sem paixão…O Brasil deve muito ao Prof. Dr. Fernando Henrique, pela sua dedicação, pelo seu senso de responsabilidade o que lhe garantiu a tranquilidade para botar o Brasil no trilho do desenvolvimento. Infelizmente foi mal compreendido pelo povo e interrompeu o seu trabalho com a eleição de um sujeito que confessa em público que detesta ler….imagine estudar!..mas isso faz parte da democracia…é um caminha mais tortuoso, mais sofrido, porém mais sólido….três passos para a frente e dois para trás…Espero que o povo acorde e retome o caminho do planejamento, de um projeto para o Brasil. Brasil, um país tão rico de povo pobre…de tantos recursos naturais, porém mal utilizados em favor do seu desenvolvimento!
    -Vamos esperar o andar da carruagem!
    Um abraço
    Gilberto Moura

  60. Nos estamos em pleno carnaval. que tal fomar dois blocos As viuvas de FHC VS. viuvas de LULA.
    Como diz aquela frase, o problema do brasil não são os politicos, mais sim os brasileiros.
    Não existe politicos bons ou ruins,existe o politico.
    E esse esta pouco se lixando para povo.
    Como voces pode perceber aqui neste post não existe pessoas comuns, mais sim pessoas pagas por partidos para comentar aqui tem graficos, historias, coisas que os brasileiros jamais iriam lembrar por que tem memorias curtas.
    por que não dizer burros.
    lembra do velorio de Mandela,estavam todos juntos,não se espante se ITAMAR tambem estivesse presente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-30 15:11:08