aki

cadastre-se aqui
aki
Política
25-07-2016, 9h13

Pós-impeachment, Temer e Lula devem conversar

Para petista, peemedebista acerta no atacado na política e na economia
18

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Quem conversa reservadamente com Lula e Temer vê disposição nos dois políticos para que tenham um encontro, caso seja aprovado em definitivo o impeachment de Dilma, como é a tendência.

O ex-presidente Lula está cumprindo um papel político de defesa de Dilma, mas não acredita que a sucessora tenha chance real de evitar a perda do mandato.

Na visão de Lula, Dilma errou na política e na economia. Para o petista, o presidente interino, Michel Temer, está acertando no atacado nas duas áreas, porque colocou Henrique Meirelles na Fazenda, o que foi sugerido por Lula a Dilma inúmeras vezes, e porque fechou um acordo efetivo com a maioria do Congresso.

Já Temer tem esperança de que, aprovado o impeachment, Lula se concentre na preservação de seu cacife político e na luta para evitar uma condenação jurídica na Lava Jato. O presidente interino faria um gesto para sinalizar disposição de diálogo e amenizar o bombardeio do petista contra ele.

Portanto, há interesse e espaço da parte de Lula e Temer para, pelo menos, diminuírem a intensidade da guerra política.

*

A relação entre Dilma e o PT não é boa. Ela não tem uma vida partidária real. No domingo, por exemplo, não foi ao lançamento da candidatura à reeleição do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

A resposta de Dilma sobre a confissão do marqueteiro João Santana de que houve um pagamento de dívida de campanha de 2010 por meio de caixa 2 deve piorar a relação entre ela e o PT. Santana e a mulher dele, Monica Moura, responsabilizaram diretamente o então tesoureiro do PT, João Vaccari, pelo pagamento de caixa 2. Disseram que foi a única forma que o PT ofereceu para quitar a dívida.

Dilma afirmou que, se teve caixa 2, ela não sabia. Jogou a culpa para auxiliares e o PT, mas, nos bastidores, apontou para o ex-tesoureiro do PT. Isso complica muito a vida de Vaccari, que está preso em Curitiba.

João Santana, pelo papel de destaque nas campanhas petistas, produziu uma prova testemunhal de peso contra Vaccari, o que alimenta temores no PT de que ex-tesoureiro do partido faça delação premiada. A confissão de Santana e a resposta de Dilma tendem a aumentar o isolamento político de Vaccari.

Até hoje, o PT sustentou que as doações eleitorais que recebeu foram todas legais e nunca representaram percentual de propina de contratos públicos. Se Vaccari admitir que legalizou propina de obras federais via doação eleitoral ou que intermediou pagamentos de caixa 2, será dinamite pura contra o PT e seus principais dirigentes políticos.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
18
  1. Santos disse:

    Parece que o mantra petista eu não sabia de nada, eu não fiz nada e eu não vi nada está chegando ao fim. Ainda bem, pois só os militantes mais tolinhos do PT ainda acreditam nesta ladainha.

    • Nelson Silva disse:

      Deixem a polícia trabalhar e verão onde vai parar tudo isso… crimes de lesa-pátria, formação de quadrilha de estelionatários, enriquecimento ilícito, crimes contra a vida, etc. Hora de a POLÍCIA mudar os rumos do País, independentemente da justiça tendenciosa e incompetente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Gustavo disse:

    Caro Kennedy,
    que embroglio essa delação!!!!!!! Vamos ver se o Vaccari, fazendo a delação, acaba mesmo ‘pegando na mentira’ a petralhada. Por sinal, queria perguntar aos nobres leitores do teu blog duas coisas:
    1- é verdade que o PT orientou que o partido não candidatasse PREFEITOS, com medo da derrota, fazendo aparecer a grande ‘popularidade’ do partido??????? Caríssimos Institutos de pesquisa, aí está um desafio: quantos candidatos petistas vão se apresentar e quantos vão se eleger???????
    2- é verdade que foi encontrado no INCRA algumas centenas de milhares, bem assim, de funcionários fantasmas???? Será que é por isso que o povo do MST tem tanta moral (diga-se:cascalho, dim-dim, etc) para fazer a baderna por onde passam?????
    Leiamos os corajosos comentários dos partidários do regime.
    NOTA: não sou apolítico, mas sou apartidário.

  3. Joaquim disse:

    Como uma pessoa pode se impor um papel tão ridículo, como a Dilma se auto impôs. Passara para história como a pior presidente da história do pais e como o ” fantasma do Alvorada”.

  4. Fernando Almeida disse:

    O problema maior é que há demonização do PT. O sistema eleitoral, já dado como falido, é usado por todos os partidos. E partidos e governos que criaram crises, inflação com excesso de gasto público (com juros absurdos da dívida, especialmente) e instabilidades políticas e econômicas internas e externas, com impacto direto no câmbio.
    Situações idênticas ao que vivemos agora. Todos os partidos usam o mesmo discurso, que não são corruptos. O PT também, mas apontava muito para os outros, pouco antes de iniciar sua empreitada de poder. Ainda assim, não começou e não é o único a ter dinheiro de propina nas campanhas, ainda que “travestido” de dinheiro legal. E mais que certo e mais que óbvio que também entrou dinheiro assim na campanha por parte de Temer, que teria que contribuir na sua cota como partido. Não foi de bobeira que o PMDB foi escolhido: sua capilaridade e justamente por isto, a praticidade de “conseguir” financiamento é imensa.
    Mas há dois pesos e duas medidas….cotinua….

  5. walter disse:

    Caro Kennedy, é tardia da parte do lula esta conversa, não fosse tão ambicioso, e orgulhoso, nada disso, teria de fato acontecido; desde a carta do Temer, o lula deveria ter prestado atenção.Naquele momento, procurou criticar a postura do vice…
    Toda a conversa no âmbito político é valida…más esta pós impeachment, me lembra o último filme, JORNADA NAS ESTRELAS, QUANDO O COMANDANTE KIRK, OFERECE SALVAR O INIMIGO NA OUTRA NAVE EM DESTRUIÇÃO, QUE O SPOCK COMENTA BAIXINHO AO COMANDANTE…”MELHOR NÃO”…o lula não tem qualquer respeito por ninguém; desconfio, que nem por ele mesmo; acredita ser o máximo; beira a bipolaridade, de qualquer forma, o Temer esta certo; quanto mais parlamentares a aprovação dos pacotes melhor

  6. carlos disse:

    Está se dando muito valor à opinião de um criminoso comum.

  7. André Luiz disse:

    Seria bom senso fazer isso. Por mais que muitos possam dizer que Temer não tem nada que falar com Lula, o fato é que Lula pode ainda movimentar MST, sindicatos, criar greves! O que tornaria a vida de Temer bem difícil nos dois anos que se avizinham.

    • RAYMUNDO AVELINO disse:

      Meu caríssimo. Se o Lula ainda não colocou em prática o discurso que fez quando de sua manifestação no Rio d janeiro, que colocaria seu exército nas ruas, não será após a possível aprovação do impeachment, que fará esta loucura. Se o fizer, será de uma incapacidde política sem limite.
      Sua atitude, não será contra o Temer, mas sim, contra o país.

  8. luis luis disse:

    Me parece que só a Dilma não quer acreditar que o impeachment é certo e fica assombrando o Brasil, pois enquanto não terminar essa novela o país fica patinando. O Lula é esperto e quer mesmo é se livrar desse peso morto, para retornar as suas manobras nem sempre muito claras.

  9. Marco Túlio Castro disse:

    Conversar o que com o Lula ? Sobre o Corintians ? Sobre cerveja ? Sobre churrasco ?
    Porque assuntos de Estado não tem o que conversar.
    E falar sobre política com um defunto político também é perda de de tempo.
    Lula é uma perda de tempo

  10. RAYMUNDO AVELINO disse:

    O fato do Lula reconhecer que o governo Miche Temer está acertando em cheio na condução da economia e, no campo político, demonstra a diferença abissal da capacidade de Temer à Dilma.
    Com este comentário, Lula mais uma vez, sente que fez a escolha política equivocada, de colocar como sua sucessora, uma pessoa sem nenhuma capacidade para gestar o nosso país.
    E ainda; que o projeto de governo petista exauriu-se, evando o país a esta enorme crise econômica e política. Como não bastasse, a Operação Lava Jato, mostra cruamente, a forma criminosa que o PT utilizava para se manter no poder. Praticamente, o partido perdeu sua importância no cenário político.

  11. Job disse:

    Pode-se discutir se é majoritária ou não, mas é inegável que há uma grande fatia do eleitorado alinhada ao pensamento de centro-esquerda – uma fatia que tem orbitado em torno do PT. Se Lula conversar demais com Temer, o PT perderá qualquer possibilidade de continuar com seu atual eleitorado, pois entre os esquerdistas Temer se tornou uma figura inaceitável. Conversar com Temer exige muito cálculo político de Lula, pois pode significar o colapso definitivo do PT e de sua própria trajetória como líder progressista.

  12. Frank Underwwod disse:

    Pelo fim da lava jato, todos se unem, cadê as panelas? cadê as passeatas? qual o político punido? cadê o STF? Vamos esquecer?

  13. cassiano disse:

    Olá Kennedy, como é bom a democracia concordo a maioria das opiniões mencionadas,porém temos assuntos mais prioritários a ser tratados tais como crise econômica , segurança , desemprego, pois estes números que aparecem aí são só os do CAGED,e os informais e os jovens que estão chegando a maior idade e as pessoas do “campo” que não costumam ter carteira de trabalho assinada, será que não chegaria a um triste número de uns 22.000.000 de desempregados nosso querido Brasil?
    Peça aos nossos “mandatários ” que leiam sobre Ruy Barbosa ,Tiradentes e outros homens que muito nos orgulham , que deixaram um legado para nós brasileiros.
    Salve o Brasil !!

  14. Dilma saindo ou ficando o que se espera mesmo que o país volte aos trilhos…

  15. DIRETO AO ASSUNTO: ISSO É UMA VERGONHA... É PRECISO PASSAR O PAÍS A LIMPO! disse:

    Brasileiro que tem vergonha na cara não deveria conversar com Lula, pois corre sério risco de se contaminar com o que de pior pode haver num ser humano!
    A corrupção sempre existiu, desde que o mundo existe, porém corrupção institucionalizada só a que esse corrupto implantou, dando o sinal verde, ao dizer aquela maldita frase “Eu num sabia di nada” – referindo-se ao Mensalão.
    Após a blindagem que oposição, justiça e povo lhe deram, veio o “liberou geral” para os corruptos e o resultado é o que estamos vendo: escândalo atrás de escândalo, roubalheira geral, incontida, Executivos, Legislativos e Judiciários – tudo contaminado!
    E, o pior, até agora quem estão pagando o pato são só os “empresários corruptos”, os políticos, até agora, uma piada!
    Lula continua livre e solto… os políticos corruptos como ele, idem, todos sob as asas protetoras do STF!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2020-04-03 18:10:53