aki

cadastre-se aqui
aki
Política
31-03-2016, 9h39

PR, PP, PSD e nanicos querem leilão entre Dilma e Temer

Presidente entra no jogo; vice resiste a ceder ao "varejão"
25

KENNEDY ALENCAR
ANGRA DOS REIS

Anda mal a negociação de ministérios entre o governo e o PR, o PP, o PSD e um grupo de partidos nanicos. Essas siglas querem fazer um leilão entre o que podem oferecer à presidente Dilma Rousseff e ao vice Michel Temer.

O PP informou o Palácio do Planalto que deverá tomar uma decisão sobre impeachment somente no dia 11 de abril, provável véspera da votação do pedido de impeachment pela comissão da Câmara. O PR ameaça fazer o mesmo. Ou seja, querem esticar a corda para ver quem dá mais.

Dilma está inclinada a pagar a conta. Ofertou a pasta da Saúde ao PP e o Ministério de Minas e Energia ao PR. E analisa que pastas pode negociar a mais com o PSD, que dá sinais cada vez maiores de infidelidade ao governo. Também entrou no “varejão”, como diz um ministro, com uma leva de legendas nanicas.

O governo faz isso porque só tem mesmo certeza do apoio de cerca de 100 votos na Câmara, que são os deputados ideologicamente do campo da esquerda política. O Palácio do Planalto sabe que precisa arregimentar o apoio de mais 100 deputados fisiológicos para ter alguma segurança mínima numa votação aberta e transmitida pela televisão e rádio.

Já Michel Temer tem evitado entrar no leilão. Há uma avaliação no PMDB de que os fatos ganharam pernas que resultarão no impeachment e que seria um erro Temer entrar no “varejão”. A avaliação do PMDB é que cabe ao governo frear uma carreta em disparada na descida.

O governo está numa contraofensiva, mas o resultado deverá ser medido ao longo dos próximos dias. Quanto mais perto da votação do parecer na Câmara, mais caro cada deputado venderá o seu apoio. Esse jogo tem um limite.

A presidente quer anunciar até amanhã uma mudança ministerial, mas talvez leve mais tempo para negociar. Hoje Dilma está em situação mais desfavorável do que Temer.

Reprise perigosa

Em solenidade ontem no Palácio do Planalto, a presidente Dilma sugeriu que um eventual governo do PMDB tiraria direitos dos trabalhadores.

Dizer que um eventual governo Temer jogará a conta da correção dos erros econômicos da gestão Dilma sobre os ombros dos mais pobres é uma repetição do discurso que a presidente fez contra Aécio Neves na eleição de 2014. Deu certo naquela época.

Depois, a presidente tentou aplicar a receita que negava quando nomeou Joaquim Levy para a Fazenda. Por incompetência, não bancou Levy e voltou a adotar uma política que já mostrou que deu errado.

Essa estratégia é irresponsável do ponto de vista político e econômico. A presidente sabe que o caminho atual só produzirá mais desemprego e que será necessária uma correção de rumos. Dilma sabe que não haverá saída sem sacrifícios.

Mais: se a estratégia atual der certo e Dilma impedir o impeachment, os problemas da economia não desaparecerão, e ela terá menos capital político para enfrentá-los de verdade com um discurso desse tipo. É uma jogada arriscada, porque eleva o boicote dos empresários e do mercado financeiro ao atual governo. E isso tem influência sobre os deputados e senadores que apreciarão o impeachment.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
25
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Esse leilão é uma excelente vitrine moral e anti-ideológica.
    Serve para mostrar definitivamente a cara feia da política e a falência do modelo atual.

    • Luiz Silva disse:

      O mais impressionante é ver a imprensa brasileira noticiando esse leilão como se isso fosse “parte do jogo político”. ATENÇÃO SENHORES DEPUTADOS! Cada deputado que votar contra o impeachment em troca de cargos ou emendas terá cometido a suprema falta de decoro parlamentar: a venda de seu voto. Logo, deverá ser cassado pois perdeu a legitimidade para exercer seu mandato.
      Será possível que nenhum comentarista vai deixar isso claro à população?

    • walter disse:

      É cara Maria Aparecida Ramos Tinhorão; definitivamente, ficará claro, como o governo trata os interesses da Nação.
      A lisura, nunca foi uma bandeira do pt, mas agora, estão sendo “filmados”, se não tiverem compostura, será mais um prego neste caixão; como a dilma, ainda não entendeu, que “o golpe”,é o dela; querendo tampar o sol; teremos que acreditar, que não se salva…
      Quanto ao leilão; não se pode esperar nada mais, destes “partidinhos do cabide”; vão tentar ganhar um grana fácil, de qualquer maneira; enquanto isso, pagamos a conta”…

  2. CICERO GONCALVES disse:

    Tá parecendo a QUEDA DO IMPERIO ROMANO, os politicos estão fazendo leilão para quem fica no Governo Dilma, que pena vão cair todos, tudo porque não pensaram no POVO, nas necessidades principais SAUDE,SEGURANÇA,EDUCAÇÃO,TRABALHO.

  3. Antônio José Marques disse:

    É o velho toma lá da cá, esse congresso é mesmo um balcão de comércio. Em tempos de Lava jato nada intimida esses bandidos, Brasil tem que deixar de ser o País da corrupção, senão nunca chegaremos a ser um País Desenvolvido, PRESSÃO POPULAR é o que cabe as pessoas de Bem dessa Nação.

  4. Enquanto isto no Brasil real…
    Corte de verbas nos ministérios.
    Na Pátria que ela diz ser “Pátria Educadora”, corte 4,2 Bilhões de Reais do ministério da Educação.
    Corte do Ministério dos Transportes de 1,2 Bilhão de Reais.
    Já na saúde, o corte foi de 2,4 Bilhões de Reais em meio a uma crise de Zika, Dengue e H1N1.
    Não vi corte para compra de apoio!
    Que Zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  5. Na briga para não perder o poder, a Presidente Dilma e o PT estão leiloando o governo.
    O PT não vai fica com nenhum Ministério e a Presidente Dilma está abrindo mão do cargo para o ex-Presidente, ex- Ministro da Casa Caiu e agora consultor informal Lula, governar no seu lugar o país.
    Isto pode dar certo? Claro que não!
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  6. Joaquim disse:

    Para quem tem alguma duvida é só procurar na internet, lei complementar 101/2000 art. 36 e 38. E verificar o crime cometido. Tem gente que acha que esta acima da lei e isto tem que acabar em nosso pais. Foram apenas R$57bi ( pedaladas admitidas pelo ministro Levi) em empréstimos não legais, constante utilizados durante parte de 2013, 2014 e parte de 2015, e olha que o TCU já tira avisado que estava errado nas contas de 2013. Para quem diz que o correu em outros governo é só verificar os volumes ( alguns milhões ) e a frequência e ficara claro a diferença, o que também fica claro no acórdão do TCU.

    • Luiz Silva disse:

      Em solenidade oficial no Planalto, Dilma disse que o impeachment é sobre suas contas de 2015. Como elas não foram analisadas, não se pode falar em crime de responsabilidade. Meu Deus! Ela só pagou o que devia aos bancos estatais no final de 2015. Logo, durante todo 2015 ela manteve empréstimo proibido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

  7. Daniel disse:

    Kennedy, ela ja esta fazendo discurso de oposição.
    O jogo está perdido pra ela e pro Lula, que, apesar de não assumir oficialmente o Ministério, entrou diretamente na articulação das ultimas semanas e nada conseguiu.
    O plano agora é fazer essa oposição ferrenha até 2018 para tentar eleger o salvador da patria Lula.
    Ma pelos rumos da Lava Jato, o maximo que ele poderá ser é presidente da ala norte do presidio.

  8. Geraldo Cordeiro disse:

    Meu sentimento, é que a parte mais interessada, nunca é ou será representada. mesmo sendo a responsável por elege-los. Neste momento, estamos assistindo, um embate que sequer deveria estar acontecendo e o pior, pessoas cobertas pelo manto da impunidade ou se preferirem imunidade, chamam a sociedade brasileira ou parte dela de FASCISTA. Mas foram eles que se apropriaram do erário publico, para financiar ditaduras pela América latina e Africa, e não satisfeitos com tudo isto, novamente vem contar esta lorota de retirada de direitos, quais?, Mais de 20% da população ativa do Brasil esta desempregada, toda a atividade financeira do Brasil deverá recuar nas mesmas proporções, das desvalorizações cambiais (50%), inflação (10% a 12%) e da alta de juros e impostos (8 a 10%), logo de cada 10 empregos restarão apenas 3 e de cada 10 geradores de empregos ficarão apenas 3. Esta é a conta que pagaremos pelos desmandos econômicos, quer seja neste governo e ou qualquer um outro. O Brasil quebrou.

  9. Fred disse:

    Dilma está se sentindo acuada sem trunfos na manga. Tudo caminha pro impeachment. Não creio que Temer vá fazer alguma diferença, mesmo porque levará um bom tempo para minimizar os estragos, mas se não for ele, que seja outro, outro, outro. Uma hora a gente acerta.

  10. rodnei augusto disse:

    Porque tem sido pouco veiculado que se o Temer assumir a Presidência o Vice é o Cunha ? O mesmo Cunha que puxou o tapete não da Presidenta mas do Brasil.

  11. Alberto disse:

    A orcrim esfacelando-se.Os adeptos desesperando-se.Choro,choro e mais choro.Réquiem,rsrsrs.

  12. Paulo disse:

    Vc está equivocado na sua suposição. Já está alinhado e alguns do PMDB divididos vão permanecer na base. Amanhã vc me diz.

  13. Fredd Oliveiras disse:

    O Brasil está numa situação difícil. É frágil o argumento que fundamenta o Impeachment, que na prática é um processo político e não judicial. Assim, tirar a Dilma que foi eleita por milhões de Brasileiros vai trazer consequências inimagináveis no que diz respeito a ordem pública. Considero uma irresponsabilidade este movimento da oposição.
    Por outro lado, ficando a Dilma, o país ficará ingovernável, sujeito a barganhas políticas, o que vai resultar em caminhos totalmente incoerentes e políticas sem eficácia prática.
    Apesar de insatisfeito com o governo, prefiro a manutenção da ordem constitucional. É como a guerra: é fácil evitar mas muito difícil acabar, a exemplo do terrorismo do oriente médio.

    • rodrigo disse:

      Tenta falar isso para os milhões de brasileiros que perderam seus empregos por causa da crise

    • JOÃO CARLOS disse:

      VC ACHA O DESVIOS DE MILHÕES DAS CONTAS PÚBLICAS OU SEJA AS PEDALADAS, ALGO HONESTO, FORA PASSADENA, TENTATIVA DE LIVRAR O LULA LADRÃO DA CANA, TRANSPOSIÇÃO RIO SÃO FRANCISCO, PODERIA FICAR AQUI ESCREVENDO A TARDE TODA, CARA, PARE PARA ANALISAR SEU COMENTÁRIO, EU SOU BRASILEIRO E FALO BEM ALTO – FORA GOVERNO LADRÃO

    • O governo é tão horrível, que apesar das ameaças… A esperança venceu o medo!
      Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

    • Luiz Silva disse:

      Fredd, você prefere a manutenção da ordem constitucional e nós também. O artigo 85 da Constituição prevê impeachment por improbidade administrativa. A chefe da União (Dilma) permitiu que a União tomasse emprestados bilhões dos bancos estatais, o que é proibido pelo artigo 36 da Lei de Responsabilidade Fiscal. É importante que você nos esclareça: Por que isso não configura improbidade administrativa?

  14. Wilson disse:

    Precisamos de uma solução a saída da Dilma, abre novas perspectivas, ou seja, com novo comando podemos tem uma esperança no fim do túnel.
    Mas cuidado caso ela ficar, seremos a nova Venezuela.
    Em quando o Governo seja qual for não tratar as empresas como parceiros o Brasil ficar neste processo vicioso de corrupção e crises!

  15. Nóis capota mas num breca disse:

    Calma pessoal! Se este processo não colar é só entrar com outro. Leram a respeito do déficit de fevereiro? Dilma não apenas fez tudo errado, mas continua fazendo. Como especialista em erros e teimosia que é, vai cada vez mais fundo. Seus apoiadores ainda estão gastando o FGTS. Logo esse dinheirinho acaba e daí quero ver como vai ser. Os supermercados continuam intocáveis, enfiando a faca no consumidor. Empresas de cartão mandam suas faturas religiosamente e quem tem o que cobrar não vacila na hora de emitir boletos. E enviam nomes ao Serasa às pencas. A única justiça veloz no país é aquela que decide despejos, porém, uma vez despejado o inquilino, a unidade permanece vazia. Ainda estamos mal passados, não chegamos ‘ao ponto’. Muita discussão, muito debate, muita palavra de jurista, muitas ‘opiniões’. Ainda não estamos prontos, há que sofrer muito mais.

  16. Santos disse:

    A Rainha Louca é pior que uma mula empacada! Quer continuar fazendo tudo igual: MUITA, mas MUITA MENTIRA, CALÚNIA E NEGOCIATA ! Só que as pessoas acreditarem uma vez é possível, duas lamentável, mas 3, só sendo muito burras ou estarem participando ativamente das mamatas como comprova a reprovação de quase 70% da população. O PMDB e o PSDB são péssimos, assim como praticamente TODOS os demais partidos, mas NADA é pior que o governo da Rainha Louca. É incompetente em tudo que faz: política, economia, administração, etc…botou a mão, estragou…VAI ENTRAR PARA A HISTÓRIA COMO A PIOR ENTRE OS PIORES! Só rezo para ainda existir economia funcionando quando esta “coisa” sair…

  17. Alex Tenorio disse:

    Interessante essas análises pautadas na premissa que Dilma não apoiou Levy quando o próprio Levy em todo o momento é inclusive depois de sua saída do governo, sempre afirmou o apoio irrestrito da presidenta ao ajudste fiscal proposto pela equipe econômica. Interessante que as análises aqui colocadas nunca levantam a hipótese que Levy …sim Levy… não foi capaz de conquistar no plenário os votos necessários na velocidade desejada para equalizar as metas fiscais em meio a uma crise política moral e ética sem precedentes no Brasil. Claro a culpa eh toda de Dilma. Até parece que a existência de um parlamento com 60% dos seus integrantes implicados na justiça e fustigados pela Lava jato não vem ao caso.

  18. Alex disse:

    Ofereci aqui, oferece ali.. Quem vai dar mais ? Bom, tanto faz. Quem vai ganhar são eles. Afinal aqui não se pratica polita, mas sim Politicagem…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-24 17:47:08