aki

cadastre-se aqui
aki
Política
02-02-2016, 9h12

Presidente faz gesto em busca de distensão política

Ida ao Congresso tenta evitar radicalização ainda maior do debate político
32

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

A ida da presidente Dilma Rousseff hoje ao Congresso para levar pessoalmente a Mensagem do Executivo é um gesto contra a radicalização do debate político. Há acirramento das relações entre governo e oposição desde o fim das eleições de 2014. Essa guerra cresceu no ano passado com o debate em torno do impeachment e pode ganhar ares ainda mais fortes com as investigações contra o ex-presidente Lula.

Numa hora em que a temperatura tende a subir, a presidente toma um atitude ousada, necessária e que busca distensão política. O Brasil enfrenta problemas demais para que sua classe política priorize a guerra ao diálogo.

Nesse contexto, a presidente acerta ao ir hoje pessoalmente ao Congresso. De acordo com auxiliares, as linhas gerais do discurso devem repetir um pouco do que ela falou na reunião do Conselhão na semana passada: reforma da Previdência, recriação da CPMF, projetos que ajudem no reequilíbrio fiscal e combate à crescente ameaça do vírus zika.

Dilma foi aconselhada a fazer um convite à oposição para dialogar. Será preciso ir além de dizer que está aberta ao diálogo. O ideal é apresentar uma proposta concreta para encontrar líderes da oposição.

Também há expectativa em relação à reação da oposição à presença da presidente no Congresso. Uma hostilidade numa cerimônia que é um rito importante de poder soaria como desrespeito institucional. Mas, como a classe política brasileira anda dando provas de estar aquém dos desafios do país, não dá para descartar um erro desse tipo.

Uma distensão política é fundamental, porque a vida real das pessoas, com os fantasmas do desemprego e do zika, merece mais consideração do que jogos de disputa de poder.

*

Duelo federal

Ao ignorar ontem o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, na reabertura do trabalhos do Judiciário, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, mandou um recado ao STF (Supremo Tribunal Federal). Reagiu aos bastidores de que o Supremo poderia negar o pedido de Janot para afastar Cunha da presidência da Câmara e do cargo de deputado federal.

Janot deu demonstração ontem de que não considera que Cunha mereça estar no cargo. As acusações contra o presidente da Câmara são gravíssimas. O Supremo tem obrigação de tratar desse tema com celeridade. Foi um equívoco não ter resolvido isso antes do recesso. Manter Cunha na presidência da Câmara seria um erro diante de tudo o que se sabe a respeito dele.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
32
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Agora ??? Só agora se busca distensão política ??? O tecido político, social e econômico se esgarçou ! A hora é de despedida.

    • walter disse:

      É minha Cara Maria Aparecida; antes deste FIM da dita cuja; ter “coragem” de ir ao congresso, pedir aumento de Imposto, num ano eletivo; é muita “cara de Pau”; ela espera o que desta incursão?
      Mostrar seu penteado que custa $3 mil reais por escova…
      O congresso vai transformar esta ida dela, em experiência…

      • Mariana dos Santos disse:

        Estes são os seus comentários? Um penteado e impeachment?…Ela não vai sair e muito menos mudar o penteado. Uma das soluções para o país são os impostos sim, tem que haver soluções internas, já que o mundo demonstra uma queda de economia desde a China até a Europa. A arrecadação diminuiu em bilhões de reais, quem não entende do assunto é melhor não falar asneiras.

  2. Edi Rocha disse:

    Esse trecho do comentário de Kennedy resume muita coisa: “Mas como a classe política brasileira anda dando provas de estar aquém dos desafios do país…”

    • Joaquim disse:

      Por isto precisamos urgente de uma eleição geral e destituição de todos os eleitos em 2014. O pais precisa urgentemente de credibilidade e nenhum dos atores no jogo hoje tem esta qualidade.

  3. Paulo Henrique disse:

    A presidente Dilma está certa em ir ao Congresso, o que já é tardio, pois ela já deveria ter ido há muito tempo, pois o que realmente aflige o Brasil principalmente do ponto de vista financeiro e econômico é a política, principalmente da oposição, não que Dilma não tenha errado em alguns momentos, mas enfim, a macroeconomia está correta, o que está realmente ruim é a política ou politicagem…

  4. Reinaldo Neves de Oliveira disse:

    O Governo do PT já deu muitas mostras de que é incompetente e que tem muitos líderes desonestos, sem escrúpulos, que pregam uma coisa e fazem outra. Gastaram e continuam gastando demais. Destruiram a Petrobras. Como se unir a pessoas deste calibre para tirar o país do caos? E reforma da previdência é uma balela. Com 900 mil pensionistas da rede pública ganhando mais do que 27 milhões de pensionistas da rede privada, a previdência também vai nos levar para um abismo profundo nos próximos anos.

  5. Douglas Araújo disse:

    Uma presidente incompetente, fraca e mentirosa somada a um congresso corrupto, mal intencionado e permissivo só poderia dar no que deu: economia em frangalhos, desemprego, baixos salários, privatizações mal feitas e oportunistas, inflação, recessão, arrocho fiscal etc. UFA!

  6. Eder Bruno Rodrigues disse:

    Parabéns pelo olhar. Acho que é hora da oposição deixar de ser oposição, ela esta perdendo uma grande oportunidade de ser protagonista neste momento do mundo. Fica chorando uma ladainha que só nos traz desesperança. A agenda agora é de esperança. Ajudar, ajudar, ajudar e dizer eu amo este país.

  7. João Alberto Afonso disse:

    Desculpe, mas aliviar a barra só com novos espúrios toma lá da cá. O Brasil está indo para o fundo do poço e essa canalhada toda está visando seus próprios interesses. A Operação Lava Jato que a alta cúpula do Poder Judiciário,unido ao executivo, está buscando desmontar, pegou, finalmente, o cara mais honesto que o Papa Francisco, Chico Xavier, Irmã Dulce, Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, dentre outros. Enfim, não é dono de sítio de alto luxo, mas não sai de lá e não é dono do tal de Triplex, embora moradores, funcionários do condomínio e documentos falem exatamente o contrário. Mas não é só ele o grande Ali Babá, temos também o FHC com sua pasta rosa que comprou o Congresso para conseguir a maldita reeleição e novamente o Collor dos descamisados e seus carros de luxo. Fora todos eles e essa cidadã que ajudou e está ajudando a por a última pá de cal no País.

  8. Epitacio R. Sobreira Filho disse:

    Prezado Kennedy Alencar,
    Hoje no seu comentario à CBN pela manhã, vi-o comentar como deveria se comportar o parlamento a uma possivel ida da nossa Presidente ao mesmo, ” civilidade institucional”. Este mesmo tratamento deveria ter sido a pratica do Sr. Janot quanto ao presidente da Camara dos Deputados. Ali não há disputas pessoais e sim uma solenidade onde deve prevalecer o protocolo.
    Não que eu seja partidario deste senhor. Apenas devemos todos respeita-lo na conformidade do seu cargo. Afinal, é um representante de um de nossos poderes quer queiramos ou não. Não podemos ter dois pesos e duas medidas. Pelo meu gosto, e acredito de muitos brasileiros, não estaríamos com certos personagens em nossa vida politica.

  9. Sônia Ribeiro disse:

    Dilma acertará quando renunciar, juntamente com seu vice e forem convocadas novas eleições, para tentarmos tirar o país do fundo do poço. Me lembro que à época do Serra, o chamavam de ministro da dengue; mas pelo menos não tínhamos este absurdo de epidemia, que já atinge diversos países e a tendência é que se alastre mais depois desta “dita festa popular”, chamada carnaval e não serve para nada e deveria ser alvo de investigações, tb. O problema é que, ao menos que Deus envie alguém, não há um nome que valha a pena para governar nosso país. Todos farinha do mesmo saco…., ou seja, estamos fritos, literalmente! Já estamos em fevereiro e nada, o país estagnou mesmo!!!!

  10. Marco Túlio Castro disse:

    Ela vai lá entregar a faixa ? Não ? Então não interessa nada. Não vai adiantar nada, vai perder tempo. Mimosa já foi para o ribeirão a muito tempo.

  11. Reinaldo Faria Tavares disse:

    Deve ser duro para ela ter que se submeter. Diferentemente dos outros presidentes, ela se negou a governar sobrenadando a vileza do Legislativo e a corrupção dos que compartilham o poder, ao contrário dos outros presidentes. Sob pressão nunca antes testemunhada, sucumbe. Que não perca a verve.

  12. Christian Claudius Carvalho disse:

    Ela acerta… o ruim é que o que é bom para ela (e para os seus) é ruim para o país… fala-se em diálogo… posso reproduzir:
    – quero 5 cargos de primeiro escalão, 15 de segundo e 45 de terceiro…
    – ok, então não fala mais de impeachment…
    – fechado!
    – ah, e tem que aprovar cpmf
    – mas aí preciso de um ministério e uma estatal
    – fechado!

  13. Nóstravamos disse:

    Digamos que Dilma está tendo uma última chance. Se derivar para a blá-blá-blá sindicalista, mesclado à súplicas vãs por mais impostos, vai escrever o seu epitáfio no cargo. Ela tem que trazer justamente o que se presume que não trará: propostas concretas. O previsto é que traga promessas de programas ainda nem escritos, palavras de motivação e chamamento ao patriotismo e à causa do assistencialismo, pedirá pela colaboração dos parlamentares atribuindo seu pedido aos interesses da população, citará exemplos não comprováveis de supostos resultados positivos alcançados durante seu 1o mandato. Falará de fome, moradia, educação, e jogará sobre os ombros dos presentes as responsabilidades que a ela dizem respeito. Nós, será o mote, com verbos conjugados no futuro do presente do indicativo. Fará palanque, esquecendo que não estará falando ao povão iletrado. Mas é que não sabe fazer outra coisa.

  14. José marques de souza neto disse:

    O ideal é que ela vá para se despedir do Povo Brasileiro…

  15. PEREIRA disse:

    Acho que essa ida da presidente ao congresso nacional, é somente para fazer mídia e acertos da forma do toma lá dá cá, isso não ter influencia nenhuma referente a saúde pública, as estradas, aos preços altíssimos da energia, gasolina etc… Ela pode ir, deixar de ir, nada disso fará diferença, a não ser para os acordos celebrados fora da mídia, a verdade é clara essa gestora não sabe administrar e não tem jogo de cintura para dançar a música dos políticos. Nenhum deles dependem de SUS, de contar moedas ou se preocupam com empregos, pois isso fica pra nós os brasileiros que trabalham duro para se pagar mais e mais… Somente para fotos e mídia servira essa ida da presidente ao congresso.

  16. Luiz Carlos Atagiba disse:

    O quê uma pessoa sem credibilidade foi falar aos congressistas? Nada, a não ser pedir aumento de impostos. Mas se esses políticos AMAM o Brasil, vão dizer NÃO!!! Chega de impostos. Fora PT.

  17. CHEGA DE BLÁ, BLÁ, BLÁ... O QUE ESTÁ FALTANDO É VERGONHA NA CARA! disse:

    É IMPOSSÍVEL NÃO OBSERVAR HOMENS DE INTELIGÊNCIA ACIMA DA MÉDIA, MUITOS COM ALTO SABER JURÍDICO, PAIS DE FAMÍLIA, AVÓS, CIDADÃOS RESPEITÁVEIS, MEMBROS DAS PRINCIPAIS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS DO PAÍS, TODOS INERTES DIANTE DE TODA ESSA IGNOMÍNIA NO PAÍS.
    COMO PODE NUM MESMO TEMPO ESTAR UM PRESIDENTE DA REPÚBLICA, EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, PRESIDENTE DO CONGRESSO NACIONAL, PRESIDENTE DA CÂMARA FEDERAL, DEZENAS DE SENADORES DA REPÚBLICA, CENTENAS DE DEPUTADOS FEDERAIS, ALTOS EMPRESÁRIOS NACIONAIS, TODOS SOB INVESTIGAÇÕES E SUSPEIÇÕES DE CORRUPÇÃO, ALGUNS CONDENADOS E PRESOS?
    QUE NEGÓCIO É ESSE DE FICAR PROCURANDO “O PÊLO NO OVO” PARA COLOCAR LADRÃO NA CADEIA?
    AFINAL HÁ RÉUS CONFESSOS, O DINHEIRO SUMIU, A PETROBRAS ESTÁ QUEBRADA, AS PROVAS EXISTEM QUE HOUVE CRIMES E TODOS SABEM QUEM SÃO OS CRIMINOSOS!
    O QUE ESTÁ FALTANDO É APENAS “VERGONHA NA CARA” PARA COLOCAR ESSA LADRÃOZADA NA CADEIA… MUDAR AS LEIS PARA QUE CORRUPTO TENHA MEDO DE ROUBAR COFRE PÚBLICO!

  18. CRUZ CREDO! disse:

    A MULHER ESTÁ MAIS PERDIDA DO QUE CEGO EM TIROTEIO: CADA HORA AGE DE UMA FORMA, DE ACORDO COM O QUE LHE DIZEM.
    A IMPRESSÃO QUE DÁ É QUE AGORA JÁ NÃO CONFIA MAIS SÓ NO QUE LHE BUZINA AO OUVIDO O “CRIADOR” – AGORA ATÉ O “ACUSADOR” DÁ PALPITE – SEGUNDO CONSTA SUA ATITUDE DE IR AO CONGRESSO É CONSEQUÊNCIA DO CONSELHO DO EX-MINISTRO DA DITADURA, DELFIM NETO!
    VALHA-NOS DEUS!

  19. Santos disse:

    Enquanto o Brasil real se dana de trabalhar para sobreviver e ainda ser roubado pelos governos municipais, estaduais e federal, a paladina da incompetência continua fazendo seu teatrinho na “ilha da fantasia” junto com seus pares investigados, e até agora totalmente impunes, no maior escândalo de corrupção do planeta. Será que alguém acha que com esses políticos e esses governos conseguiremos sair dessa situação? Vamos ser mais realistas, enquanto não houver uma FAXINA geral na política NADA VAI MUDAR. Tem que começar a punir de verdade a canalhada e que os pouquíssimos honestos que estão lá parem de ser coniventes e comecem a fazer alguma coisa pelo país.

  20. Cesar Augusto disse:

    A Dilma está perdida e desesperada. Continua com uma política totalmente contrária ao que o povo quer e precisa. Não se recupera a nossa economia aumentando mais impostos. Já pagamos demais para não termos serviços públicos adequados. Por favor, vá ao Congresso pedir sua renúncia.

  21. Douglas Fernandes disse:

    A uma crise crida no Brasil que foi realizada pelo próprio desgoverno que está ai. E acho até um pouco sínico alguém vem pedir aumento de impostos e criação de outros se não faz o básico que e economizar na própria carne sabemos que Dilma custa e tem custo astronômico suas viagens chegam a ser levados mais de 900 pessoas sempre se hospedando nos hotéis mais luxuosos e caros do mundo. Gastança com cartão corporativo, 39 ministérios e não vamos contar a corrupção epidêmica do seu governo.

  22. antonio barbosa disse:

    Antes da deflagração da guerra sempre há uma tentativa de diálogo. Me lembro do filme Coração Valente antes da batalha de Stirling. Fala-se os termos, ouve-se as partes, mas sempre tem alguém (Cunha Wallace) que quer a briga. Alguém que não aceita mais a subserviência de um governo corrupto, ideológico e patético. Ficar com Dilma e afundar-se cada vez mais no atoleiro da corrupção e do ideologismo comunista. Quanto ao “engavetador Janot” porque deve-se ter tanta celeridade para Cunha e nenhuma para Renan entre outros? Dois pesos e duas medidas. Cunha “Wallace” esta pintado para guerra, enquanto os demais “ratos de porão” e traidores da pátria se submetem ao governo corrupto para manter suas mordomias, igualzinho no filme. FORA DILMA.

  23. PEDIR MAIS IMPOSTOS É FALTA DE VERGONHA NA CARA! disse:

    O POVO TEM QUE IR PARA AS RUAS CONTRA AUMENTO DE IMPOSTOS! CHEGA DE ZOMBAR DO POVO QUE JÁ TRABALHA 5 MESES DO ANO SÓ PARA PAGAR IMPOSTOS PARA SUSTENTAR DESGOVERNOS E ROUBALHEIRAS – SEM SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, SANEAMENTO BÁSICO ETC).
    POR QUE ELA NÃO VAI PARA O CONGRESSO PEDIR:
    1 – REDUÇÃO EM 50% DOS SALÁRIOS E 100% DAS MORDOMIAS NOS TRÊS PODERES, EM PROL DA SITUAÇÃO ECONÔMICA DO PAÍS?
    2 – POR QUE ELA NÃO SUGERE AO CONGRESSO NACIONAL QUE SE CRIE UMA LEI QUE PUNA COM 30 ANOS DE CADEIA (SEM DIREITO A BENEFÍCIOS) A TODO LADRÃO DE COFRE PÚBLICO?
    3 – POR QUE ELA NÃO VAI AO CONGRESSO E SE DEMITE, E CHORA (COMO FEZ O MINISTRO DEMITIDO NO JAPÃO), RECONHECENDO SEUS ERROS E OS DA LADRÃOZADA QUE QUEBROU A PETROBRAS, QUE FEZ VOLTAR A INFLAÇÃO, O DESEMPREGO, O DESCRÉDITO NO GOVERNO ETC?
    ISSO SIM, CRIARIA NOVO ÂNIMO A TODA A NAÇÃO E AOS INVESTIDORES NACIONAIS E INTERNACIONAIS: TODOS VERIAM UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL… QUE PODERIA DE VERDADE TIRAR O PAÍS DESSE MAR DE LAMA!

  24. Pasquale disse:

    PEDIR MAIS IMPOSTOS É FALTA DE VERGONHA NA CARA!

  25. Alberto disse:

    Distensão? Só se for abdominal ou muscular,rsrsrs.

  26. JEFFERSON disse:

    Ela que é desviar a atenção da população porque sabe que os dias dele esta conta com isto tenta desviar a atenção da população e do congresso, a hora está chegando, o governo pode e deve ser demitido igual a qualquer funcionário que não tem competência para comandar sua empresa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-11-17 23:21:36