aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
14-01-2014, 14h45

Previ lida com buraco de R$ 4 bi em 2013

Maior fundo de pensão da América Latina precisa apertar os cintos neste ano
101

A Previ, o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, está com um buraco de R$ 4 bilhões para fechar as contas de 2013. O ano passado foi ruim para o fundo, o maior da América Latina.

Benefícios temporários foram cancelados. E alguns funcionários que tiveram contribuições suspensas voltarão a ter desembolso mensal. O desempenho ruim do mercado de ações ajudou a complicar as contas da Previ no ano passado.

A direção do fundo está fazendo cálculos para tentar minimizar o tamanho do buraco e também o impacto sobre os beneficiários. Faltaram R$ 4 bilhões para atingir a reserva mínima necessária para manter os benefícios temporários e evitar a volta das contribuições. Daí a apertada geral de cintos.

Comentários
101
  1. Antonio Carlos Ferreira disse:

    Por favor, preciso entender por que brasileiros de níveis diferente, como os que contribuem por 35 anos ganha diferente dos políticos e funcionários públicos, por favor o preciso entender por que tem que ter dinheiro privado para corrigir certos fundo de pensão e por que os políticos com poucos mandatos tem tanto privilégios. Por favos sem medo o que acontece?

    • Maria Bernadete disse:

      Boa tarde Antonio Carlos. tudo isso acontece porque
      somos passivos, aceitamos tudo a Previ está assim porque tem diretores petistas demais.

      • MARIA disse:

        É isso mesmo Bernadete, o Pt está colocando a mão na Previ, que não tem nada a ver com eles. Acho que só vão sossegar quando conseguirem arrancar todo o nosso dinheiro. Foram os funcionários do BB que através da sua contribuição formaram o capital da previ.

        • Henrique disse:

          … E foi, também, a maioria dos funcionários do BB que votou no PT. Embora isso não esteja relacionado diretamente a cambada que foi colocada para dirigir o Previ, mas, sim, relacionada à incapacidade deles.

      • adhemar disse:

        que eu saiba que deu golpe na previ,foi os tucanos no governo fhc,no escandalo da privataria

        • Jaime Domingos Sfreddo disse:

          É isso aí seu Adhemar. “Nóis do PT semo tudo anjinho”!

        • gilmar disse:

          Vc deve ser ptista pois a reportagem fala bem claro que o furo é de 2013 e não de 11 anos atrás, se fosse mais esperto pensaria ante de falar.

          • Fernando disse:

            Boa!!!! Parabéns.

          • sergio carlos cunha da silva disse:

            Agora sim, estamos lascados. Tem gente defendendo o PT, que a meu ver não tem que pegar dinheiro da Previ, do Inss e nenhum orgão público. Que consigam dinheiro de pessoas físicas, tudo bem, mas jurídicas, aí é demais. Também, os políticos de hoje não governam nada. Só trabalham em causa própria. O país está entregue às traças. É na saúde, na educação e, principalmente, na área da segurança pública. Como são incomPeTentes, aonde tem dinheiro já estão de olho. Até a Petrobrás, com a gasolina super cara,está com problemas financeiros.

        • Helena/S.André SP disse:

          É isso aí, Ademar. Engraçado que nenhuma entidade dos funcionários do BB, como a ANABB p.ex., não apoiam a CPI da Privataria Tucana para saber quanto de dinheiro da PREVI e dos demais fundos de pensão foram desviados por conta das privatizações. Por falar em desvios, por onde anda o ex-poderoso Diretor da Área Internacional do BB no tempo do FHC, o Sr. Ricardo Sérgio de OLiveira? Acho que tem muito “alheio” usufruindo do dinheiro desviado da PREVI em algum paraíso fiscal. Por isso,vamos apoiar essa CPI da Privataria Tucana para que possamos recuperar esse dinheiro da Previ desviado.

          • h.bauermann disse:

            infelizmente se o banco Brasil não recebesse aporte de dinheiro do BNDS e vendido 25% do seu capital aos estrangeiros creio que seria a 2 falência do banco com este nome no brasil, um na época da família real e outra na época do pt.

          • Jorge disse:

            Sra. Helena, o Ricardo do PSDB deve estar curtindo sua aposentadoria na beira da irresponsabiliade. Agora o Petista Pizolato, igualmente diretor do BB está fugindo da polícia, quanto a este ficou provado a culpa, foi condenado e fugiu assumindo a culpa. Mas ele é de esquerda, do pt, pode roubar que tem uma militância ingênua (ou nem tanto) para defender.

        • Helena/S.André SP disse:

          É isso mesmo,Ademar! Queremos CPI da Privataria Tucana já! CPI para apurar quanto do dinheiro da PREVI foi desviado por conta das privatizações.

        • Daniel disse:

          Sr. Adhemar nao faca como muitos que nao gostam de gilo, sem nunca terem comido, procure ler mais, se informar melhor, uma relacao de diretores, de asembleias sao faceis de serem acessadas, como da Previ por exemplo e analise a vida profissionais dos gestores de cada epoca, suas tendencias politicas, e chegara a sua proporia conclusao, nao se torne um fanatico, reflita nessa frase: Quem nunca foi Comunista até os 20 anos, não tem coração…
          Quem continua até depois os 30 anos, não tem Cérebro.

        • Tania Mara disse:

          A PREVI estava distribuindo recursos e não cobrando contribuições e dando lucro até alguns anos, uns 6 ou 7. Esse rombo surgiu na gestão petista. Tudo bem, se teve desvio antes, que se faça a CPI, mas quem está a levando a PREVI para o ralo é o PT.

        • decio afranio disse:

          Deixa de ser estúpido Adhemar. Se houve o superávit foi porque a PREVI e demais fundos participaram da privatização. O déficit é da gestão do PT>

        • Paulo Almeida disse:

          Seu desenformado, no período do FHC os fundos de pensão tinham reservas da ordem de 151 bilhoes de reais. É eram cobiçados Partido comprometido com o trabalhador, assim como PT. Hoje o seu governo imcompete e completamente desorganizado deixa um rombo da ordem de 51 bilhoes de reais.
          Está bom pra você ou quer mais…?
          Vergonha.
          Fato é fato. Quer você queira ou não.

      • HÉLIO disse:

        Pessoal, temos que ser extremamente vigilantes com a gestão do fundo de pensão. Concordo com algumas críticas feitas à gestão petista. É preciso observarmos mais as informações. Desde 2007 as contribuições dos participantes ao plano estão suspensas (para isso precisa de recursos, a Previ utilizou os superávits de anos anteriores). Em 2011, 2012 e 2013 foi pago mensalmente o BET (também com recursos de superávits).
        Acontece que as suspensões das contribuições e o pagamento do BET forem eventos temporários.
        A economia cresceu bem em anos anteriores, a bolsa bombou até a crise econômica mundial, porém nos últimos anos, a economia do Brasil capenga e a bolsa não decola. Nessas questões, eu concordo com as críticas feitas à gestão petista.
        A renda da Previ não vem do governo e nem de milagres não. Ela vem das contribuições dos participantes e do patrocinador e de uma gestão adequada dos mesmos.
        Também não existe rombo, o que existe é a necessidade de reconstituir uma reserva que, pelo nome (contingência), serve exatamente para possíveis momentos de dificuldade extrema de recursos.

        • joao c rodrigues disse:

          pessoal nossas bolsas estão em queda – lembra do estrago feito pelo Eike – OGX, 30 bilhoes o maior rombo das americas. =- isso vai refletir por um bom tempo — ou voces acham que a PREVI não entrou nesse rombo calote do EIKE-toque de midas – através dos fundos de investimentos —a PREVI nao tem rombo nenhum, só os dividendos recebidos com participaçoes , no BB, Vale , Itau, Bradesco, ….etc….—- sem dizer que o plano 1, vai ter um fim mais ou menos 2045, — os compromissos só estão diminuindo, até ficar um só pensionista.. kkkkk…

      • antonio eduardo dos santos moreira disse:

        Uma ESTRANHA coincidencia: o beneficio temporario acabou bem na epoca que os mensaleiros do PT receberam doações

    • jose augusto da silva dias disse:

      Caro Antonio,

      Posso lhe esclarecer sobre a Previ. O fundo de pensao dos funcionarios do Banco do Brasil, Previ, é um fundo privado onde existe as contribuicoes dos funcionarios que aderem ao fundo juntamente com a contra partida do empregador, Banco do Brasil, sociedade de economia mista. Quando ocorre eventos desta natureza nao ha socorro nenhum com dinheiro publico. O proprios gestores equalizam as contas.

    • Rubens Nunes disse:

      Antonio Carlos,
      Infelizmente ainda somos um povo que deixamos tudo acontecer, escolhemos péssimos deputados, senadores e até péssimos vereadores nos nosso municípios.
      Sugiro melhores escolhas.

    • Carlos Andrade disse:

      Desde quando a Previ tem dinheiro público? Cada funci a partir de dia que entra no BB assina sua adesão ao fundo e o compromisso de todos os meses abrir mal do consumo agora para garantir seu consumo no futuro. Os funcis do BB também não são funcionários públicos. O regime de trabalho é celetista e não estatutários como os servidores públicos. Como todos os fundos fechados, o patrocinador, no caso o BB tem a obrigação de aportar o mesmo valor dos funcionários.

      • Henrique disse:

        Sai pra lá PT! Existem planos de previdência fechado que o empregador não é obrigado a dar sua contrapartida. Aliás, deixa eu te perguntar: Tu conhece algum PT que trabalha no BB e que contribui para o fundo de pensão da empregada doméstica? E por que não contribui? Porque pimenta no fiofó dos outros é creme hidradante. Se o BB é nosso, então eu também quero!

    • sweney ferla disse:

      Sério, bobinho…?
      Você é tão bobinho assim??????????????????

    • Eduardo B disse:

      Para entender compare o seu contracheque com o de um bancário do BB. Em lugar de um desconto insignificante de 200 ou 300 reais vais descobrir que contribuímos integralmente sobre nossos salários e não sobre uma porção dele limita em 10 salários mínimos. Em um contracheque de 10 mil tem 1400 de contribuição. De fato, pelo previdência privada temos complementação, mas pela previdência pública temos (e todos brasileiros) segurança. Enfim, o entendimento vem pelo esforço para se conhecer.

    • ANTONIO ELIAS disse:

      CORRUPÇÃO! CORRUPÇÃO! QUER MAIS, CORRRUPÇÃO, CORRRRRUUUUUPPPPPÇÃÃÃÃÃÃO, (ESSA PALAVRA ME DA NOJO)

    • Carlos garcia disse:

      Essa diferença existe porque os funcionários privados (Banco do Brasil, sociedade de economia mista, negociada em bolsa), contribuiem mensalmente para o fundo de pensão (todo mês pagam uma mensalidade). No final das contas se aposentam ganhando um pouco mais do que o resto da sociedade que não contribui para nenhum fundo.
      Simples, matemático. Não vi nenhum privilégio aí.
      Onde está o benefício aos funcionários públicos aos quais vocês se refere ? Já viu algum servidor público aposentado recebendo algum dinheiro da PREVI ? Se responder que sim, está louco, mal informado ou lê a Veja.

    • kauzer dankovsy disse:

      Pelo que tenho lido funcionários do BB não são considerados públicos ele criaram o fundo de pensão para ter um complemento em suas aposentadorias. Os deficits tem sido verificado por má gestão e muita intervenção do governo ao ditar quando e onde aplicar os recursos desses fundos e remuneração acima da média aos diretores e concessões de superaposentadorias aos seus apaniguados, chegando até 80 mil por mes.

    • salomão disse:

      É necessário esclarecer que não somente os funcionários daPrevi contribuiram, mas sim o governo injetou dinheiro na Previ de forma que, em certo momento, a Previ tinha mais dinheiro que o banco do Brasil.Salvo engano, o governo pagava uma participação e não
      sei o quantum desta participação. Então não foram somente os funcionarios.

  2. Ildeu Silvério Borges disse:

    Oh Kennedy. Será para onde foi esse tanto de dinheiro? Você deveria pesquisar e informar melhor os seus leitores. Pergunte ao PT.

    • MARIA disse:

      Será que o PT responde? Ele está muito ocupado tentando tirar mais dinheiro da Previ.

      • manoel lino de avila neto disse:

        NOS MESMOS SOMOS OS CULPADOS POR ISSO,POIS NÃO FOMOS NÓS QUE ELEGEMOS A DIRETORIA? AO CONCORDARMOS COM A CONTINUIDADE DELES CONTRIBUIMOS COM ESSE ROMBO. DEIXAMOS OS PETISTAS TOMAREM CONTA DE TUDO. GOVERNO, ESTATAIS, PREVIDENCIAS PRIVADAS, ETC. AINDA TEMOS SORTE DE ELES NÃO TEREM FALIDO A PREVI. A CAPAF JÁ ESTA COM PROBLEMAS, ACHO QUE OUTROS FUNDOS TAMBÉM PASSAM PELOS MESMOS PROBLEMAS,PORTANTO NÃO PODEMOS RECLAMAR, ISSO É OBRA NOSSA MESMO, POIS NA HORA DE ELEGERMOS NOS REPRESENTANTES A MAIORIA NÃO VOTA, A ABSTENÇÃO É GIGANTESCA, PORTANTO NÃO RECLAMEM AGORA QUE O BARCO ESTÁ AFUNDANDO. OBS.: NÃO SOU PETISTA, NEM VOTEI NO FHC.

    • Carlos Andrade disse:

      Não há na verdade um buraco. Todos os anos, os compromissos dos fundos de pensão tem que ser iguais aos valores das reservas que os fundos possuem. Essas são aplicadas no mercado financeiro, em ações, imóveis etc. Com a queda da bolsa e dos juros, além da crise no comércio, menos vendas de veículos etc, ficou mais difícil para todos fecharem as contas, no Longo Prazo. Nem sempre os jornalistas entendem e conseguem explicar esses pontos com facilidade.

    • Maria Leonor disse:

      O dinheiro da PREVI e demais fundos fechados foram para campanhas políticas, principalmente para o PT e agora com essa manobra para pagar as multas dos mensaleiros e a campanha da Dilma

  3. Ivan Barbosa disse:

    A diferença, meu caro Antonio Carlos, é que vc presta um concurso publico para trabalhar para o governo diferentemente do setor privado. No setor privado o salário é ditado pelo mercado e por sua capacitação e formação, sem teto de valo mas no setor publico tem o teto maximo (diferente dos politicos). Os fundos de previdencia provada foram criados para compensar os funcionarios das estatais e sociedades de economia mista, regidos pela CLT, que não tem aposentadoria integral como os servidores publicos. Sai do setor publico para o setor privado e meu salário dobrou e fiz previdencia privada para complementar a aposentadoria do INSS. tem de investir na carreira.

  4. luiz alberto disse:

    A PREVI está com este problema apenas no balanço de 2013 pois tinha deixado de cobrar taxas de associados e patronal e continuou pagando aposentadorias. A Justificativa para quem aposenta com mais Antonio Carlos é porque contribuiu com MUITO MAIS. Quanto aos políticos não posso responder. Mais, não acreditem que este ¨pequeno¨rombo pode afetar a PREVI. Ela é , por si só, a maior empresa da América Latina e otimamente administrada.

  5. Caro kennedy, procure saber da famigerada resolução nº 26 da PREVIC que repassa 50% de todo superavit da PREVI para o patrocinador, o Banco do Brasil afrontando descaradamente uma lei complementar a de nº 109 e talvez esteja ai uma das respostas para esse pequeno rombo

  6. Fernando R. disse:

    Caro Kennedy, sou novo por aqui. Gosto do seu trabalho, mas o nível da participação dos leitores é ruim. Vejo imperar a despolitização, o lugar comum e a picuinha política. Uma pena.

  7. Juçânia Facchin disse:

    Meu Deus!!! Quanta ignorância! Quem está certo é o Gutemberg. Os comentaristas até podem ignorar a constituição da PREVI, mas você Kennedy, você é jornalista. Tem por obrigação se informar sobre o que está publicando. Os beneficiários da PREVI, como o meu marido lhe agradeceriam muito. O “rombo”, que mais parece quebra de caixa, não acontece por conta das suspensões das contribuições dos associados, alias por justiça a PREVI teria que continuar sem cobrar as mensalidade.O que deveria fazer sim é cortar o repasse bilionário que fez a patrocinadora . Isso ocorre desde 2008.

  8. denis disse:

    Em suma, a prwevi e o governo existem para manter funcionários públicos e políticos mamando na moleza , pois o ” servidor público com exceções prestam um péssimo serviço. O governo e suas autarquias teriam que pagar é por eficiência e produtividade .

  9. JAMAFE disse:

    POR FAVOR, LEIA E RELEIA O QUE ACIMA DISSE O LEITOR GUTEMBERG.

  10. Julio disse:

    Kennedy, vc não sabe de nada a respeito da Previ. Os funcionários e a patrocinadora ficaram vários anos sem contribuir mensalmente para o fundo, pois os superávits conseguidos em anos anteriores assim o permitiram. Todos os envolvidos sabiam que mais cedo ou mais tarde todos voltariam a contribuir quando o saldo conseguido através dos anos estivesse perto do fim, como ocorre agora. Nossos comentaristas adoram dar notícias sem ao menos pesquisarem os fatos, uma lástima.
    ram

  11. ANTONIO NATALINO disse:

    ENQUANTO A PREVI ESTIVER SENDO UTILIZADA PELO BANCO DO BRASIL DA MANEIRA QUE QUISER, SEM PRESTAR CONTAS AOS ORGÃOS RESPONSAVEIS E AOS FUNCIONARIOS DO BANCO DO BRASIL QUE SÃO OS VERDADEIROS DONOS, METENDO A MÃO NO DINHEIRO DOS FUNCIONARIOS, UTILIZANDO NOS ANOS ANTERIORES OS SUPERAVITs EM PROVEITO PROPRIO, PAGANDO SALARIOS ABSURDOS A DIRETORES DO BB QUE NÃO MERECEM E NÃO FAZEM NADA PARA MERECER COMO SE O BANCO DO BRASIL FOSSE O PRIMEIRO E UNICO DONO DA PREVI. SINTO VERGONHA DA OMISSÃO DA NOSSA JUSTIÇA E DOS ORGÃOS CONTROLADORES.

  12. Edson disse:

    Uma das razões disto foi que, quando da privatização das ferrovias, não só a Previ como o fundo de pensão da Caixa tiveram que colocar dinheiro como acionistas das empresas que receberam a RFFSA. Agora que a ALL, que não soube gerenciar as ferrovias privatizadas na Argentina também está com problemas no gerenciamento das ferrovias brasileiras, suas ações caíram em três anos para um terço do seu valor. Assim, quem está perdendo são os funcionários dos dois bancos, que descontam mensalmente valores de seus pagamentos para terem uma aposentadoria mais digna.

  13. BRUNO TEIXEIRA disse:

    AGORA É VIGIAR PARA QUE O GOVERNO FEDERAL NÃO PEGUE DINHEIRO DO CONTRIBUINTE PARA COBRIR ROMBOS DESSES BURACOS NEGROS. PREVI, PETROS, FUNCEF ETC. TUDO BURACO NEGRO. ENQUANTO A MASSA BRASILEIRA TRABALHA 35 ANOS CONTRIBUINTE PARA PASSAR O RESTO DA VIDA RECEBENDO SALARIO MINIMO DE APOSENTADORIA, ESSES MARAJAS TEM FUNDO DE PENSÃO PARA COBRIR SEUS ASTRONÔMICOS RENDIMENTOS.

  14. Bruno Teixeira disse:

    FUNDOS DE PENSÃO DAS ESTATAIS SÃO OS MAIORES BURACOS NEGROS PARA O CONTRIBUINTE. AGORA TEMOS DE VIGIAR O GOVERNO PARA QUE O DINHEIRO PUBLICO NOVAMENTE SEJA USADO PARA TAPAR BURACOS DE PREVI, PETROS, FUNCEF ETC….

    • paulo disse:

      Bruno……vai estudar o governo utiliza e coloca a Previ para fazer um monte de absurdos……

      • m.a.p disse:

        Quebrado estava a PREVI nos aureos tempos de fhc, alias não só a Previ mas a quase totalidade dos fundos das Estatais por absoluta inadimplencia de suas mantenedoras BB; Petrobras; Caixa Federal etc;etc;etc.
        O grande acordo psdb +pt foi a capitalização dos mesmos com a canibalização da Vale cujas
        ações foram parar no portifólio dos fundos de pensões das Estatais, não fora essa manobra esses fundos teriam quebrado como na época ocorreu com Hospitais ( só em minha cidade foram tres) e com fundos de pensões não aquinhoados como o da Varig.
        Hoje os fundos estão em todos os segmentos de mortadela até aviões todos em regime de quase monopólio.
        Tão reclamando do que……..

    • manoel lino de avila neto disse:

      BRUNO VC ESTÁ ENGANADO. É O GOVERNO QUE ESTÁ METENDO A MÃO NO NOSSO DINHEIRO, E ASSIM SENDO TERÁ SIM QUE TAPAR O BURACO QUE ABRIU, POIS O DINHEIRO NÃO PERTENCE A NAÇÃO, E SIM A QUEM CONTRIBUI A VIDA TODA PARA FORMAR O PATRIMONIO DA PREVI. O DINHEIRO É NOSSO E NÃO DO BANCO DO BRASIL OU DO GOVERNO FEDERAL. O BB NÃO PODE PEGAR NADA, E ESTÁ FAZENDO ISSO FORA DA LEI, ISTO É, METENDO A MÃO NOS SUPERÁVITS QUE DEVERIA SER APLICADO NA MELHORIA DOS NOSSOS PROVENTOS, POIS É ASSIM QUE DIZ O ESTATUTO DA PREVI.

  15. antonio disse:

    todos os fundos de pensao no exercicio de 2013 apresentaram elevadas perdas em razao de cada um ter no seu portfolio valores elevados aplicados em acoes e no caso da Previ este volume é ainda
    bem maior inclusive com desenquadramento junto ao orgao fiscalizador,vide balancos da Previ 2008 a 2013

  16. Maria Alice disse:

    Caro José Augusto da Silva Dias,
    Preciso que você me oriente e, para tanto, solicito-lhe respostas para as seguintes perguntinhas:
    (1) Quem é o ‘patrocinador ‘ desse fundo de seguridade social?
    (2) Qual é o percentual participativo desse ‘patrocinador’?
    (3) Quem é o acionista majoritário do Banco do Brasil ?
    (4) A presidência deste banco é um cargo de indicação política ?
    (5) A presidência do fundo de previdência do Banco do Brasil, Previ, também é indicação política ?
    (6) As empresas privadas teem seus cargos de cúpula preenchidos por indicações políticas ?
    (7) O que venha a ser Regime de Capital de Cobertura ?
    (8) Reserva Técnica Atuarial é a mesma coisa que Reserva$ Política$ ?
    (9) O que venha a ser Reserva para Compromissos Futuros ?
    Desde de já lhe agradeço, pois preciso pensar adequadamente a respeito do assunto. No mais, obrigadinho.

  17. ANTENOR ALBUQUERQUE disse:

    O Saci Pererê foi visto no Maranhão na casa da Governadora Roseana Sarney. Há quem diga que não era o Saci e sim o Negrinho do Pastoreio enviado pela cúpula do PT na tentativa de, juntamente com o Boitatá e o Curupira, serem responsabilizados pela violência que assola o Maranhão decorrente da grande riqueza e desenvolvimento pelo qual o opulento estado brasileiro atravessa . Kennedy, quem diria hein

  18. José Roberto Amaral disse:

    Há muito tempo não lia tanta asneira sobre algo. Tanto desconhecimento sobre um assunto. O que vemos aqui é um desaguar de idiotices e manifestações anti petistas. Sem problema. Depois de Dilma 2014 e Lula 2018 e 2022 pode ser que esses saudosos dos tempos da canalhada possam comemorar algo. Por enquanto, não aguentar os petistas no governo e ponto final. Para o bem do Brasil e do seu povo, bom que se diga.

  19. David Dias disse:

    Quando a mare esta boa todos se locupletam e o resto que se dane e quando na casa falta pão todos gritam e ninguém tem razão e e por isso que Deus quando criou o homem criou também o mau pois se só existisse o bem não haveria a evolução e o progresso, tudo seria estagnado.

  20. VALDEVINO disse:

    JÚLIO,
    Saiba que após mais de 30 anos depositei na Previ uma contribuição para garantir a minha aposentadoria por previdencia complementar, ou seja, coloquei dinheiro em minha conta corrente. Saiba que não se pode transferir ou fazer débito em conta corrente sem autorização do titular. Explique: Você autorizou os magnatas do PT que dirigem nossa caixa a efetuar débitos em sua conta para encher o bolso do sr. BB, denominado de “patrocinador”?. Eu não autorizei. Não temos culpa que os dirigentes da Previ, despreparados, não saberem administrar meu dinheiro. (Agropecuaristas com dificuldades: governo lança plano de salvação; bancos endividados: governo lança plano de salvação: devedores inadimplentes da receita federal: governo lança plano de salvação e, PARA NÓS, em 30 segundos, dão uma canetada e nem sabe se algum dos nossos descendentes passará dificuldade de alimentação, escola, etc. SOLUÇÃO: receba beneficio por SCR, fique endividado com CDC do patrocinador e, daqui a alguns meses, indimplente, liquide por menos da metade da dívida. Aprendi na universidade dos politicos e do Poder Executivo.

  21. MIRO disse:

    Regime jurídico dos “empregados do Banco do Brasil”: CLT (Consolidação das Leis do Trabalho);
    PREVI – Caixa de Previdência dos Empregados do BB;

  22. CMoura disse:

    O leitor Carlos Andrade falou aquilo que o bloguista não falou. Ficamos -sou funcionário do Banco do Brasil- sete anos sem contribuir para o fundo, nós e o patrocinador. Continuamos com o nosso patrimônio. O que ocorre é que esse patrimônio é constituido de vários ativos entre os quais, ações. 60% do patrimônio é de ações. Nos bons tempos o índice da Bolsa de Valores chegou a 60.000 pontos. Atualmente o mesmo índice está beirando os 50.000 pontos. Significa que a grande parte do nosso patrimônio está desvalorizada. Nessa conjuntura o plano volta ao normal que é, os participantes e a patrocinadora contribuirem para a manutenção do plano. A questão PT, PSDB, PMDB, e outros, é secundária, no entanto não desprezível.

  23. Egidio Sacchi disse:

    O que devemos entender é que a Previ não está passando por nenhuma dificuldade, a Previ não teve nenhum prejuízo, o que acontece é que grande parte dos ativos está aplicado em ações (bolsa de valores) e com a queda das bolsas ocorrida em 2013 ocorreu um pequeno arrocho e assim que as bolsas se recuperarem com certeza a Previ voltará a ser superavitária, a menos que os diretores petistas não deixem.

  24. Ronaldo disse:

    Por falar em escândalo, e o desvio do Bancoop durante o governo do Lula, que este recebeu um apto de cobertura em SBC e logo depois a cooperativa quebrou, deixando vários cooperados sem seus imóveis e sem restituição do valor pago ? Nisto não falam nada?

  25. Adalto Pinto disse:

    Infelizmente todos os Fundos de Pensão que aplicaram em ações como é o caso da PREVI, tiveram resultados negativos, uma vez que as ações em 2013 e também em 2012, tiveram quedas, principalmente ações da Vale e da Petrobrás. Agora não sejam papagaios que ficam repetindo que foi o governo do PT que meteu a mão no dinheiro.

  26. Alan disse:

    Deixem de falar bobagens, pelo amor de Deus. Leiam o que o CMoura escreveu, que é, exatamente,o que está acontecendo. Sou antiPT mas, certas bobagens,tem que ser esclarecidas:
    “CMoura disse:
    O leitor Carlos Andrade falou aquilo que o bloguista não falou. Ficamos -sou funcionário do Banco do Brasil- sete anos sem contribuir para o fundo, nós e o patrocinador. Continuamos com o nosso patrimônio. O que ocorre é que esse patrimônio é constituido de vários ativos entre os quais, ações. 60% do patrimônio é de ações. Nos bons tempos o índice da Bolsa de Valores chegou a 60.000 pontos. Atualmente o mesmo índice está beirando os 50.000 pontos. Significa que a grande parte do nosso patrimônio está desvalorizada. Nessa conjuntura o plano volta ao normal que é, os participantes e a patrocinadora contribuirem para a manutenção do plano. A questão PT, PSDB, PMDB, e outros, é secundária, no entanto não desprezível.”

    • George disse:

      Alan, aí que está uma das questões chave e que precisa ser respondida pela atual diretoria da PREVI. A lei que regulamenta os planos de previdência fechada (LC 108 e 109, de 2001), diz que apenas, 17% do capital do fundo pode ser aplicado em ações, por meio de uma carteira que deve ser bem diversificada. Hoje, mais de 50% está aplicado em ações e, principalmente, carregado em ações do Petrobrás e Vale, para equilibrar o déficit existente nessas duas empresas. Sem falar em alguns papeis como OGX e participação em consórcios para aquisição de aeroportos e etc. Outro fato, são os supersalários de aposentadoria dos atuais diretores do BB e da PREVI, sem que houvesse a contrapartida em contribuições, do BB e desses funcionários. Assim, não há Fundo que aguente.

  27. Ivan Crisóstomo de Lima disse:

    Ai, ninguém respondeu a pergunta do Sr. Antonio Carlos Ferreira.

    Porque certos Brasileiros tem privilegio sendo que a constituinte diz que todos somos iguais.

    Aposentadoria ao 35 ou 30 dependendo do Sexo para todos, utilizando os mesmo fatores para todos.

    Por favor senhores juristas, Ex. Ministro do Supremo, nos responda!

  28. ANTONIO disse:

    Vocês são todos tapados. quem escolhe a Diretoria da PREVI são os funcionários dos Banco através de eleição direta.
    Eles que administraram mal. Nada a ver com PT ou PSDB.
    Daqui a pouco, um síndico faz bobagem e vão dizer que a culpa é dos políticos.
    Cada um tem que pagar pelos seus erros!!

  29. Douglas Conz disse:

    Caros srs. aproximem-se MUITO mais deste assunto, O PT é de origem sindical, se a empresa cresce aumentam as contribuições, se a empresa/país falir, acabam as contribuições, portanto, ninguém é burro !!! Injunções na Previ ocorrem desde que o mundo é mundo e no entanto ela cresce, arrisco dizer blindada pela CVM e mais muito mais, vamos, aproximem-se, terão uma aula de administração, economia, política, etc….etc…..etc…. de graça não, terão de gastar seu tempo e seus neurônios, vamos , vamos lá caros srs.

  30. Geilson B. Silva disse:

    Prezados leitores, infelizmente o PT está quebrando o nosso Brasil. A Petrobras uma das maiores empresas do mundo está indo pro buraco, inventaram este tal de presal pra ganhar a última eleição e não conseguiram extrair de forma lucrativa uma só gota desse óleo, além do mais praticamente todo tem uma explosão de refinaria, plataforma. Tudo fruto de uma administração amadora. Sem falar da famigerada transposição de águas do São Francisco. Tudo isso está aparecendo agora. vamor ler mais, ficar mais ligados e tentar preservar o País que nossos filhos e netos herdarão… Acorda povo Brasileiro. Nunca antes na história desse pais houve tanta corrupção, negligencia, insensatez e incopetencia

  31. Brenno disse:

    O certo é que essa corja usou da Visanet para fazer política e como os larápios foram presos ou estão na Itália, voltam-se para a Previ. Tem muita lama nessa administração. É só dar uma olhadinha nas vendas de ações e as suas movimentações posteriores. Pode-se olhar também as taxas das corretoras e que tais.

  32. valmir disse:

    Parte deste dinheiro, + ou – R$300 Milhões foi investido em ações das empresas do Eike Batista, aí deu o que deu. Uma empresa que administra dinheiro alheio jamais poderia investir em capital de alto risco, como são as aplicações nas bolsa de valores. Aí sim tem o dedo do PT que autorizou este investimento e também autorizou o BNDES a emprestar ao Eike em torno de R$10 Bilhões. Se este dinheiro estivesse em uma poupança do BB não haveria este rombo todo.

  33. Marcos disse:

    Sem entrar no mérito político, temos que TODOS os Fundos de Pensão, por representarem a maior “bolada” de dinheiro do país, sempre foi movimentada pelo Governo de Plantão.
    Eram obrigados a comprar isto, comprar aquilo e ao final do calote, restava o buraco a ser coberto por nós, seus verdadeiros meio-donos, pois os Titulares terminavam por receber algum tipo de aporte.
    Tenham a curiosidade e vejam quem são os componentes dos Conselhos das respectivas Instituições??? Vejam a quanto chega ($$$) a participação destas mesmas “pessoas” para ACONSELHAREM qualquer coisinha…(se errarem, o buraco é o nosso…)???
    Os governos de plantão, através de suas “longa-manus” opera em TODAS as Empresas como também em seus FUNDOS DE PENSÃO, fazendo tudo o que deles precisam e o rombo, sempre existirá um idiota, seja ele aposentado, que quando começou sua vida PAGOU A APOSENTADORIA EM SALÁRIOS MÍNIMOS e depois, viu seus 20, 15 ou 10 Salários serem reduzidos a SALÁRIO DE REFERÊNCIA que é METADE do valor.
    O propósito do Governo, seja de qual matiz for, é reduzir o salário do aposentado a apenas um salário Mínimo….
    Infelizmente tudo isto é aceito passivamente, enquanto assistimos as novelas, aos domingões. aos BBB´s da vida.
    Morram velhos, morram a míngua, morram sem nada, vcs que levantaram este país, para que canalhas respondessem assim…

  34. MIRINHO disse:

    Não foi fundamentalmente o resultado da Bolsa que causou o déficit de 4 bi na conta “Reserva de Contingência” da PREVI, outros fatores ou malversações dos recursos da PREVI tbém contribuíram, senão vejamos:
    – Diretores do BB se aposentando pela PREVI com valores acima do teto estabelecido pela PREVIC;
    – o Banco do Brasil, patrocinador do fundo, ficou com R$ 7,5 bi do superavit da PREVI de 2010, via Resolução que está sendo questionada na justiça;
    – envolvimento da PREVI em leilões de concessões que não interessam aos investidores privados, mediante lances absurdos, tais como o do Aeroporto de Guarulhos, com lance de mais de 300% de ágio, via INVEPAR, e o da BR-40, com deságio de mais de 60% da tarifa de pedágio;
    – alguns Diretores da PREVI integram os conselhos de outras estatais, tais como a Vale, PETROBRAS, ganhando jetons, em cujos capitais a PREVI tem participação, gerando conflitos de interesses nas decisões estratégicas;
    etc., etc., etc.,…

  35. É só parar de meter o bico nas privatizações fajutas, onde ela entra com o dinheiro e só!Garanto que botou dinheiro neste leilão do pré-sal…A Previ precisa de diretores que fazem a barba!

  36. jose ferreira disse:

    Nao e’ o Fundo que o Sr. Henrique Pizzolato era Presidente do Conselho ?

  37. Ismael disse:

    Em vez de sair chutando pra todo lado; atribuindo o resultado ruim ao PT, PSDB, ou a quem quer que seja; melhor seria exigir, de forma legal, explicação daqueles que estão à frente do FUNDO e, se for o caso, responsabilizá-los. De uma coisa Eu tenho certeza, os funcionários do Banco do Brasil estão de parabéns pela criação de um fundo, que é referência mundial. Espero que tudo seja resolvido e o futuro daqueles que contribuíram para a sua construção esteja garantido. Um abraço a todos.

  38. Orlando Angelo Silva disse:

    Impressionante como estamos despreparados……. Nosso patrimônio indo para o buraco e nós discutindo qual é o bando responsável!!!! PMDB, PT, PPS, PQP…. todo composto por pessoas que só resguardam os seus intereses, pq sabem o que querem e lutam para que isso ocorra, sem ficar buscando culpados… Nós, não sabemos o que queremos, só ficamos lamentando e buscando culpados!!! Vamos nos unir e participar efetivamente do resgate do que é nosso!!! Os políticos e representantes que já foram ou passaram por lah, não farão nada diferente do que tems visto. Se quisermos algo diferente, TEMOS DE AGIR DIFERENTE de como temos agido até agora….

  39. Ricardo disse:

    Desde 2007 a Previ vem distribuido sucessivos superávits sob forma de suspensão das contribuiçãoes dos seus associados e do patrocinados (BB). Difícil seria imaginar superavits eternos. Com a queda da Bolsa e a alta dos juros em 2013, o resultado dos ativos foi menor, naturalmente. Buscando recompor a reserva de contingência (25% da reserva matemática) a Previ, de forma responsável, retornou com a cobrança das contribuições de ambos.

  40. heloisa savalle serra disse:

    As contribuições voltaram. Um absurdo. O buraco nas contas deve ser por conta da péssima administração e politização do fundo para beneficiar o PT.

  41. joao disse:

    Não tive tempo de ler todas as manifestações, mas lendo apenas as primeiras deu para ver como petistas doentes tentam defender o indefensável. Pelo que se sabe, ex-diretor do Banco do Brasil que está foragido da justiça por condenação no mensalão – e não venha dizer que foi armação, pois tiveram 07(sete) anos para se defenderem – é um petista histórico.

  42. odilon silva disse:

    Tanta informação e tanta besteira.
    Privataria, alguém acha que com a maioria da base aliada na câmara e congresso, já não teria sido aprovada a CPI? Alguem é idiota pensando que a base aliada não quer aprovar? Se não aprovam é porque? Tem mais interesse em não aprovar do que aprovar, não tem fatos concretos, aliás para quem lê um pouco a privatização começou no governo militar e foi ao sabor de cada presidente que passou, os políticos vão aonde compram mais votos.
    O real é que fundo de pensão de estatal ou para funcionário publico deveria ter regras bem claras e administradas por bancos privados sem interferência de ninguém do governo sem maracutaias.
    Alguem ai citou o teto, 15 dias atrás saiu a ordem do órgão que rege os fundos intimando o Previ a usar o teto e o BB arcar com o excedente, tinha um numero afetado no ano para o Banco, o teto era acho que R$45.000 dividindo o rombo pelos que recebiam acima do teto a coisa ia para acima de R$100.000 acho que chegava a R$150.000 por mês. Um sonho que nem na Noruega se chega, talvez em outra Galáxia, mesmo assim difícil.
    Somos é todos trouxas e os Ptistas deitam e rolam usando os fundos para seus interesses e para intervir em empresas privatizadas (vide Vale),

  43. odilon silva disse:

    Estes buracos são famosos.
    Uns 30 anos atrás teve um rombo enorme, vários bilhões cobertos por dinheiro federal.
    Precisa é mudar tudo.

  44. robson disse:

    Este fundo de pensão em nada se compara com os fundos de regimes próprios dos estados. Os mesmos estão em banca rotas, e não se fala absolutamente nada na imprensa.

  45. Marco Valverde disse:

    Caro eleitor, pare de se enganar. Pare de torcer por este ou aquele partido. Ora, qualquer fundo de pensão sem fim comercial está sujeito a déficit, não é fácil bancar as altas pensões sonhadas para quem não produz nada. Vide a previdência pública e os fundos de pensão dos governos estaduais, seja PT ou PSDB. Vou dar uma dica, nas próximas eleições evite reeleger o partido que está no poder e não vote em político de carreira.

    • odilon silva disse:

      Cuidado com o conselho, ai elegem o Tiririca, sem saber o que é coeficiente eleitoral e um monte de bandidos ganham mandatos na cola dele. Vamos começar exigindo voto distrital puro em todas as esferas e aprimorar a lei do ficha limpa, processo instaurado, mandato suspenso imediatamente.

  46. A maioria dos fundos de previdência no País está sendo roubada escancaradamente… Quem depende desses fundos precisa colocar a barba de molho…

  47. Antonio jose de carvalho disse:

    PREVI – INFORMAÇÕES INCOMPLETAS
    A PREVI, explicando a extinção do BET, destacou que foram repassados mais de R$ 10 bilhões do Superávit aos associados. É verdade. Porém, não informou os valores utilizados pelo Banco (3 vezes maiores). Registrou que a diminuição do superávit acumulado do Plano 1 é fruto das dificuldades conjunturais enfrentadas pelo mercado de capitais (Bolsa de Valores). É verdade. Mas, não buscou alternativas. Ressaltou também que houve aumento expressivo nas reservas matemáticas (R$ 9,4 bilhões), reflexo da expectativa de vida dos participantes, reajustes salariais dos ativos e correção atuarial pelo INPC. Exagerou.
    Analisando balanços e relatórios do período de 1997 a 2013, concluo que:
    1 – O Banco usou cerca de R$ 33 bilhões do superávit, corrigido pelo IGPDI, sendo:
    a – R$ 5,093 bilhões (acordo de 1997) com mudança do estatuto;
    b – R$ 2,328 bilhões no acordo de 2005, valor remanescentes da paridade implantada em 2000 que não respeitou os direitos adquiridos;
    c – R$ 2 bilhões BET em 2010. O Banco deveria assumir, conforme acordo de 1997;
    d – R$ 7,5 bilhões – BET 2010 – contabilizado no fundo de destinação do Banco.
    2 – Entendo injustificável a elevação das reservas matemáticas em 8,5%, por que:
    A – O reajuste de benefícios em 2013 foi de 3,8%. O dos ativos foi de 8%. O INPC para reajuste em 2014 foi de 5,5%. OBS: O reajuste acumulado dos aposentados de 2006 a 2013 foi de 54,2%. O dos ativos foi 78,8%. Caracteriza forte achatamento dos nossos benefícios.
    b – A PREVI já utiliza a tábua de mortalidade AT 2000 que é atual e conservadora.
    3 – A PREVI admite e eu concordo que a redução do superávit foi conjuntural, podendo ser recuperado. Por conta do momento adverso, o CNPC – Conselho Nacional de Previdência Complementar – através da resolução 13, de 04/11/2013 flexibilizou o prazo para os fundos de pensão equacionar os déficits, evitando sacrificar os beneficiários. É certo que a PREVI não registrou déficit. Mas, por analogia, poderia buscar alternativas para reduzir angústias de aposentados que amargam redução de cerca 25% nos benefícios, já a partir de janeiro.
    4 – Em 07 de janeiro solicitei a PREVI manter o pagamento do BET até final de 2014, conforme acordo de 2010. Disponibilizei modelo para igual solicitação. Milhares de colegas enviaram idêntico pedido. Desejando enviar seu pedido para a PREVI, com cópia para o meu e-mail clique no LINK: http://www.vivapixel.com.br/propostas/ajccarvalho. Digite seu nome, matricula e e-mail e clique em ENVIAR.
    Desejando participar do meu blog clique no LINK: http://www.ajccarvalho.blogspot.com.br.
    Autorizo divulgar por todos os meios, preservando a fonte.
    Antonio J. CARVALHO – E-mail: ajccarvalho@bol.com.br

    • LUIZ CESAR CARVALHO disse:

      Caro Antônio J de Carvalho = A sua exposição FOI CLARÍSSIMA e VERDADEIRA. Eu e um grupo de colegas VIMOS ENCARECER que continue nos informando, INCLUSIVE DO ANDAMENTO DAS AÇÕES MOVIDAS CONTRA A PREVI RELATIVAS AO BET. SENÃO VEJAMOS: Se a PREVI apresentou recentemente seus EXCEPCIONAIS RESULTADOS que fatalmente serão anexados aos PROCESSOS para instruírem os despachos judiciais (será que eles também são do PT ?), não há razão para suspender o BET com estes EXCEPCIONAIS RESULTADOS…
      NOTARAM que a FUNCIONÁRIA DA PREVI ( que obviamente NÃO é nossa colega , preferiu se manter no ANONIMATO ao defender a PREVI ?) Abração CESAR

  48. Odilio Batista Filho disse:

    A questão mais importante nenhum de vós abordou ! Esqueceram que o Brasil é um Pais de corruptos e que não se salva ninguem ? Não tem PSDB não tem PT ou qualquer outro F da P que seja. Seremos eternamente uma republiqueta latino americana, trope de ladroes, bobos e idiotas

  49. jacy alves disse:

    Lamentável a atitude da PREVI, desse grupo petista incompetente que, de uma hora para outra, deixou milhares na rua da amargura. Imagino que nossas aposentadorias estão sob risco iminente de reduzir-se ainda mais como está acontecendo na Grécia e na Espanha caso essa corja do molusco continuar dando as cartas. Já vivemos dias de relâmpagos e trovões. Precisamos agir antes que seja tarde demais

    • Funcionária da PREVI disse:

      O leigo que lê esta matéria não entende nada…A matéria fala em “ROMBO”, como se houvesse um déficit, como se a PREVI estivesse com problemas para pagar seus benefícios. Inclusive a palavra ROMBO dá uma conotação de desfalque ou algo do tipo. Na verdade o dito “ROMBO” é o fim do fundo criado para distribuição do SUPERÁVIT. O SUPERÁVIT foi apartado em um fundo especial e passou a ser distribuído, por meio do BET, da suspensão de contribuições e outros benefícios especiais. ENTENDEM? SUPERÁVIT, SUPERÁVIT!!!!!!!!!!!!!! Ninguém tocou nessa palavra. Logo, os benefícios criados para esta DISTRIBUIÇÃO de SUPERÁVIT eram TEMPORÁRIOS, pois obviamente que um dia este fundo tinha que acabar. Se você coloca um dinheiro na poupança e todo mês tira um montante, óbvio que um dia vai acabar. Isto não afeta e NADA tem haver com os benefícios de pensão e aposentadoria. O objetivo do Fundo de Pensão não é dar superávit, e sim pagar os benefícios. Se der superávit tem que ser distribuído e ACABAR. E foi isso que foi feito. SE INFORMEM ANTES DE FALARAM DO QUE NÃO SABEM, INCLUINDO O SR. JORNALISTA.

      • Osmar Medeiros disse:

        Verdade, a Previ atualmente ainda está sólida, apesar de graves ameaças que orbitam na economia brasileira. Mas sempre cabe um olhão vivo no comando petista, profissionalizados em transformar safadeza em sinônimo de nobreza. Em qualquer País desenvolvido, falhas como aquelas na Petrobras é caso de demissão sumária. Aqui a culpa é do porteiro.
        A corrupção corre solta e se aumenta quase todos os dias os preços para sustentar uma economia mal gerida É o tal imposto que se define como uma taxa a ser paga para se adquirir algo. Ex. Um brasileiro para comprar um remédio que custa R$ 100,00 deverá pagar R$33,90 (imposto) ao governo para ter este direito.Aliás, um direito IMPOSTO onde não temos o direito de contestar.

  50. Deusimar Fonseca disse:

    Ta na hora de dar um basta na Petesada, há mais 10 anos no poder, tão começando a dar prejuízo aos brasileiros, se não agirmos rápidos, vai ser tarde demais, as leis no Brasil são precárias, o povo tem que reagir nas urnas urgente.

  51. Ribeiro disse:

    Em 2011 a previ teve superavit de apenas 15 bilhões e ninguém fala sobre isso.

  52. Guedion disse:

    Gurizada ingênua, não vamos aqui inocentar ninguém. Todos, e o tempo todo vem metendo a mão. Por que defender PT ou PSDB? Acho importante encontrarmos uma forma de pararmos os Alibabás e seus colaboradores. A continuar assim certamente vamos ficar muito mal.
    Não vamos ter facilidade de aceitar e mesmo nos adaptarmos com os dois “mirzinhos” que o INSS nos paga. Precisamos reunir sugestões e tomarmos alguma medida prática.
    Precisamos unir PT/PSDB e outras siglas.
    Vamos lá?

  53. Haroldo Leite disse:

    Só estaremos mais tranquilos quando o PT deixar a política e quando os mandantes das falcatruas forem julgados e condenados. O futuro dirá e quem tem culpa pagará por isso.

  54. Nelson disse:

    Na privatização da Vale, “doada” pelo governo FHC por R$ 3,3 bilhões, ao consórcio liderado pelo empresário Benjamin Steinbruch, a Previ entrou com a metade do valor da ompra. O governo FHC também utilizou o dinheiro da Previ para garantir a meta de superávit com o FMI. O pagamento da dívida do Imposto de Renda da Previ, no valor de R$ 1,7 bilhão, foi o que permitiu ao governo cumprir o superávit de 2002. Mas, tudo isso é velho, atualmente é preciso que se cumpra o despacho da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), determinando a adoção de uma série de medidas relacionadas à adoção de teto de benefícios para o Plano 1 da Previ. O Despacho 10/2013 determina que os complementos de aposentadoria dos executivos do Banco do Brasil (presidente, vice-presidentes e diretores) obedeçam como valor máximo o salário que recebiam no mês de março de 2008.

  55. Márcio Vieira disse:

    E só ver e ver o que o FHC fez com a PREVI de 1995 a 2002, inclusive saneando o Banco Itaú, da Neca, e vai compreender porque os podres poderes até 2002 quebraram a PREVI. Volte no Google e leia o aplicativo do BB/Previ, de Ruy Brito.125

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-25 13:28:03