aki

cadastre-se aqui
aki
Geral
04-02-2020, 8h28

Prévias democratas de Iowa são desastre; Trump canta vitória

Falhou aplicativo que coletaria resultados da corrida presidencial
2

Kennedy Alencar
Des Moines, Iowa

As prévias de Iowa foram um desastre do ponto de vista da organização. Falhou o aplicativo para reunir o resultado de mais de 700 locais de votação. Decepcionadas com a cúpula do Partido Democrata, as campanhas dos pré-candidatos criticaram a desorganização e a falta de transparência do próprio partido no Estado.

Por volta de 23h desta segunda, ainda havia mistério. Há quatro anos, na mesma hora, mais de 90% dos resultados já eram conhecidos. Só às 2h da madrugada desta terça em Des Moines, capital de Iowa, o fracasso começou a ser admitido pela seção estadual do Partido Democrata. O partido disse que não houve ataque hacker nem fraude, mas um problema no aplicativo para coletar os resultados.

Esse imbróglio lança dúvidas sobre a integridade dos resultados. Alguns democratas lembraram que Iowa é um Estado sem a diversidade racial dos EUA e que representa apenas 1% dos delegados da convenção nacional. Logo, o resultado do caucus deveria ser minimizado.

Mas os candidatos gastaram milhões de dólares, um ano de campanha tentando conquistar apoiadores em Iowa e ninguém sabe quem venceu as prévias do Estado, o primeiro a realizar encontros desse tipo para definir o democrata que enfrentará Donald Trump na eleição de 3 de novembro.

O sistema de prévias por meio de caucus é arcaico. Acabou se distanciando da ideia original de um exercício de democracia direta e se burocratizando num jogo de cartas marcadas dentro do partido, com apoiadores organizados e muito pouco dispostos a mudar de ideia num debate aberto como seria de se esperar.

Foi interessante, mas meio desapontador, presenciar uma reunião de caucus ontem no Centro Knapp, um ginásio da Universidade de Drake. Por volta das 18h, os grupos de apoiadores começaram a chegar no ginásio. A espera até o início, às 19h10, foi a parte mais animada. Havia os tradicionais cabos eleitores com panfletos e bottons, os gritos de guerra e uma atmosfera típica de convenção partidária.

Os grupos de eleitores se sentaram em espaços determinados do ginásio, como torcidas organizadas num estádio de futebol no Brasil. Nesse caucus, 849 democratas se registraram para votar. De acordo com as regras, era preciso atingir 15% para se tornar um candidato viável (127 votos). Cada Estado tem suas próprias normas sobre primárias e caucus.

No primeiro turno, a senadora Elisabeth Warren, de Massachusetts, obteve 212 votos. O ex-prefeito de South Bend (Indiana) Pete Buttigieg, 172. Em terceiro, ficou a senadora por Minnesota Amy Klobuchar, com 140 votos. Em quarto, o ex-vice-presidente Joe Biden (131). Líder nas pesquisas no Estado, o senador por Vermont Bernie Sanders obteve 129.

Três postulantes não se viabilizaram: a deputada pelo Havaí Tulsi Gabbard (7) e os bilionários Andrew Yang (28 votos) e Tom Steyer (26). Quatro votos não foram contabilizados.

Em tempos de urna eletrônica no Brasil, o sistema americano por caucus com cédulas de papel se revelou atrasado e disfuncional. Tampouco houve debate. Quando havia risco de Biden não se viabilizar, uma apoiadora conseguiu atrair duas pessoas para a arquibancada do ex-vice-presidente. No entanto, a ideia de discussões acaloradas com mudanças de votos simplesmente não aconteceu.

Uma regra nova em relação a 2016 não permitia a um eleitor mudar de opinião depois de ter um candidato viável na primeira rodada. No segundo turno, os resultados foram parecidos com os da fase anterior. Elizabeth Warren alcançou 227 votos. Pete Buttigieg, 194. Amy Klobuchar, 149. Joe Biden, 138. Bernie Sanders, 134. Houve seis abstenções e um voto não foi contabilizado.

No meio da noite, o presidente Donald Trump aproveitou a confusão para cantar vitória em Iowa e se dizer o grande vencedor de uma noite frustrante para os democratas. Ouça o comentário feito no “Jornal da CBN – 1ª Edição”:

Comentários
2
  1. walter nobre disse:

    Kennedy, os Democratas estão tropeçando no próprio calcanhar, estão desorganizados, por falta de motivação; não fosse isto, poderiam ter nomes de peso; o velho Bernie Sanders, não tem condições físicas; para esta campanha resta o Joe Biden prejudicado por antecipação por Trump; considerar as o previas de Iowa, não deve ser solução, já que nos parecem a distância divididos; estas prévias dos democratas, tirando os nomes citados, os outros vão participar sem convicção, considerando o tamanho do concorrente; podemos todos, ter diferenças contra suas ações heterodoxas, mas seus lances são extremamente eficazes; se nada acontecer na última hora, esta reeleição, será a maior barbada dos últimos tempos, nos EUA.

  2. Miguel Ângelo disse:

    Os EUA caminham no sentido de mostrar ao mundo, o quanto tão pequena é a democracia e as ações de um povo sábio, quando estão na mão de um bilionário mal intencionado que (se) sustenta suas vontades utilizando da máquina pública, seja ela civil ou militar. Pensei não envelhecer para ver o quanto tão tolo é o sistema de votação dos gringos e o que ele dá aos americanos (se aqui tem o voto turbinado financeiramente, por que não lá não o teríamos). Podem se manter como a nação mais próspera do Mundo? Podem sim! Mas, tanto os EUA, quanto nosso Brasil. No momento são administrados por elementos de pouca valia. Há meu bom Deus! Dê a eles a saída de Nero. Que entoem seu canto, suas bravatas, e na história: que os homens, sejam só homens; e as bravatas, só bravatas. Viva Obama!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2020-02-18 10:23:20