aki

cadastre-se aqui
aki
Política
24-11-2015, 9h08

Prisão de Bumlai é mais um passo para investigar Lula

Lava Jato teria apuração que desmontaria versões de empresário
49

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

A prisão do empresário José Carlos Bumlai era esperada havia semanas. Ontem à tarde, houve rumor no sentido de que aconteceria hoje uma nova fase da Operação Lava Jato e que um personagem importante seria atingido.

É mais um passo dos investigadores da Operação Lava Jato para investigar o PT e o ex-presidente Lula. Na avaliação dos investigadores, há material apurado que comprometeria a versão de Bumlai sobre alguns negócios que o empresário realizou.

Lula não é investigado oficialmente no âmbito da Lava Jato, mas declarações recentes de um integrante do Ministério Público, o procurador Carlos Fernando Lima, sinalizaram que o ex-presidente está no alvo da operação.

Há suspeita de que Bumlai fez tráfico de influência e usou o nome do ex-presidente para obter supostas vantagens. É uma prisão que tem impacto político importante, porque Bumlai é amigo de Lula e muitas vezes se apresentou para autoridades públicas e empresários invocando essa condição.

O ex-presidente Lula já disse que nunca autorizou ninguém a usar seu nome e que desafia algum empresário a apontar alguma conversa indevida que tenha tido com ele.

No entanto, os investigadores acreditam que delações premiadas poderão comprometer as versões de Bumlai sobre os seus negócios e suas relações empresariais e políticas.

*

Em evento em São Paulo, o juiz federal Sergio Moro disse que a Operação Lava Jato seria “uma voz pregando no deserto”. Também afirmou que o governo e o Congresso não deram “respostas institucionais relevantes” no sentido de aprovar mudanças legais para realizar maior combate a casos de corrupção.

Sergio Moro erra quando minimiza o impacto político, econômico e social da Lava Jato, que promoveu uma mudança cultural importante no país em relação ao combate à corrupção. A existência da Operação Lava Jato e suas consequências são, a exemplo do julgamento do mensalão, um novo ponto de inflexão positivo no combate à corrupção.

Mas o juiz acerta quando diz que faltaram respostas do Congresso e do governo no sentido de promover mudanças legais. Estão paradas no Congresso medidas de um pacote de combate à corrupção que foi lançado no governo Lula e depois reformado na gestão Dilma.

Essa falta de respostas se deve à combinação da fraqueza política do governo Dilma com a cegueira legislativa do atual Congresso. A atual legislatura não deixou apenas de votar medidas de combate à corrupção.

Votou uma “pauta-bomba” que só foi desarmada neste mês, depois de causar enorme dano ao país. Votou projetos que significam retrocesso em relação aos direitos das mulheres e de minorias. Já o governo tem dificuldade de aprovar propostas que considera importantes para arrumar a economia.

Moro erra ao entrar nesse debate político, porque cabe a ele o papel de magistrado. Alguns membros da equipe de investigadores do Ministério Público, como o procurador Deltan Dallagnol e Carlos Fernando Lima, também fazem observações políticas com alguma frequência. Isso parece arriscado, porque permite uma confusão de papéis. Cabe ao juiz julgar. Cabe ao Ministério Público investigar.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, tem sido mais habilidoso ao abordar temas políticos. O Ministério Público apresentou suas propostas e tem buscado apoio público para pressionar o Congresso. Isso é legítimo. Mas o mais importante é a Lava Jato continuar a investigar e a punir, como tem feito.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
49
  1. mario machado disse:

    Pelas nuances do ácido corrosivo da corrupção, o senhor Lula não deveria ser deixado por último – num acintoso e vergonhoso favorecimento sem precedentes – a sofrer as investigações da Lava-jato. Como cabeça intelectual deveria ter sido um dos primeiros a abrir a fila a essas investigações. Demorou-se muito para se tomar medidas saneadoras desde o início. Essa corrida à limpeza dos tumores cancerosos que corroem toda a nossa economia e nosso sistema social, deveria ser prioritária, nunca ficar à fila da espera. Pena não tenham percebido que o Brasil não pode esperar.

    • Gustavo disse:

      Caro Sr. Mario Machado,
      a sobremesa sempre se come depois do almoço e é sempre o prato mais apreciado!!!! Ou o mais lembrado. É a cereja do bolo. Mesmo assim respeito sua opinião.

      • mario machado disse:

        Sr. Gustavo:

        Penso que a Nação brasileira urge que se dê à limpeza da ética política uma olhada a priori a fim de fazer explodir toda a infecção maligna que ataca os pilares de nossa democracia a muito custo conseguida. Atribuem-se aos militares e ao Regime Militar de 1964 todo o perfil de golpe. Não foi. Foi, sim, contragolpe aos planos de elementos batizados com a água vermelha do comunismo. Ora, quem entre nós brasileiros não tem conhecimento, desde há muito, que um ajuntamento de cabeças como as que comandam o Brasil careça de mente primordial onde nasçam tendências como as que vemos ao dia-a-dia? Não precisa ser diplomata, universitário de Harvard, poliglota e amostra de estadista para liderar grupos dispostos a se imiscuir ao Poder com objetivos espúrios. Vivenciamos o que há de mais condenável ao presente tempo, e tempo é o que o Brasil e brasileiros não mais dispõem para ver os responsáveis pelos danos à Pátria trancafiados sem as benesses adotadas presentemente.

        • Gustavo disse:

          Caro Sr. Mário Machado,
          Sua revisão histórica desse cancer chamado esquerda é 100% correta. Parabéns, pois sou da mesma opinião. Tivéssemos agora líderes para um contra-golpe em cima deste governo que faz 12 anos que prepara um golpe para ficarem 50 anos no poder!!!!! Espero com grande expectativa pelas eleições do ano que vem, embora sejam municipais, pois serão um termômetro para sabermos se a opinião pública tomou vergonha na cara. Sua réplica me foi muito útil. Obrigado.

    • jairo disse:

      O grande problema com a justiça no Brasil, é que ela esta seletiva nas suas ações. pois escutamos sempre os delatores confirmarem membros do PSDB e outros partidos envolvidos, e que receberam propinas, mas até o momento não vemos mandados de busca e apreensão contra tais pessoas, ou muito menos noticias vazada para mídia, silencio absoluto…..
      na investigação nós não temos lado político, creio que não existe tempo para crime, pois o bem publico foi roubado em tempos anteriores, e nenhuma investigação não podemos se deter em uma data limite de investigação, mas sim o que o investigado tem a declarar……o que vemos é que só aceitam a declaração no papel se a pessoa incriminar somente o que querem.
      porque não investigam o trafico de drogas?? porque o vendedor de sentenças nunca é julgado? sempre estão envolvidos com crimes! engraçado que ele anda sempre tem passe livre nos senado ! é muito próximo há uma pessoa! e ninguém investiga.

    • CLAUDIONOR ERASMO DO PRADO disse:

      Não quero crer nisso, mais já há algum tempo as atitudes do ministério público esta cheirando a golpe político, em prol da oposição.

  2. Pasquale disse:

    Sérgio Moro Erra? Como assim? É o único brasileiro que o povo respeita no momento.
    Infeliz colocação…..

    • walter disse:

      Perfeito Pasquale, o mal da esquerda, e sua infelicidade; descobriram, que o Brasil cochilou, mas agora esta bem acordado…serão condenados pelos excessos desviados…
      Este BUMLAI, esta sendo preso na hora certa; quero ver explicar, os empréstimos do BNDES; terá que fazer delação premiada; entregar seu “amigo”, será obrigação confessar…este sujeito não aguenta 10 anos de cadeia; trata-se de mais um amigo do rei; onde esta a grana???
      Caro Kennedy, o JUIZ não erra, apenas prevê, que as forças negativas, são muito forte; imagine o tamanho da pressão diária deste JUIZ; por muito menos o Barbosa se desgastou…
      Todos o País aguarda um desfecho do LAVA JATO, e o Sergio Moro esta sendo caprichoso; esta acionando a “ratoeira” na hora certa; não há como, no final teremos que construir mais cadeias

  3. Joaquim disse:

    Só uma pessoa com QI de ameba, ou que esteja no esquema, para não acreditar que eles não sabiam de nada.

  4. Ray magno disse:

    Sergio Moro erra quando minimiza o impacto político, econômico e social da Lava Jato, que promoveu uma mudança cultural importante no país em relação ao combate à corrupção.

    Em evento em São Paulo, o juiz federal Sergio Moro disse que a Operação Lava Jato seria “uma voz pregando no deserto”.

    Moro erra ao entrar nesse debate político, porque cabe a ele o papel de magistrado.

    Prezado Kennedy:

    Quem melhor que Sergio Moro para sentir na carne as pulsações da investigação?
    Quem não está vendo o quanto da investigação foi barrada?
    Magistrado ou não, quem não conhece o poder imenso e sufocante do corporativismo brasileiro de autoridades?
    Quem não viu o quanto do Mensalão foi esvaziado e o que restou não significou metade do que deveria ter sido? Até hoje o Dirceu pleiteia e conseguiu obter vantagens…

    Somente quem de fato está respondendo, sendo convocados para depor?
    Corrupção implica em corruptor e corrupto, “em todas as esferas…”

    Só queria saber que nova cultura é esta…

  5. Ruy Teixeira disse:

    Rezo todo dia para que cheguem até o cabeça dessa quadrilha.
    Vou soltar fogos.

    • Reinaldo Faria Tavares disse:

      Muito engraçado que essa gente aí já saiba que o Lula é o cabeça da quadrilha. Se for outra, que tristeza. Aos incautos, a cabeça, informo, é o Dirceu, na ânsia de realizar o ideal de sua vida, o socialismo, hoje, bolivariano. Lula e Dilma estão fora disso, infelizmente para vocês.

  6. Paulo disse:

    A operação lava jato (pf, procuradores, juiz Moro) estão fazendo a maior revolução da história da América Latina. Sem armas, sem sangue, sem destruição, só com a força da lei. Quando vejo isso, começo a ter esperanças que não estamos condenados eternamente ao atraso e populismo rasteiros.

    • Gustavo disse:

      Caro Sr. Paulo,
      tenho que dizer que ganhei o dia com sua colocação a respeito dessa revolução. Nunca tinha pensado neste ponto de vista! Meus parabens e obrigado, aprendí mais uma! Nota 10.

    • Amalia Oliveira disse:

      Graças a Deus e ao Juiz Sergio Moro e sua equipe brilhante!
      Oh Deus todo poderoso, que coloque logo o cabeça na cadeia!

  7. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    O combate à corrupção e à criminalidade é uma ilusão. Nenhum político, legislador ou executivo tem interesse em atirar no próprio pé.

  8. Felipe disse:

    Sergio Moro erra? É sua opinião ok.
    Mas acredito que você é 10% da população que pensa assim.
    90% está com Moro!

  9. Augustinus disse:

    Minha intuição diz que Moro será assassinado pelos “manuseadores da corda”. Ele está sendo usado pelos interesses que tomaram as instâncias da República e vão instalar o caos no país, por exemplo, assassinando o herói que criaram.

  10. Paulo Sérgio disse:

    Meu caro Kennedy, repetindo as palavras de Cristo na Cruz: Perdoai-os Pai! Não sabem o que fazem. Só um QI de ameba pode afirmar ou achar que és um Petralha inveterado. Os Marios, Pasquales, Magnos, Joaquins et caterva, fazem parte dessa gente brasileira que adora parar o carro diante de um acidente de trânsito para ver o sangue correndo pelo asfalto ou, mesmo, diante de um “crime” fazer justiça pelas próprias mãos. Nunca entenderão a sua INDEPENDÊNCIA” de ver sob outro ângulo o papel republicano que devem manter alguns homens públicos, separando o papel institucional do seu ser social, muitas vezes manchando seu caminhar profissional, como quando o Moro e o Dallagnol deixam de ser Juízes e Promotores para assumirem o papel de indutores de ações políticas.

  11. Gustavo disse:

    Caro Kennedy,
    antes de falar que o Juiz Moro erra, não esqueça que ele é um cidadão que tem opiniões de cidadão e que neste quesito ele bem ACERTA, pois parece que muitos dos teus leitores tem a mesma opinião cidadã que ele! Engraçado, né!

  12. As investigações estão demorando demais para chegar ao cabeça da quadrilha.
    Nesta altura o barbudo já está blindado até os ossos, mas como existem registros de toda a trama, espero que logo ele seja julgado e preso.
    Isso para o Brasil e para o exterior será a prova de que o Brasil está se tornando um pais sério.
    Agora só falta pegar os deputados e senadores comprovadamente corruptos.

  13. Reinon disse:

    Sergio Moro erra de não prender o bando do PT !!!

  14. Alberto disse:

    Erra quem afirma que o juiz Moro erra.Simples assim.

  15. wilson disse:

    Uma coisa que não entendo:
    Como alguém pode usar o nome de outra pessoa para ter benefícios sem procuração da mesma para isso?? e como que conseguiu só se dizendo amigo de alguém?? muito estranho.
    Quanto a cegueira do congresso não é cegueira é má vontade mesmo.
    Olhe, se não fosse as denuncias nem o mensalão e nem a lava jato teriam acontecido.
    Quanto ao combate a corrupção, não há duvidas de que combate-la trará mais benefícios para a sociedade do que não combate-la.

  16. anderson disse:

    A ingenuidade dos brasileiros é incrível. Acham que existe um chefão do crime e que o Moro é um grande herói. Essa ilusão é alimentada pela mídia e por preguiça do povo que não entende que pro país mudar TODOS NÓS temos que sair da zona de conforto, não existe nenhum herói que vai salvar o Brasil..todos tem interesses próprios.

    Para Lula ser preso e para Dirceu continuar preso, o MP precisa encontrar o caminho do dinheiro…tipo conta na suíça, dinheiro escondido na parede, bens não declarados…e por aí vai….sem isso, não prende. É tipo homicídio sem corpo…podem esquecer

  17. Fabio muniz disse:

    É uma brincadeira, param o país, transformam investigações a corrupção numa demanda única para o Brasil devido a pressão da oposição, não chegam onde querem chegar pelo simples fato de não haver provas contra o ex e a atual presidente da República, mas ainda assim continuam a tentar quebrar de vez o Brasil ao invés de ajuda-lo, daqui a pouco vão pedir José Agripino ou Ronaldo Caiado para presidente da República… como não podem fazer essa gritante “asneira” ficam mesmo com o Aécio.

  18. cesar doni disse:

    Deus….
    Sobre Ele nada passará!!!!
    A Justiça tomará conta deste senhor Lula…
    Tanta arrogância e por detraz..uma podridão…
    O tempo e a imprensa se encarregarão de contar esta triste história deste senhor.
    Uma hora este povão que está sofrendo nas filas de desempregados…famintos…em filas de hospitais ..etc…morrendo a mingua… acordarão e verão quem foi este senhor Lula, Dilma, dolar na cueca etc.. seu partido podre…
    Estão acabando com este país….
    Acordem!!!!

  19. Fabio muniz disse:

    O melhor era deixar o governo para os golpistas e esperar eles transformarem o país em Suíça… entregaram o Brasil completamente destruído para o PT arrumar e agora estão bancando os salvadores. Com uma oposição dessas o melhor é ficar com a situação.

    • Fabricio disse:

      Fábio, quem está investigando o Lula não são os coxinhas, é a Justiça Federal, que por sinal, envia todas as delações para o STF autorizar. O mesmo STF cuja maioria dos ministros foram indicados por Lula e Dilma. Acontece que a roubalheira é tão grande e tão evidente, que mesmo um ministro petista do STF não consegue fechar os olhos. O próprio ministro do STF Teori Zavascki já disse que o pior está por vir. E não me venha com estorinha de que o FHC, o Aécio, o Serra roubaram. Se quiser pode colocar todos eles juntos na mesma cela. Agora, você não queria o PT no poder? Quando o FHC estava no poder eu odiava ele, até porque eu votava no PT. O Lula, comparado com o FHC, teve um governo sem encheção. O FHC, e eu lembro disso muito bem, toda semana tinha que enfrentar pedido de CPI do PT. Isso é democracia. Quem não quer isso, vai morar em Cuba ou na Venezuela.

    • Júlio Boechat Braga Junior disse:

      Quem dera se nosso país fosse a Suiça..
      Adeus pT,Adeus PT.
      Já começou a derrocada da esquerda,na Argentina eles perderam.

  20. Roni Benedetti disse:

    SÉRGIO MORO não erra não… é o mais real do momento brasileiro… O QUE ERRA É O GOVERNO PARALISADO, CONGRESSO ENGESSADO… E todos os corruptos aos seu lado…

  21. Mauro disse:

    Fora dos tribunais e sem a toga o excelente juiz Sérgio Moro tem o direito de opinar omo cidadão que ele é, como qualquer brasileiro honesto e que está mais do indignado com essa corrupçao toda.
    Está mais do que claro e transparente para qualquer pessoa mais esclarecida que os detentores do poder e seus correligionários são alem de responsáveis, os maiores beneficiários de todos os desvios e na sua ânsia de manter o poder tentam livrar-se de todos os modos e maneiras das acusaçoes que lhes são imputadas.
    A presidente Dilma Roussef, para que não esqueçam, era do conselho de administração da Petrobrás, quando da compra da refinaria de Pasadena e só por isso ja deveria estar respondendo pelo crime de administração temerária, pois tinha a obrigação de informar-se do que estava sendo negociado. Ela é muito responsavel por toda essa “lama” e queiram céus e terras que seja banida da politica, assim como Lula e todos esses politicos que fizeram desse pais um balcão de negócios.

  22. Gilmar Santos disse:

    O Sérgio Moro não erra, embora seja um ser humano como todos nós.
    A serenidade desse Juiz deve ser aplaudida por todos os brasileiros de bem.
    Que Deus o proteja dessa Gnag que tomou o poder e sucatiou esse páis.
    Infelizmente, quem errou e vai errar de novo se nada for feito, será o povo brasileiro, especialmente, os mais carentes que serão manipulados e eganados por essa corja de bandidos que estão no poder…

  23. Fabio muniz disse:

    Demora demais porque não tem provas de nada, acham que com suposições esdrúxulas vão resolver o problema da oposição e da mídia, isso é vergonhoso, estão manipulando com propósito de “rasgarem” a constituição, se isso acontecer o povo “de verdade” tem de ir as ruas e defender o que durou anos pra se concretizar, a democracia. Se a oposição governasse com tanto louvor, Minas Gerais votaria em peso em Aécio… será que são “malucos”

  24. João Carlos da Silva disse:

    Lula não será investigado por Moro, pois já teria sido se assim este quisesse. A figura que Lula representa junto ao povo foi avalizada na última pesquisa de votos para a próxima eleição, a frente dos outros possíveis candidatos, inclusive de Aécio Neves. Moro não tem legitimidade suficiente para iniciar uma investigação neste âmbito, mesmo que um chamado “amigo” tenha sido conduzido em prisão provisória para Coritiba. Toda a operação Lava Jato foi contaminada por esta intenção dos representantes da República do Paraná em tentar enquadrar Lula nas investigações e já está sendo fracionada para outros juízes de outros estados e logo estará esvaziada e se auto finalizará. Logicamente que a punição dos culpados deve ser priorizada a nível de processos na justiça, fórum para estas punições. O erro foi tentar politizar a investigação sendo este procedimento um tiro no pé de Moro e dos procuradores envolvidos e o STF transferindo as investigações para outros juizes, a lava jato já era.

    • Mauro disse:

      A república de S.Bernardo respira por aparelhos e vai morrer e ser enterrada sem qualquer cerimônia e hinos. Terra podre vai ser jogada nesse periodo fétido da história do Brasil.
      O Lulismo e o Dilmismo movidos e bolsas, carteiras e etc…, estão sendo escancarados e a verdadeira face de um “comunismo” para poucos, será lembrado como o periodo 157 do Brasil.
      O poder do PT…está nas ultimas…..ACEITA E GOZA….QUE VAI DOER MUITO MENOS!

  25. jorge guimarães disse:

    Muita ingenuidade, ou mal caratismo mesmo, pensar que se quer banir a corrupção no Brasil. Vamos resumir? O que se pretende é dar o GOLPE na democracia. Esse juíz Moro seleciona o que vai ser investigado, independente das delações. Por favor vamos parar com essa conversa mole de banir a esquerda e afirmar que o governo está parado por incompetencia da presidente DILMA. Todos sabemos que existem tres poderes que precisam funcionar em equilibrio e no momento há um desequilibrio provocado pelo congresso corrupto nacional e com apoio de uma midia covarde que joga contra o povo brasileiro, principalmente os mais pobres. 12 milhões de pessoas pobres beneficiadas pela transposição do Rio São Francisco. Isso não é ser inteligente e ativa Kennedy?

  26. Jonathan Gonçalves disse:

    O Moro tem partido, o mesmo do Gilmar Mendes, de alguns procuradores do Paraná, e da Grande Mídia. Só não vê isso quem aceita passivamente as “verdades” emanadas por esses meios.

  27. Marconi disse:

    Desde o inicio da Lava Jato que todos os presos são vinculados; pela imprensa nacional, ao presidente Lula da Silva. O mais de pompa foi Marcelo Odebrecht, hoje esquecido da mídia por não ter ferrado Lula, e agora a bola da vez é Bumlai que não vai dar em nada também. Eu sempre pergunto: estamos na 22º fase da lava jato, vocês em sã consciência acham que se o presidente Lula da Silva estivesse pelo menos com um pé nesse mar de lamas já não estaria preso e amordaçado? Prender Lula todo coxinha quer mas falta o crime…

  28. cesar doni disse:

    Parabéns aos eleitores brasileiros!!!!
    Viva o Lula , Viva a Dilma , Viva o PT..Viva os Corruptos…
    Morram os pobres, nas filas de desesperados!!!
    Peçam ajuda aos poderosos do PT…
    Quem sabe eles lembrarão que foram vcs que colocaram eles no poder!!!
    Parem de discutir bobagens e votem certo da próxima vez!!!
    Ta vendo a Argentina…conseguiu se livrar dos pelegos…E olha que lá eles davam geladeira e televisão!!!
    Só aqui… Esta podridão do Partido dos Trambiqueiros.

  29. Eduardo disse:

    Lula é inocente,volta Lula em 2018,salvador do Brasil.nunca roubou,super honesto,estão perseguindo o ex=presidente.

  30. Elias disse:

    Então a pessoa de maior credibilidade no país neste momento não pode emitir a opinião dele? só porque vc não concorda?

  31. Antenor disse:

    A nossa eficientissima Polícia Federal saiu para pesca em alto mar. Disse que vai pescar LULA. A Isca é BUNLAI.

  32. Stanislaw: VIVA O JUIZ SERGIO MORO, MPF, PF, RF, STF E TODOS O BRASILEIROS COM VERGONHA NA CARA! disse:

    O juiz Sergio Moro em especial, o MPF, a PF, a RF, o STF estão fazendo o brasileiro voltar a crer que ainda há brasileiros de valor neste país!
    É preciso que todo brasileiro veja que as coisas estão mudando no país e que cadeia é para todo cidadão que cometa crime, seja cidadão simples, seja cidadão Padrão Fifa!
    Com certeza o chefe do Mensalão, Petrolão e chefe de mais uma infinidade de desatinos com a coisa pública não ficará impune!E sua punição será exemplar!

  33. José Ribeiro disse:

    Vamos ver se tudo isso não vai acabar em pizza outra vez igual ao mensalão.

  34. José Leoni Janczak disse:

    Até o lula falou que a eleição da Dilma foi um calote, se elegeu mentindo sobre tudo. Então como pode haver gente que ainda defenda pt, lula Dilma e toda essa corja de facínoras? Acordem buchas de canhão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-24 12:22:56