aki

cadastre-se aqui
aki
Política
03-08-2015, 9h09

Prisão de Dirceu mostra que PT errou ao minimizar mensalão

50

Postado por: Daniela Martins

A prisão do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu desgasta ainda mais o PT numa hora em que o partido vive uma crise mais grave do que a do mensalão. Também atinge indiretamente o governo, porque enfraquece o PT no Congresso num momento em que a agenda legislativa será dura para o Palácio do Planalto.

Dirceu foi o principal personagem político do mensalão. Sua prisão na Lava Jato reforça a imagem de um partido que continuou a se corromper mesmo depois de ter sofrido condenações no STF (Supremo Tribunal Federal). Deixa claro que o PT errou ao minimizar a gravidade do mensalão.

Dirceu é um símbolo da chegada do PT ao poder. Ao lado do ex-presidente Lula, foi responsável pela estratégia de guinada do partido ao centro na política e na economia. Foi um ministro muito poderoso. Acabou condenado no mensalão e voltou agora ao centro de um grande escândalo.

Dirceu sempre justificou suas consultorias como um trabalho que realizou de fato. Agora, terá de responder às acusações de que as consultorias foram fruto de propinas na Petrobras.

A nova prisão de Dirceu simboliza, de forma triste, a trajetória do PT no poder. É um retrato da chegada do partido ao Palácio do Planalto, aplicando políticas públicas que mudaram o país, à uma provável saída do poder em 2018 de forma melancólica, por ter se confundido com a corrupção e ser responsável por um governo que levou o país a uma crise política e econômica por arrogância e incompetência.

*

A presidente Dilma Rousseff está discutindo uma nova reforma ministerial. De novo, age tardiamente. Sempre reativa, sempre atrasada.

No começo do ano, Dilma dava pito em que dizia que havia espaço para reduzir ministérios e que era necessário dar um sinal de esforço do governo em meio ao ajuste fiscal. Na eleição do ano passado, ela também afirmava que não traria economia a proposta do senador Aécio Neves nesse sentido.

Dilma só está analisando a questão agora por causa da baixa popularidade. Mas antes tarde do que nunca.

A reforma em análise prevê tirar espaço do PT e dar ao PMDB, especialmente ao senador Renan Calheiros, presidente do Senado.

A presidente espera contar com apoio do peemedebista para barrar a rejeição das contas do governo em 2014. Dilma quer apoio de Renan numa última articulação para evitar uma recomendação de reprovação do TCU. Se não der certo, espera contar com o senador para tentar barrar uma rejeição no Congresso.

Clique aqui para ouvir o comentário no “Jornal da CBN”.

Comentários
50
  1. Pasquale disse:

    O Dirceu,se perceber que vai ficar com 2 penas a cumprir.
    Eu acho,que não vai suportar ver o Lula livre,leve e solto.

  2. Nilson disse:

    Não é nenhuma surpresa que este sociopata petista mensaleiro e condenado esteja envolvido na lava-jato, a pior desgraça para o país é a ainda a existência deste ParTido de corruptos e incompetentes no poder. Estamos aguardando com ansiedade a vez e a queda da máscara do Lula o famoso Bramha.

  3. NORBERTO FRIAS disse:

    “De grão em grão a galinha enche o papo”, diz o velho refrão; o novo é “de safado em safado chegaremos ao safadão”, que, aliás, não está longe. Devagar, mas, sempre em frente.

  4. J.C.Saraiva disse:

    Desde os primórdios do governo Lula os olhares mais argutos perceberam que uma quadrilha tinha chegado ao poder. Quando eclodiu o mensalão e cabeças coroadas do partido foram pilhadas dividindo o butim o presidente Lula saiu em defesa dos ladrões e disparou contra as “zelites”, a imprensa e a oposição. Até hoje esbraveja contra os “golpistas” e continua afirmando que o mensalão não existiu. Depois dessa nova prisão do José Dirceu eu gostaria de saber a quem ele vai culpar…

  5. Gregório Bezerra disse:

    Enquanto isso,…..as ratazanas do PSDB riem de cair,………kkkkkkkk

  6. Marcos disse:

    A incompetência do governo atual formada por PT, PSDB, DEM e etc é admirável. Até 30 do agosto foram fechados 1 MILHÃO e QUINHENTOS MIL vagas de emprego, a economia encolheu 2%, todos os envolvidos devem ser penalizados, seja por ROUBO seja por IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. FORA TODOS OS ENVOLVIDOS COM TUDO QUE HÁ DE ERRADO.

    • claudio disse:

      PSDB ????? … DEM ????? dá onde vc tirou isso ????? .. kkkkkkkkkkk

      • Antonio Pereira disse:

        Sim Claudio, todos os partidos que estão no congresso deve ter uma boa parte de podres, no momento o PT é a bola da vez, mas não esqueçamos que muitos saltam de partido para não serem pegos. Sempre fui antiPT, nem por isto vou dizer que os outros são melhores. Na realidade o congresso deveria fechar e nas novas eleições nenhum dos que lá estão deveria ser permitido concorrer.

  7. J.C. Saraiva disse:

    Parafraseando Caetano Veloso em sua música “Tropicália”: “e nos jardins os urubus passeiam a tarde inteira entre os girassóis…” A letra deve ser atualizada, pois agora não é só a tarde. Os urubus passeiam nas estatais diuturnamente…

  8. Pasquale disse:

    Para PF, Dirceu foi um dos mentores do esquema de corrupção na Petrobrsa

    03/08/201510h43
    ___________________________
    – A Polícia Federal afirmou nesta segunda-feira que considera o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu um dos líderes do esquema de corrupção na Petrobras desde os tempos em que ocupava o cargo no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

    De acordo com o Ministério Público Federal, que atua em parceria com a PF nas investigações da operação Lava Jato, Dirceu era responsável por definir cargos na administração da Petrobras durante o governo Lula.

  9. Reinon disse:

    Esse fato é estranho, mesmo na papuda recebeu 3 milhões …

  10. Malvado disse:

    Todos os domingos, o Fantástico mostra um prefeito, de alguma cidade envolvido em corrupção. Será que existe algum prefeito que não seja corrupto ? Vamos fazer uma campanha para tentar descobrir e premiar um prefeito que não seja corrupto ? Será que existe ? Acho que a TV Globo deveria fazer uma campanha deste tipo. O problema nós já conhecemos, nós não sabemos é como resolvê-lo. Kkkkkkkkkk.

  11. Ruilce Sant´Anna disse:

    Todos nós queríamos saber como o lula ainda não foi incluído em nenhum dos escândalos desse governo, quem o está protegendo ou defendendo para não ser condenado? quem são essas pessoas? não se pode julgar um ex-presidente? que coisa feia, isso é uma afronta com o povo brasileiro, vai acabar gerando uma guerra civil por causa destes marginais, de um lado as pessoas que estão vendo e entendendo a situação que o pais está enfrentando, do outro os que necessitam das doações que o atual governo do PT faz para manter um exercito de fiéis, alguém precisa ser preso e julgado corretamente, para que o nosso país volte a ser digno e confiável, e nós não tenhamos vergonha de estar de frente a um estrangeiro, por acharem que somos um povo muito passivo e ignorante, pois eu já tenho vergonha.

    • J K disse:

      Pensar que pessoas que vivem do “coitadismo” se mexeriam pra defender um culpado é uma LENDA. Observe que recentemente houveram casos de assaltantes linchados depois de pegos no flagrante. São “menos favorecidos” abatendo um “menos favorecido” supostamente.
      Esse “Exercito de fieis” que vc menciona não mexeria uma palha pra defender esses meliantes.

    • Isaque Duarte disse:

      voltar a ser um pais DIGNO e CONFIÁVEL, rsrs

  12. antonio barbosa disse:

    Hoje nós sabemos que desde o Foro São Paulo em 1990 já havia uma articulação para tomada do poder em toda América Latina. Paulatinamente foram sendo conquistadas as repúblicas e federações dos países vizinhos sempre com a bandeira do socialismo. Entretanto hoje sabemos que todo este movimento tinha um só objetivo: enriquecimento ilícito. Os povos sempre foram “bucha de canhão” usados para tapar os crimes dos governantes ditos socialistas. Cuba é o grande exemplo. O povo vive na miséria e os amigos do poder tem tudo. Acontece que o Brasil é grande demais para ser tomado como foram nossos vizinhos: Bolívia, Venezuela, Equador, Nicarágua, El Salvador, Argentina, Uruguai e Chile. Então o jeito seria comprar parlamentares e criar um congresso paralelo (mensalão) para conseguir implantar o socialismo comunista gradativamente. Bem que tentaram calar a imprensa que é a grande pedra no sapato dos partidos comunistas e do PT, mas para isso era preciso muito, mas muito dinheiro e foi ai que tudo começou. O Petrolão, ou melhor, as estatais foram aparelhadas para lucrar por fora com dinheiro de contratos e assim poder prover os recursos que iriam corromper os deputados e senadores, o chamado mensalão. E assim foi feito. Infelizmente para eles apareceu um tal de Roberto Jefferson que jogou água na fervura, mas não apagou o fogo, porque ele era muito mais profundo do que se imaginava. O mensalão era apenas a ponta do iceberg necessário as mudanças estruturais que levariam o Brasil aos mesmos rumos dos países de esquerda vizinhos. Isso levou ao resfriamento das intenções dos partidos comunistas e do PT, mas não secou as fontes de renda da corrupção que continuaram a verter recursos em abundância, só que agora para suprir as contas dos afiliados e torná-los ricos e poderosos. Se por um lado houve o resfriamento pelo mensalão com a prisão de vários políticos, por outro o propinoduto continuava livre leve e solto e é por isso que ninguém se rebelou e todos aceitaram, mesmo com carrancas e mãos cerradas a prisão imposta pelo STF e tendo como maior inimigo deles, Joaquim Barbosa. Agora tudo vai se encaixando e as peças deste intrincado esquema criminoso de poder vão tomando seu devido lugar. A baixaria do PT e dos partidos comunistas foram pegos na mais aviltante e desonesta operação criminosa de poder que se tem notícia em todos os tempos existentes na história do Brasil e quiçá do mundo.

    • Pedro Ferreira disse:

      Em breve deve sair na mídia mais um golpe do PT, que de 2003 para cá confiscou metade da poupança do povo fraudando a TR para nada pagar de correção monetária na poupança, no FGTS e nos precatórios.
      O buraco é bem mais fundo do que parece.
      Um crime continuado que há de ser punido com impeachment e cadeia.

  13. Pasquale disse:

    Dirceu pede de novo para fazerem uma vaquinha,para ver se os militantes
    conseguem te soltar.
    Parece piada…mas não é,porque o povo é ignorante.

  14. João Só disse:

    “Por ter se confundido com a corrupção”
    Com essa justiça e MP e PF tucanos fica muito fácil arrasar com um partido que incomoda uma elite podre.
    A Vaza-jato e o juiz Moro atendem a interesses americanos e anti nacionais.
    Um bando de entreguistas ao atingir a Petrobras e o programa nuclear.
    O tesoureiro petista está preso nas masmorras de Moro por se envolver em doações LEGAIS de campanha.
    É a ditadura judicial implantada.

    • Em que país esses petistas – que não aceitam que há uma corrupção corroendo nossas instituições, nossos empregos, nossa dignidade – vivem? Será que toda essa grana descoberta em contas dos corruptos é ficção do Juiz Moro e do STF? Acorda, gente, há muitos anos enganaram o povo brasileiro, mas o Brasil está acordando para a dura realidade, porque a fome está batendo às nossas mesas.

    • Fabiano disse:

      Colega João, cada um enxerga como quer. Existe um ditado que diz que o “pior cego é aquele que não quer ver…”.
      O fato é que a corrupção existe em todos os partidos. Aparentemente, o PT pegou mais do que poderia carregar, e deixou rastros pelo caminho. Se fosse o contrário, ou seja, o PSBD, duvido que o PT teria “pena”.
      Outro fato tange à “ELITE” da qual você se refere: Essa “elite” enriqueceu absurdamente na gestão do PT, as custas da classe média, que banca programas sociais eleitoreiros, pois estes não criam situações para melhorar a forma de vida de quem recebe.
      Os últimos 3 mandatos do PT foram de extrativismo, e não cultivaram novas safras, e estamos agora numa crise por total incompetência, cuja qual será a DILMA tarjada como vilã, mas que tem no LULA o princípio do caos.
      O Brasil não é um estádio e os partidos não são times, assim como nós eleitores (população) não temos que torcer para PT ou PSDB. O importante é que ao final dos mandatos, sejamos nós os vencedores.
      Idealismos céticos sempre são padrastos de fiascos.

  15. PERLI GENUINO DA SILVA disse:

    O PT insistiu durante vários anos nas diferenças entre seu governo e do FHC. Sempre alegou que fazia mais e melhor e que eram incomparáveis os feitos nas gestões Lula/Dilma. Agora percebe-se que o PT estava certo e que as alegadas diferenças eram reais e gigantescas, contudo, parece que a maior delas é a corrupção contabilizada pelo partido em bilhões de dólares.

  16. Paulo disse:

    Ué, quem nomeou os 04 diretores da Petrobras presos não foi o Dirceu. Ele é o subchefe. O chefe é outro, é “aquele que não pode ser nomeado”.

  17. César disse:

    Hoje foi cortada uma das cabeças da Hydra. Que cheguem logo as outras cabeças, e as cortem também. E que o corpo apodrecido, fique de lembrança de todo o mal que fez ao país.

  18. Marcos Nascimento disse:

    Porém o grande chefe Brhama segue blindado…

  19. Claudomiro Silva disse:

    Mandar um grande SALVE para o Exmo. Sr. DR. Juiz Sergio Moro, esse é , realmente, O CARA !!!

  20. Elaine disse:

    O PT está pagando pelos seus erros, mas o que se percebe claramente é que o país precisa urgentemente de uma REFORMA POLÍTICA, caso contrário, a corrupção vai continuar, seja por PT, PMDB, PSDB, PSB, PP, PSD, etc.

  21. Alberto disse:

    Com tudo isso acontecendo e ainda o fanatismo.Haja sectarismo.

  22. luis lima disse:

    Todos do mensalão vão voltar para cadeia. Principalmente o Genuíno. Aquelas doações foram um piadas. E só serviu para desbancar a justiça. Lembra do punho fechado quando saíram da prisão? Era a grana que não largaram nem por nada.

  23. Pasquale disse:

    Vamos ver, o próximo discurso em defesa da Petrobras.
    Quem vai falar?
    Eu acho que não sobrou ninguem…hehehe.

  24. Porteiro de Asgard disse:

    De fato, D.Dilma é reativa, teimosa, e age sempre atrasada. Porém, agem mais atrasados ainda aqueles que defendem sua permanência no poder, pela simples razão de acharem que defendem uma democracia doente.

    Se o povo quer o PT, então definitivamente o povo não sabe querer. Ou pode ser que apoiem o PT simplesmente pelo fato do PT ser populista, o que é pior ainda. Seria uma versão ampliada do toma-lá-dá-cá. Dou-te o voto, então me assista em minhas necessidades.

    Mas isto tudo logo saberemos. Dirceu é um cara durão, mas duvido que desta vez ele aguente o tranco. Há muitas denúncias, muita gente envolvida, muita corrupção comprovada. E o objetivo da Lava Jato em colocar o foco em Dirceu me parece óbvio. Querem forçá-lo a revelar o que sabe, mas que não disse. Querem que envolva Lula, o alvo principal de toda a operação. E Dirceu não vai suportar a pressão, vai abrir o bico.

    Supondo, e aposto que faça, a delação aos “cumpanheiros”, o PT e seus coligados estarão definitivamente execrados da história desta nação. Somada a crise, a reputação dos “seguidores do Guevarismo” vai descer pelo ralo abaixo. A ideia bolivariana em si será repelida em todos os setores da vida nacional. Seus seguidores mais aguerridos e resistentes (aposto que haverá) serão natural e tecnicamente excluídos da vida econômica e pública.

    O assunto é bem maior do que Dilma, seus ministérios, seus erros, o equívoco de sua eleição e a tola tentativa de governar o país pregando que agora deve haver pacificação e união. Não é bem assim. Queremos punição, queremos ver gente na cadeia. Queremos vingança. E para quem tem alguma habilidade em interpretar fisionomias, basta atentar para a face dos governadores, deselegantemente comprimidos em um recente evento fútil.

    Primeiro mente para ser eleita, depois ao surgimento do grave escândalo na Petrobrás, insiste em manter a incompetente que indicou ao cargo. Logo nomearia ministros com filosofia que contraria a filosofia de seu partido, em particular o da economia, que se aproxima mais da cartilha do PSDB, o que vem irritar ainda mais a população. Materializa-se a ideia de que Aécio estava certo, o país está quase falido. Dilma isola-se em silêncio monástico como se a crise não lhe dissesse respeito. Viaja, discursando lá fora o que deveria dizer aqui, mas que não pode fazê-lo por medo de panelaços. Acuada pelas câmaras legislativas, recorre ao veto, prestigiando estratégia econômica equivocada. Agora, ainda arrogante, reune executivos estaduais (aqueles que não fazem nem aprovam leis) para um pacto em favor da governabilidade. O que quer fazer, comprá-los com o repasse?

    Tucanos “da mais fina plumagem” alardeiam que ela é uma pessoa honrada. Talvez seja, mas o que isto importa? Embora eu não classifique de honrado gente mentirosa mas o que ela é de fato é ser um “pau mandado” do PT, que no momento em que tentou se rebelar contra isso, viu nascer uma nova oposição, a do próprio mentor do partido.

    A democracia errou com Dilma. Deve corrigir isso. Já Lula, este é caso de polícia.

  25. Belchior disse:

    Tudo isso acontecendo e EU aqui na praça dando milho aos pombos… quanto maior o CARGO maior o ROMBO………………….

  26. antonio carlos disse:

    Tá ficando cada dia mais deficit defender esta corja hein?!

  27. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Em qualquer país parlamentarista, numa situação similar, até com menos roubalheira, todo o gabinete cairia e seriam convocadas novas eleições. Mas em república de bananas …

  28. wagnão disse:

    Triste ver o Brasil sendo passado a limpo da forma mais partidária possível. O PMDB virou o fiel da balança pra impedir que mais sujeira venha à tona. O PT seguiu a cartilha do PSDB para governar e deu no que deu. Infelizmente o PT ao chegar ao poder deveria ter promovido as mudanças necessárias, mas isso nunca foi possível, pois o PMDB é o guardião das mazelas do nosso povo. O partido intocável que jamais toma a dianteira e que junta “as forças ocultas” que já derrubaram outros presidentes. E o quarto poder finalmente passou a governar. A mídia conseguiu colocar sua pauta no discurso político poupando todos os maiores canalhas deste país apenas para apontar o dedo para o PT. A ingenuidade do PT foi acreditar que há ética entre ladrões e na arrogância de se isolar no poder abandonando sua tradição esquerdista. E o erro de Dilma foi a letargia e o medo de utilizar as ferramentas do governo para enquadrar a Globo golpista em seu devido lugar.

    • César disse:

      A ingenuidade do PT? Ingênuo é você, se realmente acredita nisto. Os petistas que chegaram ao poder com um discurso de mudanças, logo se esqueceram do discurso que os elegeram. Gostaram tanto do poder e do dinheiro, que passaram a viver como reis e rainhas e decidiram não largar mais o osso. Deram algumas migalhas à massa dos menos favorecidos para lhes garantir um eleitorado farto, que lhes garantisse vitória em todas as eleições. Gastaram irresponsavelmente os recursos do país, como se fossem os donos do país todo e de todos os recursos disponíveis. A farra com o dinheiro público foi tão grande que faliram o país enquanto enriqueciam. Pensavam que a classe média suportaria indefinidamente sustentar o país todo, e se faltassem recursos era só aumentarem os impostos. Quebraram o país! Os recursos da classe média também se esgotaram, as vendas caíram, a indústria parou a produção. O Partido dos Trabalhadores se tornou o Partido dos Desempregados. A culpa não é da Rede Globo ou de qualquer mídia que faça oposição, a culpa é do PT. Não tem como transferir esta culpa!

  29. Jose Maria disse:

    Ou seja, todas as medidas promovidas por Dilma Rousseff são para apagar maus feitos do seu e do governo Lula. Assim, o país não vai, pois, estamos atados a incompetência e a corrupção.

  30. Pasquale disse:

    As grandes massas, cairão mais facilmente numa grande mentira do que numa mentirinha.

  31. DILFE disse:

    Esse sem sombra de dúvida é o pais de governantes bandidos, aproveitadores de acordos sujos. Está difícil governantes que governem pelas causas sociais, pelo povo, aliás é pra isso que são colocados lá, buscam apenas atender sua necessidades materiais e pessoais. País de política falida, de partidos ambiciosos que cresceram a custa de dinheiro público, porque sem sombra de dúvida essa prática, esses acordos não surgiram agora, mas esse partido que está, por décadas repudiou práticas dessa natureza e assim chegou ao poder, porém envergonhou seus eleitores com as mesmas práticas e até piores.
    BRASIL MOSTRA TUA CARA!!!!!

  32. Daniel disse:

    Prezado Kennedy, voce que é um excelente jornalista, muito bem informado, acredita na possibilidade de um “acõrdão” com Dilma passando a faixa para Temer e este assumindo com o compromisso de asfixiar a lava jato para que o País volte a andar para frente ?

    • Pasquale disse:

      Para que asfixiar???? vamos ao doa a quem doer.
      Agora que viram que o bicho é feio?

    • J K disse:

      Por favor, hein!! deixa ela la! enquanto nada acontecer a ela ou ao Lula a aparicao de novidades nao cessa. Passem tudo a limpo. Depois a populacao sabera fazer o julgamento. Tirar ela de la, isso sim, pode encerrar o processo prematuramente

  33. Wilson disse:

    É, infelizmente…Num país, onde um precisa ter mais que o outro para se sentir o máximo, não se pode enxergar que o PT, foi o único partido politico, que trouxe a oportunidade ao povo “descamisado” de ter uma camisa, e agora…mas só agora? Aparecem os escândalos de corrupção. Imagine então nos tempos do FHC a corrupção que existiu, e não apareceu…
    É triste mesmo o partido pagar corruptos, para conseguir administrar o país.
    Enxerguem a tempo. Analisem a fundo. Descubra as razões. E puna então TODOS os culpados…
    Afundem o país denegrindo a imagem de seus comandantes, e todos afundarão com ele. Inclusive VOCÊ.
    Afinal, somos todos brasileiros, e desta estabilidade precisamos.

  34. Ray magno disse:

    Já passou da hora de o PT acabar. Será que é tão difícil pulverizar uma entidade que já causou tantos escândalos e problemas gravíssimos ao Brasil e sua população?

    Acabe-se o PT e terminamos com mais um capítulo vergonhoso de nossa política.

  35. Todos do mensalão vão voltar para cadeia. Principalmente o Genuíno. Aquelas doações foram um piadas. E só serviu para desbancar a justiça. Lembra do punho fechado quando saíram da prisão? Era a grana que não largaram nem por nada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-28 12:14:22