aki

cadastre-se aqui
aki
Política
16-08-2015, 16h02

Protesto menor deve dar mais gás a acordo Dilma-Renan

Previsão de agosto sombrio perde força, mas milhares na rua são alerta
30

Postado por: ISABELA HORTA

Com menos gente nas ruas, os protestos deste domingo deverão dar mais gás ao acordo firmado entre o governo Dilma Rousseff e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Dados divulgados pela Polícia Militar até por volta das 14h30 indicavam que as manifestações de hoje perderam fôlego na comparação com março e abril. Isso deve ter efeito político positivo para o governo, sobretudo em relação ao ânimo dos deputados e senadores.

Havia a previsão de que agosto seria um mês sombrio para Dilma, mas na última semana o cenário político sofreu uma importante inflexão. A presidente colheu decisões positivas ou neutras no STF, no TSE e no TCU e conseguiu ganhar um fôlego. O impeachment ficou mais distante. E, em entrevista ao SBT, a presidente disse que ‘jamais cogitou renunciar’.

A partir desta semana, a estratégia do governo será dar mais força ao arranjo político com Renan. Seria um erro do Palácio do Planalto achar que, com menos gente nas ruas, possa abrir mão do apoio dos senadores ou de Renan.

Dilma já disse que concorda com parte da “Agenda Brasil”, proposta pelo presidente do Senado. Ainda que não seja favorável a algumas medidas, é possível que o governo faça concessões e chegue ao acordo em vários pontos da agenda.

A crise política ensina que o isolamento de Dilma no Congresso tem impacto direto na economia. Para enfrentar a crise econômica, o governo sabe que precisa de uma recomposição de forças no parlamento.

Com a reaproximação da presidente com Renan, aumentou o isolamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O governo sinalizou aos deputados que tem alternativa para realizar sua articulação política e que não está fora do jogo.

Também está para sair do forno uma denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra um grupo de políticos investigados no STF no âmbito da Lava Jato. Os bastidores indicam que Cunha deverá ser denunciado.

O presidente da Câmara tem funcionado como catalisador da rebeldia de deputados em relação à Dilma. A consistência da denúncia de Janot e o seu efeito político sobre Cunha serão fatores importantes para entender os desdobramentos da crise.

O movimento do governo também isolou uma ala mais radical da oposição, que falava até em convocar nova eleição. Isso está bem distante no atual cenário, porque dependeria de uma decisão do TSE que cassasse a chapa Dilma-Temer. Mesmo que houvesse uma decisão nesse sentido no tribunal, haveria possibilidade de recurso no STF.

Isso não significa que as coisas estejam resolvidas para Dilma e que o governo possa menosprezar a presença de milhares de brasileiros nas ruas. Os protestos são sempre sinais de alerta, que requerem respostas e soluções.

Por ora, a orientação do governo é tratar as manifestações como algo dentro da normalidade democrática e evitar qualquer tipo de provocação, como a que foi feita pelo presidente da CUT, Vagner Freitas, que disse que era preciso “pegar em armas” na última quinta. É uma frase inexplicável e inadmissível em uma democracia.

*

Pela primeira vez, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) participou de um protesto de rua contra o governo Dilma Rousseff. É a terceira manifestação que ocorre neste ano e, ao que tudo indica, a mais fraca de todas. A oposição chegou atrasada às ruas.

Na avaliação de dirigentes do próprio PSDB, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, os partidos não deveriam tentar tutelar movimentos da sociedade para que eles não percam seu caráter mais amplo.

Mas um segmento do PSDB tentou ter uma participação mais orgânica neste domingo. A propaganda política dos tucanos convocava os eleitores para irem às ruas protestar. Em Minas Gerais, Aécio chegou a fazer um discurso aos manifestantes em cima de um trio-elétrico. Isso dá um tom mais partidário ao movimento.

Será preciso aguardar os próximos dias para ver que efeito político terá a participação mais efetiva de Aécio e da oposição nas manifestações de hoje.

Ao final do dia, estimativas do Datafolha e da PM (Polícia Militar) estimaram o público de hoje como intermediário entre os protestos de março e abril. Ainda que a impressão do dia tenha sido de menos gente na rua do que em abril, essa medição está distante do público de março e mais longe ainda do que o governo imaginava que poderia acontecer quando fazia prognósticos dez dias atrás sobre o que aconteceria neste 16 de agosto.

*

Ouça o comentário na CBN:

Comentários
30
  1. Força Dilma, não renuncie! você vai superar tudo isso, a economia brasileira vai dar uma virada positiva ano que vem! Que Deus e os orixás te proteja imensamente!

    • Daniel disse:

      Pede pro Papai-Noel, já que voce acredita nele.
      Imcompetencia não tem cura, meu caro.

      • walter disse:

        Daniel, como sempre, você se posiciona de forma lucida; fico abismado como tem gente procurando humildade onde não tem; o lula hj é um cara rico; não liga a mínima para pobre, e nem a dilma.
        Entendo o comentário do Kennedy, acredito sim, que haverá um acordo com o renan; mas se o Janot atacar o cunha e o collor; que por acaso é amicíssimo do Renan…o plano não terá garantia de vida; não podemos esquecer do cunha, vai gerar muitas dificuldades
        O melhor acordo hj, seria com cunha e renan; são siameses…

  2. Antonio Miguel Matioli disse:

    Não importa se as manifestãção é menor ou maior o que aconteçe é que o povo esta descontente.

  3. Alberto disse:

    Sem patrocínio público ou de entidades ligadas umbilicalmente ao governo,sem lanche,sem pixuleco aos participantes,sem transporte gratuito para a ida/volta dos arregimentados,diferentemente das manifestacões situacionistas é feita em dia que atrapalha o menos possível o ir e vir das pessoas e veículos(domingo),etc,etc,etc.

  4. Pasquale disse:

    Estava estampado em varios cartazes ,o rosto do Lula.Fora Dilma,fora Lula e Fora PT.
    Falta mais alguma coisa? A casa caiu Lula,não adianta disfarçar.
    Vai acirrar mais raiva no povo.

    • Getulio disse:

      Dessa vez o numero de manifestantes diminuiu e muito , em algumas cidades de S.P. tinha mais poiicial que manifestantes e logo se dissipou, é preciso lembrar que é preciso do apoio do povo em geral , algo que não aconteceu 95 % brasileira não quer a saida de Dilma mesmo não aprovando seu governo.

  5. Gilmario Sena disse:

    Se o Aécio participou do movimento isso indica que ele se esvaiu, onde ele bota o pé tudo se perde.

  6. Fernanda N Q disse:

    Acho que a população está cansada de tanta roubalheira, de politicagem, de tanta sujeira e conchavos com políticos sujos e desonestos. Eu quase não fui, mas animei e fui pra rua protestar!!!

  7. ELISABETH disse:

    É o acordão em curso

  8. Jairo Vagner disse:

    Kennedy, com todo respeito sua avaliação é tão equivocada quanto à mentalidade do PT e toda a sua prole política de apoio. Dizer que a medição numérica (menor que as manifestações anteriores) segundo suas fontes dará fôlego ao governo e ha um plano feito mais uma vez no balcão de troca com o presidente do Senado que todos conhecem o caráter do Renan, é uma piada de mal gosto. É preciso sentir a realidade do sentimento da maioria dos Brasileiros. Lamentável!

  9. Aloísio disse:

    Uma parcela da população que não votou em Dilma e nunca votará em governos progressistas foi às ruas sim, pergunto, e quando a Esquerda for às ruas contra governos conservadores teremos a justificativa pra rasgar a Constituição?

  10. Cilneia Aparecida Felippe disse:

    No meu ponto de vista pouco importa quantos estão contra, o que importa é que no momento vivemos um quadro em que lideranças do PT são acusadas de roubo e as provas aparecem de todos os lados ( escutas, depoimentos, delação e dos próprios participantes quando falam em devolução de dinheiro. Se vai devolver é por que roubou, ou não…) Na Lava jato só se falam em milhões e bilhões e enquanto isso o povo que trabalha de sol a sol só conhece seus míseros reais. Antigamente era pior? não sei, só sei que o partido dos trabalhadores tinha a obrigação moral de não roubar ( se é que roubou como dizem todas as provas) e se soubesse de alguma esquema existente antes do governo Lula, denunciar, mas não.
    Acho o máximo as pessoas comemorarem que foram poucos à rua. Meu Deus está tudo errado, comemorar o que. O Governo deveria ter vergonha na cara e nem comentar nada. O PT deveria nem se pronunciar com relação a isso. Ás vezes acho que deveria ser melhor devolver nosso país aos índios que por direito eram donos. Talvez eles fizessem melhor do que esses políticos estão aí.

  11. ivan disse:

    Como pode o governo achar essas manifestações “democraticamente normais”?. Escandalos sem precedentes na história…..e nenhuma garantia de ressarcimento do montante financeiro que vazou dos cofres públicos…da Petrobras…etc…..Economia ruindo…..desemprego acelerado…..noticias ameaçadoras de confiscos de economias…..aumentos de remuneração para quem interessa ao governo….militares….servidores do judiciário….etc…..impostos cada vez mais altos….e incidente sobre tudo…..o que somos nós trabalhadores da iniciativa privada? Lixo?

  12. luis disse:

    O problema maior. é que será um governo agonizante até o final do mandato, caso não haja impedimento…. Pois ficou claro que a Dilma não tem a menor capacidade para governar o País.
    Talvez termine o governo, devido a “oposição” não ter uma agenda clara para o Pais. Se é que podemos chamar o PSDB de oposição…

  13. Carlos Eduardo Motta disse:

    Menor não em imprtancia e representação, sou aqui do nordeste e nunca tinha visto protesto aqui contra a Dilma, dessa vez ferveu aqui, amigo se informe melhor antes de falar.

  14. Galego disse:

    Para sair deste impasse de impedimento ou renúncia e já que a dona Dillma gosta de plebiscito, por que não fazer uma comprovação da legalidade das urnas no presente momento, quando caiu a máscara da dona Dillma que mentiu descaradamente na campanha eleitoral e enganou o povo com suas promessas eleitoreiras e convocar um plebiscito para saber se o povo endossa as medidas contrárias tomadas após a eleição?

  15. antonio disse:

    Para aqueles que de modo ou outro tem algum comprometimento ou vínculo com este Governo, pode dizer que o protesto de hoje 15.08.2015 Não irá sustir efeito no atual momento. Pena
    que na cabeça de alguns ainda passam filmes antigos onde quem estar no poder “PODE TUDO” e esquecem que estamos em pleno século 21 e os meios de comunicação são outros, não dar mais para omitir a verdade, pois as imagens por se só FALAM TUDO.

  16. Gustavo disse:

    Acordo com o Renan!! aquele que ajudava o Collor!!!
    Chega de corrupção. O Brasil está cansado de corrupção. Depois diz que é golpe!!

  17. antonio barbosa disse:

    Esta é apenas uma trégua antes da verdadeira tempestade. O pior está por vir tanto para economia como para política. Ao suspender a primeira parcela do 13º salário dos aposentados Dilma demonstra que as coisas vão de mal a pior.

  18. Tereza disse:

    Boa noite Kennedy. Agradeço por este espaço. Dilma consegue!!! Ela não lutou à toa junto com outros, por um Estado de Direito Democrático, Ampla e Irrestrita Liberdade de manifestação pública (mesmo que contra ela), para ver tudo isto ir abaixo por causa de: 1º um grupo políticos insatisfeitos com a derrota das urnas, 2º consumidores desorientados com contas para pagar, e 3º radicais que mesclam Deus com tudo novo na linha do horizonte…
    Já atravessei 50 anos de vida e até os governos do PT, jamais tinha visto tantas propostas corajosas de modificação na vida do povo brasileiro. Muitas alterações boas, inclusões sociais de quem jamais pensou que aconteceria para escola, para casas, para trabalho, etc. Não sou ufanista e nem dilmista, mas tenho que tenho que reconhecer que, antes de qualquer coisa, que ver tanto corrupto ser desmascarado (e com grande probabilidade de ser punido) como recentemente vejo, são coisas que me revigora.
    Temos que aprender a praticar e conviver com a Democracia, porque este é o verdadeiro prejuízo que temos tido ao longo de nossa curta história como nação. Os que não devem estão em casa como eu estou, muito sossegada. Mas quem deve espere sem sono!!!
    Vamos deixar a Polícia e a Justiça fazerem suas tarefas e não ficar pensando que a tarefa é uma novela das oito, onde Dilma é a vilã e o Juiz é o herói que vai resolver tudo. Aproveito para lembrar que quando a Polícia Federal fizer greve por melhores salários e condições dignas de trabalho, nos vamos apoiar (Não podemos jogar pedra na Geni). E vou lembrar também a razão pela qual os juízes tem que ter salários mais altos, creio que Aldo Moro é um exemplo; tem que inflexíveis e insubornáveis.
    Crescimento econômico volta. A Comunidade Econômica da Europa que o diga. E o Brasil não é um país extraterrestre; mas faz parte da economia mundial.

    • Pasquale disse:

      Vamos ao plebiscito,e perguntamos ao povo,que é o verdadeiro dono do país.
      O que o povo quer,o que o brasileiro quer,se alguem for contra isso.
      Podemos aí sim dizer ,que não estão respeitando a vontade do povo.
      E vão respeitar a vontade de quem ?????????

  19. Raymundo disse:

    A questão toda em nosso país é esta política do “Toma Lá da Cá”. Isso, o Renan é Mestre. Além de apresentar-se como “Este Cara Sou Eu”, clamado pelo Michel Temer para unificar as forças políticas e sociais, com sua Agenda Brasil, de sobra; negociou com o Ministro do TCU Vital do Rego, para Relatar oitos pontos cruciais das chamadas “Pedaladas Fiscais”. Além de ganhar notoriedade, Renan, provavelmente, estará como seu pescoço livre da Operação Lava Jato. Pois o Procurador Rodrigo Janot, foi reconduzido para o cargo de Procurado Geral da PGR e,será sabatinado no Senado, cm o total apoio do Renan. No STF, onde “serão” julgados os parlamentares envolvidos na Operação Lava jato, o ministro Ricardo Lewandowski, já negociou o aumento dos salários dos ministros, que passará dede R$ 33,7 mil para R$ 39,2 mil. Aumento de 16,3%
    No TSE, o ministro Luiz Fux, pediu vistas ao Recurso que pede a impugnação das contas de Dilma. Pois ele tm interesse que sua filha seja nomeada desembargadora no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
    O Próprio Gilmar Mendes, já está tendendo pela aprovação das contas.
    Portanto, ao povo brasileiro que pede a saída da petista e, do PT , só resta o ótimo e exemplar trabalho que os Procuradores do Ministério Público, Polícia Federal e o Juiz Sérgio Moro, vem fazendo com a Operação Lava Jato. Pois as instituições citadas estão navegando na política do “Toma Lá Dá Cá” e, não estão se importando com o povo e, com o país. Todos estão com suas situações políticas e financeiras bem resolvidas.

  20. Saulo David disse:

    Meu Caro Kennedy por que a pressa em comentar o evento de hoje? Pelo que li e vi no noticiário noturno ele foi superior ao de abril mas mesmo que não tivesse sido o que importa é que mais de 70% desaprova o governo dilma. Seria muito bom esses nossos políticos darem um pouco mais de atenção às manifestações da população. Viver entre 70% de descontentes vai acabar cobrando um preço que pode ser bem maior do que o cobrado hoje. Será que nunca vão aprender? O mundo está cheio de exemplos.

  21. paulo disse:

    Um movimento que tem Ronaldo Caiado, Agripinio Maia e outros dessa mesma qualidade, não pode ir pra frente. Pessoal Ronaldo Caiado era da UDR. Vocês lembram da União democrática Ruralista? Eu prefiro Collor presidente e Cunha como vice presidente do Brasil de que acreditar em um movimento que tenha essas figuras de frente.

  22. Não tenho dúvidas que este governo tem que sair, o PT foi o partido mais corrupto deste o tempo do Brasil colônia tem que sair e seus lideres Lula e toda quadrilha presos.
    ]

    • Vander Carlos disse:

      Claro que a imprensa vai dizer que o movimento foi fraco, e isso que o governo quer dizer que a movimentação esta perdendo força, para desmotivar os demais, mais sabemos que foi a mais forte de todas. Meus parabéns a todos que marcarão presença.

  23. Douglas Prado disse:

    O que importa é que o povo continua descontente com a gestão incompetente este governo que sacrifica seu povo e cobrando impostos diversos. Equanto governantes negociam cargos e seus aumentos de salários em diversas esferas da alta cupula, escandalos de roubos e enriquecimento ilicito de presidentes..
    Castigam o povo com maior tempo de uma mísera aposentadoria que nunca chegará, descontrole da economia no geral, alto indice de desemprego, entre muitos outros. O POVO APELA NAS RUAS POIS NÃO AGUENTAMOS MAIS.. QEUM PODERA NOS SALVAR DESTES TIRANOS !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-10-28 08:56:42