aki

cadastre-se aqui
aki
Política
13-03-2016, 20h55

Protesto surpreende governo e vai acelerar impeachment

PMDB já fala em Osmar Serraglio para presidir comissão na Câmara
35

KENNEDY ALENCAR
SÃO PAULO

O governo já esperava protestos significativos neste domingo, mas o tamanho das manifestações, sobretudo em São Paulo, surpreendeu a presidente Dilma Rousseff e os seus principais ministros. O principal impacto político será acelerar o processo de impeachment da presidente.

A maior manifestação já medida pelo Datafolha em São Paulo deverá estimular a debandada de partidos ainda formalmente aliados ao governo Dilma. A partir deste domingo, cresceu muito a chance de a presidente perder o poder.

Políticos com experiência no Congresso dizem que um pedido de impeachment pode ser votado num prazo de dois a três meses.

*

Na próxima quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal julgará os recursos sobre as regras de tramitação do impeachment. Então, terá início uma corrida na Câmara dos Deputados.

Tucanos e peemedebistas discutem uma estratégia comum para colocar o vice-presidente da República, Michel Temer, na cadeira de Dilma. Já se fala no nome do deputado federal Osmar Serralho (PMDB-PR) para presidir a comissão do impeachment. Serraglio foi o relator da CPI dos Correios, que investigou o mensalão em 2005.

Na sexta, haverá manifestações a favor do governo e do ex-presidente Lula, mas dificilmente serão páreo para os protestos deste domingo.

No PT, há um grupo que defende nova pressão sobre Lula, a fim de que ele aceite ser ministro e reorganize o governo. Mas outra ala acha que ficou tarde demais para essa saída e que será uma batalha dura, talvez inglória, tentar segurar Dilma no Palácio do Planalto.

A seguir, comentários feitos ao longo do dia no “SBT”:

Avaliação no meio da tarde, antes do Datafolha anunciar público:

Comentário já com a estimativa do Datafolha

Comentários
35
  1. S.Bernardelli disse:

    Kennedy o resto do povo não vai deixar ter golpe, o Brasil não tem 2 ou 5 milhões de pessoas tem 240 milhões ou mais. Golpe aqui , agora não terá, só com luta. Voltamos em 1964 a coisa vai ficar feia, mas muito feia mesmo.

    • Carlos José disse:

      Somos em torno de 240 milhões, não somos 240 milhões que tem direito a voto.
      O povo tá cansado de ser humilhado e avacalhado.
      Se você acha que a turma pode roubar libera a sua casa e deixa os bandidos levar os seus pertences.
      use o cérebro antes de falar ou escrever bobagens.
      Como o Triplex não tem dono, vamos ocupar.

    • Alladin disse:

      Tenha o nome que tiver,o que o Brasil inteligente e esclarecido deseja é a saida de Dilma e o fim definitivo dos desgovernos do PT.
      Os poucos milhoes que voce tenta minimizar, representam os indignados e prejudicados pela corja que se apoderou do governo.
      Ou vai ter golpe,ou vai ter renuncia, ou vai ter impeachment, o que importa é jogar o lixo no lixo!Vai acontecer! É fato claro, limpido e muito mais certo que o desejo dos comunas mancomunados com a sujeira, o banditismo e o caos em que vivemos.
      #PERDEUCUMPANHEIRO #FORADILMAJÁ #ACEITAQUEDÓIMENOS #CHEGADELADRÃOEMBRASILIA

    • Francisco Nascimento disse:

      S. Bernardelli: Me tire algumas duvidas por favor. Vcs, petistas, votaram pelo impeachment do Collor que foi eleito democraticamente; em 1994 protocolaram um pedido de impeachment do Itamar Franco, vice de Collor, que foi eleito pelo povo; em 1998 vcs pediram o impeachment de FHC que foi eleito pelo povo, pelo voto direto. Porque antes não era golpe e hoje é? ou vcs foram golpistas no passado ou são hipócritas hoje, só tem essas duas opções. Outra duvida: se tiver o impeachment de Dilma vcs vão fazer o que? vão pras ruas assassinar que for a favor? não somos nós os fascistas? vcs vão fazer o que? vai invadir o congresso e fazer os deputados revogarem seus votos? vcs não são democráticos? Afinal vcs vão fazer o que? vão construir um puxadinho e fazer um governo paralelo? kkkkkkkkkkk tô pagando pra ver…..

    • LUIZ PINHEIRO disse:

      REsto do povo? Não, o resto é o que for pra rua ontem. Gente despreocupada com o país, inimigos de qualquer governo. O povo foi o que elegeu a presidente, eu sou povo, e não fui pras ruas, pois acho que tudo que aconteceu foi pago por alguém. Em 1964, a CIA americada pagava pelos protestos e agora parece que está de volta… Deram o maior apoio a Eduardo Cunha e e seu protegido Sérgio MOro.

    • mario machado disse:

      Eis aqui mais um que joga lenha à fogueira da insensatez. Não poderemos levar às revanches ou às lutas fratricidas, por razões apenas particulares ou pelo fisiologismos partidário, as medidas que urgem ser levadas a efeito até a última gota para que se vislumbre horizontes mais claros, mais firmes, mais construtivos do que, às ruas, praças e avenidas, levantarmos as bandeiras vermelhas dos derramamentos de sangue. Somos uma só Pátria. Vivemos a uma só Nação, que é nossa e que não poderá, jamais, ser transferida às mãos que se armam de marretas ideológicas por birras. A voz maior do povo leva-nos às reflexões. Pensemos e entendamos o sério momento pelo qual o nosso Brasil foi levado à bandeja inimiga como um troféu, tal qual a cabeça de João Batista a um capricho malsão de uma insensata, foi levada ao escárnio e ao prazer da violência íntima para a assembléia dos insensíveis.

  2. Alladin disse:

    As mentes petistas sempre subestimavam os protestos,com alegaçoes de que sómente ricos, doutores e privilegiados em geral reclamavam sem razão contra o governo. Erro crasso, grosseiro e de quem não tem olhos de enxergar o óbvio.
    Os protestos gigantescos de hoje reuniram todas as classes sociais, pois sem distinção, os maleficios criados por dona Dilma e sua trupe atingiram a todos.
    Resta ao governo,com toda sua força e poder de manipulação colocar nas ruas dia 20/03, tanta gente quanto se viu hoje e ai terá argumentos para dizer que ainda tem o apoio da maioria e poder governar.
    Sabemos que os “manifestantes” petistas, na sua maioria, são,segundo muitos, transportados, alimentados e dizem…remunerados para apoiar o governo nas ruas.
    Que se convoque os petistas mais ricos (ou mais corruptos), para fazer uma vaquinha e patrocinar os manifestantes, para tentar superar o que se viu hoje. TENTAR NÃO CUSTA!OU CUSTA!
    #PERDEUCUMPANHEIRO #FORADILMAJÁ #ACEITAQUEDÓIMENOS

  3. Realidade acontece disse:

    Não vai ter impeachment. Dilma vai renunciar. Lula e o PT vão cuidar disso.

  4. Jorge disse:

    Impedimento é coisa muito difícil mesmo porque a reação do público com as figuras que convocaram a manifestação foi contrário aos objetivos. Sofreram severas críticas. Por outro lado, há uma força ainda não considerada, que estão dispostos a defender a democracia e o estado de direito.

  5. Edmilson disse:

    Uma vergonha, a elite brasileira não quer aceitar uma vitória nas urnas e querem a todo custo derrubar um governo que chegou ao poder através do voto.
    Nesse movimento de hoje dar pra ver pelas caras quem são os manifestantes (a elite) que não admitem perder uma eleição para o povão.

    • Valter vieira de paula disse:

      Eu já to cansado de ver comentários que este governo foi eleito através de voto ,é obvio que teve uma eleição,mas também e obvio que ela foi fraudada só os cego petista/comunista/ladrões e que tenta manter no poder a qualquer custo.

  6. Reinon disse:

    Não vai ter golpe !! O golpe está senado dado todos os dias na sua carteira

  7. renan oliveira de aguiar disse:

    “A partir deste domingo, cresceu muito a chance de a presidente perder o poder.”

    Ler um bom jornalista e aprender que se fosse qualquer outro escreveria “da” ao invés de “de a”.
    Parabéns Kennedy.

  8. Protestos legítimos.
    Sem quebradeira.
    Sem baderna.
    Sem brigas.
    Sem armas.
    Reclamamos!
    Dos…
    Sem vergonha.
    Sem moral.
    Sem ética.
    Que nos levaram à ser um país…
    Sem governo.
    Sem emprego.
    Sem educação.
    E antes que nos tornemos um país…
    Sem democracia.
    Sem empresas.
    Sem esperança.
    Sem futuro.
    Reclamamos!
    Sem medo de ser feliz.
    Viva as pessoas honestas do Brasil.
    Viva o Brasil!

  9. É o nosso tríplex.
    Triplicamos a meta!
    Fizemos o “maior” protesto do país!
    “Nunca antes na história deste país, tantos pediram por mudanças.”
    Impeachment Já!

  10. Em transe estão aqueles que ainda não conseguem enxergar, que com este governo não dá mais.

  11. Marco Túlio Castro disse:

    O Datafalha estimou 500 mil pessoas ? A policia 1400000 ? Tinha 3 milhões só na Paulista. A propria falha diz que foi mais que a campanha das diretas. A Dilma deveria ter vergonha na cara e renunciar. Mas nao esperamos vergo ha de um petista entao vamos tirar ela de la. E vamos usar só a constituicao. Ontem ninguem quebrou nada e não se viu sangue. aprenderam com os civilizados protestam ?

  12. 13 de Março de 2015. Maior do que o Galo da Madrugada! Guinness Book.

  13. João Alves de Oliveira disse:

    Não sou adepto do PT e do Governo, mas que tipo de manifestação a que foi realizada ontem contra a Presidenta Dilma, Lula e o PT por causa da corrupção. Mas, não citaram Eduardo Cunha, Aécio Neves, acusados de receber dinheiro de corrupção não só da PETROBRAS, as corrupções ocorridas no governo Fernando Henrique Cardoso. Portanto, querem derrubar a presidenta da Republica, destruir Nula e o Pt., para fazer o que bem entender com o Brasil, inclusive entregá-lo nas mãos dos gringos

    • LUIZ PINHEIRO disse:

      Gostei de sua manifestação;é a mais pura verdade. Temos que ficar alertas contra esses inimigos da democracia, que a defendem para matá-la depois. Não nos assustemos o grosso da tropa dos inimigos, mas fiquemos atentos por que são traiçoeiros e sanguinários, como já demonstraram por seus pais em 1964.

    • Aparecido disse:

      João.Concordo com vc,realmente tem muitos ladroes como Renan,Cunha,Collor,Paulinho da Força e outros mais. Infelizmente nosso Pais foi jogado as traças e aos corruptos.O PT tem muita culpa nisso,mas outros tb tem, o PMDB sempre mamou nas Tetas e agora que o barco ta afundando quer pegar uma beirinha pra tentar se salvar.Aecio ,Alckmin e outros do PSDB idem.Mas creio e tudo indica que vem “chumbo grosso” por ai.Mas só o Moro não vai adiantar.A corrupção existe pq tem o corruptor.Alguns estão presos,mas tem muito larapio ainda a solta.Abraços

    • pedro disse:

      Me desculpe João, mas acho que o motivo pelo qual estão tentando tirar Dilma e lula do poder é exatamente esse, para eles não acabarem de vez com o Brasil.

  14. Fabio disse:

    Kennedy, me desculpa, mas sua analise está repleta de emoções.
    Não vi nenhuma novidade, nada além dos protestos passados e tirando SP que é o centro nervoso da oposição, o resto do Brasil, que a maioria do povo brasileiro não teve tal gigantismo como você demonstra.
    A oposição saio perdendo, Aécio e Alckmin quase apanharam.
    Então mostre realmente a verdade e não infle numeros que não existiram.
    Foram grandes, sim, foram, mas não na tamanha quantidade para destituir uma presidenta eleita por 54 milhões de brasileiros.

    • P/FABIO. disse:

      ELA TEVE 54 MILHÕES DE VOTOS MENTINDO AOS ELEITORES, O QUE FICOU COMPROVADO COM O MAR DE LAMA QUE SE DESCORTINOU APÓS AS ELEIÇÕES, MOSTRANDO UM PAÍS QUEBRADO, UMA PETROBRAS QUEBRADA, VOLTA DA INFLAÇÃO, DESEMPREGO, CORRUPÇÃO POR TODOS OS LADOS ETC.
      SE VOCÊ NÃO SABE ELA NÃO TEM MAIS 10% DE APROVAÇÃO, SEGUNDO AS ÚLTIMAS PESQUISAS!
      A CASA DO LULA CAIU, MOSTRANDO O GRANDE CORRUPTO QUE ELE SEMPRE FOI!
      O GOVERNO ESTÁ PERDIDO, TROCA DE MINISTROS COMO SE TROCA DE ROUPA, COMPLETAMENTE DESORIENTADO, DEBAIXO DE UMA RECESSÃO COM INFLAÇÃO! ACORDE, MOÇO, É PRECISO MUDAR URGENTEMENTE, JÁ NEM IMPORTA MUITO QUEM OCUPE O COMANDO, CONTANTO QUE VOLTE A ESPERANÇA… QUE PUXA DE NOVO A CONFIANÇA DA NAÇÃO, DOS INVESTIDORES NACIONAIS E INTERNACIONAIS!
      NINGUÉM ACREDITA MAIS NESSE DESGOVERNO: NEM ELE MESMO!

  15. Humberto disse:

    Eu realmente gostaria de saber se as pessoas que defendem este governo acreditam nas próprias palavras. O PT sempre foi uma oposição dura, convocava protestos violentos como é sua característica, mas agora que chegou ao poder, qualquer protesto contra seu plano de governo corrupto e criminoso é chamado de golpista. Estive na paulista ontem, sim. Sou assalariado, já voltei no Lula e fiquei feliz com sua primeira eleição. Agora, ficarei feliz com sua prisão. Ele é um traidor da pátria, do povo brasileiro. As pessoas sérias que estavam no PT já deixaram o partido a tempos, porque todos chegaram a conclusão óbvia. Não acredito que nenhum outro político ou partido será a salvação do país. Aprendi que políticos tem que ser fiscalizados e pressionados o tempo todo para que efetivamente façam aquilo que beneficia o país, e não seus interesses pessoais. Para mim, esse discurso de defesa do PT neste momento, ou parte de mentes alienadas ou efetivamente compradas.

  16. Romanelli disse:

    Não foi desta vez NÃO !
    .
    Mais de 70% querem NOVAS eleições (o que não casa com a tese do impeach e sim com TSE)
    .
    A maioria que saiu aos protestos era formada dos mesmos, a elite do eixo Sul/SE
    .
    A oposição não CAPITALIZOU nada, NADA ..Aécio, Alckimin e Martha foram vaiados em SP, hostilizados
    .
    Cerca de 10%, APENAS, dizem aceitar TEMER como substituto
    .
    A MAIORIA também não responsabiliza só o PT pelo quadro degradante da política brasileira, pelo nível elevado de escândalos e de desvios

  17. Sônia Ribeiro disse:

    Ontem pudemos assistir a um verdadeiro show de democracia e cidadania! Não houve qualquer incidente. A Av. Paulista lotada – com certeza mais de 2 milhões de pessoas. O povo provou que quer extirpar esta maldita corrupção e viver num país sério, com a condenação de todos os envolvidos em falcatruas; independentemente de partidos. O partido do povo é o Brasil! Os políticos oportunistas que por lá tentaram passar, à exemplo de Aécio e Alckmin, foram hostilizados. A população decente que quer as reformas política, tributária e penal (com a corrupção como crime hediondo), não foi afetada por lavagem cerebral e não defende marginais, preocupados com seus umbigos e que vivem na mordomia desviando dinheiro público! Precisamos aproveitar o ensejo para tentar limpar o Brasil! Espero que tenham entendido, claramente, mais uma vez, os recados das ruas. O Brasil é do cidadão de bem, não dessa corja maldita!

  18. Juliano Roberto disse:

    O fato do governo se surpreender com o número de manifestantes na rua mostra somente que a Dilma está completamente alienada do mundo à sua volta.

  19. Aparecido disse:

    O que se viu nos protestos foram sim,pessoas de varias classe sosciais,inclusive que votaram no PT ,no Lula em anos anteriores e não se conformam com o que o PT e seus dirigentes,conseguiram fazer em tão pouco tempo.Sempre atenuando os problemas,com papos furados,tias como a “Marolinha” do Lula.Votei no Lula em 2002 ,acreditando(bobo eu né) que o que ele dizia ,seria cumprido.Mas como esperar que ele cumpra o que prometeu ,se em anos anteriores com Pres.de Sindicato,deixou os metalurgicos do ABC ,sem Ferias ,13º e demissões,naquela greve de 40 dias.
    O Lula e o PT engaram sim o povo que acreditou neles.Quem esta a favor do PT com certeza,deve mamar nas Tetas do Governo.

  20. J K disse:

    Ela não precisa renunciar. No 1º de abril ela convoca nova eleição para 01/07. Todos partidos podem apresentar seus candidatos. Os mesmos moldes, em 2 turnos para mandato tampão até 31/12 2018.
    Ideia, mas não sei se a CF permite.
    A minha crença é de que eles querem fazer isso em 2017 para oferecer mandato de 4 ou 5 anos e descasar a eleição do executivo da do legislativo

  21. mario machado disse:

    Sinceramente… No momento em que eu sentir não ter mais controle sobre as palavras e que as coloco aleatoriamente à leitura de alguns que lançam farpas sobre a camada da elite, nesse momento, deixarei de comentar e me fecharei a uma espécie de carapaça, igual às das lesmas, permitindo o estiolamento de meu cérebro. Por que tamanho ódio pelas elites? Tanto Dilma e asseclas, Lula e família são elites, e das piores. Se desejar do Brasil uma nova URSS, dos tempos da queda do Imperador Nicolau II, para o advento do socialismo selvagem, é mais conveniente abrirem mão, desde já, de suas residências e começarem a permitir sejam invadidas por hordas de “Sem Teto” e tudo muito bem. As “zelites” sucumbirão e as hordas se encarregarão de fragmentar de vez o tecido social equilibrado por causa mesmo dessas “zelites”. Quaisquer uns podem ser elite; uma sociedade é a soma das camadas humildes laboriosas e das elites empreendedoras. O resto… É o resto.

  22. DESGOVERNO VERGONHOSO! PMDB VERGONHOSO! PARABÉNS POVO BRASILEIRO DE VERGONHA NA CARA! disse:

    SE O DESGOVERNO E SEUS INCOMPETENTES MINISTROS SE SURPREENDERAM É SIMPLESMENTE PORQUE ESTÃO FORA DA REALIDADE, PERDERAM A NOÇÃO DO ABSURDO E SE HABITUARAM A APLAUSOS DE MEMBROS TREINADOS DE SINDICATOS MANIPULADOS: NOS DIAS DE MANIFESTAÇÕES HÁ TRANSPORTE GRATUITO, LANCHES E ATÉ DINHEIRO. ISSO SURTE EFEITO VISUAL, PORÉM NÃO APAGA A REALIDADE, MAS ACABA FAZENDO COM QUE O GOVERNO ACABE PERDENDO A REALIDADE DE VISTA.
    A PROVA DISSO SÃO AS MANIFESTAÇÕES: SÓ O DESGOVERNO SE SURPREENDEU!
    EM TEMPO: UMA VERGONHA O QUE O PMDB FEZ: NÃO TEVE “CORAGEM, VERGONHA NA CARA, ATITUDE DIGNA” DE SE DESVENCILHAR DO DESGOVERNO, NA VÉSPERA, PREFERINDO ESPERAR O RESULTADO DO DIA SEGUINTE. UMA VERGONHA QUE O POVO SABERÁ ENXERGAR, NA HORA CERTA – O AUTÊNTICO LIXO DE POLÍTICA SEM POSICIONAMENTO QUE NÃO SEJA O DE “LEVAR VANTAGEM”.

  23. Alberto disse:

    O chororo é livre.O esperneio idem,idem.O datafolha é algo hilário quanto a matemática.Interessante que essa turma do pt e ancilares só fazem manifestação em dia normal de trabalho.Desculpem-me pelo esquecimento ao óbvio ululante(coincidência).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-26 11:26:03