aki

cadastre-se aqui
aki
Política
15-03-2015, 22h53

Protestos enfraquecem ainda mais o governo

Propor reforma política parece saída surrada para crises
39

Postado por: ISABELA HORTA

Os protestos deste domingo enfraqueceram mais o governo Dilma Rousseff, que já vive crises política e econômica.

Os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Miguel Rossetto (Secretaria Geral da Presidência) receberam a missão de falar com a imprensa  a respeito das manifestações. Disseram que os atos foram vistos com naturalidade. Cardozo negou que o governo tenha se fragilizado.

É claro que, publicamente, eles não admitiriam outro cenário. Mas, em conversas de bastidores, auxiliares do Palácio do Planalto têm consciência da erosão do capital político de Dilma, do PT e do ex-presidente Lula.

Desde que foi eleita, a presidente vem perdendo força. Uma pesquisa do Datafolha realizada em fevereiro já indicava isso. E os atos de hoje mostram claramente o enfraquecimento gradual do governo.

Dilma vive um ciclo vicioso: notícias ruins da política contaminam a economia e notícias ruins da economia contaminam a política. Nesta segunda, o mercado financeiro deverá reagir aos protestos.

Cardozo insistiu neste domingo na palavra “diálogo”. Mas a presidente tem dito que está aberta a conversas desde que ganhou as eleições. Falta, de fato, começar a dialogar.

Mais uma vez, o governo prometeu que irá discutir uma reforma política. É assim desde o governo Fernando Henrique Cardoso: quando há crise, o tema volta à tona. Mas para aprovar a reforma é preciso negociar com o Congresso Nacional, partidos políticos e oposição. Dilma não fez isso em junho e julho de 2013 nem quando foi reeleita. Ao contrário: tentou isolar o PMDB e colheu uma derrota na presidência da Câmara.

O discurso do governo neste domingo é surrado, já foi usado em outras ocasiões. Parece mais uma tentativa para ganhar tempo enquanto Dilma e seus ministros elaboram alguma estratégia de ação. Mas esse é o estilo da presidente. Ela demora para tomar decisões e não delega tarefas a seus auxiliares. Cria uma paralisia no governo.

Dilma já poderia ter lançado o pacote de propostas de combate à corrupção anunciado hoje. Também já deveria ter indicado o substituto de Joaquim Barbosa no Supremo Tribunal Federal.

Na economia, há duas frentes de ação: o governo vai tentar aprovar o pacote de medidas econômicas no Congresso Nacional e manter a fórmula de reajuste real do salário mínimo acima da inflação.

Mas é preciso restabelecer uma relação produtiva com os deputados e senadores. Isso pressupõe uma reforma ministerial. A atual equipe de Dilma já envelheceu. O ministério foi montado pra tentar enfrentar os desdobramentos da Lava Jato e isolar o PMDB. O resultado foi a união da crise econômica e política. Tudo que Dilma não precisa neste momento é mais uma crise, como uma onda de protestos de rua contra o governo para gerenciar.

Ouça o comentário na CBN:

Comentários
39
  1. vilma santos disse:

    Esse protesto foi uma baixaria.

  2. Paulo disse:

    FORA URNA ELETRÔNICA! Não vai adiantar tirar a Dilma se não for adotado no Brasil um sistema eleitoral confiável, que possibilite a recontagem dos votos. Não acreditamos nesse sistema eleitoral que aí está, onde uma parcela dos votos deve ser manipulada pelo sistema pra eleger quem eles querem. Como é que a Dilma foi eleita, e em seguida o povo brasileiro sai em peso contra ela? Não me venham falar em “golpe” contra presidente supostamente eleita, se a recontagem dos votos não pode ser feita.

  3. Eugenio Barros disse:

    O governo ao se pautar pelo congresso, principalmente se depender do PMDB, um partido de traíras que só estão preocupados com a própria pele, irá ao fundo do poço, e se não tiver fundo. Agora se a oposição pensa que ganha algo com isso, está totalmente enganada, achar que quanto pior melhor não vai servir pra ninguém, o máximo que vão conseguir é afundar o País numa crise maior e de difícil solução. Difundir o impedimento de Dilma como eles pretendem pode até dar uma oportunidade aos oportunistas de 64.

  4. CesarS disse:

    Já escrevi aqui, mas vou repetir: Essa erosão política será vista com muita clareza em 2016. Quantas prefeituras o PT irá eleger ?
    A oposição não precisa temer um Lula 2018. O PT estará tão enfraquecido que elegerá menos congressistas que o DEM.
    Se existem pessoas preocupadas com o atual conservadorismo do Congresso Nacional, esperes só 2018.

    • Paulada disse:

      E você se orgulha disso? Você até pode não gostar do PT, de redistribuição de renda, entre outras coisas que cheiram a “socialismo”, mas achar o máximo o PT ter menos votos que o DEMO, é achar maravilhoso este congresso ultra conservador que aí está. Contudo, isto este comportamento é fácil de entender porque a classe média consegue poder de compra, ela entende que é rica e começar agir como um “cara pintada” e um governo trabalhista quando fica muito tempo como partido de situação, perde a sua força de mudança, porém o PT está morto não porque é pior que o PSDB, mas porque está acomodado e mesmo tomando porrada na cara, não se move.

      • Cesars disse:

        Meu caro Paulada, onde eu disse que me orgulho disso ? MUito, mas muito pelo contrário ! Vc interpretou errado, totalmente. Achar o máximo o PT ter menos votos que o DEM ? Acho isso o fim do caminho, mas é o que vai acontecer mesmo.
        E outra : desde que comecei a votar, sempre votei no PT para cargos executivos, exceto quando a Erundina se candidatava a algum.

  5. Renato disse:

    Teve uma novidade no discurso: o tom de desprezo de Miguel Rosseto classifincando os manifestanes como os que “não votaram na presidente Dilma.”

  6. Nelson Behrend disse:

    Miguel Rosseto, quando era presidente do sindicato dos petroquímicos no sul, esbravejava na porta das fabricas contra os empresários. Após assumir cargos importantes no governo(Lula e Dilma)como ministro, nunca mais lembrou que foi peão de turno e se esqueceu dos colegas que até hoje brigam pelos seus direitos, que não são respeitados pela Braskem/Odebrecht. Gostaria de questioná-lo mas ele está muito grandão agora.

  7. Alziro Pinheiro disse:

    Na minha humilde opinião o fim da era Lula/PT já iniciou desde junho/13. O povo soberado reitera o clamor nas ruas, como patrão, pelo fim do desastroso plano de governo dos petistas bolivarianos que fomentou uma corrupção generalizados entres os poderes da República, que resultou em perdas trabalhistas, aumento dos combustíveis, tarifas e etc. O recado também está chegando no Judiciário, para que interprete (hermenêutica) as leis em prol dos serviços públicos de qualidade como saúde, educação escolar e segurança, e pela impressão e arquivamento do voto das urnas eletrônicas do TSE para auditorias.

  8. César disse:

    Vejo no horizonte muita dificuldade para a governabilidade do país. Os protestos de 15 de março de 2015, são só o começo. O governo terá muitos desafios à enfrentar para se manter vivo. A crise da Petrobrás ainda pode piorar muito se o balanço da empresa não for publicado dentro do prazo e ela venha a ser obrigada a quitar a sua dívida à vista. Poderá faltar recursos ao governo, para honrar todos os seus compromissos. O Dólar sobe como um foguete e parece que não chegou ainda ao teto, encarecendo as importações, ajudando na alta inflacionária e multiplicando a dívida pública. O desemprego vem numa crescente e tende a subir à medida que a economia esfria e a produção desacelera. As investigações da operação lava-jato devem trazer à tona novos fatos e muita sujeira, o que só piorará a já ruim imagem do governo e dos partidos da base aliada. Muitas greves e manifestações ainda vão acontecer e devem ter dimensões cada vez maiores e com maior frequência também, à medida que a economia piora a paciência do povo vai encurtando e o mau humor também piora.

  9. Samuel Rodrigues de Souza disse:

    Se fosse a imprensa dos Estados unidos, Dilma já teria sido afastada do governo faz muito tempo. Lembram=se do que foi afastado totalmente com o pode da palavra escrita lá? Adivinharam?

  10. Marco Túlio Castro disse:

    A Dilma e os petistas não entenderam nada. O que adianta um pacote contra a corrupção se já ficou claro que o PT corrompeu completamente o Estado brasileiro ?

    É como se um ladrão depois de identificado diga que vai entrar para a polícia para acabar com esse negócio de roubo.

    Acho que o pessoal do PT é tão arrogante que considera todos que não são petistas uns idiotas.

    em tempo 200 mil na Av. Paulista ????? Acho que não. Conta de novo Kennedy porque eu acho que tem mais gente.

  11. Aparecido disse:

    Vi em parte a “entrevista” do Ministro da Justiça e o do Sr Miguel Rosseto.Achei que ele assim como o PT foi “Petulante”.Disse que a de sexta feira foi mais importante pra eles(PT).Ora Sr Miguel.O sr só se esqueceu que quem patrocinou a de Sexta Feira foi a CUT.sabe selá qto gastou e pegou rabeira na manifestação dos professores Estaduais de SP.Mas ta provado.O PT é Petulante e Mentiroso.Não quero o Impeachment da Presidenta não.Quero ver o Brasil que ela ira deixar.

  12. Edmir disse:

    Uma hora dessas vão fazer a conexão entre o roubo da Petrobras e o caixa da campanha de Dilma. Aí a vaca vai pro brejo e o Temer assume. O PT precisa do PMDB para governar. E o PMDB, precisa do PT para governar? Se não precisar, o destino do PT será a irrelevância política ao ponto da quase extinção em 2016. Amém. Que assim seja.

  13. Kennedy, o que vem a ser a tão falada “reforma política” que não sai?

  14. ariano disse:

    inicialmente,deveriamos não mais voltar no PT, acabar com parte evidente de corruptos,e assim pressionar deputados, vereadores,senadores,governadores,prefeitos.pois se os mesmos não providenciarem a saida da sra.Dilma, o PT sera EXTINTO. NÃO VOLTE NO PT…NÃO VOTE NO PT

  15. ruoger disse:

    O problema não é agora SE TOMAREM MEDIDAS O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL ou dilma.O povo não aguenta mais as mentiras do pt.Acabou ,game over, fim do pt.Passou do ponto ,não tem mais solução .Pt ,pede pra sair…

  16. Edivaldo disse:

    Tira a Presidente Dilma não vai resolver nada,o que ten que mudar é a forma de pensamento dos governantes,ter mais amor,e menos orgulho,e deixar de pensar em si proprio

  17. Mauricio Batista de Queiroz disse:

    O recado de rua do povo foi contundente e explícito. Se o governo Dilma não teve a capacidade de entender e acolher, que se cuide, pois o poder do povo é muito maior do que deixa transparecer. As entrevistas com os dois ministros que dizem que “isto são manifestações democráticas” é muito evasiva para quem já deve estar com o “rabo entre as penas” As palavras de ordem são acachapantes e não estão aí para mera suposições. Se o governo ainda não entendeu o povo voltará às ruas com mais ímpeto, senão mais imbuídos do desejo de um “basta” e definitivamente para gritar pelo impeachment, que já nestas alturas terão razão para aclamarem. O PT é uma vergonha, O Lula não tem mais lugar na política e a Dilma e sua base não servem para governar.

  18. luciana garcia disse:

    Bom eles disseram ontém que estao aberto a sugestão eu tenho uma: diminuir o salário de prefeitos governadores vereadores senadores deputados etc para uma faixa igual que ganha a classe trabalhista, tipo seus 4.000 para de paga viagens de ministros secretarios etc com o dinheiro de cofres publicos e investir realmente em atos que beneficiam a população melhor saude melhor transporte melhor etc que eu nao preciso descrever. se a governante fizesse isso ela ria prova que tem boas intenções mas enquanto eles ficarem na cobertura e o resto na massa do bolo nao vai crescer, e ontém nos protesto nao tinha só classe rica como disse os ministro quem estava ontem nas ruas nao votou na dilma claro quem votou é ameaçado é comprado etc…

  19. Janaina Semolina disse:

    Esse tipo de ação parte de um grupo de pessoas que desejam tumultuar as ações políticas do pais. Isso só favorece aos Norte Americanos cuja idéia principal é de desestabilizar a América Latina. O povo deveria ir as ruas para pedir punição para Juízes, Desembargadores e Advogados corruptos e ladrões, políticos da mesma estirpe… Esse negócio de delação premiada não existe. O prêmio é cadeia! Vamos retirar a Dilma e colocar quem? Não tem ninguém pra entrar. O país está nas mãos de muitos, mas são muitos ladrões…e ladrão não tem partido. Ladrão tem cargo!!! Temos instalado no Brasil uma quadrilha em vários setores da sociedade que mantém seus vícios há muitos anos. O poder troca de mãos e para arrumar a casa não se troca de presidente se faz valer a Constituição. A Constituição é o documento que retrata as normas e costumes de um povo. Não existe lei maior que a Constituição. Se o povo não entende isso e acha que trocar de presidente é a solução, retroceder a um regime militar e continuar submisso a um grupo de ladrões fica díficil.
    O povo são mais 202 milhões como pode uma passeata em São Paulo articulada pela mídia que mal se contava 210mil e a mídia anuncia 1milhão… E mesmo se vc o milhão não representaria a vontade de um povo que tem no seu total 202milhões. Isso não é democracia muito ao contrário é o desrespeito ao voto direto e a demonstração oportunista e maldosa de políticos que vem ao longos dos anos sendo derrotados nas urnas.

    • Pasquale disse:

      Então vamos aceitar o que aconteceu?????
      Janaina,seria o brasileiro assinar atestado de idiota.
      O PT endividou e levou a Petrobras,para uma situação que no futuro o brasileiro verá.
      Chega de pisar no povo,como se nós fossemos…XEPA DE FEIRA.

      • Janaina Semolina disse:

        Aceitar de forma nenhuma. Como eu mesmo disse tem que punir e a solução não é trocar presidente. É punir os ladrões!!!! O brasileiro acha que ladrão é partido. E não é! São muitos ladrões e existe um pequeno grupo de ricos que vive amparado por essa corrupção e esmaga com a pobreza o resto da populção. Olhe para o conjunto e veja q não é na presidência o problema.

        Sempre repito: Advogado que defende ladrão é ladrão, juiz e desembargador qeu solta traficante é traficante também, político ladrão tem que ir pra cadeia…mas quem é preso nesse país? ISso é culpa do presidente? Nao é! Temos que fazer valer a lei e desprezar esse cidadão na sociedade. E o que acontece é justamente ao contrário…o ladrão vai pra telivisão, ri e ainda dá pitaco no quadro político do país. Assim fica díficil!

  20. Kennedy! Bom dia.
    Vejam as incoerências deste Brasil O ex Ministro do STF Carlos velosos afirmou ontem lembrando Ruy Barbosa que; FORA DAS LEIS NÃO HÁ SALVAÇÃO. E no que concordamos que uma Intervenção militar não faz sentido fere as Leis na Constituição e que neste mandato o impeachment tem respaldo pois a Pres. não criou nenhum problema para isso. Mas se esqueceu de falar dos desmando cometido no seu Gov. e quando na Pres Conselhoda Petrobras causando bilhões de dólares. usando do dinheiro publico para sua campanha. Isso faz parte das Leis é tudo normal E Brasil dos sonhos mil.

    • Janaina Semolina disse:

      Ok! Então vamos retirar o presidente eleito por voto direto por conta de uma passeata no Estado de São Paulo com mal contatos 1 milhão de uma país de 202milhões. Entao, pergunto: Vamos colocar quem no lugar? Me dê um bom nome. Diga um partido descente. Como está hoje meu caro amigo vc pode colocar um presidente por ano que não tem jeito. Temos que limpar as lideranças em vários setores… o problema é bandido não é partido. Ladrão ocupa cargo!!! Enquanto não se punir vai continuar assim… Tirar presidente não é a solução!

  21. pedron disse:

    Primeiro dona semolina não foi uma passeata, foi a maior manifestação desde as diratas já.Segundo que foi no Brasil inteiro.Acho que você está um pouco mal informada.

    • Janaina Semolina disse:

      Quem fez a contagem? Não estou mal informada… Estava no mercado na época das diretas e vi muito bem como aconteceu. Vc não percebeu mas alguns sites até às 11 horas anunciavam que a passeata era a favor de Dilma e depois das 12horas a informação foi trocada. O movimento não foi igual a SP em todos os Estados veja vc mesmo na internet pq eu vi nos noticiários… Esse é um movimento que interessa aos Norte Americanos, isto é, desestabilizar a economia na América Latina. Graças a Deus já existem comentários na interner que compara tal ação a Primavera Àrabe e tal efeito se tornou muito perigoso por junstamente desestabilizar economicamente parte do oriente médio.
      Olhe para o contexto político e não para o seu umbigo.
      As ações políticas sempre estão pautadas em interesses de grupos específicos e não para o bem estar e progresso social. Se continuarmos assim…Fica cada vez mais díficil.

  22. Ricardo de Oliveira Alves disse:

    Não acho o impeachment a solução, afinal, ela foi eleita “democraticamente” e não há provas (pelo menos ainda) de fraude eleitoral.
    Tirar somente a Dilma não adianta de nada. Tínhamos era que demitir todos os políticos. Mas como fazer isto? Embora eu seja da ideia de Intervenção Militar, acho que o Brasil não merece ser salvo… devemos deixar a Dilma na presidência e ver no que dá. Afinal o que vejo é sempre brasileiros defendendo o PT. O Brasil merece mesmo o governo que tem…

  23. Tiago Silva disse:

    Acho que o governo tem a chance de corrigir o que não foi feito no passado (inclusive num passado que é muito parecido com o que ocorre hoje no Brasil): Realizar uma nova série de “Reformas de Base” para realmente melhorar o Brasil e diminuir a desigualdade e outros problemas… e assim caminharmos à índices de países desenvolvidos – espero que a mídia e os que ganham com a desigualdade, 1¢, dessa vez deixem… sob pena de vir um partido novo Syriza e as faça!!! Acho também que foi totalmente descabida a comparação dos movimentos de Diretas Já e os movimentos de Junho de 2013 (que começaram por um aumento da passagem em 20 centavos)… com a marcha que ocorreu 15/03!!! Simplesmente porque o público não era o mesmo!!! Esta “marcha anti-PT” apenas se assemelha com a “marcha da família” que ocorreu em 1964, também incentivada por uma mídia e quem lucra com a desigualdade no Brasil, temerosos e em reação a possíveis mudanças (REFORMAS: Política com proibição de financiamento empresarial, Tributária que aumente a progressividade de impostos diretos, urbana, agrária, educacional, saúde, administrativa, mídia) que podem vir a ocorrer (e que esses conservadores de ontem e hoje não querem que ocorra… ou ocorra com a cara deles – PMDB, PP, PSDB, PR – para apenas legitimar os privilégios e desigualdades que existem no Brasil e que já foram motivo de reformas desde o começo do século passado nos países desenvolvidos)!!! Espero que essa promoção do ódio ao anti-PT (e que até faz cegar contra a corrupção de todos partidos, pois quase não se fala em proibição de financiamento empresarial de campanhas)… não faça que essa parte da classe média (e que ganhou muito nos governos PT, principalmente empresários) não perca uma oportunidade de tornar o Brasil próximo dos melhores países de se morar (como países da Escandinávia), mas para isso essa parcela da população tem que se conscientizar que muita coisa que está lutando atualmente (como foi na “marcha da família” em 1964), pode funcionar apenas para manter as desigualdades existentes e postergar por ainda mais tempo as Reformas que o Brasil precisa fazer para se almejar ser desenvolvido!!!

  24. jose lair de oliveira disse:

    Não adianta muda Presidente muda partido
    E preciso mudar as leis Brasileira
    e Ter punição dura para acaba com a impunidade

  25. Rosa disse:

    Ministros da fala e Presidenta não subestime o povo brasileiro, esse povo é abençoado por Deus.

  26. David Dias disse:

    Fragilizar o governo ??? que Governo?? Doze anos e mostraram a que vieram, mentir gozar das benesses do poder e se enriquecerem acabando com a indústria a Petrobras, dar uma rasteira no Brasil, nos envergonhar perante os demais países do globo e postarem de vestais onde os que não prestam são os outros. Nem a méa culpa são capazes de fazer. Idiotas aqueles que se propuserem a arrumar ou tentar arrumar a casa para eles pois somente irão mostrar que eles estão certos e podem continuar como são. Fora com o sapo barbuda o PT a Dilma e todos eles.

  27. ricardo disse:

    Precisamos de reforma na constituição nacional trocar a presidente , ou pressionar apenas não adianta temos bandidos infiltrados no senado o crime organizado esta correndo ao lado dos políticos .precisamos de um novo modelo de política

  28. gesiel disse:

    Sem duvidas que um protesto não fortalece governo nenhum, mas NESSE DE ONTEM “NÃO FORTALECE NEM O PSDB”. Os manifestantes deixaram o PSDB de lado, e por isso ganharam a simpatia do povo, ao defender O QUE TODOS NÓS QUEREMOS, que é o COMBATE A CORRUPÇÃO. Mais uma vez o PSDB NÃO CONSEGUIU PEGAR CARONA nas manifestações. Vamos esperar que aquela turma da revolução dos ignorantes, que ontem foi ENGOLIDA pela população paulista, aprendam que corrupção não é boa em nenhum governo de nenhum partido, e passem também a cobrar do Alckmin, que NÃO COMBATE A CORRUPÇÃO. O que mais se ouviu na Paulista foi, pedidos de combate a corrupção e de fora Dilma (que está combatendo a corrupção); porém em nenhum momento na Paulista, ou em qualquer outra manifestação pelo Brasil se ouviu algo em apoio ao AECIO ou em APOIO AO PSDB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-30 16:20:27