aki

cadastre-se aqui
aki
Política
21-05-2014, 13h31

PSB vai evitar sinalizar apoio a PSDB ou PT no 2º turno

Para PSB, partido não pode parecer linha auxiliar da campanha tucana
8

Na sequência das tentativas de articular palanques mais fortes em Minas, São Paulo e Rio, a campanha presidencial do PSB deverá atravessar o primeiro turno inteiro sem sinalizar a quem daria apoio no caso de uma segunda fase entre PT e PSDB.

O pré-candidato do PSB, Eduardo Campos, acertou com a sua candidata a vice, a ex-senadora Marina Silva, que eles não devem deixar prosperar a versão de provável apoio ao tucano Aécio Neves num eventual segundo turno contra a presidente Dilma Rousseff.

Campos e Marina consideram que esse movimento é importante para que possam tentar obter votos de diversas faixas do eleitorado. Exemplos: uma parcela petista insatisfeita com Dilma, um estrato anti-PT refratário ao tucanato, tentar buscar quase todos os votos que a ex-senadora obteve em 2010 etc.

Discutir, ainda que nos bastidores, possibilidade de suporte no segundo turno equivaleria a reforçar Aécio. Avalia-se como danosa ao PSB a imagem de uma dobradinha Aécio-Campos já no primeiro turno.

Por isso, há até quem fale no PSB em analisar apoio a Dilma pelo histórico de relações entre os socialistas e os petistas. Obviamente, essa possibilidade é mais baixa do que o apoio a Aécio, levando em conta o discurso mais duro que Campos faz em relação a Dilma. Mas uma coisa é o candidato. Outra, os demais líderes do partido.

O consenso no PSB, por ora, é que a chance de Campos chegar ao segundo turno é se diferenciar tanto de Dilma como de Aécio. Daí o discurso mais duro do ex-governador de Pernambuco em relação aos tucanos para afastar o fantasma de linha auxiliar. Isso explica também o rompimento do acordo com o PSDB em Minas, com o iminente lançamento do deputado federal Júlio Delgado (PSB) ao governo do Estado.

Comentários
8
  1. max disse:

    eles falam isso agora, no segundo turno, como eles não vão estar lá pra disputar, vão se vender pra quem pagar mais ou oferecer maior liberdade pra roubar nosso dinheiro dos nossos impostos absurdos e abusivos.

  2. mario perz disse:

    A tendência é o PSB, se não ficar para o segundo turno,( torço que fique mas com Dilma, porque Aécio seria muito danoso para o país, pelas mentiras que canta na tv como sendo o salvador do meu estado , Minas Gerais, a verdade é que ele arrasou Minas, até um cala na imprensa de BH ele deu), pois sempre esteve com o PT e existe muitos cargos em estatais que ainda estão com o PSB, principalmente aqui em Santos na Codesp!!

  3. ari busanello disse:

    EDUARDO CAMPOS, EMBARCOU NUMA CANOA FURADA COM MARINA SILVA, ELA PENSA QUE VAI FAZER A VOTAÇÃO DA VEZ PASSADA, ESTA ENGANADA, AQUELES VOTOS FORAM DE PROTESTO, AS ELEIÇÕES DE 2014 É BEM DIFERENTE.EDUARDO CAMPOS TINHA QUE TER PENSADO MELHOR NA VICE.t

  4. Marco Valverde disse:

    Mario perz, vc tirou palavras da minha boca. Campos é o único concorrente para Dilma, o eleitor do PSDB precisa definir se quer eleger alguém do partido ou se o objetivo é tirar o PT do poder. Aécio deu um tiro no pé logo na pré-campanha, foi bajular e dar apoio a Campos para receber apoio do mesmo em troca, mas não imaginava o potencial do candidato. Agora arrependido, Aécio vai passar a detonar Campos.

  5. Laurindo disse:

    Na verdade, acredito que não haverá segundo turno, pois Dilma governa (tem mais visibilidade sobre os indecisos), tem o dobro do tempo de TV e tem a inestimável ajuda de Lula, que, queiramos ou não, é praticamente decisiva. No entanto, se eu puder escolher, prefiro Campos, pois não dá mais p/ aguentar os governos do PSDB. SP e MG andaram p/ trás nesses anos todos, tendo perdido, p/ outros estados, em quesitos que os colocavam como os melhores estados da União. Com Aécio, Serra, Alkmin, Anastasia e assemelhados, isso já era. Chega!

  6. Vera disse:

    Resumindo eles vão apoiar o PT. pois continuar sendo petistas. era para ele bater na Dilma para tira os votos dela, não do Aécio. pois os 2 estão na mesma situação.

  7. sergio disse:

    Segundo turno? Em qual eleição? Dilma leva na primeira rodada, os tucanos são incompetentes que usam a justiça eleitoral, não sabem pedir votos.

  8. Zé Henrique disse:

    Finalmente o PSB acordou e enxergou o óbvio ululante!
    Essa eleição tem que ter três possibilidades de votos bem delimitadas para o eleitor escolher.
    Eduardo fazer de Aécio unha e carne é misturar-se a ele e fazer de dois um só – com o mineiro de protagonista.
    Eduardo e Aécio nada têm a ver, nem politicamente, nem pessoalmente.
    Sou um histórico eleitor do PT que acha que o partido já cumpriu seu ciclo, mas não quero devolver o país aos neoliberais.
    Eduardo tem que ir atrás desse filão, dá para pegar quase 100% dele.

    PS: Fernando Henrique disse essa semana que o PSB estava errado em bater no Aécio.
    Mas o motivo para saber que o caminho é esse mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-28 16:33:01