aki

cadastre-se aqui
aki
Política
20-09-2016, 9h16

PSDB, DEM, PMDB e PP fracassam ao tentar anistiar caixa 2

Manobra mostra que solução não é criar lei, mas aplicar punição já prevista
63

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

O fracasso de uma manobra ontem na Câmara é o retrato da decadência do atual Congresso Nacional. Na calada de uma noite de segunda-feira, de tocaia, sem alarde, deputados queriam aprovar uma proposta supostamente moralizante para anistiar investigados pela Lava Jato que temem as delações de executivos da Odebrecht. A ideia era criar um tipo penal específico para o caixa 2 eleitoral.

Mas essa prática já é criminalizada no Brasil, seja como delito eleitoral, financeiro ou tributário. No eleitoral, está prevista em declaração falsa do candidato à Justiça. Como delito financeiro, que seria movimentar contabilidade paralela à oficial, também há punição. Nos dois casos, existe previsão de pena de até 5 anos de prisão mais multa. E ainda há punição a essa prática como crime tributário.

Portanto, não falta lei no Brasil a respeito de caixa 2. Falta punição. Como o Ministério Público Federal lançou uma campanha de 10 medidas de combate à corrupção, algumas boas, outras ruins, os deputados tentaram pegar uma carona.

Escolheram um projeto que já tramitava havia tempo, queriam criar um tipo penal específico de crime de caixa 2 eleitoral e travavam uma discussão sobre a necessidade de explicitar ou não por emenda que práticas do passado estariam anistiadas. Havia os que diziam que bastava criar o novo tipo penal para que o passado fosse perdoado porque a lei não retroage para punir, segundo um princípio do direito.

Não é verdade. O passado poderia ser punido por essa legislação eleitoral, financeira e tributária que já trata da prática de caixa 2. Logo, provavelmente, a anistia teria de ser explicitada por meio de emenda. Esse episódio é mais um daqueles que mostram que a solução do problema da corrupção não seria criar mais leis e endurecer penas, mas aplicar a legislação vigente. Ou seja, dar a certeza de punição usando as leis atuais.

Os articuladores da manobra foram os principais partidos da base de apoio do governo Temer: PMDB, PSDB, DEM e PP, entre outros coadjuvantes de outras legendas com interesse direto na matéria. Senadores também participaram da articulação.

Há temor no Congresso em relação às delações de executivos da Odebrecht. Já foi divulgado um listão da empreiteira. Tucanos e democratas que vivem a criticar a corrupção do PT articularam vivamente essa proposta de anistia direta ou indireta a quem praticou caixa 2 e está sendo investigado pela Operação Lava Jato.

Muitos dos deputados que defendem a anistia dizem que os investigadores estariam exagerando, tentando transformar em crime de corrupção passiva uma prática de caixa 2. Ora, se isso for verdade, está errado. Os investigadores não podem carregar nas tintas.

Se a Lava Jato está pesando a mão, seria uma burrice anistiar o caixa 2 do passado. Isso só estimularia que as práticas investigadas fossem consideradas crimes mais graves. No mensalão, advogados de petistas entraram defendendo a tese de mero caixa 2 e saíram do julgamento com seus clientes pagando por crimes mais graves. Esperteza quando é demais engole o dono.

Mas, de volta à articulação montada ontem, ela mostrou que deputados quiseram carregar nas tintas da impunidade e aproveitaram esse clima de oba-oba das 10 medidas do Ministério Público para tentar passar a perna na opinião pública.

Mas houve uma atuação firme de alguns deputados, sobretudo da Rede e do PSOL. Eles colocaram a boca no trombone e expuseram uma manobra que diz muito sobre os seus autores, que saíram de fininho ontem à noite e disseram que não sabiam como o jabuti havia subido na árvore.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
63
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Os partidos da esquerda festiva estão sempre tentando tirar algum proveito e rachar qualquer possibilidade de melhoria da situação econômica e social… Deveriam aprovar a “Lei de Gérson” para eles e a “Lei de Murphy” para os outros.

    • Eugenio Barros disse:

      Tinhorão – se você comentou sobre o texto, acho que você confundiu alhos com bugalhos, pois não vi onde anistiar que praticou caixa 2 irá melhorar a situação econômica e social do País.

    • Fabio disse:

      Tem gente que não enxerga um palmo à sua frente. Você leu a notícia, por acaso? Os partidos de esquerda impediram um acordão dos partidos em título!!!

    • Romanelli disse:

      e os partidos da DIREITA GOLPISTA estão sempre tentando mudar as regras que fazem com que os resultados saídos da urna nunca tenham validade ou consequência ..querida, pelamordedeus vai, que país vc vive ??!! que interesses vc defende ?

    • Bruno disse:

      Isso quer dizer que a aprovação dessa aberração de PL seria um avanço? Credo…

    • Romulo disse:

      Senhora, vc tem noção do que estás a dizer? Está completamente desfoque do texto. Os partidos de esquerda liderados pelo PSOL foram os unicos a botar a boca no trombone. Ou não leu o texto e veio aqui só falar besteira, ou é muita ignorancia. Não precisamos disso, seja mais justa.

    • Joaquim José da Silva Xavier disse:

      fatos:
      1) a lava-jato vem pra mostrar op que td mundo sabe, campanhas eleitorais são financiadas com dinheiro sujo de propina, tds partidos grandes envolvidos;

      2) PSDB/DEM/PP/PMDB (comprovadamente envolvidos no esquema) são contra proibição de doação empresarial a campanha;

      3) PT (comprovadamente envolvido no esquema) declara que não receberá mais doação empresarial p campanha, igualmente PSOL faz;

      4) PSDB/DEM/PP/PMDB são a favor de anistiar caixa 2, PT/PSOL/REDE são contra.

      conclusão: sem partidarismo, não fica difícil ver pra qual lado a corrupção pende mais . . .

    • Daniel Souza da Silva disse:

      Não é só de esquerda não. Olha o PSDB ai, que ninguém sabe se é centro, direita ou esquerda, mas… ficou caladinho.

    • walter disse:

      Gostei desta, cara Maria Aparecida, mas desta vez, a oposição de esquerda, ao meu ver, deu uma “bola dentro”; não podemos mais admitir certos “golpes”, para amenizar os acusados da lava jato; estes partidos da situação, deveriam envergonhar se, por tentar burlar a LEI criada, para punir delinquência entre eles…Esta claro, querem acabar com a lava jato, coitados..
      Precisamos de parlamentares sérios, sem vícios, e pendencias com a justiça; espero sinceramente, que grande parte destes contaminados, nãos sejam eleitos, ou sejam cassados, nas próximas eleições…impressionante, como zombam da cara do Povo.A operação do MORO é sagrada, devem ser condenados, todos os envolvidos, que se beneficiaram da sacanagem promovida…

    • walter disse:

      Ainda cara Maria Aparecida, nosso quadro político, é sofrível; temos sim, grandes mentes, nem todas isentas, já que a política brasileira, tem seus acertos na “bacia da almas”, e nem todos lícitos; isto tudo, desde que “jesus era menino”.
      Já participei de campanha a presidente,e não consigo entender até HJ, o porque da “cassa as bruxas”…imagina se, que estar numa determinada legenda, sigam as determinações do partido; respeitam a bola da vez, ou seja, o presidente do partido…no caso do PSDB como exemplo, isso não ocorre; todos sabem que o governador de SP, é um virtual candidato a presidente; pelo menos não quebrou o Estado, se isto tivesse acontecido, o Brasil, estaria, irremediavelmente falido…mas não, os boicotes e “trança pés”, estão em alta, é isso, é uma passagem triste, em nossa história; isto não é política,é baixaria da pior, não agrega valores, e traz a desordem como regra…

    • iago nascimento disse:

      Esses Pertidos nao sao De ESQUERDA DOENTE SAO DE DIREITA. PP INCLUSIVE E UM PARTIDO “CRISTAO”

    • ronaldo muniz disse:

      na falta de argumentos, acusa né?

    • Rita disse:

      Parece que a esquerda festiva salvou o país da direita bandida.

  2. Mauro disse:

    Enquanto não houver uma profunda reforma politico-partidária, qualquer discussão a respeito das velhas e desgastadas práticas seja de financiamento ou outra qualquer serão sómente enxugamento de gelo e tentativa de jogar areia nos olhos dos cidadãos.
    É mais do que urgente a aprovação da clausula de barreira, para acabar com essa “festa do caqui” de partidos sem representação, mas que elegem membros só para negociatas e tambem a adoção do voto distrital que permitirá que um representante na Câmara seja o verdadeiro porta-voz de sua região.
    É imperioso tambem que se estabeleça um limite de gastos para cada candidato e partidos e que antecipadamente sejam registradas e divulgadas as empresas que prestarão serviços a essas pessoas e agremiaçoes e que se limite um valor máximo de doação seja de pessoa fisica ou jurídica, tendo como punição, a cassação imediata do candidato a qualquer momento onde se detectem irregularidades em sua campanha.

    • Eugenio Barros disse:

      Mauro – concordamos com o seu comentário a respeito da reforma política, mas a cláusula de barreira só beneficia os velhos e viciados partidos que estão aí; voto distrital ou seja lá qual for não vai resolver porque os políticos e as práticas nocivas continuarão maltratando a população. A reforma política tem que ser feita para acabar com mandato de senador de 08 anos, limitar reeleição a qualquer cargo, proibição de eleição dos parentes a qualquer cargo para coibir a dinastia/oligarquia, proibição de eleição de assessores. São tantas proibições, que talvez devêssemos proibir eleições.

  3. Clarice disse:

    E por que você não fala que isso fazia parte do acordo entre eles, para derrubar a Dilma?

  4. Francisco Miranda disse:

    É. A BANDIDAGEM CORRE SOLTA NO CONGRESSO. MAS FELIZMENTE ONTEM O 1% DO BEM VENCEU 99% DO MAL. NEM TUDO ESTÁ PERDIDO. PMDB, PSDB, DEM E PP NÃO PERDEM POR ESPERAR. ALIÁS, ELEIÇÕES DIA 02 DE OUTUBRO. MARQUEM AÍ, SENHORES DEPUTADOS BANDIDOS. PSDB, UMA DECEPÇÃO EM MINAS GERAIS E TAMBÉM PMDB QUE NEM SE FALA.

  5. Francisco Miranda disse:

    SÓ COMPLEMENTANDO. NUNCA VI EM BRASÍLIA UMA BANCADA MINEIRA TÃO FRACA. MUITO FRACOS. NEM PARECEM MINEIROS. UMA VERGONHA.

  6. O POVO NÃO PODE PERMITIR MUDANÇA DE LEI PARA BENEFICIAR "BANDIDO"! disse:

    A BANDIDADA EM AÇÃO! A BANDIDADA EM POLVOROSA COM A LAVA JATO, ESTÁ TENTANDO SE LIVRAR DE CASSAÇÕES, CADEIAS, ETC.
    A JUSTIÇA TEM QUE SER PARA TODOS E O POVO NÃO PODE PERMITIR QUE ESSES CORRUPTOS SAFADOS MUDEM AS LEIS “A TOQUE DE CAIXA” PARA LIVRAR BANDIDOS DAS MALHAS DA JUSTIÇA. ESSES BANDIDOS TRAVESTIDOS DE POLÍTICOS E GOVERNANTES TÊM QUE ENTENDER DE UMA VEZ POR TODAS, QUE FORAM ELEITOS PARA TRABALHAR PARA O POVO, PARA A NAÇÃO, E NÃO EM PROVEITO PRÓPRIO E (OU) DE GRUPOS OU DE QUADRILHAS DE BANDIDOS CAMUFLADAS DENTRO DE PARTIDOS POLÍTICOS!
    A PRESIDENTE DILMA FOI CASSADA E MUITOS DO PT ESTÃO PRESOS E (OU) SE DEFENDENDO NA JUSTIÇA – ISSO TEM QUE SER IGUAL PARA TODOS OS CORRUPTOS DE “TODOS” OS PARTIDOS POLÍTICOS, DOA A QUEM DOER!

  7. Jorge da Silva Freitas disse:

    Engraçado quando o problema não está relacionado diretamente ao pt, ninguém comenta né.

    • Francisco Miranda disse:

      BOM DIA JORGE. VOCE NÃO LEU MEU COMENTÁRIO ?? PT VIROU SANTO NESTA MARACUTAIA.

    • p/Jorge da Silva Freitas. disse:

      Veja o comentário acima do seu, Jorge.
      Ele diz que a lei tem que ser para todos, doa a quem doer.
      Como a presidente Dilma foi cassada, dentro da lei, se a lei continuar a ser cumprida, o Lula deverá ir para a cadeia e, juntamente com ele, todos os corruptos do PT, PMDB, PSDB, DEM, etc etc etc. Isso é o que esperam todos os brasileiros “COM VERGONHA NA CARA” – que são os que não estão preocupados com o partido político do ladrão!
      Os tempos realmente parecem que estão mudando, simplesmente porque, parece, o MPF, PF, TCU, RF e todos os juízes Sergios Moros do judiciário, se juntaram aos brasileiros de “VERGONHA NA CARA” e resolveram cumprir suas funções constitucionais de instituições de Estado, e não de Governo, como vinha sendo até então!
      Precisamos estar atentos para que os ladrões abrigados no Legislativo não ajam na calada da noite, como tentaram ontem (19-09-2016), e quase mudaram a lei que beneficiaria os corruptos que estão se borrando de medo da Lava Jato!

  8. Romanelli disse:

    desculpe ..este projeto não é o retrato da decadência ATUAL do Congresso ..desde muitas DÉCADAS este processo de decadência se faz presente, se não c/Timóteo e Popó, hoje c/Sergio Reis e Romário
    .
    No mais é aquilo, CRIMINALIZARAM somente o PT, quer por ideologia, antipatia, má fé, interesse ou falta de conhecimento sobre o tema
    .
    A grande mídia resolveu ESCONDER que Mama Vana deu um basta ao demitir Duque, Zelada, P.R.Costa, Barusco e ISOLADO Cerveró já em 2012 – e q por isso caiu – MUITO ANTES da farsesca e direcionada Lava Jato
    .
    e agora que a água ameaça (pra inglês ver) bater nos baixos, aí chega a turma do deixa disso
    .
    Lamentável, vergonha de ser brasileiro, vergonha de estarmos nos submetendo candidamente ao GOVERNO DO GOLPE ..e a INCOMPETENTES mandatários, se não senis, tipo J.Serra Bolinha, como foram os TUCANOS pro BR, Minas e pra SP com THC e turminha.
    .
    gente, alguém sabe explicar que MORAL e legitimidade tem P.Parente pra estar fazendo o que faz c/a Petrobrás ?

  9. Wellington Alves disse:

    Sempre disse nesses comentários e repito – foram para rua pedindo o motivo errado. A solução é a reforma política. Esse Congresso é irresponsável. Mas não, os “inteligentes” vestiram suas camisas da CBF para pedir impeachment. Acho é pouco. Essa classe média tem que tomar ferro mesmo. Pagarem imposto e ficar sem serviço. É disso que gostam. Enquanto não corrigirem a miopia política, continuaremos a ver esse show de horrores. Cadê os críticos dos corruPTos e PETRALHAS? Falos moralistas, falsos nacionalistas, não passa disso, essa casta maldita…

    • P/Wellington Alves - É PRECISO PASSAR O PAÍS A LIMPO, DOA A QUEM DOER!. disse:

      Com todo meu respeito, Wellington, não pediram o motivo errado: primeiro tinha que ser eliminado o mal maior, que era o governo do “COMANDANTE DA CORRUPÇÃO” e de seu poste, ex-presidente Dilma, eleita sob um estelionato eleitoral, cujas consequências levaram o país ao estado em que está.
      Agora é apoiar a Lava Jato e as ações do MPF, PF, RF, TCU, JUDICIÁRIO, para que sejam colocados na cadeia todos os corruptos roubadores de cofres públicos, “DOA A QUEM DOER”, sejam eles do PT, PMDB, PSDB, PCDO B, PCB, PTB, PSD, PDT, DEM etc, etc, etc.
      Se as ações da Lava Jato não continuarem – e é necessário que o povo não se desmobilize, tudo ficará como antes, será o mesmo que “trocar 6 por meia dúzia”!
      É preciso passar o país a limpo, custe o que custar!
      A ladrãozada tem que ir para a cadeia, não importa em que partido esteja abrigada!

      • Wellington Alves disse:

        Não é isso que estamos vendo. Pegaram um bode expiatório, para maquiar a mudança. Não houve. Não estão denunciando os citados na lista da Odebrecht, que está recheadas de políticos do PSDB. O tucano investigado está morto desde 2009. GOLPE. E os bestas que foram na Paulista acreditaram. Por que não vão pedir a redução de número de parlamentares? Pedir cláusula de barreira? Pedir fim de auxílio moradia, auxílio isso e aquilo? Porque o Impeachment era mais fácil. Cortar programa social é mais fácil. Chamam de PETRALHAS, mas querem maquiar o IR.

  10. Leonardo Gama disse:

    “Mas houve uma atuação firme de alguns deputados, sobretudo da Rede e do PSOL. Eles colocaram a boca no trombone e expuseram uma manobra que diz muito sobre os seus autores, que saíram de fininho ontem à noite e disseram que não sabiam como o jabuti havia subido na árvore.”

    se, de fato, paneleiros tivessem algum compromisso no combate a corrupção, era justamente pra esses partidos (PSOL/REDE) que partiriam seus votos . . . ao invés de irem pra PSDB/DEM.

    • Wellington Alves disse:

      Detalhe – Ivan Valente é candidato a vice em SP, por meio da Erundina. Será que vão ao menos ao segundo turno, ou votaram no DORIA, que nem os próprios tucanos querem?

  11. O BRASIL TEM QUE SER MAIOR QUE OS CORRUPTOS TRAVESTIDOS DE REPRESENTANTES DO POVO! disse:

    A maioria dos brasileiros com “VERGONHA NA CARA” não está preocupada em proteger político algum, por causa de partido político.
    Os partidos políticos estão tão descaracterizados, sem ideologia, sem plataforma, sem moral, que o povo se fixa mais no próprio político.
    Milhões que foram às ruas (como eu) para derrubar o governo corrupto do criador Lula, representado pelo seu poste Dilma, aceita Temer como solução imediata para o livramento do mal maior: Ali Babá e seus 40 ladrões – mas enxerga claramente que Temer fazia parte das quadrilhas que afundaram o país, não como protagonista, como como importante coadjuvante.
    Só um ingênuo pode achar que tudo acabou: a Lava Jato tem que continuar firme, colocando na cadeia todos os ladrões, sejam do PT, PMDB.PSDB, PTB, DEM, PSOL, PCDOB etc etc etc.
    É PRECISO PASSAR O PAÍS A LIMPO, DOA A QUEM DOER!

    • Wellington Alves disse:

      Bom saber que um dos golpistas deu as caras. Usou camisa da CBF também, nacionalista hipócrita? #golpe #golpismo #canalha #corja #direitaproinferno

  12. Gilson JOsé disse:

    Exatamente, a câmara principalmente, acredita ou finge que acredita que tudo de mau no Brasil é culpa do executivo, ou seja do Presidente. Faz o povo crer nisso. Por que um deputado pode se reeleger indefinida vezes? Isso tem que acabar. Aquela formula para se eleger é uma bizarrice. Pegam um palhaço que tem impacto nas pessoas pra puxar voto pro partido e elegem os que realmente são o problema no Brasil. Aqui na minha cidade na eleição anterior um candidato a vereador teve uma votação direta absurda, bastante mesmo e não foi eleito. Eles acreditam que quando o povo quer reforma política é somente para presidente, eles não se incluem nisso. Fora o fato, que pra mim tem muita coisa errada no Judiciário. Impressionante corrupção em tudo quanto é instituição no Brasil e o judiciário fica intocável né.

  13. Claudinei Ribeiro dos Santos disse:

    Tenho orgulho de ser brasileiro e VERGONHA da classe política, seja ela de esquerda, centro ou direita, são todos farinha do mesmo saco. A ética e a moral não existem no dicionário desses canalhas.

  14. Nicola disse:

    A canalhice e a bandidagem atingiram o auge. Como chamamos quem age sordidamente na calada da noite? BANDIDOS. E escolheram um cara sob medida para presidir esta reunião de quadrilha, que finge não saber de nada, depois de já ter traido até Eduardo Cunha. Beto Mansur, que há muitas eleições só se “elege” catando, no chão, sobras de votos de Maluf, Tiririca e Russomano.
    Sem esquecer dos deputados do PSDB, arautos da inocência.
    Ninguém melhor que Beto Mansur para fazer o papel sujo desta trista reunião sórdida.

  15. Santos disse:

    Enquanto as “excelências” corruptas de TODOS os partidos e ideologias manobram para se safar das possíveis punições, alguns continuam teimando em defender seus “malvados favoritos”. Prezados, corrupção não tem ideologia, nem como acabar…tem como controlar dentro do tolerável. Como? Se unindo e cobrando das autoridades punição aos que a fazem e dos políticos a aprovação de medidas eficazes para combatê-la e principalmente o fim do foro privilegiado. Ficar defendendo este ou aquele partido não nos levará a nada, principalmente porque essas briguinhas políticas não passam de teatrinho para eleitores, pois na hora da cobrança eles se defendem mutuamente num corporativismo imoral.

  16. Marco Túlio Castro disse:

    E os anjos do PT ? ah!!!, estes já foram anistiados no mensalão, eu me esqueci.
    Vou ligar para a receita e dizer que vou fazer um caixa dois de boa fé !
    Mas e o Lula ? Quando vão prender o Lula ?
    Será que tinha só gente destes partidos que você citou ? Porque soube-se que todos os líderes partidarios estavam de acordo menos Rede e PSOL !

  17. Rafael Silva disse:

    Achei o texto mal escrito, de todas as formas.

  18. DIRETO AO ASSUNTO: É PRECISO PASSAR O BRASIL A LIMPO, DOA A QUEM DOER! disse:

    É preciso o povo ficar atento para os bandidos travestidos de políticos e governantes não introduzirem projetos de leis que protegem ladrões de cofres públicos, votadas na calada da noite!
    A ladrãozada do PT, do PMDB, do PSDB, e de todos os outros partidos políticos, que estão sendo investigados pela justiça, estão “UNIDOS” para não responderem por seus crimes perante a justiça!
    O POVO TEM QUE SE UNIR PARA NÃO PERMITIR ISSO!

  19. Marcos Felicio disse:

    Vamos colocar os nomes dos deputados e senadores envolvidos nessa articulação e dar publicidade ostensiva.

  20. Moura disse:

    O soro antiofídico é produzido pelo mesmo veneno ao que se propõe neutralizar; O que cria leis são ocasiões…

  21. LYRA disse:

    Bom, quem ler meus comentários, quando esses raramente são divulgados, sabem que não tenho partido/facção ou predileção por qualquer político/meliante logo, sinto-me a vontade para perguntar a maioria dos idiotas que ficam brigando por uma dessa facções ou por políticos, SERÁ QUE A ÚNICA FACÇÃO CRIMINOSA QUE EXISTE NA NOSSA PODRE POLITICA É O PT? Claro que não, vejam aqui nessa reportagem quais a facções que querem anistiar um dos maiores crimes contra a economia, que é a pratica do CAIXA DOIS, que para quem não sabe representa tão somente os seguintes pontos: 1 – Venda sem nota fiscal; 2 – Venda com nota fiscal mas, com um valor menor que o real recebido; 3 – Sonegação de impostos; 3 – Diminuição de lucros, o que leva menor pagamento de dividendos aos acionistas.

  22. RAYMUNDO AVELINO disse:

    Como dizia o saudoso Bezerra da Silva: “Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão”. Este é o perfil da maioria dos políticos em nosso país. Caso a manobra prosperasse, iria se somar com a decisão dada pelo STF, que diz que os candidatos a prefeitos que tiveram suas contas rejeitadas pelos tribunais, podem concorrer às eleições.
    É importante que o STF, agora sob a tutela da ministra Carmem Lúcia, haja com o rigor da lei e celeridade nos processo de julgamentos, para levar para a cadeia, os políticos que forma denunciados pelos delatores da Lava Jato, incluindo os que serão delatados pela Odebrecht.

  23. Povo traido disse:

    O que esperar de uma politica onde quem ganha não governa e quem não tem voto vira presidente?
    É assim mesmo.
    Bandidos todos. A democracia brasileira que já não existia, mais uma vez foi mostrada na cara dura que quem manda são eles. Não adianta a população eleger um candidato que se eles não o quiserem eles o tiram e colocam outro no lugar.
    Eis o Presidente atual. Presidente sem ter sido eleito pelo voto popular e digo mais. “Duvido que ele ganhe uma eleição se ele buscar o voto da forma correta”
    Meu voto foi estuprado por esses canalhas.

  24. Seria oportuno vcs. divulgarem os escândalos ocorridos sob a tutela da Dilma, com os cartões corporativos distribuidos junto à quadrilha petista. Comentam que estã envlvidas cifras vultosíssimas, inclusive da primeira mandatária.

  25. Itamaraty Em Chamas disse:

    Palhaçada no congresso. Esses safados acham que podem, num truque de mágica, se safar da roubalheira da qual participaram. Sabe-se, desde sempre, que a política no Brasil é infiltrada por todo tipo de malandro e ladrão, que as licitações são forjadas para beneficiar empresas que pagam propina, e que o controle político da máquina do estado é a moeda de troca para financiar campanhas(pelo poder) ou luxos pessoais(pelo dinheiro). Não pensem os senhores do PSDB e DEM que, só porque o PT está na lama pela roubalheira que fez, que nós, eleitores e cidadãos, vamos aceitar que outra trupe de ladrões, tão safada quanto, agora produza pizza no congresso. Não temos corruptos de estimação, e não somos da torcida organizada do PSDB/DEM/PMDB: Sabemos muito bem que vocês não são confiáveis, e não vamos dar trégua. A Lava-jato, e outras operações do tipo, vão continuar, e vocês vão eventualmente serem pegos pelos crimes que sempre cometeram, e que achavam que nunca seriam punidos por isso.

  26. Hélio disse:

    Apesar de todos seus erros, a esquerda e suas representações partidárias são o único sopro de dignidade e esperança que restam na política brasileira, quer gostem ou não…

  27. Roberto disse:

    Ainda bem que já tenho mais de 60 anos e em breve partirei e não mais verei essas manobras vergonhosas de quem estudou com os impostos do povo,para ajudar o povo. Tive o “Azar de nascer numa geração de Corruptos,de Canalhas que dizem “Homens”.

  28. emilio disse:

    A decadência moral dos nossos políticos é uma coisa surreal.
    Tem políticos que precisam ser afastados da sociedade definitivamente pois são tão perniciosos quanto vermes; tem de ser metidos na cadeia e esquecidos por lá.

  29. C.Luiz disse:

    Quem queria passar a perna na opinião pública, numa 2ª feira, na calada da noite, para anistiar investigados na lava Jato???? Quem, quem quem????? Aliados da base do governo golpista (PSDB, DEM, PMDB e PP). Exatamente quem atira pedras no PT.
    É o que eu sempre digo: os verdadeiros corruptos se escondem no meio do povo ingênuo.

    • Wellington Alves disse:

      Ingenuo não. Aquela classe média que foi protestar na Paulista é hipócrita e canalha. São os que fazem maracutaia na Declaração de Imposto de Renda e gostam de gritar PETRALHAS.

  30. QUE BOM: AINDA EXISTEM DEPUTADOS FEDERAIS COM VERGONHA NA CARA" - BRECARAM A ANISTIA AO CAIXA 2! disse:

    A maioria dos partidos políticos se tornou abrigo de bandidos!
    Em torno do partido no poder, giram: os da “situação”, que vendem descaradamente seus apoios por benesses, que vão de dinheiro em moeda corrente a cargos importantes; outros, oposição, só sabem esculhambar, atrapalhar, desmoralizar, num objetivo único de derrubar o “inimigo” e virar governo.
    E a nação trabalha 5 meses por ano para pagar impostos para sustentar essas quadrilhas de bandidos, com retornos mínimos em todas as áreas das quais dependem, principalmente, as camadas menos favorecidas economicamente da população.
    Esse é o porquê do distanciamento absurdo da classe política em relação aos anseios da população, um grau de “insensibilidade” que chegou ao desvario – prova o absurdo de ontem, 19-09-2016, quando tentaram aprovar um projeto que anistiaria a ladrãozada acusada de uso de caixa 2, da data de ontem para trás, ato que não se concretizou por causa do protesto de uns poucos ainda com “VERGONHA NA CARA”!

  31. Marc disse:

    Quer dizer então que o PT não esteve envolvido nessa pilantragem? Então por que os deputados do partido não se juntaram ao PSOL e Rede pra tentar impedir a votação? Faria o menor sentido eles perderem uma oportunidade dessas?

  32. Durvaldisko disse:

    Articulação e execução do baixo clero.

  33. COMO O PT NÃO PARTICIPOU, DÁ PARA SE ENTENDER QUE ELE NÃO USOU CAIXA 2?

  34. Guilherme Antonio disse:

    Já encaminharam ao Senado e as chances de aprovar sob a batuta do suspeito Renan , é grande…

  35. Mauro Almada disse:

    Faltou dizer que o PT também apoiava a proposta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-01-21 17:50:33