aki

cadastre-se aqui
aki
Política
18-08-2014, 11h58

PSDB deve apoiar Marina em eventuais 2º turno e governo

PT e PSDB erram ao subestimar virtual candidata do PSB
40

KENNEDY ALENCAR
Brasília

Com maior tempo de TV e rádio e com máquinas partidárias mais robustas, PT e PSDB ensaiam uma desconstrução da virtual candidata do PSB ao Palácio do Planalto, Marina Silva. Será uma missão dura.

Se Marina for para o segundo turno, o PSDB deverá apoiá-la contra a presidente Dilma Rousseff (PT), que, de acordo com as pesquisas atuais, parece ter assegurada uma das duas vagas. Se Marina vencer a disputa, os tucanos tendem a hipotecar apoio a ela no Congresso.

Em novembro passado, numa entrevista ao blog, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso comentou a possibilidade de o PSB, então ancorado no projeto presidencial de Eduardo Campos, tomar o lugar do PSDB na polarização com o PT. Eis a resposta: “Não acredito nessa possibilidade, mas, se ela ocorrer, não será nenhuma tragédia”.

Na época, o tucano priorizava a saída de Dilma da Presidência. “O que eu acho é que temos de ter alternância de poder. O PT está há muito tempo no poder”, disse FHC. E emendou: “[Eduardo Campos] tem de se encorpar. Se ele não encorpar, não teremos segundo turno”.

Enquanto foi candidato, Campos não conseguiu crescer a ponto de garantir uma segunda etapa. A pesquisa Datafolha desta segunda-feira mostra que Marina aumenta consideravelmente a chance de haver segundo turno.

No domingo, durante o velório de Campos, já se ouvia aliados de Aécio vaticinando que Marina subiria no Datafolha por causa da comoção e que o tucano voltaria a liderar a oposição ao se vender como “mudança com segurança”.

Petistas avaliavam que o imenso tempo de TV e rádio de Dilma na propaganda política que começará nesta terça permitiria ao partido melhorar a avaliação do governo federal e, por consequência, a intenção de voto da candidata. O sentimento mundancista de mais de dois terços do eleitorado pode ser fatal para a petista num confronto com Marina.

Há obstáculos evidentes para Marina. As contradições do PSB que existiam com Eduardo Campos continuam aí com ela. São reais as resistências do agronegócio e de empresários de infraestrutura, mas esses setores não decidem a eleição.

Falar em nova política aliada a representantes da velha política é contraditório. No entanto, apesar de ser uma política com experiência tradicional, porque foi ministra e senadora, ela transmite a imagem de antipolítica. Marina atende aos anseios de uma parcela que participou das manifestações de junho e julho. Tem maior apoio espontâneo nas redes sociais do que Dilma e Aécio.

Se as próximas pesquisas mantiverem Marina à frente de Aécio, poderá haver uma onda de voto útil para atender ao desejo que FHC manifestou em novembro. Os tucanos poderão ceder apoio político na segunda etapa e fornecer quadros para um eventual mandato.

Rumo ao PSB, haverá uma romaria daqueles políticos dispostos a apoiar qualquer governo. Um inchaço da legenda socialista seria provável, enquanto Marina criaria a Rede para continuar a entoar, digamos assim, a bandeira de maior pureza política.

Será um erro PT e PSDB subestimarem Marina Silva, apostando na vantagem que terão no horário eleitoral gratuito.

* Veja aqui a entrevista de Marina Silva ao SBT em abril de 2014

* Veja aqui a entrevista de Marina Silva ao Blog do Kennedy em outubro de 2013

Comentários
40
  1. Dito SP disse:

    Não Resta Dúvida. Datafolha Inovou, e muito:
    Fez a primeira pesquisa eleitoral de Boca de Túmulo!!!

    • Luiz Antonio Evangelista disse:

      Aécio está fora, só ganharia a eleição tirando votos de Dilma no Nordeste, com essa morte de Eduardo, passou ser a 3ª alternativa do povo Nordestino, Deveria arrebentar no sudeste, mas perde em seu Estado ( MG)e no RJ, e leva vantagem apenas em SP, e ainda tem duas mulheres na sua frente e uma terceira na reserva ( mulher de Eduardo), acrescentando a tudo isso, uma comoção nacional e a expectativa do mercado financeiro de alguém vencer Dilma no 2ª turno. Resumindo, AÉCIO JÁ foi!

  2. walter.nobre disse:

    “Realmente o Lula, é um sujeito de estrela..a Dilma, vai quebrar a Cara; provavelmente, vai sofrer para chegar ao segundo turno…poderá morrer na praia…
    O grande fato, o Aécio, já tem 30%…estas pesquisas…quanto a Marina, já chegou aos 20%, mas chegará aos 30%…
    A Dilma de fato não alcança HJ…os 35%…como já projetava a um ano atrás…todos terão, nos próximos dias, uma DIZIMA…
    Triste mesmo é ver a Imprensa, fazer pressão…comentários desproporcionais, a favor da Marina, que não tem todo, este cacife; ela não tem um plano de governo sólido; suas propostas, são fracas…portanto, o Aécio vai manter a dianteira no final…quanto ao Lula,tem dois páreos, é mole

  3. Antonio Carlos disse:

    Prezados,
    O PSDB não tem voto. Quem tem voto é o PT, a favor ou contra. Por este motivo o Aécio já era. Grande parte dos que votariam nele irão para a Marina, o que fará com que ela chegue próximo dos 20% e o Aécio caia para uns 8%. Entretanto, parte dos votos do PSB no nordeste migrarão para a Dilma, em função do LULA. Por outro lado, quem raciocina medianamente sabe que a Marina não tem a menor chance de governar o Brasil, atrelada a um partido de pouca expressão, incapaz de aprovar projetos sem sofrer uma brutal chantagem política.

    • Júlio disse:

      Isso é medo da Marina, por isso o desespero para explicar, de forma errada, a queda do pt que perde eleitorado para o psb.

    • Wesley disse:

      Perfeito! É bem por ai mesmo. E acrescento que, eleger Marina, é um tiro no escuro. Aécio tem experiencia administrativa, Dilma também, e os dois tem suporte politico para aprovações no congresso.

      Quem é ou ja foi dono de empresa, contrataria alguem sem experiencia para administrar o seu negócio? Eu nao. Entao nao vou fazer o mesmo com meu país!

      • Ana BB disse:

        Tá maluco? Marina já foi vereadora, deputada, senadora, ministra… fora inumeros prêmios nacionais e internacionais pelas contribuições dadas.

    • Cláudio Cruz disse:

      É verdade, Marina não tem cacife para governar o país sem ser chantageada pelos político; todavia, se ela tiver grande apoio popular e resolver governar com o povo…… dando uma banana para os políticos, sei não.

      • Reidavi S.I.M.N.L.José Pedrosa disse:

        Marina Silva tem mais visão que os demais candidatos, e não pertence a esquerda e nem a direita política. Aécio Neves e o PSDB já tiveram a chance de mostrar trabalho, e não governaram com transparência, uma oportunidade à Marina Silva, Eduardo Campos teve de partir para o Brasil mudar! Obrigado Eduardo Campos!!!

    • LUIS CARLOS disse:

      Concordo com sua análise, Antonio Carlos. A coligação que, eventualmente, elegesse Marian não terá base de sustentação e ficará à mercê do PMDB e do PSDB. além do mais, marina Silva e PSDB não se identificam. Daí, apesar da alternancia de poder, nós teríamos um período de dificil governabilidade, semelhante aos últimos meses do Governo Sarney. Um desastre e uma catástrofe para o Brasil.

    • Anticorrupto disse:

      A afilhada de Fidel Castro não passará do primeiro turno. O povo brasileiro está deixando de ser ingênuo e estão mais bem informados. O porteiro do meu prédio deu uma aula de política ao fim da reunião dos condôminos. E eu que pensei que todas as pessoas que só tinham o fundamental completo, não estivessem antenados na atual política brasileira. Isso me deixou mais tranquilo, pois só vota em Dilma quem tem Bolsa Família e é pago com o dinheiro do contribuinte para falar mal da oposição. A tempo, Aécio vai ser presidente com a ajuda dos atuais aliados e os futuros aliados(PSB e aliados).

  4. Julio Moreira disse:

    Assim se comportam analistas políticos brasileiros da direita, por outro lado coisas que vcs não querem que o Povo saiba, o Aécio não decola mesmo com toda ajuda rasteira da mídia, e o Kenedi diz que o PSDB vai apoiar a Marina em um provável segundo turno, porque o PSDB faz isso, o PSDB não tem e nunca teve plano de governo, a Marina também não tem, então porque o povo vai querer alguém desse calibre.

    • Anticorrupto disse:

      A afilhada de Fidel Castro não passará do primeiro turno. O povo brasileiro está deixando de ser ingênuo e estão mais bem informados. O porteiro do meu prédio deu uma aula de política ao fim da reunião dos condôminos. E eu que pensei que todas as pessoas que só tinham o fundamental completo, não estivessem antenados na atual política brasileira. Isso me deixou mais tranquilo, pois só vota em Dilma quem tem Bolsa Família e é pago com o dinheiro do contribuinte para falar mal da oposição. A tempo, Aécio vai ser presidente com a ajuda dos atuais aliados e os futuros aliados(PSB e aliados).

    • silverio rodrigues disse:

      Poque o povo está farto da corrupção profissional instituída pelos que estão no poder e cujo programa de governo é exclusivamente se perpetuar onde estão. Direita? Sarney, Maluf, Collor, Calheiros são o que mesmo? Apoiam quem mesmo? É só alguém se levantar contra a quadrilha que logo os alienados começam com seu discurso militante do século 19.

  5. Francisco Barroso disse:

    O povo brasileiro está cansado da polarização PT-PSDB. Está cansado das raposas e dinossauros da política, que só querem saber de seus interesses e não pensam no Brasil. Está cansado dos Sarneys, Calheiros e Barbalhos, da vida. Portanto, Marina representa a mudança e uma dose de ética e coerência na política. Marina é digna de governar o Brasil!

  6. Julio Moreira disse:

    O FHC quer alternância no poder no Brasil, mas em São Paulo não, porque será?
    O FHC que o Kenedi foi um dos primeiros a saber, Comprou uma reeleição.

  7. GILBERTO disse:

    Sr. Antonio Carlos, com todo respeito, afirmo que vc não entende nada de análise política ao vociferar que o PSDB não tem voto. Vc conhece São Paulo? Sabe quem o governa? – Que Geraldo Alkimin ganharia no 1º turno se a eleição fosse hoje…..e tem mais alguns estados governado pelo PSDB, num total de 6?
    Portanto, sugiro rever sua fala…você escreve o que gostaria que acontecesse…não é uma forma correta de analisar….Não substime um partido que evitou uma guerra civilno Brasil, motivada pela fome, pela falta de alimentos nas prateleiras, pela insegurança econômica provocada pela fome. Ah se o povo brasileiro fosse mais bem informado! Certamente saberia escolher o Sr. Aécio Neves como o próximo presidente do Brasil e dessa forma levar o País a sério…pois dos partidos que concorrem é o único que tem projeto para o país e tem quadro eficiente pra administra-lo. Foi o PSDB o primeiro partido a oferecer bolsas para amenizar a miséria da população pobre, mas foi o PT que inescrupulosamente soube utilizar como moeda de voto. O Sr. Lula é um dos maiores canalhas que o Brasil já produziu…Nunca gostou de estudar, prepotente, mentiroso, cretino, usa sua inteligência para enganar as pessoas menos informadas…a prova disso é que a cúpula do PT comandada por ele está toda na cadeia…ele não está porque ele foi passado na “casca de alho”..foi quem ensinou o satanás carregar carga de ovos sem quebrar nenhum!…E ainda tem gente como voce que o defende! – Eita brasilzinho que não tem jeito! -Porisso que os Sarney’s da vida se não bem!

  8. sandro disse:

    Marina pode e até deve aceitar o apoio do PSDB em eventual disputa no segundo turno contra a Dilma, mas com a estratégia a ser utilizada após ser eleita deverá ser romper com o PSDB se não quiser ser uma presidente refém dos tucanos e até levar uma rasteira política-administrativa por parte deles tal como aconteceu com o PT em Belo Horizonte quando o PT se aliou ao PSDB para impedir que o candidato do PMDB fosse eleito prefeito da capital mineira. Nesse sentido basta fazer o que o PT faz atualmente para garantir governabilidade: Utilizar o PMDB como base de apoio no congresso. Se não utilizar esta manobra se arrependerá amargamente de ganhar a presidência da república.

  9. Alvaro Facchin disse:

    Ai é que todos se Enganam, que governou o Brasil, com FHC, foi o PSDB (quem mandava na politica economica ), quem m,andou outra vez na politica economica no governo Lula,, foi o PSDB (Henrique Meirelles-com a chave do cofre), a partir dai no governo Dilma o PT se perdeu com sua politica economica própria e o Mantega no min. fa Fazenda e um pau mandado do PT no Banco Central, e o uso em descalabro das empresas públicas, a inflação disparando, a economia afundando, e com muitos reajustes represados e adiados, no próximo ano a coisa vai estourar de vez…(veja exs. de energia elétrica e combustíveis) e daí, que com a coisa andando desse jeito, se a Marina for pra segundo turno com a Dilma, quem vai apoiar o PSB e juntos ganharem a eleição…Lógico, vai ser o PSDB, portanto parece que já está se desenhando, um ótimo fim de governo PTista… Graças a Deus…. e para os Incrédulos, quem provavelmente vai comandar a politica economica novamente, será o pessoal do mesmo PSDB, pois a Marina sozinha não teria condições de ganhar a eleição, e nem de governar…Tá bem Explicado…ou querem que Desenhe !!!! Falei !!!

  10. Carlos Motta disse:

    Interessante, o FHC comentou que deve haver alternância no poder e que o PT já ficou tempo demais no governo. O que dizer então do PSDB no governo paulista? É no mínimo contraditório.

    • CARLOS Z disse:

      SÃO PAULO AINDA É A LOCOMOTIVA DO BRASIL POR ISSO. AQUI NÃO SE PRECISA DE BOLSA VOTO PARA CONTINUAR NO PODER. É SÓ TRABALHAR.

      • LUIS GONZAGA disse:

        prezado CARLOS Z eu acho que você não conhece nada de BRASIL, chamar a bolsa Família de bolsa voto, é não conhecer a DESIGUALDADE SOCIAL ECONÔMICA E FINANCEIRA que foram imposta por aqueles que governaram o BRASIL até chegar o governo LULA eu moro no nordeste e tive a felicidade de não precisar de bolsa família, mais vejo o quanto ela veio no tempo certo,quero lhe dizer que muitos dos que moram ai em São PAULO votaram no LULA E NA DILMA e vão continuar votando porque sabem que os mais pobre estão tendo mais oportunidades, para você ter uma ideia hoje estar acontecendo o contrario do que acontecia ate 2002 os nordestinos estão fazendo o caminho de volta, porque aqui está bem melhor, inclusive de ÁGUA.

  11. Rubinho Ramalho disse:

    Marina, mesmo com essa comoção, não chegou ao seu próprio patamar de 27%, obtidos na primeira pesquisa, antes de definido os candidatos. Dilma se mantém estagnada, e só tem a perder, pois tal como Marina, é conhecida. Aécio por outro lado, só tem a crescer, tem mais a confiança do empresariado, é mais competente, já provou isso, vai para o 2º turno, e vence as eleições, podem apostar!!

  12. rené ribeiro disse:

    Acho que chegamos em um ponto que vale tudo para tirar esses caras do PT do governo. Já ficou bem nítido que nunca tiveram e jamais terão qualquer tipo de plano de sustentabilidade nas áreas econômica, de saúde, educação, estas coisas que estamos cheios de ouvir. E isso é a pura verdade. Eles somente querem o poder pelo poder. Sentar no trono e ver o circo ardendo em chamas lá de cima. O PSDB, gostemos ou não, tem experiência administrativa e competência nos seus quadros inegáveis. A começar pelo exemplo do governo de FHC. Mais do que isso, embora havendo um ou outro caso fora da curva, os seus “caciques” são pessoas dignas e respeitáveis. O que se pode falar de Alkmin, Serra, do próprio Aécio que os classifiquem de inidôneos? Muito pouco. Na minha opinião, como em terra de cego quem tem um olho é rei, se temos Marina, então em Marina deveremos nos ancorar e torcer para que haja um pacto entre as demais forças, especialmente PSDB e PSB para que se faça um “plano real” de governabilidade baseado exclusivamente na competência e na seriedade, visando um futuro melhor, pois, pior do que estamos, é difícil imaginar. A conta vem aí, e é salgada demais….. Para finalizar, este depoimento é de um ex-lulista, daqueles, das primeiras horas…

  13. paulo cesar pccred disse:

    o que percebo em tudo isso que o Eduardo foi na parodia ” um ” menino levado ” , que se foi; mais deixou seu legado ” nao imaginava nunca pelo destino tragico que surpreende ate os que sejulgam mais inteligentes, causar tamanho rebulico ou estrago na politica atual, foi um direto no sistema ,num momento em que o relogio do tempo ja esta concluindo sua volta total, e que esta dando condicoes de haver uma grande mudanca : Marina na parodia significa : ” um modelo novo de carro, que todo mundo gosta do design mas que ver a potencia andando..” o tempo dira..

  14. Roger disse:

    Na pesquisa fica claro que o povo não quer a volta dos tucanos,além disso,Marina é a única que pode vencer Dilma no segundo turno.Não acredito que o PT faça oposição ao governo de Marina Silva,acho que ela é a única que pode ter apoio de todos.

  15. NA MINHA CONCEPÇÃO A DILMA GANHA A A ELEIÇÃO…A MARINA VAI PARA O 2º TURNO MAIS NÃO TERÁ FÔLEGO PARA VENCER, POIS, HÁ DESCONFIANÇA NA SUA POSIÇÃO POLÍTICA SE É: DIREITA OU ESQUERDA!MUDOU MUITO DE PARTIDO…

  16. Luis Ricardo disse:

    A Marina é muito fraca, além de não ter nenhum apoio caso venha ganhar, nas bancadas tanto do senado federal como do congresso nacional, ela não tem um plano de governo forte e consolidado, quais os planos econômicos? Que experiência de governanta a mesma têm, não sei não mais essa mudança não é por ai, é muito mas emoção, do que razão.

  17. Se vcs repararem, olhem as coincidências:
    Eduardo Campos 13 letras, o dia do acidente dia 13, o desembarque da Marina Silva em Recife,tinha o numero 13 na plataforma, a decisão para quarta feira, para decisão dela é dia (vinte de agosto) que também dá 13, vou torcer pra que na eleição não de 13 , de MARINA SILVA, pra mudar de vez a política brasileira, que não existe mais partidos políticos e sim troca de favores para si próprios, vamos trocar essa cambada, eu muitos brasileiros estamos cansados destes políticos, muda BRASIL.

  18. " VERGONHA NA CARA, JÁ"! disse:

    É MAIS DO QUE SABIDO QUE A ALTERNÂNCIA NO PODER É POSITIVA, PARA O PAÍS.
    E ESTÁ MAIS DO QUE NA HORA: NINGUÉM AGUENTA MAIS A INCOMPETÊNCIA E O IDEOLOGISMO DE FALSA ESQUERDA MOFADA DO PT, TOTALMENTE ATOLADO NA CORRUPÇÃO, FRUTO DE 12 ANOS DE GOVERNO.
    QUANDO O PSDB SAIU DO PODER, O PT VEIO COMO ESPERANÇA DE MUDANÇAS.
    É HORA DE MUDANÇA: NINGUÉM PODE NEGAR QUE TUDO O QUE FALTA NO PAÍS DEVE COMEÇAR PELA MORALIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES, DESGASTADAS PELA CORRUPÇÃO ACIMA DO LIMITE SUPORTÁVEL – E NEM SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA PÚBLICA OU QUALQUER OUTRO SETOR PODE MELHORAR, SE NÃO FOR COMBATIDA A CORRUPÇÃO – GERADA PRINCIPALMENTE DENTRO DOS TRÊS PODERES DA REPÚBLICA!
    E SE O GOVERNO QUE ASSUMIR NÃO ATACAR, DE CARA, ESSE PROBLEMA, SERÁ O CAOS TOTAL!
    E PARA QUE ISSO OCORRA, MARINA SILVA É A MAIS CAPACITADA, POR VÁRIOS MOTIVOS, DENTRE OS QUAIS SE DESTACA O DESCOMPROMETIMENTO COM OS CORRUPTOS ATUALMENTE EMPOLEIRADOS NO PODER.
    O PT ( JUNTO COM OS ALIADOS, PRINCIPALMENTE O PMDB )NÃO TEM JEITO DE SE DESVENCILHAR DOS ARRANJOS E MARACUTAIAS DE 12 ANOS DE PODER;
    O PSDB AINDA TEM EMARANHADOS DE ARRANJOS E MARACUTAIAS DE 12 ANOS ATRÁS ENROSCADOS EM TRIBUNAIS;
    O PSB COM MARINA SILVA É O QUE TEM MAIS POSSIBILIDADES DE EFETUAR AS MUDANÇAS NECESSÁRIAS PARA QUE O PAÍS SAIA DESSE MAR DE LAMA EM QUE SE AFUNDA CADA DIA MAIS.
    NÃO É NECESSÁRIO CAÇAR AS BRUXAS NEM DO PT E SEUS ALIADOS, NEM DO PSDB E SEUS ALIADOS, POIS CORRERÍAMOS O RISCO DE ESVAZIAR OS TRÊS PODERES.
    SERIA NECESSÁRIO APENAS, NO PRIMEIRO DIA DE GOVERNO, ADOTAR-SE UM LEMA DE GOVERNO, ALTO E BOM SOM, IRREDUTÍVEL, PARA O BEM DO PAÍS, TIPO ASSIM: ” VERGONHA NA CARA, JÁ “.

  19. Eloisa disse:

    Prezado Antonio Carlos,
    Melhor que a Dilma qualquer um consegue ser. Portanto, vou de Marina ou Aécio, tanto faz.

    • Antonio Carlos disse:

      Você ratifica o que eu escrevi. A direita não tem candidato, criticam por criticar, e é exatamente por isto que o PT vai ganhar, ganhar fácil.

  20. javan disse:

    O Psdb pode até apoiar.Mas seus eleitores vindos da direita torta temem o S do PSB. As elites vão preferir Dilma. O povão é que saíra ganhando , vão ter mais 12 anos de vida menos sofrida do que quando só se criava miséria, desigualdade, exclusão nas mãos do PSDB.

  21. Wellington Junior disse:

    Estou com a Eloisa !!!! PIOR QUE A DILMA E O PT NÃO FICA !!!
    Aécio ou quem vier URGENTE !!!!!!!!!!

  22. ROSANA SYDNEY GELAPE disse:

    EU ACHO QUE ISTO TUDO E CONVERSA FIADA PARA QUE O POVO ACREDITE QUE MARINA VAI TER CAPACIDADE PARA GOVERNAR ESTE PAÍS, ME FALA O QUE ELA FEZ PARA ESTE PAÍS PARA GARANTIR ESTA TAL AFIRMAÇÃO.
    TEMOS CANDIDATO QUE JÁ ESTÁ FAZENDO CARREIRA POLÍTICA, PREFEITO, GOVERNO, SENADO, QUER UMA CARREIRA BRILHANTE MAIS DO QUE ESSA, UMA EXPERIÊNCIA QUE JÁ COMEÇOU DE MUNICÍPIO E FOI ADMINISTRANDO ESTADO E CONQUISTOU O SENADO PELA SUA CAPACIDADE, ESTOU CONFIANDO NESTA CAPACIDADE, PARA QUEM SABE LER O PINGO É LETRA…EU JÁ SEI O QUEM VOU VOTAR…

  23. Leia disse:

    Fiquei muito desapontada ao saber que o marido de Marina tem vínculo empregatício com o PT, pois meu voto nela estava quase certo. De qualquer forma, o PT já deu. O PSDB também já teve sua vez. É hora de inovar. E por mais que os adversários tentem descontruir a figura de Marina, até o presente momento, pelo menos, não há qualquer regisgtro de seu nome ligado à corrupção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-10-21 15:10:38