aki

cadastre-se aqui
aki
Política
23-05-2017, 8h31

PSDB flerta com indireta para eleger FHC

Enquanto Temer resiste, tucanos procuram substituto e saída política
27

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Cresce no PSDB a tese de que não dá para pressionar o presidente Michel Temer a deixar o cargo sem que esteja claro quem será o substituto e como isso será feito.

Nas conversas reservadas, caciques do partido continuam a dizer que será muito difícil a sobrevivência política do presidente, mas afirmam que não podem abandoná-lo agora sob pena de aumentar a crise, transformando um grande problema político num desastre econômico na hora em que havia sinais de recuperação nesse segundo campo.

Nesse contexto, o nome preferido no PSDB é o do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que seria apresentado para uma eleição indireta no Congresso. FHC tem dito publicamente que não deseja voltar à Presidência, mas há tucanos que afirmam ter esperança de convencê-lo.

Se o plano falhar, há outros dois nomes aventados por caciques tucanos: o do atual presidente da sigla, o senador Tasso Jereissati, e o do ex-ministro do STF Nelson Jobim, que também foi ministro nos governos FHC e Lula. Os tucanos querem evitar eleição direta agora porque, se for aplicado o entendimento com regras mais rígidas, o governador Geraldo Alckmin e o prefeito João Doria não poderiam ser candidatos.

Alckmin e Doria só poderiam concorrer num cenário em que fosse flexibilizado o prazo de seis meses para deixar o cargo a fim de disputar outro.

*

PT resiste

Há caciques do PSDB que dizem que FHC poderia tentar conversar com o ex-presidente Lula a respeito da solução via eleição indireta no Congresso. No entanto, Lula e o PT dificilmente abandonarão a tese da eleição direta já para presidente _algo que passaria por uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) aprovada pelo Congresso ou por um surpreendente entendimento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O PT avalia que pleito indireto no Congresso para colocar um tucano no poder seria o que chamam de “golpe dentro do golpe”, porque o PSDB perdeu a disputa presidencial de 2014 e tentaria chegar ao Palácio do Planalto sem voto popular. É muito pouco provável que a Rede, que tem Marina Silva como potencial candidata, e o PSOL, que pode lançar um nome, abandonem a tentativa de eleição direta já.

*

Temer luta

Enquanto o PSDB e a oposição debatem a substituição de Temer, falta combinar com os russos. Temer tem dado sinais de que pretende resistir e busca reativar a agenda congressual para se segurar no cargo.

Hoje, haverá tentativa de aprovar um pacote de medidas provisórias no Congresso. Temer também tenta retomar a articulação para votar, em junho, as reformas da Previdência na Câmara e a trabalhista no Senado.

Auxiliares do presidente já enxergaram o que chamam de movimento dúbio do PSDB, que desceria do muro quando tiver um nome e uma saída política. Tucanos dizem que, quando Collor caiu, já havia um movimento claro para colocar Itamar na Presidência. Com a queda de Dilma no ano passado, a solução Temer já estava preparada.

A delação da JBS aconteceu sem que estivesse pronta uma possibilidade de substituição de Temer. A falta de consenso no país a respeito de uma saída é vista por aliados de Temer como chance de ele ficar, ainda que sob enorme desgaste, desde que não surjam novos problemas, como decisões desfavoráveis no STF (Supremo Tribunal Federal) e no TSE e eventuais delações do deputado federal afastado Rodrigo Rocha Loures e do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha.

Em resumo, há incerteza sobre a permanência de Temer, mas também a respeito da eventual queda dele _sinal de que a crise tende a se alongar.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
27
  1. Joaquim disse:

    Para min os políticos sabem que a única saída para eles ( não vou nem falar para o Brasil, por que na cabeça esta turma o Brasil é eles ) é a via econômica e esta passa pelas reformas e partir deste momento acabou as barganhas e chantagens. A bola está com o congresso. E na minha opinião estes bandidos terão que agir com responsabilidade pois o outro caminho é o caos econômico e politico. Concordo com você assim que tiverem um nome de conselho com 320 votos o Temer some.

  2. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    FHC já foi um excelente condutor dessa nau sem rumo em momentos de grandes tormentas sociais, políticas e econômicas… Tem sabedoria, maturidade e principalmente CREDIBILIDADE para uma nova travessia !

    • Joaquim disse:

      Maria, entendo o seu ponto de vista, apesar de nunca ter votado no FHC e não gostar dele, tenho que reconhecer os grandes avanços de seu governo sobre tudo na área econômica. Apesar de nunca ter tratado dos problemas éticos de nossa politica, mas conseguiu afastou o Sarney do poder. Este discurso ético permitiu a eleição de Lula em 2003, pela classe media ( não foi os pobres que votar no Lula )e nos trousse até esta situação. FHC foi queimado durante os 13 anos de PT, pelos amorais e bandidos de plantão, por tanto terá resistência na ala esquerda do congresso, um nome de consenso deverá ter a capacidade de angariar alguns votos destas alas, sobre tudo dos menos extremistas.

      • Janaina Heloisa Silva disse:

        Amigo acho que você anda meio desmemoriado ou acabou sendo abduzido pela propaganda e marketing em torno dessa figura. Esquece por exemplo, que à época que FHC governou o parque industrial do país quase desapareceu, o financeiro só não ruiu porque recebeu socorro público, as taxas de desemprego em termos proporcionais elevaram-se a números superiores as atuais e o governo só conseguia pagar as contas com dinheiro do FMI.

    • Elsonio disse:

      E como foi. Roubou o Brasil, e quer voltar. Lamento muito, mas o que acho que são farinha de um saco só. Em Brasilia e que existiu e existe é ladrão do dinheiro p´brico. Não estou falando de uns e defendendo outros. pra mim o melhor seria direjas já, pois somente assim tanto congresso como planalto teria eles votado pelo povo para governar este país que a tempo esta sem governo. Pelo que eu saiba o congresso é a casa do povo, mas pelo que eu vejo, é a casa dos ratos.

    • Dimas disse:

      Como alguém pode defender o nome deste crápula cujo partido está completamente esfacelado? Onde todos já estariam presos, inclusive FHC, não fosse a blindagem da mídia e da justiça? Voces estão de brincadeira se acham que o povo aceitará FHC, contumaz corrupto e golpista. Como confiar num presidente que comprou votos para obter um segundo mandato? Voces estão de brincadeira se acham que o povo aceitará este lixo novamente.

    • walter disse:

      Cara Maria Aparecida; estaremos nos enganando, se acreditarmos numa aliança, para resgatar o País;neste instante, o PSDB que sempre foi o fiel da balança, esta desgraçado pelo Aécio, que nem expulso foi do partido…não há moral, de nenhum partido de expressão…o FHC esta fora de moda,e de sintonia com o brasil, concordo contigo, no primeiro mandato fez muita diferença qdo presidente; depois que deu apoio ao lula na lava jato; com toda esta baderna…é suspeito de receber dinheiro de caixa dois também, para a fundação dele, da Odebrecht…nem uma aliança dele com o lula…kkk…fará verão, já que o lula, quer o poder absoluto; pretende acabar de vender o brasil…estamos numa nau sem rumo…precisamos que o temer saia logo, mas o substituto, deve estar acima de qualquer suspeita…estão pensando no “Papa”…mas não há consenso…kkk.

  3. Wellington Alves disse:

    FHC já tem mais de 80 anos. Não tem mais energia. E nem vou citar os fatores políticos, pois sempre fui oposição a ele e ao PSDB.

  4. Ray Magno disse:

    Não tenho partido algum. Meu partido é o Brasil.
    .
    Se não aparecer nenhuma denúncia contra o FHC que gere novos tumultos e ele não privatize o ar que respiramos e nem persiga de novo o funcionalismo público, creio ser um político que possa arrumar a casa até virem as eleições pra valer.
    .
    Só não pode subir novamente ao poder o PT. Nossa bandeira é verde-amarelo-azul-e-branco e jamais o vermelho.
    .
    Saudações

  5. João disse:

    FHC é um Aécio II…. a hora que for desblindado dos conglomerados de mídia como aécio (30 anos de blindagem) desaba num tombo ainda maior….. suas capivaras não são pequenas…. haja hipocrisia

  6. Gustavo disse:

    Caro Kennedy,
    Mais uma vez a sugestão medíocre toma conta da política: estão escolhendo a raposa para tomar conta do galinheiro. O desvio das atenções realmente está dando certo, porem não sei até quando, pois o eleitor já está acordando. Estão decidindo qual parte da esquerda deve tomar conta do poder, esquerda essa “porca e nojenta”. Esquerdopatia fede à corrupção, socialismo é doença psicopata de malandro e comunismo é doença psicopata de rico. Somente pútridos corações esquerdopatas podem ver algum prazer neste monte de fezes. Até quando vão enganar o povo com isso?????

  7. jose lima ferreira disse:

    niguem merece fernando henrique no poder de novo e um desastre

  8. Diego José da Rosa disse:

    FHC? Primeiro a imprensa gosta de esquecer, mas delações mostraram que o esquema de corrupção começou no governo dele, no mínimo ele fora conivente ou ele também “não sabia de nada?”. Segundo quem garante que ele não fará o mesmo para proteger os seus. Terceiro, o governo dele, principalmente o segundo, foi um muto ruim, tanto é que deixou 10 milhões de desempregados, possibilitando a vitória de Lula em 2002. A melhor saída seria por via direta, mas como não é previsto pela Constituição,a única saída seria eleição indireta, então o nome mais correto seria alguém com tramite nos dois lados e sem mácula. O nome de Nelson Jobim seria o mais aceitável.

  9. Helio Roncaglio disse:

    Os Brasileiros precisam voltar para rua!!!
    Não podemos aceitar nem FHC e nem qualquer um ligado aos
    partidos políticos investigados. É nosso dever ir para rua
    e cobrar um candidato ficha limpa,para presidente que não
    tenha medo e pudor para fazer as mudanças necessárias ao nosso país.
    E em 2018, fazer a maior limpeza eleitoral da historia do Brasil,
    começando com os partidos nanicos, deputados e senadores envolvidos.
    Nosso Brasil precisa de Homens que assumam fazer as mudanças e trazer
    condições para que a população faça o seu trabalho.

  10. Gilberto viera disse:

    Apesar do arrocho que foi o governo de FHC para os servidores, reconheço hoje, que todo aquele sacrifício era necessário para o bem do país. Entregou ao seu sucessor que não gosto nem de falar o nome, uma pais com a inflação baixíssima é uma moeda forte e olha o que aconteceu. Não votaria nele novamente. É difícil votar hoje, temos nomes novos mas os partidos são liderados pelas raposas velhas que mesmos com sinal de Alzheimer não querem de jeito nenhum largar o osso.

  11. Osvaldo Rocha disse:

    Por Deus! Nelson Jobim? Isso é coisa que sugira? Só mesmo quem tem pouco amor ao Brasil como os tucanos para vir com uma dessas.

  12. Analista Alpha disse:

    O PSDB quer o poder, é lógico, por isso se aliou ao Temer, para ficar pertinho do poder, sua chance, já que perdeu nas urnas.

    Se ficar com Temer significar ficar mais longe do Poder, darão um pé na bunda dele rapidinho.
    Se construírem uma alternativa, com apoio da mídia (Globo, FSP, Estadão, Veja), então metem o pé no Temer também.

    O problema é que não há nomes de boa índole entre eles também. A Globo queria o Meirelles e aí eles dão pé na bunda do Temer também. Ou quem sabe Gilmar Mendes, aí seria perfeito.

    Mas se for ficar nas mãos da Carmem Lucia ou mesmo do Maia, então preferem o Temer mesmo.

    De qualquer forma, querem o poder o ficar muito bem para 2018, o resto é blá blá blá.

  13. ANDRE disse:

    Não sou a favor de eleições diretas já, seria um erro assim como foi um erro o impeachment de Dilma, onde se quebrou a ordem institucional do país. Os brasileiros de esquerda e direita, parece que não apreendem que para exatamente o país não cair nesta crises políticas, é preciso seguir o que está definido. No entanto, a escolha indireta, deve respeitar o desejo popular, deve ser um nome de consenso, que não caia na tentação de sem o respaldo popular levar adiante reformas, como as que tenta o Temer hoje, estas devem ser propostas e de forma clara pelos candidatos em 2018, se eleitos então por suas bandeiras, terão a legitimidade para governar. Se não for assim, então é realmente preferível eleições diretas. Não desmerecendo o presidente FHC, mas ele definitivamente não é o nome que precisamos.

  14. ANDRE disse:

    Este momento me traz a lembrança o presidente Itamar Franco, que em um momento difícil conduziu o Brasil, mas sem nunca esquecer as circunstâncias que o levaram o poder. Abriu o espaço para FHC, que ganharia as eleições em 94, não propôs nenhuma grande mudança estrutural, pois sabia que não tinha a legitimidade para isto, deixou-as para o seu sucessor, se preocupou em arrumar o país, deixou FHC levar os louros do plano real, mas muito do sucesso do plano se deve e ele ao Ciro Gomes. Diferente do Temer, se manteve distante do processo de impeachment de Collor, não conspirando contra o mesmo. De alguém com o seu perfil, é que o Brasil precisa atualmente. Deus nos livre dos arrogantes, vaidosos e prepotentes como o Temer.

  15. Fábio Holanda disse:

    Seria de enorme e fundamental importância um nome que possa trazer credibilidade ao Brail. Para o Brasil o melhor nome seria Tasso Jereissati um homem de grande capacidade administrativa, pessoal e econômica. com certeza colocaria o Brasil nos trilhos rapidinho e nós veríamos um país entrando rapidamente em condições de crescimento de empregos e do PIB. Gerando riquezas e credibilidade aos investidores nacionais e internacionais. O Brasil voltaria a ser respeitado em todo o mundo. Tenho plena convicção que hoje seria o melhor nome para finalizar este mandato caso venha a ficar vago. E se formos sábios jamais elegeremos um novo presidente dentre os nomes que já passaram pelo nosso Brasil. Devemos eleger um político novo com novas idéias e que vivencie o Brasil e os brasileiros e não os políticos e o seu próprio enriquecimento. Seja para o povo e que esteja antenado com todas as esferas do poder, Saúde, Educação, Emprego, Habitação, economia. Pensem em alguém com este perfil.Existe.

  16. Aldo disse:

    Essa travessia deve ser conduzida pelas mãos de um não politico.
    Qualquer um escolhido suscitará duvidas e insatisfação.
    Que tal a nossa Honradissima Ministra Carmem Lucia ???

  17. Mario disse:

    Só de forma indireta para o PSDB voltar ao poder.
    eles gostaram da prática, e o FHC é só mais um mentiroso oportunista.

  18. Sheila disse:

    Gente que absurdo !!! precisamos ir para ruas já.

  19. JOSE N CAMPOS disse:

    Só acho que se deixarmos para o congresso decidir, vamos ter uma marmelada muito grande, porque voces acham que os queridos deputados vão dar de mao beijada o poder para uma pessoa honesta. Eles vão querer ficar com o poder para não irem para a cadeia, podem te certeza eles vão escolher alguem que os apoie no fim da lava jato.

  20. Edu disse:

    Perfeito! O golpe dentro do golpe! Tudo a ver com tucanos!

  21. Milton Filho disse:

    Fase 2 do golpe em curso. Tudo começou com a 4a derrota do PSDB. O grande capital não combina com democracia. Quem pagará essa conta é o povo brasileiro, principalmente a classe média que pensa que é alguma coisa. Voltaremos aos tenebrosos anos FHC com aumento brutal da miséria e da injustiça social. Pobre Brasil. Resistiremos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-24 11:43:21