aki

cadastre-se aqui
aki
Política
25-04-2016, 9h11

PSDB tem dever de apoiar eventual governo Temer

Temer prefere não elevar tributos, mas tampouco descarta alta temporária
21

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

O PSDB está numa sinuca de bico. Teve papel fundamental para aprovar o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara. Deverá jogar do mesmo jeito no Senado. Como derrubar um governo e depois dizer que não tem nada a ver com a administração que segue?

O PSDB terá a obrigação política e ética de apoiar um governo de Michel Temer e de liberar tucanos para ocupar cargos no ministério. Ontem, o senador José Serra (PSDB-SP), cotado para ministro da Educação ou Saúde do eventual novo governo, esteve reunido com Temer no Palácio do Jaburu.

Os tucanos não têm outro caminho a não ser o de avalistas políticos de uma possível gestão Temer. Do contrário, poderão ser acusados de oportunismo e assistir a um enfraquecimento ainda maior da liderança do PSDB no campo político da centro-direita.

*

Meirelles na Fazenda

Todos os sinais indicam que Temer já encontrou seu ministro da Fazenda. Segundo um peemedebista que acompanhou os bastidores da reunião no Palácio do Jaburu no sábado entre Temer e Henrique Meirelles, o ex-presidente do Banco Central “tem 80% de chance” de virar ministro da Fazenda de um eventual governo Temer.

O que significa ter “80% de chance”? Significa que, se o Senado afastar a presidente Dilma Rousseff do cargo por até 180 dias, Meirelles seria hoje o provável substituto de Nelson Barbosa na Fazenda.

No entanto, há um caminho político e jurídico ainda a ser percorrido, nesse vácuo de poder entre a decisão da Câmara, tomada em 17 de abril, e a que o Senado deverá adotar, provavelmente, em 12 de maio.

Na reunião entre Temer e Meirelles, houve entendimento entre os dois sobre medidas políticas e econômicas que um novo governo poderia implementar diretamente e outras que deveria enviar ao Congresso.

*

Tributação temporária 

Após reunião com Temer, o presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, diz que, se o vice assumir a Presidência, será contra aumentar impostos.

De fato, os sinais que Temer dá nessas conversas sobre economia são os de que não deseja elevar impostos. No entanto, ele não descarta uma elevação temporária de tributos.

Isso será decidido mais à frente. Muitos economistas, inclusive Henrique Meirelles, acham difícil resolver a atual crise fiscal sem mais tributação. Mais uma vez, a recriação da velha CPMF por um período de transição parece ser o caminho mais provável.

No entanto, é conveniente aguardar o momento em que Temer possa ser mais claro sobre o que pretende fazer na economia. Nesta semana, a batalha no Senado vai começar, com a instalação de uma comissão especial para analisar o pedido de abertura de processo de impeachment aprovado pela Câmara.

Há ainda tempo para o amadurecimento de medidas econômicas do eventual governo Temer e de uma análise do impacto político. Não parece que serão tão duras como estão expostas no documento “Ponte para o Futuro”, mas num tom um pouco mais moderado.

“Ponte para o Futuro” é um programa de governo do PMDB. Se Temer assumir, terá de levar em conta propostas de outras forças políticas e econômicas. Ou seja, aplicar o programa “Ponte para o Futuro” com um certo desconto. Esse desconto poderá ser visto numa proposta específica que o PMDB apresentará em breve para a área social.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
21
  1. Francisco Berto disse:

    Porque insistem em jogar responsabilidade em quem não as tem?
    O responsável pela queda do governo e o próprio governo que não soube governar, fez um monte de bobagem e não teve nenhuma preocupação em acabar com a corrupção, pelo contrário esta provando-se que ele é corrupto.
    A oposição fez seu papel, de proteger a sociedade. A democracia não derruba governo, as instituições permitem que o governo caia.
    Então: a responsabilidade futura é de quem irá governar, valendo a velha máxima, “cada povo tem o governo que merece”
    Isto posto não faz sentido o questionamento do inicio desta reportagem.

    • Ruy Teixeira disse:

      A lava Jato está chegando no BNDS, já,já,veremos essa conversa de golpe e de derrubar governo ir por água abaixo. Acho que durante esses anos de governo de PT a oposição fez até pouco para proteger nossa democracia, ah, se você o PT na oposição, o governo já teria ido abaixo há muito tempo.

    • walter disse:

      Perfeito Francisco Berto; cada povo, tem o governo que merece; aliás, neste momento, sem nenhum governo, pagando 2 BI de juros!
      Caro Kennedy, o PSDB esta fazendo charminho, eles estão com o Temer, como irmãos siameses; existe sim as “birrinhas”de vaidades; também as disputas internas, a presidente em 2018; existem três candidatos no PSDB, que são Serra, Aécio e Alkimin; a grande preocupação…quem ocupar a transição com o Temer, sai na frente..
      Enquanto isso, já esta tudo acertado; estão prontos para assumir.

    • Gustavo disse:

      Acho que vc não entendeu bem a ideia do questionamento. Hj a oposição joga a culpa total na atual administração, sendo q eles poderiam ter tentado dialogar como estão fazendo com o Temer, sei a Dilma não é de conversar, não aceitou nem mesmo os conselhos do Lula, como colocar o Henrique Meireles na Fazenda, mas a oposição simplesmente viu que a Dilma estava indo pro lado errado e deixou ela afundar o barco.
      Hj a oposição esta quase que fazendo parte do “governo” Temer e se esse governo der errado?? Eles estão no mesmo barco. Como a oposição vai dizer que a culpa é da administração Temer puramente e que eles nao tiveram culpa nenhuma?

    • Washington Sousa disse:

      É incrível ver como a mente humana consegue dar voltas e enganar a si mesma.

  2. No exercício de futurologia, hoje a futura ex-Presidente Dilma Rousseff tem 367 motivos a mais para cair do que tinha antes.
    O futuro Presidente Michel temer já se prepara para assumir com medidas prontas para serem implementadas de imediato.
    Os futuros cidadão da República de Curitiba, já se preocupam com a perda do foro privilegiado, com a Operação Lava Jato e com o rigor do Juiz Sergio Moro.
    A previsão do tempo mostra que a tempestade perfeita vai continuar a atingir o petismo e os petistas de maior envergadura vão direto para o olho do furacão.
    O Brasil caminha para um futuro sem o PT.
    Teremos futuro!
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

    • Hélio disse:

      Futuro sem Pt? KKK Isso pq vc quer né? Deixa eu te posicionar, Lula voltará nos braços do povo, a única coisa que que o movimento antipetista conseguiu fazer foi rearticular e reacender uma esquerda que estava adormecida e sonolenta, escancararam a bandalheira generalizada e a falta de moral e escrúpulos de quem optou pelo caminho do Impeachment, quero mais que Cunha, temer, Aécio, fiquem todos abraçadinhos, afinal foram eles que conspiraram, as urnas serão implacáveis com essa quadrilha.

  3. Sônia Ribeiro disse:

    O que foi aquela ceninha bizarra da dita presidente da República, nos EUA? Aquele chorinho forçado?!! Quem tem que chorar é o povo brasileiro, diante da situação que enfrenta: desemprego monstro, saúde na UTI, educação precária, violência absurda! Quanto à governança, os cidadãos de bem querem o FIM DA CORRUPÇÃO, inobstante partidos políticos. São todos iguais e nós queremos uma limpa na política! Nada adiantará, se este câncer, chamado corrupção, persistir. Tudo será corroído novamente. Aliás, cadê todo o dinheiro furtado do povo?! É vergonhosa a situação do país. Precisamos de medidas urgentes, com reformas tributária, penal, política e isto tudo dependerá da totalidade destes políticos: congresso, senado, etc. O povo não perdoará qualquer corrupto e quer ver seus altíssimos impostos revertidos em direitos e benefícios para a população. Quanto à partidos, deveriam ser todos extintos e sobrarem 2, somente, com número imensamente reduzido.

  4. Finalmente, alguém com um mínimo de competência começa pensar o Brasil, sei que os problemas brasileiros não serão resolvidos em dois dias, quiçá dois anos, mas qualquer coisa é melhor do que este governo populista e incompetente que nos infelicita há treze anos. Só do Temer falar de privatizações, já falou em uma das melhores coisas que poderia acontecer para a economia avançar, que venda todas as estatais, e digo todas mesmo, Banco do Brasil, Caixa, Infraero, Correios, e principalmente a pior de todas a maldita Petrobras, que se tornou a maior chaga do Brasil. Somente com a venda destes mastodontes já seria possível diminuir bastante o rombo que o PT nos deixou.

  5. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    O PSDB tem grande responsabilidade nesse desastre que o PT nos contemplou.
    Foi graças à vaidade política de Aécio e o espírito desagregador de Alkmin que o partido rachou e deu espaço ao famigerado Bolivarianismo que assola o país.

  6. Alberto disse:

    Corretíssimo seu comentário caro sr Francisco Berto.

  7. Elaine disse:

    Confesso que o governo Dilma cometeu vários erros, mas o que esperar da turma que sempre apostou no quanto pior, melhor? Tenho a resposta: NADA

  8. Walter Leitao disse:

    O que tem que ser feito é cortar gastos e acabar com as mordomias dos 3 poderes, acabar com a farra de automoveis, casas,apartamentos, acabar com as verbas milionárias pros politicos e sindicatos, diminuir pela metade o nº de deputados e senadores, cortar 80% dos cargos de confiança dos governos e por ai vai. mais impostos NÃO.

  9. Mais Trapalhadas se Planeja disse:

    Se tentar reviver a CPMF Temer começará com o pé esquerdo. Ele deve se concentrar em reduzir os gastos do governo e tomar medidas nesta direção. Qualquer tentativa de elevar tributos será execrada pela população. Seria a receita do fracasso. Somente quando estiver à frente do governo ele poderá identificar onde, como e porque está sumindo dinheiro. Com a elevadíssima carga tributária vigente neste país é impossível que não existam ralos a serem tapados. Colocar inadvertidamente mais dinheiro no monte não é a solução. Além do que a CPMF é um tributo confiscatório e contribui para agravar a recessão.

  10. Daniel disse:

    Kennedy, o que foi aquela declaração irresponsável da Dilma na colitiva da ONU?
    Falar em retirar o Brasil do Mercosul em caso de impeachment?
    Até onde vai a insanidade dessa Sra? Quem ela pensa que é para queimar o Brasil dessa maneira?
    Isso demonstra o carater agressivo, inescrupuloso e mesquinho dos Petralhas para se manterem no poder.
    Quando um partido político acha que está acima da nação, ele deve ser destituido.

  11. JOAO BOSCO disse:

    UMA COISA É CERTA. OS BALUARTES DA MORALIDADES DESTILAM VENENO CONTRA A DILMA, PRESIDENTE SÉRIA E HONESTA, MAS DEIXAM PARA LÁ A ROUBALHEIRA DO EDUARDO CUNHA, O ENVOLVIMENTO DO TEMER, DO PSDB, DO AECIO NA LAVA JATO. SINCERAMENTE, DEUS QUEIRA QUE VCS ESTEJAM CERTOS E ELA CAIA MESMO… DEPOIS EU QUERO VER O RESULTADO…

    • p/João Bosco. disse:

      “Honesto” não é só quem não rouba, é também quem não prevarica com quem rouba – quer dizer, quem não faz de conta que não sabe que o outro está roubando (principalmente subordinado).
      Ou que prevarica porque pensa que não estão roubando para locupletação pessoal e sim para um projeto “criminoso” de poder, uma “causa maior”… em favor “dos mais necessitados” (sic).

  12. Betinha da Inglaterra disse:

    Qual o futuro do PT?

  13. Antes Temer do que o PT, vamos lá PSDB vamos apoiar o Temer.

  14. LYRA disse:

    Com certeza o PSDB e o PSB tem a obrigação de entrarem para a nova formação dessa grande quadrilha que é a política nacional, o Aécio DAS NEVES, não se conforma de maneira nenhuma em ter perdido as últimas eleições para a irresponsável da Dilma e ficar quase que totalmente as margens da divisão dos desvios de verbas,quase as margens porque ele também recebeu propina, como já é sabido por todo brasileiro, ou seja, ele tem ganancia em querer mais e por isso é um dos principais incentivadores do impedimento da irresponsável, juntamente com Cunha, bandido da pesada. Mas, estamos vendo que estão aparecendo e, um bom exemplo é o José Agripino, que até poucos dias batia no peito como um paladino da honestidade, não esquecendo daquela deputadinha que fez rasgados elogios ao marido, prefeito preso no outro dia após os elogios, portanto BANDIDO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-05-29 13:33:33