aki

cadastre-se aqui
aki
Política
12-06-2015, 9h27

PT cavou crise política e econômica com as próprias mãos

Lava Jato e tropeços na economia não foram criados por imprensa nem oposição
41

Postado por: Daniela Martins

Nos discursos do 5º Congresso do PT, faltaram autocríticas do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff em relação aos seus próprios erros. É fato que o PT aplicou políticas públicas voltadas para os mais pobres e modernizou os mecanismos de combate à corrupção, mas enfrenta hoje uma crise política e econômica que cavou com as próprias mãos.

Houve algo em comum nos discursos de Lula e Dilma na abertura do encontro petista em Salvador ontem à noite: a ideia de que a melhor defesa é o ataque.

Lula falou num tom mais duro, no qual se queixou das previsões de jornalistas de que o PT estaria morto ou viria a morrer, atacou com força a imprensa e fez uma defesa de Dilma, amenizando o clima hostil à política econômica. O ex-presidente mostrou disposição de fazer a disputa política imediata e sinalizou possibilidade de concorrer novamente ao Palácio do Planalto. Se for candidato, Lula será um nome fortíssimo.

Dilma fez um discurso em que basicamente pedia uma trégua ao PT em relação à política econômica. Afirmou que o ajuste fiscal seria uma medida tática e que o país voltaria a crescer. Disse que está tomando medidas para fortalecer o equilíbrio fiscal e o combate à inflação, justamente duas áreas que tratou com frouxidão no primeiro mandato.

Os dois discursos devem ser entendidos como uma forma de mobilizar a militância em uma hora de crise. Para o grande público, funcionam como tentativa de vender uma campanha de perseguição ao PT e ao governo.

É fato que a imprensa também erra e não é imune a críticas. O mesmo vale para a oposição. No entanto, convém lembrar que os problemas na economia e a corrupção na Operação Lava Jato não foram criação da imprensa nem da oposição.

Obviamente, o PT não vai morrer. Mesmo que perca a eleição presidencial em 2018, não significa que deixará de ser uma força política importante no país.

*

É visível o distanciamento entre os dois principais partidos que sustentam o governo, o PT e o PMDB. Na votação da reforma política na Câmara, isso tem ficado claro e sinaliza possíveis destinos diferentes na sucessão presidencial de 2018.

Essa distância crescente é sentida sobretudo na volta de um clima de confronto mais acirrado entre petistas e o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, um dos principais líderes peemedebistas.

Um exemplo foi a aliança formada ontem entre peemedebistas e tucanos para votar a aprovação de requerimentos na CPI da Petrobras da Câmara que deixaram Lula e petistas expostos politicamente. Foi convocado o presidente do Institulo Lula, Paulo Okamotto, um dos auxiliares mais antigos e mais próximos do ex-presidente.

*

Nos discursos de Lula e Dilma no congresso do PT, houve críticas abertas à tentativa de redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Ambos trataram essa possibilidade como um retrocesso político, o que é verdade.

Em entrevista ontem ao SBT, Marina Silva também afirmou que é contrária à redução da maioridade penal porque isso criminaliza a infância. A ex-senadora criticou Dilma dizendo que a presidente criou um tsunami na economia. Mas também alfinetou Eduardo Cunha, o que é raro no campo da oposição, dizendo que o Brasil o via como uma grande interrogação.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
41
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Dilma pedindo trégua ao próprio PT . A que ponto chegou a alienação e falta de liderança nesse país. Eles todos deveriam replicar Getúlio e “Entrar para a História”.

    • Antonio Carlos disse:

      O importante é que precisamos tirar esse partido do poder, embora não vá acabar com as corrupções no país.

    • Claudionor Erasmo do Prado disse:

      Eu não acho que PT e Dilma tem culpa pela crise, e nem vejo crise alguma, veja apenas algo plantado pelo P.I.G, concordo até que não esta bom, mas nada que não possa ser melhorado a médio e longo prazo. Os contrários fazem um estardalhaço por décimos aumenta a infração e por décimos que diminui o PIB. E oposição é muito forte, mas não tem projetos e nem programas de governo.

      • Cleber disse:

        Caro amigo,

        Se não tem crise então como pode justificar as montadoras sem vender colocando todos os funcionários em férias coletiva.
        A aumento de quase todos os produtos, impostos, conta de luz, desemprego.
        Se isso não é crise então como podemos classificar essa situação.

        Abraço

        • Claudionor Erasmo do Prado disse:

          É uma crise que sempre existiu, principalmente nas montadoras, eu trabalhei em algumas e posso dizer, isso é usado para pressionar o governo para obterem mais lucros ou vantagens, é minha humilde opinião. Sempre observei os pátios das montadoras cheios, entupidos de carros e da noite para o dia esses carros somem, porque os carros fabricados já tem destino já tem mercado certo. Moro perto de uma transportadora que nunca deixam o pátio ficar vazio, o que sai já vai entrando outros. Esta certo que esta tendo muitas férias coletivas, e o LAYOFF, isso é positivo é uma forma de tentar segurar o emprego.
          Vi na imprensa que ao contrário do nacional, os importados de 140 mil para cima esta a todo vapor.

      • Romeu Victor disse:

        Não vê crise? Se o senhor buscar números da economia, (não precisa ser em jornal, sites do próprio governo mesmo) verá que o Brasil dos emergentes é o que menos cresce, da América Latina é o ultimo, enquanto toda a AL crescerá, o Brasil retrairá a economia, e tem uma das maiores inflações e juros do mundo. Para o Senhor isso pode não ser crise, mas para muita gente e em conceito de economia é crise e das bravas.

        • Claudionor Erasmo do Prado disse:

          Eu vou a supermercados, açougue, padarias, lanchonetes, praias, por sinal nos feriados e finas de semana de sol é claro, as estradas congestionadas, esta começando as temporadas na serra Campos do Jordão já anda lotando. É por tudo isso que eu pergunto, cadê a crise?
          Eu até troquei de carro (sem dívida) e mais novo.

    • Joaquim disse:

      O pior é a falta de credibilidade. O governo através de seu maior representante fala uma coisa e o banco central age de outra maneira.
      Seria bom que esta senhora, parasse de fazer campanha e começasse a governar. Pedir sacrifícios do contribuinte e não se alto aplicar nenhum é no minimo ser covarde.

      Gostaria de propor uma lei para o Eduardo Cunha: Todo governo municipal, estadual e federal, só pode aumentar ou criar impostos após fazer um corte nas despesas corrente no mesmo valor da a arrecadação proposta.

      • Claudionor Erasmo do Prado disse:

        O Joaquim, não fala bobagem, Dilma não governa sozinha tem mais 513 deputados federais, 81 senadores da república e 39 ministros de estado, porque só perseguem a presidente?. Ela esta fazendo o que pode, sofri oito anos com FHC que foi um péssimo governo, agora estou num mar de rosas apesar de toda crise.

    • walter disse:

      Perfeita Maria Aparecida, a dilma pedir licença ao PT; se fosse o lula, isso jamais aconteceria; falta transparência e comando…
      Brilhante a transparência e abrangente constatação vsa Kennedy; comparando vc a outros comentaristas políticos; você os supera de longe; seus toca nas “feridas”, não circula como outros…
      Este encontro na bahia, chega a ser conveniente e comodo.
      Os baianos não protestam por cansar muito…o jacques wagner, tem sido um “porto seguro”, para o lula…a dilma não devia se sujeitar a este encontro; tinha a desculpa perfeita; por algum motivo, se assustou; para censura-la, não precisa participar…
      Finalmente, o lula tem causado as maiores dificuldades, ao partido e a própria dilma; falta cumprirem o que prometem…

  2. Marcos Deglinone disse:

    Bela matéria Kennedy, só discordo da questão da maioridade penal, Parabens!

  3. Marcos disse:

    Faz tempo (muito tempo!) que este Kennedy Alencar faz análises equilibradas. Esta é mais uma. Isto tem sido raro (muito raro) na imprensa brasileira. Muito bom, como sempre.

    • Edgar disse:

      Comentário equilibrado não sei onde. Na opinião MÍOPE dele e de toda imprensa o PT é o único partido que fez e faz corrupção. A realidade é bem outra. PSDB, PMDB estão em igual nível. FHC, ALCKMIN, SERRA posam de bonzinhos e são CORRUPTOS igualmente. SARNEY idem.

  4. Athos Di Martello disse:

    O PT pode até não estar morto, mas já está “fedendo” como tal, já faz muito tempo. Os “inimigos” do PT e de toda a Esquerda Caviar, já foram os “imperialistas americanos”, uma tal de direita raivosa, a imprensa marrom, a mídia golpista, os grandes conglomerados e hoje, segundo as cabeças coroadas do “Reich” PTista estão sendo vítimas (sempre coitadinhos) do “excesso de virtudes”.
    A casa caiu junto com o estoque de desculpas esfarrapadas que não enganam mais nem mesmo os alienados( e/ou mal intencionados) eleitores do PT.
    Eles que montaram uma fajutíssima Comissão da 1/2 Verdade, para se vingarem dos militares, agora estão sendo destruídos pela VERDADE VEDADEIRA que não consegue mais ser abafada.
    Antes da Ditadura eram bandidos, durante a Ditadura foram presos como bandidos, agora durante seu reinado são presos NOVAMENTE como bandidos..Haja perseguição, né?

    • José Valente disse:

      Parabéns Athos, concordo plenamente com seu comentário. E digo mais… estou com pena dos eleitores do PT, que são enganados por essa corja de ladrões.

      • Claudionor Erasmo do Prado disse:

        Sou PTista há mais de 30 anos nunca fui enganado, seria enganado se aceitasse ou ouvisse essas bestialidades, e acreditasse em tudo que escrevessem aqui.
        Aqui impera o ódio, a inveja e o despeito por quem trabalhou e trabalha.

    • Antenor disse:

      Muito bom, Athos!
      O grande problema do Brasil é que o sistema eleitoral é como um grande “sanduiche”, no qual, numa banda estão os políticos inescrupulosos; no meio, os cidadãos mais esclarecidos (minoria) e, na outra banda, a massa pouco esclarecida e, portanto, de fácil manobra.
      É por isso que elegem verdadeiro facínoras corruptos e aproveitadores de toda espécie, para nos representar.
      A parte do meio, desse “sanduiche” fica impotente diante da pressão dessas duas bandas e, inevitavelmente, é engolida por quem tem a maior mão, ou seja “Mão grande”.
      Enquanto a grande massa não começar a enxergar as mazelas desses partidões e de seus inescrupulosos representantes, não conseguiremos mudar nada.

  5. Reinon disse:

    Eu não compreendo o PT faz as lambanças e a culpada de tudo … A maldita imprensa .

    • Claudionor Erasmo do Prado disse:

      Existem 30 partidos mais ou menos, porque só perseguem o PT?, não dá para desconfiar?
      PT esta no governo só há quase 16 anos, ou seja quatro mandatos, com eleições diretas e democráticas. O que tem faltado é competência aos adversários, será que em 2018 vai ter candidatos adversários competentes?

  6. Creio que essa crise política e econômica para alguns do PT é Ótima, pois com a Dilma bem enfraquecida até 2018, aparecerá Um Super Herói para Salvar o Brasil de tudo, daqui até 2018 o Povo esquecerá e imaginem quem irá Voltar..Lulala…Para alguns quanto pior ficar melhor!!Quanto ao Retrocesso Político na questão da Redução Penal de 18 para 16 anos, Os Governantes fecharam os Olhos para os Jovens, e deram o pior exemplo, como : Roubos/desvios do dinheiro público (Petrobras, Correios, etc..) e o País Travou/Parou/retrocedeu, virando vitrine para CPIs,prisões,etc..e olhem estamos hà anos só ouvindo isso!!Vergonha!!E a Pátria Educadora, que abandonou os CIEPs ??Agora quem sentir pena dos menores assassinos, que os levem para suas casas e ofereçam condições dignas de vida, e se possível estagiando na esfera Política, que só utiliza os menos favorecidos para se manterem no Poder.Muita Demagogia e pouca vontade de Mudar…

    • Claudionor Erasmo do Prado disse:

      Por mais que eu procuro não consigo ver esta crise que tanto os contrários ao governo falam,
      Eu também não gosto de infração, juros altos, luz cara, P.I.B. baixo e de pagar impostos.
      Só que são coisas que sempre existiram e até pior que hoje, então não posso condenar o governo, ainda mais se tratando no momento de uma crise mundial. Os que lembram do FHC, e eu lembro muito bem porque sofri muito, e hoje estou num mar de rosas.

  7. Marcelino disse:

    Kennedy,
    Sua opinião contrária a redução da maioridade penal não pode ser explanada! Não é que a grande maioria da população quer…!!! População composta por cidadãos do bem, trabalhadores, estudantes, pais de família, que não estão sendo ouvidos… A redução deve ser aprovada sim! Quem mata/estupra/rouba sabe o que está fazendo!!! E vcs devem divulgar a todos que essa redução não significa que serão juntados aos criminosos maiores de 18 anos, ficarão em ambientes separados. Mas e vc tem quais argumentos para não reduzir a maioridade penal…?

  8. César disse:

    O PT é o partido da contradição.O partido da ética, é o mesmo partido que aplaude os mensaleiros condenados e o tesoureiro preso. O partido dos Trabalhadores, é o mesmo partido que vota em peso para retirar direitos trabalhistas e conquistas dos trabalhadores. O PT diz ser defensor das estatais brasileiras e as entregam à iniciativa privada. Tem o slogan do governo como sendo “pátria educadora”, e nunca antes neste país se teve tantas greves de professores e alunos sem aulas. Querem parecer o partido do povo, mas governam para os bancos. Se colocam como combatentes da ditadura militar, mas querem transformar o país em ditadura e apoiam ditadores mundo à fora. São “governo”, mas querem se passar por oposição. Lançam pacotes de bondades, mas como cavalos de Tróia, vem recheados de maldades. Este é o PT, o partido da mentira!

    • Claudionor Erasmo do Prado disse:

      Se o PT é o partido das mentiras, o que falar dos outros?, eu tenho assistido a todos os horários políticos e só falam muitas mentiras contra o PT, cada uma mais cabeluda que a outra. Aécio nas campanhas com Dilma só falou mentiras, e só ganharia quem mentisse mais, Dilma teve que entrar no jogo do tucano, entrou e ganhou!

  9. Inides disse:

    Se você for um agricultor, sabe que para ter uma boa colheita precisa de boa semente, adubo, irrigação, mas antes tem que fazer análise do solo para saber se precisa de correção da acidez do solo.
    O PT, ao assumir o Governo, não analisou nada disso. Simplesmente lançou mão do POPULISMO, para tentar eternizar o Poder, esquecendo que dinheiro não tem semente, não dá em cachos ou pencas e não adianta adubar e irrigar sem controle.
    Deveria ter controlado as pragas (corrupção) que são insaciáveis. Quanto mais comem, mais querem comer.
    O PT não só não conseguiu erradicar a pobreza, que é quase impossível, como rebaixou as classes.
    O tiro saiu pela culatra e feriu o Partido inteiramente.
    Hoje, classes baixas e médias são as mais prejudicadas. Foi o meu caso. Eu tinha uma Empresa que sobreviveu até o Lula assumir. Dai por diante as despesas passaram a comer mais de 50% do faturamento da Empresa. Encerramos as contas em bancos, fechamos a Empresa e hoje trabalho na mesma atividade que antes, só que clandestino. Oficializar de novo? Nem pensar! Não adianta ser certinho com o Governo, se ele não está nem ai para quem produz.

  10. EDL Junior disse:

    Kennedy, você afirma: “modernizou os mecanismos de combate à corrupção”

    Tenho curriosidade em saber o que o PT fez para isso.

    Lembro do PT querendo acabar com o poder de investigação do Ministério Público.

    Me parece contraditório

    • Inides disse:

      Bem lembrado. o Lula agora que que o japonês sócio dele fique imune, como ele ficou até agora. Cadê a ação tomada para para acabar ou conter a corrupção? Apenas procuram desviar o assunto e trazer o mérito para eles, quando na verdade são eles os corruptos e corruptores. Desviar o assunto, tirar mérito dos outros, atribuindo a si mesmo é uma tática antiga, usada desde que ele tinha barba preta.

  11. César disse:

    Estão no fundo do poço, e não param de cavar. Deve ser obsessão pelo pré-sal.

  12. Samuel Braga disse:

    O PT cavou a crise, jogou o povo no buraco e ta jogando terra em cima.

    • Claudionor Erasmo do Prado disse:

      Vc não deve saber o que foi fundo do posso. Isso no Brasil só aconteceu no governo FHC, foi oito anos sofridos , com Dilma esta longe disso, pode até ser que chegue um dia, para satisfazer o ego dos contrários, tucanos e coxinhas.

  13. Rafael Nunes disse:

    Ainda vejo comentários postados dizendo que o PT não é culpado. Gente! Onde vai parar esse País? Se o próprio cidadão tem esse tipo de pensamento. O PT arruinou sim o Brasil. Virão a reportagem de 11/06/2015? Os prejuízos que os estádios da copa parados estão causando aos cofres? E os que abrem para jogos ainda, não paga nem o gandula? A luz sofrendo mais 16% de aumento? Claro que o PT não é culpado,kkkkk. Só acho que o PT deu um golpe no Brasil. E o pior deles foi o que a presidenta prometeu, e não cumpriu. Fez tudo ao contrário.
    E vem cá pra nós!
    Acham que ela já não sabia disso? Que ela não tinha as projeções de 2015? GOLPE.
    Agora povo BURRO, vamos votar no LULA em 2018.

    • Claudionor Erasmo do Prado disse:

      Em 2018 o povo vai ter que votar no Lula mesmo, porque não tem e não vai ter outro candidato com condições de assumir o governo brasileiro. Nenhum partido tem um plano, um programa ou um projeto de governo, inclusive o PSDB. Agora as acusações e críticas ao Lula são infantis e imbecis que devem partir do P.I.G., Isso nunca afetou e não afeta Lula, só o fortalece mais ainda.

  14. Geraldo Moreira Prado disse:

    é lamentável ler na mídia cidadãos, alguns deles certamente não pertencentes à classe média alta ou a burguesia, fazerem coro pela redução da idade penal. Será que essas pessoas não percebem que essa redução só afeta os filhos da maioria absoluta dos adolescentes filhos de pobres, porque os filhos de ricos com até 10 anos de idade podem cometer os piores crimes do mundo porque não serão punidos.
    Geraldo Prado
    de Copenhagen – Dinamarca

  15. Marcelo Vargas Maciel disse:

    Então não pode criminalizar a infância, de acordo com a querida Marina Silva, que assassina pessoas inocentes, mas pode criminalizar as famílias que perdem entes queridos por conta da violência praticada por assassinos que têm menos de 18 anos? Se os assassinos que têm menos de 18 anos não chegam a 0,1%, os que defendem que não haja a redução não precisam ficar preocupados, visto que quase ninguém vai ser punido. Se não há crime, não há punição. Porque tanto medo se adolescentes e crianças não portam armas e não tiram a vida das pessoas?

  16. Raymundo disse:

    aro Kennedy.
    Gostei do título da matéria. Mais uma vez, meus parabéns, pela lucidez e coragem que você retrata as questões políticas e econômicas por que passa o nosso país.
    Infelizmente, apesar do maciço investimento em programas sociais, cujos objetivos ficaram claros na campanha eleitoral, estes programas, do ponto de vista político, foram investimentos para garantias de fidelização ao partido. Ou seja; compras de votos, onde os beneficiados ficaram obrigados a darem suas contrapartidas nas urnas. Até mesmo, foram claramente ameaçados com a perda dos benefícios, se deixassem de reconduzir a presidente, para mais 4 anos de mandato. Em relação a crise política e econômica, a primeira, faltou maleabilidade do planalto, para que não concorresse com seu maior partido aliado, que é o PMDB. Atualmente, está colhendo o que plantou. Em relação a crise econômica, o governo gastou mais do que deveria, mostrando simplesmente, falta de capacidade de gestão.Portanto, só nos resta como prêmio de consolação, o pedido de renúncia da presidente Dilma, alegando incompatibilidade, para tirar o pais, do atoleiro e, da falta de credibilidade.

  17. Antenor disse:

    Ao Kennedy e Daniela Martins (que postou o comentário):
    Não dá mais para “tentar” defender as mazelas do PT e do Governo Dilma, não é?
    Gostei da matéria, pois mostra a realidade dos fatos e, acima de tudo, O DESESPERO DE CAUSA do PT/Lula. A arrogância dessa turma surpreenda até os mais petulantes.
    Nunca assuem suas trapalhadas e colocam sempre a culpa nos outros. Estão roendo a própria corda e não enxergam.
    É muito importante destacar que o governo de Lula só foi “promissor” porque o mundo, naquele período, estava de vento em popa, e o Brasil pegou “carona” nessa prosperidade mundial. Imaginem esse sujeito governando nosso País num cenário diferente daquele, do seu tempo!
    Não dá mais par iludir aqueles que não são do seu “curral”, ouviu, seu Lula? PT, nunca mais!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-28 18:49:40