aki

cadastre-se aqui
aki
Política
11-06-2015, 9h34

PT cobra medidas contra ricos; Dilma transforma marola em onda

Em crise, petistas realizam 5º Congresso, que começa hoje em Salvador
16

Postado por: Daniela Martins

Em meio a uma das maiores crises de sua história, o PT pretende adotar ideias mais à esquerda, fazendo sinais para sua base tradicional de apoio, como sindicalistas e movimentos sociais. No 5º congresso do partido, que começa hoje em Salvador, os petistas cobrarão do governo medidas econômicas que façam um aceno político aos mais pobres e que penalizem os mais ricos, sugerindo, por exemplo, a taxação de heranças ou de grandes fortunas.

Será um encontro tenso para as relações entre o PT e o governo. A presidente Dilma Rousseff ameaçou não comparecer à abertura, mas viu que seria um desastre político e antecipou a volta da viagem à Europa.

Também foi abafada uma articulação para atacar o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Um protesto contra a política econômica deverá ser feito por correntes minoritárias, mas há uma insatisfação grande no partido, tanto que precisou ser controlada.

O PT precisa entender que quem criou os problemas na economia que demandam agora medidas duras foi justamente a política que o partido sempre defendeu, mais intervencionista.

É irônico que Dilma tenha dito hoje em Bruxelas que a crise de 2008 foi uma marola, mas que agora teria virado uma onda. A marola se transformou em onda devido aos erros da política econômica da própria presidente, que resultaram na destruição da credibilidade fiscal do país, no baixo crescimento e na inflação bem acima do teto da meta oficial.

Atacar Levy agravaria os erros que levaram o Brasil a ter a inflação anualizada mais alta desde a chegada do PT ao poder em 2003. Levy está corrigindo os equívocos do primeiro mandato da presidente Dilma.

Por último, o encontro deverá adicionar gás à ideia de lançar Lula candidato à Presidência em 2018.

*

Maioridade penal

O governo age corretamente e com responsabilidade ao buscar um acordo político com o Senado para tentar evitar a aprovação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) de redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. A chance de aprovação na Câmara dos Deputados é grande, inclusive com o apoio da maioria da bancada de deputados federais do PSDB.

O presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) tem pressa em votar a redução da maioridade na Câmara a fim de tentar evitar que ganhe mais corpo a tese do governo de apoiar uma ideia do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

O governador paulista propõe aumentar de três para oito anos o tempo máximo de internação de menores que cometam crimes hediondos. Alckmin prevê que a elevação seja feita através de mudanças no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Já o acordo de Cunha com deputados do PSDB passa pela redução de 18 para 16 anos para crimes hediondos e outros delitos que ainda seriam escolhidos por acordo.

Entretanto, a ideia do governador paulista, apresentada em 2005, só deverá ser votada na Câmara em agosto, o que abriria caminho para a articulação de Cunha pela aprovação da redução da maioridade penal.

Uma possibilidade para o governo é aprovar no Senado um projeto de José Serra, do PSDB paulista, que estende o tempo de internação de três para até dez anos. Se tiver êxito nesse caminho no Senado, o governo avalia que poderia conseguir engavetar a PEC quando ela sair da Câmara.

A mudança no ECA seria uma solução melhor, na opinião de alguns, ou menos pior, na visão de outros.

A redução da maioridade penal ainda poderia ser questionada no STF (Supremo Tribunal Federal). O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, diz que a maioridade é cláusula pétrea e não poderia ser mudada.

Existe ainda uma clara divisão no PSDB. Uma parte, comandada pelo senador Aécio Neves, rejeita acordo com o governo e prefere marchar com Eduardo Cunha. Outra parcela, do governador Alckmin e do senador Serra, prefere um entendimento em torno do Estatuto da Criança e do Adolescente. Portanto, essa batalha terá vários rounds pela frente.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
16
  1. César disse:

    Redução da idade penal para crimes hediondos com 10 anos de internação e com aumento da pena para maiores que estiverem acompanhados de menores de idade para cometerem crimes, sem direito a indutos( Natal, Ano Novo, Pascoa, Dia dos pais, Dia das Mães), redução de penas ou qualquer outro benefício, para os maiores de idade, que levarem menores ao crime.

  2. sergio garbelotti disse:

    …mexer com ricos espanta o dinheiro de vez para outros paraísos de investimentos!
    Por outro lado, o PT tem intensificado campanhas na mídia, enaltecendo os “excelentes resultados” de seu governo, o que certamente encanta o povo…

    abraço

  3. João Marcos Pinheiro disse:

    Sou contra a candidatura de Lula, O PT esta desgastado, Brasil desmoralizado com tantas corrupções que envolvem o partido.

  4. walter disse:

    Caro Kennedy vc tem razão seu brilhante comentário; sinceramente a dilma esta refém do partido, desde o inicio; quem mais critica a dilma, é o próprio lula; não se conforma com sua independência.
    A impressão que se tem de longe, que estão sempre com uma vasilha de querosene e fogo nas mãos; este encontro em salvador é providencial; lá os baianos levam na flauta; protestar cansa muito
    Quanto aos aumentos de combustível e energia; não tinham como evitar, acabaram fazendo da pior forma possível…
    Eu já me antecipava adurante as eleições, e previa um aumento na energia, no mínimo de 100%, isto tudo esta acontecendo este ano; a pergunta que fica; é o suficiente????

  5. marcos disse:

    o culpado pela miséria no Brasil são dos políticos . empresário paga impostos o povo paga 50% do seu salario em impostos e cade todo o dinheiro ? o governo rouba o dinheiro que era para ir pra educação e saúde .um café da manha no congresso e´ 159 reais ..esta ai o lugar para onde vai os impostos , vai para dar mordomias aos políticos . e depois esses socialistas tem a cara de pau de dizer q o brasil e´ pobre porque o capitalismo cria a pobreza …quem cria a pobreza são os políticos com a CORRUPÇAO .

    • tobias disse:

      Parabéns pela brilhante colocação, realmente esses é que assolam o país, vejamos, acabaram com as mordomias da corte, pois sequer tiraram seus benefícios, tais como, carro, combustível, motorista, apartamento, auxilio paleto, despesas com cartão, despesas de correio e etc. Então cá pra nós, achar que todo mundo é cego é demais. Na verdade nunca se viu tanta roubalheira e tanta mediocridade junta. Falam que no governo Lula o país teve avanços, na minha opinião nenhum avanço se viu, mas sim o impulso de muitos a serem o que não eram, dizer que o individuo saiu da marca da pobreza porque ele tinha assumido uma compra a prestação com o cartão da caixa ou a compra do veículo, muitos se iludiram com a bonança e agora estão endividados até o pescoço para pagar suas dívidas, aquela que o gênio da lampada inventou que ele tinha tirado muita gente da linha da pobreza, logico a mentira sempre perdurou o governo do lula e a população foi arrastada a fazer inúmeras carnes e hj o que e vê são famílias que sequer conseguem pagar o financiamento do imóvel minha casa minha vida, invenção do papa!? Com certeza não a famosa marolinha?!

  6. Paulo Silva disse:

    Vamos extinguir o PT!!!!! Já, imediatamente!!! Hipócritas, falsos, enganadores do povo pobre!!!

  7. Augusto disse:

    Interessante o governador de São Paulo fez uma proposta ao governo do PT e eles nem se dignaram a responder. Agora que a maioridade penal pode ser reduzida, os petistas de plantão saem correndo, pedindo ajuda ao governador do PSDB, com medo de que Eduardo cunha ponha na cadeia seus eleitores.

  8. alex disse:

    PT esta perdido, criou essa crise e agora esta aumentando impostos para cobrir os gastos e para isso esta colocando toda a culpa no LEVY . ou seja , essa esquerda esta destruindo o pais e a CUT que é manipulada pelo PT esta desvinculando o PT pelo ajuste fiscal e culpando levy , sendo que é o PT que quer esse ajuste. isso e´ muita cara de pau . PT, CUT, UNE estão enganando o povo. o socialismo não funciona em pais nenhum. temos que migrar para a direita liberal e sair da crise como fez Cingapura , coreia do sul , japao ,etc . PARTIDO NOVO vem ai . fora comunistas .

  9. CBarros disse:

    Vai lá Kennedy! Ensina ela como se faz. Ninguém controla inflação, amigo. Inflação é apenas um componente no mundo complexo da economia. Se fosse fácil a economia dos USA, Japão, Rússia, Grécia, Espanha, Itália, Alemanha, França só para citar esses países não teriam ou ainda passam por graves crises econômicas.

  10. Eliana disse:

    Como dizia Renato Russo”Que país é esse”, onde a presidente mente na cara dura, os políticos tem medo da redução da maioridade penal (será porque eles usam marginais menores? ou o quê?) O povo brasileiro está cheio de ser manipulado, enganado, roubado de todas as formas possíveis e imagináveis por essa horda de ladrões travestidos de políticos honestos. Até quando ficaremos sentados esperando a morte chegar, né Rauzito.

  11. Ary disse:

    Caro Kennedy,

    Para o Lula era marola e para a Dilma onda. Para o Brasil, é tsunami chamado PT.

  12. Walter disse:

    No campo econômico, são ridículos, vamos ver quando grande parte das famílias tiverem sua ligação de energia elétrica desligada por falta de pagamento, vide a Grécia.Quanto a deputados e senadores ficam ao lado do povo só antes das eleições,façam um plebíscito e acatem o desejo do povo.
    A verdade que não temos capacidade de indignação, somos um povo covarde sem a menor vontade de lutar.
    Aí ti Brasil.

  13. delmo oliveira disse:

    Caro Kennedy;
    Já passou da hora de dar um basta no Lulopetismo. E o pior a criatura Rousseff, aprendeu rápido com seu criador, Luis Inácio Lula da Silva Frankenstein, que adorava viajar para fazer os comentários que não tinha peito para fazer em rede nacional, pois seria desmoralizado, que aliás vem acontecendo com a criatura MENTIROSA, que quando fala em território brasileiro é motivo de manifestações de repúdio, como apagar de luzes e panelaço por todo Brasil. Quem mando fazer trato com o diabo!!! Lembra da fala da MENTIROSA: “Na hora da eleição se pode fazer o diabo.” Ora, ora, ora a criatura esqueceu que o diabo é por excelência um ALOPRADO, e veja como ele está ajudando o Lulopetismo. PT NUNCA MAIS!!!

  14. Joaquim disse:

    Temos que tomar cuidado, pois no conceito desta gente rico dever quem ganha mais de 1 salario minimo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-29 08:25:56