aki

cadastre-se aqui
aki
Entrevistas
17-01-2015, 10h11

PT “encarna herança” de Getúlio, diz biógrafo

Reveja a entrevista de Lira Neto concedida em 22/08/2014
7

ISABELA HORTA

Em entrevista ao SBT, o biógrafo Lira Neto afirmou que o PT “encarna” a herança do projeto nacional-desenvolvimentista de Getúlio Vargas. “Lula, queiramos ou não, é junto com Getúlio a personalidade mais popular de toda história brasileira”. Segundo o autor da mais recente biografia do ex-presidente gaúcho, o governo do PT tem ideias semelhantes as de Getúlio ao defender um Estado interventor.

Para o escritor, o espectro político brasileiro atual tem semelhanças com a cenário dos anos 1950. “Aquela polarização que tomou conta entre os getulistas e antigetulistas, eu vejo certa semelhança na mesma estridência polarizada que temos hoje. Essa polarização absurda, radical e irracional está fazendo mal ao Brasil.”

O biógrafo explicou a importância de Alzira Vargas, uma das filhas de Getúlio, para a volta do ex-presidente ao poder em 1951. “Ela era uma espécie de grilo falante do pai. Mesmo sendo muito mais nova que ele, tinha uma análise de conjuntura absolutamente sofisticada, arguta e perspicaz, chegando às vezes a dar conselhos a Getúlio.” Neto teve acesso a mais de 1.600 páginas de cartas trocadas entre os dois de 1945 a 1950. Nesse período, o ex-presidente estava “exilado” em São Borja (RS) e a filha acompanhava o cenário político no Rio de Janeiro.

Neto também comentou o discurso anticristianismo feito por Getúlio em sua formatura de Direito. Na ocasião, o estudante falava que a religião era “um retrocesso a grandes conquistas progressivas da história”. O texto foi escondido por Getúlio enquanto esteve no poder. Depois de muito tempo foi incorporado aos arquivos oficiais do ex-presidente. Para o biógrafo, a revelação desse discurso teria sido “fatal“ para a carreira de Getúlio. “Hoje, isso seria inadmissível um homem público ter esse juízo de valor sobre o cristianismo. Imagina naquela época.”

Segundo o escritor, a experiência de Getúlio no exército deu a ele “disciplina militar”. O ex-presidente chegou aos primeiros postos da carreira do oficialato, mas foi expulso da corporação. “O que surpreende é a capacidade de autodisciplina e de avaliação de cenário e das correlações das forças. Getúlio não se precipitava nunca. Calculava milimetricamente todas as suas ações.”

Neto afirma que, apesar dos “senões” da Era Vargas, é inquestionável o legado deixado pelo ex-presidente. “Ele levou o Brasil no rumo da industrialização: criou a Petrobras, Volta Redonda, o projeto da futura Eletrobrás.” Outra herança deixada por Getúlio seria, segundo o autor, a legislação trabalhista. “Ele tutelou os movimentos sindicais mais radicais e atualizou a relação entre capital e trabalho, patrão e empregado no Brasil.”

Comentários
7
  1. Nada disso. O PT não tem projeto de Poder, governa por subserviência ao capital externo. O Lira Neto faz um relato do Getúlio Vargas numa visão udenista. Ele falou na XXII Conferência Nacional dos Advogados em outubro/14 que foi aqui no Rio. Sua visão como biógrafo do maior estadista que o Brasil já teve é equivocada. Para entender Getúlio o melhor livro é a coleção do José Augusto Ribeiro “A Era Vargas” em 3 volumes porque o autor é de origem trabalhista. Para falar de alguém primeiro temos que conhecê-lo não julgá-lo. E isso foi o que Lira Neto fez com Getúlio.

    • walter.nobre disse:

      CARO, NINGUÉM SABE DE FATO, QUE DETERMINA NOSSO DESTINO; EXISTEM GRUPOS E OLIGARQUIAS, QUE DÃO O TOM;
      O LULA, VIU O DESENHO, E TRATOU DE CRIAR SEU “COLCHÃO”; ELE PERCEBEU RAPIDAMENTE, QUE NÃO FARIA NADA, SE NÃO SE IGUALASSE AOS PODEROSOS DE PLANTÃO; JUNTOU O ÚTIL AO AGRADÁVEL…
      PASSARAM A AMEALHAR MILHÕES, PARA O “BEM DA NAÇÃO”; “COMO O INFERNO SEMPRE, ESTA CHEIO DE BOAS INTENÇÕES”; NESTE MOMENTO, OS OPORTUNISTAS DE PLATÃO, TRATARAM DE ENFIAR A MÃO…
      NÃO JUSTIFICA, MAS EXPLICA, COMO O PT PERDEU AS RÉDEAS DO PAÍS; COM A SUCESSÃO, A LOUCURA AUMENTOU; A CHEGOU VENDADA E VENDIDA; TAMBÉM NÃO JUSTIFICA; SE FOREM PARA A CADEIA, MUITOS MEMBROS DO PT, AI SIM FICARÁ CLARO, MINHA TESE…

  2. Tímon disse:

    Eu reescreveria a frase dizendo que: “Lula, queiramos ou não, […] a personalidade mais corrupta de toda história brasileira”.

    • P/TÍMON: GETÚLIO CAFAJESTE?! disse:

      CONCORDO PLENAMENTE COM VOCÊ: JAMAIS HOUVE PERSONALIDADE TÃO CORRUPTA COMO ELE, ALÉM DE TÃO REPUGNANTE!
      CONSEGUIU ATRAVÉS DA ESPERTEZA CONQUISTAR UMA MASSA DE SEGUIDORES QUE O SUSTENTA, NA BASE DA MENTIRA E DO ENGODO.
      COMO ELE MESMO DISSE (ESTÁ NO YOUTUBE, SOB O TÍTULO “LULA CONTA COMO CHEGOU AO PODER”), APRENDEU QUE NA POLÍTICA (SUJA, DIGO EU) É PRECISO “DIZER O QUE O POVO QUER OUVIR”, E NÃO O QUE SE PENSA.
      DIZ QUE APRENDEU ISSO COM DUDA MENDONÇA, E QUE A PARTIR DAÍ PASSOU A GANHAR AS ELEIÇÕES.
      QUER DIZER, O CARA CONFESSA ABERTAMENTE QUE É UM CRÁPULA, QUE MENTE, QUE O QUE SE PROMETE NÃO QUER DIZER QUE SE PRETENDA CUMPRIR: “SE O POVO QUER OUVIR, OUÇA, DEPOIS… QUE SE EXPLODA…”
      E, PARA CONCLUIR, NÃO É EXATAMENTE O QUE ESTAMOS VENDO ATUALMENTE?
      O QUE A PRESIDENTE PROMETEU, NÃO VAI CUMPRIR!
      O QUE CRITICOU NOS ADVERSÁRIOS, DIZENDO QUE ELES IRIAM FAZER, “CONTRA O POVO”, AGORA JÁ COMEÇOU A FAZER!
      É EXATAMENTE A CRIATURA FAZENDO O QUE O CRIADOR MANDA!

  3. Paulo Lopezie disse:

    Faz sentido, Getúlio era golpista, demagogo, populista, ditador, déspota e fascista. Faz todo sentido.

  4. NRA Borges disse:

    A acusação de que o Lula é o personagem mais corrupto da história brasileira reforça o paralelo proposto pelo Lira Neto – que me parece muito preciso. Tou lendo. O Getúlio afinal foi acusado no seu último mandato de presidir a um ‘mar de lama’ de seus correligionários que guarda semelhança com os escândalos do mensalão e do atual petrolão. Que ambos são idolatrados não há a menor dúvida. Será que o atual furioso confronto partidário – muito semelhante ao vigente nos anos 50 – vai pagar para ver um impeachment da Dilma e uma incompatibilização do “volta Lula”? Aí já parece mais 1964, onde naufragou o projeto pessoal do polêmico Lacerda. Esconjuro, será possível que este país ainda não aprendeu?

  5. perin disse:

    Diziam que getulio também era corrupto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-29 09:06:07