aki

cadastre-se aqui
aki
Política
26-08-2016, 9h11

PT ganha embate político no primeiro dia do julgamento

Partido tenta reunir argumentos para futura ação no STF
21

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Ciente de que o impeachment será aprovado, a defesa da presidente Dilma Rousseff e os senadores do PT e de partidos aliados apostaram em duas frentes de batalha: reunir argumentos para uma futura ação no Supremo Tribunal Federal e atuar de forma aguerrida para reforçar a narrativa de que o impeachment é golpe.

Na duas frentes, houve relativo sucesso. Na jurídica, o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, aceitou recurso para retirar do procurador do Ministério Público junto ao TCU (Tribunal de Contas da União), Júlio Marcelo, a condição de testemunha. Ele foi rebaixado a informante. Muda pouco do ponto de vista político, mas é uma vitória pontual, porque dá caráter parcial ao papel do procurador no impeachment e no parecer do TCU que apontou pedaladas de Dilma.

A admissão do auditor do TCU Antonio Carlos Costa D’ávila de que ajudou no parecer do procurador Júlio Marcelo será explorada também pela defesa de Dilma. D’ávila foi ouvido como testemunha.

Nas questões de ordem, o PT foi derrotado no atacado. Lewandowski rejeitou todas. Mas, em duas delas, o partido plantou sementes para questionamentos jurídicos. Uma apontou mudança da acusação em relação à denúncia original no relatório apresentado na comissão especial do Senado por Antonio Anastasia, do PMDB de Minas Gerais.

A outra semente é o questionamento sobre justa causa. Ou seja, se Dilma cometeu crime de responsabilidade e, portanto, se há motivo para impedimento. Em entrevista ao SBT em junho, a presidente afastada afirmou que recorreria ao STF em caso de derrota no Senado.

Pela forma como acompanhou todo esse processo de impeachment, dificilmente o Supremo mudará uma decisão do Senado de apear Dilma do poder. O PT sabe disso. Mas esses pontos compõem uma narrativa para o partido tentar manter algum cacife na política nacional e ter chance de sobreviver politicamente à tempestade da Lava Jato.

Nesse sentido, a atuação aguerrida de senadores como Gleisi Hoffmann, Lindberg Farias e Vanessa Grazziotin cumpre uma função política. Dilma é página virada, mas o PT pretende que a vitória de Temer custe caro politicamente para o peemedebista.

*

Reação governista

Temer continuou mobilizado para segurar cerca de 60 votos. Ele tem tido sucesso na manutenção dessa margem de segurança. Mas, na avaliação do próprio Palácio do Planalto, a bancada de senadores do PT e aliados demonstrou mais preparo para o debate político do que o time do governo.

Por isso, foi marcada uma reunião dos senadores da base de apoio de Temer para a manhã de hoje a fim de afinar a estratégia de atuação em plenário para o segundo dia do julgamento. A impressão dos aliados de Temer é que os trabalhos demoraram muito no primeiro dia e que não será fácil ter o resultado final na virada da madrugada de segunda para terça-feira.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, prometeu a Temer articular uma estratégia para tentar realizar na terça-feira, dia 30, uma rápida cerimônia de posse no Congresso a fim de que ambos possam viajar no mesmo dia para a reunião do G-20 na China.

Em resumo, a vitória de Temer está razoavelmente assegurada, mas seus debatedores em plenário precisam melhorar o desempenho. Já o PT e aliados têm obtido êxitos pontuais que são importantes para a sucessão presidencial de 2018 e para guerra política de modo geral. E ainda nem chegou a segunda-feira, dia 29, quando Dilma discursará e o ex-presidente Lula estará presente no Senado como convidado dela. Tem muito jogo pela frente.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
21
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    O único embate obtido pela tropa de choque esquerdopata foi o GRITO.
    Sem o recurso do alto-falante sindical, esse foi o argumento derradeiro !

    • walter disse:

      cara Maria Aparecida, tens razão; querem “ganhar” no grito; querem apresentar as credencias, que foram a base de governança, dos últimos 13 anos; não há qualquer compromisso com a sociedade…aliás, a sociedade de verdade, não tem mais o menor interesse pela causa; estão todos execrados desde então…Não há aliados para o PT, todos estão contra…
      Vale ensaiarmos em coro, o que é necessário ao Brasil, a Ordem e o Progresso; tudo o que a esquerda nunca quis; se tem um mal que a democracia trouxe, foi a falta de compromisso com o correto…tentam vender uma “logica” que nos interessa, que não prospera; por tudo isso, esta pagina deve ser virada com urgência; a dilma faria muito bem, como último ato, se desculpar como a Marta em seu comercial em SP, quando admite que errou, inclusive em seus discursos inflamados para nada”.

    • Joaquim José da Silva Xavier disse:

      o que Kennedy diz no texto e alguns parecem não entender, é q o resultado prático em defender a tese de que “impeachment é golpe”, não irá impedir que aconteça, porém, manifestação do STF, mesmo que ocorra daqui a alguns anos, irá derrubar o único argumento contrário a tal tese . . . ou seja, se para alguns não é golpe, pq está seguindo o rito do STF, e se mais na frente o próprio STF entender que processo foi maculado, ou que pedalada não é crime de responsabilidade, esse impeachment ficará registrado pra história como golpe sim.
      e o PT ganhará a imagem de vítima de golpe, a qual usará em todos as eleições

      PS. cabe lembrar, e em 64, só quem chamava aquilo de golpe, foi quem foi golpeado, para os outros(direita, elite, imprensa, classe média), aquilo foi uma medida constitucional, pq o STF da época homologou . . . hj todos nós (com exceção de Bolsonaro, Caiado e Agripino)chamamos aquilo de “golpe de 64”!!!

  2. Mauro disse:

    Considerando-se as decisoes já emanadas pelo STF, de não ingerência no processo de impeachment e que tudo deve ser decidido pelo Senado, reforçando o “espirito” politico do julgamento, a desqualificação da testemunha nada acrescenta ou diminui.
    Os senadores consolidarão seu voto em vista de um todo e não uma meia parte ou um parecer.
    A verdade é que é mais fácil uma vaca fornecer leite com chocolate, direto de suas tetas, do que a presidenta voltar a exercer seu mandato, que já esta selado para o fim definitivo.
    O impeachment é um jogo que já está jogado e assemelha-se a um campeonato onde o lider disparado não pode ser alcançado, mas os adversários são obrigados a jogar para cumprir tabela.
    Essa parte do julgamento é obrigatório, mas não decisivo, pois decidido já esta!
    O PT perdeu! Dilma perdeu! O Brasil perdeu, e quem não entende isso, deve ter um problema cerebral, ou cultural e deve ir para a cama chorar!

    • Joaquim José da Silva Xavier disse:

      “O PT perdeu! Dilma perdeu! O Brasil” concordo!! mas acho que o Brasil perdeu mais q tds . . .

      a) sem impeachment Dilma roussef passaria para a história como uma Presidente incompentente, pois não teria condições de goverbnar até 2018 e o PT ia ser o responsável pela situação calamitosa do Brasil caso este chegasse em 2018, fazendo com que o partido tomasse um pé na bunda nas eleições e demorando a voltar, exatamente como aconteceu com FHC.
      e o Brasil se lasca

      b) com impeachment, Dilma Rousseff , vai passar pra história como Presidenta golpeada, e o PT vai usar a tese do golpe nas próximas eleições, juntamente com td de ruim que Temer fizer até lá, ou seja, por causa do impeachment, PT chega com chances reais em 2018.
      e o Brasil de lasca.

      ou seja, impeachment é mais maléfico pro Brasil do que pro PT/Dilma.

      • Mauro disse:

        Com a devida permissão de discordância, maléfico é o que o PT fez em quase 13 anos de governos, que dilapidaram o Brasil, para custear um projeto politico de poder, sómente pelo poder e para encobrir corrupção e desmandos.
        O Brasil inteligente, lúcido, honesto e trabalhador saberá separar o joio do trigo e votará com sabedoria em próximas eleiçoes já que esse “malhado” discurso de golpe só serve para tapar os olhos e ouvidos de quem já está mais do que doutrinado por toda essa corja.
        Não tenho qualquer receio de que o PT, se continuar a existir, será um partido de décima categoria que mal elegerá um ou outro deputado e alguns vereadores e prefeitos nos rincoes mais distantes e mal informados do país! O PT cavou sua sepultura e será enterrado nela, e nesse solo flores fertéis não mais nascerão! Quem viver, verá!

        • Joaquim José da Silva Xavier disse:

          se não se comprovar que isso q ela é acusada é, de fato, crime de responsabilidade, sinto informar amigo, seus filhos e os livros de história deles registraram como “golpe parlamentar”!!!
          e isso será usado pelo PT em tds as eleições q participar…

          e vc acha que quem pensa assim é pq “foi doutrinado pelo PT”????
          kkkkkkkkkkkkkkk
          menos radicalismo

          P.S.:o partido morto hj (no seu pior momento), tá em primeiro em tds as pesquisas.

  3. Edi Rocha disse:

    Percebo que a presença de Dilma no Senado era algo que não esperavam. Ela cresce nesses momentos.
    .
    Mas a defesa do impeachment é difícil se a população não se manifestar, pois o o presidente do STF está é preocupado em receber seu aumento salarial, inclusive fazendo lobby sobre isso com os senadores em plena sessão de julgamento final. Dá a entender que já há um acordo feito entre o judiciário e o PMDB, por isso o partido de Temer é a favor do aumento em troca de ter o poder. Agora o PT e PSDB é que são contra. O Legislativo quer aprovar mais gastos, e depois diz que o presidente da república fez pedaladas, que gastou demais, enfim, o povo precisa ficar de olho nesses caras.

  4. Sônia Ribeiro disse:

    Que argumentos? Dos 13 anos no poder e terem levado o país à falência? De todas as falcatruas, desde o mensalão e a total falta de ética e hombridade deste partido? Ou as explicações sobre o papel dele, como maestro de toda esta celeuma? Vai finalmente explicar como é que esses políticos conseguem, com seus salários e no caso dele vindo da miséria chegarem ao ápice do poder econômico e financeiro? Ou melhor, será que finalmente explicarão ao povo menos informado, todos os reais motivos do desemprego galopante, da falta de esperança, da falta de saúde e educação, de todas as chacotas que o brasileiro enfrenta, por culpa deles? Pelos anos e anos e anos de promessas vazias. Pela falta das tão emergenciais reformas penal, política, tributária, fiscal e moral? Dos reais motivos que as mesmas não saem do papel; ou seja, compra de votos dos parlamentares, toma lá dá cá, corrupção e corrupção, que engole cada vez mais o destino do Brasil e a esperança de seu povo. Não queremos mais enrolação

  5. Eduardo D disse:

    REALMENTE CONCORDO COM O EX PRESIDENTE LULA, ESTAMOS INICIANDO UMA SEMANA VERGONHOSA PARA O BRASIL, UM DESRESPEITO A CONSTITUIÇÃO DE 1988 E RUPTURA DEMOCRATICA IRRECUPERAVEL

    • Mauro disse:

      Talvez voce e o seu idolo de barro tenham razão, pois é uma das semanas mais vergonhosas dentre as quais o Brasil já passou. Não sei se é a mais ou está no TOP 5, mas é vergonhosa e só não é mais vergonhosa que o periodo presidencial iniciado em 2003, que comprovadamente vendeu “o pai, a mãe, os filhos, netos e bisnetos” para se manter no poder e com isso cometer os maiores roubos da história do Brasil.
      Vergonha é Pasadena!Vergonha é Mensalão!Vergonha é super-faturamento!Vergonha é pedalada!Vergonha é esconder realidade para ser re-eleita!Vergonha é apoiar invasão de terras!Vergonha é ter lider no senado preso!Vergonha é negar que seja dono de coisas, mesmo sendo!Vergonha é fingir que deu palestra, para receber dinheiro de corrupção!Vergonha é ter medinho de Sérgio Moro! Vergonha é ter filho vagabundo que enriquece da noite pro dia…DO NADA!Vergonha é apoiar o ditador Maduro!
      Todos estamos envergonhados, porque temos carater e honra, ou melhor…quase todos!

    • ANTONIO VIEIRA disse:

      O grande problema deste país é o analfabetismo político. A vergonha nacional não é o julgamento do impeachment, de quem promoveu uma das maiores crises políticas e financeiras que este país já conheceu, mas o fato de que os responsáveis por esta crise (PT e seus líderes) quererem jogar areia nos olhos da população, querendo repassar para outros as suas responsabilidades. Não estou dizendo que os outros não têm culpa, mas com certeza, a porteira foi aberta ou melhor escancarada, pelo PT e seus líderes, que tinham um plano de governar o Brasil por, pelo menos, 30 anos. Lamento a situação em que nos encontramos e acho que o povo tem que pensar melhor na hora de dar o seu voto daqui para a frente. Não aos políticos desavergonhados, sim aos políticos com propostas claras e honestas, que valorizem o nosso povo. VAMOS ACABAR COM A VERGONHOSA APOSENTADORIA PARLAMENTAR. VAMOS VALORIZAR O SALÁRIO MÍNIMO, PARA QUE O POVO MENOS ALFABETIZADO POSSA VIVER DIGNAMENTE. LAMENTO MUITO TUDO ISSO.

      • Joaquim José da Silva Xavier disse:

        “VAMOS ACABAR COM A VERGONHOSA APOSENTADORIA PARLAMENTAR”
        pesquisa quais partidos tem mais recebedores de aposentadoria parlamentar . . .

        “VAMOS VALORIZAR O SALÁRIO MÍNIMO”
        pesquisa no google e vê o período, em que o poder de compra, ou seja poder real, do salário minimo do brasileiro foi maior…

        “PARA QUE O POVO MENOS ALFABETIZADO POSSA VIVER DIGNAMENTE”
        pesquisa também, ou pelo menos conversa com alguém das classes C, D e E, para saber quando o analfabetismo, mortalidade infantil e fome diminuíram…

  6. IVAN PAULO disse:

    Prezado Kennedy.

    Parabenizo pela postura e imparcialidade. Tive o prazer de assistir ao depoimento das testemunhas arroladas pela acusação. Ver um representante do Ministério Público ser rebaixado a mero informante pela seu envolvimento nefasto no processo, por si só, já tira a credibilidade da denúncia. Depois ver u professor renomado, intitulando-se auditor independente, confessar que participou da confecção da denúncia, ajudou e depois que foi arguido pelo advogado da defesa, tentou modificar o que havia declarado antes, faltou com a verdade, caracterizando o cometimento do crime de Falso Testemunho. Ao saber que o ilustre “auditor independente” antes mesmo de terminar o famigerado processo foi agraciado com cargo na Câmara de Deputados. SIMPLESMENTE, REVOLTANTE!

  7. Mauro disse:

    Futura ação no STF?
    Considerando-se tudo o que já foi dito pelos ministros do STF, de maneira formal em decisoes já proferidas e informalmente em declaraçoes várias, o processo de impeachment é politico e o que o Senado decidir, decidido estará!
    Em um eventual e pouco provavel julgamento a “posteriori”, no STF, deveremos imaginar um prazo de 18 meses em média para toda a tramitação e qual vantagem teria uma “vitória” de Dilma? Vitória de Pirro, pois vai ganhar, mas não vai levar, já que nesse prazo seu mandato já teria se esgotado e não há lei que preveja um retorno e nem uma “reposse”.
    O que o PT, faz nesse momento no Senado é tentar dirigir o foco para si e entrar para a história de uma maneira menos humilhante e vexatória, do que já está! É o canto do cisne! Vai morrer e tenta morrer com alguma glória! Simples assim!

  8. Alberto disse:

    É o desespero total da base política da afastada/excluída.

  9. walter disse:

    Caro Kennedy, mil perdões, mas esta baixaria promovida pelo senadores, do PT, não pode ser considerado, vitória; estão tumultuando, e baixando o nível, alá Gleisi como referência.
    Seia mais inteligente, seguirem contestando com Educação; afirmar que “no senado, ninguém tem Moral para julgar a dilma”, chega a ser uma piada de mal gosto; continuarem a afirmar “golpe”!!!O Brasil, não tem nada com isso, vamos em frente”…
    A mobilização da sociedade,k eles não conseguem; todos estão acusados, e o País em “frangalhos”; quem de fato tem obtido vitórias nesta confusão, é o temer; quanto mais instigarem no plenário, mais rebaixados ficarão, será que não percebem”…

  10. Maurício disse:

    Entre tantos jornalistas que vociferam e brincam com nossa inteligência, aqui é um oásis. Só uma correção, Anastasia é do PSDB mineiro.

  11. João Brandão disse:

    Esta parecendo clima de Olimpíadas, de uma semana atrás. Cada dia, um fase de classificação. A equipe que vai avançando e indo melhor. Neste caso, esqueci de mencionar a modalidade que esta se praticando no Senado. Para mim é Boxe. Alguém tem outra sugestão.

  12. Antonio José disse:

    Pelas contas do Requião, a presidenta Dilma tem 31 votos…

  13. TODO VIGARISTA MORRE DIZENDO QUE NÃO É VIGARISTA! disse:

    Por que vemos (em outros países) alguns governantes, políticos, empresários, diante das câmeras de televisão admitirem seus erros, pedirem desculpas e demissão de cargos, colocando-se serenamente à disposição da justiça, para que sejam julgados por seus delitos?
    Porque reconhecem seus erros… e não são vigaristas… não são bandidos de altíssima periculosidade!
    É praxe em nosso país vigarista morrer dizendo que não é vigarista. Buscando em outros as justificativas para suas vigarices. Escondem documentos e sacrificam “laranjas”.
    Até quando?
    Que a Lava Jato seja o início do fim dos vigaristas em nosso país!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-10-24 02:44:54