aki

cadastre-se aqui
aki
Política
06-05-2016, 15h04

Queda de Cunha não muda destino de Dilma no Senado

Comissão aprova parecer que recomenda abertura de processo de impeachment
27

KENNEDY ALENCAR
SÃO PAULO

Apesar do discurso do governo de que o afastamento de Eduardo Cunha da presidência da Câmara talvez pudesse invalidar as decisões sobre o impedimento de Dilma Rousseff, a comissão especial do Senado aprovou hoje, por 15 votos a 5, a admissibilidade do processo contra a presidente, conforme era esperado.

O impeachment de Dilma é praticamente um fato consumado. No plenário do Senado, assim como na comissão especial, esse é um jogo que já está jogado. A presidente será afastada na próxima semana e, muito provavelmente, será condenada mais à frente.

Os discursos na comissão deixaram claro que não haveria mudança de opinião. Todos marcaram suas posições. O governo insistiu na tese de que sofre um golpe. A oposição afirmou que houve crime de responsabilidade: um estrago fiscal que atentou contra a lei orçamentária.

É mau sinal para o governo. O relógio está correndo de acordo como o previsto no cronograma de afastamento da presidente. Inicialmente, esperava-se que a votação no plenário ocorresse na próxima quarta e que Dilma fosse notificada e afastada já na quinta-feira. Mas há uma possibilidade de que a presidente seja notificada na sexta-feira.

Ao mesmo tempo, o vice-presidente Michel Temer será informado e se tornará presidente em exercício até que o Senado faça o julgamento definitivo de Dilma e decida se devolverá o cargo à petista ou se a condenará e efetivará o peemedebista no poder. A restituição do posto à Dilma parece hoje quase impossível.

Portanto, na quinta, dia 12, ou na sexta, dia 13, Temer já deverá dirigir um novo governo. Dificilmente haverá algo que estique isso para além da sexta que vem.

A ideia do PT é que a presidente desça a rampa acompanhada por ministros. De acordo com interlocutores próximos de Dilma, a tendência, até ontem, era o ex-presidente Lula estar junto com ela nesse momento.

Há dentro do PT quem recomende que Lula não esteja nessa fotografia histórica ao lado de Dilma. Será uma foto melancólica, símbolo da queda do PT do poder depois de 13 anos e da interrupção do mandato presidencial. Dos quatro presidentes eleitos desde 1989, metade terá sofrido impeachment.

Outros integrantes do governo e do PT creem que Lula deve estar junto da presidente Dilma por ser o responsável pela indicação dela e para reforçar o discurso de que são vítimas de um golpe impetrado por um grupo que deseja aplicar um programa de governo que não passaria nas urnas e que teria arranjado um atalho para chegar ao poder sem voto.

Quando Lula desceu a rampa em 1º de janeiro de 2011, tinha 80% de popularidade e era aclamado pelo povo. Agora, haverá uma encontro com manifestantes do PT, mas o quadro é bem diferente.

Ouça o comentário no “CBN Brasil”:

Comentários
27
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Grandes movimentos foram dados nestes últimos dias.
    Agora seria o momento exato pra acabar com o imposto sindical.
    Esta sim, é uma medida saneadora e moralizante da etica política e social

    • Edmar Brasil disse:

      Com certeza Maria !
      Não existe data melhor para acabarem com a Republica Sindicalistas do Partido dos 13 do que o Dia 13 de maio de 2016, após 13 anos de doações do dinheiro público a estas quadrilhas encasteladas por décadas nestas centrais sindicais, ONGs e Movimentos supostamente populares… com salários que chegam a mais de R$ 30.000 por mês.
      Já é hora da Receita Federal levantar de que e porque vivem nababescamente estes lideres sindicalistas e chefes de movimentos populares, haja visto que para servidor público, o exercício de cargo sindical é sem remuneração dos seus vencimentos como servidor público licenciado para tal.

    • marcelo disse:

      perfeito… o sindicalismo é quem corrói o país!

    • VICTOR GROSSI disse:

      Roberto Jefferson desnudou LULA, Dilma locupletou-se do seu governo cleptocrata. As instituições brasileiro deve fazer novo regramento e ser mais célere em sua ações. Punição aos partidos políticos, templos, empresas deve ter novo tratamento no poder judiciário. 

  2. Ser impedida por um mídia tendenciosa e por congressistas em sua maioria citados em crimes de corrupção e chefiados por dois parlamentares um já réu no SFF e outro próximo disso é uma vergonha. Que o povo faça um julgamento justo nas urnas em 2018. Está tudo gravado. .

    • Luiz Silva disse:

      Prezado Hudson, a Constituição não especifica que o impeachment só pode acontecer se a mídia não for tendenciosa e se os congressistas não estiverem sofrendo processo. Vergonha seria uma presidente irresponsável continuar no poder até o final de seu mandato sem que a sociedade pudesse impedir.

      • claudio disse:

        plenamente de apoio, ela como chefe do poder executivo, ficou nesse jogo de interesses com Eduardo Cunha, ela segurava e escondia as falcatruas dele e ele por consequência as dela. Antes da mídia ou de “golpistas” ela que foi eleita pelo povo, pela maioria se não houve de fato violações as urnas, deveria ser a primeira a zelar pelas contas do Brasil e tornar público os crimes cometidos, mas se absteu, se calou, preferiu não se manisfestar e para dar o ultimo tiro no próprio pé, esconder Lula dentro do governo para fugir a justiça? se ele é idôneo que respondesse a justiça de forma como nós cidadãos comuns devemos responder.

  3. walter disse:

    Kennedy a dilma já era, será afastada, e pelo conjunto da obra; ela sabe que não retorna; será aconselhada a renunciar, para preservas as condições e direitos.
    O Brasil, precisa desta licença, para recuperar-se do prejuízo; qualquer cristão entende a situação; precisamos de sangue novo.
    Quanto as tentativas de manobras, feitas pela REDE, demonstraram com clareza, que a Marina jamais se afastou do PT…O Lula a convenceu mais uma vez;será o novo PT.
    Se não fosse da REDE poderia fazer par com o Aécio no PSDB; subir no muro é com os dois mesmo…

  4. Monteiro disse:

    Temeroso vem ai, e o Brasil se tornará uma Suécia.

  5. Uziel de Almeida disse:

    Parabéns Kennedy,sempre bem explicado!
    Eu espero e acredito que corra tudo como dito;para aumentar a autoestima dos Brasileiros…
    Agora,o que irei esperar(e acontecera em breve)é a delação premiada de Cunha!Mas vai cair muita gente!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Abs.

  6. joão disse:

    Se tivessem vergonha na cara sairiam pela porta dos fundos,agora vão aprender a administrar e serem uma oposição séria fiscalizar de fato, parem com a choradeira de golpe e comversa fiada, porque o povo não pode ser enganado para sempre, e um aviso ao governo que vem ai, CHEGA DE LADROAGEM !

  7. Luiz Nogueira disse:

    Pô sera que ninguem enxerga o que ocorre no pais;Desacerto nas finanças publicas,saúde não existe segurança nem me fale,desemprego desenfreado + de 11 milhões,se o Temer vai dar conta de tudo isto não sabemos, mas sabemos que este governo que ai esta não tem mais condições minimas de governabilidade,então que caia fora e leve consigo este bando de incompetentes,o Brasil cansou basta

  8. Baixaki disse:

    Inevitável mesmo Kennedy. Depois de esvaziarem os cofres da União e usarem dinheiro dos bancos públicos para maquiarem as contas durante a campanha para o pleito de 2014, tinha de dar nisso. A conta, todos nós brasileiros pagaremos durante muito tempo ainda.

  9. Pasquale disse:

    Suécia…não temos educação para tanto.
    Agora ou tiramos o pé da lama,ou vai faltar pão.
    E já diz o velho ditado,casa que falta pão…

  10. Alberto disse:

    O presidento não compareceu no 1º de maio,apenas a presidenta.Descerão a rampa juntos? Apostem,rsrsrsrs.

  11. Quem tem 5 votos ganha musica.
    Ofereço para ela Kleiton & Kledir.
    Deu pra ti
    Baixo astral
    Vou pra Porto Alegre
    Tchau.
    Tchau querida!

  12. Vlad Dracul disse:

    Bem, posso estar enganado mas Lula vai achar alguma desculpa para não ir. Vai ficar doente, ou algo assim. É um pilantra, um velhaco, não vai assumir que a estratégia de colocar a secretária na direção deu zebra. Mas se por acaso for, será prazeroso. Haverá piadas e memes de montão. Até panelaço, fogos de artifício, eu presumo. Depois do despejo, vida nova. Retirar o cheiro de maloca do palácio, colocar as contas em dia, fazer planos. Eu vejo a saída de Dilma do Planalto como uma espécie de reintegração de posse. Isto muito me faz feliz porque para mim encerra-se a longa noite tempestuosa e fria que teve início em 2003. Progressivamente todos os capetas e vampiros serão reconduzidos para o inferno de onde vieram, onde responderão pelos seus crimes.

    • Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

      Adorei essa de “reintegração de posse”, e tudo mais… Parabéns !
      Afinal existe vida inteligente na Transilvânia (e com senso de humor).
      É preciso alguém da “região” para entender gente da Bulgária (sem ofensa).

  13. O Cunha podia delatar quem deixou que ele indicasse seus apadrinhados para cargos dentro das empresas estatais.
    Seria bem esclarecedor!
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  14. Sergio Henrique disse:

    Diz um ditado que a mentira tem perna curta, mas como toda regra tem exceção infelizmente a farsa do PT durou muito tempo, mas finalmente a casa realmente desmoronou, ficando apenos os escombros.

  15. claudia barbosa disse:

    “Se você esta com a razão não reclama…
    Podem contar a versão deles, falar mau de ti pelas costas,
    mas no final você vence.
    Porque conta fatos não há argumentos!!!
    AUTOR DESCONHECIDO

  16. Mauro disse:

    Que a descida da rampa, represente o fim definitivo e irreversivel desse governo escandaloso, corrupto e maldito que jogou o pais em um buraco sem fundo.
    Proponho e peço que se construa ao final da rampa um poço que leve até os confins do centro da terra para que já na descida, todos possam lá cair e serem cozinhados no centro da terra, para que nem pó sobre desses infelizes .
    Proponho que se lave todos os espaços, cantos e recantos do palácio do Planalto, com creolina, para desinfetar o centro de poder do pais da sujeira mental e moral dessa corja.

  17. Carlos disse:

    Bom dia
    No meu ponto de vista infelizmente o processo e afastamento da presidência ira se concretizar, pois a situação e carta marcada, novamente digo e minha opinião. O vice presidente que em sua carreira politica sempre foi do lado legislativo e nunca ocupou um cargo no executivo e logo a favor do parlamentarismos, comparo a essa situação com o filme Divergente onde um clã se manifesta em ocupar a direção da sociedade em cima do clã governista. Quando a ideia do parlamentarismo foi votada em plebiscito popular foi abolida agora com a queda da presidente o vice mais os parlamentares irão impor sem consentimento do povo tal regime, assim como o fazem no aumento de seus benefícios. Eduardo Cunha como grande articulador e conhecedor das manobras na camará mesmo afastado ira articular, então pergunto ” o povo merece respeito” e onde esta esse respeito, pois antes de romper com o governo ele mesmo articulou contra o primeiro pedido de cassação e como o governo não o apoiou ele aceita!!!

  18. Maria da Consolação disse:

    Novamente teremos mais um circo dos horrores no Senado. Mais 20 horas de discursos horrorosos, como ocorreu na Câmara. Eles poderiam nos poupar disso e ir direto para a votação, pois o resultado todos nós já sabemos.

  19. Maria da Consolação disse:

    De fato o Senado vai confirmar o impeachment. Mas caberia ao STF anular o processo desde o seu nascedouro, ao reconhecer que o Cunha não poderia ficar em “elevada função pública”. Então, um presidente da Câmara, que conduziu um processo de impeachment contra a sua inimiga pública, tinha legitimidade para isso? É claro que não! E agora é o STF que está dizendo isso! Alguém que aceitou dar seguimento a uma denúncia que não tinha nenhum crime de responsabilidade, que tinha mais de 200 deputados comendo em sua mão, que manipulou o processo do impeachment das piores formas para atingir seus objetivos, por fim, um corrupto, poderia conduzir um processo de impeachment contra uma presidente honesta, sobre a qual não pesa nenhuma ação penal? Eis a questão! Essa é uma mácula que vai pra história deste país se o STF não se dignar a anular isso tudo!

  20. ivanilde moreira da silva disse:

    eu quero deixar o meu recado o que eu acho o monte de fanatico defendendo o pt dizendo que a dilma nao praticou crime tudo bem mais o que esta em jogo e a situacao do pais o desemprego a saude a seguranca vamos acorda meu povo. obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-20 14:11:23