aki

cadastre-se aqui
aki
Política
18-05-2016, 9h25

Queda de Dilma não avaliza guinada tão à direita

Temer deve se concentrar em dar respostas à crise econômica
70

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

O afastamento da presidente Dilma Rousseff não significa aval ao novo governo para uma guinada tão à direita. Uma parcela da opinião pública mais ao centro do espectro político e que queria a queda de Dilma pode reforçar as críticas do segmento de esquerda à administração do presidente interino, Michel Temer.

Esse parcela da opinião pública mais ao centro pode se afastar do governo. Uma coisa é esse público ter apoiado a saída de Dilma do poder. Outra é endossar, por exemplo, ideias como a mudança do critério de escolha do procurador-geral da República, uma diminuição do tamanho e das atribuições do SUS (Sistema Único de Saúde), um corte significativo nos benefícios do Bolsa Família e a extinção da pasta da Cultura. Esse novo ministério tem sido uma usina diária de propostas conservadoras.

O PT e a parcela da opinião pública mais à esquerda empunhavam uma bandeira: a de que houve um golpe. Agora, ganharam mais bandeiras para defender porque os novos ministros as fornecem.

O PMDB apoiou os governos do PT desde a primeira gestão. Após a crise do mensalão, em 2005, a maioria do PMDB deu suporte a Lula e depois a Dilma. Os peemedebistas não podem romper abruptamente com políticas públicas que sustentaram durante uma década.

Temer rebate a crítica de falta de votos dizendo que foi eleito na chapa com Dilma. Ou seja, Temer e o PMDB integraram o projeto de poder do PT. A presidente foi afastada porque não soube dar respostas às crises política e econômica. Esse é o papel que cabe a Temer.

A antiga oposição, que está bem representada no governo, perdeu a eleição de 2014. As propostas dela não foram as mais votadas. Temer cometerá um erro se permitir uma guinada de 180 graus em determinadas áreas, sobretudo na social.

Ele deve se concentrar no combate à crise econômica. Até agora, sobraram palavras e faltaram medidas concretas. A justificativa para formar um ministério conservador e sem diversidade foi que essa equipe lhe daria votos no Congresso.

Foi escolhido para líder do governo na Câmara o deputado federal André Moura, do PSC de Sergipe, um dos líderes da tropa de choque de Eduardo Cunha e representante da nata do conservadorismo no Congresso. Temer precisa cobrar esses votos. Precisa cobrar essa fatura política de deputados e senadores.

Nessa fatura, certamente deveria estar uma reforma da Previdência que não penalize os mais pobres. Também decidir logo se vai propor ou não a recriação da CPMF. Quanto mais demora, mais crescem as resistência a essa possibilidade.

Sem aumentar impostos, infelizmente, não será possível reerguer a política fiscal. É importante cortar gastos e reduzir o ritmo de crescimento das despesas públicas. Por ora, houve o anúncio de um corte 4 mil cargos comissionados até o fim do ano. É uma economia insignificante diante do buraco nas contas públicas.

Desde a votação na Câmara em 17 de abril, estava clara a possibilidade de Temer chegar ao poder. Ele teve algumas reuniões com Henrique Meirelles antes de assumir a Presidência. Há medidas econômicas no forno. É necessário colocá-las logo na mesa. É preciso ter mais pressa nas respostas econômicas.

A nova equipe econômica foi bem recebida, mas já há ansiedade no mercado financeiro e entre os empresários para que o novo governo mostre ao país as suas propostas nessa área.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN’:

Comentários
70
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Não foi uma guinada, nem foi à direita. Foi apenas uma correção de curso para desinfetar o governo desse ranço ideológico fracassado, desonesto e incompetente.
    Talvez a metodologia monetarista assuste um pouco, mas é o único jeito de colocar a casa em ordem.

    • silvio disse:

      Dona Aparecida Ramos,

      Se isto não é uma guinada para a politica de direita o que é então? Opine com base! O achometro não produz idéias, apenas palavras ao vento!

      • Daniel disse:

        Silvio, desde quando uma politica de esquerda resolve problemas economicos?
        Até o Lula usou politica de direita na economia do seu governo.
        Voce tem que ser conservador para colocar as contas em ordem. Isso é regra até na nossa casa.
        Esse foi o grande erro da Sra. Dilma. Ela precisava tomar medidas conservadoras na economia mas o PT era contra. Deu no que deu.

        • Antonio Campos disse:

          Claro, o Lula e o PT nunca propos um regime que não fosse o capitalista. Aliás quem acompanhou o Lula desde a sua época de sindicalista pode acusa-lo de outras coisas menos de socialista ou comunista.

        • Mario Barreto disse:

          Vamos ser sinceros, foi a própria Dilma que começou com esta palhaçada de dar uma guinada à direita ao colocar Levy na Fazenda. Não resolveu, em parte, porque a oposição aliada à Cunha barrou os projetos de contenção de gastos, reforma da previdência, entre outros, e aprovou uma pauta bomba de 200 bilhões. ALém disso, a política de arrocho implementada por Levy não funcionam em tempos de crise.
          Agora, Meirelles, que se deu bem nos tempos de fartura, pensa em utilizar os mesmos mecanismos que utilizou antes. Os tempos são outros. Isto vai parar o país. Ora, se o próprio governo não dá o sinal verde para economia, facilitando empréstimos, reduzindo juros e fazendo investimentos, quem vai se arriscar a investir?
          Do jeito que vai, em pouco tempo o Temer vai transformar o Brasil em uma Argentina, um país à beira da falência, totalmente parado.

      • Marco Antonio disse:

        Com o domínio avassalador da esquerda, na cultura e na política, é uma tentativa quase desesperada
        de apenas frear um pouco esse dominação(mesmo que a maioria dos atores políticos esteja agindo apenas por interesses escusos). Os estragos nas mentes dos jovens principalmente, e na base moral do povo já são, ao meu ver, irreversíveis.

        • Maria da Consolação disse:

          Nossa! É tanto blá-blá-blá sem sentido que tenho visto nesta internet. Lula comunista! Desde quando? Bem que poderia ter sido, seria ótimo! Mas não é o perfil dele, ele mesmo já disse isso várias e várias vezes. Artistas que “estragam as mentes dos jovens”! O que é isso?! Os jovens, desde sempre, tem espírito libertário, faz parte da idade, compreendeu?! Não precisa de nenhum artista fazer algo que “penetre” em suas mentes. Quando vamos parar com essa discussão pseudo ideológica.

        • Maria da Consolação disse:

          Aqueles que hoje se incomodam com a guinada à direita do Governo são os inocentes úteis do golpe. Não imaginavam que isso ocorreria? Muita inocência… O PMDB nunca teve programa ou ideologia que o definisse. Sempre foi o partido aliado a todos aqueles que conseguiam chegar no governo. São experts nisso. Como deram um golpe, agora precisam se diferenciar do governo golpeado, e isso os leva a adotar, invariavelmente, políticas de direita. Agora os inocentes úteis que participaram do golpe, aguentem as consequências da sua atitude, é assim que as pessoas que tem alguma vergonha na cara agem.

    • Após a visita do Presidente Americano Barack Obama a Cuba vi uma entrevista de um cidadão cubano dizendo que a abertura de mercado não seria boa para os cubanos. O repórter perguntou, porque? E o cubano respondeu: Por que o povo cubano não está acostumado a concorrência. O povo cubano se acostumou com o paternalismo do estado cubano e vai ficar parado esperando pelo estado. Os estrangeiros vão arregaçar as mangas e vão nos engolir.
      Tem alguns brasileiros que já estão com dificuldade de viver sem a proteção do PT.

      • Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

        Zika, parabéns !
        Entre tantas observações inteligentes que você nos contempla, essa talvez tenha sintetizado com mais vigor o que está ocorrendo… os parasitas estão aterrorizados pela simples perspectiva de enfrentar o trabalho honesto !

        • LYRA disse:

          Vou aqui parabenizar o a ZIKA DO BRASIL, apesar de ser contra comentários feitos por anônimos, mas a nossa colega Maria Aparecida está redondamente errada quando diz que os filhos da facção PT estão com medo de enfrentar o trabalho honesto, não é bem assim Maria, em primeiro lugar devemos sim fazer uma grande auditoria no bolsa família e retirar dela parentes de muitos desses meliantes a quem vocês chamam de políticos, sejam de qual for a facção não só a do PT mas, muitos necessitam dessa ajuda já que vivemos em uma zona/PAÍS onde a existência da carência de trabalho é enorme, principalmente para aqueles menos providos de estudos e, se tratando em trabalho honesto, ser político pelo menos no Brasil, não é uma profissão nem de longe honesta.

          • luiz carlos disse:

            Gostei da sua ideia de fazer uma auditoria n bolsa família. Não sei se voce sabe, mas a responsabilidade pelo cadastramento do bolsa família e das prefeituras, não e do governo federal. Isso e assim desde a época de FHC. Pois bem, quem esta a frente das Prefeituras. 70% das prefeituras são comandadas pelos políticos pertencentes ao atual governo do Temer. Apenas 11% e do PT. O outros pertencem a outros partidos que não são nem dum lado nem do outro. Não fique surpreso se, primeiro essa auditoria for realizada, se for duvido que divulguem os resultados, pois vão descobrir que a corrupção dentro desse segmento não e do PT. Como sou cético, eles jamais võ fazer uma auditoria em lugar nenhum do Governo, quem dera no bolsa família. eles sabem que não existe DNA do PT na corrupção do bosa família.

      • RACIONAL disse:

        Zika leia mais…
        Não é só o povo cubano que não está acostumado com a concorrência.
        Nosso aço, nossos produtos do agronegócio, todos foram vítimas do protecionismo norte-americano. Intervenção estatal no berço do neo-liberalismo? Incoerente não??
        E o estado mínimo? Onde está?
        A competitividade não melhora a qualidade dos produtos? Não beneficia o consumidor final?
        República Bolivariana dos Estados Unidos da América??
        Sem esse papo furado de esquerda e direita.
        Queremos soluções. O povo já manifestou sua opinião:
        Eleições Presidenciais JÁ!!!!!!!

    • Romanelli disse:

      minha sra ..pelamordedeus, é a SEGUNDA de Vsa. em menos de 24 h ..o tal monetarismo é que nos esta levando pro ABISMO, só em 2015 foram R$ 500 bi de juros, em 2014 300 e la vai fumaça, tudo servido a 1% da nossa população
      ,
      Não se trata de ideologia, problema é que os livros da academia existem pra explicar fenômenos de sociedade DIFERENTES da nossa, como numa economia concorrencial
      .
      Por ex: Nossa moeda não presta, NEM a deles, só aqueles eles é mantida por CANHÂO ..eles, bem mais endividados, pagam MERRECA por suas dividas MULTIPLAS de PIB, se não negativo ..nós, MÚLTIPLOS em taxa real
      .
      Antes era a FORÇA geopolítica do FMI, hj um tal de mercado que, com 6 bancos, manipularam até liquidarem parte da nossa industria
      .
      Francamente, monetarismo não combate cartel, bandalheira, ABUSO de poder, não da porto, estrada nem concorrência, eficiência ..INDEXAÇÃO de preços, salários, contratos, tarifas e impostos é o q temos ..e isso NEM Friedman saberia conter

      • pedro disse:

        Também, com treze anos de calote, e ainda financiando e perdoando dívidas de países “amigos” do PT.

      • Itamaraty Em Chamas disse:

        Romanelli, essa desculpa é coisa de debate acadêmico ideológico! O problema é simples: O governo gasta uma fortuna que não tem, pede emprestado, oferece juros em troca, e agora que a dívida continua crescendo, vem esses acadêmicos de biblioteca dizendo que os juros tem de cair por canetada. Oque vai acontecer é que os juros doque já foi prometido não vão cair, e a rolagem de dívida vai ficar impossível porque os juros oferecidos não serão compatíveis com a inflação e com o risco de não-pagamento. Não dá para baixar os juros apenas pela vontade do político, ou pela linha ideológica do economista: Precisa fazer sentido para o mercado, que é o conjunto de pessoas que tem dinheiro e que decide se quer ou não emprestar para o governo. Um governo que paga suas contas, que cumpre o orçamento e que mostra a perspectiva de continuar a faze-lo por décadas, consegue juros menores. Um governo que mantém a inflação controlada e na meta consegue juros menores… Coisa que a Dilma não fez…

        • Romanelli disse:

          A discussão não é acadêmica, deveria ser policial ..os bancos que apontei manipularam a moeda de alguns países nos últimos anos, pró EUA/Europa, pra tirá-los do atoleiro, pagaram países pobres mas suficientemente grandes em tamanho ..o real estava entre eles ..empregos de BOA qualidade foram dinamitados, isso é grave colega, não é teoria
          .
          Qto ao juros, mais de 90% da divida é c/agente interno ..então vai investir em titulo JAPONÊS oras ..claro que tem que ter habilidade ..mas SELIC sempre foi fruto de ato VOLUNTÁRIO ..qto mais em época de juros negativo INTERNACIONAL ..ela é PLACEBO ..visa manter o poder aquisitivo do capital financeiro ..nossa inflação é refratária a seus efeitos, já o ESTADO não ..como expus, seus efeitos não se sobrepõe a nossas deficiências estruturais
          .
          R$ 500 bi de juros pra 1% e R$ 25 bi pra 50 milhões de almas
          .
          Não fossem os US$ 400 bi em reservas, nossa divida BRUTA não estaria na estratosfera, dilema que EUA, quebrado, não se preocupa

    • Alessandre disse:

      O que vc está dizendo é que o único jeito é VOCÊ pagar mais impostos, isso se não for uma sonegadora (porque os brasileiros “de bem” adoram sonegar, comprar recibos médicos, não dar nota, etc..), ou você se aposentar ainda mais velha, quem sabe aos 70 anos, se JÁ NÃO FOR APOSENTADA.
      Enquanto isso, nossos legislativos torram Bilhões com Senadores, Deputados, Vereadores, Deputados Estaduais, todos vivendo como se ainda estivessem nas cortes imperiais, com muita mordomia, carros à disposição, motorista, mordomo, dezenas de assessores, verbas de representação, etc …

      Cadê Reforma política JÁ?

      Cadê os batedores de panela pra cobrar essa reforma, que é a mais antiga necessidade do país.

      Ajude a Cobrar isso Kennedy, não basta cobrar o povão que já paga e muito.

      • Itamaraty Em Chamas disse:

        Claro que precisamos de reforma política. Claro que os políticos gastam uma fortuna. A primeira coisa que fizeram foi garantir que o estado passe a financiar os políticos, com mais 500 milhões no fundo partidário. Só que uma coisa necessária não resolve a outra, um rombo anual de mais de 150 Bilhões. Precisamos resolver o grande rombo, e também os menores… A previdência, o aumento de impostos, a redução de desonerações são ruins agora, mas necessárias, porque não foram feitas na época certa… A política anti-cíclica na economia fracassou porque faltou bom senso: não tinhamos reservas em caixa, não sabíamos o tamanho do buraco nem quando ia acabar a crise. Acabou a grana, e a crise só foi adiada. Agora temos de colocar o pé no chão, e arcar com o prejuizo. E depois, cobrar dos políticos a responsabilidade deles nessa merda toda, colocando os infelizes e seus discursos mentirosos no olho da rua. A Dilma já foi, faltam o Temer, o centrão, a pseudo-direita e boa parte da esquerda…

    • MAXWELL disse:

      MARIA, TALVEZ O GOVERNO TENHA QUE AJUDAR OS MAIS NECESSITADOS, SÓ QUE TEM QUE TER DINHEIRO PRA ISSO, O BRASIL TA QUASE PEDINDO ESMOLA, SEM DEIXAR DE LEMBRAR QUE AS APOSENTADORIAS DOS FUNCIONARIOS PUBLICOS EM MEDIA 12 VEZES O VALOR DA RECEBIDA NA INICIATIVA PRIVADA.

    • walter disse:

      Perfeita cara Maria, neste momento não tem esquerda direita; salvar o País é a meta; quem critica, ou procura maneiras de condenar, um governo que nem iniciou,não tem boas intenções.
      Caro kennedy, é evidente que existe uma ambição, como em qualquer político, em fazer a lição de casa, de forma primorosa; seria interessante, que as viúvas do PT, se conformassem, e procurassem não atrapalhar; permitir que o País volte a respirar deve ser a meta; o próprio Temer já se propôs, em trazer o lula, a participar das decisões;o lula deveria ter tido esta ideia; não vai apoiar por orgulho e falta de senso.

    • Quincas Nabuco disse:

      Creio que a senhora leu a postagem muito rapidamento. O que o blogueiro coloca – com muita propriedade – é que o processo em curso NÃO deu autorização para uma guinada conservadora nas políticas públicas. O seu comentário tem a ver com questões econômicas.
      Mais ainda, se há o entendimento que a “maioria” (quem mediu?) é a favor de proposta X ou Y que impliquem na retomada de política do governo FHC, esse entendimento não é o da última eleição. A última eleição rejeitou a pauta do PSDB. Tanto Dilma quanto Temer foram eleitos com outras propostas, isso foi o que o eleitor pediu ( e que podemos argumentar que Dilma não entregou). Em suma, o eleitor em nenhum momento pediu essa guinada à direita e nenhum impeachment avaliza isso.
      Se querem que o eleitor se manifeste em prol de tais propostas, convoquem eleições. Aí sim. Temer foi eleito com Dilma para defender programas sociais, e não para as encolher o SUS, mudar a previdência sem apresentar um diagnóstico claro e transparente.É isso.

  2. Paulada disse:

    Esse cara não é legítimo. Nunca será um estadista como Itamar Franco. O poder foi em direção a Itamar e não tomado a força. Michel Temer não é digno de assumir um governo por causa de um “aborto elétrico”.

  3. TELMA DE CARVALHO FLEURY disse:

    Kennedy, só uma coisa: para consertar o estrago e sair do fundo do poço onde o PT nos meteu será difícil agradar todo mundo… Acho que podemos ser mais realistas e ver o que é viável fazer depois de TREZE ANOS DE ABSOLUTO CAOS NO QUAL O PT AFUNDOU O PAÍS!

    • Alessandre disse:

      Enquanto existirem pessoas assim, que acreditam que isso é obra de uma partido, continuaremos nessa m…….
      O Estado de SP está a quase 30 anos em mãos diferentes do PT, no entanto, você sabe de quanto é a dívida do Estado de SP?
      As escolas públicas paulistas são as melhores do Brasil?
      A segurança pública em SP é a melhor do Brasil? (Isso se vc não morar em condomínio, né?)
      As cidades estão cheias de Hospitais Estaduais?

      O mais fácil é por a culpa no outro, mais fácil culpar o Governo Federal. Para que estados então? Pra que governador se o problema é sempre Federal?
      Mas SP é o máximo né! Quase não há imposto estadual (ICMS), e caro!!! O IPVA aqui é baratinho, não é? Ou será que esses tbm são impostos federais?
      Basta de ser papagaio de pirata, diversifique, leia outras fontes …

      • MARCELO disse:

        CARO PETISTA ALESSANDRE
        TE ACONSELHO A CONHECER OUTROS ESTADOS! DEPOIS VC ESCREVE AQUI SE SÃO PAULO É BOM OU NÃO!

        • Sucaneiro disse:

          Marcelo:
          Você que chama o Alessandre de petista também precisa conhecer outros estados administrados pelo mesmo PSDB de São Paulo como o estado do Paraná onde moro e que é desgovernado pelo Beto Richa.
          Digo desgovernado porque jamais tivemos um governador pior na historia de nosso estado.

          • MARCELO disse:

            AGORA IMAGINA SE SEU ESTADO FOSSE GOVERNADO POR OUTRO PARTIDO!!! ACREDITO QUE SERIA PIOR AINDA!!! T+

          • Alessandre disse:

            Marcelo, enquanto tiver essa mentalidade, os políticos vão sempre permanecer do jeito que estão, fomentando a divisão das pessoas enquanto mantém seu status inalterado.
            Rotular as pessoas apenas por discordar de sua opinião não agregará nada e apenas alimenta essa divisão que é ótima para manter esses mesmos políticos por décadas no poder.
            Eu citei o ESP justamente por morar nele e poder dizer o que sinto após todos esses anos de PSDBismo, mas eu não defendi o PT, não é esse o caso. Não me ilude essa campanha de demonização do PT, isso tem outras intenções obscuras e percebo que já caiu na teia armada.
            Não ser São Paulino não me torna Corinthiano, entendeu?

      • TELMA DE CARVALHO FLEURY disse:

        É evidente que restringi o que escrevi: 13 anos! E quem estava no Poder Executivo Federal? O PT.

  4. andré luiz martins nogueira disse:

    bom dia….acho que o sr. como comentarista deveria saber que antes de se instituir medidas

    é necessário saber a VERDADEIRA SITUAÇÃO das contas. E O SR. DEVE MUITO SABER O PORQUE DISTO.

    e sem contar a situação verdadeira da CAIXA ECONOMICA, BANCO DO BRASIL, O PROBLEMÃO QUE ESTA AI

    DA ELETROBRAS….etc…etc…etc…

  5. É só dizerem de onde verão os recursos que não precisaremos cortar nada.
    Digam, de onde virão os recursos?
    É muito bonito ficar dizendo que fez pelo social como nenhum outro governo e deixar um rombo nas contas públicas que causou o PIB negativo de mais de 8% nos dois últimos anos. O leigo não sabe que a inflação é consequência das “bondades” do desgoverno anterior. Bondades não apenas para o povo de baixa renda, mas, para o setor industrial, com excesso de desonerações de impostos para o setor produtivo, que hoje estão fazendo falta ao caixa do governo. Desequilibraram toda a economia de tal maneira que resultou nos altos índices de desemprego, que tem tirado o sono do trabalhador. A insegurança e a incerteza no amanhã, somadas a inflação elevada e ao auto índice de endividamento das famílias, derrubaram o consumo e paralisaram a indústria. Consequências do artificialismo das medidas econômicas do desgoverno Dilma.
    É a bondade do avesso. De trás para frente. De ponta cabeça.

  6. Paulada disse:

    Esse governo começa como um namoro que nasceu fruto de um traição por parte de um dos parceiros e acabará da mesma forma que um relacionamento deste porte termina, do mesmo jeito que começou.

  7. joao dias disse:

    Kennedy, o Povo está cobrando resultado e que se traduz em mais emprego, renda e consumo. Acredito que a prioridade é um conjunto de medidas, que não priorize somente a reforma Previdenciária, como a única salvação do Brasil, mas sim, a aprovação de um ” pacote ” de reformas que já vem sendo discutidas há mais de vinte anos. Milhões de pessoas foram às ruas e por diversas vezes, cobrando a reforma profunda nos três Poderes da República, que compreende um Estado moderno, com governança, honestidade e Transparência, com uma nova Lei Eleitoral; novo modelo fiscal/tributário/previdenciário/trabalhista, socialmente justo. Continuar discutindo reformas em partículas, não é o que os brasileiros estão pedindo. Eles estão querendo, também, saber se os recursos da União estão sendo bem aplicados e se os governantes da União, Estados e Municípios vão cumprir a Lei da Transparência ou não. A sociedade quer fiscalizar e quer contra – partida para a elevada carga tributária que paga.

  8. ALEXANDRE CARAM E SILVA disse:

    Embora curta muito o Blog considero descabida a colocação. Esta é a oportunidade de colocar o Brasil nos trilhos. Digo mais, não a oportunidade, mas sim a necessidade. É urgente a tomada de medidas adormecidas por anos pelos populistas de esquerda, centro ou direita. Não se trata de centro ou direita, se tratam de medidas pelos quais a economia clama por muito tempo. Desejo sorte ao Temer ou a qualquer outro que esteja disposto a fazer novamente desta nação uma pátria amada.

  9. Sandro Soares disse:

    Diz o articulador “guinada tão à direita”. Desculpe-me, mas o momento é muito maior do que “tampar buracos” da incompetência do governo Dilma. Uma gestão populista, marqueteira, que se empenhou em produzir benesses que agradavam a uns e defraudavam outros. É hora de arrumar a casa. Temer está corretíssimo. Chega de mamata, chega de intervencionismo, basta de política “Robin Hoodiana”, que não toma de rico, toma de pagadores de impostos e dá pra miseráveis, os tornando pobres; e também dá pra ricos, tornando-os milionários. Chega.

  10. Paulo disse:

    Racionalizar o Estado e acabar com desperdícios e mamatas nada tem de direita ou de esquerda. O Ministério da Cultura foi incorporado ao Ministério da Educação, como sempre foi. A gritaria tem outro motivo: o fim das mamatas. Vão verificar o tal diretor que protestou em Cannes e terão as resposta: milhões de reais em dinheiro público recebidos nos últimos anos. Isso virou uma epidemia: praticamente todos os artistas “engajados” ao pt receberam um caminhão de dinheiro público. Isso não é ser de “esquerda”, é safadeza. O Temer tem que acabar com isso imediatamente; chega de comprar consciências com dinheiro do povo pobre que precisa de hospitais e escolas.

  11. José Marcos disse:

    Quem quer SUS do Jeito que está, eu por exemplo não uso SUS a muito tempo e estou na faixa de renda que grande parte da população está que é de 2.000,00 aproximadamente. Pra mim o SUS já diminuiu a muito tempo. Diminuir o SUS não é cortar beneficios que Ele proporciona e sim fazer com que a maioria tenha condição de ter um plano de Saúde ou Previdencia privado. E ai o SUS e a PREVIDENCIA funciona para os que realmente precisam..

  12. Marcel disse:

    Não acuse a direita de abracar todas as opiniões de alguns ministros, estamos em um momento impar da história desse país com o surgimento de uma nova direita democrática.

    Responsabilidade com as contas públicas e mais planejamento no gasto, assim como incentivo a produção e um ambiente favorável ao empreendedorismo, mantendo os programas sociais (desde que tenha porta de saída) mas sem um estado inchado, aparelhado e paternalista, essas são as demandas da direita.

  13. Wellington Alves disse:

    O câncer é o PT, eles disseram. A Dilma é o problema, eles disseram. A Indústria não tem ajuda, eles disseram. Agora o problema foram as desonerações? Foram o retorno dos impostos a quem precisa, por meio dos programas sociais? Está claro a quem representa esse novo governo. Ministro que foi bancado por operadoras de saúde que quer “reformar” o SUS. Por isso que precisaram de um golpe institucional para entrar no poder. Que Zika! Incompetência e golpe matam mais que mosquita!

  14. Edison Kuntz disse:

    Sou extremamente contra a CPMF ou qualquer medida que venha nos causar prejuízo maior que já estamos tendo, mas a CPMF ou outras medidas prejudiciais a todos nós terão que ser implantadas como consequência da má gestão do governo anterior que nos deixou como herança a maldição de um déficit que até agora julga-se em torno de 200 bilhões. Diante do cenário em que estamos, não haverá resultados eficientes se não houver suficientes sacrifícios.

  15. Ricardo Ramos disse:

    Proponha uma CPMF DE 1 a 1,5% e extingue todos os outros impostos obrigando todo capital a passar pelos bancos. Tem 1001 imposto porém mais da metade são sonegados. O Governo é ineficiente na arrecadação e no investimento dos impostos. Ficaria apenas as taxas, IPTU, IPVA e desonerava totalmente as folhas de pagamento e a produção bem como serviços.
    Tenho certeza que passava. Agora vir passar a CPMF e não cortar nenhum imposto ai o povo vai jogar pedra mesmo.

    • luiz carlos disse:

      Acho que voce não entendeu ainda. O Temer vai querer a CPMF e junto vai acabar com a desoneração de outros impostos que a Dilma tentou tirar, mas os empresários foram contra. por dizerem que era aumento de impostos.

  16. Marcos Aurélio dos Santos disse:

    Acho que este Governo que assumiu,ja deveria estar preparado com as ações a serem tomadas,poos já se tinha conhecimento dos rombos que estava escondido na caixa preta,talvez não o valor correto,mais que estava complicado ,até eu sabia.
    Já deveriam estar com as ações prontas para minimizar a crise que aí está,com cortes, discursos prontos e definições de ministérios.
    O tempo está passando e o desemprego Aumentando,as empresas quebrando,o comércio pRado e a inadimplência em alta.
    Já deviam ter tirado o Mranahao ou nem deixar assumir,vai ganhar tempo e TrasR o processo na câmara.
    Mais vamos ter que levantar o País,pois na situação que ficou ,quebrado,no fundo do poço, o trabalhador vai sofrer muito, e ao aquecimento vai demorar pelo menos no início de 2017, com muito custo e aperto em nossas cinturas.
    Marcos a dos Santos
    Representante Comercial em Curitiba

  17. Murilo Rangel disse:

    Que tão a direita??????? mantendo programas sociais??????????? infelizmente AINDA não existe direita de verdade no Brasil

  18. joaninha disse:

    Para sairmos da crise precisamos ser rápidos e tomar medidas eficazes e não ficar perdendo tempo com o que vai cortar. Numa depressão precisamos cortar o que for preciso, sem ficar choramingando.

  19. MAXWELL disse:

    COMO QUE UM PAIS QUE ESTA PRESTE A PEDIR ESMOLA, VAI CONTINUAR A DANDO ESMOLA (BOLSA FAMILIA ETC)

  20. Gabriel disse:

    Engraçado dizer que as propostas da oposição não foram as mais votadas…engraçado dizer também que quando a Dilma foi eleita, não colocou em prática suas propostas, ao contrário, começou a fazer o que seus adversários iriam fazer…sofremos o maior estelionato eleitoral da história!

  21. JOSE APARECIDO PEREIRA MUNICIPIO DE LIMEIRA disse:

    Não é possível acertar o rumo do país sem mudança drástica, especialmente, quando esse rumo esta fundamentado em ideologia falsa. O que se verifica atualmente não é direita ou esquerda, mas, responsabilidade, o que faltou nos governos anteriores. A legitimidade do governo atual é demonstrada pelo fato de ser exercida pelo vice-presidente, escolhido pela presidente para substitui-la quando necessário, e que ela elogiou tanto.

  22. Bom dia, por enquanto não se constata nenhuma guinada, os itens apontados no texto como prova da suposta “endireitada” são falsos ou mal interpretados: Os programas sociais estão mantidos e serão fiscalizados; As falas sobres o SUS e Justiça foram retiradas de contexto ou mesmo alteradas pela propaganda contrária ao governo, O ministério da cultura ser extinto num momento em que quase 4 bilhões de reais não tem explicação é uma excelente medida de saneamento.

    Enfim, se fosse pra ficar do mesmo jeito, não haveria motivo da população sair às ruas e pedir a expulsão do PT, apenas acho que é exagero dizer “guinada à direita”, exceto se isso signifique uma correção nos rumos tomados anteriormente e que conduziram o país a uma situação bastante penosa.

  23. Carlos Alberto Correia disse:

    Um Governo ir bem ou não e resultado de muito esforço interno e externo, o problema e que apos a ditadura acostumamos nossos políticos todos a dinheiro fácil vindo de todos os lados, isto em todos os governos, muito ou pouco não vem ao caso. Agora lutamos pela diretas-já e permitimos a entrada de governos que não foram pelo voto, da qual lutamos, se fosse desta forma, deveríamos ter derrubado os militares, seria possível ? Necessitamos urgentemente lutar agora por escolas de qualidade, caso contrario não chegaremos a lugar algum, as raposas velhas vão sempre ter suas proles no poder, manipulando a grande massa, e como Sigmund dizia pensamento de massa e burro.

  24. BRAGA BH disse:

    Disse em comentários anteriores que não entendia o porque de o PMDB ser a salvador da patria. Afinal o PMDB participou de 8 anos de Lula e depois de mais 5,8 anos de Dilma. Se houve erros nestes dois mandatos então o PMDB é também conivente com estes erros. Ficar dando uma de Vestal e se autoafirmar como a solução para o país é pura hipocrisia. e aproveitando o espaço, acho que a Direita brasileira fez foi um favor ao PT. Explico: Com a entrada de Temer no governo e a plicação de politicas extremas e ortodoxas à direita, boa parte dos rebeldes sem causa que apoiavam a saida da presidenta simplesmente por apoiar, vão querer voltar correndo para os braços do PT. Se não aprontarem alguma com Lula, o lider nas pesquisas até agora, ele passa por cima de tudo e de todos e sobe a rampa novamente e desta feita nos braços do povo!!

  25. marcos disse:

    Kennedy
    Acabar com os Ministérios resolve? Quanto ele diminuiu de pessoas, ou só tirou o nome de Ministro para agora ser Diretor de Secretária e provavelmente aumentou ainda mais o número de funcionários. Alguém já fez esse levantamento?

  26. Alex Cardoso disse:

    Eduardo Cunha, que comanda o Centrao, formado por 225 deputados do PP, PR, PSD, PRB, PSC, PTB, Solidariedade, PHS, PROS, PSL, PTN, PEN e PTdoB, além de emplacar o aliado, Andre Moura, como Lider do Governo interino de Temer na Camara, já empossou três aliados em postos estratégicos e o quarto esta a caminho. Dois ex-advogados de Cunha: Alexandre de Moraes, ministro da Justiça, o órgão ao qual a Polícia Federal é subordinada, e Gustavo do Vale Rocha, subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, responsável pelas medidas provisórias e vetos. O terceiro de Cunha é seu ex-assessor Carlos Henrique Sobral, como chefe de gabinete da Secretaria de Governo. Outro posto almejado é o comando da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). Pelo visto, parece que Temer gostou da alcunha de decorativo.

  27. Diego Silva disse:

    É necessário tomar medidas duras. Então que se inicie pelo corte dos privilégios dos políticos que possuem trocentos assessores, auxilio disso e daquilo; e também o auxílio moradia dos juízes, o qual chega a ser uma fortuna, um desperdício de dinheiro, sendo que os Juízes possuem vários imóveis, como bem sabemos.
    Quanto ao corte de ministérios importantes como o da cultura, é um corte para “inglês ver”, já que a economia gerada é insignificante diante do rombo das contas públicas.

  28. Alberto disse:

    Fica óbvio que a sociedade brasileira quer apenas direitos e não deveres.Preferem um governante(visa a próxima eleição) a um estadista(visa a próxima geração).Preferem,também,o paternalismo estatal,o patrimonialismo e demais benesses do estado.Lagartixa não chega a jacaré.

  29. Juliano Roberto disse:

    O primeiro passo foi remover o câncer. Agora discute-se se faremos quimioterapia, radioterapia, de quantos em quantos meses faremos ressonância magnética, quais as medicações de apoio. Sem a remoção do tumor primário não tem tratamento que se sustente. E esperamos que o câncer não reincida.

  30. Andre disse:

    Você esta enganado amigo é exatamente o que queremos uma guinada a direita , esquerdismo nunca mais.

  31. Flavio A Bassi disse:

    E ainda os iluminados acham que o impeachment foi contra a Dilma, ou melhor, contra o PT.
    O impeachment foi contra o Brasil, minha gente. A história dividirá o Brasil em 2 eras.
    Pre e Pós Eduardo Cunha. Este senhor liderou a ascensão dos ratos. Os ratos tomaram de assalto (ipsis litteris) o Brasil. Eles decidirão nosso futuro.
    A revolução do conhecidíssimo “baixo clero”. Os ratos tomaram o poder. E se expuseram numa linda tarde de domingo para o mundo ver quem efetivamente manda.
    Tudo sob o patrocínio de nossa ilibada, imparcial e democrática mídia. Tínhamos tanta preocupação em nos tornarmos uma Venezuela que chegamos lá.
    Não há São Temer que dê jeito. A não ser que financie cada vez mais este circo político qual estamos encalacrados. Nossa ensandecida oposição e alguns setores da grande mídia, aliaram-se a Eduardo Cunha e criaram mais de 300 monstros a nos atacar toda noite. Só pra constar, detesto coxinha e mortadela. Enquanto não renovarmos nossos “políticos”……

  32. Gustavo disse:

    Caro Kennedy,
    acho que devia ser banida a idéia de esquerda. Por sinal ela só serve para uma coisa: provar que ela não serve para nada.

  33. Aylton disse:

    Tá difícil, não acredito que os artistas querem continuar com 2 ministérios o da educação e o da cultura, o Temer tinha que cortar cortou de 32 para 22. Ele podia cortar o da fazenda e colocar o da cultura no lugar o que vocês acham?

  34. Itamaraty Em Chamas disse:

    Kennedy, acho que para uma perspectiva mais correta, é preciso primeiro entender porque a Dilma ganhou a eleição de 2014: Ela prometeu que a economia estava controlada, que os ajustes eram suaves e que não haviam problemas em se manter as políticas sociais. Ela também gastou bastante em políticas assistencialistas no ano da eleição. Também falou explicitamente que a Marina, e depois o Aécio, iam tirar a comida da mesa do povo, que ia tolher os benefícios. E no caso do Aécio, ele confirmou que haveriam ajustes duros, porque a situação não era boa na economia. Sabemos hoje que a Dilma mentiu sobre a economia, sobre a necessidade de pequenos ajustes suaves, sobre as condições das contas do governo. Ela prometeu oque sabia que não podia cumprir.

    Seria injusto comprar o discurso do PT agora e dizer que o Temer tem de manter a farsa, depois de descoberta…Não é guinada a direita, antes fosse. É falta de dinheiro!!! Venderam oque não tinham…

  35. joao dias disse:

    Ainda sobre a reforma Previdenciária, é bom lembrar que no ano que passou, uma reforma foi feita, mas não foi a ideal, justificando a veracidade de que o Governo e o Parlamento continuam brincando em aprovar Leis Temporárias. Infinidades de exemplos, constatam isso. O momento é o ideal para testar se realmente o governo e o congresso nacional, desejam uma verdadeira e duradoura reforma nos três Poderes da República. Base de sustentação o Governo tem e, além disso, sabe, perfeitamente, quais são as cobranças feitas por milhões de brasileiros. Não se pode mais brincar com o Povo, passando mel nos lábios ou com medidas a ” conta gota “. Lembrem, senhores políticos, que o instrumento de divulgação de cobranças, através da sociedade organizada, tem custo zero. O modelo arcaico de Governança e de fazer política, já está superado . Presidente , exija da União, Estados e Municípios o cumprimento da Lei das Transparência.

  36. Oscar Kohl Filho disse:

    Já está cravado na história, seja pelos brasileiros que o refutam , seja pela visão da imprensa estrangeira, que aqui ocorreu um golpe. A imprensa européia além de ridicularizar, afirma que os brasileiros terão que se resignar pelo fato dos historiadores colocarem o País ao lado de Honduras e Paraguay pelos absurdos aqui ocorridos. Agora vem o interino e coloca um aliado do Cunha como líder do governo !! Foi pra isso que pessoas saíram às ruas?

  37. Clarindo Oliveira disse:

    Kennedy, não tem uma semana que o Temer assumiu!
    Pegou uma caixa-preta (ou um manual do carro no porta-luvas como disse um ex-ministro).
    Quem falou que ele vai reduzir programas sociais?
    A única coisa que foi veiculada é que ele suspenderia o Bolsa-Família dos funcionários públicos, mas que reveria a decisão caso eles comprovassem que são merecedores.
    Um levantamento nos benefícios excluindo quem não tem direito, assim como o dsligamento de funcionários fantasmas ou comissionados só pode servir de bandeira para quem é mal intencionado.
    Fim do Ministério da Cultura? Não! Só virou uma secretaria de outro ministério. Corte de verbas para comédias românticas ou stand up? Muito justo, já que se gastou 1,7 bi no ano passado (site da Transparência do próprio governo) contra 1,2 para Saneamento.
    Infelizmente (ou felizmente para a democracia), o Executivo tem que negociar com o Legislativo, apesar dos interlocutores não serem os mais “notáveis” ou idôneos.
    Deixa o cara trabalhar!

  38. FIM DA GUERRA DA LADRÃOZADA PELO PODER: CORTE DE SALÁRIOS E MORDOMIAS DE POLÍTICOS E GOVERNANTES! disse:

    O EXECUTIVO E LEGISLATIVO DEVERIAM DAR BOM EXEMPLO PROMOVENDO LEI QUE DIMINUA OS SALÁRIOS DE POLÍTICOS E GOVERNANTES A UM VALOR PROPORCIONAL AO GANHO DA “MAIORIA” DO POVO BRASILEIRO – ASSIM PASSARIAM A SER DE VERDADE, “LITERALMENTE”, AQUILO QUE SE GABAM TANTO DE SER: “REPRESENTANTES DO POVO” – TETO MÁXIMO DE 20 SALÁRIOS MÍNIMOS PARA TODO CARGO PÚBLICO ELETIVO OU NOMEADO, NUMA ESCALA DESCENDENTE A PARTIR DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA!
    COM CERTEZA ISSO OS DEIXARIAM, “DE VERDADE”, MAIS PRÓXIMOS AO POVO, MAIS SENSÍVEIS AO “CHEIRO” DO POVO!
    COM ESSE TETO MÁXIMO DE SALÁRIO E AUMENTANDO A PENA PARA “30 ANOS DE CADEIA” PARA QUEM ROUBASSE COFRES PÚBLICOS, A “INICIATIVA PRIVADA E OS CARGOS DE CONCURSOS PÚBLICOS” SERIAM OS CAMINHOS PARA QUEM ALMEJASSE GANHAR SALÁRIOS ACIMA DO TETO DE 20 SALÁRIOS MÍNIMOS!
    OBS: CARGO PÚBLICO NÃO É LUGAR DE QUEM QUER FICAR RICO! TAL LEI PODERIA LEVAR O NOME: “LEI PRESIDENTE JOSÉ MUJICA”.

  39. Irineu disse:

    Normal todos estarem atrapalhados com a Herança verdadeiramente maldita. Agora, como bem dizia Ricardo Semmler, o correto deverá ser PROGRESSO e depois ORDEM.

  40. luiz carlos Wilcke disse:

    Concordo com voce, que a saída vai ser a CPMF. A questão da redução de gasto e uma proposta um tanto indigesta num país como o Brasil, uma vez que o estado tem uma participação significativa na formação do PIB. O estado deixar de investir num país onde o desemprego esta com mais de 10%, e o governo prometendo reduzi-lo. Acho que essa conta não fecha. Achar que a iniciativa privada vai descer grana de avião pra investir no Brasil so porque o governo tem uma tendencia mais liberal, e um equivoca de quem não conhece a historia do capitalismo. Com o mundo econômico em frangalhos, o que levaria o investidor vir para o Brasil e não ira para o EEUU? Os governantes se preocuparam sempre em desenvolver commodities, e nunca numa economia de base aplicando tecnologia própria. O que o investidor iria ganhar no Brasil em curto prazo? Investir em manufacturados? se tem de sobra na Europa e nos EEUU, e com mais tecnologia, e mesmo que investisse iria vender pra quem?

  41. Mauricio Lourenço da Silva disse:

    Comentário razoável, embora não denuncie o golpe parlamentar.

  42. Leonardo Gama disse:

    2002 – eleições, candidato da direita é derrotado
    2006 – eleições, candidato da direita é derrotado
    2010 – eleições, candidato da direita é derrotado
    2014 – eleições, candidato da direita é derrotado
    2016 – impeachment e mesmo assim, pesquisas mostram q o candidato da direita não iria nem para o segundo turno.
    está bem claro, é fato, o povo brasileiro não aprova a guinada a direita . . .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-21 09:56:26