aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
29-05-2015, 9h39

Queda do PIB mostra ser preciso ir além do ajuste fiscal

Desemprego pode surpreender; dado do 1º tri de 2015 confirma erros de Dilma
18

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

O PIB (Produto Interno Bruto) do primeiro trimestre de 2015 apresentou resultado negativo de 0,2% na comparação com o último trimestre do ano passado. O número divulgado pelo IBGE confirma o mau momento da economia brasileira. E retrata os erros da política econômica do primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff.

A previsão para o segundo trimestre deste ano é de mais uma queda, o que configuraria um cenário de recessão técnica. Isso se não houver revisão do número do quatro trimestre de 2014 para um dado negativo.

Se ocorrer mudança para pior, já estaremos em recessão técnica, que é uma sequência negativa em dois trimestres. Mas, técnica ou não, o país vive uma situação concreta de recessão. Afinal, no acumulado em um ano, o PIB caiu 0,9%. É um tropeço e tanto.

É fato que o resultado do PIB no primeiro trimestre deste ano veio menos pior do que o mercado esperava. No entanto, deve ser visto com preocupação. Dados recentes mostram que a evolução do mercado de trabalho tende a dar um susto no governo. O desemprego poderá crescer de forma mais surpreendente do que tem estimado o Palácio do Planalto.

Apesar de haver uma torcida do mercado financeiro e dos investidores estrangeiros a favor do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, o ajuste fiscal por si só pode não dar conta de recuperar a confiança nos fundamentos econômicos.

Até agora, o foco do governo Dilma tem sido apenas o ajuste, o aperto, o corte de gastos, o aumento de tributos. Isso joga a economia para baixo num primeiro momento. É preciso também restaurar um bom ambiente de negócios, recuperando a confiança para que sejam retomados investimentos e o país volte a crescer.

O governo vai lançar no dia 9 de junho, depois do feriado de Corpus Christi, um pacote de concessões. Está demorando demais. Para um governo reeleito no final de outubro, são sete meses de discussão de um pacote que já deveria estar na rua.

O governo Dilma é muito lento. Tudo demora: há uma pilha de indicações à espera de uma decisão da presidente para tribunais superiores e agências reguladoras. A presidente sempre estica a corda. Deveria ter começado a resolver depois de julho de 2013 os problemas que só passou a atacar em 2015.

Além de achar que estava no caminho certo, o que hoje fica claro que era uma ilusão derivada da falta de humildade para ouvir críticas, havia a preocupação em se reeleger em 2014. Agora, a presidente está pagando o preço do seus erros. E o Brasil paga junto.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
18
  1. Primeiramente, esclareço que eu não sou contra a ideologia primária do PT. Mas eles se deslumbaram com o poder e piraram na maionese. Porém falar em erros cometidos por DILMA é muito simplista, acusá-la, simplemente pelo erros de seu ParTido, chega a ser criminoso. Todos sabemos que os governo dela foi continuação do de LULA e sua equipe de Companheiros (Ze Dirceu’s, Genoino’s, etc……) E o pior, nada esta sendo feito, não há corte de ministérios, de cargos comissionados dos companheiros (que seria -ao menos – exemplo), o governo do PT está cego e surdo, mas não está mudo – continua na oposição, falando mal de si mesmo. Já chegamos a PT versus PT. Nossa democracia, saida de uma ditadura que não roubava e fazia, passou por uma transição, que roubava, mas fazia, para finalmente, entrarmos na alardada democracia, onde se rouba e nada se faz, ao menos não se conclui. Evoluimos tristemente. Qual o nome que a história ira dar para FHC, LULA, DILMA….

    • Antonio disse:

      A Ditadura não roubava e fazia, nossa,primeiro que minguem podia investigar para dizer se não roubava,vide o Marin, que é daquela época. E se fazia alguma coisa porque milhões saíram nas pedindo seu fim? O PT mesmo com seus erros elevou o Brasil de 13º para 7º PIB mundial e tirou milhões da miséria,isso é fato inegável,quanto ao futuro vamos torcer a favor.

    • Paulo Ricardo disse:

      Adelcio Geraldo, não podemos misturar as coisas e falar em governo do PT, porque o Lula após 08 anos saiu do governo com mais de 80% de aprovação e a Dilma no momento tem a mesma aprovação de FHC quando saiu, ou seja, nenhuma. Portanto cada um cada um, sejamos justos

      • César disse:

        A aprovação do ex-Presidente Lula deve-se a uma avaliação errônea do seu desempenho. Desempenho que foi maquiado e escondido a sete chaves dos eleitores brasileiros. Agora o povo sabe! O Brasil estava igual a madeira que tem cupim. Bonita por fora e destruída por dentro. O PT é uma praga!

  2. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Os fundamentos da economia brasileira estão baseados na cleptocracia.

  3. Santos disse:

    Os grandes problemas do país, na minha opinião, são a impunidade e a péssima educação, mas que a presidenta abusa da sua incompetência e lentidão é inegável.

    • Josué disse:

      Santos, vc lembra como era a educação em dez/2002, qdo o PSDB após 08 anos foi tirado do poder pelo voto popular ? Concordo que é um problema, a educação, mas estamos hoje muito, muito, mas muito mesmo, melhor, depois que o PT implantou, Enem, Fies, Prouni, Sisu, Pronatec, sistema S, cotas ( o numero ded universitários simplesmente dobrou nesses 10 anos )

  4. César disse:

    A greve geral de hoje está nos mostrando a pulverização do poder do PT e daqueles que os apoiam tendo a CUT como a principal força ao seu lado. Trinta gatos pingados parando uma avenida. Passeatas de meia dúzia de pessoas. Outros nove ou dez impedindo a saída de ônibus de uma garagem. Nem sombra do que foi no passado. O povo se decepcionou com o PT e a sua política de fraudes e mentiras. O trabalhador está perdendo o seu emprego, por consequência destas políticas errôneas e da desonestidade, daqueles que comandam o país. Os eleitores que votaram nesta fraude eleitoral, sabem que foram enganados. O discurso vazio, já não convence mais. Agora o povo sabe quem os roubou e quem são os responsáveis pelas consequências econômicas que estão lhes tirando os empregos. As maquiagens já não escondem os rombos na economia do país. O PIB desce ladeira abaixo e o desemprego sobe o morro e ainda não consegue ver o pico. Os ganhos do passado se transformam em perdas para hoje e para o futuro. A inflação voltou! O dinheiro se desvaloriza rapidamente e come os escassos recursos dos menos favorecidos. Atônito, o país parou! Anda na direção oposta ao desenvolvimento. Preso aos seus vícios, afunda-se no atraso da política, levado pelos pré-históricos caciques dos partidos. Homens das cavernas que não conhecem outra realidade que não seja a das paredes que os cercam, que negam a existência de luz, por viverem na escuridão do seu pequeno mundo. Aquela pequena luz no fim do túnel poderia ser a nossa esperança, se não fosse a luz do trem chinês vindo em nossa direção. Paralisados seremos atropelados! Pobre país do futuro, que teve seu o futuro ceifado a golpes de foice e de martelo, dados por déspotas insanos sedentos por poder eterno.

  5. walter disse:

    Kennedy, o ministro Levy, não compareceu ao anuncio de ajuste, exatamente por isso; ele vem anunciando sistematicamente; precisamos de 80 BI e olhe lá, a dilma só conseguiu 70 BI.
    Ele sabe, que o arroxo precisa ser muito maior; estaremos patinando; a política de doses homeopáticas é um tiro no pé, até nisso a dilma peca; não consegue admitir que empurrar com a barriga, não engana o mercado financeiro.
    Quanto ao Levy, ou mostra algum avanço, ou desiste, vai seguir uma carreira em outro porto; ele esta muito tolerante, com os delírios da dilma; ela trata o país, como seu quintal…

  6. Elaine disse:

    Interessante…Nos tempos de bonança, os governos petistas cometiam erros, mas ninguém comentava.
    Hoje, no período de vacas magras, todo mundo está a criticar as decisões do Governo.

    • César disse:

      O que você queria? Elogios! Plantação e colheita, regras básicas.

    • Cleber Silva disse:

      Cara Eliana por favor pode me dizer quando foram esses tempos, estou a 38 anos no brasil e desconheço essa sua informação.
      É aqui mesmo o seu país ?
      abs

    • Pedro Nunes disse:

      elaine, pior é nos tempos de PSDB que se mede a mão e tudo é jogado para debaixo do tapete, nem investigar investigam, exemplo recente é a Lava Jato, Aecio, Anastasia e Sergio Guerra (ex presidente do partido) foram todos citados pelo delator Paulo Roberto Costa, contratado pela petrobrás, na epoca de FHC, no entanto nada investigam contra tais. Sobre o cartel do metrô em SP a mídia nem fala apesar da situação ser a mesma da petrobras. A diferença é que a Dilma não joga para baixo do tapete

  7. Walter disse:

    Peguem a lista dos maiores devedores da previdência que soma a bagatela de R$75 bilhões de reais e vejam que são os maiores devedores. Quero ver que ministro que tem coragem de cobra-los, bancos, grandes empresas, prefeituras e por aí vai.

  8. delmo oliveira disse:

    Caro Kennedy;
    Vou ser curto e grosso. A Dilma Rousseff(PT/RS) ” A Mentirosa” até o dia de hoje deve uma satisfação ao nosso povo, sendo assim deveria ter a mesma desenvoltura que teve para mentir e esconder a verdadeira situação do país durante sua campanha milionária e coordenada pelo marqueteiro João Santana(40º ministério da propaganda). A Mentirosa carece de CREDIBILIDADE como os seus 39 ministros. Sinceramente, não acredito que termine seu mandato. PT NUNCA MAIS!!!

  9. João Alberto Afonso disse:

    Para se dar uma solução que agrade o povo e que o Brasil retorne ao crescimento, não há outra medida que não a Dilma pedir perdão ao povo por suas mentiras e desgoverno completo e ter a hombridade de renunciar ao cargo, tal como o fez o grande Fernando de la Rúa (Presidente eleito na Argentina).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-05-26 21:36:19