aki

cadastre-se aqui
aki
Recomendo
17-08-2014, 10h27

Relato de um Certo Oriente

Livro de estreia de Milton Hatoum faz 25 anos
1

Daniela Martins
Brasília

M Hatoum

 

 

 

 

A “Folha Ilustrada” publicou matéria sobre os 25 anos do livro de estreia de Miltom Hatoum, “Relato de um Certo Oriente”. Toda a obra do Hatoum é preciosa. Mas este livro, em particular, é uma pequena joia: um texto muito bom, de muita densidade e de muita beleza. É difícil terminar de ler sem se perguntar como pode ter sido o primeiro livro de um autor.

A mistura de memória e ficção, o peso da tradição libanesa, o tempo amazônico, as diferentes lembranças das muitas pessoas que viveram os mesmos acontecimentos – tudo funciona bem naquele breve espaço. É uma leitura que mobiliza muitos dos nossos sentidos, que nos deixa a sensação de ter vivido parte daquela história também. É um pouco como participar das memórias alheias e torná-las um tanto nossas, de alguma estranha maneira.

Os 25 anos do livro merecem comemoração. Não apenas pelo texto em si, mas também por ele ter aberto a estrada para as obras que Hatoum escreveria nos anos seguintes. Na matéria da Folha, ele conta um pouco sobre as dificuldades que enfrentou no início da carreira. Diz que morava mal e tinha pouco dinheiro, mas que isso não o impedia de ler e de escrever. Este mês, o autor participará da Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Confira aqui. 

Comentários
1
  1. Juliana disse:

    Muito bom! Merece comemoração, realmente, pela obra e por ter aberto o caminho para tantas outras. Aguardemos mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-25 18:45:26