aki

cadastre-se aqui
aki
Política
07-03-2015, 21h29

Renan e Cunha devem se explicar, não retaliar

Será ruim para o país uso da Câmara e Senado para vingança política
29

Postado por: ISABELA HORTA

Os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), sugeriram sofrer perseguição do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Os dois políticos tiveram inquérito aberto pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras.

No fundo, Eduardo Cunha e Renan Calheiros gostariam que tivesse havido uma intervenção política do Palácio do Planalto para tirá-los da investigação. Mas os nomes da lista deixam claro que Janot agiu com independência e que a presidente Dilma Rousseff não teve poder de influência.

Os dois peemedebistas negam culpa. O melhor que fazem, então, é explicar as acusações. Será ruim para o país se usarem o poder dos seus cargos para fazer retaliações contra o governo e o Ministério Público.

Dilma foi excluída das investigações, apesar de uma citação do doleiro Alberto Yousseff. E houve um pedido de arquivamento em relação ao senador Aécio Neves (PSDB – MG). São situações diferentes.

Janot considerou fragéis os indícios em relação a Dilma e disse que não era possível investigar a presidente por algo fora do exercício do atual mandato. Mas a campanha de 2010 da petista será investigada por meio de uma acusação da primeira instância da Justiça Federal contra o ex-ministro Antonio Palocci.

Em relação a Aécio, um dos principais nomes da oposição, houve um pedido de arquivamento. A citação de seu nome na delação premiada não se referia a um suposto fato ligado à Petrobras, mas a outra estatal, Furnas. No entanto, a investigação sobre o senador Antonio Anastasia (PSDB – MG) é ruim para Aécio, porque os dois são muito ligados.

*

Investigação longa

Com tantos políticos incluídos na lista de Janot, o PP foi praticamente dizimado. PT e PMDB foram menos atingidos. A lista desgasta políticos importantes da base do governo no Congresso. Isso deverá criar novos obstáculos para Dilma na Câmara e no Senado, ainda mais com a contrariedade de Eduardo Cunha e Renan Calheiros.

A partir de gora, esses inquéritos no Supremo deverão, em média, durar cerca de dois anos até que o procurador-geral da República tenha elementos para pedir a abertura de eventuais ações penais. Será uma investigação longa, como disse Janot.

*

Delação sobre setor elétrico

A revista “Veja” desta semana traz uma reportagem na qual diz que o presidente da Camargo Corrêa, Dalton Avancini, vai delatar um pagamento de propina de R$ 64 milhões pela obra da hidrelétrica de Belo Monte. Segundo a revista, o PT e o PMDB teriam dividido essa bolada ao meio. Essa será a primeira delação premiada de um executivo de uma grande empreiteira.

Até agora, o escândalo da Lava Jato estava concentrado em apurar corrupção na Petrobras. Com a delação de executivos da Camargo Correa, deverão ser apontados desvios no setor elétrico. Ou seja, o caso vai crescer. E isso é uma notícia ruim para a presidente Dilma, que está apenas no terceiro mês do segundo mandato.

*

Confira os comentários no “SBT Brasil” deste sábado:

Comentários
29
  1. feuber disse:

    impeachment, JÁ!

  2. Orlando Cardoso disse:

    A citação de Anastasia é uma estupidez e mentirosa arrumação do PT(Ministro José Cardoso) e de Janot.
    A intenção era por pelo menos um nome da oposição, de preferência do PSDB e que fosse Aécio Nevcs. Tentaram de tudo, não conseguiram fatos plausíveis, e então resolveram colocar o Senador Anastasia, um dos políticos mais corretos do país e ligado a Aécio.
    Anastasia é da oposição, não tem ligação com o governo e muito menos com a Petrobrás, aí arrumam um desqualificado que diz que entregou dinheiro em BH em 2010, e que depois vendo Anastasia na TV, disse que o homem parecia com ele. O policial trabalhava para youssef, que o desmentiu. O depoimento do militar não e fruto de delação premiada, mas mesmo assim essa simples citação no processo, possivelmente comprado pelos petistas, e eles são capazes disso, é suficiente para lançar o nome do PSDB e de Anastasia na lista. Alguém sério e conhecedor dos fatos e de onde tudo ocorreu na Petrobrás e no governo do PT, justamente para manter o poder e impedir a oposição de assumir o mesmo poder, vai acreditar nessa estória?
    Enquanto isso, Lula, Dilma e José Dirceu com contratos de “assessoria” para as empreiteiras envolvidas não são citados.
    Lembram-se das acusações falsas dos petistas contra FHC, Jose Serra, Covas e outros tucanos. Lembram-se da lista de Furnas e dos dossiês contra Dona Rute.
    Esse é o PT, e infelizmente, Janot que foi indicado por Dilma, se prestou a essa falsidade e infâmia contra um Senador reto, decente, honesto, íntegro e inteligente como Anastasia, cujo o mal no caso é ser do PSDB, e eles precisavam misturar a lama do Petrolão, mas a acusação é tão frágil que o tiro se voltará contra a quadrilha de jose Eduardo Cardoso do PTladrão.

  3. Sergio Arruda disse:

    Amigo Kennedy: sua lógica é do bem, mas Renan e Cunha são do outro lado. Para eles não existe o bem, que dirá o bem-comum !!!!

  4. César disse:

    Os dois estão se sentindo perseguidos? Não será um caso de síndrome do pânico? Logo poderão pedir afastamento médico para se tratar, assim como o Sr. Nestor Cerveró que tem distúrbio psicológico,(vulgo loucura). É louco por “DINHEIRO”.

  5. César disse:

    O caso do PP é o mais grave de todos. Se o Deputado Paulo Maluf é o ficha limpa do partido, imagina os fichas sujas?

  6. César disse:

    Que se investigue tudo. O país merece saber. O país quer saber. O Sr. Paulo Roberto Costa já falou: Portos, Aeroportos, Ferrovias, Rodovias, todas as obras deste país tem que pagar propina. E eu coloco as da Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas do Rio 2016, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNDES. O país precisa saber.

  7. augustinho onofre niero disse:

    ELES USAM O DITADO; A MELHOR DEFESA É O ATAQUE,MAIS VÃO TER QUE SE EXPLICAR DIREITINHO OU CANA PARA ELES QUE FAZEM O MÍNIMO PARA O PAIS E TUDO PARA SEUS BOLSOS, ELES FAZEM PARTE DA MÁFIA DO PAIS ,ALIAS ESSES POLÍTICOS SÃO O CÂNCER DO PAIS

  8. José Gonçalves disse:

    É vergonhoso ver políticos já investigados em outros processos assumindo uma CPI onde eles são acusados. é um tapa na nossa cara, é nos fazer de ´palhaços e babacas, e ainda querer desmoralizar um homem sério, que é o procurador da república Dr. Rodrigo janot, temos que ir pra rua exigir a renuncia destes malfeitores do erário público.

  9. Pasquale disse:

    Dentre os princípios previstos na Constituição Federal brasileira, destacam-se dois: a cidadania e a dignidade da pessoa humana. Com efeito, o fundamento do Estado Democrático de Direito expressa-se no compromisso efetivo com a inclusão de todos os cidadãos nas práticas econômicas, políticas e sociais do Estado. Portanto, o poder público não pode se esquivar de promover as medidas necessárias para essa inclusão, devendo prover a todos a igualdade de direitos.
    ______________________________________________________________________________________

    Parece um sonho,ignoram totalmente,o povo é apenas um detalhe.
    Tudo terá início com a educação,aquela que se aprende em casa.

  10. Novais disse:

    Kenned,
    Realmente o Sr Eduardo Cunha tem total razão, ter tanta gente para ser investigada no seio da classe política é “indecente” e vou mais além é espúrio, nojento, repugnante, vil, insuportável e tétrico. Creio que se fosse uma guerra seria uma verdadeira hecatombe, o momento é único para que seja feita uma apuração dos fatos, pois realmente pela primeira vez na história deste país se joga com clareza essa podridão que se arrasta desde nossa fundação como país; a cultura centenária do jeitinho, ora, política custa muito dinheiro, a população boa parte se acostumou em vender seu voto de diversas formas ou não? Vou além, o dízimo era praticado ou ainda é; segundo as regras em todas as esferas e fico feliz em perceber que parece que as coisas estão começando a mudar, as ferramentas de punição e indignações estão prosperando, chega de dizer que a corrupção é prática em apenas um governo ou partido! Fica a frase do memorável Monteiro Lobato: “Loucura”? Sonho? Tudo é loucura ou sonho no começo. Nada do que o homem fez no mundo teve início de outra maneira – mas tantos sonhos se realizaram que não temos o direito de duvidar de nenhum”. Isso é o que penso e você?

  11. raul gomes severo disse:

    O passado dos Excelentíssimos Srs. Presidentes do Senado e Câmara, não deixam dúvidas quanto as suas atuações na vida pública.

  12. carlos silva disse:

    É revoltante ter o legislativo repleto de ladrões com discursos fingidos. Me parece uma competição entre o parlamento brasileiro e o italiano para ver quem é o mais corrupto. Os políticos brasileiros subestimam a capacidade dos jovens desse país de se aliarem a uma causa em favor da nação; vocês estão pedindo… vocês terão.

  13. Carlos Ociran disse:

    Se estão gritando, é porque tem uma ferida e alguém pôs o dedo nela.

  14. David Dias disse:

    É no Brasil que nos estamos e é no Brasil onde não existe uma raça, somente existe um povo onde predomina a Lei de Gerson, a ignorância , a hipocrisia , o egoísmo e tudo mais o que há de errado e de mal e não há o patriotismo e nem mesmo a solidariedade para o bem só para o mal e é deste povo que saem os políticos e ainda é pior porque tudo o que é tranqueira, vagabundice e baixaria se candidatam e são eleitos por este povo que mais à frente ira sofrer as consequências e passar a criticar aqueles que foram eleitos por eles. O Congresso Nacional representa perfeitamente os eleitores e tenho certeza que se nos lugar dos políticos que agora estão na berlinda estivessem aqueles que os acusam a situação não seria muito diferente e poderia até ser pior. Há excesso de partidos e excesso de religião e de produtos de limpeza mas a sujeira reina em tudo onde quer que se vá , não existe limpeza, a maldade esta em todos os lugares, não há religiosidade, não há ideologia, fundam se partidos após tomar as assinaturas dos eleitores com a finalidade única de ficarem na berlinda e viver nas tetas do Governo e, ao final é o próprio povo a causa primeira das falcatruas que paga a conta. Poucos são os candidatos sofríveis ou bons e poucos chegam a serem eleitos justamente por que a mídia gosta de propagar os piores e a parcela da população que realmente pensa de forma coletiva e no futuro é diminuta. O pior agora é que estamos na fase daqueles que dizem vestais, os salvadores da pátria e desejam igualar à todos o que é impossível pois nem Deus o faz. Somos diferentes, estamos em estagio evolutivo diferente e não podemos querer ser igualados no dia a dia , trabalhador e cumpridor de seus deveres não pode ser comparado com vagabundos e pilantras que vivem melhor do que os que trabalham e com muitos direitos e sem obrigações e o pior ainda é que este pessoal, chefiados pelo sapo barbudo acabaram com a Petrobras, deram um tranco no Brasil roubaram os brasileiros e agora pede para aqueles que sempre foram as figuras demoníacas causadoras de todos os males para que procurem acertar tudo e eles, o pai da criança ainda ficam em uma boa, sem fazer nada a não ser atrapalhar e com os cofres cheios. Tenho mais respeitos pelas quadrilhas ladroes e tudo o mais que a policia persegue pois correm os riscos inerentes e estes chefiados pelo sapo barbudo não correm risco algum.

  15. Maria Helena disse:

    Se todos os envolvido no Lava Jato,tivessem Caráter e Honra,já teriam renunciado ao cargo.

  16. tobias disse:

    Na verdade a defesa do PT será que eles não sabiam de nada, até porque conseguiram envolver desafetos de outros partidos. Mas como sempre no Brasil alguém irá pagar pelos erros e corrupção de Lula e Dilma, ou seja, quem paga o pato é os trouxas que acham que eles vão dar a cara a tapa. Com certeza a corrupção nesse país depois do advento PT nunca será a mesma, até porque o idealismo de poder montado pelo PT está até o momento dando certo, com certeza estamos caminhando para uma nova VENEZUELA sulamericana comandada pelo PT e seus aliados da nova ordem mundial Socialista.

  17. pedro luiz lorençon disse:

    Parece que desdobramentos vêm por aí. ao investigar o setor elétrico, além da Belo Monte, Furnas deve aparecer e daí vamos acabar com a farsa da honestidade do PSDB. O caso HSBC também deverá remover o tapete da sujeira do período FHC. Daí sim, aparecerão todos os corruptos. Eduardo Cunha e Renan Calheiros são figurinhas carimbadas. Renan era do batalhão de choque de Collor, quase foi ( e deveria ter sido) cassado em 2007, quando foi salvo pelo Lula, dentre outras denúncias menores. Eduardo Cunha é tido como o maior negocista do Congresso e já se envolveu em grandes problemas com desvio de dinheiro e outras falcatruas. Não acho que Dilma goste deles, não acho que haja algo de alinhamento entre o Planalto e eles. No mais, aguardemos como Anastassia envolverá o Aécio no petrólão.

  18. NILTON ALMEIDA RIBEIRO disse:

    PELO QUE SE VÊ, O BRASIL ESTÁ ATOLADO EM UM MAR DE TANTOS POLÍTICOS CORRUPTOS QUE NÃO SE SABE POR ONDE COMEÇAR AS INVESTIGAÇÕES.ISTO SÓ NO CASO DA PETROBRAS E SE FOR INVESTIGAR O BNDS, INSS, PAC, SETOR ELÉTRICO E TANTOS OUTROS AÍ O ROMBO NO BRASIL É MUITO GRANDE. E AGORA COMO FICA: ESTES BANDIDOS NA POLÍTICA NACIONAL APROVANDO LEIS E COMANDANDO O NOSSO PAÍS. EU SOU CONTRA A DITADURA COMO HOUVE ANTERIORMENTE,MAS O BRASIL JÁ ESTÁ PRECISANDO DE UMA, PARA VARRER DA FACE DESTE PAÍS ESTES LADRÕES ACOBERTADOS POR LEIS QUE ELES MESMOS FAZEM PARA SE PROTEGEREM E COLOCAREM TODOS NA CADEIA SUMARIAMENTE.

  19. levemente disse:

    Ainda se veem, a essas alturas do campeonato, militantes do partido dos trabalhadores a defenderem avidamente a aliança com o pmdb. Os ativistas se dispõe, inclusive, a justificar a roubalheira – que eles têm como certa – dos graúdos do seu principal aliado. Coisas deste tempo que vivemos, em que ex-ativista do movimento cara pintada — Lindberg Farias — figura lado a lado com, nada mais nada menos, que Fernando Collor na lista dos implicados na Lava Jato. Muita coisa mude daqui para frente. O pt terá muitas dificuldades na eleição parlamentar de 2018. Dificuldades que já se tornarão evidentes nas próximas eleições municipais de 2016. O campo está aberto para novidades. E novidades são cheias de surpresas — vide o caso do ex-presidente Fernando Collor…

  20. Edson Santos disse:

    Só mesmo aqui no Brasil que acontece uma coisa dessas, um cidadão faz uma acusação contra uma autoridade de grau relevante para nação e logo essa mesma autoridade se diz tratar de perseguição politica. Então porque que até agora ninguém foi preso por calunia e difamação? Eu entendo que as acusações devem ser investigadas e apuradas o mais rápido possível, afinal de conta se trata de graves acusações contra dois lideres do poder legislativo do Brasil.

  21. Carlos B. Crispim disse:

    Que país é esse que não consultou o Renan antes de publicar a lista????????!!! Assim não é possível, todos tem que se curvar ao magnífico senador, rei dos reis, não pode o MP colocá-lo numa lista de corrupção sem avisá-lo antes, é inaceitável!!!!
    O triste é que essa investigação vai se arrastar anos a fio, como foi com o mensalão, que demorou 8 anos, e esses corruptos ainda vão gozar de muitos privilégios e vão fazer de tudo para denegrir o MP e o juiz federal, lamentável nossas leis serem tão brandas e permitirem tantas manobras para atrasar um processo judicial, a nossa constituição, feita por criminosos políticos, só criou entraves para pegar corruptos, num país sério todos já seriam afastados de plano e perderiam as regalias, mas aqui num país pobre uma minoria de “representantes do povo”, vivem nababescamente ostentando riquezas e extravagâncias, viva a democracia!

  22. Eu ,Particularmente estou com pena do povo Brasileiro porque estão revoltado com a Presidenta Dilma.Mas se não fosse ela o povo ia continuar trabalhando a vida toda para sustentar essa corja de políticos ,Se eu fosse Juiz não prendia ninguém ,só fazia devolver tudo o que roubaram.Porque se forem para a cadeia nós iremos pagar as mordomias deles la dentro. A única coisa que não concordo e sobre mexer com as pensões das viúvas .porque no passado muitas mulheres não trabalhavam fora só cuidavam dos filhos e o marido.como iram viver agora com 60%do salário do marido.não da nem para pagar os impostos ,conta luz água,vão comer o quer.Vamos pedir a Presidenta Dilma que retire essa medida provisória das Viúvas .e por o nosso Brasil a crescer .Vamos Ajuda-la porque não vejo ninguém melhor que ela no momento.

  23. Zelia Melo disse:

    Investigação sim, doa a quem doer. Cunha e Renan não valem nada. E esses que acham que o impeachment da Dilma vai resolver alguma coisa, estão muito enganados. Temos que pedir é a Reforma Politica Já!! Por que Renan, Cunha, o PSDB são contra a Reforma Politica? Eles não estão interessados no bem do Brasil, estão interessados é em destruir o PT nem que para isso tenha que destruir o Brasil junto. Bando de hipocritas, agem como se não tivessem envolvido nessa maracutaia também…

  24. Elizabete Gomes disse:

    Apesar de toda campanha tendenciosa da imprensa conservadora ao longo de 2014, Dilma Rousseff sequer havia sido alvo de qualquer investigação — ao contrário do que ocorreu, por exemplo, com o Aécio Neves, seu adversário principal na campanha, o que apenas ajuda a confirmar o caráter sem-caráter da cobertura, não é mesmo? Nossa imprensa não só vazou informações e suspeitas que não existiam, mas escondeu informações relevantes sobre o candidato do PSDB e suas ligações com Alberto Yousseff.

  25. Brito disse:

    Deus escreve certo por linhas tortas. Esse governo e a base aliada roubaram adoidado. Agora o Reino está dividido e, consequentemente, será destruído. O mal nunca prevaleceu sobre o bem. E não será desta vez que isso vai acontecer.

  26. Antonio Alves Cardoso disse:

    BOA TRADE ! KENNEDY ALENCAR !
    Obrigado Pela oportunidade, neste teu “BLOG DO KENNEDY” ! O Nosso Saudoso ” Ex-Presidente JOÃO FIGUEIREDO”, já dizia no final de seu GOVERNO, que o BRASIL não merecia os Políticos que Tem ??? E hoje, esta frase está bem atualizada mais do que nunca ! Muitos tentam derrubar a Nossa Presidenta do poder, que foi democraticamente eleita pela maioria dos VOTOS do Povo; Mas, o que está sendo apurado pelas investigações, indica muita podridão no CONGRESSO e CÂMARA FEDERAL. Por fim, ninguém deste atual quadro político brasileiro, tem MORAL, para assumir o comando, em caso do afastamento da Presidenta DILMA. Ruim com Ela, pior sem Ela !…

  27. CBarros disse:

    No fundo o que toda mídia quer mesmo é incriminar a Dilma. O resto é conversa mole pra boi dormir, são meros detalhes.

  28. Ronaldo disse:

    Entendo que estão fazendo e farão apenas o que faz o grande guerreiro do mar, ou seja, vão naufragar atirando, pois, nessa igreja sem santo da política nacional, quem mais cala é o que mais é acusado, logo, os caras devem espernear e muito para tentar salvar os dedos já que os anéis o STF deverá confiscar. Quanto a usar as casas legislativas para vingança política, essas sempre se prestaram para isso e se deixam usar sem esforço para tal fim, então, se os que ainda não tentaram se beneficiar da delação premiada vierem a fazê-lo, acredita-se que o número de implicados mais que triplicará e como constitucionalmente não é permitido fechar o Congresso, ainda deveremos ter alguns anos de troca de acusações.

  29. lidio costa disse:

    É IRRITANTE, COMO TEMOS A CAPACIDADE DE DEIXARMOS DE FORA DE FATOS QUE ATENTAM CONTRA A DEMOCRACIA E QUE INCENTIVAM À DESORDEM , À BADERNA, OS MENTORES FILOSÓFICOS ,INTELECTUAIS E ESPIRITUAIS QUE DIANTE DE SUAS POSIÇÕES NO CENÁRIO POLITICO BRASILEIRO ENGENDRARAM UM PETROGATE FRUTO DO”PTGATE,” VISANDO EXCLUSIVAMENTE PERPETUAR-SE NO PODER MESMO AFUNDANDO EM UMA CRISE SEM PRECEDENTES A MAIOR ESTATAL DESTE PAÍS
    AS INCOERÊNCIAS NESTES FATOS SÃO ESSES MENTORES SE POSTAREM COMO PATRIOTAS, HERÓIS E DEFENSORES INSOFISMÁVEL DESTA POBRE NAÇÃO, MAS, NA REALIDADE NÃO PASSAM FANÁTICOS COM TENDENCIAS FACISTAS, ESPIRITOS DE POLÍTICOS PSICÓTICOS E QUERRILHEIROS SUICIDAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2020-01-17 10:52:14