aki

cadastre-se aqui
aki
Política
21-09-2016, 9h08

Renan e Toffoli fazem críticas necessárias à Lava Jato

Para Lula, agora batalha jurídica é mais importante do que luta política
63

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

É fato o incômodo da classe política com a Lava Jato. Muitos políticos, entre os quais Renan Calheiros, gostariam de enfraquecê-la. Aconteceu nesta segunda uma manobra fracassada na Câmara para tentar anistiar o caixa 2 praticado por parlamentares investigados.

Logo, é conveniente que haja sempre vigilância em relação a tentativas de abafar investigações de corrupção. Dito isso, o presidente do Senado tem razão nas críticas à Lava Jato. É bom que ele as expresse publicamente, ao contrário de ações sorrateiras como a que se tentou nesta segunda-feira à noite na Câmara.

Renan reconheceu que a Lava Jato é um “avanço civilizatório”, porque dá um combate rigoroso à corrupção, mas pediu a separação do “joio do trigo”. Apesar de ele responder a inquéritos no âmbito da Lava Jato, ele tem o direito de criticar o que considerou “exibicionismo” e “excessos”.

Na denúncia contra Lula, num grau maior do que já havia acontecido em outras entrevistas dos investigadores, foram ultrapassados limites. Pareceu um julgamento sumário contra o ex-presidente. A denúncia não trouxe a acusação do crime de liderar ou participar de organização criminosa, apesar de o procurador da República Deltan Dallagnol ter dito que Lula era o “comandante máximo” do esquema de corrupção na Petrobras.

A Lava Jato não é imune a críticas. Numa democracia, os políticos podem criticar e ser criticados, nós, jornalistas, podemos criticar e ser criticados, policiais, procuradores e juízes podem criticar e ser criticados. É bom que a Lava Jato esteja investigando poderosos e ricos num grau inédito no Brasil. Mas não podemos colocar essa investigação acima do Brasil, como se fosse uma entidade perfeita e sagrada.

Se fosse assim, não precisaríamos ter eleições nem uma sociedade civil e instituições fortes. Bastaria entregar o país aos integrantes da Lava Jato. Acontece que a força-tarefa é formada por pessoas de carne e osso.

Renan pode até ter interesse direto no enfraquecimento da Lava Jato, mas as palavras dele são corajosas, porque é difícil remar contra a maré. Quem critica a Lava Jato é imediatamente acusado nas redes sociais, por exemplo, de defensor da corrupção.

A história do Brasil ensina que instituições que se fortalecem de forma exagerada, como os militares em 1964, podem produzir mal ao país. O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, fez uma crítica nessa linha na semana passada. Foi outro que teve a coragem de tornar pública uma observação necessária.

Não é incompatível combater a corrupção preservando o Estado Democrático de Direito. Ter essa capacidade é que é sinal de avanço civilizatório.

*

Questão de prova

Já era esperada a aceitação da denúncia do Ministério Público Federal contra o ex-presidente Lula. O juiz Sérgio Moro tem atuação coordenada com os membros do Ministério Público que atuam na Lava Jato.

Um efeito dessa aceitação será o acirramento do debate político entre a Lava Jato e Lula. É do jogo democrático. Mas o mais importante agora é a batalha jurídica.

Se Lula for condenado por Moro, o que é provável, e se essa sentença for confirmada pelo Tribunal Regional Federal de Porto Alegre, que endossa quase todas as decisões do juiz federal da 13ª Vara de Curitiba, Lula será enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Teria de lutar em instâncias superiores para reverter a condenação e poder disputar a Presidência em 2018.

Isso se Lula realmente quiser ser candidato. Quem fala com ele sabe que o petista tem muita dúvida sobre concorrer num pleito difícil depois de ter saído com alta aprovação da Presidência em 1º de janeiro de 2011.

Mas, no duelo com a Lava Jato, interessa a Lula taticamente ser apontado com candidato. E talvez uma candidatura, se houver condição jurídica, seja inevitável. No entanto, para ser candidato, o petista terá de lutar na Justiça para provar a sua inocência.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN’:

Comentários
63
  1. Ferraram o país inteiro e agora estão com medo

    • Julles Neiva disse:

      Não só políticos, mas muitos jornalistas se sentem incomodados com a lava jato, mesmo não tendo nada que os incrimine. Talvez seja em solidariedade a alguns amigos políticos. Não há nenhum excesso na LAVA JATO que se compare ao excesso de corrupção e cinismo dos políticos brasileiros.

    • vander junior disse:

      Certíssimo kennedy, mesmo achando que Renan não tem respaldo nem moral para criticar ninguém seu comentário esta correto, há exageros sim e seletividade sim e o SR Moro é notório parcial e partidário, aliás a lava-jato tinha tudo pra dar certo investigando, condenando e prendendo os culpados, mas preferiu o caminho dos favores e espetáculos a alguns interessados que mais tarde saberemos quem são. li alguns notas aqui de pessoas completamente sem noção perguntando qual foi o linchamento, para esses eu respondo : Imaginem alguém da sua família que é acusada sem provas e sem as investigações terem sido finalizadas , joguem todos esses fatos na mídia 24 horas por dia todos os dias, depois me digam como esses seu parente e sua família vai ficar. Lembram da escola base ? pois é o dono se matou , morreu sem ser culpado.

    • walter disse:

      Exatamente Cara Renata, o que podemos esperar de um senador da república, com inúmeros processos; não poderíamos esperar outra coisa, rasgou a constituição, na frente de todos no senado, com o testemunho do ministro, também conivente; o que esperar deste “senhor”.O Renan, será um grande exemplo; deverá ser condenado e cassado.
      Passou a ser a “bola da vez”, já que o cunha foi embora; sabe que as delações, o acertarão, e aos seus coleguinhas de partido, que comungaram com o PT do lula 13 anos…
      Quanto ao Toffoli, pelo mesmo motivo, tentam de alguma forma, descaracterizar a lava jato; gostariam acabar com a operação, ou diminuir a intensidade; mas desta vez, tem a sociedade, e o Judiciário como um todo, do lado do Sergio Moro; ninguém, terá forças para tal, já que o POVO, não permitirá; poderíamos ter uma convulsão social…o cidadão de bem, quer justiça, e desta vez, esta difícil, jogar areia nos olhos do Brasil…

  2. Romanelli disse:

    convenhamos ..agora que o PT foi liquidado pra 2016 ..e o problema empurrado pra frente ..agora pode enfraquecer a vontade ..hummm ?!
    .
    sinceramente ..NÃO me convence este bom senso, este pedido, clamor por mais sabedoria e moderação ..ahhh não mesmo ?! ..ainda mais vindo de Renan (de passado conhecido) e de Tofoli recém picado por uma delação dum certo empreiteiro
    .
    antes que eu me esqueça ..FORA TEMER (e leva o PSDB junto ..partido, escreve aí, que vai tomar UM SURRA em 2018 por ter se revelado golpista)

  3. Marc disse:

    Renan Calheiros “corajoso”? Lava-Jato “acima do Brasil”? Não conheço ninguém que afirme que a operação é “perfeita e sagrada”, mas ela está colocando poderosos na cadeia, pela primeira vez em 500 anos, e a maioria esmagadora dos brasileiros a está apoiando nisso. Será que a maioria esmagadora dos brasileiros é “anti-petista”? Ao contrário, a maioria esmagadora dos brasileiros prefere políticas de esquerda e votaria em partidos que defendessem essas políticas. O que não existe mais é a mitologia em torno do Lula, essa sim voltada a vendê-lo como criatura “perfeita e sagrada” e “acima do Brasil” (e das suas leis.)

    • mario machado disse:

      Senhor Marc: Por favor, não generalize como fazem certos jornalistas e parecidos a esses quando dizem de maneira generalizada que o “povo gosta disso…” “Aprecia aquilo…” Ama tal e qual assunto…” Não, senhor Marc! Brasileiro não gosta de votar em elementos da esquerda, principalmente, e da direita se essa se assemelha àquela em elementos! Uma e outra são iguais às desfaçatezes, molecagens e tendências criminosas ao comunismo. Vejo, com total desprazer uma nata da sociedade das comunicações seriamente inclinadas aos mesmos planos! A Lava Jato tem integral apoio popular; o digno Doutor Juiz Moro pode contar milhões de brasileiros ao seu lado; nunca o Brasil se viu tão aliviado da malta putrefata que infesta as dobras dos poderes. Vermelha é a cor da violência, de sangue derramado de inocentes, do ódio gratuito e da inquietude de cidadãos que amam verdadeiramente sua pátria!

  4. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Desde quando esses dois têm moral para criticar a Lava jato ?
    Só aos sindicalistas-pelego-bolivarianos interessa o fracasso da investigação.
    Ah!!… Também às ONG´s de direitos humanos, pastorais da bandidagem, conselho indigenista missionário, sindicatos e afins.

    • Luciano de Souza Busnardo disse:

      Concordo com a ilustre brasileira, em gênero. número e grau.

    • Telma de Carvalho Fleury disse:

      Exato: qual dos dois teria moral… Kennedy! A Lava Jato, a atuação do Ministério Público MANIFESTA O RESPEITO AO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. Basta ler a Constituição Federal. Sugiro a você, Kennedy, estudar a Constituição.

    • Ednaldo disse:

      “Ah!!… Também às ONG´s de direitos humanos, pastorais da bandidagem, conselho indigenista missionário, sindicatos e afins.”

      E quem é você, para criticar as entidades que você citou? Você é contra “ONG’s de direitos humanos”?
      Não existe um Sindicato que a represente?

    • Ednaldo disse:

      E você é contra ONG’s que defendem direitos humanos, pastorais, sindicatos e “afins”? Por que a atuação do Juiz Moro no escândalo do Banestado foi um fracasso? Houve alguma ação persecutória, como agora? E quantos estão presos, entre as centenas de investigados?

  5. Nivaldo Gomiero disse:

    Concordo com vc em grau e genêro, mas acho que investigados ou pessoas que possuem processo em andamento como Renan e talvez Toffoli devem se calar, pois seus depoimentos só causarão mal estar na sociedade. Se vc enquanto reporter esta vendo um povo com sede de justiça e o povo que se chama classe media que sofreu ao longo dos anos com o governo petista hj se expoe nas redes sociais de forma contundente.

  6. DIRETO AO ASSUNTO: É MAIS DURO COMBATER LADRÃO DE COFRE PÚBLICO DO QUE LADRÃO DE BANCO! disse:

    Todos os brasileiros deveriam fazer como os brasileiros que têm vergonha na cara, e deixar de hipocrisia: admitir a verdade dos fatos, que Lula é o chefe da corrupção institucionalizada no país.
    Dizer que entende que corrupto não deixa digital, documento assinado, dificilmente confessa. E que sabe que a capacidade de analisar fatos todo ser humano tem, uns mais, outros menos, mas todos têm: exceto os débeis mentais e os que fingem não enxergar – os hipócritas!
    Reconhecer que ninguém conseguiria exercer liderança sobre um governo, partidos políticos e os testas de ferro nos diversos órgãos geradores do dinheiro das propinas, além do Lula. E que é público e notório que, tanto em seus dois governos quanto nos do seu “poste”¸ quem mandava era ele, no governo e no partido.
    Reconhecer que assim como Lula sempre foi o comandante geral da corrupção e Sé Dirceu seu lugar tenente¸ Renan tem sido o comandante geral do combate à Lava Jato e Romero Jucá seu lugar tenente!

  7. LUIZ CARLOS disse:

    Que exagero, Kennedy…julgamento sumário…ele foi preso ? foi impedido de se defender ? foi cerceado de seus direitos ?? Como cidadão ele foi tratado como tal…ou é alguma especie de Deus?

  8. Gustavo disse:

    Caro Kennedy,
    calma aí, em mais de 20 anos de democracia é a primeira vez que politicos realmente vão para a cadeia e vc concorda com exibicionismo e excessos por parte da PF?????? Está atrasada a ação da PF!!! Faz tempo que deveriam estar na cadeia essa bandidagem!!! Qual o receio que vc tem? Quem não deve não teme!
    Pois dentro da Democracia esta é a única vez, a única, que apareceu para moralizar a política e vc fala em estar acima do país??? E o PT que se achou e se manteve acima do Brasil? Isso vc não comenta! Trabalharam para se manter criminosamente no poder, assim como foi falado, e tudo bem???? Isso não é estar acima do país? Prefiro pensar que quem com ferro fere com ferro será ferido. Estão recebendo de volta o mal que desejaram para o Brasil.
    Note a sua frase: “A história do Brasil ensina que instituições que se fortalecem de forma exagerada, como os militares em 1964, podem produzir mal ao país.” É bem isso que o PT queria fazer. Pelo menos saíram quando pedimos.

  9. Julio Cesar Adiala disse:

    A Lava-jato pode e deve ser criticada em seus excessos até porque sempre disseram que o seu modelo foi a operação Mãos Limpas, da Itália. O juiz que comandou a operação italiana, Di Pietro, virou político, criou partido, foi ministro e agora está no ostracismo porque descobriram em seu partido… corrupção.

  10. DIRETO AO ASSUNTO: LADRÃO DE COFRE PÚBLICO É ASSASSINO DA POPULAÇÃO SEM EMPREGO, SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, SANEAMENTO BÁSICO... disse:

    O QUE A OPERAÇÃO LAVA JATO ESTÁ INCOMODANDO É QUE ESTÁ DERRUBANDO PRESIDENTE E EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, PRESIDENTE DA CÂMARA FEDERAL, PRESIDENTE DO SENADO FEDERAL (E CONGRESSO NACIONAL), SENADORES DA REPÚBLICA, MINISTROS, GRANDES EMPRESÁRIOS, PRESIDENTES E DIRETORES DE GRANDES EMPRESAS PÚBLICAS E PRIVADAS ETC ETC ETC, TODOS POR ENVOLVIMENTO EM ROUBOS A COFRES PÚBLICOS!
    AGORA PERGUNTO: A QUEM A LAVA JATO É BENÉFICA? AOS CORRUPTOS, AOS LADRÕES DOS COFRES PÚBLICOS OU AO CIDADÃO QUE “TRABALHA” 5 MESES DO ANO SÓ PARA PAGAR IMPOSTOS?
    QUEM ESTÁ “MAMANDO” NAS GORDAS TETAS DO GOVERNO, QUER QUE A LAVA JATO PARE!
    QUER QUE A LAVA JATO SEJA CONTIDA!
    MAS O POVO TRABALHADOR QUE PAGA IMPOSTOS QUE SÃO ROUBADOS POR ESSAS CORJAS, APOIA A LAVA JATO, E QUER TODA A CORJA NA CADEIA, DOA A QUEM DOER!

  11. Dimas Thomas disse:

    Caro Kennedy, sempre fui e continuarei sendo um árduo crítico do jornalismo canalha praticado pela imprensa e blogs do Brasil. Você é um dos raros jornalistas que exerce a profissão de forma respeitosa, republicana e com honestidade intelectual. Não darei os parabéns, pois não é o caso, dou o meu testemunho da sua equilibrada postura diante do momento insano que o Brasil atravessa. Abraço!

  12. ISSO É UMA VERGONHA... É PRECISO PASSAR O PAÍS A LIMPO! disse:

    Mas esse cara está em vias de ir para a cadeia! Acho que seria mais uma grande vergonha nacional esse indivíduo ainda ser candidato a algum cargo público no país.
    Deveria haver mais zelo quanto aos predicativos exigidos do cidadão para ocupar cargos públicos eletivos, principalmente o zelo moral! Com certeza isso deve ser a principal causa do caos moral, político e econômico do país.

  13. Stanislalw: É PRECISO PASSAR O PAÍS A LIMPO! disse:

    Quando o MPF, PF, RF, TCU, Judiciário eram mornos e não combatiam os roubadores dos cofres públicos, muita gente até chamava o Procurador Geral de “Engavetador Geral”!
    Agora que todos esses órgãos, mais um juiz de “saco roxo”, resolvem agir como “Instituições de Estado” e não de “governo”, e começa a colocar na cadeia políticos, governantes, grandes empresários, presidentes e diretores de grandes empresas públicas e privadas na cadeia, há quem venha a criticá-los!
    É importante observar os interesses de quem está com essa “estória” de excessos, etc etc etc.
    Tudo tem sido feito sob a tutela constitucional do STF – ninguém pode negar isso!
    Quem quer impedir as ações da Lava Jato deve ser é investigado, pois é muito estranho isso!

  14. Edinaldo Tsur disse:

    Crítica necessário? Dois bandidos com medo de serem presos, verdade é esses dois tem que ser presos também.

  15. Ferreira disse:

    Críticas fazem parte do Estado Democrático de Direito porém o Senador Renan Calheiros e o Ministro Toffoli são absolutamente suspeitos para criticar as ações da “Lava Jato”.

  16. Lufla disse:

    Caro Kennedy, quando esses políticos desviam dinheiro público da saúde, educação, segurança, etc, eles não pensam nem um pouco nos direitos humanos da população. E a população não poder para mudar a “legislação” para conter os abusos de autoridade dos políticos. Agora, quando o abuso é contra eles, aí se veem “obrigados” a criar mecanismos para conter os abusos do judiciário. Essa é uma é guerra muito desigual, você não acha? Fico admirado de sua tendência de sempre tentar defender as frases infelizes dos políticos. Não dá para entender qual é o seu posicionamento em relação ao que está acontecendo no país. Fica sempre em cima do muro.

  17. "VERDE, AMARELO, AZUL E BRANCO" , AS CORES DA PÁTRIA AMADA - COM MUITA VERGONHA NA CARA! disse:

    “A HISTÓRIA DO BRASIL ENSINA QUE INSTITUIÇÕES QUE SE FORTALECEM DE FORMA EXAGERADA, COMO OS MILITARES EM 1964, PODEM PRODUZIR MAL AO PAÍS. O MINISTRO DIAS TOFFOLI FEZ UMA CRÍTICA NESSA LINHA NA SEMANA PASSADA. FOI OUTRO QUE TEVE A CORAGEM DE FAZER UMA OBSERVAÇÃO NECESSÁRIA”.
    Discordo, pois acho que toda instituição deve se fortalecer “ao máximo”, e que não há limite para isso, pois quanto mais se fortalece maior é sua eficiência.
    O que não pode é exorbitar de sua função – como por exemplo o judiciário ser partidário.
    Quanto a 1964, “os militares não se fortaleceram de forma exagerada naquele tempo”, estavam, como estão hoje, fortalecidos na medida certa! Os comunistas, naquele tempo, é que quiseram se “fortalecer de forma exagerada”, querendo que as bandeiras vermelhas se sobrepusessem ao “verde, amarelo, azul e branco” – as cores mais lindas do mundo, que os brasileiros “com vergonha na cara” acima de tudo amam!

  18. ERNESTO disse:

    Neste universo politico, acredito eu que existam uma parcela mínima, mais minima mesmo de políticos que tenham boa intenção e que realmente gostariam de receber somente os seus bons salários e que cumpririam com o dever de administrar o País com os impostos que pagamos.
    Infelizmente a maioria esmagadora de politico (Deputados, vereadores, prefeitos, Governadores) são inúteis e corruptos e só pensam nos seus interesses próprios.
    Para o rapaz que escreveu ai em cima: Neste País o cidadão não pode preferir politico de esquerda, pois aqui A ESQUERDA vira direita quando esta no poder e vice-versa.

    • P/Ernesto - "VERDE, AMARELO, AZUL E BRANCO" , AS CORES DA PÁTRIA AMADA - COM MUITA VERGONHA NA CARA! disse:

      Acho, Ernesto, que não há direita nem esquerda, mas quadrilhas de bandidos travestidos de políticos e governantes, “COM POUQUÍSSIMAS EXCEÇÕES”!
      Só com a Lava Jato colocando na cadeia toda a ladrãozada dos cofres públicos, esteja o ladrão abrigado no partido que for, todos julgados perante a lei; uma “reforma política de verdade”, que excluam leis que visam proteger ladrões de cofres públicos; uma mudança nas leis para que o ladrão de cofre público seja apenado na mesma medida de um “latrocida”( o que mata para roubar – sendo que o ladrão de cofre público rouba primeiro, e a vítima morre depois, principalmente nas filas do SUS, nas macas dos corredores dos hospitais aguardando atendimento, por falta de saneamento básico, por falta de segurança pública etc).
      Dá para continuar admitindo que essa ladrãozada que quebrou a Petrobras, levou o país à situação em que estamos,¸continuem livres e soltos¸ ainda se blasonando de vítimas de perseguição, golpe etc? VIVA A LAVA JATO!

  19. Felipe disse:

    Estado democrático de direito é o que a lavajato prega.

    Se você falar contra, mostre argumentos.

    Até agora todas as ações da lavajato estão corretíssimas.

  20. Neto de Preso Político disse:

    Um era advogado do PT, alçado ao tribunal maior (STF)com a finalidade de proteger seus amigos investigados e processados.
    O outro administra Alagoas com se fosse um feudo, famoso por vários processos e inquéritos em curso no STF.
    Que moral essas duas tenebrosas figuras têm para criticar a Lava Jato?
    Precisamos de outros Joaquim Barbosa e Sérgio Moro.
    Se candidatos a presidente em 2018, ganharam de lavada, inclusive com o voto de toda minha família.
    Fora corruptos!

  21. STF: TODOS OS BRASILEIROS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI disse:

    O QUE O MINISTRO TOFFOLI PODERIA FAZER, EM VEZ DE TOMAR POSIÇÕES PARTIDÁRIAS (LEMBRAR-SE QUE NÃO DEVE MAIS AGIR COMO ADVOGADO, NEM DO PT, NEM DO LULA E NEM DE CORRUPTO ALGUM), É PROCURAR INFLUENCIAR SEUS PARES, NO STF, PARA ACABAR COM A VERGONHA QUE TODO BRASILEIRO ESTÁ SENTINDO, VENDO INVESIIGAÇÕES, INQUÉRITOS ETC, PRINCIPALMENTE SOBRE O SENHOR RENAN CALHEIROS, ROMERO JUCÁ ETC, ALI ENGAVETADAS, “DEITADAS EM BERÇO ESPLÊNDIDO”, SERVINDO DE PÉSSIMO EXEMPLO, CONTRADIZENDO A CONSTITUIÇÃO QUE DIZ QUE “TODOS OS BRASILEIROS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI”!

  22. pedro disse:

    Na atual conjuntura política do Brasil, é mais fácil separar o trigo do joio.

  23. Ariane Farah Alvarenga disse:

    Tudo tem vários lados, O CORRUPTO usou e abusou de erros passados na consecução de seus objetivos GOLPISTAS. Aplaudiam, incentivavam, fingiam não ver abusos partidários e econômicos para conseguirem DESTRUIR O ESTADO SOCIAL JUSTO EM FORMAÇÃO. Com essa intenção, as ações com pouca discriminação, sensibilidade, precipitadas e erradas eram aceitas.
    Agora a verdade está aparecendo e o caminho do uso da corrupção como forma de caça e destruição de tudo construído, sem a devida separação do joio e do trigo já é usado de forma GOLPISTA para salvar OS CORRUPTOS dos outros partidos e instituições que apoiaram os PRIMEIROS ABUSOS CONTRA A LEI. POLÍTICA NÃO É PARA PRINCIPIANTES AFOITOS E IRRESPONSÁVEIS, assim ela é uma grande arma de destruição e não permite EVOLUÇÃO OU MELHORIAS APENAS RETROCESSOS PERIGOSOS. Não é preciso ficar no jogo do TUDO OU NADA, existem outros caminhos com JUSTIÇA AGIL E JUSTA DE JOVENS E IDOSOS CONSCIÊNTES que privilegia a separação do erro e dos acertos, sem a morosida

  24. Pasquale disse:

    Como diria Cerveró… pelo que consigo ver, a esquerda ta caindo.

  25. Carlos Macieira disse:

    Político ladrão é como estrada velha, não acaba nunca!!!!!!

  26. Roberto disse:

    O problema todo é esse, “o petista terá de lutar na Justiça para provar a sua inocência”. Em qualquer país civilizado a prova é de quem acusa, mas por aqui bastam convicções ou literatura jurídica. Quando se trata do PT, é claro…

  27. ELIZABETE OLIVEIRA GOMES disse:

    Nada e ninguém é intocável. Por que a Lava a Jato não pode ser criticada? Por que esse medo todo em criticar a operação? Vejo Moro sendo cercado por um monte de baba ovos que o tratam como se fosse o último herói brasileiro, como se ele tivesse a chave para resolver todos os problemas do Brasil, ignoram as arbitrariedades que ele e sua Lava a Jato cometem. Engolem como verdade absoluta tudo o que é feito e dito A Lava a Jato já dura dois ou três anos, diz a lenda que mudou o Brasil. Agora eu me pergunto onde mudou? Os tais empresários corruptos estão todos cumprindo prisão domiciliar em suas mansões. Tiveram suas penas reduzidas a pó depois que delataram o PT. Jamais saberemos se tais delacoes são verdadeiras ou nao, mas se é contra o PT então vale. Outro mistério : Aecio Neves, na boca de todos os delatores, e sequer foi indiciado. Eduardo Cunha e família, um caminhão de provas contra si e nada. O grampo que comprova que Temer foi colocado no poder pra acabar com “essa p…”

  28. ELIZABETE OLIVEIRA GOMES disse:

    Não vejo jornalistas cobrando explicações de Moro sobre sua conduta em relação aos demais citados na Lava a Jato. A única coisa que querem saber é quando vão prender o Lula. E com a eterna promessa de que vai prender o Lula, Moro e sua Lava a Jato vao conseguindo se manter sob os holofotes. E tome capa de revista, tome livros, tome canequinhas com a fotinho do juiz, tome prêmios da rede Globo, não é de se admirar que Moro e seus meninos se sintam como pop star, por isso pra eles é natural fazer showzinhos como aquele do power point…enquanto isso a lista com os mais de 200 políticos da Odebrecht continua sendo um mistério…será que vai ter power point com o nome de todos eles, hein turminha do MPF? Como diria o Moro : não vem ao caso

    • Ednaldo disse:

      Lembrando que n escândalo do Banestado, quem era o Juiz? Ora ora ora……..o Moro. E deu no que, afinal? E a quem ele perseguiu? E quantos estão na cadeia, entre as centenas de indiciados?

  29. Juan Pedro disse:

    Este Sr. deveria ser o proximo da lista a cair. Ja caiu uma vez em 2007 e deveria nem ter voltado. Nao presta servico algum a sociedade. Fora Renan ja!!!

  30. Stanislalw: É PRECISO PASSAR O PAÍS A LIMPO! disse:

    O Renan faz críticas à Lava Jato porque está morrendo de medo de ir para a cadeia, o Toffoli, porque não quer que o Lula vá para a cadeia – simples assim, é só ter um pouquinho de “vergonha na cara” e falar a verdade!
    É o que ambos deveriam fazer pois afinal estamos num regime democrático, onde cada um tem o direito de falar o que pensa, sem ofensas morais, obedecendo as normas legais, é claro.
    Eu já acho que é um absurdo o Renan e o Lula ainda não estarem sendo processados pelos muitos crimes de que são acusados, pelos quais, eu acho, ambos vão ser condenados!

  31. Sidney Salani disse:

    Kennedy a questão não criticar, eu posso porquê não respondo nenhum processo, não tive que renunciar ao meu cargo por corrupção, não participei de falcatruas e também não sou corrupto.
    Está é a diferença que talvez por você não queira enxergar.
    Olhe não sou jornalista, sou Químico

  32. Marcos Rocha disse:

    Queria-se que a Lava Jato fizesse uma acusação sem a devida contextualização?

    Em qualquer denúncia, QUALQUER, há uma contextualização, uma narrativa que se apresenta. Criticam a Lava Jato por fazer óbvio e se calam frente às acusações ridículas do Lula ao Estado de Direito.

  33. E UMA VERGONHA ESTES NOSSOS POLÍTICOS EM RAZÃO DISTO NA ÉPOCA DA ELEIÇÃO TEMOS QUE FAZER UMA COMPLETA DEPURAÇÃO DOS QUE SOBRAREM DA LAVA-JATO FICARÃO SOMENTE OS BONS. AÍ SIM, FORMAREMOS UM BRASIL MELHOR. MAS CALAR A LAVA-JATO JAMAIS. ELES QUE SE CUIDEM…

  34. Osorio disse:

    Este digníssimo Senador já era useiro e bastante conhecido nos tempos do Collor. Também não é flor que se cheire.

  35. luis antonio souza disse:

    Hora, hora, quando uma Instutuição cumpre o seu papel de foram rigorosa e dentro da lei qual o problema? O que Lula e seus asseclas fizeram, isso sim foi extrapolar todos os degraus da decencia. Isso sim a sujeira desses politicos que participaram da lava-jato deveria ser muito mais denunciado pela impressa, olha o estrago que causaram no Pais? Daqui a pouco uma parte da imprensa vão chamar Renan de “Santo”…. Brincadeira!!!!!

  36. CLEANTO VILELA disse:

    Kennedy dar razão a Renan e Toffoli você deve estar de brincadeira. Dar razão a Lula você deve estar ficando louco. Este cara quebrou a Petrobras, afundou os fundos de pensão, doou dinheiro para ditadores comparsas. E a fortuna de seus filhos que não se explica?? Levar bens do palacio do Planalto como se fossem seus?? BNDES, etc, etc, etc. Merece e certamente será condenado para o bem do Brasil, espero que fique na cadeia pelo resto de seus dias.

  37. Antenor disse:

    Criticam tanto a forma pela qual o Ministério Público informou sobre a denúncia de crime do ex-Lula! Se o tal denunciado se acha “grandioso” comparando-se até a Jesus Cristo, então nada melhor do que uma apresentação da sua denuncia de chefe da quadrilha, “grandiosa” e “pirotécnica” como ele mesmo diz. Agora, Renan Calheiros, desde o momento em que defendeu o “fatiamento” do impeachment da Dilma, já vem pavimentando sua estrada para enfrentar as acusações que lhe esperam na Lava Jato. Assim, qualquer oportunidade que esse Renan tiver, vai tentar “melar” a Lava Jato. Só que os procuradores e o Juiz Moro não são bobos e estão mais que antenados nessas “manobras”, inclusive as que Lula vem tentando. Subestimar uma equipe que visa a moralização de um país, é comprar briga com o povo honesto desse País. Se cuida Lula! Se cuida Renan! E mais quem vier a atrapalhar a Lava Jato.

  38. Sousa/MG disse:

    Sr. Kennedy, vez por outra leio alguns artigos seus, mas desta vez se superou negativamente. Que horror seu posicionamento!

  39. Allan disse:

    Essas peçonhas que criticam a lava Jato não têm um pingo de moral para fazê-lo. O lema é : “comprovada a culpa dos corruptos,dos criminosos, cadeia neles e ponto final”.

  40. Davi Santos disse:

    Parabéns ao Juiz Sergio Moro, pela coragem e determinação, está lutando contra umas das maiores organizações criminosas do Brasil (PT), que destruiu um país rico e abundante como o nosso, quebrou a Petrobrás, milhões de família passando necessidades. Não pode dar refresco a essas pragas corruptas.

  41. POR QUE RENAN CALHEIROS É TÃO PRIVILEGIADO NO STF, SE A LEI É IGUAL PARA TODOS? disse:

    COM TODO MEU RESPEITO PELO STF, MAS USANDO MEU DIREITO DE PERGUNTAR, POR QUE O RENAN CALHEIROS AINDA NÃO ESTÁ RESPONDENDO NO STF SE HÁ MAIS DE “10 BUCHAS” O ENVOLVENDO?
    POR QUE RENAN CALHEIROS ESTÁ SENDO TÃO PRIVILEGIADO NESSE VERGONHOSO FORO PRIVILEGIADO QUE SÓ O STF PODE JULGAR?
    POR QUE O STF PODE ESPERAR O TEMPO QUE QUISER PARA JULGAR?
    POR QUE OS ADVOGADOS TÊM “PRAZOS” PARA TUDO, EM TODAS AS INSTÂNCIAS DO JUDICIÁRIO, E O STF NÃO?
    OBS: EXECUTIVO E LEGISLATIVO JÁ PROVARAM QUE NÃO ESTÃO NEM AÍ, PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA, POR ISSO SÃO CONSIDERADOS “UMA VERGONHA”!
    PARECE QUE O STF ESTÁ ENTRANDO NA MESMA ATITUDE VERGONHOSA!

  42. Roger disse:

    Como diz o ditado “quem não deve não teve”” Renan teme e muito, deve ser o próximo ser enquadrado pela Lava jato que esta fazendo um bem a este páis. Mas este é o papel do político, veja só falam muito em criticas a lava Jato mas não tanto aos crimes do Sr. Lula. Espero ver Lula, Renan, Cunha entre outros um bom tempo atrás da grades.

  43. Pasquale disse:

    Mantega? até tu brutus…vixe!!!!

  44. Norberto da Silva disse:

    Gente, quem são RENAN e TÓFOLLI? Infelizmente o RENAN responde a mais de 12 (doze) processos no STF, será que é inocente em todos??? TÓFOLLI, que não conseguiu passar em nenhum concurso, apadrinhado por LULA foi para o STF e age a favor “dus cumpanhero”, assim, mesmo no STF continua sendo advogado do PT, não tem vergonha.

  45. CUIDADO, MÍDIA, PARA NÃO AJUDAR A LADRÃOZADA CORRUPTA QUE QUER DAR O "GOLPE" NA LAVA JATO! disse:

    É necessário admitir o grande papel da mídia no combate à corrupção, a partir do Mensalão.
    Mas uma parte da mídia tem relacionado a Lava Jato à operação “Mãos Limpas” na Itália, dizendo que aqui poderá se repetir o “ACORDÃO FINAL”, que lá ocorreu, para que se livrem corruptos amigos do “novo rei”!
    “NADA A VER”, temos que exigir!
    Mas é um perigo a repetição disso como tem ocorrido! Que pelo menos se faça tal comparação, enfatizando que “NÃO PODEMOS DEIXAR ISSO ACONTECER AQUI”!
    Se aconteceu lá, que nos sirva de exemplo, para que não aconteça aqui. A repetição de tal possibilidade pode acabar sendo aceita como normal!
    Poucos poderiam estar fazendo isso mal intencionados mas tenho convicção que o efeito pode ser muito ruim para quem quer ver a ladrãozada de cofre público na cadeia, seja lá de que partido político.
    A nação quer um país com “VERGONHA NA CARA” e para que isso ocorra é necessário eliminar da vida pública todos os que não a possuem,doa a quem doer!

  46. José Honório disse:

    Uai! Não é quem acusa que deveria provar? Porque Lula tem que lutar para provar? Será que o fascismo já está instalado no judiciário?

  47. Jorge disse:

    Dias Toffoli e Renan Calheiros são cúmplices!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-25 20:44:13