Renan sinaliza ajuda a Dilma; Cunha revida via CPIs
Postado por:Daniela Martins
Enquanto o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), sinalizou disposição de ajudar o governo a evitar a aprovação de projetos que aumentem as despesas públicas, o comandante da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), articulou retaliação ao Palácio do Planalto fechando aliança com a oposição para tentar excluir petistas do comando de CPIs incômodas.
Além de colocar um freio na chamada “pauta-bomba”, o apoio de Renan também é importante para tentar evitar a reprovação das contas de 2014 do governo Dilma.
Mas Cunha deverá sair vitorioso do embate nas CPIs. Nas votações internas de comissões como a do BNDES e a dos fundos de pensão, os petistas deverão ficar em minoria para eleger presidentes e relatores.
*
A nova prisão do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu foi discutida na reunião da Executiva do PT que aconteceu hoje em Brasília. No entanto, o nome de Dirceu não constou da nota oficial do partido.
O PT manteve cautela e distância do ex-ministro, porque teme a força das provas da Lava Jato contra o petista. Apenas o presidente do PT, Rui Falcão, disse numa entrevista que deve ser respeitado o direito de defesa do ex-ministro e que ele é inocente até prova em contrário.
A Executiva do PT preferiu condenar o ataque de uma bomba caseira na quinta passada ao Instituto Lula, chamando o episódio de “covarde atentado”. Também convocou seus militantes para participar de manifestações ao longo do mês que pretendem fazer contraponto ao protesto contra o governo marcado para 16 de agosto.
*
Confira os temas do “SBT Brasil” desta terça:
Nova fase da Operação Lava-Jato chamar-se-á ” LULA LÁ…EM CURITIBA”.