aki

cadastre-se aqui
aki
Política
09-05-2016, 21h12

Renan vê trapalhada do Planalto; Temer quer cortar 10 pastas

Senador julga um erro articulação de Cardozo com Maranhão
17

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), avaliou que o Palácio do Planalto fez mais uma trapalhada política ao articular a decisão do comandante interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), de anular a sessão de 17 de abril, na qual 367 deputados votaram a favor do pedido de abertura de processo de impeachment contra Dilma Rousseff.

Renan considerou que o governo agiu com amadorismo, porque ele foi surpreendido pela articulação entre o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, e Waldir Maranhão. Para essa articulação ter mínima chance de sucesso, seria preciso combinar ou ao menos avisar Renan. Isso não aconteceu, o que explica a reação dura do presidente do Senado.

O peemedebista deu seguimento ao processo de impeachment no Senado, considerando a decisão de Maranhão “intempestiva” e uma “brincadeira”.

Renan recebeu uma avaliação jurídica de que o Supremo Tribunal Federal não endossaria a decisão de Waldir Maranhão. Também pesou a comissão especial do Senado já ter votado a favor da abertura do processo de impeachment. Ou seja, Renan entendeu que ficaria mal perante os senadores e a opinião pública. Para ele, erros desse tipo explicam por que o PT está prestes a perder o poder. Hoje, o governo Dilma está em minoria na Câmara e no Senado. Dificilmente será possível barrar o impedimento da petista.

*

Corte de 10 pastas

Temer decidiu que fará uma redução no atual número de ministros. Hoje, são 32. No desenho mais recente, seriam 22 ministros _um corte de 10 pastas.

Por exemplo: Comunicações e Ciência Tecnologia deverão ser fundidas. A Cultura deverá voltar a integrar o Ministério da Educação. Segundo um auxiliar, Temer optou por fazer um corte mais radical para ficar em sintonia com a opinião pública. Então, resolveu endurecer a negociação política com os aliados no Congresso.

Assista aos temas de hoje no “SBT Brasil”:

Comentários
17
  1. walter disse:

    Até tu Renan; caro Kennedy, se o presidente do senado, se decepciona com o Planalto; que aliás, traíram o renan também, ninguém percebeu, mas o “alagoano estava virado no capeta”; fizeram a mutreta, e não o participaram e nem seque, sobrou “benefícios”…
    O Lula e suas grandes ideias, não dão uma dentro;usar o Maranhão, foi um golpe de desespero; argumentação do cardozo, tem impressões digitais de incompetência, como pode descer tão baixo; faltou tudo, inclusive vergonha; trata-se de um pau mandado…
    Quanto ao Temer; quanto mais pastas cortar, melhor é, mas o principal papel, seria evitar, que denunciados fizessem parte do seu governo; seria positivíssimo, que seu apoio compreendessem isso; a situação, que vai enfrentar, não é tão simples,terá que ser o mister M; grandes truques, com resultados, “nunca antes vistos”, pura magia…

  2. joao ferreira disse:

    Será que esse politico acha que o povo e bobo,estão brincando com a população do brasil, O supremo tribunal da justiça tinha que intervi,cassa esse deputado e seus direitos politicos.e uma vergonha para a justiça do Brasil .Que constituinte e essa,onde ex presidente esta sendopreso,presidenta sem menhuma capacidade de governar,um presidente da camara delinquente,e um advogado sem nenhuma competencia para advogar.A que ponto chegamos.

  3. Leonardo Gama disse:

    bom mesmo seria o STF afastar Renan e Jorge Viana assumir a presidência do Senado . . .

  4. André disse:

    Juridicamente o Presidente da Câmara, mesmo interino, pode anular o ato monocraticamente. Mas não pode fazê-lo quando o processo já está no Senado. É como se um juiz anulasse a sentença de processo que está no Tribunal ou o Delegado anular o flagrante quando já se decretou a prisão preventiva. Acredito que nem mesmo poderia fazê-lo após a votação do plenário, pois o plenário prevalece sobre o ato monocrático do Presidente. Não é possível que o Ministro Cardozo realmente acredite que a decisão de Maranhão é correta! Só pode ser desespero mesmo!!!!

  5. ISSO É UMA VERGONHA... É PRECISO PASSAR O PAÍS A LIMPO! disse:

    Cada passo que os defensores desse desgoverno corrupto, incompetente, vergonhoso dão, aumenta a vontade de ver Lula e sua quadrilha na cadeia!

  6. Espero que o PT e os partidos de esquerda não parem de tentar atrapalhar o processo de impeachment. Hoje nos fizeram um grande favor. Nos livraram de mais um político corrupto. Waldir Maranhão vai ser expulso do PP e também será cassado por quebra de decoro parlamentar. E quando perder a prerrogativa de foro que o cargo lhe concede … Justiça de primeira instância de Curitiba.
    Se prepare Maranhão! E não se esqueça de fazer delação. Estamos curiosos para saber porque o senhor mudou o seu voto depois de visitar o hotel onde Lula montou o seu gabinete de crise para barrar o impeachment.
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  7. Maria da Consolação disse:

    Esse recurso do Eduardo Cardozo já existia quando Cunha ainda estava na Câmara. Cunha iria julga-lo no dia 05, quando foi suspenso da presidência. Não acredito que exista nenhuma “articulação” de Cardozo com Maranhão. Até porque, o que Dilma ganha com o retorno do impeachment pra Câmara? Tempo? O Maranhão vai colocar em votação em 5 sessões! Além disso, o Maranhão é mais próximo de Cunha que do Governo… Isso tudo tem dedo do Cunha. E não seria “articulado” com Renan, que agora está se entendendo com Temer. Além disso, não se esqueçam de que há um pedido de impeachment também contra o Temer, que o STF mandou dar sequência. Então, tirem suas conclusões! Por fim, se o processo for anulado, o Senado não pode dar sequência, pois ato nulo não surte efeitos e as coisas devem retornar ao estado anterior à nulidade.

    • Emerson de Lima disse:

      O próprio Carbozo já assumiu que articulou junto à Maranhão. Essa foi só mais uma manobra desesperada desses que querem o caos em nome do poder.

      #TchauQuerida!! #VaiTarde!!!!!

      • Maria da Consolação disse:

        Maranhão era carne e unha com Cunha. O Cunha apenas quer deixar claro que ele ainda manda na Câmara. Não é por outro motivo que o pedido foi revogado e não chegou as vias de fato, o recado já tinha sido dado. Tudo articulações de bastidores para jogar para a plateia.

  8. Kenner Almeida disse:

    O Josias de Souza usou uma expressão perfeita: Waldir Maranhão é um epílogo. O PT e suas linhas auxiliares se ilharam num gueto cercado de chacota por todos os lados.

  9. PARA O BEM DO PAÍS! disse:

    A MELHOR E MAIS URGENTE SOLUÇÃO PARA O PAÍS VOLTAR A ENTRAR NOS TRILHOS SERIA, SEM DÚVIDA, A RENÚNCIA DA PRESIDENTE DILMA (EVITARIA O DESGASTANTE PROCESSO) E A PRISÃO PREVENTIVA DO LULA!

  10. Andre Luis disse:

    O planalto pode até ter surfado nesta onda gerada pelo Waldir Maranhão, mas não acredito que ele tenha feito isto sem um encorajamento de Eduardo Cunha. O Eduardo Cunha está mandando um recado bem claro para o Temer: “Onde você estiver não se esqueça de mim”

  11. Francisco Miranda disse:

    QUE VERGONHA. AONDE CHEGOU O NOSSO JÁ COMBALIDO CONGRESSO. NOSSO AMADO BRASIL JÁ SERVE DE CHACOTA NO MUNDO INTEIRO. OS PTRALHAS E SEUS ALIADOS TRAIDORES ACABARAM COM O BRASIL. TEMER ?? JÁ CONVOCOU UMA EQUIPE NO MÍNIMO DUVIDOSA. SÓ NOS RESTA TORCER E EU POR EXEMPLO NÃO VOTO MAIS. APENAS POR OPÇÃO. OU FALTA DE OPÇÃO.

  12. Jansen disse:

    Nunca vi nada tão positivo quanto esse processo, pois conseguimos conhecer mais de perto nossos politicos, e, orgulhar-mos de homens integros capases, e que honram o voto que lhes foi dado, parabens deputados e senadores Brasileiros e Patriotas, nunca tinha assistido a Tv. Câmara e Senado agora não perco é, hum prazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-10-21 07:00:13