aki

cadastre-se aqui
aki
Geral
30-04-2015, 9h22

Richa recusou pedido federal para interromper repressão

Senadora do PT, Gleisi pediu que Cardozo falasse com governador
102

Postado por: Daniela Martins

Parece cristalino o abuso policial ocorrido ontem na manifestação de professores em Curitiba. Pior: houve recusa do governador Beto Richa (PSDB) em interromper a repressão após uma conversa com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

A senadora Gleisi Hoffman, do PT do Paraná, conversou com o ministro da Justiça e pediu que ele tentasse convencer Richa a negociar com os manifestantes ou parar a dura atuação policial. Cardozo falou com o governador e disse à senadora Gleisi que a resposta havia sido negativa e que a ação continuaria.

Em qualquer conflito em que haja participação de policiais, cabe a eles ter o equilíbrio para o uso necessário da força. Alguns policiais tiveram esse equilíbrio e se recusaram a atacar com violência os manifestantes. Mas a maioria não agiu assim. O trabalho dos policiais civis e militares é sempre difícil, mas esse massacre mostra, no mínimo, falta de preparo para lidar com manifestantes.

As cenas de ontem, estampadas nas manchetes de hoje, mostram truculência da Polícia Militar do Paraná. Há fotografias de pessoas com os rostos atingidos por balas de borracha. Numa democracia, não é aceitável um tratamento desse tipo, ainda que tenha havido erro da parte dos manifestantes.

Obviamente, não caberiam todos manifestantes na Assembleia. Mas fechar o Poder Legislativo à manifestação popular, qualquer que seja a orientação política ou a reivindicação em questão, é um ato antidemocrático. A reação externa fala por si mesma. Basta ver as imagens, as fotografias e os relatos do que aconteceu.

Proibir o acesso às galerias da Assembleia Legislativa do Paraná significa uma tentativa de passar o rolo compressor a favor do projeto defendido pelo governador tucano Beto Richa, que modifica as regras do fundo previdenciário de funcionários públicos.

As regras de governança previdenciária mais modernas mandam que sejam criados fundos de pensão específicos para os funcionários públicos, nos quais são exigidas contribuições do Estado e dos funcionários. A União já criou esse fundo, por exemplo, na reforma da Previdência.

No caso do Paraná, o governo quer usar parte dos recursos de um fundo previdenciário para pagar uma parcela de aposentadorias que deveriam sair diretamente do caixa do Estado. O governo deixará, assim, de pagar sozinho esses benefícios.

É uma mudança de regra que prejudica as contas do fundo previdenciário no longo prazo, mas serve para o governador Beto Richa fazer uma injeção de caixa agora. Ajuda as finanças do Estado no curto prazo. Não é a melhor solução, porque vai sacrificar as finanças do Paraná no longo prazo.

Trata-se de uma discussão técnica, financeira e política que deveria ter sido feito de modo mais longo. É fato que o Paraná atravessa grave crise financeira e que está fazendo um ajuste fiscal, a exemplo do governo federal. No entanto, votando a portas fechadas, a Assembleia aprovou o que queria Beto Richa.

Em resumo: nada justifica a truculência nas ruas de Curitiba ontem. A forma como foi aprovado o projeto e o massacre dos funcionários públicos foram erros do governador do Paraná.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
102
  1. Ismael MArques disse:

    Esse é o jeito de Governar que Aécio Neves queria implantar no Brasil.

    • jairo disse:

      Graças a Deus ficamos livre da ditadura militar em Minas,era isso que o SeU AERCIO fazia em minas, formos reprimidos de falar ou pensar, o professores amargaram uma perseguição tremenda em Minas Gerais…………..
      MAs Graças ao bom DEUS ficamos livres dos santanicos de aventais.

      • ULISSES VICENTE disse:

        Amigo,
        Concordo com voce em relação ao governo e ao carater de Aecio. Agora voce não pode atacar e denegrir o carater e objetivo de uma instituição milenar como a Maçonaria, cujo objeto é dos mais altruístas para a humanidade. Possui em seu corpo politicos , sim, mas também há homens de categorias mais discretas, sem preconceitos, como funcionarios , lixeiros, etc.. Quando a oportunidade se apresenta a pessoa é convidada; agora se ela vai se aproveitar da posição ou cargo para se tornar um tirano, com certeza ela vai responder perante o Tribunal
        Divino , a quem a Maçonaria está intimamente ligada. Se quer conhecer o carater de um homem , de-lhe poder ” … e Deus ou o Grande Arquiteto do Universo assim o faz, mas o que a maioria não sabe é que depois vai responder pelos atos; e como vai . A maçonaria , a Rosacruz, a Teosofia, são insituições que espiritualmente estão na vanguarda da espiritualidade, acima das religiões comuns, e seu objetivo maior é espiritual, e isso muitos maçons nem sabem, e se usarem a Obra com objetivos mesquinhos ou egoisticos vão pagar caro, Portanto , não há satanicos de aventais, pois em todas as instituições espirituais ou religiosas existem os bons e os maus, que fazem o Divino tempero. Não se pode julgar nenhuma instituição e nem ninguem pelo que se houve falar. Os poderosos poderão adentrar o Templo,agora, o que vão realizar pelo bem ou pelo mal, cada um vai responder individualmente.

        • antonio disse:

          Ulisses, acho que o Aécio foi um erro de escolha, mas não quero falar sobre política. Me interessei no seu comentário, o conhecimento espiritual, leio e pesquiso muito a Biblia, já estudei com varias religiões, embora não frequente nenhuma, já li alguma coisa sobre os antigos sumérios, mas confesso que a minha busca continua, se puder me ajudar, me indique pelo menos um site onde posso pesquisar

      • Helder José Borba Campos disse:

        Concordo com você, ainda bem que ficamos livres desses indivíduos que não respeitam a classe trabalhadora

    • Petista enrustido, não se trata de partido político, trata-se do desrespeito a uma classe trabalhadora sem voz e vez, que não mede esforços para educar até seus filhos, se tiver, trata-se do despreparo de uma corporação policial, e não apenas dos policiais que executaram as ordens, pois no meio deles acho impossível que tivesse algum analfabeto, trata-se do despreparo de um TROGLODITA alçado ao posto de governador de um belo estado, trata-se de vários despreparados eleitos para defender e apoiar leis para proteger simplesmente aqueles que os elegeram, trata-se portanto até da sua ignorância ao confundir homens de partido com defesa de uma categoria.

    • LUIZÃO disse:

      Ué ?? O que é que o Aécio teve a ver com as destruições de patrimonio provocando essa operação policial no Paraná ??. Sua afirmação me dá espaço para perguntar também o que é que o lula, a dilma, o marco aurelio garcia, o fachin, o rossetto tem ou teve a ver com as depredações, ameaças e violência praticadas por Stedile , Boulos e seus sequazes contra as propriedades privadas ??

    • walter disse:

      Caro Ismael, que implantou estas greves com black blocs, foi o PT; estranho…aonde tem confusão, lá esta os sindicatos e sem terras.
      Vcs deveriam assumir, que não querem mais, um estado de direitos; isso esta tão claro; vc tentaram recentemente, proibir as “balas de borrachas”, para a PM; vamos lá…quem é a gleise ou o cardozo; que moral tem esta gente; estranhamente foram rápidos…
      As greves são sagradas, qualquer categoria, pode protestar; não podem barbarizar, interromper o trânsito, quebrar patrimônio; avisa aos companheiros; quem sabe, eles entendam alguma coisa.

    • luiz calabreza disse:

      Não sei o que é pior : a truculência do governo PSDB ou a corrupção do governo do PT..na dúvida melhor seria cassar todos e estabelecer novas eleições…quem sabe agora acertamos…

      • Luis Joacy Barreto de Matos disse:

        Pergunto: fazer novas eleições para que? Quem elegeu os atuais governantes?

      • walter disse:

        Por favor caro, a senadora gleisi que “tentou” conter a “tal repressão, perdeu as eleições no Parana; quem disse que tem dialogo com os black blocs…o direito de greve é sagrado, mas sem violência. O PT já tentou impor a SP contra o governo, o não uso da “bala de borracha”; promover baderna, não é o caminho.
        Em SP por exemplo, os “professores” querem 75% de aumento…naõa há recursos para isso, a CUT e o sindicato da categoria, tem barbarizado, para tentar impor, sem dialogo…

        • Lourival Nascimento disse:

          Prefiro acreditar que você desconheça os termos da pauta de reivindicação que nós professores Paulistas. Queremos uma recomposção salaria escalonada que nos leve a receber o mesmo salário pago a categorias com nível superior . O nosso salário hoje é equivalente a “atendente de necrotério” que necessita ter formação do ensino fundamental. Lutamos por justiça!!

      • Muito bem colocado Luiz Calabreza: difícl escolher entre o truculeno PSDB, que já demonstrou muitas vezes estra no seu DNA, e o PT, que tem a corrupção nas veias.

      • José Ruiz disse:

        o pior mesmo é a sua ignorância política..

      • Carlos disse:

        Deixe a emoção de fora quando se trata de politica, você odeia o PT tudo bem , mas ser injusto ou subestimar o adversário é pura soberba. Achar que a corrupção é algo que o PT trouxe pro Brasil é no minimo infantil, e não adianta dizer que o PT é uma quadrilha e institucionalizou casos isolados de corrupção, o PSDB teve inume-os casos de corrupção que assim como PT envolveu pessoas de diferentes espectros e partidos políticos.

    • Josimar disse:

      Certamente Ismael, depois da roubalheira do PT no governo, será a única forma de cobrir o buraco negro nas finanças, e assim o governo PTralha continua fazendo pior roubando as riquezas do nosso Brasil na surdina, ex.: Petrobras, Eletrobras, BNDES, Correios, ETC…

      • Daniel disse:

        vergonha 1 = ESSE DITADOR GOVERNANDO UM ESTADO DEMOCRÁTICO
        vergonha 2 = PESSOAS APOIANDO ESSE BANDIDO

        Vergonha Alheia = Coxinhas querendo culpar o governo federal.

      • Fabio disse:

        Josimar, então a única forma de gerir as finanças públicas no Paraná é espancando professor? Pense nisso alienado cidadão!!

      • Joao disse:

        A diferença que aqui no Paraná o governo é herança do próprio Beto Richa, em quem infelizmente eu também votei. Não houve nenhuma ampla discussão sobre a reforma como o próprio governador gosta de afirmar, não houve nenhuma reforma política para corte de gastos e pior parentes do governador são investigados pelo GAECO (e a imprensa mostra laços íntimos entre eles mesmo que o governador negue veementemente) por corrupção no governo. Ontem o governador veio a público dizendo que a culpa seria de meia dúzia de black box, e mesmo que seja assim pq mais duzentas pessoas foram atacadas ferozmente pela polícia que deveria proteger e servir. Nosso governador está tentando governar por decreto fechando a assembleia e pressionando os deputados a votarem a seu favor…tudo em nome da democracia!

      • Paulo disse:

        Ninguém ta falando de Petrobrás! Esse é sim o estilo do PSDB de governar! Bem feito aos paranaenses te terem colocado esse boçal no poder, até o fim do mandato ele faz como seu professor FHC, vende o Estado todo e não resolve problema algum! Já imaginaram o playboy como Presidente, o Paraná votou igualzinho aos bitolados de SP ainda bem que foram derrotados!

      • Virgilio disse:

        Meu caro, não confunda alhos com bugalhos, o governo federal tem seus problemas, mas todo esse rolo tem haver apenas como o GOVERNO ESTADUAL, geriu errado seus recursos, e agora quer tungar do fundo previdenciario dos professores a força pra tapar suas bobagens. Jogar o PT nesse rolo é no mínimo desinformação ou má fé mesmo.

    • wilson disse:

      E desse modo que o PT governa

    • Nada a ver com Aécio Neves Sr. Ismael Marques! Se seu estado se encontra em péssimas condições seja financeira, educacional ou qualquer situação parecida é tão somente culpa do governo do PT que roubaram, roubaram e roubaram! E não estou falando besteiras! está estampado em qualquer jornal do mundo! Aí está a culpa de tudo isso! É muito óbvio e claro que a policia militar de seu estado não tem preparação alguma para lidar com manifestantes qual seja a categoria! É só isso! Então meu amigo não venha querer colocar culpa em quem não tem nada a ver com isso! Vá procurar a ouvidoria das policias de seu estado! Ou quem sabe processar seu governador que vocês o elegeram…

    • edson disse:

      O roubo do Beto Richa tem tudo haver com o PT sim. Eta povo burro. Roubar como dizem não tem partido não!! Tem a tremenda cara de pau de fazer Lei pra meter as mãos no que não pertence a eles… O PT roubou e está sendo punido… Já o time PSDB rouba fazendo e inventando leis e formas de roubar oficialmente…

    • eunice disse:

      Este plano tem desde FHC, as pessoas deveriam ficar atenta que se a moda pega e também com o processo de terceirização (privatização) da saúde publica (por isso corte em verbas) não deram muito querem acabar com aposentadoria ou copia o plano americana

    • Miriam Heilborn disse:

      O professor é a única categoria profissional que CONFRONTA a instrução e a educação com o modo de vida da população em geral, o que causa reações por parte desta, algumas favoráveis, outras contrárias, e, infelizmente essas reações não são dirigidas à instrução e educação ensinadas, mas sim diretamente alvejadas sobre a figura do professor, que acaba sendo um símbolo do que incomoda: ética, honestidade, instrução, conhecimento, cooperativismo, igualdade, e tantas outras coisas. O professor deve ter incomodado bastante esses políticos e cidadãos do povo que hoje o tratam como lixo. Eles lembram apenas do que não gostavam nos professores e esquecem que foi um professor que os alfabetizaram e os tornaram capazes de conseguir um diploma ou uma profissão.

    • walter disse:

      Caro Ismael, separe os fatos, o Aécio não mentiu na campanha…seja imparcial por um minuto…esta certo; ele teria que adotar medidas duras, depois de 12 anos de PT.
      A gleisi pediu ajuda ao cardozo, no caso Parana; ela foi muito rápida; o cardozo deveria estar cuidando dos casos em Brasilia.
      Os black blocs, só passaram a existir,na era PT; pelas mãos da sininho, foragida da polícia; perder as eleições e tentar situações retaliadoras, não nos ajudará a organizar a bagunça.
      Faça um exame de consciência, não estamos tratando de uma partida de futebol..ou nivelamos o diálogo; deixando as jogadas políticas de lado; ou o País vai sofrer muito mais…

    • Enilson disse:

      Gênio, o governador não se chama Aécio. Apesar de não simpatizar por nenhum dos dois.

    • disse:

      O governador e o secretario “Xerec” ou melhor ogro estavam com sangue no “zóio” mesmo que os manifestantes não fizessem nada a ordem era baixar o porrete, o desgovernador esta com ódio mortal pelos professores porque não aceita ser contrariado, resta saber qual será o próximo confisco ” FGTS, redução de salários de pensionistas e aposentados” de todos os paranaenses ou mais uma carga exorbitante de impostos, aguardem os próximos capítulos de “o melhor ainda esta por vir!”

    • Marco Túlio Castro disse:

      Vou invadir o Planalto para protestar contra o governo Dilma e estou levando comigo alguns Blak Blocs que a CUT vai me emprestar. Pretendo bater nos policiais que por ventura aparecerem na minha frente.
      Como a Dilma e o PT são um governo pra lá de democraticos vão me receber com um jantar.
      Deixe de ser tolo. Esqueça a lavagem cerebral e venha para o grupo que crie. o PTA Petistas Anônimos. Temos psicólogos e psiquiatras a disposição. Prometemos que te despetetizaremos em 5 meses.

  2. Getulio disse:

    É Kennedy professor no Brasil no caso do Parana alem de ganhar pouco quando reivindica seus direitos apanha pior que bandido,
    vc e o Brasil e o mundo viu!
    O que hoje no Parana é uma realidade poderia ter acontecido no Brasil imaginemos Aecio PSDB vencedor com um PMDB jogando contra Dilam e o PT a terceirização com certeza já estaria aprovada e se houvessem manifestações com certeza agirias da mesma forma aticaria os cachorros na população.
    Aos professores só resta lamentar e instruir seus alunos e orienta los para que digam ao pais desses alunos a não votarem em partido ligados aos empreendedorismo que visam unicamente o lucro , mostrem lhes seus ferimento feitos por um representante de um partido que pede golpe Beto Richa tem que ser seu ultimo cargo publico pessoas com esse cidadão tem de ser esquecidos da vida publica!
    São esses “caras” que querem meu voto, quem é pior, bom nesses sei que não posso votar de jeito nenhum!

  3. Cesar disse:

    Essa é a “democracia”do brasil,onde as pessoas são prejudicadas ,humilhadas,massacradas pelo estado,município e governo federal e ainda tem que ficar caladas.Isso pra mim é muito pior que que ditadura,aliás,na minha opinião,o regime que vivemos hoje é o de uma “ditadura civil”.Enquanto isso,esses vagabundos que nos “governam”,mantém os seus privilégios.Precisamos de mudanças muito grandes,pois ,o país está às portas de uma insolvência social.

  4. Luiz Roberto Couto da Silva. disse:

    É mais um pseudo político incompetente e boçal de pai e mãe que usa da força com um ditador para governar com o poder da força e seu partido que se diz o tal deixa esse microcéfalo fazer parte do mesmo e, macula uma classe de professores que talvez por ter sido mal aluno e colador não valoriza os mesmos, pobre infeliz….

  5. Ronaldo Torres Braga disse:

    É a barbárie institucionalizada.Uma das contradições da evolução civilizatória.A culpa é do PT
    que perdeu a eleição ou de quem elegeu um ditador fantasiado de defensor da moral e dos bons costumes ?

  6. waldemar disse:

    Os milionários desse país entoaram o mantra da falta de democracia no país. “O Brasil está virando Cuba”. Não, não está não. O Brasil não sofre o intervencionismo econômico que impede Cuba de crescer economicamente. O Brasil não está virando Cuba não. Em Cuba a educação é prioridade e uma das melhores do mundo, analfabetismo zero. Em SP e Paraná, berço da maioria dos imbecis que reverberam o mantra hipnótico entoado pela elite suja desse país, a educação é inimiga. Não se investe. Aqui e lá os educadores são recebidos a bala quando buscam seus direitos. É essa a democracia que essa elite quer. A democracia da porrada para todo mundo. Porrada para quem busca seus direitos. Porrada em todos que atentem o mínimo contra a ditadura imposta por eles para garantirem seus lucros exorbitantes. O PSDB acabou sendo a garantia politica para essa gente. Tá ficando insustentável essa política. Dá vergonha, pra quem tem vergonha na cara.
    E vai ter aquele que vai falar ” Vai pra Cuba então “. Infelizmente, a queda da intervenção econômica tem preço. Esse preço é a abertura para os bens e cultura dos EUA, ou seja, no futuro a cultura consumista dos EUA vai tornar alguns cubanos tão imbecis quanto os que pensaram ” vai pra Cuba então ” e ai alguns lugares de Cuba serão como SP e Paraná.

    • Helder José Borba Campos disse:

      Parabéns pela sua colocação. Aqui em Minas Gerais ficamos livres dessa ditadura, que nos oprimiu por 12 anos, com um governo do PSDB (Aécio Neves), que colocou uma mordaça na imprensa e anulou qualquer oposição.
      Queriam um governo bonitinho, engomadinho, agora é refletir, pois quem acolheu os feridos foi um governo do PDT-Partido Democrático Trabalhista. Parabéns prefeito Gustavo Fruet.

  7. Mário Pereira de Sousa disse:

    É uma típica atitude dos governantes do PSDB, para os quais, o povo só existe, para enriquecer as oligarquias, que devem ter os seus lucros preservados a ferro e a fogo.

  8. dirceu disse:

    Será que essa senadora também pediu para o governo federal pegar leve na greve dos caminoneiros ?????

  9. Não é bem assim. Muito contrariada mas acho que o Governador não tem que deixar os professores fazer o que querem. Querem ser violentos e querem ser tratados com flores. Se entrassem na Assembléia ia ser um massacre…Professor é uma categoria mimada e acostumada a ganhar tudo no grito. Chamam a policia para prender aluno rebelde na sala de aula, e para eles não pode ?? Como assim ?? A policia é truculenta para o povo pobre, para preto favelado e e aluno de escola pública, aí pode. Os PMs que se recusaram o confronto foi porque se eles batessem estavam errados se apanhassem também não podiam reagir…

    • olufihanmi disse:

      Mimados? Mal acostumado? Cremilda vc esteve em escola pública? Você estudou? Você se formou? Não existe sociedade que desrespeite mais os professores do que a nossa! Ele é o único profissional responsável pela formação dos demais! Violentos, é talvez né… quantos policiais foram feridos? Ou só foi o ego deles em ter que ultrajar a educação que trouxerem um dia de casa?

      • LUIZÃO disse:

        O que eu vi nas filmagens apresentadas nas TVs foi, primeiro : pessoas que presume-se não sejam professores praticando vandalismo, derrubando grades metálicas , atirando pedras e outras obras blackblockistas mais. Em segundo o pau comendo sobre essa gente para impedir que invadissem o(s) prédio(s) e quebrassem mais coisas e possívelmente gente também. E , lamentável, a força militar usar pit bull como auxílio à contenção da violência. Acho que até mesmo Sadam e Kadafi só usavam pastores alemães para essa atividade. Pit bull já era para ter sido exterminado da vivência urbana.

      • Claro que professor é uma categoria mimada.A única categoria que tem a PM para fazer a sua segurança.A PM que demora horas para atender um caso comum, mas tem uma viatura da PM em questão de segundos para atender quando o professor chama e para retirar aluno rebelde da sala de aula.

    • Mattos disse:

      Quanta asneira dona Cremilda. Os professores não poodem protestar, mas o governador pode mexer no fundo precidenciario deles para fechar um rombo por má administração e incompetência, e o pior é fazer as portas fechadas para o povo não saber quais deputados foram comprados para votarem a favor do projeto de lei que “ferra”com os professores. É como se pegassem o dinheiro da sua poupança a força. Melhor você ficar mais informada ou melhor… Pegue o teu salário, tua poupança (se tiver) e faća uma doação para o incompetente beto richa. CREMILDA faça me o favor… fique quieta , não fale besteira. Uma pergunta: Você por acaso é parente dele? Tenha dó….

  10. José Roberto Alonso disse:

    Será que não dá para separar o joio do trigo? Quem espanca professores é o desgoverno do PSDB do no Paraná, quem se faz de morto com a greve que já beira cinquenta dias dos professores no Estado de São Paulo é o governo do PSDB do Alckmin,e apesar da matéria do IG com a chamada ” governador do Paraná ignora pedido do governo federal para cessar repressão contra o movimento dos professores”,vejo pessoas postando comentários querendo vincular governo da Presidenta Dilma a esses atos, é má fé e faz parte dessa corrente que não se conforma com a perda da eleição pelo voto.

  11. João Cleiton disse:

    Esta forma de conter protestos ou de participar da plenária da camará, é de tamanho absurdo o uso da força policial, pois os mesmos são funcionários públicos. Como também os sres deputados e governo eleitos pelo voto popular. Convenhamos que a atuação de força contra uma classe como as dos professores é de um desrespeito profundo contra a democracia e destes que formam nossos filhos, como dos sres deputados. É imoral e vergonhoso.

  12. César disse:

    Todas as manifestações pacificas são legitimas. Só que no Brasil a gente já sabe quem está por traz das centrais sindicais e como eles agem quando o governo é do PSDB. Eu soube de gente que nem é do paraná e que recebeu para ir se manifestar em Curitiba. Manifestante profissional a mando de quem?

  13. carlos disse:

    O Paraná vive um momento difícil. Tem um governador “Beto Richa” que acabou com as finanças dos Estado (diz que não foi ele), tem corrupção assolando o Estado (diz não sabe nada disso), manda bater nos professores (diz que não foi ele),
    Será que esse político acredita realmente que o povo é idiota?
    O Paraná vive momento de ditadura na Praça Nossa Senhora de Salete. O pior é que, os policiais ainda não se deram conta de foram usados num ato sórdido do governo e que são os professores de seus filhos. Podemos chamar a Praça de Nossa Senhora da Vergonha. Quem vai parar esse governador?

  14. LUIZ ANTONIO disse:

    Só podia esperar isso do governador Beto Hitler é o jeito de governar do PSDB (Pior Salário Do Brasil ) eles estão todos com raiva depois que começou aparecer que eles são os mais corruptos do Brasil e estão acostumados a engavetar !
    56

  15. César disse:

    O ex-Presidente Lula deu uma de oportunista novamente e foi em defesa dos professores do Estado do Paraná. Como se truculência contra manifestantes só partisse do PSDB. O Ex-Presidente Lula esqueceu bem rápido os protestos do Rio de Janeiro em frente a ABI, em que os capangas da CUT espancaram os manifestantes que gritavam fora PT.

  16. alberto disse:

    essa é a ditadura do PSDB , é assim que eles resolvem os problemas sociais crônicos do brasil se soma a este quadro essa esquerda equivocada , que não forma ninguém e rara vês informa ( como diz o Mujica do Uruguay )essa esquerda que ainda não fez a reforma agraria , que ainda tem uma das policia que mais mata no mundo , com formação no moldes da ditadura , que estão como a terceira via que administra e defende o capital , muito alem dos outros países latino-americanos .É uma pena que perderam a oportunidade histórica de mudar o brasil para as maiorias , o PT esta ficando muito parecido com o PRI do México que tinha a palavra revolucionário no nome mas que ainda matam índios e defendem grandes grupos econômicos. É uma pena ……………

  17. renan sá barreto disse:

    Realmente é muito lamentável todos estes acontecimentos,não nos parece que temos um regime democrático instalado no Brasil o governo e os representantes eleitos pelo povo que deveriam trabalhar e defender o interesse deste, simplesmente ao serem eleitos passam a desprezar estes objetivos. Antes de serem eleitos vão para as ruas discursar, abraçar os eleitores, promovem eventos artísticos prometem “mundos e fundos” e realizam mirabolâncias para conquistar o voto do cidadão. Depois de eleitos passam a cuidar dos seus próprios interesses e quando parte da população ou classe trabalhadora reclamam por seus direitos são tratados da forma como vemos. Isto sem falar no que eles defendem como sendo oposição, ao que me parece ser sempre uma tentativa de tomar o poder com a derrubada do partido que venceu as eleições. A que se ver que os eleitores precisão ter mais participação na política cobrando prestação de contas dos eleitos em suas atividades políticas e financeiras praticando desta forma apoio ou oposição

  18. Cesar Duarte disse:

    Isto é para mostrar como é forma de governar do PSDB. Alckimin foi truculento e covarde nas manifestações de junho de 2013. Aqui em Minas o Aécio fez o que fez e a resposta ele teve nas urnas pra presidente. A verdade é que todo partido, quando toma o poder torna-se violento e anti-democrático. Em um determinado momento do excepcional filme Lawrence da Arábia, o personagem título diz a seguinte frase ao General Allenby: “pode haver honra até entre ladrões, mas não entre políticos.“E é exatamente isso que penso sobre os políticos desse país.

  19. antonio farias disse:

    Essa truculência, não é privilégio do Paraná, em São Paulo, com o desgovernador Alkimin, é a mesma coisa. Mas oara ele e todo o PSDB é tudo culpa do PT….!! A incompetência não tem limites nem fronteiras!!!

  20. elaine disse:

    Sou professora, ganho pouco na rede estadual, saio e vou trabalhar em outro lugar que pague o que eu acho que valho.
    Ganho pouco, quero reivindicar aumento, posso quebrar prédio publico? Posso quebrar patrimônio publico e privado, afinal eu ganho pouco…? Posso jogar pedra e coquetel molotofe em policia, afinal quero aumento e ganho pouco e quero quebrar tudo até o Estado dar o que eu quero…posso?
    Ou me comporto como cidadão e não como marginal e vou para a rua e protesto civilizadamente?
    Pois é…hoje esse país está assim: tenho DIREITO A TUDO mas não tenho DEVER DE NADA. Tenho direito de aumento, mas não tenho dever de respeitar a lei.
    Os professores tiveram a resposta a violência que insuflaram…não são pobres coitadinhos pacíficos: são marginais travestidos de professores. Quem não quer violência contra si não pratica violência contra o outro.
    O salario está pouco mas não largam o osso da estabilidade pra vida toda que possuem trabalhando as custas do Estado e a enorme maioria NÃO VALE SEQUER O QUE GANHA. Professor de verdade, de talento e de dedicação é coisa rara na rede publica e não é o salário que lhe faz melhor, mas sim seu DOM para professor que o faz diferente e especial. Não faltam bons exemplos. Apenas gostaria de saber se esse bando continuaria a ser professor na rede pública SE FOSSE ENCERRADA A TAL E MALDITA ESTABILIDADE. ai eu queri ver se iam fazer greve ou por se iam ou não procurar coisa melhor…
    Não tenho dó, não lamento e o Governo do Paraná AGIU CORRETAMENTE. E digo mais, o Governo Federal pediu para agir com amorzinho, mas não deu verba, não deu meios e não deu segurança aos demais cidadãos contra esse bando de vagabundo, porque trabalhador está no trabalho e não quebrando carros e patrimonio alheio no meio da rua.

    • miriam heilborn disse:

      Por não estar na educação deveria se isentar de julgamentos. Quem está em sala de aula está sujeito a todo tipo de maus tratos que outras profissões não estão. Será que você é xingada por pedir algo que seja necessário para você exercer sua função? Quebrar esta errado sim, danificar também porque acaba igualando professores com essa parte da população que vê no professor apenas o cara que incomoda e não o que o ensina a ler e entender o que lê.

    • Pasquale disse:

      Elaine, perfeita sua explanação.

  21. Giovanni disse:

    pois é, a midia sempre vitimando o coitado do trabalhador, sem ver ambos os lados. alguém reparou nas bandeiras vermelhas que estavam na manifestação? denovo, como em toda bagunça, CUT, PT, só baderneiros se infiltram no meio dos vitimados pela vida e acabam por ,manipular a massa. só esperava que se fossem mesmo professores somente, reparariam nestes detalhes que estão sendo manipulados por bandidos que querem ver o governo cair para o PT dominar tudo. e vem uma senadora sendo investigada por corrupção, bem da oposição ao governo do estado, pedir algo! professores , vcs teem estudo, ou estão completamente cegos, ou são cúmplices do PT. acordem. violencia vai gerar violência. usem a cabeça.

  22. Sergio disse:

    Agora os imvbcis de plantão vão dizer que o PT é bom e nao mete a lenha em grevista.
    Mas como, se os idiotas de sindicatos são todos do PT.

    • Luiz Silva disse:

      Que deus abençoe a democracia, e a todos os que podem se expressar. Porem, posso dizer com certeza que em um governo do PSDB a democracia é murda e surda. Tem que aguentar quer queira quer não. Tiremos pelo escandalo da petrobras e outras, a quanto tempo isso acontecia será que foi só agora neste governo. Cada um reflita. e diga o que quiser, pois no governo do partido dos trabalhoadores, todos podem falar o que quiserem. tá?

  23. Fernando Augusto disse:

    Provavelmente esse Richa deve ter aprendido a não respeitar os professores quando estudava, se é que ele estudava…

  24. Denis disse:

    Vamos entender, a polícia devia deixar invadirem o parlamento, quebrar tudo, ameaçar e agredir pessoas é isso?

  25. jonas disse:

    Esses atos truculentos são de um governador desequilibrado atrelado a ditadura militar esse Richa nunca me enganou e não vai enganar ninguem. Deus está acima de tudo e ele não é nada diante do Criador.

  26. mario perz disse:

    Essa é a maneira do PSDB governar, vide os problemas do professorado em São Paulo e os 12 anos de mandos e desmando do PSDB no governo de Minas Gerais, e é isto que São Paulo e parte do sul do país, inclusive o Parana~, queriam para o país, votando no Aécio Neves! Precisamos urgentemente de novos líderes políticos, porque os que estão aí, pelo amor de Deus, são péssimso!!

  27. Silvio Matos disse:

    Um governo que não valoriza a educação e acima de tudo manda sua polícia agir de forma truculenta contra os professores que lutam por melhores condições de trabalho e salário não merece o voto de seu povo.Esse senhor que governa o Paraná agindo dessa forma não representa o povo desse Estado.Governador o senhor é um zero à esquerda.

  28. E.Silva disse:

    Foi assim no governo Serra em São Paulo, foi assim no governo Aécio em Minas Gerais, e agora no governo Beto Richa do Paraná. Esse é o jeito tucano de governar!

  29. Fabrício disse:

    Esse é o modelo que o PSDB escolhe para tratarem o seu funcionalismo. Em o governo tucano as portas fechadas sucumbiu todos os direitos adquiridos dos professores. Além do Aécio Ter criado uma lei inconstitucional que agora colocará quase 100 mil servidores na rua. Além disso o governo tucano sumiu com quase 4 bilhões da previdência do funcionalismo da educação.

  30. carlos gutierrez cerqueira disse:

    Lembranças (paulistas) que o acontecido em Curitiba provocam e que gostaríamos de jamais senti-las novamente: umas dos tempos da Ditadura como a do Coronel Erasmo Dias comandando a invasão da PUC/S ou o genocídio do Carandirú/SP; outras mais recentes como a repressão aos manifestos da avenida Paulista contra o aumento das tarifas de transporte público.

  31. Heriberto Rebouças disse:

    Beto Richa sabe quem está infiltrado no movimento. Palmas pra ele.

    • Enilson / RJ disse:

      Vamos aumentar essa mobilização e ARRASTAR esse governador do CARGO. É o Pinochet dos tempos modernos. Depois eu “começo achar normal que algum boçal atire bombas nas embaixadas”…

  32. César disse:

    Se o governo fosse do PT já estavam gritando que não são manifestantes, são os perdedores das eleições que tentam um terceiro turno, mas…Como é PSDB…

    • Luiz Silva disse:

      Quem tem boca diz o que quer, me desculpe companheiro mas o pior cego é o que não encherga um palmo diante do nariz, quantos, movimentos teve contra a dilma e o pt e quantos foram tratados a bala de borracha, e olha meu amigo, ela governa todo o Brasil não é só um estado, nem uma cidade não viu, outra coisinha que eu ia esquecendo olha em quantas cidades e estados governados pelo pt isso acontece, porque eles respeitam o trabalhador, e olha que todo mundo tem direito de errar, más devemos ter cuidado pra não ferir o direito alheio.

      • César disse:

        A reivindicação qual é mesmo? É por que estão mudando a lei que mexe em aposentadorias? Então pergunte a Presidente Dilma Rousseff, por que as dívidas dos Estados e Municípios, não foram anistiadas ainda? Pergunte à ela, por que não tem mais dinheiro para nada no país? Aproveite e pergunte também, por que não tem dinheiro pro FIES? O que o governo do PT fez com todo o dinheiro do país?

        • Ricardo disse:

          Procure se inteirar antes de comentar. O Governados do PSDB quer usar o dinheiro do fundo de previdência dos funcionários para cobrir o rombo que ele mesmo deixou. Isso compromete a aposentadoria dos servidores, além do que esse dinheiro pertence aos servidores e não ao governo.

          • César disse:

            O povo brasileiro já teve a oportunidade de se manifestar. Preferiram assistir a Copa e as Olimpíadas. O dinheiro que deveria ir para a educação, saúde, segurança e transporte foi gasto com festa. Pois agora, quem no verão cantou, agora dançou. Temos o que merecemos!

        • LUIZÃO disse:

          César. E tem mais. Perguntem à Dilma a crueldade de conceder aumento aos aposentados ano após ano, menor do que a que concede para o Bolsa Família, menor do que o que concede para as famílias dos “coitadinhos” presidiários. E O PIOR DE TUDO, cortar pela metade a miserável renda das viuvas(e viuvos) que tiveram a infelicidade de perder o seu parceiro. Bota crueldade nisso. Pimenta nos olhos dos outros (Beto Richa) é refresco. PT (NÓIS) pode tudo, até fabricar protestos dos mais provocativos, se for para promover o caos e culpar ÊLES.

  33. Pisquila disse:

    Será que depois desse massacre, os professores do Paraná depois de tanto apanharem irão parar de votar em quem lhes dá porrada? A maioria deles provavelmente deve ter votado no Beto Hitler, que ganhou no 1º turno. Agora têm o governo que merecem, até que um dia acordem e parem de ser masoquistas. Em Minas foi a mesma coisa, só que de tanto apanhar, o professorado resolveu dar um basta e mandou o playboy Aéreo Neves e seus compinchas para o quinto dos infernos.

  34. Salvina Maria Santana de Jesus disse:

    No Brasil não tem jeito mesmo só fazendo greve para poder ter sua profissão respeitada, que coisa mais feia isso né???? sou obrigada a parabenizar o governador Beto Richa independente do partido que ele é, mas pela attitude pessoal dele, não intervenha mesmo, deixa os professores buscar em seus ideais, fica mei respeito a esse ser humano,

  35. eliana disse:

    É lamentável, politicos que raubaram o país e gerou essa crise, agora querem tirar dinheiro de uma conta para cobrir o rombo, e vão tirar logo dos professores. Policiais que ganham salário de fome, não tem recursos para seus filhos estudarem em uma escola particular, são professores de seus filhos, fechar assembleia para o povo não participar e aprovar leis, onde está a democracia? a polícia devia usar essa força em quem rouba o país, causando mortes de inocentes por falta de recurso, e não em quem vai a rua por luta rpara manter seus direitos. Essa não é so uma luta dos só dos professores, e sim dos brasileiros. Em países de primeiro mundo, o povo vai as ruas, independeste de de religão, classe social ou política para se fortalecerem, já terceiro mundo prevalecem o ¨individualismo ¨ e brigas políticas, defendendo politicos que não merecem atençao, quando que iremos evoluir?

  36. César disse:

    Os Estados e municípios estão com os cofres vazios por culpa do Governo Federal que leva os recursos dos impostos e não faz a sua parte. Até mesmo o Prefeito de São Paulo Fernando Haddad(PT),está entrando na justiça contra o Governo federal para que a dívida de São Paulo com a União seja diminuída como foi acordado antes. O que o Governo Federal fez com tanto dinheiro? Cadê o nosso dinheiro?

  37. Saile Marques disse:

    Todos os Estados governados pelo PSDB tem greve dos professores, é triste como não se valorizam a Educação no país.

  38. Ivonete disse:

    O interessante disso tudo é que os Governantes tanto Estadual quanto Federal, não querem cortar as mordomias dos parlamentares, e diante disso resolve que quem deve pagar os ajustes fiscais são os trabalhadores, quer sejam da iniciativa privada ou servidores públicos. Não tem essa de que lá é PSDB, o Governo federal (PT) está fazendo a mesma coisa com os trabalhadores da iniciativa privada.

  39. Carlos Reis disse:

    Lendo cada comentário dá para se ter uma ideia da nível do enrosco que se encontra a sociedade brasileira. Com toda certeza reflexo do próprio conflito em questão. Nas escolhas das palavras e no reflexo do contexto fico imaginado o que cada um seria capaz, se tivesse em seu poder um poderoso cassetete ou uma arma com bala de borracha(ou até mesmo de verdade)ou um garrafa com gasolina ou um bastão de ferro, sob a proteção de uma farda ou do anonimato da multidão.

  40. marcos disse:

    Sem entrar no mérito do que estava em votação, antidemocrático foi a tentativa de invadir a Câmara e impedir o processo legislativo. Queriam ocupar novamente o local e destruir o patrimônio público e agredir pessoas que pensam diferente. Vandalismo e luta corpo a corpo em defesa de algo não é democracia.
    Por medida de segurança, o acesso à Câmara estava bloqueado por uma barreira policial ainda mais reforçada por conta da última ocupação. Os manifestantes quiseram furar o bloqueio e a polícia teve que agir para conter o avanço de centenas de pessoas. Esse tipo de manifestação violenta não acaba bem em lugar nenhum do mundo, mesmo em país que têm policias ditos “preparados”.

    • Helder José Borba Campos disse:

      Vou te responder com a seguinte frase. “Democratas perdoem esse indivíduo, ele não sabe o que diz”. A assembleia legislativa tem galerias, pois é a casa do povo, e aqueles que ali estão devem satisfação ao povo, e ainda, deviam estimular a participação popular.
      Esses governos do PSDB (neo liberais), não gostam de que pobres questionem suas determinações, são ditadores da era moderna.

  41. lucas fraghan disse:

    Greve política da CUT e do PT é claro. Tudo para desviar as atenções da Operação Lava jato, do BNDES . Mensalão e tantas outras coisas que se escondem desde a morte de Celso Daniel. E os petistas e a imprensa comprada fazem a maior festa. Estranho só acontecer nos estado em que o PSDB que é oposição governa. Será que no resto do Brasil os professores vivem no paraíso?

  42. César disse:

    Gleisi Hoffman não é a investigada do Petrolão pela Operação Lava-Jato? Tenta agora ser absolvida pelos eleitores, já que da Justiça deste país, ninguém tem medo .

  43. Álvaro Moacir Cazula disse:

    O Governo do Paraná está vivendo na época da ditadura militar .O que mais nos deixa indignados são as corrupções existente em seu governo que são todas arquivadas com o auxilio da justiça paranaense.

  44. Osvaldo disse:

    Olha que interessante, no Facebook ninguem aparece pra defender o PT, eu imagino que seja de vergonha por causa da tragedia que esse povo transformou o Brasil, mesmo os que votaram em Lula e Dilma e os defendiam nao tem mais como dar as caras porque a coisa ficou feia demais, mas veja que só porque ocorreu um acontecimento que envolve o PSDB, as pessoas momentaneamente perderam a vergonha. Sinceramente nao tenho conhecimento suficiente do que está ocorrendo no Parana, portanto nao me sinto a vontade nem pra criticar e nem pra defender os professores. O que eu sei é que nao existem politicos serios mas só mesmo quem nao le e nao se informa ou quem vive mamando na teta do governo pra falar mal do Fernando Henrique Cardoso. Este homem foi o unico que estabilizou o Brasil e um cidadao aí disse que ele vendeu as empresas e nao resolveu nada. Quem tem um pouco de bom senso sabe que foi gracas as empresas estatais cabides de empregos que foram vendidas que o Fernando conseguiu estabilizar a economia e acabar com a maldita inflacao. O que o Fernando Henrique fez foi tao bom que depois dele veio Lula e sua turma e ja vai pra mais de 12 anos que eles estao tentando acabar e nao estao conseguindo. Nos tivemos 5 presidentes militaes e um civil que melhorou o Brasil mas infelizmente essa nossa falsa democracia deixa o Brasil cair nas maos desses irresponsaveis, temos que pagar o preço. Quanta gente entrando neste site e falando um monte de baboseira. Eu, de minha parte quero aproveitar a oportunidade pra parabenizar a Elaine porque, até onde eu li (quero frizar que eu nao leio tudo porque coisas que vem do Pt eu nao perco tempo nem em ler porque nao se aproveita nada) mas a Elaine foi a unica que falou com bom senso. Quero deixar claro tambem que se alguem nao gostou vai querer dar resposta vai perder seu tempo comigo porque nao entrei aqui nem pra ser elogiado nem criticado entao nao vou entrar de novo. Escrevi tudo isso apenas enderecado aos meus colegas que sao a favor de Intervencao Militar. Elaine, voce é uma pessoa abencoada. A maioria dos textos que estao aí transmitem uma energia tao ruim porque sao baseados no odio, na falta de conhecimento, de bom senso e no egoismo, o seu texto a gente le e rele diversas vezes porque ele faz bem, transmite energia reconfortadora.

    • Augusto disse:

      O Plano real que estabilizou o país, foi implantado em 1992, no governo Itamar franco e FHC somente assumiu em 1994, portanto, os tucanos não são honestos nem com os méritos dos outros. Quanto ao PT, apenas 03 foram condenados no mensalão e foram julgados e punidos diferente da corrupção do PSDB que é jogada debaixo do tapete, nem vou alistar todos os casos para a resposta não fiicar muito longa

  45. Glaucios disse:

    A democracia está de LUTO no estado do Paraná… infelizmente o governo do estado “não quis” aguardar manifestação do ministério publico federal a respeito da extinção do fundo previdenciário que os funcionários do estado mantém… os funcionários mantém, não o governo do estado… bem vindos ao estado do Paraná srs. bandidos, aqui os srs. sao tratados como mestres e, os que ensinam e outros tantos que lutam por justiça, democracia e igualdade são tratados como bandidos… cães, balas, bombas, blindados, helicopteros e mais ou menos 1.500 policiais para conter de forma desproporcional a manifestação popular… as imagens são claras, não se vê manifestantes agredindo ou indo para cima dos policiais, mas o contrario. O governador afirma que haviam black blocs infiltrados no movimento, por que a policia que identificou tais pessoas não deteve estas pessoas ao invés de reprimir tratando todos de forma injusta? proteger a integridade da vida deveria ser a principal função dos poderes instituidos… luto no Paraná

  46. Roger disse:

    Um breve comparativo entre o modo tucano e o modo petista de lidar com manifestantes:

    O PT houve,não reprime e tenta entender os manifestantes,já os tucanos,sempre,mandam suas polícias agredir para abafar as manifestações.

    Isso é realidade,não tem nada a ver com partidarismo,que fique bem claro.

    • Getulio disse:

      Tem sim Roger o PSDB é um partido endemico que tende a acabar por si só devido a sua politica de mentiras , vc nunca vai ver tucano preso em uma gaiola, nesse momento estão tentando o tudo ou nada contra o PT de Dilma mas dai aparecem leis de terceirização e um Beto Richa descendo o porrete em professores vão reclamar do que e pra quem? Quem decide a fatura é o povo e as pessoas não confiam no PSDB e oposição composta por PMDB o povo sabe que são tão mais ladroes que o PT e o pior são bem mais truculentos, vc viu ai .

  47. César disse:

    O exercito do Sr. Stédile perdeu a sua primeira batalha ontem.

  48. Albertino Ribeiro disse:

    Inaceitável a truculência policial e pior a atitude do governo do Paraná, um Estado que é modelo para o Brasil em muitos aspectos. Colocar a polícia contra PROFESSORES da rede de educação é no mínimo um modelo que NÃO deve ser seguido por outros Estados, INDEPENDENTEMENTE DE QUAL SEJA A ORIENTAÇÃO PARTIDÁRIA DO GOVERNADOR.

  49. Álvaro Moacir Cazula disse:

    Impeachment para esse governo desorientado também o secretario da educação e segurança publica e todos os deputados que votarão a força projeto de interesse contrário a população.

  50. Ana Maria disse:

    Para os que vão às ruas pedir intervenção militar!!!

    Viva a PM!!! Não é assim?!

    Pau nos vagabundos!!! Não é assim??

    Direitos Humanos vai querer se intrometer, pois eles só defendem bandidos e vagabundos!! Não é assim??

    Vândalos, petralhas, comunistas… todos, munidos de giz, apagadores e livros… um verdadeiro horror!!!

    Diante da ditadura gay bolivariana desses professore… digo, terroristas, comunistas… pau neles… pau de arara, choques e bala na cabeça…

    Enfim… esse é o ovo de serpente que a mídia, os revoltadinhos do PSDB e os amantes de Mussolini estão chocando há tempos…

    Trabalhadores assaltados em sua aposentadoria tornam-se vagabundos, terroristas… e os que massacram? Ah, esses devem aparecer na próxima marcha da família com deus pela liberdade, fazendo selfies com as madames e os doutores, com suas camisas da seleção a 250 reais cada e seus cartazes em inglês do google tradutor….

  51. Roberto Locatelli disse:

    Esse é o choque de gestão dos tucanos.

  52. NETO DE PRESO POLÍTICO disse:

    Não quero partidarizar o discurso, porém, o hábito de maltratar o trabalhador é contumaz e corriqueiro em nosso país.
    Infelizmente, ser ético no Brasil é:
    Ser corrupto;
    Defender menor infrator;
    Apoiar governos ditatoriais;
    Não respeitar o próximo;
    Querer levar vantagem em tudo;
    Apoiar o fator previdenciário;
    Chefe dizer que não sabe de nada;
    Gostar de Funk proibidão;
    Tratar o filho picareta, como Ronaldinho dos negócios;
    Carregar amante nas comitivas;
    Ser homossexual;
    Usar drogas;
    Ser político ladrão;
    Bater em professor;
    Desrespeitar os pais;
    Acreditar em novela…
    Viva a democracia!

  53. Frederico Gosling disse:

    E Pensar que o Paraná, um dia, chegou a ser o Estado mais evoluído do Brasil, mas depois que caiu nas garras do PSDB virou este lixo, vergonha de nosso Brasil, impeachment Do Richa já, está é a solução para o Paraná. Um bobo disse que ninguém posta nenhum testo defendendo o PT, pois saiba você, seu ignorante que o Brasil vive desde o Império sob a égide da DIREITA RADICAL, o PT está fazendo uma mudança total neste Brasil, hoje só não estuda e não trabalha, quem não quer, VAGABUNDO mesmo, principalmente esta turma do PSDB, Quer melhor exemplo olhe o Paraná, já foi a menina dos olhos do Brasil, hoje nas mãos do PSDB é puro lixo, sucata pura, quem conheceu o Paraná nos tempos aureos e vê em que se transformou, SENTE PENA. VIVA A DILMA, VIVA O PT E A PETROBRÁS ESTÁ SE RECUPERANDO BREVE VOLTAREMOS A SER O ORGULHO DE NOSSO BRASIL, MESMO COM O PSDB PUXANDO PARA TRÁS.

  54. Se isso é verdade, que o Governador mandou continuar a repressão, ou seja, mandou bate, agredir os manifestantes, é muito grave, valeria algum tipo de investigação por parte de algum orgão. Estou cansado de comentários de políticos e jornalistas jogados ao vento sem nenhum tipo de consequência.

  55. Marco disse:

    “Este e o jeito sutil do PSDB governar”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-07-20 05:03:19