aki

cadastre-se aqui
aki
Política
26-04-2014, 11h47

Rigor do STF contra corrupção valeu só para o PT

Tribunal julgou Collor e mensalão do PSDB de modo mais suave
151

O “Recado do Blog” hoje é sobre o STF (Supremo Tribunal Federal) ter julgado o mensalão do PT com um rigor maior do que nos casos do mensalão do PSDB e do ex-presidente e senador Fernando Collor de Mello. Apesar das características jurídicas específicas de cada caso, o Supremo usou dois pesos e duas medidas.

Comentários
151
  1. Álvaro disse:

    Não sou petista, mas não gosto de injustiças. O que se viu foi um julgamento de exceção, político e injusto. Joaquim Barbosa não tem condições e equilíbrio sequer para ser síndico de condomínio.

    • Mário disse:

      Amigo, a corrupção era tanta, desmedida e sem precedentes “como nunca houve na história deste país” e isso tinha que ser punido pois estão sucateando o país.

      • TacianaJales disse:

        É meu amigo e pelo jeito o coelho da Páscoa voltou e ainda trouxe a rainha de copas.

      • Marconi de Azevedo e Silva disse:

        O maior sucateamento da história deste país, o maior escândalo de entrega de patrimônio publico do mundo moderno foi a venda da vale do rio doce pelos tucanos ( PSDB ) e até hoje não foi investigado, e os sucateadores estão todos em Brasilia encurralando o PT e utilizando a Petrobrás como point de campanha eleitoral.

      • Marcelo disse:

        Mario,

        Concordo com você que a corrupção era grande, desmedida mas sem precedente? de que pais você ta falando? O Brasil desde que é Brasil há roubalheira, lavagem de dinheiro em tudo que é canto, você se esqueceu das privatizações, dos R$ 20.000.000.000,00 “emprestado” para compra da reileição, mais R$ 20.000.000.000,00 em SP para eleição do Serra, tudo isso vai ter que se pago, Banestado, mas não passou na TV de cinco e cinco minutos, eu tinha me esquecido num teve corrupção, desculpa.

    • Noir disse:

      Concordo. JB é um desequilibrado e uma imensa vergonha para o Brasil e sua sociedade.

    • Celso Pintor Gois disse:

      Essa conversa de que “não sou petista” é pura balela. Sai do armário, cidadão.

    • Marcos Valadares disse:

      Pois vc já pode se filiar, será bem recebido.

    • jose carlos silva disse:

      Injusto em relação ao PT? Desde qdo? Olhem o resultado final do mensalão. Setenças suavizadas ao máximo. Presos de verdade foram os não políticos, como a presidente do bco e o publicitario. De resto considero que eles estejam quase que de de férias. E se não for o caso, o que eles queriam, um hotel 5 estrelas? Cadeia é para sofrerem mesmo, para se redimirem.

    • Eduardo disse:

      “Nunca antes na história deste pais” se viu tanta “maracutaia”…

    • Cesario disse:

      Democracia é isto: discordo do nobre jornalista. Fernando Collor: morosidade da justiça. Eduardo Azeredo: o STF não tem autonomia, e errado seria julgar.
      MENSALÃO – um passo que demos, apesar de não ter considerado após a troca de ministros que tratavam de quadrilha.
      POLÍTICOS, vejam a pressão que estão começando, em que André Vargas já pediu para sair do PT e o canditado a governador do PT terá sua canditatura chamuscada pelo escândalo do doleiro. Sem contar a PeTrobras, que escândaldo.
      Kennedy, és um excelente jornalista, e que devemos é incentivar de fato que os CORRUPTOS sejam condenados, e que as EXCESSÕES passadas não perpetuem.

    • José Calos Correia Marques disse:

      O que entendi do resultado deste julgamento foi que, se não há provas contra o ex-presidente Collor, isto significa que ele foi “injustiçado” naquela época, ao perder o cargo de presidente. Sendo assim, só lhe resta agora entrar com uma ação pedindo ressarcimento, ou seja, o cargo de volta.

      Parabéns, Kennedy, por levantar a questão.

      Inté !

    • PENSADOR disse:

      1964 está sendo reeditado!!!
      Em 64, o “apocalipse” anunciado pela mídia golpista foi a senha para os militares assumirem o governo!!
      Agora, o mesmo “apocalipse” é o artifício para os “habitantes da Casa Grande”, doutrinados pela mídia golpista, votarem nos “arautos da ÉTICA”!!!
      Os “arautos da ética” suscitam escândalos políticos para desviar o debate sobre os “NÚMEROS/INDICADORES” – sabem que o ex-presidente estigmatizado como apedeuta deu um olé no ex-presidente Doutor!!!!
      Pela EDUCAÇÃO, um dia seremos plenamente LIVRES!!!

  2. Tunim disse:

    Não concordo com voce. Afinal de contas o mensalão foi julgado por muitos indicados pelo Lula. O do PSDB está sendo julgado pelos mesmos, acrescidos dos dois ultimos que foram colocados para minimizar a pena do mensalão (mas só do PT). O Collor tinha como maior adversário , o hoje seu amigo (assim como o Maluf) o Lulão. Então temos.. Juizes colocados pelo PT ferrando o PT… Absolvendo um ex presidente “deposto” por corrupção (me lembra o Paraguai) mas amigos ou companheiros. Enfim… uma mercadoria a ser despachada para o esgoto mais proximo. Tem dó, né

    • Eduardo Luiz Viveiros de Freitas disse:

      O comentário de quem se disfarça como Tunim (impossível saber seu nome) é folclórico. Daqui a pouco esse mesmo senhor (?) vai produzir seus comentários na direção de reforçar a teoria de que os ministros do STF indicados pelo PT levaram o mensalão tucano para a primeira instância para dar discurso de vítima ao PT nas eleições, dizendo que houve dois pesos e duas medidas nos julgamentos dos dois mensalões (petista e tucano). O fato, concreto, é: um mensalão foi julgado com mais rigor do que o outro. Atribuir isso ao acaso, ao humor dos juízes e das juízas no dia do julgamento, ou a maior ou menor pressão da mídia sobre os magistrados, fica por conta da ingenuidade ou da malícia de cada um. Mas que nesse angu tem caroço, tem, senhor(a?)Tunim.

    • ildo duraes disse:

      não que eu ache que não deveria o STF ter punido os in tegrantes do PT, mas não precisava fazer vergonha agora.

    • JOACIL DA SILVA CAMBUIM disse:

      Caro Tunim. Lembre-se de algo básico: para se entender um pouco de Direito, é necessário que não se misture Justiça com Política. Da mesma forma, para se entender um pouco de Política, é preciso que nos afastemos da nossa ideologia.

  3. Manoel Valdemar Barbosa Filho disse:

    O Presidente do PSTF – Partido do STF é tucano.

  4. nelson evaristo moreira disse:

    Concordo inteiramente com a idéia de que o STF usou 02 pesos e 02 medidas no julgamento do mensalão do PT, priorizando este em detrimento mensalão Original e primeiro , ou seja: o mensalão mineiro(1998). Existem outros julgamentos que estão pendentes , e que não a julgamneto por interesses políticos cujo lobby interessa a setores econômicos poderosos, tais como:
    Correção planos econômicos
    Fatot previdenciário(aposentadorias

  5. Manoel Oliveira da Silva disse:

    Mais do que isto, existe uma tentativa de golpe , mascarada
    da extrema direita tirar o PT de sena.

  6. Eduardo Gaignoux disse:

    O STJ na verdade, não passa de uma banca de advogados a serviço dos eternos golpistas. Que o diga Daniel Dantas com sua vrgonhasa declaração: Tenho medo da 1 instância, no Supremo resolvo.

    • Nilton disse:

      Os senhores super ministros do STF parecem estar acima da lei (que eles dizem que fazem cumprir). Vejam o caso dos super salarios: atingir o bolso dos salafras não pode; daí depois a OAB entra com um pedido de reajuste da tabela do IRF do trabalhador os salafras dizem que não pode, pois é inconstitucional.
      É, realmente dois pesos e duas medidas, mas sempre em todos os casos é a favor dos salafras, nunca a favor da maioria.

    • JOACIL DA SILVA CAMBUIM disse:

      Muito bem, caro Eduardo Gaignoux. Daniel Dantas disse e provou que nos tribunais superiores ele se garante

  7. Haroldo Passos disse:

    Quando eu digo isto, me chamam de comunista. Tudo que eu quero é que os criminosos, sem qualquer partidarismo, sejam exemplarmente punidos.

  8. luiz alberto barbosa disse:

    Se é que achavam que iriam destruir o PT, destruiram foi a justiça e o STF. Bem feito.

  9. EU SEMPRE OBSERVEI QUE O DESDE QUE O GILMAR MENDES PROTETOR DO BANQUEIRO DANIEL DANTAS E INVENTOU DO GRAMPO NO STF, QUE FIQUEI DECEPCIONADO, JÁ EM RELAÇÃO A JOAQUIM BARBOSA ELE É A CARA DO PSDB E DA ELITE DO PSDB, ELE TEM HORROR AO PT. ALIÁS EU NÃO DEFENDO ESSES DOIS PARTIDOS PORQUE SÃO FARINHA DO MESMO SACO. SE NO LUGAR DO COLLOR FOSSE O LULA JÁ ESTARIA PRESO COM CERTEZA. O STF HOJE É IMPARCIAL.

  10. Darcon Sousa disse:

    Parabéns Kennedy, pela clarividência e lucidez

  11. antonio disse:

    O julgamento do mensalão não condenou só petistas. È engraçado, porque tem gente do PP,PR e banqueiros,etc.em quem ninguém fala, mas também estão presos.

    • Jonny disse:

      Sua comparação é desproporcional. Esses nanicos não se compara a PSDB que está saindo ileso do mensalão e outras falcatruas aqui em SP, como metro e sabesp. Para entender política volte 15 anos e faça um avaliação. Seja imparcial e considere os fatos. Esse recado do Kennedy oi perfeito, ficou claro isso que a Justiça não funciona.

  12. mario perz disse:

    Até que enfim alguém da imprensa comenta sobre essa escabrosa diferenciação que faz o STJ, os petistas às traças e os tucanos, geralmente das classes mais abastadas desse país, tudo de bom,mas o PT tem culpa, até agora não vi ninguém cair em cima do trensalão, do desvio de 4 bilhões de reais feito pelo Aócio Neves quando governador do meu estado, desviou da saúde, e a imprensa noticiou mas a irmão do cara deu um cala na imprensa que vigora até hoje e a justiça de Minas está de conluio com o Aócio, dando ganho de causa para o mesmo! Justiça de Minas é um lixo!!

  13. anton pavlovitch disse:

    um é o MENSALÃO DO PT, o outro é MENSALÃO MINEIRO?!!! piada, né?

  14. Vejam situacao constrangedora da promotora que pediu a quebra de sigilo telefonico do planalto a pedido do Joaquim ,ela agora diz que foi uma denuncia secreta…….

  15. Alessandro disse:

    Caro Kennedy e demais colet@s do Blog,

    Vejo dois problemas com relação aos pesos e medidas. O primeiro já salientado pelo Kennedy evidencia um judiciário, que apesar da meritocracia de seus juízes, também atua de forma política.
    O segundo ponto, se vincula ao comportamento da mídia em geral, principalmente os grandes meios de comunicação que acabam também produzindo o mesmo desequilíbrio.
    Ambos dificultam o amadurecimento de nossa democracia. A solução, me parece simples, porém não de fácil realização. Uma mídia mais plural corroboraria para melhorar as duas instituições supra mencionadas no rumo de uma melhor democracia no Brasil.

  16. Edeir queiroz disse:

    Sou de BH não conseguimos ver onde Aécio Neves tem capacidade para ser presidente do Brasil, ele é apenas um filho de família rica e manipuladora da política em Minas, se encostou no Joaquim Barbosa e está nadando de braçada na “justiça” Brasileira, é preciso fazer uma CPI do STF, para dar uma explicação para o POVO BRASILEIRO o que está acontecendo.

  17. Dalvo Ramires Balzon disse:

    O mais preocupante disso é que tiraram direito de várias pessoas em ter duplo julgamento, como agora foi dado ao mais novo e comum ser humano o Eduardo Azeredo. Outra coisa é imaginar que falam de valores cuja origem vem da VISANET. Nunca vi falar que essa empresa fosse pública. Isso me dá tristeza, gostaria realmente que as eleições fosse disputada no voto, discutindo os reais problemas brasileiros e o que queremos como cultura e formação de povo.

  18. Rubens disse:

    Indubitavelmente, o que vem elucidar que a impunidade vem de cima; a partir dos juristas, mesmos.

  19. Cláudio luis da silva disse:

    A culpa da corrupção, da impunidade é do Poder judiciário, enquanto a sociedade não enxergar isso, padeceremos de justiça , seja ela social, ou jurídica.Ocorre que o Poder Judiciário, vive como se fosse uma outra CASTA, ou seja, vive desconectado da realidade brasileira. A sociedade como um todo não tem poder coercitivo sobre o JUDICIÁRIO, quanto a gente pode votar para tirar um politico, a cada 4 anos, isso não acontece com o poder em Judiciário, que vive inatingível, em 2012 resolveu apenas 28% da lides encaminhadas, Quem é o Presidente deste Órgão tão importante e tão ineficaz ” o homem da capa suja..Joaquim Barbosa … enfim vamos debater…um abraço ao Kennedy

  20. gilvan disse:

    voltei 2 vezes no sr.FHC, mesmo assim gostaria de saber o que aconteceu no sistema de transporte de são Paulo,ou o que aconteceu com o dinheiro das teles, porque as as rodovia privatizados nos governos do PSDB os preços dos pedagios sao muito mais caro kd MP.(por que STF) não se aprofunda de verdade em todas as questão (mais um pouco vao querer acabar com o bolsa família motivo não foi em plantado pelo PSDB, logo é inconstitucional pelo menos para o(STF “super tucano federal”)

  21. INALDO PEREIRA disse:

    o suprema está de parabens,pois corrupto na cadeia,seja ele quem for e de qualquer partido. isso supremo! arroxa o nó….2014 vem aí viu PT?!!!! AGUARDEM A TRAGEDIA QUE VAI ACONTECER POR CONTA DA PRESIDENTE DO PT E SUAS ARTIMANHAS COM O DINHEIRO PUBLICO. CADÊ A SEGURANÇA DE QUALIDADE,EDUCAÇAO E SAUDE?…………O BICHO VAI PEGAR AGORA NA COPA!

  22. Carlos B. Crispim disse:

    É óbvio que o julgamento do Mensalão saiu do controle, ou “um ponto fora da curva” como disse um ministro petista, não foi nada disso que falaram sobre dois pesos e duas medidas, não houve dureza excessiva com o PT, simplesmente o Mensalão saiu da curva, foi julgado como deveria, não houve rigor demasiado, houve sim a justiça em sua plenitude, como nunca houve antes, só isso, condenaram os ladrões de dinheiro público e ainda acho que as penas foram brandas, nos EUA todos pegariam de 25 a 100 anos de cadeia. Já no caso do Mensalão tucano, “a curva foi ajeitada novamente” com a entrada de dois ministros petistas, agora voltou a ser o que era: Corrupta e branda com os crimes do colarinho branco absolver. A verdade é que no Brasil o judiciário é uma piada, todo mundo sabe disso, foi feito para ser do jeito que é, absolver os ricos e poderosos e botar na cadeia pretos, pobres e prostitutas, o Mensalão, repito, é que foi “um ponto fora da curva”, parafraseando o ministro petista.

  23. Mauro de paula disse:

    Penso que não se trata de concordar ou não. A Verdade não pode ser mudada. Certo ou errado, houve sim tratamento diferenciado e exclusivo contra os envolvidos pertencentes ao PT. No meu entendimento, isso foi potencializado por pressão da mídia.

  24. Ronaldo Cipriano disse:

    Claro que não. Penas para corruptos a maior que seja, ainda sim, é pequena tamanha o mal que fazem a sociedade. Quanto ao julgamento de Collor faltou o STJ “julga-lo”. Contemplou-o com a benevolência costumeira da justiça para com os políticos corruptos com raras exceções como foi o caso do mensalão do PT.

  25. Paulo Mendoza disse:

    E os 6 ministros do STF ,que entenderam que não houve formação de quadrilha no crime do mensalão, também são tucanos ?

    • valdir disse:

      Que absurdo, julgarem que não houve quadrilha, o PT já é uma quadrilha, a COPA vai provar. Que governo manda nosso dinheiro e safra para cuba? Em que governo o brasil ficou ameaçado de perder o território nacional onde estão as maiores riquezas agora em julho/2014? Quem elevou os impostos mais altos do mundo? Quem agiu para desarmar o povo honesto, amarrar as polícias e armar os bandidos? Quem censura a mídia e agora a internet? Parece que sou eu o paranóico. Mesmo assim quero muito que o governo, seja quem for, acerte e devolva as riquezas que todo brasileiro merece!

  26. antonio maggi disse:

    Veja bem quem é mais sem vergonha o padre que fala em Deus e comete pecado ou aquele que é bandido e rouba.O PT falava em nome da verdade e foi pior que os outros corruptos.
    Não falo baseado na midia,mas pela história de ter vivido em São Bernardo e ter visto o PT
    do Lula pregar idealismo junto com a Erundina em porta de fábrica para fazer greve onde o
    Lula era manipulado pelos empresários ( a que custo ? )..coitado dos trabalhadores iludidos
    por quem era um grande palestrante ( ou será mentiroso ? ).
    Nosso país é assim todos querem tirar uma casquinha milionária.Precisamos acordar??????

    Antonio Maggi

  27. Zé Cueca disse:

    É a mais pura verdade! Seria uma boa se todos os envolvidos em falcatruas fossem punidos, mas não é o que acontece! Eduardo Azeredo nunca será punido e nenhum politico pertencente aos PSDB/DEMO. Vejamos Demostenes Torres, Azeredo, os Perrelas com o caso do helicóptero, o mensalão do PSDB em minas, os desvios no metro de SP e PE e muitos outros casos que envolvem partidos que não é o PT.

  28. Há uma clareza solar de que o uso”dos dois pesos e duas medidas” esteja bem caracterizado, o que me surpreende é que só agora esse Blog tenha se posicionado a respeito.

  29. fernando disse:

    cadê os super defensores da moralidade????? PSDB É SANTO AGORA?????? BANDO DE HIPÓCRITAS

  30. Gilberto Covos disse:

    não queremos votar no PT mas a mídia o judiciário, policia federal mostram que só o PT não tem licença para roubar.

  31. JORGE rODRIGUES disse:

    O título acima descreve o óbvio, pois não há dúvida que o STF quis prejudicar os petistas.
    O problema de combate à corrupção, portanto, permanece, pois em 3 situações análogas, um só recebeu o rigor da lei, e por exceção, os demais caso favoreceu os corruptos.
    O fato é tão grave que, levado a reflexão, leva a conclusão que o STF corrompeu os princípios constitucionais que deveria proteger, o que também é um forma de corrupção, já que a Constituição veda o julgamento de exceção. E mais, conclui-se que o STF, nas suas recentes formações, tem viés político-ideológico que expressa por meio de decisões judiciais, o que é um atentado à democracia.

  32. Jonas Moreira disse:

    E não é só do STF este rigor apenas para um dos lados. É também da mídia, do MP e de tantas outras instituições que não admitem até hoje que trabalhadores ou outros de baixo possam estar no governo buscando melhorar o Brasil.

  33. João Analista disse:

    Será que existiu mesmo mensalão do PSDB, ou foi apenas a tentativa do PT em igualar atos distintos? A malandragem do PT não funcionou, pois, no STF temos pessoas com alta experiência em lidar com falcatruas. O PT foi condenado porque mereceu. Os absolvidos o foram por falta de provas. Os petista vivem de propaganda enganosa e acreditam que todos os brasileiros são idiotas.

    • Eugenio Barros disse:

      Se mão existiu o mensalão mineiro por que será que o Eduardo Azeredo renunciou? Velho você acredita em noel? Ele apenas usou a mesma tática que o tucano Ronaldo Cunha Lima que tentou matar a tiros o adversário Tarcísio Buriti na Paraíba e quando iria ser julgado no STF renunciou ao mandato 2007 para que o processo voltasse a primeira instancia. Você também acha que o tiro disparado não aconteceu ou o PT também inventou para se igualar aos tucanos?

  34. CLOVIS VIEIRA JR disse:

    o que mais me deixa indignado e o cinismo em alguns comenarios,, por nao gostar do PT,muitos chegam a aceitar as falcatruas tucanas, alguns chegam a nao acreditar, so pelo simples fato de nao aceitar o PT, na politica ninguem e santo, mas na justiça, a imparcialidade e chave mestra, nao existe pesos e medidas.

  35. marcio bariotto disse:

    parabéns pelo comentário, tenho a mesma opinião……perfeito!!!!!

  36. Delmo Oliveira disse:

    Caro Kennedy;
    O negócio é que o Palanqueiro Oficial Petista achava e prometeu aos seus, que nada iria acontecer. Mais não contavam com a coragem de um dos seus aliados, que foi desafiado na época do Escândalo, pelo ministro da C.Civil, José Dirceu(PT/SP), que se achava o capitão do time Petista. Aí veio a surpresa, o aliado que eles tentaram desmoralizar, jogou no ventilador, era ele, o ex-deputado Federal Roberto Jefferson(PTB/RJ). Estava desnudo o Partido que empunhava a Bandeira da Ética na Política e também do lema: “Não roubar e não deixar roubar.” E a partir de janeiro de 2003 quando chegam ao Poder Central, o que assistimos é um Escândalo atrás do outro. E o nosso B-R-A-S-I-L vive um momento nebuloso, onde nossas Instituições estão desmoralizadas, veja os últimos acontecimentos no nosso Congresso Nacional, onde o Poder Executivo manda e desmanda. Precisamos mudar tal realidade em outubro!!!

  37. joprado disse:

    Opinião!! Direito seu. Direito meu opinar tbem. A justiça falhou? sim! Como se explica 14 anos para julgar um negócio desses? e pq demorou??? houve injunções politícas nessa demora? de quem? o mensalão do PSDB!!! Quem empurrou o julgamento para as calendas??? Onde estava a imprensa que não cobrou??? Ou será que foi pq o mensalão do PT dava mais IBOPE e/ou vendia mais??? Qual o papel da mídia e seus profissionais nisso aí? Tem alguma resposta????

  38. Ciro Gemelli Junior disse:

    Acredito que qualquer punição contra a corrupção, que é a causadora de toda a desgraça que pode assolar uma nação, ainda será branda demais….pessoas inocentes pagam muito caro em países onde a corrupção impera. Pensem nisso e parem de ficar puxando brasa para a própria sardinha.

  39. Carlos Kjado disse:

    É por essas e outras que eu defendo há muito tempo a EXTINÇÃO DO STF onde existem julgamentos puramente políticos……onde teses como domínio do fato, por exemplo, não são para todos os processos…..

  40. Marcos Wilson Zanzarini disse:

    Isso e só o inicio, já imaginou o que não deve ter nestas estatais que serve como cabide de emprego.os partidos de situação, está contra o povo prova disso as últimas votações no congresso a favor dos planos de saúde,a maioridade penal em que a maioria dos senadores votaram contra. O povo Brasileiro não tem que esquecer destes detalhes na hora de votar e colocar todos corruptos fora.

  41. João Carlos disse:

    É uma vergonha viver neste país aonde o dinheiro fala mais alto quem tem dinheiro consegue se livrar da cadeia corruptos estão soltos roubaram milhões nem devolver o dinheiro devolveram que justiça é esta para pobre cadeia ou a policia mata já os políticos todo mundo sabe que roubou não acontece nada este país é uma vergonha .

  42. O PT da Dilma do Lula, do Dirceu, do Genoíno, etc…não passa de um “bando de espertalhões” que se apropriaram do “Estado Brasileiro” para usufruir de suas benesses, nada mais do que isso. Basta olhar o noticiário diariamente e ver que há corrupção em todas as esferas desse governo “atrapalhado, pífio, e sem um mínimo de iniciativa para resolver os problemas mais urgentes do nosso querido Brasil. Uma pena…

  43. Marcos Aurelio Studart Lotfi disse:

    O Brasil precisa urgentemente de um líder capaz de unir todo o povo brasileiro. O país não precisa de gerente para administrar corrupção e malfeitos (Roubo do dinheiro público no dicionário dos políticos). A corrupção já está passando dos limites e o povo brasileiro não é otário. Os senhores lembram da estorinha em quadrinhos da “Madame MIM e os METRALHAS” ,pois bem, qualquer semelhança é uma mera coincidência.

  44. Antonio disse:

    Graças a DEUS e espero que os comunas sejam dizimados da terra!!!TFA

  45. Antonio Carlos disse:

    É exatamente isso que o PT quer, passar por vítima e desmoralizar o STF!

  46. Marcelo Sales Santos disse:

    Parabéns pela coragem de externar tal opinião pois os grandes veículos de comunicação simplesmente esqueceram propositalmente de levar á opinião pública tal constatação.

  47. PAULO JOSE DIAS disse:

    PARABENS PELA COLOCAÇÃO! REALMENTE O Srs. DO STF PEGOU PESADO COM O PT E ESTA PEGANDO LEVE COM PSDB EXISTIA UM MENSALÃO MINEIRO ENVOLVENDO ERCIO E OUTROS QUE FORAM JOGADOS PARA DEBAIXO DO TAPETE!
    SO FALTA IMPEDIREM A CPI DO METRO DE SP POXA VIDA QUE MAL O LULA FEZ PARA O SR DO STF!!!
    OS BRASILEIROS QUE SÃO PREJUDICADOS

  48. gilmar disse:

    Os comentários acima mostra como somos idiotas em termos de politica, alguns são PSDB outros PT , e o país?? O após que se lixe vivemos a lei do leve vantagem vc também(não é culpa do Gerson é de nós mesmos)se fossemos realmente patriotas todo mundo dizia que todos os citados acima deveriam estar presos, sem esse para de direita ou esquerda, uma grande nação precisa apenas de um lado , o da verdade.

  49. Idalma disse:

    A verdade é apenas uma: O “herói” dos papagaios de mídia, Sr. Joaquim Barbosa, ruge como leão para os petistas e mia fino como um gatinho para os Tucanos e C&A. e ponto final.

  50. Elizabete disse:

    O Supremo Tribunal está me fazendo ter VERGONHA DE SER BRASILEIRO ! Não há mais em quem confiar! Pudera eu, morar em Nova York, como faz o ministro Joaquim Barbosa, que preside a instituição, mas pode voltar para casa e ficar tranquilo. Eles (do Supremo) já mostraram, por várias vezes, que são partidários (PSDB de Aécio Neves), e o Congresso Brasileiro se permite á esta dependencia. Uma vergonha Nacional!

  51. Tobias disse:

    Acho que a maioria não tem conhecimento jurídico das coisas, Joaquim Barbosa é um homem integro e não está compromissado com ninguém a não ser com a Justiça. O fato é que a maioria defende os bandidos do PT ou PSDB, na minha opinião ambos são farinhas do mesmo saco, porém, o PT se protagoniza como inocente, até porque quem disse foi o chefe da quadrilha Lula, em entrevista na França a época dos escândalos ele disse ao auto em bom som, que todos os partidos faziam isso, ou seja, nivelou por baixo, dizendo que eles também poderiam fazer sem que desse em nada! Mas o que fica é o seguinte, Joaquim Barbosa a despeito de muitos é um homem justo e que não aguenta armações dos ilustres membros do STF, ele foi indicado para fazer um pano de fundo, ou seja, era o que o PT queria indicando um Negro para o STF e que este seria seu carneirinho como a grande maioria de dos que foram indicados. A bem verdade é a seguinte, todos sabiam que estavam cometendo crimes, apenas acharam que não existiria leis para tal caso, pois a alegação seria dinheiro de fundo de campanha, idéias que foram elaboradas pelos Ministros Dirceu e Justiça, mas que na verdade deu errado. Na verdade quem foi condenado na história toda foi o Marcos Valério, que ao comando dos Ministros de Lula alegaram a ele que não daria em nada e realmente se rever a história o único condenado foi o Publicitário Marcos Valério a 50anos de prisão.

    • Paulo Henrique disse:

      Caro Tobias,

      gostaria de saber apenas qual o seu conhecimento de justiça: qual o embasamento das condenações e porque o mensalão mineiro desceu à primeira instância? Por que houve os embargos infringentes? Por que o posicionamento de Joaquim foi derrubado, em várias partes do julgamento, pelos demais ministros? Somente ele tem comhecimento jurídico, todos os utros são retardados, seria isso? Ou ele teria pretensões políticas de posar de bom homem, herói destemido, para a população brasileira? Como explicar os desmandos dele com toda a magistratura federal? E os motivos de condenar a expansão da justiça federal que pode ampliar, assim, o acesso da população à justiça alegando escassez de recursos mas, ao mesmo tempo, enviar PL ao Congresso para aumentar seu os salários dos ministros do STF em percentual superior ao,que foi concedido a todos os servidores federais de 15,8%. Detalhe, o salário será superior a R$30.000,00 em 2015; e isso geraria im absurdo efeito cascata sobretudo no Legislativo, acarretando um rombo de bilhões aos cofres públicos. Na verdade, a fala é muito bonita mas a a atitude é abominável.

  52. Nelson disse:

    \uma coisa é você julgar em âmbito nacional onde o prejuízo é de todos, a outra é regional exclusiva de minas, onde poucos sabem da existência do ocorrido.

  53. Mc disse:

    E a roubalheira da tucanada de SP vão apurar alguma coisa? Não sou PT mas detesto injustiça.

  54. elton disse:

    Se tem dois eu não sei o importante e que realmente fizeram alguma coisa e isso já é um progresso afinal vivemos num pais que esta a beira do colapso da corrupção…

  55. SERGIO DAVID disse:

    HAJA VISTO QUE A JUSTIÇA PAULISTA NUNCA PENALIZOU O
    DESGOVERNADOR ALCKMIN EM NADA, APESAR DOS ESCANDALOS
    EM VOGA, SÃO TODOS “PSDB” A SRVIÇO DA DIREITA !!

  56. idel guedes disse:

    É a justiça, injusta.

  57. Antonio Celso Alencara disse:

    É tão simples falar sobre isso.
    A direita aparelhou todo o estado, todo.
    Quer o poder de volta a todo custo…Quer o cofre que está cheio.
    O que farão?…Espero que não façam o mesmo que fizeram quando foram poder da última vez, há pouco tempo.- quase arruinaram o Brasil.
    Quanto ao mensalão…Um mesmo processo apurado na CPMI dos correios foi partido, a parte do PT foi prá diante das Câmeras e a do PSDB para alguma prateleira prá prescrever…Parte já prescreveu.
    Dimples assim

  58. luciano disse:

    Na verdade só vejo um julgamento o do PT.

  59. Carlos Varela disse:

    Concordo com seu comentário. É uma vergonha esses colarinhos brancos protegidos da ditadura do PSDB e companhia ficarem impunes nessa roubalheira geral. A lei só funciona contra o PT, negros, pobres e indigentes. Fechar o Supremo, Congresso e Senado já seria uma maneira de começar a limpar essa bandalheira geral.

  60. É PRECISO O STF CONDENAR TODOS OS POLÍTICOS E GOVERNANTES LADRÕES, DE TODAS AS QUADRILHAS! disse:

    Sempre o Judiciário agiu com benevolência com a ladrãozada ” Padrão Fifa “, diferentemente dos julgamentos de ladrãozada ” Pé de chinelo “.
    Aí surge um cidadão brasileiro com muita vergonha na cara – juiz de verdade que, além de Presidente do Supremo Tribunal Federal, relator do processo – o grande Ministro Joaquim Barbosa!
    Atraindo vários pares para o seu modo de julgar, condena ladrãozada Padrão Fifa, defendida por advogados Padrão Fifa, apoiados por ladrões Padrão Fifa dos três poderes, sob olhares estupefatos de uma sociedade acostumada a só ver ladrãozada Pé de Chinelo na cadeia!
    Entretanto os apoiadores de ladrãozada Padrão Fifa ficam falando bobagens, quando deveriam ficar muito gratos à tropa de choque montada para defendê-los, por pelo menos dois motivos:
    1 – Embora a tropa de choque que foi armada para que a ladrãozada Padrão Fifa do Mensalão não fosse condenada, não tenha tido 100% de sucesso, além de conseguir penas ” pequenas ” teve sucesso ao eliminar o crime de ” Formação de Quadrilha “, fato importante para diluir de vez a cobrança de indiciamento do Chefe da Quadrilha do Mensalão, visto que estava estranho ficar havendo quadrilha condenada, sem haver um ” CHEFE “!
    Não havendo mais o crime de ” Formação de Quadrilha “, o problema da ” chefia ” não é mais indispensável e, consequentemente, o Chefe ficou mais uma vez ” blindado “!

    2 – Deveriam os defensores da ladrãozada Padrão Fifa condenada no Mensalão ficar contentes também por não terem os mesmos sido condenados pelos homicídios dolosos de milhares de brasileiros, mortos cruelmente nas filas do SUS, por falta de atendimento médico, medicamentos, aparelhagens médicas etc; outros mortos por falta de saneamento básico; outros por falta de segurança pública; outros por falta de alimentação; outros por falta de moradia etc etc etc – tudo por falta dos recursos roubados dos cofres públicos, recursos esses que essa ladrãozada não teve escrúpulos de roubar!
    É PRECISO COLOCAR NA CADEIA TODOS OS POLÍTICOS E GOVERNANTES CORRUPTOS, SEJAM ELES DO PT, PSDB, PMDB, DEM, PDT, PTB, PCB, PC DO B, PSOL, SOLIDARIEDADE, PV ETC ETC ETC.
    É PRECISO NÃO CRITICAR O STF POR TER CONDENADO A LADRÃOZADA DO MENSALÃO E SIM APLAUDIR, INCENTIVANDO E EXIGINDO QUE JULGUEM E CONDENEM TODO LADRÃO DO DINHEIRO PÚBLICO, INDEPENDENTEMENTE DE QUE QUADRILHA SEJA!

  61. Marise Morais disse:

    Não foi apenas o STF q agiu com 2 pessoas e 2 medidas, a mídia principalmente contribuiu e continua a discriminar os petistas e encobrir os mal feitos da oposição.

  62. Gilson Vieira da Cunha disse:

    Não houve julgamento de exceção coisa nenhuma. O julgamento foi feito após MUITOS anos de investigações, recursos protelatórios e provas e mais provas de imprensa, da Polícia Federal e do Ministério Público. O que os mensaleiros receberam de pena foi pouco em relação ao que roubaram e desviaram.
    Cadeia para todos os corruptos, sejam do PT, do PMDB, PSDB, PR, PSB… E QUE NÃO VOLTEM NUNCA MAIS PARA A POLÍTICA.

  63. Carlos Nery disse:

    O Ministro Joaquim Barbosa foi um dos poucos homens corajosos neste país a enfrentar o aparellhamento do Estado realizado pelo Partido dos Trabalhadores que, de qualquer forma, que se manter no poder por mais 4 anos. Infelizmente, com a chegada dos representantes deste Partido na esfera mais alta da justiça brasileira, houve uma reviravolta no caso e o povo brasileiro assistiu, mais uma vez, à ineficiência e ineficâcia da nossa justiça, concedendo penas mais brandas a esses marginais do colarinho branco

    • Paulo Henrique disse:

      Dizer que o Joaquim Barbosa e corajoso pode parecer piada sobre certo ponto de vista. Por outro pode até parecer coerente, uma vez que inegavelmente a tirania, a parcialidade e o total oportunismo são, de fato, características de pessoas corajosas. O que se deve analisar é até que ponto a coragem dele é benéfica ao povo e a partir de que ponto o é somente a ele e a seus pretensos amigos de palanque. À população é imprescindível dotar-se de senso crítico e buscar se informar adequadamente a respeito desse cidadão (cidadão???). Não se deve achar que à toa os profissionais ligados à justiça o veem com péssios olhos. Não digo os políticos ligados ao PT mas os profissionais ligados à justiça, a princípio imparciais e desvinculados de interesses partidários.

  64. NILSON disse:

    PARA QUEM NÃO SABE O KENNEDY SEMPRE DEIXOU CLARO NAS ENTREVISTAS QUE NÃO É PETISTA E FOI FELIZ NESTE COMENTÁRIO PORQUE O QUE ESTAMOS VENDO NO STF É ALGO ESTRANHO PARA QUEM USA A TAL TEORIA E MANOBRA OS PROCESSOS COMO QUER..

  65. ademir disse:

    E bem claro o que acontesse em nosso pais , o pt representa os trabalhadores , e os ministros do supremo vem infelismente das elites antigas e conservadoras , que acham que eles podem tudo , e nos não passamos de marmiteiros que só podemos existir para servi-los , mas pode crer as coisas mudaram e não voltara mais atras ,pois daqui pra frente por mais que a imprensa venha pregar , os almofadinhas não voltara mais no poder.

  66. Carmo disse:

    Se der P.S.D.B nas eleições para presidente em 2014. Os 4P (pobres, putas, pretos e petistas) estarão fadados ao esquecimento do judiciário nacional. Aqui no interior de São Paulo há diversos julgamentos de prefeitos do P.S.D.B parados na mesa dos diversos níveis do judiciário. O PT está no governo mas não tem o poder. Fui….

  67. José disse:

    O mensalão do PT na verdade colocou na cadeia políticos de vários partidos, tais como Roberto Jefferson do PTB, Waldemar Costa Netto do PR e José Dirceu, José Genoino e João Paulo Cunha do PT, além de outros menos conhecidos. São todos bandidos, criminosos, condenados pela mais alta corte do país e cumprindo pena e isso é o que importa. Agora esperamos que outros mensalões e escandalos produzam condenações semelhantes, sejam de políticos do PSDB, do PMDB e do PT, com o mesmo rigor da lei.

  68. cesar augusto de oliveira disse:

    O PSDB já tentou de todas as formas reconquistar o poder: em 2002 tentou explorar até a religião dos petistas… não funcionou; em 2006 explorou ao máximo o mensalão (mesmo tendo telhado de vidro)… não funcionou; agora tentou derrotar o PT através do STF… Como viu que não funcionará novamente, tenta supervalorizar e explorar o caso Passadena… Não vai funcionar… Pobres tucanos!!!

  69. Paulo Roberto Tanibata disse:

    Não acho que tenha havido dois pesos e duas medidas. Na verdade o mensalão do PT é algo muito maior que o mensalinho do PSDB (tanto pelo quantidade e importância dos cargos dos envolvidos, pelo tamanho dos governos envolvidos – governo brasileiro (país) / governo mineiro (estado) – quanto pela valor discutido. O resultado do julgamento do mensalão foi um absurdo de modesto. Dá a clara impressão que podemos roubar muito que no máximo pegamos poucos anos, afora o fato de que as maiores punições foram para executores de obra enquanto os donos da obra pegaram poucos anos. Então, como o mensalinho do PSDB é bem menor, a pena deve ser muito pequena (quando comparamos) e para um ex-político só. Não vale a pena perder tempo. Ah, fui ligado ao PSDB, hoje quero distancia. Mas sou completamente anti petista, oposto à você que eventualmente comenta com o coração.

  70. SILVIO MIGUEL GOMES disse:

    Duas frases que hão de imortalizar os tempos em que vivemos, que depõe imensamente contra a grande imprensa:

    1) “Foi para isso mesmo, ora!”, do Excelentíssimo Joaquinzão Barbosa. A pena para os condenados pelo crime de formação de quadrilha no julgamento do mensalão foi calculada, por ele, Barbosa, para evitar a prescrição.

    2) “Não tenho prova cabal contra ele [Dirceu] – mas vou condená-lo porque a literatura jurídica me permite”

  71. Antonio Ferreira disse:

    Ser superior ao supremo é o que parece que sua análise esta querendo chegar dar peso ao crime que foi cometido e aliviar e o que eu estou entendendo sobre seu comentário. Estamos sem bons exemplos e escuto que o Sr Barbosa pegou pesado, pensava eu que um bom comentário seria dizer que pegaram leve por muito tempo. ainda temos muito que caminhar e leio que o Sr.Barbosa não tem medida. Faça meu favor reflita e reze para aparecer mais Barbosa para seu, meu e filhos desse país ter um mundo melhor.

  72. valdir leite de sousa disse:

    Concordo é claro que PT errou fez caixa dois para estruturar o próprio partido, mas o julgamento não foi técnico, ele foi politico, que não é o papel do STF e o rigor não se repetiu nos outros casos então fico desconfiado deste senhores que aplicam as leis em julgamentos.

  73. Dário Lerbach disse:

    Outra prova bastante evidente de que houve dois pesos e duas medidas, foi a decisão do Supremo, numa votação de 8 votos a 1, transferir para a 1ª instância da justiça de Minas o ex deputado Azeredo do PSDB, acusado de participar do mensalão mineiro. Na justiça comum, ele teria muito mais chances de escapar da condenação, uma vez que existem mais recursos. Isso foi tentado pelos petistas, o que não lhes foi concedido. Não questiono a máxima de que “lugar de criminoso é na cadeia”, mas, que protegeram o PSDB – que teria também bastante espaços a serem ocupados na Papuda, há, isso protegeram.

  74. João T. Costa disse:

    Você quis dizer três pesos e três medidas (PT, PSDB, Collor)?

  75. JOACIL DA SILVA CAMBUIM disse:

    Parabéns, caro Kennedy, por você dizer o que muitos colegas seus sabem e têm vontade de dizer, mas não têm coragem. A final, não é fácil ir de encontro ao pensamento quase unânime que norteiam a grande mídia.

  76. Dal Bosco disse:

    O senhor está equivocado.E muito.Não existe impeachemet por corrupção,mas sim por decoro parlamentar.A justiça não é feita sómente quando se condena,mas também quando se absolve.Eduardo Azeredo foi remetido a justiça comum porque perdeu foro especial.A diferença dos rigores citado pelo sr. se deve aos diferentes graus dos crimes praticados.Até a data de hoje nenhum outro partido politico sentou tantas vezes no banco dos réus como o PT.

  77. Marcílio disse:

    Lembrei-me de um caso que um advogado contou: “(…) um soldado foi condenado pelo STF por ter recebido 1 grama de maconha pelo muro do quartel.” A defesa protestou alegando que era insignificante a quantidade. O STF teria absolvido o soldado se fosse um civil! O motivo era porque o militar tem que dar exemplo e por isso tem que ser tratado com o rigor da lei. Já que o PT está no comando, também para não haver dois pesos e duas medidas, TEM que dar exemplo. Não deu exemplo devido, então, tem que ser tratado com rigor…Exagerei!?

  78. Daniel Alencar disse:

    A classe jurídica não aceita o PT. Essa mesma classe, que se confunde com a elite que sempre dividiu os lucros da eterna colônia, não aceita o fato de um trabalhador poder escolher onde trabalhar e não se sujeitar às migalhas que sempre nos foram ofertadas. Pobre comprar casa, carro e comer bacalhau na semana santa é demais para eles!

  79. Luis Cesar disse:

    Deve-se lembrar que um julgamento que demora 20 anos para ser realizado ,tem grande possibilidade de não dar em nada .

  80. wagner disse:

    Também concordo com Kennedy, STF julgou os casos com dois pesos e duas medidas diferentes na verdade independente do partido acho que a verdade tem que ser apurada sempre com imparcialidade. Não concordo também como muitos quando falam que o “mensalão” e o maior escândalo de corrupção que já existiu acho que a mesma sempre existiu ate porque sempre ouve isso a diferença entes o governo LULA e FHC que se deixou investigar apurar mais algo que nos tempos de FHC eram colocados os escândalos debaixo dos panos….. Mas enfim mal feito é mal feito e tem que ser punido independente de partido politico…

  81. Eddie disse:

    NAO SOU PTISTA, NUMCA VOTEI NO PT, MAIS CONCORDO 100% COM A SUA COLOCACAO.
    PSDB E COLLOR NAO RECEBEU A MESMA ” JUSTICA ” DO PT.

  82. Antonio Lopes disse:

    Concordo Plenamente, Acho que o Joaquim Barbosa e o Gilmar Mendes estão transformando o STF num braço politico dos partidos de oposição ao governo federal, as ações do Gilmar Mendes vão todas de encontro aos interesses do PSDB, o caso mais sorrateiro é o pedido de vista do Gilmar Mendes a o caso que já estava decidido quase que por unanimidade, simplesmente para jogar a validade desta decisão para as eleições de 2016 como é da vontade da cúpula do PSDB. Tudo isso sem falar das mazelas que o Joaquim Barbosa vem fazendo no STF para manter o Zé Dirceu Preso em regime fechado desrespeitando a decisão do plenário da corte que o condenou em regime semiaberto, pra isso ele usa como desculpa a investigação de boatos levantados pela imprensa oposicionista para manter o réu em regime fechado.

  83. Edson F disse:

    Concordo e endosso não só o comentário do KA como de comentaristas que entendem que o problema que estão causando não atinge só o PT, como também atinge a função e o conceito do que é o judiciário em uma democracia. De qualquer forma, a justiça aqui só é cega quando lhe convém e o JB, colocado pelo Lula no STF está mais pra déspota do que pra presidente de algo democrático. Enfim, o linchamento a que estão submetendo o PT não seria tão relevante, não fosse o fato de todos já estarem começando a acreditar que todo o mal do Brasil se resume ao PT, Lula e Dilma.

  84. TODOS FARINHA DO MESMO SACO A REALIDADE E QUE O BRASIL ESTA NAS MÃOS DE FACÇÕES CRIMINOSAS
    QUE ESTÃO SE LIXANDO PARA O POVO. OLHEM OS EX: PETROBRAS LOTIADA E FALIDA, ELETROBRAS FALIDA
    E A COMPRA DE VOTOS CORRENDO SOLTA EX.: BOLSA FAMILIA

  85. JOACIL DA SILVA CAMBUIM disse:

    Caro Kennedy. Até para um operador do Direito há mais de vinte e cinco anos (a maior parte na área criminal), é difícil compreender por que um processo com um único réu – Collor – demorou mais de vinte anos para ser julgado, enquanto outro – o mensalão -, com quarente (40) réu, durou pouco mais de oito anos. Como sentenciou o seu excepcional colega da “Folha”: “Dois pesos, dois mensalões”. Como exigir que a população acredite num tribunal desse?

  86. frigi disse:

    SEM NEHUMA IRONIA KENNEDY, ACERTOU NA MOSCA ! PORQUE QUEM COMANDA JUSTIÇA, POLICIA FEDERAL.MINISTERIO PUBLICO E CONGRESSO SÃO DA MAFIA DO PODER ECONOMICO ,,PSDB ! ( E AFINS,, O TRÁFICO DE INFLEUNCIA É PODEROSO !!! UM PERIGO A DEMOCRACIA E SOBERANIS DO BRASIL,,,,,DE NOVO !

  87. Paulo Barbosa disse:

    Só tem petista comentando!!! O PT tem que ser tirado de cena mesmo. Porque o Lula beneficiou a Venezuela? Porque o Lula e a Dilma investiram em Cuba? Nunca se viu tanta corrupção na história. É bem clara a atitude dos dois, a Dilma foi terrorista, comunista, agitadora, e agora inventou a comissão da verdade para se vingar e implantar o que sempre quis, só os ignorantes não percebem. Foi pouco o que o STJ fez. Cadê a transposição do São Francisco? Cadê a Saúde no Brasil? Um monte de dinheiro está sendo gasto com a desculpa da Copa.

  88. Odilon Moura disse:

    pt é igual a novela. cada dia um capítulo mais emocionante que o outro .Aguardem que muitas emoções ainda virão. Mocinho é o que não falta no partido. Pena que uns estão descansando na papuda,desfalcando o elenco.

  89. Sueli disse:

    Rigor aonde?Não vi rigor nenhum nas penas aplicadas nos Senhores do mensalão. Infelizmente

  90. douglas disse:

    A melhor coisa que a oposição pode fazer para o bem do país é continuar na oposição, quem vai acreditar nas babaquices que falam, o povão não vai mais deixar vocês assumirem nada, esquecem, e continuem na abobrinha.

  91. nunes disse:

    A maioria do povo brasileiro gosta de uma corrupção, é em sua maioria um povo corrupto seja em querer comprar o guarda de trânsito, corromper alguém em prol do filho etc. O povo brasileiro devia combater a corrupção e não o PT. Todos os partidos, judiciário etc estão mergulhado na corrupção, temos que combater a todos.

    • marques disse:

      Somos uma nação de semi analfabetos, 95% que sabem lê, não gostam de lê, 95% vendem os seus votos, fui assessor parlamenta de vereador e coordenador nde campanhas politica e contribui com tudo isto, 99,9% dos eleitores não querem saber de politico sincero, quer saber quanto o politico vai pagar pelo seu voto

  92. Geraldo disse:

    Parabéns ao IG, ao articulista e àqueles que aqui comentam, pelo alto nível dos comentários postados e pelo respeito e argumentos demonstrados. Coisa que não se vê nos comentários daquele que é considerado o “maior portal do país”, especificamente quando se trata de notícias políticas. Ali é evidente a parcialidade dos “moderadores” e o comportamento agressivo dos comentaristas.

  93. Celso Souza disse:

    É bem brasil mesmo! Saímos ás ruas para cobrar justiça, saúde, segurança menos corrupção, aplicação do dinheiro arrecadado de impostos em infraestrutura. E vem petistas sair em defesa dos metralhas. A pena foi branda para essa quadrilha isto sim. Acorda povo está na hora do militarismo (renovado e democrático), assumir o país novamente. Brasil! Salve-se quem puder.

  94. Engana-se que diz que o STF,tem os profissional das mais alta competencia ali so tem serpente, juizes que agem em nome de determinado politicos, como Gilmar Mendes, esse e um dos piores juizes daquele ninho.o sr. Joaquim Barbosa parece um juiz revoltado.

  95. Amilton Sebastião Gonçalves Ferreira disse:

    Eu apesar de tudo continuo entusiasmado com a determinação do Ministro Joaquim Barbosa. Lugar de corrupto é na cadeia. É bom lembrar que no caso Azeredo o Ministro Joaquim Barbosa voltou contra o encaminhamento do caso para a justiça comum, portanto manteve a coerência em caso semelhante ao dos mensaleiros. É bom lembrar que, estrategicamente, aqueles ministros que se empenharam na defesa dos mensaleiros vão se esforçar ao máximo para não condenar nenhum político por crime de corrupção para produzir exatamente esse tipo de comparação, criando uma atmosfera favorável aos mensaleiros em uma futura revisão do julgamento quando o Excelentíssimo Magnífico condenador de CORRUPTOS deixar a presidência da Suprema Corte. Eis que a Suprema Corte será presidida por um defensor ardoroso dos referidos mensaleiros. Se tivéssemos 11 Ministros no Supremo com a coragem de Joaquim Barbosa não haveria corrupção desenfreada no Brasil. Votei no Lula em 1989, 1994 e 2002 exatamente porque o PT tinha posições firmes contra a corrupção. No caso do Mensalão a única coisa que me deixou frustrado foi o Lula ter ficado de fora.

  96. clovis di firenze disse:

    nao foi só voce que percebeu, e sim todo o povo brasileiro!!!!

  97. marquew disse:

    Oposição só tem valor, quando é para mostra a diferença, mais a oposição política s´que saber de quanto vai ganhar para assina os projetos do governo

  98. clovis jose de oliveira disse:

    concordo em tudo q foi dito.

  99. NA VERDADE, O NOSSO POVO ANALFABETO, QUE NADA ENTENDE DO QUE OUVE OU VÊ,É O GRANDE CULPADO DA SITUAÇÃO, SÃO ELES QUE REELEGERAM MALUF, COLLOR, SERRA, ALKMIN,RENAN,E SARNEY ENTRE TANTOS OUTROS,SABIDAMENTE, TODOS SEM EXCESSÃO, TINHAM PROBLEMAS COM A JUSTIÇA,MAS AINDA ASSIM FORAM ESCOLHIDOS PRA NOS REPRESENTAR, COM O AVAL DOS NOSSOS JUIZES, QUE DEIXAM PROCESSOS SE ACUMULAREM E PRESCREVEREM, E QUANDO JULGADOS, SEGUEM PRINCIPIOS PRÓPRIOS,AO INVÉS DE JURÍDICOS, TÍPICOS DE SENTENÇAS VENDIDAS, COMO O PROPRIO DANIEL DANTAS AFIRMOU, NADA SURPREENDENTE, AFINAL SOMOS TODOS BRASILEIROS, O POVO MAIS MALANDRO DO MUNDO, COM FAMA INTERNACIONAL COMPROVADA E JUSTIFICADA

  100. Dorival Barreto disse:

    A campanha contra o PT é inacreditável: estão construindo um ódio contra esse Partido só comparável à Kristallnacht

  101. cesar disse:

    Deve ser ‘sena’ mesmo. Veja so a opiniao do cara: ‘extrema direita’, teoria da conspiracao, etc. Vc ate pode ser de esquerda mas, como dizia Raul Seixas: “Falta cultura pra cuspir na estrutura”. O individuo escreve errado pq nao le. Se nao le, fica dificil. E nao me acusem pelos (ausentes) acentos e cedilha, pois conforme a plataforma, nao vao funcionar os caracteres especiais. Por fim, acho que esse fla-flu em que se tornou a politica brasileira melhoraria muito se os comentaristas lessem mais e refletissem mais antes de manifestar opinioes. Muita coisa proveniente do figado, pouca coisa aproveitavel vinda do cerebro. Dureza.

  102. Walter disse:

    Erro crasso.
    O STF que condenou no mensalão era outro.
    Os dois últimos ministros (Barroso e Teori) só tinham que responder uma pergunta para o cargo.
    Inocente ou culpado?
    Resposta: Inocente para todos os políticos…
    Caso esses dois ministros já estivem lá no mensalão do PT, não haveria nenhuma condenação.
    O PT mudou o STF, conseguiu reduzir as penas no julgamentos dos infringentes (Dirceu, JP Cunha e outros beneficiados) e daqui pra frente nenhum político mais será condenado (PT, PSDB ou outro).
    Não houve perseguição ao PT, mas houve mutação do STF pelo PT (por sorte, só após o julgamento parcial do mensalão).
    Lembre-se sempre, muito mais relevante do que o voto do Ministro Joaquim Barbosa foi o voto do equilibrado ministro Ayres de Brito – indicado pelo PT e que já foi filiado ao PT – foi pela condenação dos mensaleiros, isso tal o grau de provas existentes nos autos!!!

  103. rogerio disse:

    Primeiramente não vi rigorosidade nenhuma, e sim uma tremenda falta de seriedade ao serem “rejulgados” e terem suas penas alteradas!não sei porque defender um partido que tanto falava em defender os interesses do povo e no entanto foi o que mais ferrou o Brasil! Que agrande maioria dos políticos não presta já sabemos, mas o PT se excedeu nos roubos, desvios, corrupção, etc…etc…etc! fora PT! No país do futebol e do samba, falta cultura! Aí é mais fácil de serem manipulados! acorda brasil!

  104. Muito bem, leio esses comentários e fico pensando… ‘quem serão esses que ecrevem’, ‘qual será sua idade’, ‘qual é seu nível de cultura e de conhecimento real da historia geral do Brasil’, ‘conhecem o pt desde sua fundaçao’,’acompanhou o cotidiano do sindicato, ali na Rua Margarida’, ‘acompanhou o cotidiano do sindicato dos bancários com o gushiken, no edificio gerbur, ali na São Bento-365’, ‘acompanhou a furada que o genoíno jogou os metroviários ao influenciar na greve qdo o sindicato passou a ser dirigido pela cut, em reuniao na Rua Luiz Coelho, quando pela primeira vez houve demissão no metrô, através do quércia’, ‘ sabem realmente, quem foi, o que fez o lula, desde que saiu do nordeste; sabem da promessa que fez à sua mãe, certo dia, ao sair para ‘trabalhar’, que voltaria “aposentado”, e que no dia seguinte voltou mutilado. Ouviaram esse indivíduo alardear que no congresso haviam mais de 500 “picaretas”,o que nao é mentira,e que continuam lá até hoje ‘presenciaram e ouviram os discursos do pt contra a corrupção, ladinagem da “situação” da época e que hoje é “oposição”,’têm conhecimento do que acontece nas entranhas do palácio do planalto, hoje, negociatas vergonhosas aprovadas pela bancada petista’, ‘sabem de que berço veio o zé dirceu, onde ele “estudou”, em que país foi fazer curso de guerrilha, juntamente com essa, que hoje, esta no poder, e quem pagou por isso’,’sabem quais são as instruções que lula esta passando à dilma, para administrar o escândalo da petro-vergonha:”guenta a mão ai,qui si o br. ganhá a copa, u povu isqueci logu; i si num ganhá, nois inventa mais uns vali issu ou aquilu, qui da certu”. Enfim, existem muitas outras”cositas mais”.Pois é, nao creio que sabem, e talves nem estejam interessados, mas deviam… Procurem saber o que foi e como era viver no periôdo de iper-inflação. Enfim, busquem conhecimento, antes de opinarem sobre o que não conhecem, não vivenciaram e nem sofreram as consequências.De todos sempre se esperou tudo de ruim, mas pelo discurso e promessas, do pt…, sinceramente… “CHEGA DE BRAVATAS”, “CHEGA DE HIPOCRISIAS”!!!

  105. Jarbas disse:

    O que importa no final é que, mesmo com toda a tramoia da mídia estabelecida (e corrupta) aliada ao STF (corrupto),a eleição, isenta, garante: DILMA 2014!
    o RESTO É BLÁ-BLÁ-BLÁ.

  106. Francisco Cláudio Daumas Tavares disse:

    No caso específico do mensalão do PT, o STF julgou e condenou uma quadrilha de assaltantes perigosos. A atuação do ilustre ministro Joaquim Barbosa foi fundamental para que se fizesse justiça e colocasse uns poucos e por muito pouco tempo atrás das grades. Collor foi deposto por esse bando de salteadores, que driblaram o governo militar, assumiram o controle da mídia e finalmente se instalaram no poder. Através da demagogia, da mentira e de muito roubo dos cofres públicos, pensam em se perpetuar no planalto. Não vão atingir seus objetivos, apenas porque o Brasil não aguenta tanta corrupção e vai quebrar, aí sim talvez o exército brasileiro resolva cumprir suas obrigações constitucionais e coloque mais uma vez os tanques nas ruas.

  107. Gilcima disse:

    O país só tem uma solução:
    PENA DE MORTE AO CORRUPTO E CORRUPTOR DE DESVIO DE DINHEIRO PÚBLICO. DECIDO EM PEBLICITO PÚBLICO.
    Caso contrário a lei contínua: CADA UM CORROMPE O QUE PODE.

  108. Felipão disse:

    O dito “Julgamento do Mensalão” pelo STF, permanecerá com uma mácula na justiça do país. O espetáculo televisivo midiático só serviu para inflar o ego de cidadãos que deveriam zelar pela justiça, mas produziu pérolas como: “Não se tem provas, mas como posso, vou lhe condenar”, a ressuscitação da teoria Nazista do “Domínio do Fato”, dentre outras…
    E ainda o gestor do STF vem a público dizer que se produziu um “excelente trabalho”. Excelente trabalho, mas de exceção.

  109. Marx A. Gomes disse:

    Achei o caso do mensalão exemplarmente julgado.

  110. marco aurelio alcantara disse:

    Infelizmente só houve punição para um lado. O PSDB e PT utilizaram e aperfeiçoaram uma estrutura antiga de corrupção. Um pelo aparelhamento estatal e o outro pelas privatizações(onde acontecem muitos mensalões).Outra diferença é que o psdb tem força política no judiciário, Ministérios Públicos e , principalmente, na mídia, o que faz com que fiquem impunes. E mais: não brincam em serviço! nada de nomeações “republicanas”. Basta ver o Gilmar Mendes que nunca pisou na bola com eles. Foi sempre um aliado fiel.

  111. Noslen Candido Ferreira disse:

    O Kennedy não disse que foi injusto punir o PT. Injusto foi punir somente o PT. Sabe por que o STF não puniu o Azeredo? Porque a mídia não fez pressão para isso e o STF adora fazer o jogo da mídia. É mais fácil, não recebe críticas. Joaquim Barbosa, Marco Aurélio, Gilmar Mendes e o mauricinho do Fux, então, adoram um flash e uma câmera ligada.
    Vamos lembrar a história desses senhores:
    Joaquim Barbosa comprou uma casa em Miami em nome de uma empresa para pagar mais barato.
    Gilmar Mendes foi chamado de grileiro pelo mesmo Joaquim Barbosa que disse não se tratar de um de seus capangas.
    Fux é acusado pelo José Dirceu de ter prometido voto favorável no processo do mensalão para ser indicado para o STF e ele nem contestou e nem interpelou o Dirceu.
    Marco Aurélio, o homem dos habbeas corpus polêmicos para personagens envolvidos em crimes de colarinho branco.
    Suprema Corte. Só tem gente boa! Pra frente Brasil. Mostra a tua cara!

  112. carlos disse:

    Dos 11 Ministros do STF 10 foram indicados pelo PT (Dilma e Lula). Recentemente o próprio STF, com sua nova formação, absolveu vários petistas, inclusive Genoíno e Dirceu do crime de quadrilha. O Ministério Público Italiano já se manifestou dizendo que o julgamento de Pizzolato no Brasil foi adequado. Quanto ao Collor se aplicou o instituto da prescrição dos crimes. Isso tudo são fatos. Essa estória de dizer que julgamento foi político é uma balela! A presidência deste país é do PT, o Ministro da Justiça é do PT e agora eles são injustiçados? São presos políticos como insistem em afirmar? Nem Maluf quando foi condenado pela justiça fez o papel ridículo e patético de levantar a mão e dizer que é preso político. Só os petistas fazem isso. E agora vão dizer que são discriminados?

  113. rogerio disse:

    Ao Ademir , que pelo comentário é Pt.Desculpe mas petista é assim :não trabalha,cobra “seus direitos;não estuda,já sabe de tudo;não discursa,grita;quer respeito mas trata todo mundo com ignorância ; fala de elite mas são os mais arrogantes. Amigo ,infelizmente você escreveu com s,aí é de doer ;atrás tem acento e onde escreveu voltara você quis dizer voltarão. É o nível da maioria dos petistas,assim fica difícil né cUmpanheiro.

  114. NILSON LOURA DA SILVA disse:

    Não quero falar sobre partido,sou Petista por entender que e o partido que mais se aproxima dos anseios ,necessidade da população,mas me lembro quando nasceu o PSDB fiquei alegre pois esperava mudanças Bom dizem que temos memoria fraca será? Gostaria de saber so houve corrupção neste dois ,tres govenos ,no passado era td maravilha ,as rodovias eram uma beleza,moradia exelente,SAUDE ENTÃO NEM SE FALA,AS OBRAS PUBLICAS ENTÃO NEM SE FALA NÉ,ERAM TODAS CONDUZIDAS COM A MAIOR SERIEDADE NE
    Gostaria de aproveitar a oportunidade e perguntar aqui alguém sabe qual e o sistema polico brasileiro?Pois é nosso sistema e presidencialista ,mas com leis parlamentares não entendo muito de leis sou apenas um trabalhador neste caso para mim seria muito bom se funcionasse ,mas não e o que vemos NÉ ,COMO DIRIA NUM PROGAMA DA TV CULTURA VAMOS PENSAR UM POUCO GENTE,Um outro assunto ja esquecido ,não sou nem fui contra as privatições das Estatais,mas como foram feitas eu me pergunto alguem aqui me emprestaria um DINDIN praticamente sem juros para mim comprar sua casa ou seu automovel,ha e bem baratinho ta ,não NÈ,pois eu pergunto quem bancou as privatizaçoes pelo menos em sua maioria (FOI O BANK DE BOSTON) NÃO FOI?
    E mais uma vz aproveitando a oportunidade gostaria de perguntar a algum GRANDE ECONOMISTA ,se possivel poderia nos explicaR (Olha tenho viajdo um pouco pelas nossas estradas)como pode vc pegar a Fernão Dias de BH a SP ,paga ai c$15,00 e anda quase 700km,chega-se a Sp para descer para baixada santista Pagamos quanto para andar 65Km ,(diga-se de passagem talvez a melhor rodovia do Pais),mas gente são só 65KM KD O PROCON SO NOS RESTA VCS,os preços no nosso pais e liberado não tem controle do governo(muito bom) mas meu Deus tem que haver um padrõa para se estabelecer um preço qual o utilizado na RODOVIA DOS IMIGRNATES
    E para terminar gostaria de fazer um apelo.
    Durante as manifestações que aconteceram no Pais ano passado tive dois sentimentos ,o de alegria ao ver nosso povo acordar e o de tristeza em ver Um pseudos manifestantes fazendo bagunça destruindo o patrimonio publico,priVado e o PIOR desrespeitando Nossa Bandeira,seja ela do estado do municipio ou do Brasil
    VAMOS SIM MANIFESTAR ,VAMOS PROTESTAR,MAS DESRESPEITAR NOSSO PAIS NÃO
    NÃO SOU FILIADO A NENHUM PARTIDO POLITICO ,SOU PETISTA COMO DISSE ACIMA,ASSIM COMO SOU PALMEIRENSE MAS NUNCA ASSISTI UM JOGO NO CAMPO
    SOU BRASILEIRO AMO MEU PAIS E RESPEITO SUAS INTITUIÇÕES
    UM OTIMO DOMINGO A TODOS

  115. Nabor disse:

    ***Pior de q a do PSDB? Somente em SP, mais de 30 bilhões de reais em licitações fr@udulentas e roub@das, somente dos transportes, mais, o dito “caixa 2” e não mensalão, não existe provas nenhuma q deputados recebiam dinheiro para aprovar projetos do governo, nem do PSDB, nem do PT, foi iniciado e depois disseminado pelo Azeredo do PSDB de MG para todos os partidos.Sem a reforma politica, tao necessária, em 2014, apos as eleições, vamos ouvir falar em caixa 10.

  116. Pasquale disse:

    As devidas proporções:Foi a UNE que retirou o Collor do poder,a mando de quem?
    O que o Collor fez,o coloca hoje como MADRE TEREZA DE CALCUTÁ.
    O LULA do lado do quartel General, nem sequer foi chamado.
    Sabem porque? Se o Lula fosse preso,poderia haver uma convulsão social no País.
    Afinal, sobraria quem? Então o velho jeitinho brasileiro voltou a cena,e colocou uma até então desconhecida do povão, para disputar.
    Para o brasileiro esquecer….a pobreza,a saúde,a educação que lhe foi prometida.
    Os arautos da moralidade montaram uma quadrilha,sem precedentes antes no País.
    Em um pais com um nível de educação normal,as consequencias dessa história seriam diferentes.

  117. marco antonio disse:

    Comparar Mensalao Petista com q houve em Minas e ser mto parcial,ate pelo numero de reus q foram 40 e grau de importancia,em Minas em nada mudaria rumos do Pais e tb nao envolveu a cupula,ainda mais ,qual reclamaçao?q condenou Petistas foram o seus escolhidos,tem gente q acha q ministro do supremo e cargo de confiança,enfim,se o Eduardo Azeredo cometeu tais crimes q sejam punidos,somos diferente do PT em nada acusaremos os ministros q foram escolhidos pelo proprio governo Petista.

  118. Ubiratan Medeiros disse:

    Lembro de uma música do Paralamas, que diz: “Luiz Inácio falou, Luiz Inácio avisou: são quinhentos picaretas, com anel de doutor”… referindo-se ao Congresso Nacional. Bem antes do Lula vir a ser Presidente já ocorria a negociata fedentina. Mensalão, Pagamento de Propina, isso existe e vai sempre existir (infelizmente é cultura da grande maioria dos nossos políticos)em todas as esferas: federal, estadual e municipal, independente de Partido, o chefe do Poder Executivo vai sempre ter que negociar,via dinheiro, com o Poder Legislativo, pra que suas matérias sejam aprovadas (toma lá da cá). Só sendo muito utópico para não acreditar que isso ocorra! Lembro também da fala do Sr. Roberto Jefferson, quando lhe perguntaram se o Presidente Lula sabia de tudo: Ele respondeu: Vi uma lágrima escorrendo pelo rosto de Presidente. Não tenho uma procuração do Lula para falar sobre seu sentimento naquele momento, mas acredito que o sentimento do Presidente era de de Inércia e Impotência diante de todo um sistema corrupto, impuro, imoral e sem volta que o País estava e está vivendo. Parabenizo o Lula pelas realizações na área social, só não sei que preço foi pago para conseguir tudo isso..Estamos retrocedendo da democracia para a Anarquia, com o respaldo dos Cinco Poderes Corruptos (incluo também o poder da mídia), onde tudo se pode em nome de uma liberdade completa sem restrições.

  119. Pasquale disse:

    O Lula não sabia, sei…Eu acredito em tudo,inclusive em mentiras sinceras.A Xuxa é que sabia.

  120. Tino disse:

    A mim causa tristeza perceber dois fatos. Que ainda que juristas renomados, não petistas, digam em alto e bom som que NÃO HÁ QUALQUER PROVA CONTRA JOSÉ DIRCEU (Ives Gandra Martins), o que foi corroborado por Roberto (as provas são tênues) Gurgel, e pela ministra Rosa Weber (embora não existam provas, a literatura me permite condená-lo), as pessoas se satisfaçam com o resultado final. Não porque isto traga qualquer sensação de que, finalmente, a justiça está mudando, mas porque se trancafiou alguém que elas não conhecem, mas não gostam. Ou seja, isto mostra sem qualquer dúvida que nada evoluímos desde a Idade Média. A outra coisa que me causa espanto é perceber que estas mesmas cabeças medievais dão de ombros contra as denúncias que se avolumam contra políticos de direita e que não dão em absolutamente nada. Em valores, o tal do “mensalão” é quase uma colher de chá dentro da sopa da corrupção que envolvem estes grupos, e os “indignados” dão de ombros e falam com dedo em riste, tentando nos mostrar o que é correto e o que é decente. Ou seja, o mundo girou muitas vezes, mas hoje, se Hitler vivesse no Brasil, teria campo fértil para instaurar o IV Reich.

  121. Pasquale disse:

    O PT MORREU…claro para o cidadão que ainda tem vergonha na cara.E não pretende viver como os venezuelanos ou cubanos.

  122. Fernando Fidelis disse:

    Bem, é por isso que esses corruptos ficam impunes! Não importa de que partido sejam, precisam ser julgados com todo o rigor da lei. E se coincidentemente, agora calhou que o STJ quer iniciar pelos corruptos do PT…, não importa! que sejam julgados e condenados com rigor. Só falta agora alguém querer alegar jurisprudência para aliviar corruptos, ou querer achar que os seus corruptos são melhores que os corruptos dos outros, é o fim do mundo. Corrupto é corrupto e se estamos vendo pela primeira vez o STF cumprir com mais rigor o seu papel que assim seja. Eu gostaria muito de ver todos os corruptos na prisão!
    O STF não pode ser acusado de ter feito injustiça por que faz o seu papel, e em outros tempos, com outra composição de ministros, aliviou os corruptos de outros partidos. Quer saber de uma coisa, ficou barato para os corrupto do PT, até porque a Dilma fez de tudo para inocentá-los aproveitando a oportunidade para colocar seus camaradas e acionar os ministros vendidos, o que dizer dos “embargos infringentes”, aquilo foi uma virada de mesa.
    Ficou barato!
    Não foi uma vergonha completa por causa do Joaquim Barbosa! E só é contra ele quem é comuna ou leva alguma vantagem com esse governo de mentiras.
    Fora corruptos!
    Fora PT!
    Fora Dilma!
    Viva o Brasil, a liberdade de imprensa, a família e a democracia!
    Em nenhuma circunstância os corruptos são bons! Cadeia neles!

  123. Genteboa disse:

    Somos um país de ignorantes, incultos, que não sabe votar, que só cobra mas não dá nada em troca, corrupto por natureza….Fazer o que? Com todos esses esses predicados ?

    Político corrupto, foram nós mesmos que os colocamos lá!
    Povo corrupto, somos sim, pois, não se obedece um sinal, uma fila de padaria…um lugar de idoso no estacionamento….

    Vamos começar a mudança por nós mesmos….Daí, damos porrada nos que administram nossos impostos…
    abraço à todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-30 07:04:55