aki

cadastre-se aqui
aki
Recomendo
09-08-2014, 11h12

Rios Voadores

Daniela Martins
Brasília

Estudos mostram que o vapor d’água amazônico viaja pelos céus através de massas de ar e é capaz de chegar até a bacia do Prata, no sul do continente. É difícil imaginar que o volume desse vapor lançado para a atmosfera pode ter a mesma vazão do rio Amazonas. Este é um fenômeno conhecido como rios voadores. Rios de vapor correm pelo ar e levam a umidade da Amazônia para outras regiões do Brasil.

Para aprofundar a pesquisa sobre o assunto, foi criado, em 2007, o projeto Rios Voadores. Ele reúne professores, pesquisadores, universidades e até um aviador. A bordo de um monomotor, ele tem a missão de coletar amostras de vapor de diversas regiões. Aos poucos, vamos entendendo melhor as ligações entre os diferentes sistemas climáticos do país. Conheça mais sobre os rios voadores e as equipes de pesquisa. Visite o site do projeto.

riosvoadores

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-25 20:25:40