aki

cadastre-se aqui
aki
Política
27-11-2015, 10h37

Saída da crise depende de acordo governo-oposição

Após prisão de Delcídio, cresce dificuldade do Planalto no Congresso
40

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Está se confirmando para o governo Dilma o pior cenário congressual após a prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS): uma paralisia que ameaça deixar na gaveta projetos importantes para a gestão das contas públicas.

A votação da emenda constitucional que prorroga a DRU (Desvinculação de Receitas da União), proposta que dá maior liberdade para gastos, enfrenta dificuldade de aprovação. Também há empecilho para mudar a nova meta fiscal, a fim de dar mais transparência ao deficit orçamentário deste ano e evitar que a presidente Dilma Rousseff seja acusada de desrespeitar a lei.

Para piorar a situação, a prisão de Delcídio atinge o Senado e dificulta a ação do comandante da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), um aliado que tem sido importante para o governo. Com isso, aumenta a dependência do governo do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que está em situação delicada.

O Palácio do Planalto, que imaginava ter um fim de ano mais tranquilo, para jogar a crise para o ano que vem, volta a viver um momento ruim. E é justamente essa estratégia de esperar a crise passar que tem agravado os problemas do governo.

A crise não vai passar, porque a Operação Lava Jato tem potencial para continuar a atingir políticos importantes durante todo o segundo mandato de Dilma. Se a chamada agenda “delegacia de polícia” vai se estender por tanto tempo, o governo precisa ter uma agenda paralela.

Para isso, é necessário costurar um acordo mínimo com a oposição sobre alguns projetos que precisam ser aprovados pelo Congresso e medidas que devem ser adotadas pelo governo. O argumento principal é deixar claro que são propostas que iriam além da atual gestão e que teriam impacto sobre um eventual governo da oposição a partir de 2019.

Exemplos: um plano fiscal de longo prazo para reduzir o tamanho da dívida pública e permitir a queda dos juros e uma reforma da Previdência que introduza a idada mínima para solicitar o benefício, a fim de garantir recursos para o sistema no longo prazo.

Há temas do país que demandam uma ação da presidente. É dela que tem de partir a iniciativa. Em entrevista ao SBT, o prefeito de Salvador, ACM Neto, diz que não entende por que Dilma não chama a oposição para conversar. Afirma que a oposição não poderia recusar. Ao mesmo tempo, avalia que isso não acontece porque falta capacidade à presidente para tirar o país da crise. Enfim, a bola está com a presidente.

*

Acredite se quiser

Pelo que se sabe das versões iniciais de Delcídio e do banqueiro André Esteves, será difícil que ambos se livrem da enrascada em que se meteram. O senador afirmou à PF, segundo seu advogado, que se encontrou com o filho de Nestor Cerveró, Bernardo, por “questão humanitária” e para levar palavras de conforto. Esteves afirmou que conversou com o senador petista sobre economia.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
40
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Não vai funcionar !! Acordo governo-oposição é vender a alma para o diabo. O país precisa de mais que isso, um acordo é mais do mesmo e não vai promover as reformas necessárias, como a adoção do parlamentarismo. Nesse modelo, ao menor escândalo, cai todo o governo.

  2. Willian Bernardes disse:

    Esse acordo só começara quando:

    – LULA estiver na cadeia, e DILMA na rua!

    • Gerson disse:

      é isso ai Willian Bernardes, so vai acabar quando esse dois forem presos, ou melhor, banidos do pais com toda a corja do PT.

    • O Empalador disse:

      Willian está em curso uma filiação em massa dos políticos que sustentam o governo e estão envolvidos nesses escândalos e outros mais, eles estão se filiando ao PSDB e ao DEM, pois só assim ficariam intocáveis por qualquer tipo de crime cometido, blindagem total.

  3. Luis Carlos disse:

    É interessante perceber como o Brasil inteiro está preocupado com a crise econômica e política mas parece que a presidente Dilma é a pessoa mais tranquila de todos.
    Não se pronuncia, não aparece, não propõe e nem reclama de nada!
    Aparentemente ela apenas acorda e vai para uma sala que falaram que é para ela passar o dia lá!
    Quando mandam ela viajar e falar alguma coisa, ela fala de uma dimensão paralela. É importante que ela governe ou que ela deixe alguém fazer em seu lugar.
    O Brasil é grande demais para termos esta paralisia total no meio desta crise.

  4. João Alberto Afonso disse:

    Caro Kennedy:- Penso eu que, em face do episódio Delcídio, a Dilma perdeu, de vez, as condições de governar o País, bem ainda, com certeza, se não renunciar para o bem do País, sofrerá o Impeachment por conta do que o Serveró contará, se é que já não contou, o seu total comprometimento com a compra da refinaria de Pasadena, dentre outras mazelas. Pior ainda, o filho do Brasil, Lula, vai ser colocado, de uma vez por todas. a NU e o PT vai sumir do cenário político e ser lembrado como um partido composto de corruptos e os que não eram, desde há muito de lá saíram.

    • Geraldo disse:

      Se sair acordo, o que está a cada dia mais provável de acontecer, terá como contrapartida a proteção não apenas de Lula, mas sim de FHC, Serra, Aécio e tantos outros que posam de combatentes da corrupção mas que quando eram governo fizeram escola. Mas como sabemos que a turma do PSDB não está nem aí para a educação, seus alunos (turma deslumbrada do PT) não aprenderam e deixaram ser pegos como o ex diretor da Petrobrás no governo FHC, o neo-petista Delcídio.

  5. José Carlos Lins e Silva disse:

    Não se faz acordos com bandidos, o PT é uma quadrilha que se instalou no poder e isto já está mais do que claro. Falar em acordo com bandidos é um desrespeito à nação. Essa quadrilha deve ser investigado e com s=certeza serão condenados.

  6. Antonio Oliveira disse:

    Não há saída para a “presidenta” e por que!Porque 9 em 10 brasileiros quer se ver livre IMEDIATAMENTE desse HORROR que ela, com sua incapacidade e arrogância infinitas, mergulhou o Brasil! São mais 2 milhões de desempregados previstos para 2016! Isso não é suficiente? Quanta DOR,MORTE e TRISTEZA estão reservados para essas famílias? E o que é pior: essa incapaz foi eleita com MENTIRAS e apoiada por um partido, o PT, reconhecidamente envolvido na roubalheira da Lavajato. Ninguém suporta mais saber que o ÚNICO propósito desses ratos-magros oportunistas é o de se LOCUPLETAR com dinheiro público, nomeações de incompetentes despreparados para funções públicas, etc. É uma TRAGÉDIA para o país, que demandará anos para ser CORRIGIDA!

  7. Davidson Filipe disse:

    DRU: “proposta que dá maior liberdade para gastos”.
    Não é bem isto.

  8. LUIZ HEITOR MENEZES CABRAL disse:

    Kennedy de toda esta lambança a única coisa que se salva foi o despacho da Minístra Carmem Lúcia com seu “AVISO AOS NAVEGANTE;o resto é bazófia, estórias para boi dormir, lero-lero etc…

  9. helmar disse:

    O problema da Presidenta é que ela não está a altura do cargo.

  10. Sônia Ribeiro disse:

    Para sair da crise, o país precisa recomeçar do zero. Essa corja toda tem que ser deposta. Algum grupo provado, novamente provado, novamente provado e aprovadíssimo tem que assumir o país e tirá-lo do comando desta Dilma, que se tivesse o mínimo de dignidade, já teria renunciado, mas as vantagens são astronômicas e lhe falta ética e hombridade para fazê-lo, este Renan Calheiros tem que ser a próxima “bola da vez” e ser preso, essa escória de Eduardo Cunha, idem, 80% do Congresso e do Senado tem que cair fora e todo, repito, todo o dinheiro, fruto de corrupção ser devolvido aos cofres públicos e, efetivamente, cidadãos brasileiros sérios e que verdadeiramente amem seu país terão que, “sangrando”, reiniciarem tudo, realizarem as reformas emergenciais e necessárias: reforma tributária, reforma fiscal, penal e, principalmente, reforma ética. Este sra., que se diz presidente não pode mais nada…., ela e seus párias estão completamente desacreditados. Lula só queremos se for preso!

  11. In vino veritas disse:

    Prezado Kennedy, vc já um carro velho na sua vida, mas um carro bem usado, daqueles que são chamados d “páu velho”. Ele quebra, vc conserta, daí ele quebra de novo. Pelo menos 1 vez/mes, lá está vc na oficina. E a desgraça se reveza. É auto-elétrico, borracheiro, mecânica geral, funileiro. No mês que vc não gasta para fazer manutenção tem que guardar o $ p/pagar o IPVA e as multas, q vc só paga quando renova o doc.

    Isto é 1 imagem da instituição política brasileira. Falta tudo, liderança, honestidade, habilidade, competência, verdade, engajamento, empenho, apoio popular, credibilidade, legitimidade. E há quem ainda insista em manter Dilma no poder, “por motivos democráticos”. Ora, faça-me o fvr. Merecem o diploma d alienados, com pós graduação em loucura. Isto tudo vai acabar em merda, c quer saber. Pelo menos Lula calou a boca, já ajuda. O PSDB prepara as mochilas p/ir a praia. Quem sente falta deles? O recesso do judiciário está chegando. Só as contas não esperam.

  12. Paulo disse:

    Acordo com este governo corrupto? Se com esta porcaria de oposição frouxa já tá difícil, imagina se não tiver nenhuma. Ô loco meu.

  13. ROGERIO CARVALHO disse:

    Kennedy. O único acordo que vejo viável hoje seria uma renúncia da Presidente em troca das aprovações necessárias. A maioria está com a navalha no pescoço. STF agora vai querer passar tudo a limpo socar o facão para limpar até mesmo a imagem do colegiado. Senado já está sujo. Câmara está suja. A unica instituição confiável hoje no Brasil é a Policia Federal.
    A maioria dos brasileiros querem ajudar a tirar o país da crise. A maior saída é a CPMF que até aceitamos pagar, mas não para que o PT a administre.
    O que ainda tem ajudado a limpar a imagem de nosso país lá fora e com os investidores é a visão e esperança na justiça do país que tem cortado cabeças de todos os tamanhos.

  14. Clayton Sarli disse:

    Jamais, fazer acordo com essa corja que afundou o país, jamais! Seria dar legitimidade à essa gangue que tomou conta do governo e nos roubou de tudo que tínhamos conquistado. Se houver acordo esse país nunca mais terá outra oportunidade de se limpar, e começar tudo de novo. Tem gente boa que podemos por na presidencia, o Ronaldo Caiado é somente um deles, e fazer eleições gerais parlamentares é indispensável. Qualquer pessoa com processo na justiça tem que ser barrada automáticamente de concorrer. O Brasil tem que funcionar, temos tudo aqui, só não temos um governo decente. E isso nós vamos conseguir, com muita dificuldade.

  15. Reinon disse:

    Não sei o que Dilma faz ainda nesta cadeira kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !! A mulher não dá uma dentro.

  16. MANOEL LINO DE AVILA NETO disse:

    Se oposição entrar nessa vai ficar queimada tb. este governo, da maneira que está, não tem remedio, o TSE tem é que cassar o mandato de todos, e pedir novas eleições, excluindo todos os politicos ficha suja ou respondendo processos.

  17. Carlos Printel disse:

    UM acordo só seria possível num governo de transição encabeçado por Michel Temer, com a óbvia renuncia de Dilma, mas isso não vai acontecer nunca. O PT não vai largar o osso, porque sabe que nunca mais vai te-lo na boca, vão continuar até o final, comendo o que puderem, do outro lado o PMDB também não quer, está comendo junto com o PT e o PT é que está pagando a conta do desgaste, assumir pra que??? A oposição segue tranquila, curtindo a paisagem, apostando no esfacelamento do governo até 2018, quando assumirá sem maiores esforços ou desgastes… E o povo??? que se f… o povo!!!!! Ou vc acha que algum deles está preocupado com isso????

  18. antonio barbosa disse:

    Estamos chegando na fase da “feira das 11:30” quando tudo começa a ser rifado, simplesmente porque não dá mais para levar para casa pois vai apodrecer. O governo sabe, hô se sabe, que tudo esta ruindo. Parece aquele documentário do mundo sem ninguém, o que na verdade é o que acontece no governo brasileiro, não tem ninguém…ops…meu lapso, tem sim, o fantasma do Lula que vive rondando todos os ministérios e dando “grandes dicas” de como se livrar do imbróglio que ele meteu o país. Como muitos já disseram e com propriedade: “Não se faz acordo com bandidos”, mas esperemos para ver, porque no PSDB não existem santos, muito pelo contrário, ali também é um antro de corrupção jogado para debaixo dos panos com mais saídas estratégicas. Portanto a sociedade está de olho em tudo e nas próximas eleições seremos nós a ditar a regra do jogo, a começar das prefeituras. Chega de políticos malandros. Entretanto… que seria bom a Dilma ir para Pasárgada, Ôh SE SERIA, E COMO!!!

  19. mary disse:

    Tem muita gente feliz nestes comentários, acreditam em papai noel, fadas e gnomos, acreditam que somente existe corrupção em um partido politico, quem nos dera se assim fosse, seria muito fácil tirar o PT e tudo ficaria as mil maravilhas, falam inclusive em deixar somente os políticos honestos, mas esquecem de dizer quem são eles, eu gostaria de saber mesmo, quem são estes políticos honestos que na atual conjuntura podem assumir o Brasil, não tem jeito galera, pra melhorar a nossa vida é acordo com a oposição sim, assim como Lula fazia, a oposição daquela época ficou quietinha né, devem ter ganho muito $$$, e os militares quando a mídia divulga alguma noticia de corrupção, no dia seguinte não se escuta mais nada, não se pode falar de militar corruptos também, estamos é podre mesmo.

  20. CLAUDIO VIANNA CARDOSO JUNIKOR disse:

    O problema da crise ainda nem começou, pois as pessoas estão começando a ficar revoltadas com tanta ladroeira, tanta sujeira, pois a lama de MARIANA é água limpa perto do que esta por vir. Que Deus ilumine e proteja o Juiz Sergio Moro, pois existe um pais antes e depois dele.O pior é querer jogar a conta para os contribuintes e até São Pedro, acaba de entrar na jogada, pois fora aprovado MP que se faltar chuva pode reajustar a conta de luz, até quando seremos um PAIS DE TOLOS E IMBECIS QUE ACEITAM TUDO.

  21. Ricardo disse:

    A Presidente deveria sancionar todos os projetos aprovados pelo congresso que aumentam despesas (aumento para o judiciário, fim do fator previdenciário, aumento para todo o funcionalismo, e todas as demais que constam da pauta bomba) e depois renunciar. Deixe o problema com a oposição. Eles não querem deixar governar, querem o quanto pior, melhor.

  22. LUIZ HEITOR MENEZES CABRAL disse:

    – “As leis são como teias de aranha; os pequenos insetos prendem-se nelas e os grandes, rasgam-nas sem custos” (Anacaris, 600 aC)
    Parece que o STF e alguns poucos juízes resolveram desdizer o filósofo grego ANACARIS. Seá mesmo???????

  23. Paulo Filho disse:

    Se a Dilma chamasse a oposição para dialogar, como ACM Neto sugere, ela estaria reconhecendo seus erros. No entanto, a sua arrogância não permite esse tipo de atitude. Ela prefere ver o país ir pelo ralo, do que ter um arroubo de humildade.

  24. Ronaldo disse:

    A oposição grita “Perdeu, playboy! Perdeu, playboy!”, o governo sai com as mãos para cima e a lei passa a vigorar no país.

  25. josé eduardo disse:

    Se qualquer solução depende de uma atitude inteligente da Presidente, então babou.

  26. Djalma Camacam Bomfim disse:

    A crise é como chifre só dói na cabeça de quem não pensa, de quem não age com racionalidade. Acredito que este governo sairá deste episódio fortalecido. A propósito, lembram da bolha imobiliária dos Estados Unidos? Lembram dos escândalos da Enron, dos Bancos e da GM, quando o governo estadunidense teve que injetar recursos para evitar a quebradeira. Por que então, não acreditar que o Brasil sairá da crise?

  27. Gabriel P. disse:

    Pelos comentários fica claro.
    Oposição não quer nem vai fazer acordo para melhorar situação do país.
    Vão é destruir o Brasil se preciso, apenas para num golpe tirar a presidente legitimamente eleita
    E com Brasil destruído, todos perdem ainda mais, menos os políticos da oposição que ganham o poder e muita grana com isso.
    Vide quem foi que ganhou muito com a Ditadura Militar.
    Pior e como voce já deve ter percebido é este ódio das redes sociais, dos comentários na internet, migrarem para o mundo real e haver uma guerra civil, onde haverá mortes apenas e tão somente por causa da ideologia contrária.
    Já vimos muito isso na história, onde as pessoas se matam apenas por que pensam diferente uns dos outros (aliás isso já acontece com torcidas no futebol)

  28. mario machado disse:

    Nesse imenso oceano de comentários políticos, vêm-se quantos estão insatisfeitos e decepcionados ao governo petista. Ora Dilma é bombardeada, ora Lula sofre as muitas investidas raivosas de cidadãos cansados por tanta mazela, ora é o Presidente da Câmara dos Deputados, senhor Cunha, e agora o Senador Delcídio do Amaral. Há fortes razões para isso? Há, evidentemente! Agora desejam amarrar dois cães ferozes -PSDB e PT – para ver se sai alguma coisa que preste. Não sairá porque a ambição de ambos se iguala: o Poder pelo Poder. PSDB já mostrou a que veio, em oito anos de governo federal. E por não ter feito os deveres de casa perdeu seu lugar na frisa especial do Teatro Brasil. O PT se mostrou, ao início, uma Esperança viva. Depois entrou em defunção essa Esperança, e a carniça espalha seus odores putrefatos às nossas ansiosas narinas. E mais uma vez se fala em Previdência Privada, reformas, idade mínima e etc. Nossa Previdência está eleita o maior entrave à derrocada total de nossa Nação.

  29. Pedro Wittelsbach disse:

    Acordo! deixe de ser hipócrita. não se faz pacto com o diabo. Fazer acordo com quem disse na campanha que tudo ia as mil maravilhas? Com quem nuca quis acordo quando a oposição era governo. Que se ferre esse PT e fique para história a sua responsabilidade por quebrar o país

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-29 17:42:41