aki

cadastre-se aqui
aki
Política
08-12-2015, 21h38

Sairá mais caro para governo barrar impeachment

Deputados ganham valor, mas STF controlará legalidade do rito
25

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

A oposição teve uma vitória significativa na disputa pela composição da comissão da Câmara que vai analisar o pedido de abertura de processo de impedimento da presidente Dilma Rousseff. Ganhou a primeira batalha com voto em plenário da guerra do impeachment.

Venceu a chapa da oposição, que conquistou 272 votos. A chapa governista obteve 199 votos. A oposição venceu uma batalha importante, mas não ganhou a guerra. Ela precisaria ainda de mais 70 votos para chegar aos 342 votos necessários para que seja aberto o processo de impeachment _dois terços da Câmara.

O governo teve uma derrota, mas também não perdeu a guerra, porque conquistou mais do que os 171 votos necessários para impedir a abertura do processo de impeachment.

Está claro nessa batalha que ficará mais caro para o governo barrar o impeachment, porque a votação será aberta. Se o Supremo não interferir, a tendência é que o parecer de uma comissão formada por oposicionistas seja a favor da abertura de impeachment. E aí, o voto de cada deputado vai valer muito mais.

*

Na próxima semana, o STF (Supremo Tribunal Federal) escreverá um capítulo da guerra do impeachment. Na quarta-feira 16/12, o Supremo analisará se cada etapa está acontecendo dentro da lei. O STF faz um controle da legalidade do processo.

O tribunal se manifestará sobre o rito do impeachment. Portanto, ele pode decidir, eventualmente, que Eduardo Cunha pode ter errado, pode ter abusado de uma prerrogativa ao aceitar o pedido de impeachment. Ou pode julgar que Eduardo Cunha tinha, sim, o poder completo para abrir o processo de impeachment.

Será um capítulo importante, porque essa decisão do Supremo vai dar limites para a oposição e o governo nas batalhas que virão pela frente.

Veja a participação no “SBT Brasil”:

Comentários
25
  1. Stanislaw: POVO, JUDICIÁRIO, MILITARES... NINGUÉM ESTÁ AGUENTANDO MAIS TANTA IGNOMÍNIA! disse:

    EU ACHO QUE NEM OS MEMBROS DO STF ESTÃO AGUENTANDO MAIS ESSE DESGOVERNO!
    UM MINISTRO DO STF CHEGOU A DIZER, NA ÉPOCA DO MENSALÃO:
    “Formou-se na cúpula do poder, à margem da lei e ao arrepio do Direito, um estranho e pernicioso sodalício, constituído por dirigentes unidos por um comum desígnio, um vínculo associativo estável que buscava eficácia ao objetivo espúrio por eles estabelecidos:, cometer crimes, qualquer tipo de crime, agindo nos subterrâneos do poder como conspiradores, para, assim, vulnerar, transgredir, lesionar a paz pública”.
    PALAVRAS SÁBIAS, CONFIRMADAS POSTERIORMENTE COM O “PETROLÃO”!

  2. Carioca disse:

    Dilma só tem uma coisa a oferecer: a carta de renúncia. Ninguém quer se abraçar c/ afogada, e os cargos que ela ainda pode oferecer já não têm valor num governo em ruínas, que não conta com a confiança de nenhum setor da sociedade. O “líder” do PMDB Leonardo Picciani tb foi p/ o espaço na votação de hoje.

    Acabou.

  3. Celio Jorge Lasmar disse:

    Uma coisa é certa ela não fara acordo com bandidos para se manter no poder. Temos uma corja de malandros e falsos representantes do povo que na verdade são seus parasitas em um movimento para tirar do poder uma pessoa comprovadamente honesta e eleita democraticamente pela maioria do povo brasileiro pelas mesmas regras que elegeram seus antecessores. Esta canalhice abre um precedente perigoso para o Estado Democrático de Direito. Na verdade tentam ascender ao poder no Palácio do Planalto para paralisarem todas as investigações em curso contra eles e contra os que ainda serão delatados pelos seus comparsas. Mas vão se dar mal, pois o cidadão não permitirá que as investigações em curso sejam abafadas para livrar essa canalhada da cadeia.

  4. Eliana disse:

    Chegou a hora do povo brasileiro mostrar sua força e pressionar os parlamentares para fazer o seu papel eque deveria ser o de trabalhar pelos interesses do povo brasileiro. Todos sabem que a esmagadora maioria do povo quer a saída dessa senhora. Então…

    • Jose disse:

      Eu não quero a saída de Dilma, ela não fez nada de errado.
      Não são todos que querem a saída da presidente. A senhora esta errada, é só mimimimi.
      Fica com o a oposição, eles sao honestos, fazem aeroportos nos sitios do tios, e cuide de tua bolsa e carteira….

  5. Ulisses Pinto disse:

    Vamos às ruas dia 13 exigir a saída desta máfia que se apoderou do poder e comprou parte do congresso.
    Vamos aproveitar este momento para limpar parte desta sujeira que esta quadrilha criou nos últimos 13 anos no poder.

    • JOSUÉ CELESTINO DA SILVA disse:

      Não concordo com roubo algum, entretanto se nos Governos antes de 2003 ninguém ia preso por corrupção, existia engavetador da República, a maioria dos meios de Comunicação pertenciam aos senhores do PFL hoje DEM, PDS hoje PSDB e PMDB obviamente a corrupção era maior. Não obstante, a maioria das pessoas que atualmente estão sendo presas e denunciadas por corrupção possuem cabelos branco, ou seja, deitavam e rolavam nos Governos anteriores a 2003.

      • ana maria disse:

        Corrija aí, cidadão. O antigo PDS, ex-Arena, é hoje o PP e não o PSDB. Fundado em 1988, o PSDB não é ex nada. Nasceu de uma dissidência do PMDB. O PSDB tampouco teve ou tem a propriedade de meios de comunicação. A grande maioria dos políticos donos de jornais, rádios e tevês faz parte hoje da base aliada do governo do PT: Sarney, Jader Barbalho, Renan Calheiros, Collor, Henrique Alves…

  6. Dejair Ferreira dos Santos disse:

    Vamos todos para a Paulista dia 13 e derrubar
    este governo ,se voce ficar em casa não reclame
    da situação do Pais .Use o poder da democracia de
    protestar

  7. ADENIR ANTONIO PINTO disse:

    os que querem tirar a dilma sõ os mesmos que apoiam um tal presidente que tambem recebeu propina
    estamos todos nas mãos de poiliticos que fazem tudo em prol de si mesmos
    é só o que tenho a dizer

  8. Heldimar Nunes Guimarães disse:

    Brincadeira, um governo com Temer e Cunha no comando do Brasil, aliados a Aécio e a turma do Dem todos atolados na lava jato, é muita burrice de uma elite que sempre atrasou o país,os golpistas não passarão e serão derrotados mais uma vez, mais cedo ou mais tarde!!!

  9. Alcidimar disse:

    Fachin acabou de suspender os trabalhos da Câmara.
    Aos desejosos do golpe: ganhem nas urnas que é mais bonito.
    Com todos os defeitos, o PT é o partido que mais beneficiou o povo.
    Este mesmo povo que os golpistas de hoje dizem defender…
    Proposta para contribuir para o futuro da nação que é bom, nada. Só oferecem ódio, exclusão, revanchismo, moralidade seletiva, etc.

    • Marcos disse:

      Você se enganou na colocação, o PT foi o partido que mais SE beneficiou do país.

    • JOSUÉ CELESTINO DA SILVA disse:

      Prezado,

      Concordo plenamente com Vossas palavras, parabéns.

    • jairo tiago disse:

      caros senhores, por mais que o congresso seja casa livre, que faça em tese o quer , no rito do impeachment o voto é aberto, então co cunha cometeu um erro constitucional, ele como deputado presidente da casa, não tem legitimidade para mudar a uma lei constitucional eles não são deputados constituintes que são eleitos para tal.
      o supremo ira anular essa votação, o voto é aberto em todas as fazes, tem que ter transparência para o povo, afinal estão tirando o presidente eleito……o voto é sistematicamente abeto, a casa não tem poder para mudar isso.
      é lei constitucional.
      a oposição erra mais uma vez querendo emplacarem a vingança do aercio neves e do cunha,falta é grandeza de um homem quando derrotado…..
      o povo votou, não houve fraude, se o seu AERCIO NEVES falar que houve fraude, então NO Estado de São PAULO foi a mior fraude eleitoral do PAIS<

  10. Tiago Paiva Pena disse:

    pessoal vem aqui baseados em dados ficticios tirados sabe se la de onde, a “esmagadora maioria”, “naõ tem confiança de nenhum setor da sociedade” “eu acho que nem o stf…”, eleita nas urnas que termine seu mandato, não vejo o cunha sofrer tanta pressão pra renunciar ao cargo com tantas PROVAS, meia duzia de pessoas mal informadas na veja e na globo vem com papo furado na internet e acham q são um grande levante, os golpistas de 64 não foram enforcados e é iss que dá o golpe de volta, mas tirem ela de lá, e estará declarada a guerra civil!

  11. Carlos Valadares disse:

    Mas certamente agora azedou

  12. Joe disse:

    Chorem mais tucanos. Eleição se ganha nas urnas. Ate 2018 pra vcs. Nao vai ter golpe!

  13. Roger disse:

    Manda o Cunha pra cadeia,que é o lugar dele e deixa Dilma terminar o mandato,ponto final.

  14. ostervaldo galdino disse:

    É vergonhosa a maneira sórdida, como esses Petistas e aliados, agem quando seus interesses
    estão em jogo!
    Pediram o Impeachment do Collor, do Itamar e do Fernando Henrique, aí não era golpe! porém,
    agora é. Vociferam que o povo não permitirá o golpe! esquecem que a nação tem mais de 120 milhões de eleitores e não, 7% disto. As mentiras ditas pela Dilma para se eleger, mostram
    as pesquisas, que até quem votou nela se arrependeu.
    Dia treze, nós o povo, vamos mostrar para vocês que não queremos mais este desgoverno corrupto e mentiroso, que está destruindo o nosso país!!!!!

  15. Alexandre disse:

    É muito engraçado ouvir pessoas repetindo o mesmo discurso de que “impeachment é golpe” , que “a Sra Dilma foi eleita pelo povo ” , que “venceu nas urnas” e bla bla bla ….
    Os mesmos políticos e partidos que hoje gritam aos quatro cantos que isso tudo é golpe foram os mesmos que em 1992 pediram o impeachment de Collor. Que em 1994 pediram o impeachment de Itamar Franco e que em 1999 o impeachment de Fernando Henrique. Tudo isso orquestrado pelo Sr. Lula e companheiros ( Jose Dirceu, Genoino, jaques Wagner etc). E tudo isso em nome da Democracia e bem do País.
    O que mudou então ??? Dependendo do lado da mesa em que você está, a lei é diferente ?? Vamos parar de nos portar como papagaios eleitorais, repetindo apenas o que ouvimos, e pensar um pouco. Hoje a facilidade de buscar informações é muito grande…
    Que ela venceu nas urnas é fato (apesar de muitas desconfianças sobre sua campanha que ainda estão sendo investigadas). Porem se errou, tem que pagar!

  16. Leonardo disse:

    Quero ser de um País sério e não aceitar uma democracia baderneira, cuja intensão é proteger ladrões do congresso que se faz uma vergonha na historia da instituição Câmara dos Deputados infratores, sonegador de impostos que aplicam o nosso dinheiro no exterior desde do tempo do governo FHC sustentador do FMI e das piratarias, privatizações; o aposentado vagabundo e aceite dos Corruptos que na época, tudo virava em pizza. Temos agora um bom governo da Dilma que vetou õ que os deputados estavam pretendendo fazer com o dinheiro público pagos com o suor do trabalhador para que ela aprovasse a construção do prédio com escritórios de luxo para eles os do congresso escritórios isolados para cada um a fim de secretamente fazerem suas negociações a parte. Foi aí que começou a surgir as insatisfações deles com a presidente e o povo como gosta de baderna estão aí deixando o Brasil sem andamento do Congresso para combater a crise que por culpa dos corruptos Eduardo Cunha e o maçônico Aercio

  17. Leonardo disse:

    o Não concordo com roubo algum, entretanto se nos Governos antes de 2003 ninguém ia preso por corrupção, existia engavetador da República, a maioria dos meios de Comunicação pertenciam aos senhores do PFL hoje DEM, PDS hoje PSDB e PMDB obviamente a corrupção era maior. Não obstante, a maioria das pessoas que atualmente estão sendo presas e denunciadas por corrupção possuem cabelos branco, ou seja, deitavam e rolavam nos Governos anteriores a 2003.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-22 09:37:18