aki

cadastre-se aqui
aki
Política
29-06-2016, 9h45

Salvação de Cunha é mercadoria difícil de entregar

Aliado de deputado analisará recurso contra cassação de mandato
21

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

A mais nova tentativa de salvar o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), lembra as articulações para tentar barrar a Lava Jato ou delimitar a investigação. É uma mercadoria que ninguém consegue entregar.

Deputados que defendem a cassação do mandato de Cunha criticaram a indicação de Ronaldo Fonseca (PROS-DF) para relatar um recurso do peemedebista apresentado à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Aliado de Cunha, Fonseca tentaria invalidar a recomendação do Conselho de Ética de perda do mandato de Cunha.

No entanto, não há clima na Câmara para salvar um deputado federal que negou ter conta no exterior e que é processado no Supremo Tribunal Federal justamente por essa acusação. Quase todo dia aparece uma nova acusação contra Eduardo Cunha.

A mais recente vem do ex-vice-presidente da Caixa Fábio Cleto, que disse que ele e Cunha receberam propina do empresário Eike Batista no auge do “Império X”. Cunha e Eike negam.

Ronaldo Fonseca já deu declarações em defesa de Cunha. Salvar Cunha equivaleria a um suicídio político para deputados e para o governo Temer, que seria acusado de socorrer o presidente afastado da Câmara.

Eduardo Cunha faz os últimos movimentos para tentar se salvar. Ele ainda influencia alguns deputados, mas já não tem mais o poder que detinha. No cenário de hoje, Cunha dificilmente escapará da cassação do mandato de deputado federal.

*

Evitar repetir Tombini

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, começou seu trabalho falando grosso. Na primeira entrevista como presidente do BC, ele disse que pretende que a inflação de 2017 chegue ao centro da meta, 4,5% ao ano.

O Brasil tolerou durante todo o governo Dilma uma taxa de inflação muito alta. Se Ilan Goldfajn não demonstrar rigor na largada, terá dificuldade para controlar a alta dos preços e também para baixar os juros.

O presidente interino, Michel Temer, disse na semana que esperava uma queda da taxa básica de juros ainda neste ano. Essa taxa está em 14,25% ao ano. Para que a inflação caia para 4,5% em 2017, dificilmente será possível reduzir os juros neste ano.

Portanto, é natural que Ilan Goldfajn inicie sua gestão no Banco Central com uma fala mais conservadora e mais dura. O antecessor dele, Alexandre Tombini, fracassou ao demonstrar tolerância excessiva com a inflação. O resultado foi inflação mais alta e juros maiores do que quando assumiu o BC.

Ilan Goldfajn quer evitar o erro de Alexandre Tombini, o de se curvar demais às pressões políticas.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
21
  1. Frank Lobran disse:

    Cunha acredita ser todo poderoso e que pode controlar tudo e todos. Sua ganância desenfreada por dinheiro demonstra que vive fora da realidade do mundo e esse comportamento é próprio de um psicopata.

  2. Joaquim José da Silva Xavier disse:

    1. Ronaldo Fonseca é amigo e defensor de Eduardo Cunha;
    2. Temer encontra Cunha clandestinamente e viajou com Serraglio;
    3. Ronaldo Fonseca é escolhido relator do caso Cunha;
    4. Qual sabor da pizza?

  3. Edi Rocha disse:

    Quem pensar em ajudar Cunha de alguma forma, pode esquecer as eleições.
    Ah, isso vale também pra quem se ausentar na votação no plenário. Quem não for lá votar a favor da cassação de Eduardo Cunha vai estar muito bem marcado.

    • Joaquim José da Silva Xavier disse:

      devíamos aproveitar tbm e responsabilizar, quem ajudou a elege-lo e o protegeu durante esse hum ano e meio em que Cunha mandou no país, ou seja:

      a) lembremos da covardia do PT ao demorar em enfrenta-lo;
      b) lembremos da aliança que PSDB/DEM fizeram com Cunha para elegê-lo Presidente da Câmara e todo o apoio q deram a suas manobras sujas;
      c) lembremos da proteção que a grande mídia brasileira deu a Cunha, até o MP Suíco informar o que td mundo sabia;
      d) e lembremos da valentia e honradez que PSOL, REDE e Ciro Gomes combateram esse bandido desde o começo.

      vamos lembrar de td isso nas próximas eleições.

      • Não vamos nos esquecer de Renan Calheiros.
        Que em 2007 renunciou para não ser cassado e agora tem uma dívida com Lula e tentou a todo custo salvar Dilma do impeachment.
        Tem muita gente suja no Congresso Nacional e fora dele também.
        Foram muitos os que se aproveitaram do povo, para roubar o dinheiro dos impostos, pagos com o sacrifício do suor do nosso trabalho.
        Não se esqueçam que Tião Viana(PT-AC) queria as portas fechadas na votação.
        Não se esqueçam que Ideli Salvatti(PT-SC)defendeu aqueles que não cassaram Renan.
        Temos que ter boa memória!
        Para não nos esquecermos dos nomes dos corruptos.
        Vamos lembrar disso nas próximas eleições.

        • Leonardo Gama disse:

          Meu Caro Zika, como sempre fugindo dos temas para os quais não tem respostas.

          O tópico do texto de Kennedy, fala de proteção de Eduardo Cunha, por isso me referi a ele.

          Não sei pq o incomodo em lembrar que apoiou e quem combateu Eduardo Cunha . . . será pq vc simpatiza/defende justamente os que mais protegeram o ex Presidente da Câmara??! rsrsrs

  4. walter disse:

    Caro Kennedy, o Cunha esta caminhando para o FIM; pode renunciar,como medida de contenção; entregar os companheiros HJ, não é uma boa tática; não ganhará nada com isso…poderia imitar o Roberto Jefferson; más terá inúmeras complicações, só em último caso…Enquanto isso, dependemos do Supremo…
    Fica claro, que o nosso País, esta nas mãos do Cunha e do Renan; somos reféns, destes meliantes; cobras criadas a muito tempo.O “governo Petista deu folego para anões perigosos.
    O Temer pode muito pouco, e tem que conviver com todo este barulho;Precisa agilizar as aprovações, ou cairá na mesma encrenca, ou armadilha, que a dilma; o País parado até quando!

    • Adilson disse:

      Cunha não seria nada se não tivesse cúmplices e sócios, e eles são a maioria dos que participaram do circo dos horrores que votaram pela admissibilidade do processo de impeachment, a bancada evangélica e pastores enganadores como Silas Malafaia e a família Ferreira da Assembleia de Deus de Madureira. Incrível como depois disso tudo que tem acontecido esse povo que se diz cristão e lê a Bíblia ainda permanece nessas igrejas cúmplices do Cunha e dá ouvidos a Silas Malafaia e aos Ferreiras.

    • Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

      Walter, caro colega deste fórum de debates.
      Você tem absoluta razão, quando diz que o país está parado.
      O que existe é uma tremenda encenação, uma cortina de fumaça para encobrir toda essa delinquência sindical, sem que ninguém dessa quadrilha se preocupe com o cidadão de bem.

  5. Declieux Batista disse:

    Salvar o famoso e corrupto Cunhâo é uma missâo impossivel.O final dele é Curitiba

  6. Will Mallouk disse:

    Que cassem o mandato, prendam e nunca mais deixem exercer cargo publico.

    Ao Cunha e a todos os politicos que sejam provados corruptos.

  7. Flavio Portela disse:

    “A corrupção é uma assassina sorrateira, invisível e de massa. Ela é uma serial killer que se disfarça de buracos de estradas, de falta de medicamentos, de crimes de rua e de pobreza…”

    Foi o que disse Deltan Dallagnol, Coordenador da Lava Jato. O Cunha é um dos mais completo representantes dessa leva de políticos serial killer do Brasil, um câncer maligno que precisa ser extirpado. No entanto, não é possível subestimar a força e influencia do deputado afastado. Por mais que pareça que tudo estar perdido este senhor saca uma carta na manga.

  8. porcidonio varaz disse:

    nos nao aguentamos mais tanta corrupçao supremo porque nao julga os politicos, supremo onde estais que nao responde

  9. Maurício Freitas disse:

    Acredito que a população precisa se posicionar. O voto da deputada Tia Eron foi fruto, tb, das inúmeras mensagens enviadas para ela. É preciso que tudo mundo que tem discernimento para entender e combater as falcatruas de Cunha, acionem os deputados da CCJ com a mesma intensidade do que foi feito no Conselho de Ética. Deixar claro para estas figuras que se trata de uma troca de mandato: ele deputado que salvar Cunha terá dificuldade em se reeleger.

  10. Os juízes de primeira instância tem demonstrado que querem mudar o país para melhor, colocando políticos corruptos atrás das grades.
    O grande problema no combate a corrupção, tem sido o Supremo tribunal Federal e as Super Togas.
    Se existe um órgão governamental que tem feito leituras absurdas da lei e até legislado, quando deveria apenas ler a Constituição e cumpri-la, este órgão é o STF.
    Tem agido com dois pesos e duas medidas.
    Tem agido de forma política e não jurídica.
    Se houver pizza será assada no STF.
    Antes que eu me esqueça, deixo a aqui a minha crítica ao Sr. procurador Geral da República Rodrigo Janot.
    Querer dar induto ao Sr. José Dirceu no caso do mensalão para abrandar a sua pena é totalmente absurdo.
    Os procuradores de Curitiba cansaram de dizer, que o Petrolão é a continuidade dos crimes do Mensalão e que os dois estão conectados.
    A Justiça está cega do pescoço para cima.
    Infelizmente no Brasil o crime compensa!
    Infelizmente.

  11. Acertando a economia podem dar adeus ao PT.
    O petismo estará acabado!
    Revertendo a situação caótica da economia e o desemprego, acaba de vez com o discurso petista.
    Retrocesso é inflação!
    Retrocesso é desemprego!
    Retrocesso é voltar da feira com a sacola vazia!

    • Joaquim José da Silva Xavier disse:

      Meu Caro Zika, não é bem isso que parece:
      pois o PT está em seu pior momento desde sua criação, acabou de ser apeado do poder, é tido como o responsável pela crise econômica, tem seu líder prestes a ser preso, e mesmo assim as pesquisas mostram em 1º lugar. . .

      acho que a direita brasileira precisa se preocupar mais… pq se não ficam a frente do PT no seu pior momento, vai ficar a frente quando??

    • Sebastiao Canabrava disse:

      Dona Zika, pare com o berreiro. O PT ta muito vivo. O PT mudou o modo de governar no Brasil. E’ a segundo maior bancada. Fez redistribuicao de renda, fez o pais aparecer no exterior. E se cuida, Lula 2018 e’ imbativel. Nao tem adversario a altura. a direita nao tem candidado viavel. O Centro de digladia. Lula e’ a esquerda. Estao tentando mina-lo, mas como disse o Obama: Ele e’ o cara. Chupa esta manga, Zika!

      • Os fanáticos pelo “rouba mas faz,” que idolatram um partido acima do seu país, que tem um deus encarnado acima do DEUS verdadeiro, que agem como seita, não podem ver com clareza a verdadeira face da corrupção, os desvios de dinheiro público, o enriquecimento ilícito, as verdadeiras intenções por trás da mascara de bondade, a falsidade, a mentira, a enganação…
        As evidências nunca lhes dizem nada!
        Serão sempre soldados zumbis sem massa encefálica ativa, agindo por controle remoto.

  12. Antonio disse:

    Taxas de juros altíssimas para combater a inflação. Aplicação pura da teoria monetarista. Juros altos, desemprego e corte dos salários, eis a receita perfeita. Não importa se milhões de pessoas percam seus empregos e suas famílias caiam na miséria e desgraça. É muito mais fácil, faz-se através de decretos e portarias. Se falta feijão e os preços sobem, porque investir no aumento da oferta? Ah! dá muito trabalho (aí já seria apelar para a teoria estruturalista, que exige muito trabalho e planejamento, coisas que nossos dirigentes detestam). Mecanismos de desenvolvimento econômico, bancos de fomento, incentivos aos centros de pesquisas, geração de emprego e consumo, etc., etc., para que? Perguntem a quem está no governo, aos políticos e representantes do judiciário e mesmo a maioria dos jornalistas se já ouviram falar alguma coisa destes temas. Ficarão surpreendidos com o alto grau de ignorância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-24 17:18:22