aki

cadastre-se aqui
aki
Política
30-07-2014, 9h49

Santander não é episódio “bolivariano”

97

Postado por:Daniela Martins

O comentário no “Jornal da CBN” abordou o episódio do banco Santander. Governo endureceu o tom. Disse que a política econômica é vítima de especulação e que a presidente Dilma Rousseff é vítima de terrorismo econômico. A oposição diz que uma empresa privada tem o direito de manifestar sua opinião. A mensagem enviada pelo banco aos clientes de maior renda fez uma relação direta entre a reeleição da presidente e a piora dos indicadores econômicos. Previsões catastróficas já se mostraram erradas em eleições passadas. O governo exagera o episódio por ver nele a oportunidade de colocar Dilma e a política econômica na posição de vítimas de interesses poderosos. Os bancos cobram juros muito altos e têm grande rentabilidade no Brasil. O Santander lucra mais aqui do que na Espanha. O caso ajuda a campanha do PT a tentar ditar o debate econômico. A oposição acusa o governo de censura e “bolivarianismo” por querer calar a opinião da empresa. Diz que essa opinião é compartilhada por muitos analistas financeiros do mercado. Não faz sentido falar em bolivarianismo no Brasil. A democracia brasileira está consolidada e não há risco de autoritarismo no país. Uma empresa privada tem o direito de fazer críticas ao governo. Assim como a oposição e a imprensa também têm o mesmo direito. E o governo tem o direito de reagir. O embate sobre a mensagem do Santander é do jogo político. A eleição esquentou.

Comentários
97
  1. Helena/S.André SP disse:

    A oposição defende a liberdade de expressão mas não fala nada da prisão do jornalista Marco Aurélio Carone do Novo Jornal de MG, que está preso desde janeiro deste ano por ter revelado malfeitos do seu candidato Aécio Neves. Quer dizer, falar mal de Dilma pode mas falar mal de Aécio não pode. É outro caso de dois pesos e dezenove medidas.

    • Odair R. Dutra disse:

      Não tenho porque defender a presidente mais as pessoas que são especialistas em economia devem opinar sim mas baseadas em certezas. O Brasil esta fragilizado, governo e povo estão perdidos o governo não tem propostas imediatas para dar ao povo uma auto confiança, e vem Santander espero que não seja veridica essa noticia catastrófica, mas não duvido que não seja e põe fogo na caldeira. Conto com a oposição que dever ter dados precisos para dar uma informação de boa fé aos brasileiros, e apresentar com urgência suas metas, se não realmente é o fim do Brasil 20 anos de trabalho jogados fora pela incompetência Petista.

      • Cláudia Stefani disse:

        Desculpe, que “20 anos de trabalho” seriam esses? E o que exatamente estaria sendo jogado fora?

        • Jonatas disse:

          Claudia,
          Vc tem menos de 20 anos? Não sabe como era antes do Plano Real? Que remarcações de preços se davam 3x ao dia? Inflação? desvalorização do $????
          Meu Deus… é por isso que o Brasil está indo para o buraco, pois quem vota não conhece nem sua historia

          • Zé das Couves disse:

            É verdade… todos deveriam se lembrar da história:
            1) Venda a preço de banana de empresas estatais
            2) Juros/Câmbio estratosféricos
            3) Lado social totalmente relegado a um quinto/sexto plano

            Isso só pra lembrar de algumas coisas… além claro dos ajustes que precisavam ser feitos no Plano Real e que foram “deixados de lado” para a re-eleição de 1998… isso é história meu caro, e não somente aquilo que queremos ver!!!

      • Tiago M. Bevialqua disse:

        Não se trata de informação, mas de projeção, coisa bem diferente.

      • Arqueiros em posição, mandem a cavalaria e a infantaria e avisem-me da vitória. disse:

        O pt é aquele mosquitinho chato que fica na sua orelha ao dormir e ainda quer chupar o sangue do seu trabalho, impedindo de você sonhar com a volta do psdb ou alguém que faça o retorno da estabilização da economia. Nas urnas, esse mosquitinho chato levará um tapa é nunca mais voltará…

      • Nuno disse:

        Odair, o funcionario do Santander pode dar a opinião que quiser, DESDE QUE USANDO O SEU NOME PARA MANIFESTAR, e não usando o nome da empresa, pois essa não é a opinião da empresa. Tanto não é que o dono do Santander veio a publico pedir desculpas. O funcionario do Santander FOI DESONESTO, porque ele não fez uma analise de como seria o pais num governo do Aecio Neves. Como pode a Dilma que tem plano de governo, ser pior do que o Aecio que NINGUÉM SABE QUAL É O PLANO DE GOVERNO DELE? Esse funcionario É VIDENTE OU ECONOMISTA? Se ele sabe que o plano de governo do Aecio é melhor do que o da Dilma, então ele deveria CONTAR PARA O AECIO, para que o Aecio CONTE TAMBÉM.

  2. Volnei disse:

    Bom, todos tem o direito de tudo na “ditadura” que vivemos. Se for para o lado dos neoliberais, tudo é censura. Para o lado do governo e dos pobres, tudo é bolivarianismo. A empresa pode fazer propaganda contra e o governo pode retaliar. E deve. Pois terrorismo sobre o sistema financeiro deveria ser crime, na minha opinião.

    • Liberdade em expressar a sua opinião e análise econômica, tudo bem. Agora remeter para 40 mil clientes propaganda indireta a favor da oposição é vedado pela lei eleitoral, é só consultar, como já publicado pelo JB online. Agora o marketing para o banco – não tem preço!!!

    • Ana Cordeiro disse:

      Seu argumento está muito confuso: como “ditadura”, se “todos tem direito a tudo”?

    • roberto disse:

      Que historia e’ essa de associar o governo atual aos pobres. Isso e’ marquetagem rastaquera. Não sou, nunca fui e agora com mais razão, nunca serei eleitor dessa seita voltada para o mal que e’ o PT. Não tenho afinidade com outro partido, mas apoiar esses bolivarianos que flertam com ditaduras e censura, jamais!

      • Márcio Araújo disse:

        Concordo plenamente,estamos vivendo uma inversão de valores,o mal está estabelecido,hoje o cidadão de bem,correto e honesto,está andando de cabeça baixa,temos que mudar isso,senão será o começo do fim…

        • luiz carlos wilcke disse:

          “Gente de Bem”. Esse conceito e equivocado. O que existem e pessoas que apoiam o PSDB, pessoas que apoiam o PT e pessoas que são neutras. Umas querendo comer o figado das outras. Para as neutras PT e PSDB não prestam, para o PT o PSDB não presta, para o PSDB o PT não presta. Onde estão as pessoas de bem???????????

  3. tania disse:

    Este Santander não é daquele senhor cujo pai enviou dinheiro para fora da Espanha na época da guerra e que dizem tem relação próxima com a Opus Dei…. e que os funcionários ganharam na Justiça do direito de chamá los de SatãDer por causa de demissões em massa…se for ele que va manifestar a livre expressão dele na Espanha, no Vaticano ou num almoco em Cláudio depois de conseguir autorização do titio para pousar no Aeroaecio. Eu não tenho conta la e se rivesse fechava hoje.

    • Horácio Campos disse:

      Dilma não é aquela que roubou, sequestrou e colaborou para morte de pessoas inocentes? José Dirceu não é aquele roubou, sequestrou, se aperfeiçoo em terrorismo na União Soviética e Cuba, e cometeu vários atentados? José Dirceu mais uma vez e José Jenoino e outros do PT não são aqueles que roubaram o povo Brasileiro?
      Se é comparação que vc quer aí esta…infelizmente não tem como colocar tudo aqui, daria uma coleção Barsa…rsrs…prefiro uma conta no Santander do que um voto no PT, pelo menos o Santander me dá 10 dias sem juros no cheque especial…o PT só tira…

      • Helena/S.André SP disse:

        Pelo jeito o sr. desconhece a história do vice do Aécio, sr. Aloysio Nunes, que também foi um guerrilheiro, sob o codinome Mateus na ALN de Marighela. Aloysio era inclusive o motorista de Marighela, pois este não sabia dirigir. Acredita que Marighela morreu cravejado de balas pois caiu em uma emboscada e, pasmem, seu motorista não sofreu um arranhão sequer.

  4. Sidney disse:

    Hoje estou com nojo deste pessoal, desta oposição golpista que só quer levar vantagem, estes bancos que só lucram, deveriam ser relamente enquadrados, acho sim que o Governo esta mole, deveria, multar e colocar e turma no devido lugar, e investigar mais a oposição golpista. Quem ferro ferre com ferro ser aferido. Bateu levou.

  5. Washington Alves de Lima disse:

    Sou correntista do Santander e me senti ofendido por não ter recebido tal informação, isto só me permite crer que todos somos iguais apenas quando temos que pagar as altíssimas taxas bancária e uma empresa que não produz nada além de papel deveria se manter no seu devido lugar.

    • Fabio Costa disse:

      Os clientes que receberam esse informativo são do segmento SELECT (>R$10M), eles pagam uma tarifa maior para ter essa espécie de assessoria. Fui demitido dessa instituição no ano passado, trabalhei com esse segmento durante anos, considero o banco péssimo empregador, igual aos demais, prestam um serviço muito limitado, como os demais, não tenho nenhum motivo para defende-los. Contudo não posso discordar da análise, na minha opinião é nítida a dificuldade de crescimento do nosso país, a maioria das empresas se mantém no limite, não só pela enorme carga tributária. É claro que os investidores, pessoas que injetam recursos para o crescimento das empresas, não vêem com bons olhos a manutenção de um sistema viciado.

  6. Vital Brasil disse:

    Acompanho diariamente noticiários no VALOR,EXAME, TV GLOBO NEWS e analistas da BOVESPA pela net. Constato que existe sim um terrorismo econômico contra a reeleição da Dilma. No Brasil ocorrem fatos e geram boas e más notícias, mas naqueles veículos de comunicação só se realçam as más e omitem as boas notícias. E o pior é que eles dão a notícia e a interpretam do modo deles como que se o leitor/telespectador fosse bobo e não soubesse interpretar os fatos. Sem dúvida a imprensa (com algumas exceções) e o MERCADO financeiro fazem sim terrorismo contra qualquer governo que face e promova avanços para o povo.

    • Jorge disse:

      Vital vc se expressou mal, não é avanço para “o povo”, quando a maioria que é o povo e paga seu imposto, não está contente com tal política econômica, pq ela está mal.

    • Manuel Costa disse:

      Sr. Vital, o senhor têm razão. Por exemplo, a Revista Veja, desde os anos 80, critica qualquer governo que esteja no poder, independentemente do partido. Uns diriam que isso é isenção. Eu acho que é sensacionalismo para vender revista.

    • Indignado disse:

      Sr Vital Brasil, se realmente acompanha esses veiculos de comunicacao, o sr viu q alguns dias atras as acoes da Petro q estao no buraco (gracas aos PT), dispararam devido a derrota do Brasil diante da Alemanha. Coincidencia?? Claro q nao!! Um dos discursos da senhora Presidanta era de q a copa era um sucesso e eh claro, jogando os meritos pra ela. Se o Brasil fosse campeao iria ser o apice. Nao vejo mais ela usando esse discurso e tb nao vejo ela falando o quanto foi gasto p/realizacao do evento.
      Quem realmente mexe com acoes, tem uma nocao basica de economia, sabe q o Santander somente expos um FATO. PIBzinho, industrias sufocando,inflacao alta e a economia vai bem??
      A midia expoe soh os negativos e nao as coisas boas?? me diga algumas coisas positivas entao sr “economista”.
      E com as criticas, coisa q o os Petebas nunca assumem, se constroi ou faz alguma coisa positiva.

  7. Valério Gonçalves disse:

    É bem coisa de uma direita que não admite que o pobre se torne mais independente ,ta ai para quem quiser ver que uma grande parcela de pobres conseguiu passar para classe média mas eles não admite.

  8. Fernando Luiz da Silva disse:

    Kennedy, eu assisti a sabatina e vi uma tentativa de criar polemica com a Dilma. Perguntas de manchetes de jornais especulativas apenas. Acredito que vocês como jornalistas e que geralmente formam opinião pois o publico acredita em vocês como se fosse tudo verdade em suas publicações, deveriam questionar mais planos econômicos dos candidatos. Alguns como a Dilma tem planos de manter aí uma politica Keynesiana e outros nunca ouvi eles tocarem no tema. Isso seria um caminho mais perto da verdade e longe da polemica. O Aécio é um que eu gostaria de saber o que ele tem de estrategia para economia como um todo e nunca ouvi ele falando a respeito, tanto que acho que em um debate a Dilma destroça ele nesse assunto e com isso ele vai só bater no assunto corrupção. Triste ter uma oposição assim.

    • Luis disse:

      Fernando que historinha rapaz, não é nada disso, isso é conversa para iludir desavisados… Plano de governo é confidencial, fala-se o resumo, mas não se diz como fazer, senão quem não sabe copia. Quanto a “destroçar”, vc usou o verbo errado, porque mediante escandalos escancarados, imorais que o publico vê com jogo politico nas instituições e desrrespeito as leis não é comum. Cada um tem sua opinião, o jornalista tem uma, vc tem a sua e eu tenho a minha, influenciar alguém que não sabe nada sobre nada é uma coisa, agora influenciar alguém que tem um certo grau de instrução que lê e se informa, fica difícil manipular e se esconder atrás da pobreza e do assistencialismo e mostrar a que veio, pois governo é para todos e não para alguns. Quem prega a discriminação entre classes não pode ficar chateado se provar do próprio veneno.

  9. Marcos Roberto disse:

    Kennedy boa colocação na matéria. A CF no seu Art. 5º, inciso IX, dita que “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”. A demissão foi injusta, caberia apenas uma advertência, mesmo porque o único erro foi ter citado o nome, mas é função do analista financeiro efetuar projeções e cenários, deixando a decisão para os clientes. A demissão foi injusta, estamos numa democracia e isso refletirá no governo que já arruma mais uma confusão, infelizmente, agora com os analistas financeiros e em consequência os banqueiros.

  10. joel pinheiro disse:

    Nesse governo não-me-toques, qualquer crítica é considerada terrorismo. Tenham paciência! Em 2015, passada a eleição, seja eleito ou reeleita, nós veremos o resultado econômico: pibinho, desemprego, elevação de preços, o fim do plano real, a volta da inflação, etc.

  11. Fabio disse:

    E agora com os comentários do Banco Alemão? Dessa vez não dá para o governo federal forçar a demissão da equipe que fez o relatório.

  12. Elias disse:

    Agora muita coisa que aconteceu no Brasil faz todo sentido, como por exemplo, compra de trens usados (CPTM) da espanha que se reformados custariam mais caros que trens novos, venda suspeita do Banespa para o Santander, venda suspeita de parte da comunicação brasileira para empresas espanholas, concessão de rodovias de SP para empresas espanholas etc…

  13. Joaquim disse:

    Volnei disse:
    Bom, todos tem o direito de tudo na “ditadura” que vivemos. Se for para o lado dos neoliberais, tudo é censura. Para o lado do governo e dos pobres, tudo é bolivarianismo. A empresa pode fazer propaganda contra e o governo pode retaliar. E deve. Pois terrorismo sobre o sistema financeiro deveria ser crime, na minha opinião.
    ________________________________________________________________________________

    “A empresa pode fazer propaganda contra e o governo pode retaliar. E deve.”

    Eu não li isso.

  14. gilvanea disse:

    perdão amigo, mais é censura pura e simplesmente não adianta gritar.

  15. gilvanea disse:

    não é só censura mesmo, o banco é quem fica com o pepino perdendo credibilidade.

  16. Pedro Brasileiro disse:

    Pelo visto agora, vão pedir a “cabeça” da diretora-gerente Christine Lagarde do FMI, que afirmou: “Temos reiterado as mesmas fortes recomendações para que reformas estruturais sejam feitas, gargalos sejam reduzidos na economia e que o potencial, a capacidade de o Brasil entregar crescimento seja liberada. E isso não vem sendo feito — afirmou a diretora-gerente, que colocou o Brasil ainda em estado de atenção em relação à expansão do déficit em conta corrente (que fechou em 3,6% do PIB, ou 2,9% justados, em 2013, para um patamar que o Fundo considera ideal entre 1% e 2,5%).
    Lagarde reforçou a mensagem de que o mundo passa por um período de retomada desigual do crescimento, com tração nos motores dos países ricos e desaceleração sincronizada e sistemática das nações emergentes. Alertou para os riscos associados à nomalização das políticas monetárias dos EUA e do Reino Unido, que pode provocar turbulências e desarrumar ainda mais a casa dos países em desenvolvimento.
    O receituário para vencer os obstáculos, disse Lagarde, é inequívoco: reformas estruturais, conserto dos problemas macroeconômicos (inflação alta, déficits em contas externas, desequilíbrios fiscais) e muita coordenação entre autoridade

  17. José Carlos Damaceno disse:

    VOTO NA DILMA É SIMPLES ASSIM,QUANTO A ESSA OPOSIÇÃO QUE NÃO APRESENTOU NESTES DOZE ANOS NENHUM PROJETO ALTERNATIVO É DE SE TER PENA.

  18. Flávio disse:

    O Santander comprou por volta dos anos 2000 o Banespa atraves do PSDB… Esta “torcida” do Santander para que o PSDB volte ao poder, não seria para abocanhar o Banco do Brasil ou CEF???

    • raul disse:

      comprou o banespa não…….ganhou , pois só a venda dos imoveis do banco já foi maior que o valor pago …demos de graça para o banco espanhol o banco do maior estado do brasil ……..

  19. Pasquale disse:

    O Partido não aceita nenhuma opinião contrária a seus interesses.
    Por isso a digníssima senhora,só conduziu a economia pelo lado do avesso.
    Essa é a grande marca do PT…não aceito críticas(mesmo que o PIB seja de 1%).
    Amadorismo em governar e profissionalismo em roubar.

  20. nelson evaristo moreira disse:

    Este episódio revela a real intenção de alguns setores do mercado Financeiro, principalmente O Santander , banco espanhol, que beneficiuo-se da “privatização” do Banespa, tem aproveitado das altas taxas de juros , com spread de mais 10%, só o spread se comparado com as taxas praticadas na Europa, EUA, japão é mais que o dobro. Diante disto pergunto:
    Que moral tem o Santander para fazer críticas ao Governo!
    Standard , Fitch,enfim ,todas as agências de Risco e FMI que estão serviço do Mercado financeiro “especulativo”. Pergunto novamente onde estavam estas agências, quando o SUB PRIME americado , foi distribuido para todo mundo, e que foi uma das causas da crise de 2008, lembram de setembro2008 a quebra Lemon Brothers… Então Santander para especular.

  21. Ronaldo disse:

    D. Dilma tem pautado seu governo pela ingerência descontrolada em todos os setores da vida pública e um incrível incompetência pessoal e de seus assessores, pois, mesmo os que vieram do governo anterior, agigantaram-se diante de tantos desmandos e tem tido pífia performance.
    Entretanto pior do que tal realidade é a asquerosa conduta da direita tupiniquim financiada por uma classe dominante sem nenhum conteúdo, preocupada apenas em assegurar privilégios. O evento desse banco espanhol travestido de conquistador colonial dizendo as culturas sul americanas como devem escolher seus governantes faria Pizarro corar envergonhado com a “cara de pau” de seus predecessores. Tenho imensas dúvidas sobre quem é o pior candidato, pois o titulo de melhor nenhum deles merece, mas, entendo intolerável a ingerência estrangeira no processo, principalmente criando “bodes expiatórios” nacionais.

  22. Lauro disse:

    Joel Pinheiro, meu caro, “Fim do plano Real?”, você está muito mal informado. O chamado “Plano Real” terminou no segundo mandato de Fernando Henrique, quando a inflação bateu nos 2 dígitos, os juros passaram dos 40%, o dólar ultrapassou os R$ 4,00, o Brasil estava sem reservas e foi 3 vezes ao FMI. o que lembra o Plano Real hoje é só uma moeda com esse nome.

  23. Antonio disse:

    O SaTan der quer manipular os correntista para votarem no Aécioporto , pensando na privatização dos bancos do Brasil e Caixa econômica. Eles sabem que o PSDB privatiza a preço de banana, então porque não influenciar seus correntistas na eleição que se avizinha.

  24. Gustavo disse:

    Kennedy,

    Perdão, mas quando o vice-presidente do partido que está no governo emite uma nota elencando 9 jornalistas “inimigos” e não se vê qualquer reação das entidades de classe do jornalismo repudiar tal ação, não estamos diante de um governo com fortes tendências bolivarianas? Um ex-advogado do partido que está no governo é eleito ministro do Supremo Tribunal Federal, e este não se declara suspeito para julgar os réus do partido que representava, você ainda acredita que não estamos cada vez mais próximos de um governo bolivariano? Um ex-ministro do STF é ameaçado de morte por membros do partido que está no governo (sim, o mesmo que tem possíveis ligações com o PCC e com o assassinato de Celso Daniel)… Os surdos estão cegos.

  25. FERNANDES disse:

    O Governo Brasileiro não é refém nem do FMI, e deve ser respeitado por qualquer Instituição financeira privada.

  26. E.Silva disse:

    O Santander é muito grato ao governo tucano, pois a sua entrada no Brasil foi através de uma verdadeira doação de bancos brasileiros.

    • Dimas Tobias disse:

      Gozado o PT assumiu o governo sob o compromisso que tudo iria mudar, que os bancos cobravam juros extorsivos e tudo mais, passaram se 12anos e nada foi feito por esse governo, até porque recebem doações de campanha, portanto, não há nada a fazer, apenas bradar que são coitados e defendendo a classe pobre, que por sua vez esse mesmo governo mandou a bancos tomar empréstimos para inúmeras compras internas até que ficassem endividados até o pescoço como a grande maioria esta. Então me explique o que mudou?

  27. Eduardo disse:

    Em primeiro lugar não sei porque o Santander se preocupa tanto com nossa economia. Se nada der certo por aqui eles poderão fazer como fizeram na Argentina. Pegam o passivo e passam pro governo, fecham as portas e vão embora. Simples assim.
    Na crise que a Espanha passou, e vem passando em escala um pouco menor agora, quem cobriu as despesas do Santander por lá fomos nós aqui. Agora que o capital fácil está voltando pros EUA e Europa eles estão querendo o que ?
    Num país com nossa extensão territorial, 200 milhões de habitantes, um numero absurdo de partidos políticos, termos, em tese, 3 candidatos a presidência. Isso me parece uma coisa só.

  28. MARIA NEUZA disse:

    ACHEI UM ABSURDO O QUE O SANTANDER FEZ.

    ELES ESTAO GANHANDO MUITO DINHEHRO COMO TODO BANQUEIRO

    SE NAO ESTAO CONTENTES ELES QUE VOLTEM PARA O PAI DELES.

    INADMISSIVEL……E QUEM FEZ ISTO TEM MAIS É QUE SER DEMITIDO E POR JUSTA CAUSA MESMO !!!!

  29. paulo disse:

    Um dia destes vi o joão doria junior em uma roda viva de um canal, vi que todas as opiniões eram contraria a reeleição de dilma.
    No final fiquei sabendo que joão doria era filiado do psdb o que ficou claro uma ajuda politica, na propria sabatina o memso disse que recebeu aecio em sua casa.
    como sempre o PSDB desde os anos 90 esta sempre do lado de grandes empresarios… Não votarei no psdb por este motivo

  30. SILVIO MIGUEL GOMES disse:

    Essa canalhice do Santander é igual as muitas outras da História do Brasil para influenciar o resultado das eleições. É igual a do Mário Amato: Se Lula ganhar esta eleição, 800 mil empresários vão deixar o país!. Ou igual a Economista Conceição que disse que ia embora do Brasil se o Brizola ganhasse.
    Dona Dilma está enfrentando as dificuldades com muita competência, sem causar desemprego e aumentar a pobreza. Tomar as medidas que possam “controlar a inflação, controlar o déficit”, até eu faço. No entanto, o resultado é ferrar o povo.

  31. Pasquale disse:

    Se preocupa como o Deutsche Bank. Fez a mesma coisa,mas como foi em maio passou batido.Era muito escandalo,um atras do outro,não deu tempo de se preocupar com o fato.
    Deveriam demitir o pessoal do Banco Alemão hehehe
    Pobre guerrilheira…

  32. Rodrigo Tossato disse:

    Santander, que pegou o BANESPA, que era do governo do PSDB…que tem várias pessoas trabalhando no Santander, entendi…não é terrorismo econômico…tucnaram o terrorismo econômico..”analise econômica”

    conta outra, esta servidno sim a interesses do PSDB…

  33. LUIS CARLOS disse:

    Esta eleição está deixando muito clara uma situação: Não temos um único candidato em condições de assumir a Presidencia da República. Ridícula a postura do Sr. Aécio, ridícula a postura da Presidente Dilma. Os demais, mantem-se riculamente calados. Quem quer que vença a eleição se verá diante de um cenário pouco favorável frente ao contexto econômico mundial. O proximo presidente e seu partido terão o desafio de encontrar soluções para problemas complexos e que exigirão bom-senso e maturidade para serem enfrentados. Enquanto a contenda política se mantiver no nível em que está, só nos restará pedir a Deus que tenha piedade de nós!

  34. robson disse:

    Sinceramente respeito todas as opiniões contrárias a minha, porém, que os economistas e comentaristas erram em fazer comentários de “terrorismo econômico” isso sim, traz grande instabilidade econômica. Lamentável tais questionamentos e comentários como se fossem verdade. Basta lembrarmos dos comentários contrários a realização da Copa do mundo no Brasil e que tudo seria um vexame e que daria tudo daria errado, mas o que vimos foi que os turistas que nos visitaram, desejam retornar.
    Acredito que os economistas e comentarias deveriam ter mais responsabilidade em comentar sobre economia mas que os realizem sem nenhum “terrorismo econômico”.

  35. Sergio W. A. Oliveira disse:

    Ué? Este FMI não é aquele mesmo a qual o Brasil, no governo do Lula emprestou milhões de dólares? Como é que a Diretora-Presidente agora vem dando conselhos à equipe econômica do governo brasileiro para melhoria no desenvolvimento econômico se eles mesmos não conseguiram administrar as próprias finanças ao ponto de precisar de aporte de verbas deste mesmo Brasil? Realmente, não entendo…

  36. Marcelo Farah disse:

    Muito mais importante que seria dona Dilma explicar porque mantém R$ 152.000,00 em dinheiro casa…

  37. Gustavo Vilasboas disse:

    Estamos vivendo momentos de terrorismo impostos pela maioria da mídia que tenta e vem conseguindo, mudar o rumo da opinião popular. Verifiquemos o que acontecia no Brasil na década de 90 (posição pífia do Brasil no cenário mundial, salário mínimo em torno de US100.00, pobreza em crescimento, inflação bem mais alta, corrupção escondida etc) e façamos uma comparação com o momento atual, não obstante, as crises econômicas internacionais. Somos um povo vitorioso e damos graças ao atual governo, que precisa corrigir algumas posturas.

    • Dimas Tobias disse:

      Gustavo, ninguém precisa de mídia para ter opinião de que tudo que ai está tá tudo errado mesmo, é muita corrupção dos amigos e ninguém faz nada, ou seja, faz encobrir os maus feitos, os amigo Collor,Sarney e Maluff todos aliados do PT. Nunca se viu neste país tanta corrupção com os partidos e principalmente os aliados todos os dias se descobre alguma coisa. Portanto, não culpem a mídia apenas estamos vendo os fatos e vamos as urnas para mudar e por fora o PT, Lula e Dilma para nunca mais?

      • Zé das Couves disse:

        Interessante esse comentário… esses mesmos caras que você mencionou não eram da base governista da época… e que tinha o PSDB como partido e Fernando Henrique como presidente?

  38. Jose Maria disse:

    Agora, Lula da Silva pedir a cabeça da funcionária do Banco por dizer verdades é desumano, insano. O Ibovespa tem medido a política econômica conforme se apresenta em números e fatos, cada vez que Dilma cai nas pesquisas, sobem os índices da Bolsa de Valores “ponto”. E, fato!

  39. espanholzinho disse:

    Vámonos PSDB! Vámonos!!!!

  40. Demilson Souza disse:

    Quem se dói por este governo só pode estar agarrado nas tetas do mesmo ou é surdo ou está levando alguma VANTAGEM…………….

  41. Emílio Rocha disse:

    O pt demitiu um trabalhador. Só isso!

  42. Carlos disse:

    Lamentavel o procedimento de um banco que se beneficiou da privataria do Banespa, e ainda de capital de origem estrangeira querer, atraves de boletins dirigidos aos seus clientes de classe financeira elevada, sugerindo ameaça as suas aplicações, caso um partido venha a ganhar as eleições presidenciais. É uma ingerencia na formação da opinião politica eleitoral imoral, subversiva e tendenciosa,alem de claramente manifestar parcialidade.

  43. KIKO disse:

    O Governo te financia um caminhão por R$ 400.000,00, para pagar em 120 meses, OK.
    Já na compra esta embutido 40% de impostos sobre a compra,(R$160.000,00), sobrou 240.000,00, ele consome (+-) R$30.000,00 em combustivel por mês, deste valor 50% é imposto(R$15.000,00). Pegamos os R$240.000,00 e dividimos pelo imposto arrecadado pelo mesmo caminhão R$15.000,00 = 16 meses, VEJAMOS, EM 120 MESES EU PAGO UM CAMINHÃO PRA MIM E PAGO 7,5(SETE CAMINHÕES E MEIO) PARA O GOVERNO EM IMPOSTO.
    CONTINUAMOS COM ESTE SISTEMA OU MUDAMOS?

  44. Pasquale disse:

    Parabéns Santander,não podemos é ser pegos de calça curta.Mas o Alemão já tinha alertado antes.Então pau nos Alemães tambem,isso é muito engraçado,só falou o que todo mundo acha….e os tupiniquins fizeram uma tempestade.Na verdade é pra ver se a gente esquece os últimos acontecimentos,tipo assim…vamos mudar de assunto?

  45. Beatriz disse:

    Somos todos leigos em questão de economia, sentimos no bolso os efeitos da má gestão econômica dessa louca que chamamos de presidenta, que em todos os seus posicionamentos se faz de vítima, ora do sistema financeiro, ora da imprensa, ora da oposição, o PT tanto que se fez de vitima enquanto era oposição que há 12 anos no poder não se deu conta que precisa arregaçar as mangas e trabalhar, eu quero ver durante a campanha o que essa mulher vai dizer que fez!

  46. Alisson Veras disse:

    Kennedy, o respeito e às suas opiniões, mas assegurar que “A democracia brasileira está consolidada e não há risco de autoritarismo no país.” é muito forte e de certa forma até inocência da sua parte.
    Quem pode garantir isso? Se já aconteceu antes, pode acontecer agora e depois.
    Fiquemos atentos!
    Abraços!

  47. Adalberto disse:

    Ora, está bastante claro que o Banco Santander é a voz do neoliberalismo que conduziu a Europa, em 2008, à aguda crise financeira que ainda vai perdurar por mais 5 anos, no mínimo. E sabemos que a crise foi, está e continuará sendo, econômica e socialmente dramática para a grande maioria dos trabalhadores europeus.
    Se assim o faz, abertamente, em seus demonstrativos oficiais para os clientes, imagine só o que não está fazendo por baixo do pano…hum…
    Bem, o seu candidato preferido já bem sabemos quem é; ou é difícil imaginar !?

  48. Eloys disse:

    O PT, nesse episódio, só provou que é formado por Ditadores. O Sr. Lula exigiu a cabeça da analista financeira e ainda puxou o saco do banqueiro dono do Santander. Quer dizer a corda arrebentou na mão de um trabalhador. E eu me pergunto, cadê o Sindicato dos bancários para proteger essa bancária ou emitir sua opinião? PT deveria mudar o nome para PB..o sentido é lógico.

  49. Eloys disse:

    Democracia consolidada…Que ingenuidade a sua, meu caro articulista. O Sr. lula veio a público e exigiu a cabeça de uma trabalhadora, além de puxar o saco de um banqueiro. Atitude deplorável para quem se diz do Partido dos trabalhadores. Democracia exige no mínimo respeito as opiniões alheias e críticas. A tempo: Cadê o sindicato dos bancários? Se calou na ameaça e demissão de uma trabalhadora do setor bancário!!! Isso é que é democracia..

  50. antonio barbosa disse:

    Acredito que não é bem assim. Nem tanto ao mar, nem tanto a terra. Direito de se expressar é uma coisa, usar o poderio econômico de uma instituição para influenciar as pessoas é outra. Se isto pega acabaremos virando uma anarquia desenfreada. Nem sei se existe lei para isso, mas de qualquer forma creio que bom senso e ética não lhe permitem tal atitude. Se os bancos cobram juros muito altos no Brasil a culpa é do governo que permite e de mais ninguém. Imagine se os bancos estatais cobrassem juros muito baixos se alguém em sã consciência iria para os bancos privados? É óbvio que existe uma oligarquia bancaria que estabelece limites e padrões para as variações entre os bancos, do contrário haveria guerra financeira. O uso do PT pela declaração colocando outra vez ricos e pobres em lados opostos é pura balela, até porque a cúpula do PT esta do outra lado agora, ou seja, muito ricos. Quanto a censura bolivarianista já ficou mais do que óbvio que querer nem sempre é poder. O PT sonha acordado com o fim da imprensa livre, claro todo comunista odeia democracia, mas vai ter de aguentar firme ou então se preparar para uma guerra civil. Os indicadores econômicos estão fracos, mas isto está longe de dizer que estamos iguais a Argentina e, portanto, se quisermos ver o crescimento do Brasil pelo menos aos níveis dos países da America Latina (exceto Venezuela, Cuba e Argentina, devemos escolher bem em quem votar, uma vez que independente de quem ganhar, o arrocho vai ser forte em 2015 para manter a estabilidade econômica e avançar nos projetos desenvolvimentistas que são basicamente de infraestrutura ou corremos o risco de continuar vendendo commodities até o fim dos tempos a preço de banana. A campanha vai esquentar muito mais do que estamos vendo, mas gostaria de ver algum candidato ter a coragem de dizer a verdade sobre as condições reais do Brasil e o projeto de futuro e não as vãs promessas de “Alices nos país do faz de conta”.

    • luiz carlos wilcke disse:

      “Guerra Civil”.cara voce pirou na maioneze mesmo………

      • antonio barbosa disse:

        Os venezuelanos também duvidavam. Hoje vivem um inferno. Desabastecimento, violência desenfreada, cubanos nas forças armadas, desemprego em massa, inflação descontrolada, e por ai vai. O Brasil é um país continental, mas nem por isso em 1964 deixou-se de ter guerrilhas espalhadas por todos os cantos. Hoje isto pode ser multiplicado por 100. Você acha que as Forças Armadas estão dormindo nos quarteis? Acha mesmo. Inocente. Sabe de nada.

  51. Informado disse:

    4 funcionários do Santander foram mandados embora esta manhã. Pessoas de bem que estavam fazendo o seu trabalho de analisar a situação de forma individual, refletindo o que é de conhecimento de todos os economistas. Dilma sobe, bolsa desce isto é realidade… Conheço duas das pessoas que foram demitidas, e não são magnatas do colarinho branco como o governo quer fazer a população imaginar, mas trabalhadores como todos nós, ralando para sustentar suas famílias. O Santander foi forçado a manda-los embora pois tudo indica que pediram cabeças, e ai do banco se não o fizesse. Triste, pois é realmente o que este governo almeja. Falem de mim, mas só se for bem…senão…voce vai sofrer as consequencias.

  52. jose reinaldo disse:

    MEU AMIGO P/F SE ATUALIZE EM NOSSA HISTÓRIA, QUEM DEU ESTABILIDADE A NOSSA MOEDA????O GOVERNO FOI ENTREGUE AO “GRANDE PT” INFLAÇÃO PERTO DE ZERO, COMO PAGAR NAQUELE MOMENTO UM SALARIO MINIMO COMPATIVEL HAVIA INFLAÇÃO DIARIA QUE SUPERAVA A MENSAL ATUAL, COMO CRIAR PARAMETROS, TEMOS E TIVENOS PROBLEMAS CLARO QUE SIM, E VAMOS TER, A GASOLINA A FALTA DE AUMENTO É PURAMENTE POLITICA A ELETRICIDADE JÁ TEM PREVISÃO DE AUMENTO PARA 2015, E OS TRIBUTOS NEM SE FALA, “COMPARAÇÃO” TEM MAIS DE 20 ANOS DE IDADE, SE TIVER LEMBRE SE NÃO ESTUDE, NÃO TEM COMO SER SIMPATICO APENAS POR UM PARTIDO.
    PRIVATIZAÇÃO TEMOS DE TER, NÃO ADIANTA DARMOS EMPREGOS NAS EMPRESAS, PARA NEGOCIATAS POLITICAS, ADMINISTRANDO DE FORMA MESQUINHA E DITADORA, PARA PROVEITO PRÓPRIO.
    VEJAMOS AS TELECOMUNICAÇÕES, TEM CELULAR???ANTES PAGAVAMOS UM TELEFONE “FIXO” R$ + DE 10.000,00 REAIS.
    AS COLIGAÇÕES DP “GRANDE PT”, PMDB, SARNEY, MALUF, CORRUPÇÃO TEMOS SIM PRINCIPALMENTE NA “ALTA CUPULA” DO PT, JULGADO DEPOIS DE MUITOS ANOS POR MINISTROS INDICADOS PELO GRANDE “PT”, OS PLANOS ECONOMICOS FORAM JULGADOS????CLARO QUE NÃO, A PRESSÃO É PARA PASSAR AS ELEIÇÕES,E OLHE LÁ.. ISENÇÃO NENHUMA DO JUDICIARIO, UMA PENA, SAÚDE, SORTE…

  53. Carlos Alberto Pires da Silva disse:

    No Brasil transparência é uma palavra maldita. Tudo o que se diz nesse governo petista é baseado em sofismas. Quando vaza uma informação que é de interesse público os petistas, no seu radicalismo, tenta acobertar a política nefasta e incompetente do governo e culpa a oposição de denegrir a imagem da ineficácia de uma mulher totalmente despreparada assim como o do seu antecessor.

  54. antonio disse:

    Faço aqui as palavras da Helena. Por que a mídia nacional não releva a censura imposta do Aécio em Minas. São três jornalistas presos. Cadê a liberdade de imprensa?

  55. Ivan disse:

    Quem começou a recuperar o Brasil foi o Fernando Henrique e o Lula pegou carona.O pt copiou politicas assistencialistas e se diz o “inventor”, alias,que o diga a turma dos mensaleiros que receberam bastante assistência hein.Meu voto é AÉCIO sem dúvida. O Brasil precisa entrar novamente no rumo certo e acabar com essa ditadura vermelha.

  56. Antonio Ferreira disse:

    Vocês pegaram a conta de luz e viram o reajustes, é só uma ponta do que esta por vir, demagogia e falta de capacidade dos ptistas é inacreditável, represaram realinhamentos para alavancar populismo e garantir reeleição da Dilma, a ganancia para implantar ideologia bolivariana esta levando a loucuras até dar créditos aos desmandos do Mercosul, pessoal estamos a beira de uma falência de gestão com a corrupção a todo vapor, os que tem perto de 30 anos terão o amargo gosto de um país com inflação. VAMOS MUDAR DE PRESIDENTE JÁ.

  57. Helga Hoffmann disse:

    Desculpe, Kennedy Alencar. Eu gosto em geral dos seus comentários. Mas no caso de uma aviso de banco sobre perspectivas de uma aplicação, opção entre ações e bonus, etc. não se trata de “opinião sobre candidatos”, trata-se de mostrar os resultados de certas projeções, com um modelo econômico, supondo certas variáveis no futuro, ou então verificando as tendências dessas variáveis. Os analistas do Santander foram pouco inteligentes na linguagem usada, permitindo que o governo se aproveitasse da mancada em campanha eleitoral. Mas atacar com xingamentos a opinião de analistas econômicos da maneira como o governo está fazendo é, sim, mais para o lado ditatorial do que para democracia. Lula não respondeu com argumentos econômicos.

  58. Eloys disse:

    Já estou transferindo minha conta pro Itau. Pelo menos nas análises deles eu posso confiar, as do Santander não quero nem de graça.

  59. José Luiz de Faria disse:

    Não eu não posso acreditar que a oposição disse que uma Empresa tem o direito de criticar, então me responda por favor porque o Jornalista em Minas esta Preso por criticar o candidato Aécio Neves, vamos me responda essa contradição, por outro lado o que este Banco fez é crime financeiro sim e ainda fez propaganda indevida para a oposição e tem que ser punida sim a nossa sorte é que os dois candidatos da oposição juntando os dois não da um que realmente preste.

  60. SILVIO MIGUEL GOMES disse:

    E o banco foi covarde em jogar a culpa em uma funcionária. E quanto a corrupção existe no Brasil, o que acontece no metrô de São Paulo já ganhou longe do mensalão, do Maluf e somente sabemos porque foi a Justiça de países estrangeiros que chutaram o pau da barraca.

  61. Ademir camisa 10 disse:

    Nossa. pessoas tentem evoluir por favor, não temos no Brasil estrutura politica preocupada com o crescimento da nação, exemplo claro são os aliados dos politicos que estão no poder, a máfia brasileira domina a politica e coloca a população como um simples escravo para alimentar o sistema. Não importa se é PT, Psdb ou outro qualquer, sem as alianças não se chega ao poder e com as alianças tudo continua na mesma de sempre ou pior.
    Parem de criticar ou elogiar os mafiosos. Parem de perder tempo com discussões infantis e monótonas. Evoluam, sem uma reforma politica profunda e leis claras nada muda, seja com qualquer candidato, seja bem intencionado ou não.

  62. Romeu Boletti disse:

    De tudo oque foi dito até aqui pelos comentaristas,obrigo me a deixar também minha opinião.O Lula é um dos dois principais gênios do século 20,que serão eternizados nos anais da história da malignidade que arraza qqer pais.O primeiro arrebanhou milhares de fieis e suas carteiras. Construiu um império financeiro Sua genialidade foi descobrir q nem Jesus Cristo sabia q haviam tantos acéfalos no planeta.Lula por sua vez,descobriu que os acéfalos também votam.Bastava comprar legalmente o seu voto através de alguma bolsa miséria,com o dinheiro de quem trabalha.Deu um banho de competência política na velha e arcaica escola e comanda até os grandes coronéis encastelados em Brasilia,mesmo sem o mandato de presidente.Quer mais? O PT NUNCA MAIS VAI PERDER UMA ELEIÇÃO QUE QUEIRA VENCER. É bobagem ficar os Aecios e os demais opositores perdendo tempo e dinheiro(dos outros)com eleições já definidas Lembram do Hadad;Saiu do anonimato e venceu para prefeito de SP.Dúvidas?Respondo após a reeleiçao da Dilma.Permita Deus que eu esteja errado.

  63. Hall disse:

    A funcionária do SANTANDER só disse a verdade e foi demitida. Imagina se tivesse autorizado a compra uma certa refinaria.

  64. José Lopes disse:

    O mais interessante, é que esses especialistas em economia, erram sempre, quando o assunto é Brasil. Estão sempre prevendo o pior. Até parecem Urubulólogos.

  65. luiz carlos wilcke disse:

    Acho que a ideia de mandar os panfletos foi um tiro que saiu pela culatra. Hora sabendo que a Dilma e o governo dos Pobres, jamais uma banqueiro apoiaria, e com isso ela ganha ponto com alguns pobres que acreditavam na historia dos banqueiros que ganharam muito dinheiro no governo do PT. O banco queira convencer os seus clientes mais ricos a não votarem no PT. Esse tipo de marketing e pura perda de tempo e dinheiro. Esse pessoal nunca votou e nem vai votar no PT, logo a perda de tempo. Bem então como conserta pra ganhar a opinião de quem eles precisam reverter os votos que são do PT. O mais Pobres. Dizer que o banco demitiu a pessoa que espalhou o panfleto. Ai sim pode reverter voto. Bem pelo que sei na pratica ate agora acho que ninguém foi e nem vai ser demitido. Se realmente alguém tivesse sido demitido, ele ja teria procurado a oposição e o estardalhaço ja estaria sido feito com a vitima de carne e osso. Como ate agora ninguém apareceu, a demissão e virtual. a ideia e trabalhar o lado lúdico. Não e so o PSDB que demiti, o PT também demite.

  66. Jefter Polletti disse:

    O Brasil e todos partidos políticos ,principalmente o PT,precisam saber o que é : Democracia, ética,Direito, Justiça, ordem, progresso, dentre outros…

  67. SILVIO MIGUEL GOMES disse:

    O Jornalista Elio Gaspari sempre gosta de lembrar que nunca a empresa, o banco, deveria doar dinheiro para candidatos. Para se fazer isso teria que haver aprovação em assembléias de acionistas e outros procedimentos. Seria diferente se tirassem dinheiro do próprio bolso.
    Portanto está tudo errado.
    E essa de tentar justificar a canalhice é muito piegas, é usar o “171″ muito fraquinho.
    E que moral tem as instituições financeiras?.
    HELENA DE S. ANDRÉ LEMBROU BEM SOBRE O JORNALISTA PRESO (A SUA PRISÃO SIM, É UM CRIME).

  68. SILVIO MIGUEL GOMES disse:

    SOBRE UNS COMENTÁRIOS: No ano de 1.999 houve o “estouro” e para pagar arrancaram dinheiro dos mais pobres, da classe média, dos trabalhadores e aposentados, e para isso utilizaram a maxidesvalorização, fator previdenciário (da dona Solange Vieira Paiva – não vou te esquecer) e índices de economia que o governo hoje está tendo que pagar.
    Quem lançou o plano real foi Itamar Franco em 27 de fevereiro de 1994 com a publicação da Medida Provisória nº 434 e quem articulou, fez toda a explanação de todo o plano foi Rubens Recúpero (óbvio com a idelização dos economistas Edmar Bacha, Pérsio Arida, e outros). NO ANO DE 2.002 O BRASIL ESTAVA QUEBRADO.

  69. gesiel disse:

    E’ UM EPISÓDIO “AYATOLAriano” KAMICAZE, que por causa de uma ignorante crendice de acreditar que ao votar em determinados politicos com ensino superior, fará de si proprio mais culto, do que se votar num metalurgico que ganhou a admiração mundial, por ter recuperado as finanças do Brasil, que o governo FHC DESTRUIU quando recebeu o governo com uma inflação de 1,5% e o entregou com a inflação a 17%; sem perceber que o que faz de um individuo culto não é sequer a escola que frequentou, mas sim a sua capacidade de pesquisar e agir de acordo com as respostas que obteve; que é o que leva a episodios como este do LIDE do Santander. E é também essa forma de pensar que leva um idividuo a SER CONIVENTE COM GOVERNOS QUE NÃO PRESTAM CONTA DO QUE FAZEM COM O DINHEIRO PUBLICO, que faz com que governantes percam o respeito para com o cidadão, pois pra que que governantes como o Alckmin e o Aecio do PSDB vão se preocupar em PRESTAREM CONTA AO POVO, se BASTA APENAS DIZER AOS SEUS ELEITORES, que eles são os mais cultos do mundo se não lhes cobrarem explicações sobre as inumeras denuncias de corrupção nos governos peessedebistas? Nesta ignorante crendice, COBRAR A MESMA PRESTAÇÃO DE CONTA dos governos do PT e do PSDB, “É INCULTURA”, afinal Roubar milhões com uma caneta como fizeram o juiz Lalau e a Jorgina de Freitas, é menos crime do que um trombadinha assaltar um tranzeunte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-27 06:30:57