aki

cadastre-se aqui
aki
Política
04-10-2014, 18h24

Se ficar fora do 2º turno, Marina tende a não apoiar ninguém

Candidata se sente traída e injustiçada por PT, mas também está ressentida com tucanos
31

KENNEDY ALENCAR
SÃO PAULO

Apesar de se sentir injustamente atacada pelo PT, Marina Silva (PSB) tende a ficar neutra se não passar para o segundo turno da eleição. Essa é a percepção de pessoas próximas.

De fato, o PT cometeu uma injustiça quando relacionou Marina Silva a Fernando Collor e Jânio Quadros. A biografia de Marina, com passagem pelo petismo, nem de longe lembra a de Collor ou Jânio. A chamada dificuldade para reunir maioria para governar foi usada contra Luiz Inácio Lula da Silva no passado.

Em contraste com a boa performance nos debates no SBT e na Bandeirantes, o desempenho ruim de Marina nos confrontos da Record e da Globo ocorreu não apenas devido ao cansaço. A candidata do PSB se sentiu traída por antigos companheiros. Abalou-se emocionalmente.

O PT não pegou tão pesado contra os tucanos Geraldo Alckmin (2006) e José Serra (2010) como fez com Marina nesta campanha. Mesmo assim, a avaliação de quem tem acompanhado Marina é que, se ela ficar fora do segundo turno, o mais provável é não declarar apoio a nenhum candidato. A ex-senadora também se sentiu ofendida por Aécio Neves (PSDB), como fez questão de registrar no debate da Globo quando o tucano mencionou ataques da presidente Dilma Rousseff contra ela.

Na avaliação de um integrante da campanha do PSB, Marina ganharia mais optando pela neutralidade e deixando seu eleitorado livre para escolher entre Dilma e Aécio. Ela preservaria seu capital político por ter feito, segundo as próprias palavras, uma campanha limpa.

Comentários
31
  1. FLAVIO MORAIS disse:

    É uma pena se MARINA não for ao 2º turno, perde o Brasil, com a mesma polarização Pt/Psdb. A Imprensa direitista alçou seu último poder de manipulação ao inflar Aécio faltando um dia para eleição, levando aos desavisados a caírem na armadilha, Desde já, parabenizo KENNEDY por ser imparcial e verdadeiros em seu comentários…

    • Carlos Hugo Bonassi disse:

      Só posso votar na esquerda ladra?, não posso ser um democrata? tenho que votar na quadrilha?

    • Eudes Gouveia disse:

      Marina é pragmática. Sabe que se apoiar Aécio sua porta para 2018 fica mais estreita. Seja pelo óbvio do poder do Aécio para a reeleição, seja porque Lula não estará com desgaste de 16 anos do PT. Para apoiar Aécio cobrará um preço muito caro, como a própria cabeça de chapa em 2018, por exemplo. Esperar para ver.

      • P/EUDES GOUVEIA: "FIM DA REELEIÇÃO - O MELHOR SELO PARA O APOIO DO PSB E MARINA A AÉCIO NEVES, NO 2º TURNO"! disse:

        Um eleitorado consciente observaria o seguinte:
        1 – o maior problema do Brasil, hoje, é tirar do poder uma quadrilha que perdeu todo o senso do absurdo, onde tudo é válido pela manutenção do poder, a qualquer custo;
        2 – Se Marina e Aécio tiverem, ambos, como interesse maior tirar o país dessas mãos, poderiam se unir no 2º turno, selando um acordo “sagrado” perante todo o eleitorado brasileiro- acabar com a reeleição, já na próxima eleição.
        Para isso precisaria, na 1ª semana de governo, Aécio Neves mandar para o Congresso um projeto nesse sentido.
        Com toda a certeza o Congresso, debaixo da pressão do povo, deixaria de aprovar tal projeto.
        É importante lembrar que isso fazia parte do programa de Marina que, se Aécio concordar, mostrará que acima de todos seus interesses pessoais, está o país!

  2. Adelar disse:

    Concordo totalmente com ela. Os dois se uniram para bater nela sem dó nem piedade. Tudo pelo poder sem se importar se para isto tivessem que denegrir uma pessoa do bem.

  3. Elizabete Gomes disse:

    O papel de Marina é esse: ajudar o PSDB a chegar no segundo turno. Pobre Marina, sempre a dama de honra nunca a noiva…

  4. Jane Medeiros disse:

    Marina se vitimiza, mas, é apontada como a candidata que mais atacou. O limite da irresponsabilidade e o ataque mais feroz da campanha, partiram de Marina, quando afirmou que o “PT tinha colocado um diretor para assaltar os cofres da Petrobrás”. Quem fez a desconstrução de Marina foi a própria. O PT pouco acrescentou. Acrescente-se que quem deu o tom da agressividade e do ataque foram Marina e Aécio, desde o primeiro debate. Dilma só fez se defender.

  5. Giovanny Silva disse:

    Marina se perdeu quando resolveu abandonar o plano de Eduardo Campo e deixar ao lado os antigos coordenadores da campanha. A própria Erundina ficou de fora, além da inconstância de suas mudanças.
    Uma campanha se faz com propostas, que ela não apresentou nada com firmeza, sempre oscilando de uma coisa para outra.
    Dilma hoje é a mais preparada para avançar com o Brasil. Isso é inegável.

    • Cláudio Cesar de Lima disse:

      Na verdade, Marina sequer encontrou-se optando, como na história infantil, a marcar seu caminho com migalhas de pão. Me parece despreparada, muito adverbial e esquece-se com frequência do que disse no dia anterior.
      Dilma, ao contrário do que disse não é em absoluto a mais preparada para o avanço do Brasil, já que, se assim for, por que ainda não o fez? Por que deixou a panela explodir, espalhando pelos quatro cantos toda a sujeirada de uma administração falida de Petrobrás? Relatos espantosos ainda estão por vir com a delação do doleiro e dificilmente a economia alavancará. Assim, mudanças devem ser feitas e a presidenta não parece disposta a deixar que isso aconteça.
      Aécio? Hum… mineiramente diria que no momento é o melhor; pelo menos será um rosto novo na presidência. Ou não.
      Em política, onde as raposas – como as hienas – parecem debochar de todos, nada é concreto e tudo mesmo não passa de uma grande farsa.

  6. Boa noite !! Também penso assim !! Seria um oportunismo inoportuno de Aécio Neves de querer seu apoio agora !! Já que passou Marina, ele que derrote o PT com o seu próprio capital de votos, dos seus apoiadores e eleitores !!

  7. Ricardo disse:

    Campanha limpa? A Marina desde o início atacou o PT, falou do “mentirão” como se não estivesse no governo do PT entre 2005 e 2009, referiu-se ao PT como “bolivarianismo” muito antes de ser “atacada”. Ela teve o que mereceu apenas, não se pode fazer de vítima agora.

  8. Isaac Torres Trigueiro de Brito disse:

    Há quatro anos atrás, Marina não foi para o segundo turno e não apoiou ninguém. Um comportamento típico do PT antes de chegar ao poder. Na ocasião disseram que ela estaria dissipando seu capital político. Uma bobagem, pois é possível afirmar que se Marina não tivesse sido candidata em 2014, talvez não houvesse segundo turno, como certamente haverá.

  9. Juvencio disse:

    Marina e PT , mas não gosta de declarar isso !

  10. Antonio Adalmir Fernandes disse:

    A pessebista despontou como um cometa, quando foi efetivada como candidata à Presidência da República, mas não teve maturidade nem experiência políticas para manter-se no topo das pesquisas, que mostravam a sua condição de quase imbatível não fossem as tempestades e as trovoadas que desabaram sobre a sua pele, depois da divulgação do seu programa de governo, que nem precisava ter sido apresentado nem sequer elaborado, porque para administrar pessimamente o Brasil não há necessidade de apresentação de programa de governo, a exemplo da candidata petista que nem sabe o isso significa e, por incrível que pareça, lidera com bastante folga a corrida ao Planalto. A mesma situação praticamente ocorre com o candidato tucano, que apenas apresentou esboço do seu programa de governo e, agora, desponta como o segundo colocado, com condições de disputar o segundo turno. O inacreditável derretimento da candidatura da ex-senadora teve a sua contribuição, a partir das seguidas contradições decorrentes das interpretações do seu programa de governo, que foram exploradas pelos candidatos de oposição, que saíram fazendo acusações e ilações sobre as dificuldades de administração do país por pessoa que teria demonstrado firmeza quanto ao que pretendia realmente com suas metas de governo, que eram alteradas a todo instante, mostrando dificuldade para mantê-las na forma como aprovadas. É pena que os brasileiros prefiram acreditar nas mentiras da administração que não projeto nenhum para o país, cuja gestão se baseou em primícias que tiveram por espoca tão somente a garantia da perenidade no governo, em completo prejuízo aos interesses da sociedade e do país, ou seja, para governar o país apenas com a finalidade de se manter no poder, não precisa de programa de governo, eis que a conscientização e a mentalidade do povo ainda não atingiu a maturidade suficiente para perceber que essa forma de governar o país apenas contribui para a decadência e subdesenvolvimento social, político, econômico e democrático. Compete à sociedade se despertar dessa letargia que contradiz a responsabilidade que cabe ao povo brasileiro de zelar e defender os interesses nacionais, não permitindo que os maus políticos utilizem, de forma indevida e injustificável, o patrimônio dos brasileiros em seu benefício, principalmente com a finalidade de se perpetuar no poder. Acorda, Brasil!

  11. Lúcio disse:

    Infelizmente tenho que concordar com a Dilma, “presidência da república, não é para coitados”. Marina se faz de VÍTIMA DO MUNDO. Ela não apoiar ninguém, da mesma forma que fez em 2010. O motivo dessa “neutralidade”, a vontade dela é apoiar a Dilma, mas, tem vergonha.

  12. gabriel disse:

    Marina cai não foi pelos ataques de Dilma ou Aécio, ela caiu por ela mesmo. ela não foi coerente com o seu programa de governo, mudou várias vezes conforme a plateia, e ai é como diz o ditado, “saco vazio não fica de pé”.

  13. Alisson Almeida disse:

    O PT não comparou Marina a Collor nem a Jânio. A comparação foi em relação à situação política, à falta de sustentação política deles, que acabou terminando como sabemos que terminou.

  14. Thelma Ribeiro disse:

    Não é novidade nenhuma. Ela sempre faz isso, se vai para o segundo turno bem, se não vai não apóia ninguém. Como uma pessoa dessa quer ter apoio? Tomara que não vá mesmo. Não tem capacidade para ser Presidente de nada.

  15. geninho disse:

    Arre!” Ainda que eu nasça de novo não vou entender o desenlace do comentário-abertura.
    Pelo que eu saiba, aforA partidos de coligação…cada um candidato de per si. Agora, MARINA virar as costas até para o partido da qual saiu, resta supor, Amigo-da-Onça ou CIÚMES DE VOCÊ!!!!!!!!!!!!

  16. Achilles disse:

    Para Dilma, melhor enfrentar Aécio em um possível 2º turno, mas será lamentável se a Marina sair da disputa.

  17. Valmir Formiga disse:

    A Marina não vai apoiar nem o Aécio e Dilma. Sabem por que?
    Resposta: Não se mete em briga de família.
    O pai do mensalão PSDB de Aécio e o filho PT de Dilma.
    Tem mais a corrupção na Petrobras e o campo de aviação doado ao tio pelo Aécio.
    Tenho mais de 70 anos e não votarei no 2º turno. Não serei conivente com a corrupção.

  18. JOSE RENATO DE SIQUEIRA disse:

    Como ela foi desmoralizada pelo PT, o PT não disse que o helicóptero que caiu, matando diversas pessoas, era do candidato Eduardo Campos,onde Marina fez 10 viagem, e disse que não sabia de quem era.Que o candidato Eduardo Campos fez parte do esquema da Petrobrás, inclusive deputados do PSDB.
    Quando Marina esteve na entrevista da Globo, foi perguntado sobre o Helicóptero, quem estava pagando e ela disse que não sabia, que no final da eleição prestaria conta, as prestações de contas são mensais e tinha que estipular o valor gasto e para quem estava pagando.Vamos ver se ela ou o partido vai pagar as indenizações das pessoas que morreram e os estragos nas residencias.Ela não tem nada de novo em sua politica, e dá uma de vitima.

  19. geraldo M. Prado disse:

    têm pessoas que acham que a Marina não deve ser criticada, ela é superior do que os demais candidatos que podem ser atacados a torto e a direito por ela e seus correligionários. Ela é intocável, ela é superior, ela é Deus, mas na hora que “solta os cachorros contra qualquer outro candidato tem que ficar pianinho porque ela é frágil. Parece que certas pessoas não percebem que Marina foi mais uma farsa que surgiu no cenário político nacional.

  20. Luiz Carlos dos santos disse:

    Não vejo novidade nenhuma. Marina sempre mostra seu amor pelo PT e pelo Lula, ou seja, no segundo turno disfarça uma neutralidade, mas, em meias palavras diz que prefere o candidato petista.

  21. Augustinus disse:

    Ora, quem entra na chuva sem proteção, irá molhar-se certamente. Era queria que a deixassem enxutinha? Ficasse em casa!

  22. marcelo alexandrino disse:

    marina é e sempre sera uma pessoa do bem ,dificil e ver pessoas que se baseia em um debate para escolher seu candidato.respiro politica o ano todo em familia e tenho nojo desses grupos que nao pensa no povo ,pensa somente em seus ideais enriquecer!!!!!!!

  23. José Raimundo disse:

    A Marina começou a cair, quando após a morte de Eduardo Campos, ela se sentiu como se fosse o “general da banda”, começando a se sentir no direito de tirar o comando da campanha e apregoando aos 4 ventos que sairia do PSB e fundaria seu próprio partido.
    Foi aí que tudo começou a desandar. A certeza que tinha cacife para manietar os parceiros que lhe deram a mão, tornou-se muito arrogante, muito senhora de si!QUEBROU A CARA…
    Ela se desprouviu da humildade e passou a se comporta-se como seu antigo “COMPANHEIRO”.
    Infelizmente as opções tem pouca diferença TROCAR A PETISTA POR ELA SERIA O MESMO QUE TROCAR 6 POR MEIA DÚZIA. Para encerrar, peço que vc. veja seu comportamento ditatorial em exigir que sua comitiva comesse a mesma RAÇÃO que ela!!!
    Pelo menos danoso ao país fico a contra gosto com a 3ª opção.

  24. Alfredo Lima disse:

    Realmente concordo que o “saco vazio não fica de pé” como o Alisson tão bem colocou.
    Só fica de pé o saco cheio de corrupção mensalão um e dois, desviu na Petrobras e aérioporto para o titio. Aí fica?

  25. Armando Pinto disse:

    Particularmente não acredito que Marina consiga chegar ao segundo turno. Para o Brasil isso é péssimo, mas para o PT é ótimo. Quem vota no PSDB não vota no PT, mas poderia eventualmente votar em Marina com Aécio fora do pleito. Aécio não vai conseguir os votos de Marina e mais uma vez o PSDB perde a eleição. A estratégia do PT foi perfeita enquanto a do PSDB foi um fracasso, não teve visão de médio prazo, cedeu às ambições de Aécio e o Brasil perdeu a oportunidade de acabar com a dobradinha macabra PT/PMDB. O povo brasileiro pode se preparar para as dificuldades, país nenhum do mundo aguenta esse flagelo.

  26. Nilson disse:

    Kennedy.
    As coisas voltaram á situação normal. É só analisar com calma que da para ver que a Marina não tem nem apoio nem dinamismo suficiente para enfrentar essa turma que militam na politica há muitos anos. Esse caminho que a Marina tomou de se fazer de vítima não funciona em politica não. Principalmente que a Marina chorava muito de apanhar e batia muito pesado nos dois candidatos que estão competindo com ela. O povo não gosta destas acusações de que fulano roubou, Sicrano desviou, só em época de eleição. Falar na hora de uma disputa, o povo percebe que é uma acusação acompanhada de interesse de promoção pessoal, aí cai no campo de ação de má fé, quem acusa só em época de eleição, fica tão rejeitada quanto quem praticou a corrupção. Ela bateu muito, mas abriu a guarda e levou contra golpe mais forte, e ai cai mesmo. Se tivesse seguido a linha de apresentar e explicar o seu plano de governo para o povo e ignorado a falação dos adversários, teria passado inclusive a Dilma. Sinceramente? Ela não esta ainda preparada para ser Presidente. Segue a luta, quem sabe um dia ela chega lá. Mas tem que amadurecer muito.

  27. Osvaldo da Silveira disse:

    Marina nesta campanha desnudou sua mediocridade pretenciosa. Sem um pingo de coerência com o passado que a elevou ao conhecimento dos brasileiros. Traindo seu passado se fez de coitadinha quando foi a candidatura que mas ataques produziu e os iniciou. Daqui a quatro anos, se porventura se meter a candidata, não terá mais do que 5% dos votos, com viés de baixa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-29 08:48:15