aki

cadastre-se aqui
aki
Política
07-06-2016, 21h48

Segredo de pedido de prisão atemoriza PMDB e governo

Argumentos de Janot vão além das gravações já públicas de Machado
27

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Os segredos dos argumentos usados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para pedir as prisões de quatro caciques peemedebistas alarmam o PMDB e o Palácio do Planalto.

Janot solicitou ao STF (Supremo Tribunal Federal) as prisões do ex-presidente José Sarney, do senador Romero Jucá e dos presidentes do Senado e da Câmara, Renan Calheiros e Eduardo Cunha, respectivamente. No caso de Sarney, o pedido é detenção domiciliar com uso de tornozeleira.

O STF sabe que tem uma bomba política para julgar, com potencial para produzir a maior crise política do governo Temer _atrapalhando, por exemplo, a votação de projetos importantes no Congresso.

Sarney, Jucá, Renan e Cunha foram fiadores do afastamento da presidente Dilma Rousseff, apoiam a aprovação em definitivo do impeachment e dão suporte ao governo Temer.

Se o Supremo atender Janot, poderá afetar a governabilidade de Temer. Apesar de palavras pontuais de indignação, o governo e os quatro caciques do PMDB sob a mira de Janot reagiram com cautela. Além do que já se tornou público a respeito das gravações feitas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, há argumentos que amparam os pedidos de prisão que continuavam em segredo até a noite desta terça. Isso atemoriza o PMDB e pode trazer danos ao governo do presidente interino, Michel Temer.

*

Experimentando o próprio veneno

Coisa rara, a manobra de hoje no Conselho de Ética da Câmara foi contra os interesses de Eduardo Cunha. O conselho adiou a votação do parecer que recomenda a cassação do mandato do presidente da Câmara.

Esse adiamento mostra que Eduardo Cunha tem chance de escapar. Se a votação tivesse acontecido hoje, teria sido derrubada no Conselho de Ética a sugestão de cassação. O adiamento é uma esperança dos favoráveis à cassação de reunir votos em outro momento a favor da perda do mandato.

As acusações contra o presidente da Câmara são graves e justificariam a cassação. Mas Cunha busca uma pena menor, como uma suspensão temporária do mandato _punição que já foi dada pelo STF.

O pedido de prisão feito por Janot complica a vida de Cunha, mas não deve ser descartado o poder de influência dele na Câmara, porque o peemedebista fez muitos favores a colegas e detém segredos do poder.

Assista aos temas de hoje no “SBT Brasil”:

Comentários
27
  1. Cerino Correa de Mello disse:

    Ate que efim alguem lembrou que existe outros ladroes safados picaretas mentirosos que rouba muito a vontade, Moro começou a usar o mesmo pau, de dar em Chico e dar em Francisco tambme. Se este Srs,que pela arogancia e prepotencia e se julgam estar acima do bem e do mal,NAO DEVEM TEMER NADA E SO MAIS UM EQUIVOCO IGUAIS OS PSDB E DO FHC, NAO SOU DO PT,MAS DIZERMUMA CALHORDISE COM A PRESIDENTA DILMA EM NOME DE QUE ////////?????????????? NAO VALE A PENA ESCREVER SE O POVO BRASILEIRO NAO ENXERGAR AI E DIFICEL….????????, EU GOSTARIA DE VER O MORO, CAMANDO FHC PARA DECLARAR NAPF, ULGMAS COISAS QUE FORAM FEITAS ,VENDA DA EMBRATEL, PREJUIZO PARA O BRASIL, 135.BILHOES DE DOLARES, VENDIDA PO 20.BILHOES E 5 VEZES,ISSO A PRESTAÇAO ,P/ EMPRESA AMERICANA FALIDA ATT CONUNICACION N.A E BRADESCCO.O QUAL RECURSOS SAI DO BNDES E A GLOBONAO TINHO DINHEIRO E AI FHC FOI GENEROSO LIBERANDO TUDO ATRAVES DO BNDES. SIVAM NA AMAZOINA, PASTA ROSA DE JUROS DO BACEN, PEDAGIO NO PR.MAIS C

  2. alfredo franco disse:

    que maravilha falta todo pt,psdb,pdt, a questão é quem não é bandido?

    • walter disse:

      A grande verdade, caro Alfredo…procrastinação é o melhor remédio no Supremo; judicializar tem limites, estão causando mais morosidade no executivo e legislativo; estão incompatíveis os poderes na forma constitucional, nossa crise institucional não tem precedentes; o País precisa continuar; enquanto não enquadrarem de fato, todos os citados; como lula, renan, cunha e possivelmente a dilma; não haverá liberdade de ação ao Temer; não nós importa quem será preso; se o procurador que prender todo mundo, que seja; desde que tenha as provas necessárias…

  3. O PT é como zumbi. Mesmo estando morto, quer morder e arrancar pedaços de quem estiver pelo caminho para contaminar e transformar em zumbi quantos puder. Criando muitos mortos vivos por onde passam.
    A Lava Jato deve continuar até que a política partidária esteja limpa e desinfetada ficando livre dos germes e micróbios da corrupção.
    Hoje estamos sofrendo de infecção generalizada na política nacional brasileira. Precisamos amputar alguns membros para tentar salvar o corpo. Ou amputamos os membros extirpando a banda podre ou morreremos todos de gangrena.
    Eu apoio o Juiz Sérgio Moro, o Ministério Público e a Polícia Federal.
    Prisão para os corruptos! Doa a quem doer.

  4. A Toxina do Baiacu da Procuradoria disse:

    Está me parecendo que democracia, além de ser um regime de manutenção caríssima, não está mais atendendo às necessidades de sobrevivência do povo do país. Se a cada momento propício que surgir para que se comece o trabalho de recuperação da economia, um funcionário público do poder judiciário vai sair de dentro do mato, com uma tocha na mão, gritando “fogo no canavial, salve-se quem puder”, este trabalho não vai começar nunca. Até lá, estaremos todos mortos, ou de velhice ou de fome. O que vier primeiro.

  5. O PMDB criou e alimentou o monstro por anos. Agora perdeu o controle do monstro que criou e está sendo vitimado por ele.
    A sujeira traz a doença, a doença traz a morte.
    Deveriam ter investido em saneamento básico e prevenção de doenças.
    Assim não estariam com os dois pés no esgoto sujo da corrupção e estariam vacinados contra qualquer acusação.
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  6. Alex Cardoso disse:

    Impressionante como muitos estão confiantes na força de nossa jovem democracia… e não percebem o risco que estamos correndo…nada de querer proteger corruptos…mas se as lideranças políticas caírem…..se surgir um vácuo no poder…tudo pode acontecer …. o imponderável pode acontecer…. uma verdadeira reviravolta política … podendo surgir um ditador!! Por meio de golpe de estado na sua forma mais bruta!!! (Deus nos livre!!!)

  7. Leandro Ferreira disse:

    A punição deve ser igual a todos. E a aceitação de um impeachment, deve ser realizada em cima de um julgamento criterioso e imparcial. O que não aconteceu.

    Parabéns pela matéria. Tb gostaria de ver pessoas mais honestas no legislativo do meu país.

  8. Maria da Consolação disse:

    Não sei se pro Temer isso é tão ruim. Ele não deve ter sido citado na delação, senão também teria sido pedido a sua prisão. Por outro lado, para ele, que teria que contemplar tantos interesses juntos (Cunha, Sarney, Renan e Jucá) pode ser até mesmo um alívio não ter tantos caciques mandando no seu Governo.

  9. Jota Lopes disse:

    O STF conhece o poder que o Eduardo Cunha tem. Ainda vai ser aplaudido de pé pelo plenario dos doutos, probos e, afirmado pelo Renan Calheiros, putos com a presidente Dilma.

  10. Bom dia a todos (a)
    O povo brasileiro deveria exigir o fechamento das duas casas camará dos deputado federais e do senado,pois estamos sustentado uma quadrilha que se estalou no poder legislativo. Temos que nos mobilizar para exigir uma limpeza nas duas casas legislativa e mandar esses ladrões direto para a cadeia que é o lugar de todos eles.
    Que moral eles tem para pedir a saida da presidenta Dilma se estão todos no mesmo mar de lama?
    A limpeza tem que ser geral.

    • josé edison carvalho soares disse:

      Que moral tem a maioria dos políticos que votaram a toque de caixa pela saída de Dilma, apenas se caracteriza como troca de poder, na linguagem popular é trocar seis por meia dúzia, o eleitor não tem escolha, sempre são os mesmos, os donos de partidos políticos, o mal está na raiz, o país precisa de uma reforma politica e isto os políticos não fazem.

  11. JG disse:

    Concordo com o Janot. Se há provas, as prisões devem ocorrer. Porém, Lula, Dilma, Mercadante e vários outros do PT, deveriam ser presos também, pois além de cometer esse mesmo crime, cometeram vários outros. Da forma que o Janot fez, ficou bastante claro, que essa atitude dele, foi para favorecer o PT. Se a intenção foi essa, pode ser que ela não vingue, pois a maioria do povo, não quer, definitivamente, a volta do PT e da Dilma. Isso é fato mais que consumado. A atitude chega a ser ridícula.

  12. Pasquale disse:

    Devolve pros índios e pede desculpas.
    Quem mandou expulsar os franceses…

  13. DIRETO AO ASSUNTO: É PRECISO PASSAR O BRASIL A LIMPO! disse:

    UMA COISA É VERDADE: O MAR DE LAMA EM QUE O PAÍS SE ENCONTRA DEVE-SE A ANOS DE CORRUPÇÃO, COMANDADOS PELO EXECUTIVO E LEGISLATIVO CORRUPTOS.
    AO JUDICIÁRIO NÃO CABE FAZER CONCERTO COM AS LAMBANÇAS DO EXECUTIVO E LEGISLATIVO, E SIM CONTRIBUIR PARA O CONSERTO DE TANTA IGNOMÍNIA, APLICANDO A LEI – DENTRO DO PRINCÍPIO DE QUE “TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI”.
    FORA DISSO APENAS CONTRIBUIRÁ PARA QUE A CORRUPÇÃO CONTINUE PREDOMINANDO NO PAÍS!

  14. LYRA disse:

    Prezados amigos, vejam os senhores o que é máfia, a tal deputada Tia Eron, no minimo recebeu alguma ameaça pesada, tipo, ameaça de morte, para se esconder em seu gabinete e só aparecer depois que a seção foi dada por encerrada com o cancelamento do ato que poderia levar a cassação ao meliante Eduardo Cunha; Por outro lado, duvido que os membros stf, antigo STF, tenham a coragem de decretarem a prisão dos bandidos Renan, Sarney, Cunha e Jucá, pois se assim o fizerem o BANDIDO MOR Renan Calheiros, que deve ter um dossiê de cada um dos membros dessa grande quadrilha que é a podre politica nacional, irá derrubar muita gente, inclusive alguns ministros do insano stf.

    • Edi Rocha disse:

      Um deputado no conselho de ética (não lembro o nome dele) deixou claro que houve um acordo entre o partido dela e o governo para salvar Eduardo Cunha. Se Tia Eron não votar a favor de cassar Eduardo Cunha, ou mesmo se ausentar da votação, teremos certeza dessa manobra.
      Para Cunha e seus aliados, só a prisão resolve. Eles não vergonha alguma de fazer o que fazem. A punição do STF se mostrou ineficaz, a prisão é mesmo necessária, poderiam concluir logo as investigações contra o deputado e condená-lo logo. É a única maneira de salvar-mos a câmara, porque se depender dos próprios deputados…

  15. Laila Goulart disse:

    Estamos vivendo e vendo a maior vergonha da política brasileira. E há ainda quem defenda este governo provisório.Ele surgiu para acabar com toda a investigação da PF e do Ministério Público Federal. Os ingênuos que foram gritar nas ruas pelo impeachment de Dilma, foram simplesmente, massa de manobra para tomarem o governo.Só poderemos sair dessa, como povo brasileiro, com um plebiscito para novas eleições DIRETAS!! e reforma política com a adoção do parlamentarismo. No caso do parlamentarismo, se o primeiro ministro agir de forma desleal com a nação, o primeiro ministro e seu ministério caem e ocorrem novas eleições para estes cargos.

  16. DE RUI BARBOSA A ... TIA ERON, DIGNA CONTERRÂNEA DE RUI BARBOSA... disse:

    TIA ERON TERÁ QUE ESCOLHER, AO ENTRAR PARA A HISTÓRIA, SE SERÁ “UMA TAL DE TIA ERON QUE FEZ CONCERTO COM A CORRUPÇÃO” OU, “TIA ERON, DIGNA CONTERRÂNEA DE RUI BARBOSA”!

    “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.
    Rui Barbosa

  17. Stanislaw:POR QUE LULA, RENAN, CUNHA, JUCÁ, SARNEI, SÃO TRATADOS COMO CIDADÃOS ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA? disse:

    A SITUAÇÃO DO PAÍS SE COMPLICA CADA VEZ MAIS, PRINCIPALMENTE QUANDO SE DEIXA DE TOMAR DECISÕES FIRMES, CORRETAS E JUSTAS.
    POR QUE LULA, SEM FORO PRIVILEGIADO, CONTINUA SOB A TUTELA DO STF – UMA CLARA BLINDAGEM ÀS AÇÕES DA LAVA JATO?
    POR QUE O MINISTRO TEORI ZAVASKI MANTÉM HÁ DIAS OS PEDIDOS DE PRISÃO FEITOS PELA PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA, CONTRA RENAN, SARNEI, CUNHA E JUCÁ – TÃO DIFERENTEMENTE DO CASO DO DELCÍDIO DO AMARAL?
    ATÉ QUANDO VAMOS CONTINUAR TENDO DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS?
    AFINAL, TODOS NÃO SÃO IGUAIS PERANTE A LEI?

  18. joao dias disse:

    Se culpam o funcionalismo público, como um dos responsáveis pelos problemas de caixa dos governantes, por que o congresso nacional não aprova uma Lei rigorosa , limitando em 2% ( dois por cento ) os cargos comissionados sem concurso , nos três poderes da república ?. A economia de recursos seria expressiva . Como já acontece em país do primeiro mundo, o funcionalismo é concursado e de carreira, para servir ao Estado e não aos interesses isolados de cada governante. Hoje e sempre, são criados cargos comissionados , sem exigência de concurso, exclusivamente para atender interesses políticos, com recursos do Povo e que poderiam ser direcionados para melhoria dos precários serviços de saúde. Não culpemos os funcionários concursados, mas culpemos os nossos governantes pelo inchaço de funcionários não concursados.

  19. DONG disse:

    Realmente estamos vendo as coisas mudarem aqui, antes os políticos eram quase que intactos.
    Agora a nova classe politica terá que ter ficha limpa.
    O povo não aceita e não aceitará mais políticos com problemas judiciais devem ser afastados até
    provarem inocência.
    Precisam ter ficha limpa de verdade.
    Não dá mais para fazer esquemas, politicagem, falcatruas, troca de favores, etc.
    Limpeza e transparência com as coisa publica.
    Vamos acreditar nisso.

  20. JC disse:

    Muito falam em mudar se pais para viver no exterior onde as coisas são diferentes. Penso diferente, penso em viver aqui mesmo, mas com esperança de viver em um Brasil melhor, sem esse bando de bandidos disfarçados que ocupam o poder. Já é hora dos poderes competentes utilizar a lei de forma igualitária a todos, pois não deve haver distinção, e sim justiça. A sociedade deve exigir que as leis sejam aplicadas e os corruptos sejam encaminhados o quanto antes para cadeia, só assim passaremos a ter estabilidade no país. A limpeza não pode mais esperar. Não podemos aceitar que um representante do Brasil, na situação que está, receba valores que superam R$ 540 mil reais por mês, como é o caso do Sr. Eduardo Cunha enquanto que a saúde, educação e segurança parecem não existir.

  21. Dejófilo Cabral disse:

    Bom, acredito, pois vejo, em todo esse desmanche do Poder legislativo (Câmara e Senado) e o Judiciário ( SIM, O JUDICIÁRIO!!!). Digo desmanche porque vejo e sinto a qualidade de ambos: corruptos, totalmente corruptos, pois foram os responsáveis por todo esse processo de impeachment da presidente Dilma, processo esse milimetralmente orquestrado com a finalidade de barrar a Operação Lava Jato, que também vem com seus vícios. Fico triste quando não vêem esse FATO, e não falo assim, em defesa do Governo da Dilma, mas pela clareza de todo esse processo. Não acho que antecipação de eleições resolva, acredito que, voltando a Dilma, com o prosseguimento das investigações (com tais prisões efetivadas), ela poderia governar de forma bem diferente, bem mais “leve”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-05-29 13:21:26