aki

cadastre-se aqui
aki
Política
24-04-2020, 12h20

Segundo Moro, Bolsonaro cometeu crime de responsabilidade

Relato de ministro demissionário também sugere prevaricação
22

Kennedy Alencar
Washington

Sendo verdade o que disse o ministro demissionário Sergio Moro, o presidente da República cometeu crime de responsabilidade ao dizer que desejava indicar para a direção-geral da Polícia Federal alguém que lhe desse informações sobre investigações sigilosas.

Sendo verdade o que disse Moro, o então ministro da Justiça prevaricou ao não revelar pressões indevidas do presidente da República que foram feitas desde o segundo semestre do ano passado.

Bolsonaro ficou mal na foto. Mas Moro também, porque trouxe tais informações a público somente depois de ser levado a pedir demissão pelo chefe. Esse relato sugere prevaricação.

Quando Moro diz que Bolsonaro queria um diretor-geral da PF para o qual pudesse ligar e obter informações sigilosas, fica claro que, no cargo de ministro da Justiça, ele testemunhou um crime de responsabilidade do presidente. Bolsonaro precisa dar resposta a acusação tão grave.

*

Deu ruim

Moro jogou para ficar e perdeu. Ameaçou pedir demissão a fim de ganhar a batalha para manter Maurício Valeixo na direção-geral da PF. Mas Bolsonaro não topou e o forçou a sair.

No governo Lula, Antonio Palocci Filho teve sucesso ao adotar essa tática até o surgimento do caseiro Francenildo. Na administração FHC, Pedro Malan levou todas.

O discurso de Moro de que desejava evitar interferência política na PF não fica de pé. Ele queria ter o monopólio da interferência, a carta branca que Bolsonaro teria lhe dado.

Moro usou o peso da PF para intimidar um porteiro que deu depoimento incômodo para a família Bolsonaro no caso Marielle. Ele tentou destruir material da Vaza Jato em proveito próprio. Não agiu corretamente, apesar de vender um discurso de cavaleiro do combate à corrupção que tem cadeira cativa na praça.

No final do pronunciamento de hoje, Moro se colocou à disposição do país. Abre, assim, a possibilidade de ser candidato a presidente em 2022. Ele continua a ser a principal ameaça à democracia brasileira.

*

Estranho

Questões de foro íntimo devem ser sempre respeitadas. É legítima a preocupação de Moro com o futuro da família caso algo lhe aconteça. Mas é inusual um magistrado experiente fazer acerto informal de pensão para entrar no governo. Teve contrato de gaveta?

Há o mercado privado de seguros para situações desse tipo. Não tem cabimento, como narrou hoje Moro, ter pedido ao presidente uma pensão especial como condição para virar ministro da Justiça. Pior foi ter escondido isso e revelado agora na saída.

Comentários
22
  1. Orlando Reis disse:

    Bolsonaro não cumpriu com a palavra dada ao Moro. Não o apoio mais. Ele acabou com a carreira de um juiz promissor. Entretanto, em 2022 espero estar ao lado do Moro para uma cartada maior. Estou decepcionado com o traidor e nunca pensei que ele pudesse se esquecer de sua formação militar, e mentir diante da nação.

    • Walter Nobre disse:

      Kennedy, e Orlando, realmente com muita tristeza sendo justo temos que admitir, o presidente exorbitou, o Dr Moro foi tão transparente ao confessar um pedido por insegurança, na liberação de uma possível pensão de direito a família diante de sua exposição, qualquer pessoa faria este pedido diante de uma mudança tão brusca. Fica claro que o Dr Moro falou a verdade na mais que a verdade. Sinto me triste, como muitos brasileiros, mas Jair tropeçou no calcanhar neste momento. Tudo o que fizer daqui para a frente, estará sendo questionado, ou nas mãos das piranhas no congresso, infelizmente acabou com a magia, os fatos falam por si só, o ministro estava pressionado desde o inicio em várias passagens.Por esta situação o presidente prevaricou.

  2. di zoy disse:

    Moro, rebaixamento total. Quanto falta de maturidade a esse super homem.

  3. NANCI A. MARQUE disse:

    EU NUNCA ACREDITEI EM BOLSONADA, ACHO UM DESPREPARADO E NÃO SABE DIRIGIR UM PAIS , AFUNDOU MAIS NOSSA NAÇÃO .
    TEM SER PUNIDO E TIRADO E SER SUBSTITUIDO POR SEU ASSESSOR É HORA RETOMADA IMPECHEAMENT, ELE TEM MEDO DESCOBRIR OS CRIMES FILHOS E DELE E DESDE QUE ENTROU SÓ DEIXOU O POVO NA MISERIA E PAIS UM CAOS.!!!!!!!!!!!!!!! SÓ POLITICA ELE PARECE UM MOLEQUE E UM ELEMENTO DESTRUIDOR.
    ACHO QUE TODOS TEM NESTE MOMENTO PEDIR IMPECHEAMENT EM NOME DO BRASIL POR UM GOVERNO MELHOR.!!!!!!!!!!!!!!!!!! DAR CONDIÇÕES DE SEUS AO REDOR POSSAM GOVERNAR SEM PREJUDICAR A NAÇÃO.
    FORA BOLSONAROO!!!!!!!!!!!!!!! FORA BOLSONARO URGENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. Ronaldo Almeida disse:

    “Ele continua a ser a PRINCIPAL ameaça à democracia brasileira.” By Kennedy.
    Discordo, a principal ameaça à democracia é alguém querer controlar as investigações como o Presidente procurou fazer. Acho que o foco disso tudo não é o moro, e sim o que incomoda o Presidente quanto as investigações da PF. A partir de agora fica a dúvida si as investigações da PF serão feitas sem interferência ou interesse próprio.

  5. Luiz Paulo disse:

    Absolutamente certeira e precisa sua análise

  6. osmar fontanezi filho disse:

    ate agora eu era Bolsonaro, mas agora estou torcendo para assumir o Mourao

  7. Octaviano J. Brambilla disse:

    meu ponto de vista é que o Presidente Jair Bolsonaro quer dar golpe militar futuramente e se tornar ditador.
    Algumas atitudes dele demonstram que;
    Não tem personalidade firme;
    É instavel, diz uma coisa agora, e logo depois desdiz;
    Deslumbrado com o poder(como o Color de Mello);
    Quer blindar a qquer custo a familia e agregados;
    Tem bi-polaridade
    E quer voltar a permitir o jogo da velha politica toma lá da cá.
    Tem que sair do poder

  8. Claudio Freire disse:

    Tem também outro fato.
    Lembra-se que no meio do ano passado, quando eclodiu o escandalo dos laranjas do PSL, o próprio Moro disse que Bolsonaro pediu a ele cópias dos relatórios da investigacao da Policia Federal?
    Pois é, Moro na época reconheceu que havia vazado relatórios da Policia Federal a pedido do patrao.
    Isso só reforca sua afirmacao, Kennedy, de que Moro nao se preocupa com a autonomia da Polícia Federal, mas sempre quis ter ele mesmo o monopólio de fazer gestao política sobre a Policia Federal.

  9. Claudio Ildefonso disse:

    o proximo será o procurador geral q esta sotando os bichos por ai, contra o capetaõ, vai rolar a cabeçola jaja

  10. As meninas de ouro do Brasil. Sofia e Magda. disse:

    Antes que se promova quem é quem na guerra Bolsonaro & Moro. Eliminando os hasteamento de bandeiras do Morismo ou Bolsonarismo. Ambos, estão interligados desde o princípio da Lava Jato. Moro atuou, com seu Robin, e a Força Tarefa para eleger Bolsonaro. A Vaza Jato, é uma realidade de evidências fartas. Mas, em 2018 o pior presidente do Brasil se elegeu. E não adianta dizer que seu governo é novo, suas ações são novas. Que vai deixar um Brasil melhor para quem vem. Uma mentira. O governo hoje, tem pelos indicadores de corrupção, maior índice do que os anteriores. E, se você gritou pelas ruas que os governos da velha política era corrupta. Infle o peito e grite: esse é mais. Contudo, as ferramentas da velha política (a ditadura militar). Já entraram em cena: queima de arquivo, desmoralização pessoal do crítico a Bolsonaro, perda do emprego, investigação ilegal, entre tantas. Moro fala a verdade. Tardiamente. Mas, antes agora do que nunca. Bolsonaro é uma cobra e fará sua vingança.

  11. As meninas de ouro do Brasil. Sofia e Magda. disse:

    Poderiamos trabalhar para as personagens Sofia e Magda, tanto Bolsonaro como Moro, que lhe caberiam bem suas falas. Moro pode ser a Sofia. Onde Bolsonaro diz agora: “Caaaalada”. Isso não é minha cartada para eleição. É o cão chupando manga. “Mas só agora”! Onde Moro diz para Bolsonaro: Cale a Boca “Mala”. Pois, sabia o Juiz que sua jogada para virar um homem público e garantir uma Lava Jato eterna (Já devia ter acabado povo brasileiro e 3 poderes – não existe num projeto investigativo a eternidade com o mesmo nome – “Lost time”. Não são os mesmos corruptos. Já temos os corruptos do governo Bolsonaro? Ou não? Então ficar cavando o passado é estratégia golpista para não encontrar novos casos). Poderia lhe custar a honra e colocá-lo sob investigação militar. Oras Moro! Não viveu como homem normal a Ditadura Militar? Claro que não! Vem dos berços esplêndidos daqueles que mamaram a teta do erário na ditadura. Bolsonaro vai te virar do aveso. E se não puder. Vai te eliminar feito rato.

  12. tatiana lima disse:

    Concordo plenamente com Kennedy. Pior e mais perigoso é este ex juiz e ex Ministro. Se auto promoveu visando sempre ser o candidato eleito à Presidência em 2022

  13. Cursos Online disse:

    Olá aqui é a Luísa Ferreira, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

  14. Ricardo da Silva Pereira disse:

    Quem com Moro fere com Moro será ferido.

  15. Bety Oliveira disse:

    O conflito entre Moro e Bolsonaro era pelo exclusivismo das informações sobre investigações sigilosas. Moro queria ter o monopólio dessas informações sigilosas para usá-las quando fosse conveniente a ele. Quando percebeu que não conseguiria seu objetivo, caiu fora atirando. Moro já sabia que a família Bolsonaro tinha problemas com a justiça e mesmo assim decidiu entrar no barco e tapou durante mais de um ano os olhos para os crimes que estavam sendo denunciados contra essa família. O Moro só aceitou ser ministro da justiça porque levaria junto o ministério do interior ou da segurança pública. Quando Bolzonaro pensou em separar os dois ministérios, o Moro ameaçou de demissão. Essa a uma das provas de que Moro queria ter o controle exclusivo das informações da Polícia Federal. Além de cometer um suposto crime de obter vantagens pessoais, como a pensão e o cargo vitalício no STF, o Moro comete ilegalidades também quando diz ter registrado conversas com o presidente.

  16. Azortiz disse:

    Acreditó na minha MAIOR confianca na justica, na LIBERDADE de expressao e no CERTO em vez do ERRADO, quando um ex-juiz, HOMEM de palavra e conhecedor da CONSTITUICAO abandona um governo que o ajudou na sua carreira porque nao concordava com as atitudes de seus filhos e dele e abandona um cargo que por MUITOS e’ almejado e ate’ sonhado, paro, raciocino e chego a sonhar que agora sim este país tem solucao, muito obrigado Sergio Moro, nunca desista de acabar com a corrupcao porque agora o SENHOR comeca a combátela de fato, MUITO OBRIGADO

  17. Cabo Wilson disse:

    Gostei muito do seu post, obrigado por nós brindar com seu conhecimento, vou acompanhar seu blog esse tipo de conteúdo tem me ajudado bastante.

  18. Maria A. disse:

    Certeiro, Kennedy. Ambos devem ser processados pelos crimes de prevaricação, no mínimo. Bolsonaro e Moro tem outros tantos a explicar e expiar. Fora pros dois.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-30 14:41:26