aki

cadastre-se aqui
aki
Política
10-08-2016, 9h08

Sem Dilma, Temer será mais cobrado por mercado e Lava Jato

Nova derrota no Senado passa mensagem de fim de jogo para presidente afastada
17

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

A derrota de Dilma Rousseff na madrugada desta quarta-feira no Senado é uma prévia do julgamento definitivo do impeachment que acontecerá até o fim do mês. Por 59 a 21, os senadores decidiram transformar em ré a presidente afastada.

Salvo um fato extraordinário, o resultado desta madrugada passa a mensagem de fim de jogo para Dilma. Há muitas dúvidas sobre a estabilidade futura de um governo Temer, porque delações da Odebrecht e da OAS, que estão em negociação, deverão trazer dano político ao próprio presidente interino e aos seus aliados no PMDB e no PSDB.

Mas, neste momento, a rejeição a Dilma é uma grande aliada de Temer. Está consolidado no mundo político e empresarial o sentimento de que a pior solução seria o retorno da petista ao poder. Desde 12 de maio, quando o Senado afastou Dilma do cargo, ela perdeu para o peemedebista nas articulações políticas. Temer elevou o número de aliados de 55 para 59, reunindo os votos necessários para se tornar presidente efetivo. Já Dilma perdeu um voto, porque teve 22 em maio, e não conseguiu nem lançar uma carta pública que ela discute faz mais de dois meses.

O impeachment de Dilma é praticamente inevitável. Ela cairá pelo conjunto da obra de um governo ruim, com o impedimento sendo usado como um instrumento do sistema de governo parlamentarista. Isso fortalecerá ainda mais o Congresso em relação a Temer e a futuros presidentes.

No curto prazo, Temer se beneficiará da percepção de que a interinidade acabou na prática e de que ele terá a caneta presidencial cheia de tinta. Isso o ajudará a negociar projetos no Congresso e fortalecerá seu discurso perante o mercado financeiro.

Mas a saída de Dilma de cena aumentará as cobranças para que Temer e a equipe econômica honrem as promessas de medidas duras a fim de recuperar a confiança na economia. O jogo econômico começará pra valer. E, por último, com Dilma e o PT fora do poder, a administração Temer ficará mais sujeita às chuvas e trovoadas da Lava Jato, que tem dados sinais de que não haverá investigação seletiva.

*

Eleição paulistana

Ao absolver Celso Russomano da acusação de peculato, a decisão da segunda turma do STF (Supremo Tribunal Federal) tem um impacto geral sobre a eleição paulista, na qual o deputado federal é candidato pelo PRB. Com essa decisão, tomada nesta terça, Russomano não pode ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa.

O candidato do PRB é líder isolado nas pesquisas e, aos olhos de hoje, parece ter uma vaga assegurada no segundo turno. Apesar do impacto geral, o potencial de dano é maior para as candidaturas do prefeito Fernando Haddad, do PT, da senadora Marta Suplicy, do PMDB, e do empresário João Doria, do PSDB.

Russomano tem alta intenção de voto na periferia, numa faixa do eleitorado de menor renda e escolaridade. Para ter chance de chegar ao segundo turno, Haddad, que hoje é apreciado por uma parcela de maior renda e escolaridade, teria de conquistar votos que teve na periferia em 2012.

O mesmo raciocínio se aplica a Marta e João Doria. Esses dois disputam um eleitorado parecido, mas, para ter chance de um lugar no segundo turno e de vitória final, terão de combater Russomano. A redução do tempo de campanha de 90 para 45 dias é um complicador.

Em 2012, Russomano desabou na reta final e ficou fora do segundo turno porque apresentou proposta inconsistente na área de transporte. Hoje, está mais ciente desse risco, mas ainda é um candidato que tem pés de barro. Na sabatina do SBT, do UOL e da Folha, demonstrou despreparo para aceitar questionamentos mais duros e fez um discurso genérico. Ele sofrerá um forte bombardeio dos adversários.

Assista as temas do “SBT Brasil”:

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
17
  1. Romanelli disse:

    Nem tudo q é legal é moral ou justo
    .
    Margeando as filigranas estatísticas q colocam DILMA em flagrante desvantagem o país há de pra sempre se perguntar, foi golpe ? O INTERINO q assume respeita o programa vencedor das urnas ?
    .
    SIM, foi golpe SIM !! haveremos de responder perante a história
    .
    Começaram por falar em pedaladas, pedaladas não houveram ..depois falaram em desvios de mandato anterior, aonde a legislação proíbe ..e agora falam pelo conjunto da obra
    .
    Qual conjunto, pergunto? O da MENOR inflação acumulada e da MAIOR geração de empregos como no 1o período ..ou c/a revolução na educação e assistência via bolsa família, fies, prouni, ciência s/fronteira, mais médicos e ascensão dos menos favorecidos?
    .
    ou só pelos equivocos?
    .
    Talvez pela pre sal, pelo pagto do FMI, do recorde em reservas, superavit, produção agrícola, queda das dividas interna e externa ou do RISCO país ?
    .
    enfim, as ANALISES devem ser aprofundadas ao invés de só tocarem as aparências

    • José Tadeu Farias de Andrade disse:

      Tudo o que os defensores da presidenta (ô palavra horrível de dizer e de engolir) querem é nos fazer acreditar que houve um golpe. Que golpe? Golpe fomos nós que levamos quando inventaram tantas mentiras para se perpetrarem no poder, sabendo que tudo o que diziam era mentira. Mentiram descaradamente e agora vêm com essa lorota de “golpe”. Quem dos dirigentes do PT não enriqueceu nos três mandatos consecutivos no poder? Digam vocês quem! Agora esses tresloucados vem dizer que o desemprego aumentou, que a inflação voltou, que estamos enfrentando essa crise imensa por culpa do Temer. Que absurdo! Se o Temer é legítimo ou não no poder, vocês PTistas é quem deveriam responder, uma vez que costuraram alianças políticas impuras. O que o congresso está fazendo é cumprir a constituição. Ou vocês também querem mudá-la às suas conveniências? Pôxa, caiam na real que vocês perderam o poder por sua culpa mesmo; não fomos nós, não foi nenhum golpe que derrubou o PT: Foram os seus próprios dirigentes

    • Edi Rocha disse:

      Dilma só conseguiria governar se fizesse acordos para “estancar a sangria”.
      .
      Os políticos estão tão encrencados com a lava-jato que não queriam acordo. A população não tá nem aí pra corrupção, todos os corruptos continuam no poder (e não duvidem, continuam roubando).

  2. Mauro disse:

    O “golpe” está consumado e consolidado como deseja e quer a população honesta e trabalhadora do Brasil.
    O “golpe” está consumado, com o apoio da maioria esmagadora dos deputados e com muito mais que os 41 votos necessários no Senado.
    O “golpe” está consumado sob a liderança do presidente do Supremo Tribunal Federal, notório membro da república de São Bernardo.
    O “golpe” é fato! É jogo jogado e sem chance alguma de reversão de resultado!
    Chamam de golpe e se quiserem e se agradarem com isso, que seja assim, pois 100 milhoes de vezes preferivel e aceitavel esse “golpe”, que o golpe que foi perpetrado dentro do palácio do Planalto durante os dois mandatos petistas, contra o Brasil.
    Golpe é o estelionato eleitoral.Golpe é o roubo contra a Petrobrás.Golpe é enriquecimento ilicito.Golpe é dizer que não sabia; que nunca viu nada; que não é minha responsabilidade.
    Golpe é a hipocrisia, a mentira, a ganância de poder!
    O Brasil agradece esse “golpe”!

    • Amalia Maria de Oliveira disse:

      SIM!!!!!! O BRASIL AGRADECE ESSE GOLPE!

    • Romanelli disse:

      Enriquecimento ilícito, dizer que não sabia – sabendo e se omitindo – desvio de recursos, todos são CRIMES que seus praticantes devem responder
      .
      GOLPE é vc se valer de brechas casuísticas, de falácias, e tomar o poder pra fazer valer programas que NÃO foram submetidos ao voto popular.
      .
      Sim, DILMA, o seu e DEMAIS partidos/candidatos tb erraram (TODOS) ..por isso defendo que a melhor saída ainda seria a realização de novas eleições ..e pra isso já temos instrumentos, basta o TSE agir contra TODAS as bandeiras, respeitando a legislação vigente
      .
      Penso que o que não se deve tolerar é ver alguns se dizendo homens públicos, mas que estão recheados de interesses particulares, se valerem de breve autoridade pra fazerem no país o que eles bem entendem sem que com isso tenham tido a aprovação da IMENSA maioria dos cidadãos brasileiros.
      .
      reconheça, TEMER não tem autoridade MORAL pra fazer o que vem fazendo ..sua base de DEMO e tucanos foi RECHAÇADA pelo eleitor, queira vc ou não

  3. LYRA disse:

    Tenho certeza absoluta que o Michel Temer não irá concluir o seu mandato TAMPÃO pois, está envolvido definitivamente nas falcatruas da Petrobras juntamente com a Dilma, Lula Renan Calheiros, Aécio DAS NEVES, Eduardo Cunha e tantos outros meliantes, membros dessa grande quadrilha que é a política nacional, ou seja não sei se sobrará algum desses meliantes na câmara e no senado, sem se falar em governadores e ministros, sem que estejam envolvidos nas investigações da LAVA JATO. Quanto ao Russomano, esse não passa de um conversador e enganador dentro das parcelas da sociedade, onde estão inseridas as pessoas de menor poder aquisitivo e de menor formação educacional, só quero saber como um sujeito que usa funcionários públicos, pagos com o dinheiro do povo para trabalhar em suas empresas pode ser julgado e absolvido por ministros do stf, antigo STF, lembrando que ele ainda declarou perdas em seu patrimônio que não poderiam acontecer, já que são registradas por valor de custo de aquisição.

  4. Cleber Santos Sanches disse:

    Restauração da monarquia.

    Dilma é o boi de piranha para salvar a república.

    A única forma da nossa nação voltar a ser um império prospero é restaurando a nossa monarquia parlamentar. Quem tem orgulho da república brasileira?

    O golpe de 1889 pois fim a um Brasil que erá a quarta economia e segunda maior marinha do mundo. Por que será que não se aprende essas coisas na escola?

    O sistema republicano no brasil é falido, pois concentra o poder de chefe de estado e de governo em uma só pessoa. Sem contar que os partidos políticos governam somente para seus próprios interesses.

    Quanto mais estudo sobre o período monárquico mais fico convencido de que o Brasil império erá muito melhor, respeitada as proporcionalidades. Fica salientada a luta da família imperial pelo fim da escravidão no pais.

    Viva ao imperador!

    Estudem…

  5. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Cada um desses candidatos já construiu seu monumento à eternidade: Haddad com os pichadores (agora assassinos) emporcalhando os “Arcos do Jânio”, patrimônio histórico da Cidade. Martaxa dispensa apresentações, e agora Russomano que não gosta de responder a perguntas embaraçosas. Que pobreza eleitoral !!

    • Joaquim José da Silva Xavier disse:

      “Se o prefeito altamente impopular de São Paulo, Fernando Haddad, fosse chefe de São Francisco, Berlim ou alguma outra metrópole que olha para o futuro, ele seria considerado um visionário urbano” Wall Street Journal

      mas como ele é prefeito da metrópole que elege Tiririca, Marco Feliciano, Serra 23 milhões . . .

  6. Edi Rocha disse:

    Todos os políticos corruptos continuam em seus cargos, e continuarão roubando. Apenas Dilma está saindo (e, talvez, quem sabe, Cunha saia também). Não está certo. Todos os corruptos precisam cair.
    .
    O problema é que são tantos que os citamos de forma genérica. Quando se trata do PT, falamos do PT, petralhas, Dilma, Lula, etc. Mas os outros chamamos de “outros partidos”, “demais”, “os outros que roubaram também”, “são todos corruptos”, enfim. Tá na hora de fazer o mesmo com eles, chamar pelo nome: PMDB, PSDB, DEM, Temer, Renan, Romero Jucá, Aécio Neves, Serra, Anastasia, etc. Tem mais, mas temos que nos livrar dos piores primeito.

  7. walter disse:

    Caro Kennedy; não tenho a menor duvida, vc esta coberto de razão; o Temer terá que fazer a diferença, isso logo após suas medidas heterodoxas; terá que ser duro com os citados na lava jato, do seu governo; não importa que sejam, deverão sair, e vem mais por aí…As medidas são amargas, e dependem de todos.
    Quanto ao Russomano, tem sim pés de barro, por ser arrogante, não sabe o que é necessário para chegar ao executivo;não basta “estar bom para ambas as partes”, más vai a segundo turno, provavelmente com o Dória, ´que é mais hábil,não tem “rabo preso”; suas propostas, desmantelam tudo o que o Haddad patrocinou…a Marta caro, não tem a menor chance; suas “traições” estão em evidencia; morreu para o executivo…

  8. Alberto disse:

    Pelo andar da carruagem teremos hasta la vista sapiens.

  9. Lukinha disse:

    O que as pessoas não estão levando em consideração é que o Brasil vai ficar melhor somente para uma classe, os mais ricos.Vejo falar em ajuste fiscal, crescimento da economia, etc. É o mesmo discurso de Fernando Henrique. Foi a era mais difícil de viver no País para quem era de uma classe pobre como eu. Mas uma certeza nós temos, vão dizer que está tudo bem para os olhos da mídia e o povo que se ferre. ACORDA BRASIL!!!!!!!!!!!!

  10. Antenor disse:

    De uma coisa pode-se ter certeza: Se o Léo Pinheiro (da OAS) falar o que tem pra falar, quem está se “borrando” é o LULA! Afinal, não foi o tal Léo que reformou o sítio de Atibaia? Não foi o próprio que embelezou o tríplex de Guarujá? Então? O estrago maior será para o Lula e para o PT. Fala Léo… fala tudo, sem reservas.
    O Brasil precisa da verdade, sem poupar quem quer que seja. Corruptos na cadeia, Dilma fora do Palácio do Planalto e Lula no Xadrez. Com isto, não precisamos nem de medalha olímpica.

  11. Alberto disse:

    É golpe,buááááá´.KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  12. Antes o Temer do que a Dilma.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2020-01-17 10:55:35