aki

cadastre-se aqui
aki
Política
09-03-2018, 8h09

Sem Lula, Ciro x Alckmin é um dos cenários prováveis no 2º turno

Marina e Bolsonaro também podem chegar lá
27

KENNEDY ALENCAR
LONDRES

Lançado ontem pré-candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes disse que deverá enfrentar o tucano Geraldo Alckmin no segundo turno.

“Vejo neste momento essas cinco candidaturas. O Bolsonaro tamponando o Alckmin. O Lula tamponando a minha evolução e, na medida em que um outro não esteja no processo, eu e o Alckmin dividiremos a disputa no segundo turno”, afirmou ontem Ciro.

Segundo Ciro, Marina Silva, da Rede, estaria numa posição “isolada”, mas faria parte dessas cinco candidaturas destacadas por ele.

De fato, um segundo turno entre Ciro e Alckmin é um dos cenários mais prováveis neste momento em que ainda está tão aberta a disputa eleitoral. Há outros cenários possíveis, mas esse é, sim, um dos mais prováveis. A análise de Ciro faz sentido.

No campo da direita, há um candidato extremista, Jair Bolsonaro, bloqueando o crescimento de um postulante mais ao centro, Geraldo Alckmin. Bolsonaro se mantém até agora no patamar de 20%, um pouco menos, a depender da pesquisa. Alckmin teve entre 6% e 8% no Datafolha.

No passado, eleitores que hoje preferem Bolsonaro votaram em nomes do PSDB. Logo, se Alckmin dinamitar Bolsonaro, tem chance de ser o nome mais forte de um amplo campo de direita. Alguns candidatos de centro-direita, como Rodrigo Maia, estão se apresentando, mas em situação mais difícil do que Alckmin.

Na esquerda, o grande fator que definirá o quadro de nomes viáveis será o ex-presidente Lula. O petista tem lutado na Justiça pela sua candidatura presidencial. A cada dia, fica mais difícil viabilizá-la, mas ele tem o direito de esgotar os recursos judiciais e políticos para tentar alcançar o seu objetivo. Faz sentido para o PT bancar Lula, porque ele é líder nas pesquisas e puxa votos para candidatos petistas a outros cargos em outubro.

Mas, se Lula ficar fora da eleição, há possibilidade de Ciro herdar parte significativa dos votos do petista. Nesse sentido, Lula tem bloqueado Ciro, como disse ontem o ex-governador do Ceará e ex-ministro da Fazenda.

*

Lições do passado

No entanto, Ciro tem desafios para se fortalecer no campo de centro-esquerda. O primeiro deles é parar de hostilizar Lula e o PT em entrevistas e discursos.

O destino de Lula não depende das palavras de Ciro, sejam elas de apoio ou ataque ao ex-presidente.

Ciro queimou pontes com o PT. Ainda há tempo para reconstruí-las, o que seria o movimento mais inteligente dele neste momento da disputa eleitoral.

Se Lula não puder ser candidato, será um grande cabo eleitoral. Terá capacidade de transferir parte de seus votos para outro postulante. Mesmo que o PT apresente um candidato, Ciro pode ser o nome da centro-esquerda com maior capacidade de herdar votos lulistas.

A capacidade de herança será maior se não estiver em conflito com o PT. Outros pré-candidatos de esquerda, como Manuela D’Ávila, do PC do B, e Guilherme Boulos, do PSOL, tem tido a atitude inteligente de apoiar a participação de Lula na eleição.

Se o PT tiver um candidato próprio que não seja Lula, mas Ciro se encontrar numa posição mais favorável nas pesquisas do que outros postulantes de esquerda, parte do eleitorado do ex-presidente poderá fazer uma opção por ele com mais tranquilidade se o nível de hostilidade em relação ao PT for baixo. Ciro tem feito um discurso econômico moderado, com ingredientes de centro-esquerda, que agradam ao eleitorado lulista.

Em campanhas passadas, Ciro foi vítima das próprias palavras, algo que lhe custou caro politicamente. Ele deveria assumir uma atitude mais presidencial. Quem ocupa o Palácio do Planalto não pode e não deve dizer tudo o que pensa. Se tirar proveito das lições do passado, terá chance maior de chegar ao segundo turno e eventualmente vencer a eleição.

*

Opção conservadora

A ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (Rede) migrou nos últimos anos da centro-esquerda para uma posição ao centro, fazendo mais acenos à direita do que à esquerda. Mesmo essa Marina mais conservadora pode captar parte do eleitorado que prefere Lula se o ex-presidente não puder concorrer. Ela também pode ser uma opção mais moderada de setores do campo conservador.

Apesar do enfraquecimento político em relação a 2014 e da perda de quadros da Rede, Marina tem chance de chegar ao segundo turno. Esse é outro cenário eleitoral que faz sentido. Também não podemos descartar a presença de Bolsonaro na segunda etapa se ele tiver sucesso em bloquear nomes pela direita.

Sem uma surpresa eleitoral e analisando o quadro político atual, o próximo presidente do Brasil tende a sair desse baralho em que as cartas hoje são Lula, Bolsonaro, Alckmin, Ciro e Marina. Mas surpresas podem acontecer, como um outro nome apoiado por Lula decolar se o ex-presidente não concorrer, ou um outsider que se imponha eleitoralmente, apesar de essa hipótese estar se enfraquecendo a cada dia.

Hoje, há especulação sobre a possibilidade de o ex-presidente do STF Joaquim Barbosa entrar no PSB. Mas o partido não lhe garante candidatura automaticamente. Barbosa teria de fazer uma aposta. Está pensando. Vida de outsider não é fácil, como vimos com a fuga de Luciano Huck da corrida eleitoral.

No entanto, até 7 de abril, seis meses antes do primeiro turno, todos os que queiram ser candidatos terão de estar filiados a um partido. Em menos de um mês, a disputa eleitoral vai ganhar contornos um pouco mais nítidos em relação a quem pode mesmo ser candidato. Vai trazer algumas definições, mas ainda teremos um quadro eleitoral bastante aberto.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
27
  1. Andre disse:

    Não vai ter 2° turno o Bolsonaro vai ganhar no 1° .

  2. Fabio disse:

    Kennedy, só tenho uma certeza, não voto em ninguem do PSDB e nem do PMDB.
    Quanto ao Ciro, tenho duvidas de quem ele realmente é.

    • p/Fabio: Viva a Lava Jato, doa a quem doer! Faxina geral nas urnas, em 2018! disse:

      Pois saiba que ele “também” é! É, isso aí que você pensou mesmo!

  3. Aristides Bartolomeu Novaes disse:

    O Ciro não observa que, ao falar do Lula negativamente, está cometendo um erro crucial qual seja: ir de encontro com as massas as quais estão estampadas nas pesquisas de opinião. Dentre todos que aí estão, o Ciro leva uma vantagem enorme pela sua seriedade, experiência de governante e ser nordestino, cujo voto deve ser fechado com o Lula caso não venha como candidato, levará vantagens nesses votos levando-o ao segundo turno, ou até mesmo faturar no primeiro. Faça uma “mea-culpa” Ciro e muda o discurso para o bem do Brasil!

  4. Bolsonaro, Alckmin e Ciro vão correr muito parelhos. Marina vai ficar na beira dessa corrida. É muito prematuro ou, então, é adivinhação, determinar agora quem serão os dois do segundo turno. E o candidato do PT? onde fica?

  5. Felipe Ferreira disse:

    Sem Lula a eleição Presidencial vira ESGOTO, Sem Lula o vencedor da eleição vai ter menos votos que BRANCOS E NULOS… mostrando para o mundo que o Brasil é uma GRANDE REPÚBLICA DE BANANAS GOLPISTA E QUE NÃO RESPEITA OS ANSEIOS, SONHOS E DESEJOS DE SEU PRÓPRIO POVO.

  6. JOSÉ MARIA BARCELLOS disse:

    NÃO VAI HAVER 2º TURNO….BOLSONARO!

  7. walter disse:

    Por favor caro Kennedy, publique nossos comentários; se não for possível, tire a deixa para comentarmos…sinceramente caro, o Ciro Gomes, é uma doença grave, não tem temperamento e nem saúde, para chegar ao segundo turno…sem hecatombes, teremos Alkimin, e provavelmente o outro descompassado, que é o Bolsonaro, e terceiro plano a marina Silva…não temos ninguém de expressão, considerando que o lula vai causar mais não leva; aliás, vai gastar chumbo a toa…talvez para o lula, fosse inteligente, lançar o Haddad agora, para divulga lo, para o Brasil, mas seu Egoismo excêntrico, não vai permitir, o que que complicará muito, após o meio do ano…

  8. Luis Antonio disse:

    Em minha opinião a direita esta bem mais forte do que se pensa e se fala. O Povo cansou da esquerda… Mesmo que bolsonaro seja atacado como extrema direita, o povo, no fundo sabe que não é bem assim. E outra coisa, quem foi que disse que o povo vai engolir que a Marina e o Ciro estão mais pro centro?? Eles estão mais pra esquerda do que estão falando, e povo sabe disso!!! Portanto o único candidato mais posicionado pra Direita é o Bolsonaro, que na minha humilde opinião tem lugar garantido no segundo Turno. A Esquerda já teve sua oportunidade e se deixou levar pela corrupção. Não tem mais volta, agora é a vez da Direita!!! Vamos torcer pra que façam um bom trabalho!!!

    • walter disse:

      Pode ser uma possibilidade caro Luis Antonio, mas não esqueça que o Bolsonaro não tem base, ou coligações…o Alkimin tem sim lugar garantido no segundo turno, pelo conjunto da obra; sua experiência contará a seu favor, será o mais apto por ter governado um Estado enorme de grande; estamos num momento de incertezas, nem Ciro, nem Marina; são pouco do pouco, alienações não farão verão; terá atenção que for absoluto em segurança, Saúde e Educação; prometer sem projeto e sem assumir a realidade que vivemos, não fará verão…conduzir uam nação como a Nossa, precisa ter força e mais que isto clareza…

  9. Cristiano Davis disse:

    Um cenário muito mais muito improvável mesmo, um sofre de delírios e outro é um picolé de chuchu, você tem algum problema em falar o nome de quem está na frente de verdade Kennedy porque não menciona o nome de Jair Bolsonaro jornalismo deve ser imparcial meu caro.

  10. regis disse:

    com certeza e uma provável disputa de segundo turno, ainda mais se tratando de urnas eletrônicas onde o povo é o otário, que e obrigado a comparecer na eleição onde o resultado já pode estar acertado

  11. turco disse:

    A mudança deve ser PROFUNDA no senário politico brasileiro, logo, personagens da velha politica, oriundos do QUADRILHAO que se instalou nos quatro cantos do BRASIL não faz sentido. No Brasil hoje existe 28 PARTIDOS, a pergunta é : EXISTE ALGUM DESSES PARTIDOS ONDE TODOS OS SEUS MEMBROS TÊM FICHA LIMPA? “É CULTURA”, ENTRANHOU SER CORRUPTO PARA ESSA CLASSE QUE SE ENCONTRA NO PODER. NÃO VOTEM NELES, MUITO MENOS EM SEUS PARENTES.

  12. Jairo disse:

    Meu caro, A conversinha é esta… Sei que vc não vai postar meu comentário, porém, é o que vc acha. Pesquisas erraram feio quanto ao Dória em São Paulo, e, certamente, o Bolsonaro lidera com margem muito maior do que apresenta as pesquisas. Então, é quase certo do Bolsonaro ganhar ainda no primeiro turno. Pode escrever!

  13. Sucaneiro disse:

    Perfeita a avaliação politica do Kennedy quanto a necessidade de uma aproximação do Ciro Gomes com o ex-presidente Lula de quem foi um excelente Ministro e por quem poderia ser apoiado caso Lula não possa ser candidato, lembrando ainda que o Ciro Gomes foi um dos principais responsáveis pelo sucesso do Plano Real no Governo Itamar Franco.

  14. Stanislaw: FAXINA GERAL NAS ELEIÇÕES DE 2018! disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk cê tá contra o Brasil, Kennedy? Vire essa boca para lá! Chega de tanta farinha do mesmo saco! O país precisa sair desse mar de lama, não só revirar a lama!

  15. Edvaldo Flausino Gomes disse:

    SOU FUNCIONÁRIO PUBLICO APOSENTADO EM SÃO PAULO E VOTO NUM POSTE,
    MAS NÃO VOTO EM GERALDO ALCKMIN.

  16. Leonardo disse:

    Ciro Gomes, após o fracasso do lulismo (o futuro “peronismo brasileiro”), ao meu ver é o único candidato com característica pessoal, cl
    assista, histórica e oportuna, capaz de derrotar os golpistas adeptos do neoliberalismo financeiro nacional e internacional e liderar a implementação de um novo programa de desenvolvimento nacional, com autonomia, soberania e justiça social.

  17. Sidnei Cunico disse:

    Boa análise. Me parece que vai ser por aí mesmo.

  18. ANDRE disse:

    Esta eleição tende a ser como a eleição de 1989 com alta fragmentação e com pouca aglutinação. Tende a ser uma eleição provavelmente com muitos ataques pessoais, com pouca civilidade. Com Lula participando, o mesmo provavelmente será um dos dois que estará no segundo turno e restará uma vaga para o centro direita ou para direita mais ao extremo. Sem Lula tudo fica mais imprevisível, mas é certo que haverá uma polarização política e nem a esquerda e nem a direita conseguirão colocar mais de um candidato no segundo turno. Maia, Temer e Meirelles já eram, não vão para lugar nenhum.

  19. Não acredito que a direita vai levar Geraldo Alckmin para o segundo turno. Quando os adversários esclarecerem os eleitores que o governo de São Paulo é podre, todas as obras foram superfaturadas e super atrasadas por vários motivos, a ausência de segurança pública, saúde e educação no estado é flagrante e visível. Isso vai pesar, especialmente ao eleitor que está cansado de velhos políticos, no caso o governador de São Paulo que está acastelado há mais de vinte anos, recordista no desmanche dos serviços públicos e autor da exploração do pedágio mais caro do mundo, como por exemplo, no sistema Anchieta-Imigrantes onde o contribuinte paga mais de R$ 25,00 para andar pouco mais de 60 quilômetros. Acho que vai dar Bolsonaro para liderança da direita nas eleições.

  20. Eder disse:

    Ciro é amigo de Aécio Neves, sempre o honrava assim.
    Agora sobre o Lula e PT sempre falou com total indelicadeza.
    Ficou marcado, não tem como remediar.
    Guilherme Boulos demonstra ser mais inteligente.

  21. Pereira disse:

    Infelizmente, eu como brasileiro e eleitor, me considero no mato sem cachorro, sem arma, sem trabalho, neste cenário político só favorecem os políticos, todos cheios de regalias, muito luxo, seguranças, carros e muita mordomia. Acham mesmo que estão preocupados com os brasileiros? Jamais! A unica preocupação deles e se elegerem e até mesmo se reelegerem, pois, nada mais importa após passar o dia da eleição. O brasileiro é que vá trabalhar dobrado aquele que tem emprego, para poder pagar mais e mais impostos. Nosso país se realmente fosse democrático votar não seria obrigatório. Parabéns a esse nobre jornalista que sempre nos mantém informado.

  22. FG disse:

    Não sou analista político, mas concordo com vc, salvo algo muito inesperado esse quadro se confirmará.
    Torço para que o personagem fictício construído pelo sr. Bolsonaro não suporte sequer o primeiro mês de campanha, claro que ele tem aqueles fãs incondicionais que independente de qualquer argumento lógico apresentado ainda continuarão idolatrando-o, justamente pelo seu lado mais repugnante: “matar, estuprar, metralhar, etc.”, infelizmente na minha opinião ocorre em função do baixo nível educacional e da desilusão com a política.
    Dentro do que temos disponível espero que a despeito das diferenças pessoais Lula na devida hora opte em apoiar o mais progressista dos candidatos, nessa hipóteses levantada Ciro, não gostaria de ver Alckmin fazendo na esfera federal o que tem feito durante 20 anos no meu estado natal.

  23. Camila Santos disse:

    esta eleição será sem dúvidas um grande caixa de surpresas

  24. leonardo disse:

    A única chance de vencermos a disputa contra o projeto neoliberal, nacional e internacional, que se encontra em plena ofensiva em seu objetivo de tomar conta do estado e governo brasileiros, é apoiarmos um liberal social, compromissado com a autonomia, soberania nacional e justiça social, e que tenha uma real dimensão entre as complexas relações entre o estado nacional e o tal “mercado”.
    Daí o meu apoio, desde à esquerda, à candidatura do jovem e já experiente político liberal Ciro Gomes.

  25. Angelo Terto disse:

    Só pode ser brincadeira isso, nem vai ter segundo turno, não há possibilidade disso. Cai na real. Aceita que dói menos. Bolsonaro Presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2018-09-22 14:25:28