Sentenças de Costa e Youssef devem estimular mais delações
Postado por: ISABELA HORTA
A primeira sentença judicial da Operação Lava Jato deverá estimular outros presos e investigados a fazer delação premiada. Os delatores Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef foram beneficiados com regimes mais brandos por terem contribuído com as investigações.
O juiz federal Sérgio Moro condenou o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, a 7 anos e 6 meses de prisão em regime semiaberto. Mas ele deverá ficar em prisão domiciliar até outubro de 2016, quando passará a cumprir o restante da pena em regime aberto.
Já as condenações de Youssef somam 9 anos e dois meses de prisão em regime fechado. O doleiro, no entanto, terá direito ao regime aberto em 2018.
Na sentença, está escrito que Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef seriam os líderes do grupo criminoso no caso de corrupção na construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Mas, como colaboraram com a Justiça, ajudaram a esclarecer os crimes e devolveram dinheiro, tiveram os benefícios de uma pena menor.
Leitura política: o crime não compensa, mas a delação compensa.
*
A presidente Dilma Rousseff não quer engavetar o projeto que amplia as regras da terceirização. Ela acha que é preciso haver uma lei para tratar do assunto, porque, atualmente, só existem súmulas do Tribunal Superior do Trabalho (TST) sobre a terceirização.
Dilma é a favor da chamada responsabilidade solidária entre as empresas, para que haja mais respeito aos direitos trabalhistas e mais fiscalização sobre pagamentos de impostos e da Previdência. Com essa regra, tanto as companhias contratantes como as prestadoras de serviço terceirizados respondem perante à Justiça pelas obrigações devidas aos funcionários.
A presidente também avalia que deve ser estabelecido algum limite à terceirização na atividade-fim, ou seja, em áreas que estão ligadas aos objetivos principais da empresa.
No Senado, há sinalização clara de que o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), vai jogar para impor limites à ampliação da terceirização.
*
Confira a avaliação no “SBT Brasil” sobre a Lava Jato e o projeto que amplia a terceirização:
Que sirva de lição! E que seja apenas o começo.Ainda tem muita gente que nós queremos ver na prisão.
Os delatores acusaram não provaram nada, vão ficar 01 ano na cadeia e vão sair para gastar o dinheiro desviado, palhaçada, esse Sergio Moro de rigoroso não tem nada. Quanto a terceirização., quarteirização, quinteirização…..precarização do trabalho venceu na câmara com apoio do PSDB (Pior Salario Do Brasil ) apesar de combatida pelo PT (voto vencido )
Essa turma do PT continua não vendo nada, não sabendo de nada, igualzinho ao seu lider. Podiam mudar o nome para Partido das Avestruzes.
Lucio, na verdade o Pedro tratou do assunto como se fosse futebol. Não importa a realidade vou sempre dizer que o meu time é melhor. Quando a abordagem é essa, não há o que se debater, pois o outro lado não tem compromisso algum com o que diz.
Lembro da minha formatura de ensino médio, no qual o Professor de Português discursou dizendo que se sentiria feliz se seus alunos fossem capaz de frente a qualquer notícia ou informação recebida, lê-la com senso crítico.
Para o Pedro, mesmo que o Lula viesse a público e confessasse ser culpado de corrupção, o Pedro diria que o Lula fez isso porque não havia outra opção, que foi por um bem maior, que o PT foca nos pobres, que tudo melhorou…
Uma vez, próximo às eleições para presidente no ano passado, perguntei a um trocador de ônibus se ele acreditava em corrupção na Petrobras, e ele disse que tudo era invenção. Consternado com a afirmação, perguntei de novo. Ele respondeu sério, que não acreditava mesmo. E ainda falou que corrupção existe desde que o Brasil foi fundado.
Não resisti. falei para ele que sofria da síndrome da mulher traída! É a última a saber. Ainda complementei, é melhor viver achando que Papai Noel existe! Dessa forma sobrecarrega menos o processador cerebral.
Ele me olhou com um cara indefinida, como se não tivesse entendido tudo…
Pedro, vamos fazer o seguinte, na próxima postagem você fala do tempo, do Big Brother, de moda, …
Belo resumo da situação, perfeito!!!
Os partidos deixaram suas bancadas livres para votar da forma que quisessem…veja, o partido que propôs esta lei de terceirização foi o SOLIDARIEDADE, partido do paulinho da Força sindical…um “representante” da classe trabalhadora…pq não reclamam com ele.
La em casas nasceram no começo da semana 10 cachorrinhos. Todos eram do PT. Mas hoje descobri que só 3 continuam a ser.
7 já abriram os olhinhos !
Acorda Alice !!!!!!!!!
Kennedy, gostaria que você explorasse mais a controversa briga entre o Vice presidente, o PT, o governo e o PMDB sobre ajuste fiscal e fundo partidário, pois cada um fala uma coisa e depois é desmentido…também acho que é hora de apontar os culpados pelo mega prejuízo da Petrobras e olha que são muitos…não há como não responsabilizar a direção da empresa e o governo…todos tem culpa. Em relação a Delação premiada, o problema não é o Juiz e sim as leis, pois ele não pode aplicar sanção maior do que o que está escrito.
Conforme balanço, O bando desviou mais de 6 Bilhões , somente 7 anos de Cadeia? sendo que a maior parte da pena será no semi-aberto, o crime do colarinho branco continua compensando, o Brasil nunca ficará livre da Corrupção que corroei a Nação.
Colarinho BRANCO, sabe como é. Pena branda, acordo com o “JUIZ” MORO? Dois pesos? acredito que sim.
Para os petistas preocupados com o Excelentíssimo Juiz Sergio Moro, digo à vocês que não se preocupem com as garras da lei… Petista, a Presidente Dilma indulta.