aki

cadastre-se aqui
aki
Política
26-07-2016, 9h18

Serra fortalece Marta para enfraquecer Alckmin

Ministro articula aliança de Matarazzo (PSD) com candidata do PMDB em SP
15

KENNEDY ALENCAR
SÃO PAULO

A senadora Marta Suplicy, candidata do PMDB à Prefeitura de São Paulo, fortalece sua campanha ao fechar um acordo com o vereador Andrea Matarazzo, do PSD. Matarazzo desistiu de concorrer a prefeito e aceitou ser vice de Marta por pressão do ministro das Relações Exteriores, José Serra, e do ministro das Comunicações, Gilberto Kassab.

É uma jogada inteligente da dupla Serra-Kassab para dificultar a eleição do candidato do PSDB, João Doria _apadrinhado pelo governador paulista, Geraldo Alckmin. Serra, do PSDB, e Kassab, do PSD, querem evitar uma vitória de Doria na capital paulista a fim de enfraquecer Alckmin na disputa interna tucana pela candidatura presidencial em 2018.

Além do efeito municipal, que é aumentar a competitividade de Marta, essa articulação atrapalha os planos de Alckmin e João Doria. O PSDB tem três possíveis candidatos a presidente em 2018: Serra, Alckmin e o senador Aécio Neves, o presidente do partido. Aécio sofreu acusações no âmbito da Operação Lava Jato. Apesar de se dizer inocente, perdeu cacife interno. Resta a Serra derrubar o sonho presidencial de Alckmin. O acordo Marta-Matarazzo vai nesse sentido.

Essa aliança também complica a candidatura à reeleição do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT). Marta flerta com uma parcela do eleitorado petista. Com Matarazzo, ela poderá ter mais apoio num segmento tucano e mais conservador.

Há contradições nessa chapa, porque Matarazzo foi um duro crítico da gestão de Marta na prefeitura entre 2001 e 2004. Há poucos meses, ele disse que seria mais fácil uma vaca voar do que ser vice da peemedebista. Descartava esse hipótese até a semana passada.

Mas, ironicamente, Serra e Kassab, que derrotaram Marta na eleição municipal de 2004, vitaminam a candidatura dela agora. Serra jogou no bastidor contra o candidato do seu partido, João Doria, que é rejeitado por parcelas importantes do tucanato.

O presidente interino, Michel Temer, que não participará das campanhas municipais diretamente, deu aval político à articulação para fortalecer a ex-petista Marta e atual candidata pelo seu partido. É a política como ela é.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
15
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Qualquer candidato é melhor que Martaxa (por razões óbvias) e Haddad, que se vingou de S. Paulo emporcalhando a cidade com ciclofaixas, pichações, buracos e multas… foi um retrocesso !

    • walter disse:

      Exatamente o que temos Maria Aparecida; vejam como o Serra joga sujo, no PSDB ELES NÃO SE UNEM,é mais dividido que o pmdb; para completar tem a turma do Aécio…se fosse bom para a sociedade?
      A união dos primos Martaxa e Andréa, é no mínimo um retrocesso; são interesses espúrios…quando o Serra assumiu a Prefeitura lá atrás, declarou que a então Prefeita, “DEIXOU OS COFRES VAZIOS, E TEVE QUE REFAZER PARTE DO TUNEL DA REBOUÇAS; OS MOTORES INSTALADOS, NÃO SUPORTAVAM O VOLUME DE ÁGUAS NAQUELE LOCAL”; quero ver ele retirar o que disse na época…faço uma previsão; mesmo que cheguem ao segundo turno, não passam; será uma campanha Milionária;a Marta jurou que não seria mais candidata a Prefeita; são tantas mentiras, que lembra o Lula”..

    • DA FORMA QUE SE ENCONTRA NOSSO PAÍS ,TALVEZ QUE TENHA A CHAVE DE TUDO PRA DIZER QUE QUEM ENTRA OU SAI SO NOSSO DIVINO ,SÓ TEMOS UMA CERTEZA QUE NA REALIDADE E UM PIOR QUE O OUTRO ,E ESTE PREFEITO ATUAL ,E O PIOR AINDA OU O TAL SUJEIRA ,NOSSA TAL MARTA PODE SE DIZER GALINHA MORTA ,TANTO É QUE O PRIMEIRO COLOCADO SE DIZ COM PROBLEMAS NA JUSTIÇA ,E O TAL QUE CRESCE E NA HORA MURCHA ,MAS PRA NOSSA FELICIDADE PT NUNCA MAIS EM NOSSA POBRE CIDADE ,E FORA A REALIDADE PODRE DA POLÍTICA BRASILEIRA

  2. Wellington Alves disse:

    Resumindo – só querem poder e influência. Ninguém está se importando em desenvolver um projeto para a cidade. Os sujos ainda acham que tem moral de falar do PT. Enquanto esse país não deixar de ser hipócrita, não sairemos da lama e nem melhoraremos essa cultura ridícula.

    • Hugo Junqueira disse:

      1-) PRIMEIRAMEENTE, parafraseando a MESTRE, DOUTORA e LIVRE DOCENTE da USP Dra. Janaína Paschoal : ”me perguntam se só o PT é corruPTo, me perguntam de PMDB, PSDB…RESPONDO : me DESCUPEM, mas tem MUITA DIFERENÇA..corrupção sempre existiu, mas o PT simplesmente INSTITUCIONALIZOU a corrupção. 2-) Para piorar, essa corrupção, responsável pelo MAIOR ESCANDALO DE DESVIOS DE VERBAS E PROPINA de que se tem notícias NO MUNDO moderno = PTrolão (e ainda falta apurar ELETROLÃO, BNDES, FINANCIAMENTO A DITADURAS FRACASSADAS e outros) se destinava a financiar um PROJETO DE PODER COMUNO-BOLIVARIANO do Foro de São Paulo. 3-)Ponto.

      • Wellington Alves disse:

        O ponto é você combater a corrução. Não me venha falar de A e defender B, que é o que faz por ai. Isso só faz você ser conivente. Não sou conivente com nenhuma forma de corrupção ROUBO é ROUBO, independente da sua ideologia. Tucano é tão sujo quanto petista…

    • Luan Bruno disse:

      Concordo plenamente, Wellington Alves!

  3. Bernardo disse:

    Eles tratam entre sí, fazem os planos todos, traição, apoios, etc.. Só esquecem de combinar com os russos, nós, os idiotas eleitores. Lhes daremos o troco na urna, Martaxa ??? Sem chances, Erundina no PSOL mas nem que a vaca tussa, hadad suvinil no coments, Dória, sei , sei… Se preparem um novo por aí. Não é possivel que continuemos como sendo uma capitania hereditária. SP não merece..

  4. Junior disse:

    Absurdo. Visam apenas disputa de poder. Olhar para o bem do Brasil…nada. Lamentável.

  5. Ramon disse:

    sob a ótica política, de fato, a estratégia adotada por Serra é a mais plausível. Ele abre, por conseguinte, duas frentes para a disputa presidencial de 2018: a primeira, via convenção, pelo PSDB, ONDE AS SUAS CHANCES AUMENTARIAM, por estar disputando a indicação da legenda contra candidatos teoricamente enfraquecidos; e, a segunda via, por filiação ao próprio PMDB.

  6. ANTONIO AUGUSTO disse:

    É muita contradição, até difícil de acreditar: o Serra falou no programa Roda Viva que não apoiaria candidato de outro partido, que não fosse do PSDB, o Matarazzo ex-inimigo figadal de Martaxa se alia a ela, por pressão da cúpula ministerial.
    Só o Serra para dar crédito ao Kassab, que hoje não seria eleito nem vereador.
    Voltando ao Serra, com 74 anos ainda pretende melar a pretensão dos outros, mesmo que para isso golpeie seus amigos do PSDB.
    Por essas e outras razões quem acaba chegando aos cargos políticos chaves são os ambiciosos, egocêntricos, egoístas, corruptos e portadores de outros defeitos, como aqueles que pensam e agem: o povo que se exploda, os interesses do nosso grupo é que importa. É a política como não deveria ser.
    VAMOS ESPERAR PARA VER NAS URNAS A RESPOSTA A ESSAS MANOBRAS MAQUIAVÉLICAS.

  7. Rosilene Dias Barbosa disse:

    Fosse outro candidato teria até pena. Mas como é a Marta, ela tem os apoiadores que merece – José Serra e Kassab.

  8. Fábio Gonçalves Fraga disse:

    Tudo é válido para não dar oportunidade para o Addad conseguir uma reeleição. E se tratando de político podemos acreditar em qualquer coisa, até Lula beijando Maluf. Vale ressaltar que ema muitas regiões da cidade o atual prefeito acabou com o sossego. Em São Miguel, meu bairro, com uma ciclovia indevida o transito está um caos. Marta e Erundina são duas mulheres que merecem respeito, porém não podem cair no erro da criação de novos impostos.

  9. SEM EXTIRPAR A PODRIDÃO O PAÍS NÃO TERÁ JEITO! disse:

    Se nosso povo criasse vergonha na cara riscaria definitivamente do cenário político nomes como:
    lula, dilma, palloci, berzoíni, jaques vagner, humberto costa,sé guimarães, lindberg farias, gleisi hoffman, paulo bernardo e toda a petralhada de mesmo nível;
    aécio, serra, alkimin, aluísio numes, e todos os psdbestas de mesmo nível;
    temer, padilha, jucá e todos os pmdbestas de mesmo nível;
    vanessa graziotin, aldo rebelo e todos os comunistóides de araque de mesmo nível;
    todos os semelhantes de todos os partidos, verdadeiros antros de corrupção!
    Sobraria muito pouco do que está aí… e somente com o surgimento de gente nova, com uma mentalidade ” à la Lava Jato ” haveria esperança desse país se tornar um país sério

  10. Roberto Vieira disse:

    Kennedy, considerando que nesta campanha estão competindo 4 ex-prefeitos (Erundina, Serra, Kassab e Marta), além do atual prefeito, porque vc nao faz um comparativo do desempenho destes politicos nas suas respectivas gestões, no que tange às principais responsabilidades de um prefeito: transporte, saude e educação??

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-01-21 18:57:29