aki

cadastre-se aqui
aki
Entrevistas
06-08-2018, 20h55

Sistema se reorganizou de modo rápido e eficaz, diz Marcos Nobre

Para filósofo, PSDB e PT tendem a repetir duelo presidencial
15

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Cientista político e filósofo, Marcos Nobre diz que “o sistema [político] se reorganizou de maneira impressionante” durante o prazo de convenções partidárias, que durou de 20 de julho a 5 de agosto. Ele considera que PT e PSDB adotaram estratégias eficientes e eficazes para se posicionarem na disputa presidencial.

“Ninguém esperava que, preso, Lula fosse capaz de fazer uma articulação dessa amplitude”, diz, em entrevista ao “Jornal da CBN – 2ª Edição”. “Alckmin conseguiu bloquear o caminho tanto do Alvaro Dias quanto do Bolsonaro [na região Sul]”, afirma.

Segundo ele, é provável que PT e PSDB consigam reproduzir novamente o duelo pelo poder que travaram nas contendas presidenciais de 1994, 1998, 2002, 2006, 2010 e 2014.

Marcos Nobre, que também é professor da Unicamp e pesquisador do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), avalia que Marina Silva (Rede) “é uma candidata que pretende ganhar sem entrar no jogo” e que “é muito difícil ganhar sem entrar no jogo”. Ele acredita que, sem combinar, Lula e Alckmin ajudaram um ao outro a bloquear alternativas em seus campos políticos.

Ouça a entrevista a partir dos 19 minutos e 45 segundos no áudio abaixo:

Comentários
15
  1. walter disse:

    Caro Kennedy, o cientista político Marcos Nobre, mesmo sendo meu “parente” por sobrenome, tem um otimismo extraordinário, consegue ver estratégia nos passos do lula, por ser petista, quando só consigo ver manipulação e prejuízo ao Ciro; considerando que o PC do B, equivale ao PSDB e o DEM, que são “unha e carne”, se o Amazonino estivesse vivo, teria uma sincope, com os abusos ao partido; esta Manuela d ávila, não tem caráter, deixou seu eleitorado a ver navios…não conseguirá a traduzir Nada, diante do eleitorado; conseguirão transferir parte dos votos, o restante cairá para Ciro marina, e outros da esquerda; esqueceram o ranço que a prisão da jararaca, causou no inconsciente popular; sem poder fazer comícios, considerando o pangaré que o haddad é; não caminhará ao segundo turno mesmo…esta esperança, que vai cruzar com o Alkimin, não se confirmará; será mais fácil, imaginar, pela ordem, que o Bolsonaro, Alkimin, Marina, e só depois vem o ex prefeito, possam chegar lá, em igualdade..

    • Sebastiao Augusto Canabrava disse:

      Que vontade, hein Sr Walter? Ranço e’ o seu. Todos, escrevo TODOS os politicos fazem manobras. E’ da propria politica. O fazem aqui e em qualquer lugar.
      O Sr escreve como se o Alckimim nao fizesse manobras. Fez e ainda pior: colocou na sua coligacao o que ha’ de podre na politica. PTB (Roberto Jeferson e Cristiane Brasil), PR (Waldemar Costa), PP (Maluf, Jose Janene, o partido com maior nro de politicos processados), SD (Paulinho da Força), DEM (precisa citar politicos?), PSD, PRB, resumindo: o que ha’ de pior no mundo dos partidos brasileiros do momento.
      O Alckmin nao conseguiu aglutinar nenhum grupo honesto. Perdeu somente o PMDB de Temmer. E digo mais, nao “perdeu” o PMDB. O futuro nos dira’, mas, acredito mais em uma “combinacao” para desgrudar o PSDB do governo TEMMER. Aposto que no segundo turno, o PMDB (Com poucas excecoes: Requiao, Renan e poucos outros) apoiara’ o ALCKIMIN. Isto e’, se o candidato ALCKMIM (o santo do SR Walter) realmente for para o segundo turno.

      • Lucas TB disse:

        Exatamente. Só quem não tem estratégias, na verdade (e mesmo este também as têm, sejamos francos) são justamente os que não têm qualquer chance de vencer as eleições. Fora isso todos os demais têm as suas táticas e planos para alcançar o objetivo, que é vencer as eleições.

      • walter disse:

        Você é um desajustado cana Brava, só quer ofender; não Vi vc falar da jararaca, querendo insistindo em ser candidato; quanto ao Alkimin, precisam provar que roubou de fato, ao contrário do seu Lula…afirmo, que tem qualidades, porém sua aliança com o centrão, amigos do PT, tornou se suspeito; estes sindicalistas, querem o imposto de volta, para começar; temos poucas chances sem mudanças, sem sangue novo, com as porcarias que estão aí…o Alkimin, não quebrou SP; o prefeito haddad deixou a prefeitura quebrada…vc deveria pensar para escrever, falta lhe sinceridade e verdades; defender o PT, já não é uma opção…O País esta acima de siglas, isso vc não entende…

    • Lucas TB disse:

      Normal ver estratégia em um partido que teve as últimas 4 vitórias nas urnas em eleições, assim como todos os outros também têm suas estratégias. Agora é esperar para ver qual delas vai dar certo e vai nos trazer o próximo presidente. O alívio é que parece que bolsonaro não vai ter chance alguma, assim como joão amoedo, do “novo”. Meno male.

  2. Mariza disse:

    Não considero a articulação do Lula uma grande jogada. Tumultuar o processo eleitoral é jogar contra a Nação. Se o PT fosse honesto com o seu eleitorado já definiria o seu candidato. O PT, que deveria ser maior que o Lula, parece ser um partido que tem dono.

  3. Miguel Angelo disse:

    Kennedy, dentro da legalidade, e bom senso para ganhar a eleição até sem segundo turno, não poderíamos ter um chapa melhor para o PT, com a Marta Suplicy e Manuela D´Avila, presidente e vice, respectivamente. Acredito que a Marta teria um bom apoio em SP, e uma ótima articulação a nível de governo, para angariar votos pelo Brasil. Sou descendente de índios da tribo Araribá, de negros, e de italianos, todos enganados pelos Europeus que feito formigas saúvas, tudo tiraram deste país. Alckmin é ultrapassado como opção política. Trump grita pelo mundo que quer nos EUA, as empresas que tem instalações fora daquele país. E ele quer encontrar investimento destes no Brasil. Bolsonaro, seu vice, mais estúpido que ele ainda (seria cômico se não fosse verdade, mais conseguiram juntar dois numa sacola só). Quer que o Brasil junte-se a uma nação estrangeria com poderio nuclear, piada, para salvaguardar a Amazônia (De quem? Deles mesmo.) hilário. Vote consciente! Senão é isto que terão.

    • Gustavo Garcia disse:

      A Marta saiu do PT há dois anos

      • Miguel Ângelo disse:

        Sabia disto. Só tenho o direito de apresentar uma opção melhor que a que nos propuseram. Não é desinformação. É como o colega abaixo relata, um bom desejo. Pois, com todas as falhas que possa ter tido o governo da Marta. Acredito que tenha sido bem menor do que estes que se candidatam utilizando de um mal governo em SP, no RJ, onde seja, para dizer que só agora vai fazer o que não aprendeu antes.

  4. Nelson JP de Souza disse:

    “Agente vê o que queremos vê” – Quando agente precisa desesperadamente de um prego; procura, mesmo não encontrando, para onde olha vê um prego! Quando se é religioso ao extremo tem quem veja nossa senhora no café da manhã e até nas nuvens! Albert Einstein conseguia vê fórmulas que ainda não desenvolvera! Marcos Nobre, petista que é, vê o PT disputando em 2º turno as eleições presidenciais de 2018!

  5. luiz carlos nunes zanquim disse:

    reportagem tendenciosa, como se a unica opção de voto fosse esses 2 partidos, votei no pt nas ultimas 2 eleições , porem nao vou queimar meu voto esse ano, nem 13, nem 15, nem 45, existem outras opções sim, e esses numeros nem no microondas eu coloco esse ano

  6. Werther disse:

    Gostaria muito que as gerações pós-80 de comentaristas, jornalistas,cientistas políticos, blogueiros, facebookqueiros, instagrameiros, etc. etc. usassem pelo menos mais de dois neuronios em suas publicações e/ou análises/comentários.Fazer o jogo da divisão é apenas alimentar o gramcismo tupiniquim abaixo da linha do equador…

  7. Alberto disse:

    O filósofo e sua vã filosofia.

  8. Hélio disse:

    Esse cenário de HADDDAD E ALCKMIM no segundo turno já vinha sendo cantado desde o final do ano passado, quem levantou essa bola foi um comentarista político da radio band news que infelizmente não me recordo o nome e naquele momento me pareceu bem sensato conforme a análise feita, e é bem possível que aconteça, diria até que irreversível. Não vejo tanta facilidade para o Alckmim chegar ao segundo turno, Haddad me parece certo, uma vez que alguns levantamentos já o colocam em segundo sem nem sequer ser confirmado candidato pelo impugnado Lula e como bem sabemos na pior das hipóteses transfere 50 % dos votos, lembrando que 35% independente do candidato sempre votam no Partido, o que já seria suficiente para colocá-lo entre os dois finalistas.

  9. Nestor Oliveira disse:

    Ah,bom! Realmente o professor é um otimista (estamos precisando…)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2018-11-19 20:36:10